segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mais de Mil atrações no Carnaval do Recife

Passistas e orquestras de frevo anteciparam o ritmo do Carnaval na coletiva desta 2ª (Foto: Marina Barbosa / G1)Passistas e orquestras de frevo anteciparam o ritmo do Carnaval na coletiva de 2ª (Foto: Marina Barbosa / G1)


Os foliões vão ganhar mais dois pólos de animação para brincar o Carnaval do Recife em 2015. Inaugurado no ano passado, o Parque da Macaxeira vai ganhar um dos novos polos. Já o outro centro de animação é um velho conhecido dos pernambucanos: o Quartel General do Frevo, que animava os foliões nas décadas passadas e agora volta a colocar todos para dançar o ritmo genuinamente pernambucano na Pracinha do Diario. Mais de mil atrações vão passar pelos 63 polos nos quatro dias de Carnaval, que começa com um grande show de frevo comandado pelos homenageados da festa neste ano: o Maestro Spok e o centenário Clube Carnavalesco Misto Frevo Bola de Ouro.
De acordo com o prefeito Geraldo Julio, este é o Carnaval mais pernambucano que o Recife já teve. Dos 1.677 artistas que vão tocar entre 13 e 19 de fevereiro, 98% são locais. Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Lenine, Nação Zumbi e Almir Rouche estão entre os convidados. "Estamos repetindo o que fizemos no ano passado. É o carnaval mais pernambucano que o Recife já teve e isso só é possível porque a gente tem muita gente de talento e querida aqui", falou Geraldo Julio durante a coletiva de imprensa em que foi lançada a programação da festa momesca de 2015, realizada na manhã desta segunda-feira (19) no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.
A secretária de Cultura, Lêda Alves; o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões; e  o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha também  participaram da cerimônia desta segunda. Os homenageados do Carnaval - Maestro  Spok e a carnavalesca Luiza Ramalho, presidente do Bola de Ouro – assistiram  à apresentação da programação, que ainda foi prestigiada por artistas locais como  Maestro Forró, André Rios e Claudionor Germano. Blocos de frevo, passistas e  orquestras também foram ao Forte das Cinco Pontas e colocaram todos para dançar ao  final da coletiva de imprensa.
O frevo é mesmo o carro chefe da festa. Além de ser a grande atração da abertura do  carnaval e do Quartel General da Praça do Diario, o ritmo vai ditar o clima do  encerramento da festa. Na noite da Terça-feira Gorda, um orquestrão vai arrastar os foliões pelo Recife Antigo até o amanhecer da Quarta-feira de Cinzas. Os maestros Spok, Forró e Ademir Araújo comandam o show. Apesar do domínio pernambucano, a  programação oficial também conta com atrações de renome nacional. Titãs, O Rappa,  Nando Reis, Gaby Amarantos e Jorge Aragão são alguns dos convidados.
O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, ressaltou que grande parte dos artistas que fazem parte da programação foram selecionados através do edital de seleção de atrações. De acordo com a Prefeitura, o edital recebeu 1.677 inscrições de artistas locais e nacionais neste ano. Desses, 826  foram chamados para a festa. "E esse número pode crescer porque ainda estamos  fechando a programação das pólos comunitários", afirmou Rocha. Na ocasião, ele ainda garantiu que o pagamento de todos os artistas será feito em dia. "Temos que ter  compromisso de pagar quem trabalhou e estamos nos preparando para fazer isso o  quanto antes. As lições aprendidas no carnaval passado servem para fazer um carnaval melhor ainda", pontua.
Já a secretária de Cultura, Lêda Alves, comemorou a retomada do Quartel General do Frevo, e revelou que costumava brincar carnaval na Pracinha do Diario quando o pólo existia. “Estou felicíssima porque a gente recuperou o Quartel General do Frevo. É um ponto de muita força, onde o recifense está acostumado a dançar. E, agora, quatro orquestras de frevo vão se revezar das 16h às 19h para quem quiser fazer seu passo de frevo ali”, disse Lêda. Já o pólo da Macaxeira, que também foi criado neste ano, é dedicado ao público infantil e vai mostrar atrações da cultura pernambucana para as crianças. Outros três pólos serão voltados para os pequenos – Jaqueira, Dona Lindu e Santana. Fora isso, são 30 pontos dedicados aos grandes shows; 24 palcos menores espalhados pela periferia, os chamados pólos comunitários; e cinco corredores de frevo. O Rec Beat é um dos 30 grandes pólos e completa 20 anos neste Carnaval. A produção do pólo também divulgou a primeira atração confirmada deste ano nesta segunda: é o quarteto americano de surf rock e punk Man or Astro Man?, que se apresenta no domingo (15).
Abertura
Homenageado, Spok comanda um grande show de frevo na abertura do Carnaval (Foto: Marina Barbosa / G1)Homenageado, Spok comanda grande show de frevo
na abertura do Carnaval (Foto: Marina Barbosa / G1)
O Carnaval do Recife 2015 começa logo no início da noite da sexta-feira (13/02) com um cortejo de maracatus que vai da Rua da Moeda até o Marco Zero, no Bairro do Recife. São 700 batuqueiros de 11 nações comandados pelo percussionista Naná Vasconcelos. Enquanto isso, o Bola de Ouro esquenta os foliões que aguardam a chegada do cortejo no Marco Zero. Às 19h, Naná sobe no palco do maior pólo da cidade ao lado das nações de maracatu e da cantora Fafá de Belém. A festa continua com um grande show de frevo comandado pelo homenageado da festa, o Maestro Spok.
O músico vai levar muitos amigos ao palco para abrir a festa. São mais de 15 convidados, como Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Alceu Valença, Edu Lobo, Fábio Trummer e Almir Rouche. "Será uma homenagem a todos que fazem parte da minha carreira, mas o momento mais especial será ao lado dos meus filhos, que vão subir ao palco para cantar uma canção comigo", conta Spok. O maestro tem 44 anos e disse que está muito emocionado com a homenagem. "É uma honra. Muitos poderiam ser homenageados, mas eu fui escolhido e aceitei logo, antes que outra pessoa aceitasse", brinca.
