quinta-feira, 26 de abril de 2012

HR vai mudar de nome


O governador Eduardo Campos recebeu na noite desta quinta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, familiares e amigos do ex-governador Paulo Pessoa Guerra, para prestar “uma justa homenagem”. Eduardo sancionou a lei que dá à maior emergência hospitalar do Nordeste, o nome do seu construtor. Popularmente conhecida como HR, a unidade passa agora a se chamar Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra.

Com 43 anos de existência, o Hospital da Restauração, localizado no coração do Recife, foi inaugurado em 1969 em substituição ao antigo Hospital Pronto Socorro erguido em 1967, que não comportava o atendimento de emergência do Recife. Filha do ex-governante, Maria Zulmira Guerra, 67, confessou que esperava há anos por essa homenagem. “Estou muito feliz porque essa obra era a menina dos olhos do meu pai. Algumas pessoas diziam que o hospital era um elefante branco e que o Recife não comportava essa obra, mas ele pensou para o futuro e não para aquele tempo”.

            Autor do Projeto de Lei 585/20111 que propôs a mudança do nome do HR, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) disse que o ato é uma homenagem a um pernambucano que fez muito pelo estado e que deixou um grande legado. “Paulo Guerra foi um político e um cidadão que teve uma trajetória de vida digna de uma homenagem como essa”, afirmou.

Filho primogênito do ex-governador, João Domingos Pessoa Guerra, 69, disse emocionado que o ato demonstra que “o governador Eduardo está acima de todas as divergências que porventura existiram”. “Eduardo me deu hoje uma grande alegria”. Eleito vice-governador em 1962 na chapa do ex-governador Miguel Arraes, Paulo Pessoa Guerra assumiu o governo de Pernambuco em 1964 quando Arraes foi deposto pelo Regime Militar.

Na solenidade, Eduardo destacou a importância e o valor do reconhecimento àqueles que fizeram muito por Pernambuco. “Dr. Paulo sucedeu meu avô como governador numa situação que não era singela e que não dependia da vontade dele. Foram companheiros de luta, divergiram politicamente, mas nunca ouvi do meu avô outra palavra que não fosse de reconhecimento a um homem honrado, corajoso, correto com os amigos e firme nos seus propósitos políticos”, elogiou.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Menos impostos para investir em saneamento básico


Companhias estaduais de saneamento estão pleiteando a isenção do PIS/Cofins para aumentar investimentos em saneamento no país. O assunto foi tema de reunião em Brasília, na tarde dessa quarta-feira (25), entre o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o presidente da Compesa e vice-presidente da Aesbe (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), Roberto Tavares. O objetivo da proposta é utilizar os recursos exclusivamente na ampliação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Durante o encontro, foi apresentado também um conjunto de propostas para o avanço do setor de saneamento no país.

Para se ter uma ideia do volume financeiro gasto pelas companhias de saneamento, cerca de R$ 2 bilhões/ano são desembolsados pelas companhias de água e esgoto com o pagamento do PIS/Cofins. “Esse dinheiro que é gasto com esses dois tributos, caso sejam redirecionados, pode se constituir numa fonte direta de investimento para as Companhias, agilizando o atendimento à população”, explicou Roberto Tavares.

O ministro Aguinaldo Ribeiro, por sua vez, disse que esse assunto entra na pauta das discussões técnicas entre as equipes do Ministério das Cidades e que pretende se posicionar a respeito. “A ideia da Aesbe é muito boa e a vemos com bons olhos, especialmente pela imediata repercussão que ela trará na área da saúde, por exemplo, o que impactará diretamente no IDH de muitos municípios brasileiros”, afirmou o ministro.

Imprensa Compesa

Jóquei pernambucano sofre acidente no Rio de Janeiro

O jóquei pernambucano Antonio Ferreira Matos (A.F.Matos), sofreu um acidente no dia de ontem (25/04), durante os galopes matinais no hipódromo da Gávea. Segundo informações que conseguimos apurar, após a queda, Antonio ainda conseguiu segurar o animal até a chegada da equipe responsável pelo socorro médico do Jockey que após os primeiros socorros o transferiu para o hospital São Lucas onde passou por vários exames. Segundo os médicos que o atenderam no hospital, o mesmo não sofreu nem um tipo de fratura apenas luxações pelo corpo e no rosto onde foi mais afetado.  Após o atendimento no hospital, Antonio foi liberado e já esta de em casa de repouso. Toinho só deverá voltar as suas atividades profissionais na próxima semana.


