segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Microrregiões de Água e Esgoto de Pernambuco ganham novo regimento interno; um importante instrumento de gestão do saneamento do estado


Foi publicado no Diário Oficial do último sábado (23) o novo regimento interno das Microrregiões de Água e Esgoto de Pernambuco (MRAEs). O documento, que foi aprovado em assembleia pelos dois colegiados microrregionais e passou por revisão da Procuradoria Geral do Estado, representa um avanço no aprimoramento da gestão dos serviços de abastecimento d'água e da coleta e tratamento de esgoto em Pernambuco. “Este é um marco normativo, que reflete o compromisso do estado com o planejamento integrado das ações que visam a universalização do acesso ao saneamento básico e, consequentemente, ao desenvolvimento econômico e sustentável das nossas cidades”, explicou Artur Coutinho, secretário executivo de saneamento de Pernambuco e secretário geral interino das MRAEs. 

Ainda segundo o secretário, o principal avanço do novo regimento é instituição de seis câmaras técnicas, que vão trazer para as discussões das microrregiões, vozes de profissionais especializados, com o conhecimento e a expertise necessários para ajudar os prefeitos e membros dos colegiados nas tomadas de decisões. As câmaras técnicas terão os seguintes temas: abastecimento d’água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem pluvial, gestão de resíduos sólidos, saneamento rural e regulação e assuntos jurídicos. "A aprovação do regimento interno fortalece a governança das microrregiões, que desempenham um papel fundamental na articulação entre municípios para a prestação eficiente de serviços, cooperação e investimentos coordenados", pontuou o gestor.

*Sobre as MRAEs*

Desde setembro de 2021, seguindo a Política Nacional de Saneamento Básico e a Lei Federal nº 14.026/2020, que busca integrar esforços regionais para superar desafios, como a desigualdade no acesso à água potável e tratamento de esgoto, Pernambuco conta com duas microrregiões de saneamento: a MRAE-I Sertão e a MRA-II RMR–Pajeú. Estabelecidas a partir da Lei Complementar nº 455/21, elas são autarquias interfederativas, que, dentre outras atribuições, conduzem as decisões relativas à prestação de serviços de saneamento das cidades pernambucanas. 

A Microrregião de Água e Esgoto I Sertão é composta por 24 municípios dos sertões Central, do Araripe e do São Francisco. E a Microrregião de Água e Esgoto II RMR-Pajeú engloba os demais 160 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, incluindo toda a Região Metropolitana do Recife, Agreste e parte do Sertão. Cada bloco tem a missão de organizar, planejar e executar as ações de interesse comum, seja com relação à prestação direta ou contratada dos serviços de saneamento.

SESC Caruaru recebe exposição TRAMA


Terá início, às 19h da próxima quarta-feira, 06, na Galeria Mestre Galdino, no SESC Caruaru, a exposição TRAMA, da artista plástica caruaruense Nailde Alves, sob curadoria de Humberto Botão. A exposição seguirá aberta à visitação até 23 de março de 2025, de segunda a sexta, das 14h às 21h, e aos sábados, das10h às 16h, com trada gratuita e classificação livre. 

A mostra é composta por 36 obras autorais em pintura, expostas expograficamente sob a ótica da metáfora do Véu de Isis. Para a artista do bairro Rendeiras, “quando penso no fazer artístico penso em infinitas possibilidades. Pesquisas, extrações, o fundo do mais profundo. Retiro do rosto a maquiagem e a cada camada removida surge uma nova camada”, explica Nailde Alves. 

Para Humberto Botão, curador e expografista da exposição, “é uma honra fazer parte deste projeto. Nailde é uma artista talentosa e potente, que consegue, com suas pinceladas, provocar reflexões pessoais, coletivas, sociais e políticas importantes sobre nosso contexto. Esta é exposição traz uma grande contribuição artística e social”, destaca. 

A solenidade de abertura contará com a presença da artista, organizadores, convidados, representantes do SESC e é, também, aberta ao público. A Galeria Mestre Galdino fica localizada na Rui Limeira Rosal, s/nº – Petrópolis / Caruaru – PE (SESC Caruaru). Você também pode agendar sua visita mediada através dos telefones: (81) 3721-3967/ 99805-1480.

_*SOBRE A ARTISTA*_
Nailde Alves, 58 anos, mulher, preta, mãe solo, dedicou sua vida aos seus filhos. Sempre morou em Caruaru, no Bairro Rendeiras, com passagens breves em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, localidades onde experimentou universos distantes e utópicos. A arte sempre foi um refúgio desconhecido. A investigação social e sobre questões subjetivas se tornou uma constante e inquietante nos seus dias de intimidade consigo, traços que exprime em suas produções artísticas, sob influência da estética surrealista.

O que: exposição TRAMA (artes plásticas)
Quem: Artista Nailde Alves
Onde: Galeria Mestre Galdino (SESC Caruaru)
Quando: 06/11/2024, às 19h (abertura); 06/11/2024 a 23/03/2025 (visitação)
Quanto: Gratuito

*Classificação livre

Projeto Bois de Vitalino está com as inscrições abertas


Está aberto, de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2024, o período de inscrição de propostas artísticas do projeto Bois de Vitalino. A iniciativa trata de uma exposição coletiva de artes visuais desenvolvida a partir de intervenções plásticas em bois de cerâmica, uma das mais conhecidas obras de Mestre Vitalino. É uma realização da Lunardo Produções Artísticas, através de incentivo do Governo de Pernambuco, por meio de aprovação no edital Funcultura Geral 2022/2023, na categoria de Artesanato, e conta com apoio da Prefeitura de Caruaru e da incentivadora cultural Circullus. 

Podem se inscrever, gratuitamente, artistas pernambucanos com idade a partir dos 18 anos e residentes na Região do Agreste Central que apresentem propostas de técnicas como pintura, xilogravura, colagem, graffiti, assemblage, dentre outras. Basta preencher o formulário on-line disponível no perfil @boisdevitalino. Cada artista pode enviar uma inscrição e, para ilustrar sua ideia criativa e auxiliar na avaliação curatorial pode, ainda, enviar proposta de customização aplicada na imagem vetorizada disponível nos arquivos anexos da convocatória. Serão selecionadas 10 intervenções que irão integrar esta primeira edição do projeto. A seleção será realizada pelo artista visual Humberto Botão, curador de Bois de Vitalino. Cada artista selecionado receberá premiação no valor de R$ 800,00.

As obras em cerâmica, suporte para as intervenções visuais, serão desenvolvidas pelo artista Emanuel Vitalino, neto do Mestre Vitalino. As 10 obras produzidas ficarão em exposição durante 2 meses, na Casa de Mulher Artesã, localizada no Alto do Moura, em 2025. 

Para Evandro Lunardo, produtor cultural e proponente do projeto, “é com muita honra e alegria que estamos executando este projeto. A iniciativa traz parte memorável da criação do Mestre Vitalino para homenagear o seu legado”. Para ele, Bois de Vitalino cumpre função de fruição artística e formação de público, com recorte na produção regional. “O projeto favorece uma interlocução coletiva com artistas contemporâneos, atingindo novos públicos e valorizando as nossas referências”, completa Lunardo.