Homenageados
Para o prefeito Geraldo Julio, a homenagem a Spok é mais que justa e vai abrir as portas para que outros músicos da nova geração do frevo sejam homenageados nos próximos carnavais. “Ele diz que muitos outros poderiam ser homenageados e é verdade, mas ele merece esta homenagem pelo que fez pela nossa música e pela pessoa que é. Neste ano, estamos homenageando o passado, o presente e o futuro das nossas agremiações e artistas”, disse o prefeito, lembrando o outro homenageado da festa: o Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro.
A presidente do Bola de Ouro, Luiza Ramalho, disse estar honrada com a homenagem (Foto: Marina Barbosa / G1)Luiza Ramalho, presidente do Bola de Ouro,
agradece homenagem (Foto: Marina Barbosa / G1)
Presidido pela carnavalesca Luiza Ramalho, de 78 anos, o clube completa 100 anos neste Carnaval. Apesar da tradição e dos diversos títulos conquistados ao longo da história, o Bola de Ouro não dispõe de uma sede própria. Por isso, as fantasias e os adereços dos desfiles são preparados na casa de Dona Luiza, que fez um pedido para o prefeito do Recife durante a cerimônia desta manhã. “Eu peço que o prefeito olhe com carinho para as agremiações que não têm sede e passam necessidade. Não falo só por mim, mas em nome de várias agremiações”, disse a carnavalesca. Ela explicou que seu “Bola de Ouro nunca tinha tido atenção”, por isso estava aproveitando a oportunidade para fazer esse pedido. “É com muito sacrifício que se faz um bom Carnaval e eu só queria um lugarzinho para guardar minha bola como ela merece”, falou, reconhecendo que está muito emocionada com a homenagem. “Estou até melhor da saúde”, brinca.
Há seis meses a casa de Luiza, na Rua da Concórdia, está tomada pelos adereços que serão usados pela agremiação neste ano. No desfile da Terça-feira Gorda, o clube vai celebrar o centenário lembrando outra personalidade que chegaria aos 100 anos em 2015: Grande Otelo. ‘100 anos do Bola no centenário de Grande Otelo’ é o nome dado à apresentação, que fará uma releitura do cassino frequentado pelo personagem no Rio de Janeiro. O enredo da apresentação foi preparado pelo filho da presidente do clube, Robevaldo Ramalho. Nesta segunda, o carnavalesco presenteou o prefeito Geraldo Julio com um terno brilhoso nas cores do clube. Dona Luiza não perdeu a oportunidade e disse que gostaria muito que o prefeito comparecesse ao desfile deste ano vestindo o presente.
Decoração
A Buarque de Macedo é uma das pontes que ganharão figuras do Carnaval pernambucano (Foto: Divulgação / Carlos Augusto Lira)A Buarque de Macedo é uma das pontes que serão ornamentadas (Foto: Divulgação / Carlos Augusto Lira)
As raízes e as figuras do Carnaval Pernambuco são a inspiração da decoração do Recife para a festa momesca deste ano, cujo projeto é assinado pelo 15º ano consecutivo pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. “Caímos na história do Carnaval e constatamos a forte presença da mulher, que cuida da família e ainda dirige o bloco da sua comunidade. Esta é uma presença importante no ano todo e também nesta festa. Por isso, estará presente na nossa decoração”, falou Lira. Elementos da cultura africana também são um traço marcante do projeto, pois é uma das inspirações dos blocos de raiz, como lembrou o arquiteto.
É por isso que as pontes de acesso ao Bairro do recife vão ganhar figuras de bailarinas e de caboclinhos, orixás, cavalos marinhos e maracatus. Tudo isso será colorido de amarelo e preto, as cores do Clube Bola de Ouro. O outro homenageado da festa, o Maestro Spok, também foi lembrado pelo arquiteto e vai ganhar um boneco gigante na Avenida Rio Branco. “Com sete metros de altura, Spok vai dar boas vindas ao folião. Será o mestre de cerimônias e estará acompanhado por quatro damas do Bola de Ouro”, falou o arquiteto.
Neste ano, a escultura do Galo terá 27 metros de altura (Foto: Divulgação / Sávio Araújo)A escultura do Galo da Ponte Duarte Coelho terá 27
metros de altura (Foto: Divulgação / Sávio Araújo)
O Galo gigante que fica na Ponte Duarte Coelho também vai lembrar os homenageados da festa. Com 27 metros de altura, a escultura carregará as cores do Bola de Ouro e um saxofone em referência a Spok. Além disso, três passistas de frevo dançarão na crista do ‘Galo Maestro’. Criada mais uma vez pelo artista plástico Sávio Araújo, a escultura será montada entre 11 e 12 de fevereiro, a quarta e a quinta-feira que antecedem o Carnaval, respectivamente.
A novidade deste ano no projeto cenográfico é a instalação de cinco parklets ao longo da Avenida Rio Branco. Com isso, a prefeitura pretende transformar o corredor em uma área de convivência.
Turismo
Para garantir que todos os turistas e foliões não se percam durante o Carnaval, a prefeitura vai colocar seis duplas de orientadores percorrendo o Bairro do Recife nos dias de festa. Eles poderão auxiliar os visitantes indicando os locais dos pólos e sua programação, mas a grade de shows também poderá ser consultada no celular. Como no ano passado, a programação completa da festa estará disponível no aplicativo gratuito do Carnaval do Recife.
Além disso, serão montados um Centro de Atendimento ao Turista extra e a tradicional Central do Carnaval, que neste ano vai ganhar casa nova: a Rua do Observatório. A Central Infantil, que funcionava no equipamento, também vai mudar de lugar. Agora, vai funcionar na Torre Malakoff.
A Secretaria de Turismo ainda preparou uma recepção especial para aqueles que vêm à cidade especialmente para o Carnaval. Os turistas serão recebidos por orquestras de frevo no Aeroporto e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). “O Carnaval é o nosso maior produto cultural e é o que atrai mais turistas. Só ano passado, foram 810 mil. Por isso, queremos recepcionar bem esse público e já colocá-lo no clima da festa”, afirmou o secretário Camilo Simões.
Portal G1