Com informações do radialista Francisco Mendonça

Cuidados ao comprar um imóvel

O PROCON Pernambuco adverte os consumidores de todo Estado que ao preencher uma proposta de compra de imóvel, deve observar sempre se a imobiliária vendedora do empreendimento tem autorização expressa da construtora e/ou incorporadora responsável pelo empreendimento para representá-la. O consumidor deve observar ainda:


1 – Se as condições de proposta estão na conformidade com o interesse do comprador, com relação a preço, prazo e condições de financiamento;
2- Se a unidade imobiliária escolhida confere;
3 – A data de entrega do imóvel;
4 – Prazo máximo para entrega do imóvel;
5 – Se o memorial de incorporação está devidamente registrado no competente cartório de imóveis;
6 – Exigir sua via da proposta aprovada pela imobiliária, com anuência da construtora.

Esta orientação deve-se ao fato do aumento expressivo no número de reclamações de consumidores com relação a este assunto. Em 2011, no primeiro trimestre foram registradas apenas 6 queixas. Já no mesmo período de 2012, foram 21 reclamações.

Imprensa Procon/PE

Polícia Civil impede um homicídio em Bezerros

Policiais civis da Delegacia de Bezerros, no Agreste do estado, conseguiram evitar a prática de um homicídio no município nesta terça-feira (24), com a prisão do suspeito José Mario Torres, de 46 anos. De acordo com a polícia, o acusado teria encomendado a morte de um desafeto. O mandante do crime foi detido logo após os agentes receberam a informação de que ele forneceria a arma que seria utilizada pelo executor. A abordagem a José Mario aconteceu na Zona Rural de Bezerros, quando portava uma espingarda cal. 12 e outra arma de fogo de fabricação caseira. 


O delegado Antonio Carlos Câmara informou que no momento da prisão, o suspeito confessou a intenção de praticar o homicídio. “Ele havia arregimentado uma pessoa apenas conhecida por “Van” para efetuar o crime. O local da prisão seria o ponto de encontro em que a arma seria entregue”, explicou. José Mario acabou autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Cadeia Pública de Bezerros. As diligências continuam com o objetivo de localizar o suspeito “Van”. 
Polícia Civil de Pernambuco

Petrúcio Amorim e outras atrações na Sala de Reboco

QUINTA-FEIRA: QUINTAS de ABRIL com PETRÚCIO AMORIM e AMIGOS – Pra encerrar esta temporada das Quintas de Abril, no Sala de Reboco, o forrozeiro Petrúcio Amorim recebe mais dois companheiros do pé-de-serra, Paulinho Leite e Ed Carlos. Juntos cantarão sucessos de Petrúcio, como “Solidão no Peito”, “Anjo Querubim”, “Meu Cenário”, “Filho do Dono, “Tareco e Mariola” e “Parte da Minha Vida”, além de músicas de Gonzagão e outros sucessos do pé-de-serra. Lembrando que a promoção continua e mulher não paga couvert, neste show, até às 22:30, pra isso, bastando procurar a gerência ao chegar.


SEXTA-FEIRA: ASSISÃO comemora 50 Anos de Forró lançando cd e dvd – Com mais de uma centena de músicas gravadas por Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Trio Nordestino, Fagner e outros ícones da música, Assisão comemora neste show, 50 anos de carreira, onde criou e cantou sucessos como “Fogueirinha”, “O Amor numa Fogueira”, “Cadeira de Balanço”, “Pau nas Coisas” “Forró de Futuro”, “Forró do se Imbiga” e “Pequenininha”, que se tornou o seu maior sucesso, cantado em todo o país pelos mais diversos artistas. Além de seus sucessos, Assisão também vai cantar músicas de Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim e Dominguinhos, entre outros.


SÁBADO: QUI NEM JILÓ e CONVIDADOS– Formado pro jovens músicos, que tocam com artistas como Josildo Sá, Trio Nordestino e Nádia Maia, o Qui Nem Jiló volta ao Sala de Reboco tocando músicas destes e de outros artistas como Zé Ramalho, Dominguinhos, Maciel Melo e Acciolly Netto. O show conta ainda com as participações de Derico (Ex- Xero no Cangote), Benil e Roberto Cruz.