As inscrições podem ser feitas através do link https://linktr.ee/lunardoproducoesartisticas, também disponível no perfil @boisdevitalino no Instagram. Maiores informações através do e-mail lunardoproducoesartisticas@gmail.com. 

_O que: Projeto Bois de Vitalino – inscrições abertas_
_Quando: 22 de novembro a 22 de dezembro de 2024_
_Quanto: Gratuito_
_Quem: Artistas pernambucanos do Agreste Central, a partir de 18 anos_


Card: Divulgação / Bois de Vitalino

Festival Cultural no Clube 17


O Clube 17, em Casa Forte, realiza, amanhã, dia 26 de novembro, às 19h, o seu Festival Cultural, com o tema “Circo”. O evento conta com a participação de alunos e professores, em apresentações diversas, dentre elas, Ballet, bem como vai ter presença de mágico e artista de malabares, citando algumas atrações. A apresentação será da artista Catirina. Quem assina a noite é a professora de dança e bailarina Milena Cordeiro.

Trade do Turismo do Litoral Norte planeja ações para 2025


A Associação do Trade de Turismo do Litoral Norte de Pernambuco promove, nesta quarta-feira (27/11), às 10h, uma reunião com toda a diretoria. O encontro acontecerá no Restaurante Fi Du Lunga, na Rua do Sol, na Praça do Fortim, Carmo Olinda.

Na reunião, os membros da instituição irão realizar um balanço das ações de 2024 e formular o planejamento para 2025.

Segundo o presidente da entidade, Antônio Júnior, as expectativas para o próximo ano são as melhores possíveis. "A vitória de Ramos e Felipe Andrade para comandar a Prefeitura do Paulista deve fortalecer, principalmente, o turismo na cidade, gerando emprego e renda para a população paulistense", afirmou Antônio Júnior.

Caravana das Juventudes da SCJ-PE chega a João Alfredo, no Agreste, nesta quarta-feira (27)


A Secretaria de Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) realiza, nesta quarta-feira (27), mais uma edição da Caravana das Juventudes. Desta vez, a ação acontecerá na Faculdade Vale do Pajeú, em João Alfredo, Agreste do estado, das 8h às 13h. A iniciativa, que ocorre pela primeira vez no município, oferece serviços de cidadania gratuitos, como emissão de documentos e orientações sobre programas sociais, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade.  

A atividade é promovida em parceria com a Coordenadoria de Juventude do município e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). Nesta edição, a expectativa é atender cerca de 200 pessoas, seguindo o sucesso de edições anteriores, que já beneficiaram mais de 1.300 jovens em outras cidades do estado.  

Na última segunda-feira (25), mais de 150 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, foram atendidos pela nova edição da Caravana, onde foram emitidos cerca de 145 carteiras de identidade e 35 certidões de nascimento. A secretária de Criança e Juventude, Yanne Teles, destacou a importância da ação. “O Governo de Pernambuco tem atuado para levar políticas públicas diretamente à juventude em todas as regiões do estado. A Caravana é uma oportunidade de garantir o acesso a direitos básicos e promover cidadania, especialmente para aqueles que mais precisam”, frisou.  

Entre os serviços disponíveis estão a emissão da segunda via da nova carteira de identidade, orientação sobre o programa ID Jovem e outras demandas documentais. Além disso, a iniciativa promove um espaço de acolhimento e fortalecimento para os jovens do município.  

*Serviço:*
*O quê:* Caravana das Juventudes da SCJ-PE em João Alfredo
*Quando:* Quarta-feira (27), das 8h às 13h  
*Onde:* Faculdade Vale do Pajeú (Rodovia PE, 88), João Alfredo

Foto: Vanessa Silveira/SCJ-PE

Softex marca presença em Caruaru e Garanhuns


 A primeira parada será nesta terça-feira, dia 26, em Caruaru. O Softex PE realizará encontro para debater o tema: “Desmistificando o Uso Consciente da Inteligência Artificial para Empresas”. A palestra será de Jorge Maia, Cientista em Computação, arquiteto e consultor de soluções de Iot, Cloud e Inovação. Ele vem de Brasília para falar aos empresários associados de Caruaru sobre sua experiência como founder e CEO da CrazyTechLabs e mentor de times de software. 

Desde 2013, Jorge Maia se especializou em Internet das Coisas e projetos de alta resiliência, com uso da computação em nuvem e inteligência artificial. O encontro acontecerá na empresa Navit, às 10h, na Rua Francisco Joaquim, n.º 181, bairro Maurício de Nassau. 
 
Garanhuns - O Softex PE estará nesta quarta-feira, dia 27, participando da 1ª Edição do AgresTI – evento Profissional e Científico do Agreste Pernambucano – que acontecerá em Garanhuns. Como patrocinador do evento, o Softex PE compartilha do objetivo de transformar o Agreste do Estado em um hub de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. 

O evento é coordenado pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Ivaldir de Farias Júnior, e que contará também com a palestra de Cientista em Computação, Jorge Maia. 

A presença do Softex PE – a maior associação de empresas de Tecnologia da Informação do Nordeste – representa a confirmação em 2024, de fomentar o desenvolvimento econômico regional, promover a inovação e competitividade no mercado de TI e capacitar principalmente os profissionais da área para que se sintam, cada vez mais, inseridos no ecossistema de inovação de Pernambuco. 

O Softex PE será representado nesses dois eventos pelo Community Manager, Isaias Dias; o Gerente Administrativo, Manoel Borba Filho.

Casa Brasil IBGE Sudene vai integrar dados e impulsionar o desenvolvimento regional


Esta segunda-feira (25) foi marcada pela instalação da primeira unidade descentralizada do IBGE, a Casa Brasil IBGE Sudene, que vai possibilitar acesso a plataformas, softwares, sistemas e dados, integrando informações regionais e contribuindo para uma gestão mais transparente e eficaz. Fruto de uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa é que o espaço torne mais fácil e ágil as análises de situação e cenários social e econômico para a Região. O ambiente está funcionando na sede da Sudene e contará com um acervo de dados em versões física e digital, totem interativo, computador para pesquisas e diversos produtos do acervo do IBGE, que compreende um trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados em suas plataformas. 

“O nosso desafio é, a partir de uma decisão do presidente Lula, colocar novamente a capacidade de pensar, de formular e de planejar o Estado brasileiro na pauta da gestão pública e, sobretudo, na pauta da sociedade”, destacou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. A Casa Brasil IBGE Sudene vai proporcionar aos pesquisadores, gestores públicos regionais, empreendedores que buscam avaliações sobre o mercado e população em geral o acesso às pesquisas, base de dados, programas e projetos do IBGE, podendo se transformar em um hub de informações para o desenvolvimento regional. Estão previstas, ainda, atividades presenciais e remotas, que incluem cursos, oficinas e programas de pós-graduação, além da promoção de eventos nacionais e internacionais. Danilo Cabral enfatizou que é necessária “a clareza que nós precisamos pensar não só o dia da amanhã, não só os quatro anos seguintes, mas pensar um futuro de longo prazo para o Brasil”.