Ganhe o Mundo embarca estudantes

 A catadora de lixo Edileuza da Silva Trajano, 38 anos, não cabia em si de tanta felicidade. Ela juntou o marido, que tem a mesma profissão, e cinco dos seus seis filhos para acompanhar o embarque de Stella, a mais jovens entre as mulheres, que, aos 17 anos, seguiu para fazer intercâmbio em Minnesota, nos Estados Unidos. 
O sonho de Edileuza só foi possível graças ao programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco, que embarcou sua primeira turma de 2015 neste domingo (18). O governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a despedida dos jovens no Aeroporto Internacional do Recife, reforçando o compromisso de manter e ampliar a iniciativa criada no Governo Eduardo Campos, que é pioneira no Brasil.
     “Eu nunca teria condições de proporcionar uma experiência dessas para Stella”, comemorou Eileuza, com os olhos marejados. Ainda sem acreditar no que estava vivendo, a estudante disse ter certeza que muitas portas irão se abrir para ela após a temporada fora. “A realidade da minha família vai mudar; a vontade de melhorar é muito grande”, pontuou Stella, que passará seis meses no exterior.
      Paulo Câmara elogiou o empenho dos 18 jovens selecionados pelo programa. “Eles estão aqui por mérito próprio e isso prova que, com dedicação, é possível vencer obstáculos e alcançar objetivos. Além de oferecer novas perspectivas no campo profissional, o intercâmbio amplia a visão de mundo do jovem, que muitas vezes nunca teve a oportunidade de sair da sua cidade”, ressaltou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara, e da filha Clara. 
      Aos colegas que ainda estão concorrendo a uma vaga, Renata Soares, 17, reiterando as palavras do governador, argumentou que nada na vida é fácil e que os amigos precisam se empenhar para assegurar um espaço nas próximas viagens. "Com empenho e muito esforço a gente sempre chega lá”, disse a jovem. João Paulo Lopes, 17, lembrou a responsabilidade de representar Pernambuco. “Temos que chegar lá fora e fazer a diferença, mostrando nosso potencial e multiplicando a cultura pernambucana.”
NOVOS EMBARQUES – Uma experiência única em termos de política pública no Brasil e capaz de transformar o destino de um jovem com poucas oportunidades. Essa é a definição do Ganhe o Mundo, que foi criado em 2011 e já proporcionou o intercâmbio de mais de 3.400 jovens pernambucanos. Dois novos grupos com destino ao Canadá e Nova Zelândia embarcam ainda este mês. Em 2015, serão 1.400 estudantes beneficiados pelo programa - esses alunos também seguirão para Austrália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai e Panamá.
      De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, o programa teve uma atuação muito maior do que a expectativa inicial, pois aumentou a autoestima de cidades inteiras. “Todos têm orgulho de ter um conterrâneo embarcando pelo Ganhe o Mundo. Esses pernambucanos, que hoje partem para os Estados Unidos, servem de inspiração para todo o município”, completou Fred, pontuando que o aluno selecionado pelo programa não tem nenhuma despesa com a viagem. “O projeto garante a matrícula em uma escola de Ensino Médio, plano de saúde, hospedagem em casa de família e uma bolsa de no valor de R$ 716”, detalhou.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Procon Móvel em Camaragibe e São Lourenço