Prefeito de Campo Grande/MS conhece modelo de gestão e reunião de monitoramento

O governador Eduardo Campos recebeu na tarde de quarta (25), o prefeito de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PMDB). Formado em Medicina, o gestor municipal veio acompanhado do Procurador Geral do Município e assistiu a reunião de monitoramento do Pacto pela Saúde.

Coube ao secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rêbelo, apresentar o funcionamento, as ferramentas e os recursos humanos envolvidos no modelo de acompanhamento de metas e objetivos implantado pelo Governo de Pernambuco.

Trad Filho disse que Pernambuco é hoje um “exemplo para o país por ter uma administração voltada para o futuro”. Ao final da reunião, ele apontou o que mais lhe surpreendeu. "Fiquei impressionado com os dados técnicos passados pelos responsáveis de cada unidade hospitalar como o tempo de permanência dentro do hospital, além dos números de cirurgia e de profissionais envolvidos."

O prefeito também elogiou o comando do governador. "Eduardo cobra e gerencia tudo sem deixar passar nenhum detalhe. Está atento a todos os números. E o mais importante é que ele faz cobranças com estabelecimento de metas a serem cumpridas."

Por falar em cobrança, desde o último dia 17, o governador dedicou 40 horas da sua agenda ao segundo ciclo das reuniões de monitoramento de 2012. Desde então, já foram realizados 09 encontros e outros três estão programados para acontecer até sexta-feira.

PACTO PELA VIDA – Uma comissão externa da Câmara dos Deputados vem conhecer a politica de segurança pública desenvolvida no estado, o Pacto pela Vida. Liderada pelo deputado Efraim Morais Filho (DEM/PB), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o grupo é integrado ainda pelos deputados João Campos (PSDB/GO), José Augusto Maia (PTB/PE) e Pastor Eurico (PSB/PE).



Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Pedro foi transferido hoje para São Paulo

O filho do cantor Leonardo, Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24 anos, que estava internado no Instituto de Ortopedia de Goiânia foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde será dada continuidade ao processo de recuperação do jovem.  O músico está em coma e seu quadro de saúde ainda é considerado grave. 

Segundo informações de boletins médicos divulgados pelo IOG (Instituto Ortopédico de Goiânia) já apontavam que Pedro teve uma "progressiva melhora do edema cerebral". Ontem, ele mexeu o braço durante as visitas. Seu estado, porém, continua sendo grave.

Uma equipe médica do Hospital Sírio Libanês foi para Goiânia para acompanhar a transferência. Pedro Leonardo foi para São Paulo em um avião UTI. A família do rapaz também viajou a São Paulo em outra aeronave.

No IOG Pedro passou por sessões de hemodiálise devido à piora de suas funções renais. Ele ainda respira com a ajuda de aparelhos e está sendo medicado para a estabilização da pressão arterial.

Blog Momento Verdadeiro

Inscrições para Fase Regional dos Jogos Escolares

Começa na próxima quarta-feira (02/05) e segue até o dia 18 de maio as inscrições para as escolas das redes pública e privada participarem da 53ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco na Fase Regional Individual (Mirim e Infantil), nas modalidades: atletismo, judô, tênis de mesa, natação e xadrez. As inscrições serão realizadas na Gerência de Esportes, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, entre às 14h e 17h. Os jogos serão realizados de 01 a 30 de junho. Informações: 3184-2675/2676.


Secretaria de Esportes de Pernambuco

Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta

A hipertensão atinge 22,7% dos brasileiros adultos, segundo dados da pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, divulgados hoje (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Quase 60% da população com mais de 65 anos têm a doença, que é considerada crônica.