Os principais objetivos da Casa Brasil IBGE Sudene são disponibilizar as informações possíveis a partir de recortes territoriais importantes para a Sudene, tais como área de atuação da Autarquia, semiárido e bioma da Caatinga; promover capacitação dos servidores em áreas de interesse da Sudene, de acordo com a disponibilidade dos cursos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE); elaborar e/ou adaptar indicadores sintéticos que considerem a área abrangida pela Sudene e o semiárido como territórios de análise, a exemplo do Produto Interno Bruto (PIB) e Valor da Produção Agrícola Municipal (PAM); construir rankings por municípios, estados e sub-regiões; atuar em conjunto para a construção do Observatório Nordeste e atualização do SIGMapas (Sistema Georreferenciado para Desenvolvimento Regional do Nordeste); contribuir para o acompanhamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e do Plano Plurianual (PPA) Regional a partir de indicadores de monitoramento relacionados aos seus eixos.

O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, fez uma explanação sobre as contribuições do trabalho realizado pelo Instituto para identificar os problemas do país e apontar soluções, levando, por exemplo, o Brasil a sair “de uma sociedade agrária muito primitiva e predominante até os anos 1970 e, em menos de 50 anos, deu um salto fundamental, se transformou em uma sociedade urbana e industrial”. Pochmann elencou algumas das pesquisas em andamento, como o Censo Agropecuário, pesquisa que analisa a inovação brasileira, o orçamento familiar e uso do tempo por parte dos brasileiros.

Está programado para março de 2025 o início das capacitações destinadas ao planejamento municipal, com módulos que focam nos desafios enfrentados pelos gestores municipais, principalmente para aqueles recém-eleitos. Serão quatro meses de treinamento remoto, com 10 módulos, além de uma semana presencial, em Recife. O tema “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional” também será priorizado e está previsto um trabalho conjunto para levantamento e disponibilidade de dados sobre desertificação e semiárido. 

O prefeito do Recife, João Campos, prestigiou o evento e falou sobre a importância dessa parceria entre a Sudene e o IBGE, com destaque para a “capacidade de cooperação, de poder juntar instituições diferentes que têm uma vocação comum e fazer um trabalho integrado que busque uma solução prática para a rotina da vida das pessoas”. O gestor reforçou, ainda, que “a gente precisa ter dado, ter informação, ter número, ter métrica para poder tomar decisões acertadas”. A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, representou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e também enfatizou a importância de um “banco de dados riquíssimo” para subsidiar as decisões tomadas pelos municípios. Márcia Aguiar, presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), disse que essa é “uma iniciativa exemplar” e que a disponibilidade de dados fortalece as instituições e o país.

O evento de inauguração contou com uma programação especial, que incluiu palestras sobre análise de dados, desenvolvimento regional e práticas exitosas de naturezas semelhantes na gestão pública. Marcaram presença, também, Dorotea Blos, coordenadora-geral de Articulação e Integração do Planejamento Territorial do Ministério do Planejamento e Orçamento; Marcelo Carneiro, diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); Pedro Campos, deputado federal; Sileno Guedes, deputado estadual, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em visita ao Case Timbaúba, SCJ-PE conclui cronograma de atividades da Comissão Interinstitucional do Sinase (CIS) em 2024


Com o objetivo consolidar o cronograma da última atividade da Comissão Interinstitucional do Sinase (CIS) em 2024, a equipe da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) visitou, nesta segunda-feira (25), o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado. A reunião é a 32ª do colegiado e teve como foco a apresentação in loco de práticas exitosas em implementação e desenvolvimento no sistema socioeducativo de Pernambuco. 

A atividade foi conduzida por meio de uma visita guiada, a fim de promover o conhecimento prático dos avanços do atendimento socioeducativo em Pernambuco, além de fortalecer a intersetorialidade das políticas públicas no âmbito socioeducativo no estado. Para o gerente geral do Sistema Socioeducativo da SCJ-PE e coordenador da CIS, Carlos Diego Souza, a iniciativa é importante e necessária porque aproxima e consolida os papéis de todos os atores envolvidos com a socioeducação. "Para que possamos evoluir com o processo da socioeducação, tanto em meio fechado quanto em meio aberto, é fundamental conhecer de perto a realidade desses jovens e adolescentes. Por isso, a realização da reunião se deu em uma unidade da Funase", destacou o gestor.

A dinâmica também contou com a presença de membros da CIS, composta pela Funase-PE, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e das Secretarias Estaduais de Educação e Esportes; Justiça e Direitos Humanos e Prevenção à Violência; Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Saúde; Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação; Defesa Social; Mulher; Cultura; e Turismo e Lazer, além de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública de Pernambuco, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Paulista, entre outras autoridades.

Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE

Moura, em parceria com a Oracle, abre 150 vagas para curso online gratuito de Tecnologia e Programação


O Curso de Tecnologia e Programação da Oracle Next Formation está com inscrições abertas. Realizado através da parceria entre o Grupo Moura e a multinacional em tecnologia Oracle, o programa oferece 150 vagas gratuitas em áreas como desenvolvimento full stack, logística de programação e soft skills.

A capacitação é voltada para estudantes com idade a partir dos 18 anos, residentes de Belo Jardim e cidades vizinhas, no Agreste pernambucano. O curso faz parte do projeto da Moura que visa ao desenvolvimento de jovens talentos na área de tecnologia, em mais uma iniciativa voltada para a educação.

Os interessados em participar da formação podem se inscrever para a etapa de seleção até o dia 26 de novembro através do link.

Confira abaixo a lista de requisitos necessários para participar do Curso de Tecnologia e Programação da Oracle Next Formation:

● Ter idade igual ou superior a 18 anos
● Ter disponibilidade de até 12 meses para realização do curso online
● Estar cursando ou ter concluído Ensino Médio/Técnico em escola pública
● Frequentar aulas do curso 100% online, dedicando-se ao curso de 18 horas semanais

Os estudantes selecionados participarão de aulas online, onde terão disponíveis trilhas de conteúdos programáticos divididos em cerca de 20h semanais. Os alunos podem interagir de forma remota, através da plataforma Discord, tendo acesso às aulas ao vivo, webinars exclusivos com profissionais do mercado, desafios de aplicação prática e conexão com empresas parceiras do programa.

Para receber o certificado, é necessário que o estudante complete 100% da carga horária ao longo de 7 a 12 meses. A participação no programa também dá acesso ao banco de vagas exclusivas ‘EmpregaONE’, em que os estudantes podem acessar vagas de emprego e se candidatar.

*Para realizar inscrição e obter mais informações, acesse o link:* https://grupomoura.gupy.io/jobs/8134721?jobBoardSource=gupy_public_page

Diego Cabral escolhe Ana Perez para comandar a Secretaria de Saúde de Camaragibe


O prefeito eleito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), acaba de escolher o nome da nutricionista Ana Perez para comandar a pasta de saúde na sua futura gestão.