Desta segunda, 19, até a sexta, 23, das 09h às 15h as unidades móveis do Procon-PE estarão atendendo os consumidores de Camaragibe e São Lourenço da Mata, com o objetivo de orientar, esclarecer e resolver os conflitos, tendo com base os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC. 
O Procon-Móvel, uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e executado pelo Procon-PE, estará em Camaragibe no final da Rua Elisa Cabral, centro comercial do município.  Em São Lourenço da Mata o atendimento acontecerá na Escola Cleto Campelo, próximo à antiga Praça do Canhão. 
Para prestar uma reclamação, o consumidor ao chegar ao micro-ônibus, deverá portar originais e cópias de RG (carteira de identidade), CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. No local será relatado o problema para os atendentes, que juntamente com os advogados irão analisar o caso e diante disso, direcionar para a resolução do conflito em busca do entendimento entre as partes. 
Serviço

Abertura de Reclamação - Camaragibe
Rua Elisa Cabral
Centro – Bairro Novo
19 à 23 / 01 / 2015 - 09 às 15h

Abertura de Reclamação - São Lourenço da Mata
Escola Cleto Campelo -
Centro – próx Praça do Canhão

19 à 23/ 01 / 2015 - 09 às 15h 

Imprensa Procon/PE

The Fevers convida pra dançar

A banda The Fevers, um dos grandes nomes da Jovem Guarda, volta ao palco do Manhattan Café Theatro com o show Vem Dançar, em dois dias de shows, nesta quinta (22) e sexta (23), a partir das 21h. Os Garçons Cantores são os responsáveis pela abertura das noites.

No repertório, o grupo apresenta seus grandes sucessos, com destaques para “Mar de Rosas”, “Vem me Ajudar”, “Cândida”, “Hey Girl”, “Por Causa de Voce”, trilhas sonoras de filmes e novelas e hits da Jovem Guarda. “Vamos fazer uma retrospectiva das músicas que fizeram sucesso nas décadas de 60, 70, 80 e 90, que marcaram nossa história na música”, afirma Liebert Ferreira, fundador e um dos integrantes da banda.

O show Vem Dançar já conta com mais de 250 apresentações pelo país e exterior. Somente em 2014, a banda realizou mais de 100 shows ao vivo. Neste ano, o grupo está preparando uma grande surpresa para comemorar os seus 50 anos de grandes sucessos e longa estrada. The Fevers é formado por Luiz Cláudio (vocal), Liebert Ferreira (contrabaixo), Miguel Ângelo (teclado), Rama (guitarra) e Otávio Henrique (bateria).

Os ingressos custam a partir de R$ 90 (quinta) e R$ 110 (sexta). O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372.