Este é o segundo nome que Diego Cabral escolhe para o primeiro escalão do seu futuro governo. O primeiro nome anunciado foi o da Comandante Débora (PT), vice-prefeita eleita na sua chapa, que cuidará da Secretaria da Mulher, a ser criada em Camaragibe a partir de janeiro de 2025.

A futura secretária de Saúde é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda em Saúde Pública e mestre em Saúde Publica pelo Instituto Ageu Magalhães (IAM/Fiocruz/PE). Ela é especializada em Saúde da Família e em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica de Saúde. Além disso, ela é consultora no projeto de Planificação da Atenção à Saúde Básica, tendo passado pela gestão pública de saúde do Estado de Pernambuco.

Ana Pérez tem 48 anos, é casada, tem dois filhos, nasceu no Recife mas é moradora de Camaragibe desde criança. Já coordenou o PlanificaSUS na Secretaria de Saúde do Estado e foi diretora da Atenção Primária à Saúde do município de Camaragibe.

“A nossa gestão em Camaragibe dará atenção especial à saúde. Por isso escolhi Ana Perez, essa profissional respeitada e com larga experiência em gestão de saúde pública. Tenho certeza de que vamos avançar muito na nossa cidade na atenção à saúde da nossa população”, destacou Diego Cabral.

No que se refere à área de saúde, o prefeito eleito tem compromissos de implantar duas upinhas no município e de construir o primeiro Hospital da 
Mulher de Camaragibe.

“Sei que ao lado de Diego Cabral vamos garantir uma assistência na saúde de qualidade para toda a população de nossa cidade. Esse é um compromisso que toda a nossa equipe irá cumprir”, anunciou Ana Pérez.


Altino Ventura - Diego Cabral (Republicanos) tem mantido as agendas institucionais em busca do desenvolvimento do município. Nesta quinta-feira (31), o republicano visitou a Fundação Altino Ventura (FAV), empresa filantrópica que há quase 40 anos realiza um trabalho de saúde pública reconhecido mundialmente. 

"A Fundação Altino Ventura tem um trabalho reconhecido mundialmente em tratamentos de catarata, córnea, glaucoma, retina, plástica ocular, oftalmopediatria, entre outros serviços. Nós vamos buscar parceiras para oferecer serviços como esses à nossa população, a saúde será prioridade na minha gestão", afirmou Diego Cabral. 

Diego Cabral foi recebido pelo CEO da FAV, Dr. Heber Coutinho Vieira Júnior, na sede do órgão,  conheceu as modernas instalações da fundação, que diariamente oferece uma vasta gama de serviços oftalmológicos à população pernambucana e de outros estados, sobretudo intervenções cirúrgicas distintas. 

O objetivo da visita, de acordo com o prefeito eleito, é consolidar novas parcerias entre a Prefeitura de Camaragibe e a FAV a partir de janeiro de 2025, quando ele assume oficialmente a gestão municipal, para elevar a oferta de serviços de oftalmologia à população da cidade. 

"Temos a população da terceira idade na nossa cidade, além de outras faixas etárias, que necessita de prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão, e que muitas vezes não tem condições financeiras para isso. Meu dever é ajudar a quem precisa e essas parcerias com a FAV fazem a diferença na vidas dessas pessoas", completou Diego Cabral. 

Desde 1986, a Fundação Altino Ventura, empresa filantrópica vem ajudando de forma gratuita a população brasileira, em especial aos mais necessitados. A instituição já realizou mais de 18,5 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos em mais de 1,8 milhão de pacientes. 

​Habilitado pelo Ministério da Saúde como CER IV, o Centro Especializado em Reabilitação "Menina dos Olhos", da FAV, atende pacientes com deficiências visual, auditiva, física e intelectual com assistência médica e terapêutica multiprofissional. 

Por meio de seus programas de estudo, a FAV já formou mais de 660 oftalmologistas do Brasil e de outros países das Américas do Sul e Latina, além da África.

Banda Tertúlia encanta público no lançamento do álbum Festas e Rituais


No último sábado, 23 de novembro, a banda Tertúlia lançou seu mais novo álbum, Festas e Rituais, em um show no Ateliê Valcira Santiago. O evento foi marcado por uma recepção calorosa, com o público presente cantando as músicas e se envolvendo no espetáculo, tornando a noite um espetáculo.

O Ateliê Valcira Santiago, com sua atmosfera acolhedora, foi o palco perfeito para a celebração. “É um lugar onde todos nos sentimos, público e banda, em casa”, afirmou Sam Silva, integrante da banda, destacando como o espaço contribuiu para a conexão entre artistas e espectadores.

Entre as canções apresentadas, a faixa-título Festas e Rituais ganhou destaque, emocionando a plateia e reafirmando a poética e música da banda. Todas as músicas, no entanto, foram entoadas com entusiasmo pelos fãs, consolidando a sintonia entre a Tertúlia e seu público.

Com Festas e Rituais, a banda traz à tona elementos culturais e musicais inspirados no imaginário da zona da mata pernambucana, mas que transcendem fronteiras, dialogando com sentimentos universais. O álbum é uma verdadeira comemoração das raízes culturais, ao mesmo tempo que ressoa com diferentes públicos, tanto locais quanto nacionais.

Os próximos passos incluem uma turnê de divulgação do álbum, programada para o primeiro semestre de 2025. Ainda em 2024, a banda realizará dois shows fechados em eventos particulares, antecipando o que promete ser uma sequência de apresentações.

O lançamento de Festas e Rituais marca um novo capítulo na trajetória da Tertúlia, reforçando seu papel como uma das bandas mais criativas e envolventes da cena musical contemporânea.

Senac Conecta promove inclusão e oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade


O Senac Pernambuco realiza, no próximo dia 3 de dezembro, mais uma edição do Senac Conecta, evento gratuito que reúne empresas interessadas em se conectar com o Programa de Aprendizagem da instituição. Este ano, o encontro terá como tema "O papel transformador das empresas na criação de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social".

Com programação presencial em Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina, o evento busca sensibilizar e engajar empresários e gestores para o potencial transformador dos jovens aprendizes no ambiente corporativo. Cada unidade do Senac apresentará atividades e discussões específicas, alinhadas às demandas e particularidades de cada região.

Segundo Fábia Heinzel, coordenadora do Núcleo de Programas Educacionais do Senac Pernambuco, o Programa de Aprendizagem da instituição é uma ferramenta essencial para a formação e capacitação de jovens, oferecendo a eles não apenas qualificação profissional, mas também a chance de um futuro mais promissor.

"Por meio do Senac Conecta, as empresas terão a oportunidade de conhecer de perto como esses jovens podem agregar valor e trazer inovação ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que cumprem um papel social relevante", explica Fábia. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas por meio do link www6.pe.senac.br/evento/inscricao.

SERVIÇO
Senac Conecta 2024
Quando: dia 3 de dezembro
Horário: das 14h às 16h
Local: unidades do Senac em Recife, Vitória, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina
Inscrições gratuitas: www6.pe.senac.br/evento/inscricao

Projeto visa garantir água para participantes de shows e eventos em PE


A Comissão de Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou uma proposta de Projeto de Lei que exige a distribuição de água em eventos com mais de mil pessoas, sempre que a temperatura máxima atingir os 35ºC. A proposição é resultado da junção de projetos de diversos parlamentares, incluindo o PL 1463/2023, de autoria da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), que estabelece protocolos para proteger a saúde e integridade física dos consumidores em espetáculos, apresentações musicais e outros eventos de grande porte. O projeto seguirá agora para análise de outras comissões na Alepe.

A proposta reforça que as empresas responsáveis pela organização desses eventos no Estado de Pernambuco serão obrigadas a disponibilizar recursos que garantam a proteção da saúde dos participantes, especialmente em períodos de calor intenso e altas temperaturas.

Além da distribuição de água em garrafas ou recipientes próprios para hidratação, o projeto sugere a implementação de medidas que promovam uma boa circulação de ar e ventilação adequada, criando um ambiente agradável em termos de temperatura. As medidas incluem a disponibilização de espaços frescos e confortáveis, com sistemas de ventilação ou outras soluções que ajudem a amenizar o calor. "Todos os projetos tinham como objetivo garantir uma melhor qualidade nos serviços prestados, priorizando a saúde dos frequentadores dos eventos. Com a junção dessas propostas, buscamos otimizar esforços e trabalhar para o bem-estar do nosso povo", destaca a deputada Débora Almeida.

Crédito: Matheus Augusto

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres promovem conscientização e luta por direitos


Em 25 de novembro, o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres” destaca a importância da luta constante pelos direitos e segurança das mulheres. No Brasil, as estatísticas alarmantes mostram que é urgente fortalecer as redes de apoio e facilitar o acesso das vítimas à justiça. 
Para José Ricardo Suter, docente do curso de Direito na Wyden, a violência contra as mulheres assume várias formas, muitas vezes difíceis de identificar. “As violências são diversas: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Muitas vezes, a mulher sequer percebe que está em uma situação abusiva,” explica.  
 
Ele sugere que as mulheres busquem fontes confiáveis, como o site do Instituto Maria da Penha, que detalha os tipos de violência e orienta como identificá-los. Entre as principais formas de violência contra as mulheres estão: Violência física (agressões como socos, empurrões ou qualquer ação que cause dano físico); Violência psicológica (manipulação, ameaças, insultos e atitudes que provoquem sofrimento emocional); Violência moral (difamação e calúnia, manchando a reputação da vítima); Violência sexual (qualquer ato de coerção sexual); e Violência patrimonial (controle ou destruição dos bens, documentos ou recursos financeiros da mulher). 
 
Muitas vítimas não reconhecem de imediato esses abusos. O professor ressalta que buscar informação pode ser o primeiro passo para compreender a situação. "A leitura de fontes confiáveis ajuda a mulher a perceber que o que vive é, sim, uma forma de violência". 
 
Após identificar um caso de violência, há canais de apoio disponíveis para ajudar as vítimas a tomarem providências. “O reconhecimento é o primeiro passo. Em seguida, há o Disque 180, delegacias especializadas e casas de apoio," orienta o docente. 
 
Ele ainda incentiva as mulheres a procurarem ajuda profissional e não enfrentarem a situação sozinhas. "Procurar suporte é essencial para romper o ciclo de violência." 
 
Direitos das Vítimas no Brasil 
A Lei Maria da Penha, implementada em 2006, representa um marco na proteção das vítimas de violência doméstica. Segundo José Ricardo, essa lei oferece diversos direitos, como medidas protetivas urgentes, atendimento policial contínuo e o afastamento do agressor. “As mulheres têm direito a medidas como pensão provisória, licença do trabalho por até seis meses e acompanhamento policial completo,” observa. 
 
A denúncia é um recurso poderoso para enfrentar essa questão. O Disque 180, disponível nacionalmente, permite que mulheres denunciem de forma segura e anônima. A professora destaca que o mais importante é dar o primeiro passo: “Reconhecer a violência e utilizar o sistema legal de proteção é fundamental para garantir segurança às mulheres”, encerra o professor da Wyden. 
 
Apoio emocional para o enfrentamento da violência  
Em casos de violência, seja física, psicológica ou moral, é essencial que a mulher não enfrente sozinha a situação. O acompanhamento emocional profissional desempenha um papel fundamental no processo de cura e fortalecimento. O apoio psicológico não só auxilia na compreensão do trauma, como também ajuda a mulher a desenvolver estratégias para enfrentar as dificuldades e reconstruir sua autoestima.  
 
“O suporte emocional é vital para romper o ciclo de violência, restabelecer o equilíbrio mental e preparar a vítima para as ações legais que podem ser necessárias. Ninguém deve ser silenciado pela violência, e buscar ajuda profissional é o primeiro passo para recuperar o controle sobre a própria vida, para além de buscar estratégias de enfrentamento necessárias para prepará-las para uma nova etapa", comenta a psicóloga Dra. Andresa Souza, docente de psicologia na Estácio.

Prefeitura do Recife requalifica Escola Profissionalizante Vila dos Milagres


A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (25), a revitalização da Escola Profissionalizante Vila dos Milagres, localizada no Ibura. A unidade, que faz parte da Rede de Qualificação Profissional do Recife, foi totalmente reformada para proporcionar conforto e dignidade tanto para os alunos quanto para os funcionários. A unidade funciona nos três turnos e recebe mais de 250 alunos de várias idades, a partir dos 14 anos. Atualmente, são 15 cursos de qualificação profissional ofertados, totalmente gratuitos.  


“Vendo as imagens de antes e depois, percebe-se como era uma estrutura simples, que agora está muito melhor preparada para receber a população”, disse o prefeito João Campos durante a inauguração do espaço. “A gente atende aqui mais de 250 alunos. A escola faz parte de uma rede de 17 unidades, onde oito já foram requalificadas pela nossa gestão. Vamos seguir fazendo melhorias para formar as pessoas do Recife e dar oportunidades”, garantiu o gestor.


A reforma resultou na substituição das instalações elétrica e hidráulica, novas salas de aula, sala de multiuso, novo salão de beleza, sala de corte e costura, cozinha totalmente reformada para as aulas de gastronomia, novo refeitório, sala administrativa e banheiros, além de aplicação de revestimento cerâmico, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores e reforma da fachada e dos corredores. A revitalização recebeu investimentos de R$ 186.247,92.


“Além da expansão da escola, nós mudamos tudo: os telhados, as divisórias, construímos, de fato, todas as salas”, disse a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves. Para a secretária, a decisão da gestão João Campos em investir na melhoria das escolas profissionalizantes revela o compromisso político com as melhores condições para o ensino e a aprendizagem, em ambientes propícios para o desenvolvimento integral dos alunos.


Instrutor de cabeleireiro da Rede de Qualificação, Ivison José Gomes, 36 anos, contou emocionado que, após a revitalização, a escola, para os instrutores e seus alunos, é como um castelo. “Quando disseram que a escola estava pronta, eu cheguei aqui já chorando. Até hoje, falar da Escola Vila dos Milagres me dá essa emoção, porque não só foi uma estrutura que mudou, mas também a qualidade de vida dos alunos. A transformação da escola não só transformou a escola, mas também a estrutura da comunidade, que está mais presente nas nossas vidas”, falou.