Fafá de Belém no Imprensa que Entra

A 7ª edição da prévia carnavalesca solidária "Imprensa Que Entra" acontece no dia 24 de janeiro, a partir das 21h, no Cabanga Iate Clube, e presta homenagem ao eterno mestre Ariano Suassuna. Para animar o público, foram escalados artistas locais e nacionais, que estão preparando um repertório do frevo ao samba: Fafá de Belém, Almir Rouche, Patusco, Kelvis Duran, com participação especial de Gustavo Travassos, Gizelle Dias, Maracatu Várzea do Capibaribe, além de uma orquestra de frevo nos intervalos das atrações. Mas, a grande novidade nesta edição será uma banda formada só por jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva da Imprensa". São eles: Rodrigo Raposo, Ronan Tardin, Flávio Barra, Denis Cavalcanti e a Dj Ana Clara Marinho. O bloco Caranguejo no Caçuá também marcará presença na festa.
Os ingressos já estão disponíveis. Jornalistas e radialistas em dia com o sindicato têm direito a um par de ingressos e deverão procurar o Sindicato dos Jornalistas de PE (Sinjope) ou o Sindicato dos Radialistas. Para os estudantes, profissionais de comunicação não associados aos sindicatos e para o público em geral, há uma cota de convites disponíveis através de sorteio, basta se cadastrar no site do baile: www.imprensaqueentra.com.bre torcer! No ato da retirada dos convites, todos os participantes do evento deverão doar 2kg de alimentos não-perecíveis, que serão entregues ao Comitê Estadual da Ação e da Cidadania - Pernambuco Solidário. Não haverá venda de ingressos.
Maiores informações pelos fones: (81) 3222.0426 ou 8419.9730

Kelvis Duran e outras atrações no Porto do Mar

Dentro do projeto Sexta Beer, o Porto do Mar terá shows de Beto do Violão, Júnior Correia e o DJ Balaka, nesta sexta (23). No projeto Brega Vip do sábado (24), se apresentam o cantor Kelvis Duran, a banda Swing do Amor e o DJ Balaka. Com o nome Deu a Louca no Porto, o domingo (25) recebe o cantor Helton Lima, a banda Apoitilude e o DJ Balaka. Os shows acontecem a partir das 21h, exceto o domingo, que tem início às 17h.
Na sexta e no sábado, os ingressos custam R$ 30 (homem) e R$ 20 (mulher, com nome na lista tem R$ 10 de desconto até 22h. Para isso, basta mandar o nome para a lista VIP da casa, através da fan page https://www.facebook.com/portodomaroficial?fref=ts). No domingo, o ingresso custa R$ 20 preço único. O Porto do Mar fica na Rua Regueira Costa, 364, Rosarinho. Mais informações 8188-1144 / 9679-6605. 

Paulinho Serra em pedaços

O humorista Paulinho Serra volta ao Recife para um espetáculo autoral de stand-up comedy no próximo dia 27 de janeiro, às 20h, no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem. “Paulinho Serra em Pedaços” coloca em cena toda a versatilidade do artista, que interpreta vários personagens, entre eles, o conhecido “traficante gay”. O ingresso custa R$ 40. 
Ator da série Fred & Lucy, do canal MultiShow, Serra apresenta esquetes e improvisações característicos desde a época da companhia Deznecessários, onde atuou com nomes como Eduardo Sterblitch, Tatá Werneck, Miá Mello, Rodrigo Capella e Marcelo Marrom. 
Paulinho também fez sucesso na MTV, como VJ. “O riso eleva a alma do ser humano e é trazendo a risada para o público que consigo conquistar fãs em todos lugares que tenho passado”, diz o ator. Além da participação na companhia Deznecessários, o humorista já atuou ao lado de Eri Johnson no teatro, fez parte dos elencos das novelas “Duas caras”, “Pé na jaca” e “Beleza Pura” e encenou o longa “Os Normais 2”, de Fernanda Young e Alexandre Machado, sucesso com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.
SERVIÇO 
Paulinho Serra em Pedaços 
Data: 23 de janeiro
Local: Manhattan Café Theatro – Rua Francisco da Cunha, 881, Boa Viagem
Horário: 20h
I
ngressos: R$ 40

Informações: (81) 3325-3372

Cisternas transformam vida de mais de quatro milhões de pessoas no Semiárido

Mais de quatro milhões de pessoas que vivem no Semiárido tiveram acesso à água para beber, cozinhar e para a higiene pessoal graças às cisternas entregues pelo governo federal nos últimos 12 anos. Foram mais de 1,1 milhão de unidades para captação da água da chuva para consumo humano, que representam uma capacidade de armazenamento de mais de 17,6 bilhões de litros de água no Nordeste e no norte de Minas Gerais. 

“As cisternas proporcionaram, dentre outros benefícios, melhores condições de saúde. Além disso, reduzem o tempo e o esforço gastos nos deslocamentos das famílias para a obtenção de água”, destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos. 


Somente o programa Água para Todos, criado pelo Plano Brasil Sem Miséria em 2011, construiu 781 mil cisternas de placas de cimento e mais de 100 mil tecnologias sociais voltadas à produção de alimentos. A meta definida no período era implantar 750 mil reservatórios de água para consumo humano e 76 mil unidades para produção. 

As cisternas – soluções simples para captar e armazenar água da chuva – amenizam os efeitos da seca prolongada. Com isso, é possível que uma família de cinco pessoas possa conviver com a estiagem por até oito meses. 

Desafios – Para Arnoldo de Campos, com as metas do programa cumpridas com sucesso, outros desafios se apresentam no Semiárido. “O próximo ciclo deve buscar a expansão do acesso à água para a produção de alimentos na região de forma integrada e articulada a outras políticas de apoio à agricultura familiar, como assistência técnica rural, fomento, crédito e acesso aos mercados, tornando mais efetiva e sustentável a inclusão produtiva dessas famílias.” 

O secretário ressalta que também é necessário consolidar a expansão do Programa Água para Todos para outras regiões e biomas que sofrem com ausência de água potável para o consumo humano, como a Amazônia, ou que sofrem problemas de irregularidade na distribuição hídrica ao longo do ano, como a região Sul. 

O Água para Todos é uma parceria do MDS, Ministério da Integração Nacional, que o coordena, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Banco do Brasil, da Petrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações são executadas em parceria com estados, consórcio públicos, entidades privadas sem fins lucrativos e bancos públicos, como o Banco do Nordeste.


Ministério do Combate Social e Combate à Fome

Homenagem à Nossa Senhora do Ó

Após a realização das tradicionais festas de São Miguel e Santo Cristo, que se iniciam respectivamente em setembro e dezembro, ambas em Ipojuca-Sede, chegou a vez dos moradores de Nossa Senhora do Ó homenagearem sua padroeira. A partir da próxima quinta-feira (22) terá início a festividade com a realização da procissão da bandeira, que este ano sairá às 18h da residência de Dona Zita, localizada na 2ª travessa da Rua João Rufino de Souza. Após a procissão haverá missa campal celebrada pelo pároco local, padre Djanilson Pereira. 
Diariamente, do dia 22 a 01 de fevereiro, serão celebradas no turno da noite missas na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, sempre com a participação de grupos e diversas paróquias convidadas, além de apresentação do coral do grupo de idosos do projeto Vida Ativa do município. No dia 1º, haverá a procissão da imagem, que encerrará a festividade religiosa. O cortejo sairá às 16h da Matriz e percorrerá as principais vias do distrito. Nos dias das procissões será realizado o bloqueio das ruas no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Ó, com efetivo de guardas municipais e agentes disciplinadores de trânsito.  
Popular - A programação popular terá início no dia 30, na Praça de Eventos de Nossa Senhora do Ó, com as apresentações musicais das bandas de forró Santa Dose e Saia Rodada. Os shows seguem nos dias 31 e 01 de fevereiro, com apresentações musicais da Companhia do Calypso, Don Juan do Brega, Forró da Pegação, Banda Eva e os Cavaleiros do Forró. Como de costume nas festas realizadas pela Prefeitura, os shows musicais se encerrarão antes das 01h. 
Procissões
22/01/15 – às 18h00 saindo da residência de Dona Zita na 2ª trav. João Rufino de Souza (noite da Bandeira);
25/01/15 – às 18h00 saindo da Madeireira Canoas (noite dos Motoristas);
29/01/15 – às 18h00 saindo da Capela de Santo Antônio no Sitio Canoas;
31/01/15 – às 18h00 saindo da Usina Salgado (noite da Usina Salgado);
01/02/15 – às 16h00 saindo da Matriz de Nossa Senhora do Ó (dia da Festa)

Dias da festa religiosa em frente à igreja (após a missa):

22/01/15 – MISSA CAMPAL;
23/01/15 – SHOW CATÓLICO COM O PROJETO FILHOS DE MARIA CANTORES: ALMIR ROCHE, NÁDIA MAIA, DUDU DO ACORDEON ENTRE OUTROS;
24/01/15 – MINISTÉRIO RENOVAR;
25/01/15 – MISSA CAMPAL;
26/01/15 – MINISTÉRIO A DEFINIR;
27/01/15 – CORAL DO PROJETO VIDA ATIVA;
28/01/15 – PASTORIAL DO PROJETO VIDA ATIVA;
29/01/15 – LEILÃO DE FRUTAS DO SÍTIO CANOAS;
1/01/15 – MISSA CAMPAL (18h00);
01/02/15 – MISSA CAMPAL (18h00)

Festa Popular

30/01/15
21h – Banda Santa Dose
23h – Saia Rodada

31/01/2015
21h – Companhia do Calypso
22h30 – Don Ruan do Brega
23h30 – Forró da Pegação

01/02/2015
21h – Banda Eva
23h – Cavaleiros do Forró

Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Índia nega patente a droga contra hepatite e deve produzir genérico

Numa decisão que causou apreensão na gigante farmacêutica Gilead — e, segundo analistas, pode influenciar outros países em desenvolvimento —, a Índia negou o registro de patente do sofosbuvir, uma substância tida como “revolucionária” no tratamento da hepatite C. 