A Escola Profissionalizante Vila dos Milagres oferece cursos de Confeitaria Básica e Avançada, Corte, Costura e Modelagem, Energia Fotovoltaica, Escovista e Corte Modernizado, Terapia Capilar, Auxiliar Administrativo, Artesanato, Decoração, Marketing Digital, entre outros.  


*Qualifica Recife -* Além de formar mais de 28 mil pessoas em cursos profissionalizantes nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife está cuidando da estrutura física das escolas profissionais, proporcionando novos cursos em áreas com demanda de mercado, além de ampliar a capacidade de vagas na rede.


Das 17 Escolas Profissionalizantes distribuídas nas seis RPAs da cidade, oito foram requalificadas. Essas escolas ganharam novas salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, cozinhas adaptadas para as aulas de gastronomia, salão de beleza e estética, além de troca de teto, novos banheiros e refeitórios, reforma da fachada, substituição das redes elétrica e hidráulica e novos mobiliários e equipamentos.


Além da unidade da Vila dos Milagres, as escolas que passaram por requalificação foram: Bongi, nos Torrões; São José, em Santo Amaro; Areias, em Areias; Bezerra Baltar, no Engenho do Meio; Virgem Poderosa, no Parnamirim; Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama; e Dom Bosco, em Casa Amarela.

*FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR*

Culinária chinesa é atração na última semana do Festival Volta ao Mundo


A quarta e última semana do Festival Volta ao Mundo já está em cartaz no Mascate Restaurante-Escola do Senac Pernambuco, celebrando a rica e milenar gastronomia chinesa. Até a próxima sexta-feira (29), os sabores e aromas do Oriente invadem o evento trazendo um menu perfeito para os amantes da boa comida asiática. Os pratos são elaborados por chefs, instrutores e alunos do Senac, além de nomes convidados.

Para abrir a degustação, o coquetel "Chá do Imperador", da bartender Paula Brito, traz uma mistura harmoniosa de vodka, suco de limão, xarope de mel, xarope de gengibre e chá verde. Para a entrada, o destaque é o "Baoshan", pão chinês frito recheado com carne bovina desfiada ao tempero chinês, servido sobre molho Pequim e finalizado com um toque de tarê. A preparação é do chef Albérico Silva.


Já os pratos principais são verdadeiras obras-primas da gastronomia oriental. O "Pato Semi Laqueado", do chef convidado Leandro Ricardo, combina crocância e caramelização, acompanhado de purê de batata com um toque de missô e legumes crocantes. Já o "Chow Mein de Camarões", do chef Ricardo Henrique, traz camarões salteados com óleo de coco, legumes e noodles ao molho de manga picante, com sementes de gergelim e cebolinha, prometendo uma explosão de sabores.

A sobremesa "Shuiguo Xinxian Du", da chef Suely Borges, fecha a experiência com requinte: mini bolo de arroz, coulis de melancia, mousse de chá verde com limão e tuille de gergelim. Para acompanhar, o café especial "Cafechin", preparado pelo barista Marcílio Lopes, que mistura espresso, leite e chá de camomila, proporcionando uma fusão única de sabores para encerrar a jornada.


Esta 13ª edição do Festival Volta ao Mundo, iniciada no dia 4 de novembro, já homenageou a gastronomia do Japão, da Alemanha e da França. O evento acontece durante o horário de funcionamento do Mascate Restaurante-Escola do Senac, das 12h às 15h, com preço fixo de R$ 69,90. Durante o período de realização do festival, o restaurante não oferecerá buffet. Os clientes podem escolher entre o menu do Volta ao Mundo e um cardápio executivo criado especialmente para este mês.

Paraíba se prepara para sediar 7º Congresso CONAMP Nordeste no mês de dezembro


De 04 a 06 de dezembro a Paraíba irá receber o 7º Congresso do Ministério Público do Nordeste. Promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), e pela Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o evento contará com expoentes do Ministério Público e do Poder Judiciário nacional em uma verdadeira imersão na prática jurídica no âmbito do Ministério Público e na justiça brasileira. O evento acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa e terá como tema principal “Novas tecnologias, combate à criminalidade e desenvolvimento regional sustentável”.

Entre os nomes confirmados na programação estão Paulo Gonet, Procurador-Geral da República; Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública; o corregedor nacional do MP, Ângelo Fabiano; os conselheiros do CNMP, Paulo Passos, Moacyr Rei Filho, Jaime de Cássio Miranda, Fernando Comim e Cíntia Brunetta; os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça João Paulo Schoucair e Pablo Barreto; o promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Emerson García; o promotor de Justiça de São Paulo, Rogério Sanches; a presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral; o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Fernando Gaburri; além de expoentes do Ministério Público da Paraíba.

O evento irá mergulhar nas principais pautas de interesse dos membros e membras do MP brasileiro para o pleno exercício profissional. Entre os temas abordados, estão a “Sustentabilidade dos Direitos Contemporâneos”, “Ministério Público e Desafios Climáticos”, “As Novas Tecnologias na Atuação do MP”, “Inovações, Inteligências e Ministério Público”, “Júri e Direito das Vítimas” e “Criminalidade Organizada”. 

O presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e diretor Nordeste da CONAMP, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, ressaltou a importância da Paraíba sediar o Congresso. “A CONAMP Nordeste mobiliza membras e membros de todo o país, em especial da nossa região, trazendo um número expressivo de congressistas para a nossa capital, justamente por isso durante a formatação do evento, nos reunimos com o governador João Azevêdo para apresentarmos o Congresso e convidá-lo para a abertura do evento. Além disso, debateremos temas extremamente atuais na nossa área e de relevância nacional, com referências nacionais do MP”, destacou. 

Integrando a programação cultural e social do evento, já está confirmada a apresentação da cantora paraibana Elba Ramalho, que se apresentará no encerramento do Congresso. “Buscamos uma atração que tivesse a identidade da nossa Paraíba e Elba nos traz exatamente isso, é regionalidade, é o nosso estado, ela que inclusive leva o nosso forró para o Brasil e para o mundo”, reiterou Leonardo Quintans. 
Para se inscrever basta acessar o endereço: https://www.conamp.org.br/eventos/agenda-de-eventos/evento/57.html

*Serviço:*

Evento: 7º Congresso do Ministério Público da Região Nordeste
Data: 04 a 06 de dezembro de 2024 - Centro de Convenções
Tema: “Novas tecnologias, combate à criminalidade e desenvolvimento regional sustentável”.

Nelson Wilians lançou livro, "Loucura não, Coragem!", em Caruaru


O advogado Nelson Wilians, conhecido por defender causas de grande repercussão midiática, como o imbróglio que envolve a partilha de bens entre herdeiros do apresentador Gugu Liberato e a operação de suposta lavagem de dinheiro da casa de apostas esportivas envolvendo o cantor Gusttavo Lima, esteve em Caruaru, para lançar o livro “Loucura, não. Coragem!”.

O livro oferece aos jovens profissionais uma nova perspectiva sobre como a comunicação e o marketing podem ser aliados estratégicos em suas carreiras. Com uma narrativa leve e acessível, "Loucura, não. Coragem!" explora o empreendedorismo e as dificuldades enfrentadas pelos jovens profissionais que, muitas vezes, não estão preparados para as exigências do mercado, ajudando-os a evitar que se tornem uma 'geração de fracassados.'

Na ocasião, também haverá uma mesa redonda com convidados da área jurídica e um momento para autografar os livros dos participantes do evento.

Nelson Wilians é o primeiro advogado a estampar a edição brasileira da Revista Forbes. Em seis páginas, a revista explorou os detalhes da rotina profissional de Wilians, seu estilo de advocacia e sua vida em família. Atualmente, Wilians é um dos advogados mais influentes nas redes sociais, acumulando mais de um milhão de seguidores. Seu escritório, o Nelson Wilians Advogados, tem 29 filiais e representações em diversos países da América Latina, Ásia e Europa. Possui mais de 16 mil clientes corporativos, cerca de 400 mil processos ativos e a banca se consolidou como uma referência no cenário jurídico brasileiro.

1º Congresso de Direito do Instituto CME faz história e entra para o calendário jurídico de eventos em Pernambuco


O evento foi bastante prestigiado e teve a mesa de abertura composta pela diretoria do Instituto CME Caruaru (Lucas Costa - presidente; Marcos Marinho - vice-presidente; Renato Eleotério - secretário-geral; Isidora Lemos - diretora de aperfeiçoamento jurídico); o secretário executivo da Procuradoria de Caruaru, Bruno Bacelar; o procurador Câmara de Vereadores de Caruaru, João Américo Rodrigues de Freitas; o reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes; a coordenadora do curso de Direito da Asces-Unita, Elba Ravane; o coordenador do curso de Direito da Asces-Unita, Luís Felipe; o presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Nil Ferreira; e o representante da Polícia Militar, o Major Ivo.


Na parte da manhã, aconteceram as palestras do advogado e fundador do portal F3, Pedro Barreto; da advogada criminalista, Fabíola Amorim; e do advogado e professor universitário, Iam Phillipe. Falando sobre "Empreendedorismo e Marketing Jurídico na Era Digital: referência e legado", o advogado Pedro Barreto prendeu a plateia dando dicas de como ser um advogado de sucesso. "O advogado de sucesso não é aquele que tem domínio da área que atua, mas aquele que aprende o que a jurisprudência não ensina. O advogado marketeiro tá ganhando dez vezes mais do que os tradicionais. Atualize-se", comentou o fundador do portal F3.

Já a advogada criminalista e professora, Fabíola Amorim abordou a temática "Primeiros passos na advocacia". Despertando vários insights para os futuros advogados. Finalizando a manhã, o advogado e professor caruaruense, Iam Phillipe, trouxe o tema "O uso de provas obtidas em meios digitais no Direito".


No período da tarde, cinco grandes nomes do Direito palestraram e trouxeram temas atuais para debater com o público presente. Renata Lima, Nil Ferreira, Rawlinson Ferraz, João Neto e Renato Saraiva.

Uma das palestras mais aguardadas foi do advogado criminalista, João Neto. Ele é baiano, ex-militar da PMBA, advogado do candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, e acumula dois milhões de seguidores nas redes sociais, onde costuma passar "dicas polêmicas". "É no coco e no relógio sempre", brincou com sua famosa frase, mas também contou cases interessantes e dicas valiosas.

"Estou muito feliz e grato com a realização do primeiro congresso do Instituto CME. Hoje foi um dia inteiro de imersão e aprendizado com grandes nomes do universo jurídico e a certeza que a jovem advocacia chega mais preparada para o mercado depois de um evento como esse", comentou o presidente do Instituto CME Caruaru, Lucas Costa.

No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, mulheres se reúnem no Recife

No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, aconteceu no belo cenário do Restaurante Famiglia Giuliano, no bairro de Boa Viagem, no Recife. O Encontro de Empreendedorismo Feminino de Pernambuco uniu dezenas de mulheres em um networking para conectar mentes e oportunidades.

O evento teve como mestra de cerimônias, a jornalista e apresentadora da TV Tribuna, Eliane Nóbrega, que se mostrou entusiasmada com a participação no evento. “A gente precisa realmente de eventos assim pra gente se fortalecer, se unir, se conhecer, debater, discutir também caminhos, como é que a gente vai se fortalecer”.

A primeira palestra foi sobre o Poder do Networking, com a palestrante e empreendedora Andréa Rodrigues. Ela contou sobre sua trajetória e de como um primeiro cliente foi indicando-a a outros e dessa forma, pôde crescer profissionalmente. “Eu acho que o network é muito mais servido do que ser servido. Na hora que a gente serve, na hora que a gente atende uma necessidade ou uma dor, essa pessoa jamais esquece de você”, afirma.

A apresentação seguinte foi um assunto sobre a saúde do cérebro e o sono. A neurocientista Rosângela Haydem contou como foi estudar para ajudar no tratamento de sua mãe, que sofre de Alzheimer. Com o tempo, as pesquisas e os conhecimentos, descobriu que o grande segredo em manter a saúde cerebral é o sono. “Se você que é empreendedora, você tem um sentimento mais elevado. Conta pra pagar, material pra entregar, qualquer que seja a sua atividade. Como você é o seu próprio chefe, você não consegue dormir com as preocupações. Qual é a minha indicação? Durma. Faça de tudo pra dormir”. Até porque, sem saúde, não se empreende.

Em seguida, o momento do networking, onde as empreendedoras trocaram ideias umas com as outras e eu aproveitei para gravar entrevistas, como a que fiz com Rúbia Vasconcelos, que organizou o evento. “É muito gratificante poder estar juntamente com referências, porque a gente acredita muito nessa força de somar. A gente vem muito nesse viés de gerar cada vez mais e mais e mais comunidades que sejam efetivas. E com isso, a gente consegue entender que a gente realmente faz a entrega de conhecimento, de ações que de fato mudem a vida das mulheres”.

Valdistela Caú é palestrante, mas dessa vez estava como convidada e é conhecida por ter uma trajetória única como empreendedora. Perguntei a ela o que ela aconselharia para quem quer começar a empreender, independente da área. “Em primeiro lugar, planejamento. o planejamento, até para que você possa se preparar para possíveis imprevistos. Então, esse planejamento requer realmente que ele seja realizado”, afirma. Um lugar incrível, um evento e tanto, mulheres de vários ramos profissionais, uma equipe bem treinada, tudo pronto para dar certo em um dia tão especial. A energia de empreender é única e quando se forma uma rede de mulheres que têm o mesmo pensamento, a gente sabe que, ainda que o caminho seja difícil, a linha de chegada está no caminho. É só não desistir, ainda que precise se reinventar.