Desenvolvida pelo laboratório norte-americano, a droga, de nome comercial Sovaldi, atinge taxas de cura de até 95%, mas tem preços altíssimos de, em média, US$ 1 mil por cada uma das 12 a 24 pílulas requeridas para o tratamento completo.

Líder mundial na produção de de genéricos oriundos de quebras de patentes, a Índia pode estar dando um primeiro passo para suprimir também os direitos da Gilead sobre a substância. Com isso, o país asiático a produzida em laboratórios nacionais com custos muitíssimo menores. Na decisão, a Oficina de Patentes indiana diz que o sofosbuvir “não é tão inovador quanto parece”.

De acordo com Tahir Amin, advogado e diretor de propriedade intelectual da ONG internacional I-Mak (Iniciativa de Medicamentos, Acesso e Conhecimento), dos Estados Unidos, a decisão certamente abre precedente para que as empresas farmacêuticas comecem a produzir o medicamento livremente. A organização e a empresa farmacêutica indiana de genéricos Natco Pharma pediram a recusa do registro da patente há mais de um ano.

Na Europa, o medicamento conhecido como “pílula dos mil dólares” deve ser distribuído gratuitamente pelos sistemas de saúde britânico e espanhol, entre outros. Mas a chegada do tratamento esbarra nas negociações de preços.

O Sistema de Saúde Britânico adiou em quatro meses o uso do sofosbuvir até que a Gilead melhore a oferta de 35 mil libras (ou quase R$ 140 mil) pelo tratamento individual completo. O adiamento surpreendeu, pois o relatório de um instituto ligado ao próprio sistema autorizara a compra, sustentando ser compensadora a longo prazo.

Na Espanha, a fabricante chegou a um acordo com autoridades para oferecer o tratamento por € 18 mil (pouco mais de R$ 55 mil). Mesmo assim, o governo central ainda não tem previsão para o início da distribuição, o que levou as administrações de algumas comunidades autônomas a antecipar a entrega.

BRASIL ESPERA DECLATASVIR
Enquanto isso, ainda não há data para a distribuição, no Brasil, do daclatasvir, outro medicamento considerado inovador no tratamento da hepatite C, embora menos efetivo, com estudos clínicos alcançando a cura em até 90% dos casos. No início do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda e o uso da substância, mas o SUS não anunciou quando ela chegará aos cidadãos. Estima-se que três milhões de brasileiros sejam portadores do vírus.

Jornal O Globo

Vagas abertas para o SISU 2015

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo sisu.mec.gov.br. O prazo vai até as 23h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.


O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, disponibilizadas na última terça-feira (13). No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.
Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem.
Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.
VEJA DEZ PASSOS PARA SE INSCREVER NO SISU
1) Escolha dos cursos
Ao efetuar sua inscrição, você deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. A escolha não precisa seguir uma lógica, um aluno pode escolher cursos que não têm nada a ver entre si, como medicina e letras. Também pode escolher cursos de instituições diferentes.
2) Tem direito às cotas?
Você fez todo o ensino médio em escola pública? Então é preciso definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Ao todo, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

3) Como é a divisão das vagas para cotistas?
Das vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, metade é destinada para alunos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. E ainda há um percentual das vagas que são reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
4) Monitore a nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota no Enem 2014 para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Veja se com sua nota é possível entrar naquele curso. O ideal é monitorar até o final do prazo de inscrição.
VEJA A SUA NOTA NO ENEM

5) Você pode mudar de ideia
É possível mudar os cursos escolhidos quantas vezes quiser durante o período de inscrição. O que vale são os cursos definidos ao final do processo.
6) Onde vai estudar?
Se você escolheu um curso de uma universidade de outro estado, converse com sua família para ver como será possível estudar em outra cidade, e veja se a universidade oferece recursos como auxílio moradia para quem é de fora.
7) O que vai estudar?
As instituições oferecem quatro tipos de curso de graduação: licenciatura, bacharelado, tecnológico e Área Básica de Ingresso (ABI).
Na licenciatura, o curso dá diploma para atuar na educação básica. No bacharelado, o curso é de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
O curso tecnológico confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. No curso ABI, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas, é possível escolher entre duas ou mais formações acadêmicas.
8) Fazer o que quer ou fazer o que dá?
Muitos estudantes sonham com um curso muito disputado, mas a nota de corte é muito maior do que a nota alcançada no Enem. E agora? Vale analisar se realmente uma opção que não estava nos planos pode ser uma boa solução ou apenas um "quebra galho". Muitos alunos entram em cursos só porque a nota permite, mas acabam se arrependendo e nem chegam a fazer a matrícula.

9) Quando sai o resultado?
A primeira chamada de aprovados sai no dia 26. Os estudantes aprovados terão de 30 de janeiro a 3 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição onde passou. E deverão levar os documentos exigidos para a matrícula exigidos por cada instituição. Quem não foi chamado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu e concorrer às vagas do curso que colocou como primeira opção que não tiverem sido preenchidas. A partir de 11 de fevereiro as instituições vão realizar novas chamadas para preencher as vagas.
10) Prouni, Fies e outras opções
Quem não entrou pelo Sisu poderá se inscrever no Prouni, que oferece bolsas de estudos em universidades particulares. As inscrições serão abertas dia 26. Também podem concorrer ao financiamento estudantil (Fies) e cursar uma universidade particular pagando pelo curso depois de formado. O Ministério da Educação ainda oferece o Sisutec e o Pronatec, para quem quer cursar o ensino técnico profissionalizante.
Portal G1

Brasileiro executado na Indonésia

Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, - executado no último sábado na Indonésia por tráfico de drogas - morreu com um único tiro no peito, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Conforme manda a lei da Indonésia, Archer foi amarrado a uma estaca e executado por volta de 0h30, no horário local.

Ele foi o segundo dos cinco condenados a morrer. O brasileiro foi morto em uma área descampada do complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 km da capital Jacarta. Ainda foram mortos um holandês, um nigeriano, uma indonésia e um cidadão do Maláui. Em outra prisão, uma vietnamita foi fuzilada. Todos foram condenados por tráfico de drogas. 

 Dez minutos após o disparo, Marco foi declarado morto, segundo informou o porta-voz da Procuradoria Geral da Indonésia Tony Spontana. A funcionária do Itamaraty Ana Carmen Caldas,  estava na ilha de Nusakambangan, mas não presenciou a execução. Ela declarou ter ouvido um “estrondo” e mais tarde reconhecido o corpo de Marco. 

Familiares do instrutor providenciaram a cremação e o envio das cinzas para o Brasil. Segundo a tia materna do brasileiro, a advogada Maria de Lourdes Archer, Marco estava “sereno”. Ela foi a última a estar com ele antes da execução e relatou como foi o encontro. "Ele me abraçava e chorava. O que me conforta foi que cheguei (à Indonésia) a tempo de vê-lo", disse.

Convocação dos Embaixadores - O Brasil e a Holanda convocaram seus embaixadores na Indonésia após a nação do sudeste asiático ignorar seus apelos de clemência e ter executado seis presos por delitos ligados a drogas, as primeiras execuções sob o comando do presidente Joko Widodo.
Os cinco estrangeiros e um indonésio foram mortos por um pelotão de fuzilamento pouco depois da meia-noite, disse o gabinete do Procurador Geral. Os estrangeiros eram da Nigéria, Malauí, Vietnã, Holanda e Brasil.
Brasil retirou seu embaixador em Jacarta para consultas e disse que as execuções afetariam as relações bilaterais.
– O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países – disse o Palácio do Planalto em nota.
O brasileiro Marco Archer, de 53 anos, foi condenado por ter tentado entrar na Indonésia em 2003 com 13 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de uma asa delta.
A Holanda, antiga potência colonial na Indonésia, também retirou seu embaixador e condenou a execução de seu cidadão Ang Kiem Soei.
– É um castigo cruel e desumano que equivale a uma negação inaceitável da dignidade humana e integridade – disse o ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders.
Antes da execução, o advogado de Soei publicou no Twitter que Soei estava agradecido pelos esforços do governo holandês e que ele estaria diante do pelotão de fuzilamento sem uma venda nos olhos.
O presidente da Indonésia, que assinou as execuções no mês passado, tem tomado uma posição dura sobre a aplicação da lei e prometeu não ter nenhuma clemência com infratores da legislação antidrogas.
A Indonésia retomou as execuções em 2013 depois de um hiato de cinco anos.
– Este é um país que, apenas alguns anos atrás, tinha tomado medidas positivas para afastar-se da pena de morte, mas as autoridades estão agora dirigindo o país na direção oposta – disse Rupert Abbott, diretor de pesquisa do sudeste asiático para a Anistia Internacional.
Com informações do Portal Terra e do Correio do Brasil

Acidente na madrugada do Recife

Um carro colidiu com um poste na madrugada desta segunda-feira (19) na Avenida Beberibe, no bairro do Fundão, na Zona Norte do Recife.
A colisão ocorreu por volta das 1h40, nas imediações da Praça do Fundão. O motorista do veículo, um homem de 20 anos e identidade não revelada, ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Samu com suspeita de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE).
Moradores da região informaram que passaram a madrugada sem energia. Por volta das 7h, funcionários da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estavam no local realizando reparos no poste. O trânsito era intenso na via.
Com informações dos portais G1 e NE 10