InstitutoRB mostra exibições em Super 8 no seu último CIME de 2024

 

Uma programação lúdica. O último CIME-Cinema, Museu e Educação de 2024, a ser realizado no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, nessa próxima quarta-feira, 27, a partir das 15h, será uma homenagem à Sétima Arte, com foco nos cinemas de rua e na produção de Super8 mm que tem história importante a contar sobre um Recife , não tão distante, efervescente na produção cinematográfica.

Se voltarmos um pouquinho no tempo, constatamos que após o histórico movimento Ciclo do Recife, na década de 1920, a nossa capital enfrentava período de marasmo na Sétima Arte. Entre 1973 e 1983, despontamos então nos festivais graças ao Super8mm. Era aquela forma de filmar considerada uma alternativa de pouco custo, onde as gravações , em 8mm , por câmeras lançadas pela KodaK, nos Estados Unidos, em 1965, serviam mais para uso amador. O lema era “ fazer muito com pouco”. E muitos viviam do Super 8 profissionalmente , cobrindo casamentos, batizados, aniversários, formaturas. Devido ser de fácil acesso começou a ser experimentada também por estudantes.

Mas existiam os inquietos que começaram a fazer arte cinematográfica com filmes curtinhos e escreveram história como os cineastas Jormard Muniz de Brito, Fernando Spencer, Geneton Moraes, Celço Marconi , Paulo Cunha , Amin Stepllo. Estes e tantos outros conhecidos nacionalmente pelas suas produções intelectuais. Quem gosta de cinema e não lembra do “Palhaço Degolado”, de Jomard e “Creuzinha não é mais tua “, de Stepplo? Revolucionários quando o assunto é o cinema Super 8 . O movimento de produções em 8mm era tão ativo na capital recifense que em 1976 foi criado o Grupo de Cinema Super8 de Pernambuco. Fez sucesso com suas programações.

E essa agenda do InstitutoRB no CIME terá como convidado o colecionador Edvaldo Mendonça , do município de Bezerros que falará da sua paixão . E exibirá para os presentes curiosos, apaixonados pelo cinema , parte do seu precioso e variado acervo de equipamentos cinematográficos, filmes , cartazes de obras de época. Edvaldo promete produções do universo do Super8, das produções em 16mm e também em 35mm, como “A Vida de Cristo”, datado de 1912 e outras obra da mesma temática de 1980 para análises entre uma e outra. 

Além de explicar  como começou sua coleção, ainda adolescente, em 1985 até os dias de hoje e o trabalho de memória que cultiva, bem como o esforço para manter as preciosidades do seu acervo . “ Com as redes sociais muito mudou para colecionadores como eu. Agora fica mais fácil encontrar quem também coleciona e provocarmos trocas de conhecimentos , o que é enriquecedor “, diz , lembrando que continua inda hoje a ampliar o seu acervo. Ele levará a essa edição do CIME, do Instituto Ricardo Brennand , o conjunto de 40 dos mais de cem filmes que cataloga e modelos de projetores diferenciados entre 1970 e 1980.

O CIME-Cinema, Museu e Educação é uma iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Ricardo Brennand através da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC 235689). Uma ação educativa que associa a produção audiovisual com o acervo do Instituto Ricardo Brennand. A ação realiza a exibição de obras audiovisuais a partir da interlocução com as obras da coleção e de um tema emergente da sociedade. Em seguida ocorre um debate com os diretores e produtores do filme e o público inscrito.

Serviço:
O InstitutoRB funciona de terças à domingo, das 13h às 17h.
Informações:2121 0365

Um Natal ao ar livre para toda a família


O Espaço Mãetamorfose, comandado pelos sócios Dulce Gayoso, Bruna Monteiro e Marcus Oliveira, celebra a magia do Natal em um evento ao ar livre que, em sua quarta edição, promete ser um dos mais encantadores da temporada. O Natal do Espaço Mãetamorfose acontece no próximo domingo, 1º de dezembro, das 15h30 às 19h, na Avenida Rui Barbosa, 1105, nas Graças, Zona Norte do Recife, no espaço que abriga a Brûlée Pâtisserie e o Novo Quintal. Segundo Dulce Gayoso, o evento é uma verdadeira celebração da data, e conta com uma programação recheada de atividades divertidas para todas as idades e uma atmosfera acolhedora e mágica. "É uma oportunidade de reunir as famílias em um ambiente que mistura diversão, alegria e a magia do Natal. Nosso espaço foi pensado para oferecer uma programação que toca o coração, seja pelas atrações, seja pela energia positiva que esperamos contagiar a todos. Estamos muito felizes com a realização de mais uma edição e esperamos que cada visitante leve boas lembranças desse dia especial."


A tarde começa com a abertura dos portões às 15h30, oferecendo às crianças um espaço exclusivo com brinquedos e atividades recreativas no Novo Quintal. A partir das 16h, o público recebe o show da Bandinha, que traz um repertório natalino para alegrar os crianças e adultos. A chegada do Papai Noel, acompanhada por personagens natalinos, acontecerá às 18h, e promete encantar o público. Em seguida, haverá uma sessão de fotos com o bom velhinho. Ju Martins, CEO da Libre Promo, empresa organizadora do evento, explica que o Natal Mãetamorfose se encerra às 19h, mas a intenção é que a magia do Natal continue em cada momento. "Nosso objetivo é criar uma experiência única e acolhedora para toda a família. A cada edição, buscamos não só celebrar o Natal, mas também proporcionar um espaço onde as pessoas possam se conectar, se divertir e viver o verdadeiro espírito da data. Estamos muito felizes em realizar este evento, que se tornou uma tradição para todos que desejam curtir a tradição natalina em um ambiente ao ar livre. Tenho certeza de que todos irão se encantar com a atmosfera única que preparamos para esse dia."


Além das atrações, os participantes poderão degustar as delícias natalinas da Brûlée Pâtisserie e se deliciar com barracas de pipoca, algodão doce e dudu, trazendo ainda mais sabor e diversão à tarde. Ju Martins dá alguns recados: “não se esqueça de usar protetor solar para aproveitar ao máximo o evento ao ar livre, traga uma toalha e aproveite o gramado para um piquenique, e leve a alegria do Natal no coração e as cartinhas para o Papai Noel”, finaliza.

Os ingressos para o evento estão disponíveis por R$50 (adulto) e R$100 (criança), e podem ser adquiridos através do link: https://novoquintal.com.br/evento/natal-do-espaco-maetamorfose/


*Espaço Mãetamorfose*: é um coworking dedicado a profissionais de saúde, com foco no atendimento materno-infantil, que oferece um ambiente colaborativo e humanizado para os cuidados com gestantes, mães e bebês. Fundado em 2019 por duas mães empreendedoras, o espaço surgiu com o objetivo de reunir profissionais que compartilham o compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado.
Em quase 6 anos de história, o Espaço Mãetamorfose cresceu e hoje conta com duas unidades no Recife, mais de 130 profissionais de saúde, representando mais de 30 especialidades, 38 consultórios e 2 salas de eventos. Com uma média de 3.000 consultas mensais, o espaço se consolidou como um ponto de referência no atendimento materno-infantil, proporcionando um ambiente acolhedor e integrado para pacientes e profissionais.