A prevalência da hipertensão cresce à medida que a população envelhece. Na faixa etária de 18 a 24 anos, apenas 5,4% são diagnosticados com a doença. A partir dos 65 anos, o percentual salta para 59,7%. A doença é mais comum entre as mulheres (25,4%) que entre os homens (19,5%).
Em 2010, a mesma pesquisa apontou que 23,3% da população adulta vivem com pressão alta. Apesar da leve queda na comparação com os dados do ano passado, o ministério considera a taxa estável.
O coordenador do Programa de Hipertensão do Distrito Federal, cardiologista Lucimir Henrique, lembra que a população pode, e deve, aferir a pressão regularmente e ter acesso aos primeiros tratamentos nos postos de saúde. “Grande parte da população descobre que tem a doença por acaso, quando vai ao médico. É um erro comum acreditar que, para tratar a doença, você precisa ir ao cardiologista. Não é assim. Quem mede a pressão é a equipe de saúde: o médico, o enfermeiro que é treinado para isso. Nós temos um protocolo em consulta pública para que o enfermeiro conduza as orientações iniciais”, disse o cardiologista.
O médico chama a atenção para os fatores que contribuem para o aumento da pressão arterial. “Os mais comuns são os genéticos e o comportamental: se você costuma exagerar no sal em sua alimentação e é sedentário, as chances de desenvolver um quadro de hipertensão aumentam, além de fatores como o tabagismo, o alcoolismo e o estresse”.
Hipertenso, o aposentado Davi Pinto, 75 anos, reclama do atendimento médico dado aos hipertensos na rede pública de saúde. “O governo não dá nenhum suporte para a gente. Mal oferece os medicamentos, que sempre faltam no posto de saúde. No posto que eu vou, há mais de três meses está faltando um remédio que eu tomo para a pressão”.
Para o administrador de empresas Jermerson Serrão, de 46 anos, aos poucos, a população está começando a ter hábitos mais saudáveis. “As pessoas estão prestando mais atenção à saúde. Estão comendo coisas mais saudáveis, indo para as academias e pensando mais no amanhã. Se cuidar direitinho hoje da saúde, garante uma velhice com menos visitas aos hospitais. Eu não tenho tempo para malhar, mas faço caminhada sempre que posso”.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) coordena uma campanha de conscientização em todo o país para reduzir o consumo de sal, açúcar, frituras, temperos prontos, derivados de leite integral, carnes gordurosas e alimentos industrializados, que contribuem para agravar a hipertensão.

Agência Brasil

Audiência Pública em Serra Talhada discute combate à estiagem na região

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, falou nesta quarta-feira (25), em Serra Talhada, para representantes de 52 sindicatos rurais de cinco pólos do Sertão sobre as medidas em andamento e que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado. 


Na ocasião, ele recebeu documento do presidente da Federação do Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel  Barros, com demandas para combate aos efeitos da seca. Algumas das reivindicações dos sindicatos já estão contempladas, pelo Governo Estadual, no plano que será anunciado nos próximos dias. 
Uma delas é a recuperação e instalação de 1,4 mil poços com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 20 milhões. Desses, 113 estão tendo instalação imediata. O Governador Eduardo Campos também autorizou a ampliação do número de carros pipas em operação de 590 para 800 caminhões. 
Outra preocupação dos trabalhadores rurais, a escassez de alimentação animal, foi respondida pelo secretário. "Estamos reeditando medida provisória que está em estudo com os agentes financeiros para criar fundo de aval que vai destinar recursos para que os criadores possam comprar ração para os rebanhos", disse, acrescentando que no Sertão serão plantados 1 mil hectares de sorgo da Embrapa com ciclo de produção de 75 dias. 
Para o Agreste foi autorizada a distribuição imediata de 1,3 mil toneladas de sementes de milho para o plantio de 43 mil hectares. Para agilizar o cultivo, a Secretaria vai realizar por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco, 63 mil horas-máquina - trabalho de tratores para o preparo do solo. 
O secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, que estava presente, avaliou que o Estado avançou como facilitador do acesso às políticas públicas que hoje dão outra condição para o trabalhador enfrentar esse momento. "Vamos melhorar a capacidade hídrica na Zona Rural com  a implantação de 15,5 mil cisternas com R$ 168 milhões do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e R$ 24 milhões de contrapartida do Governo do Estado", informou Santos.  
Aldo Santos respondeu ao item da pauta dos sindicatos que pede antecipação do pagamento do seguro Garantia-Safra com o anúncio que o Governo do Estado decidiu pagar o aporte de R$ 4 milhões para que os agricultores inscritos no Programa recebam o benefício até o mês de junho. 
O secretário Executivo de Projetos Especiais e presidente do Proprural, José Patriota, também falou que a primeira fase de parceria com a Articulação do Semi-Árido (ASA), construiu 10 mil cisternas em Pernambuco e que um aditivo ao projeto vai permitir a construção de mais 21 mil cisternas com R$ 40 milhões do Governo Federal  e contrapartida de R$ 6 milhões do Governo do Estado. "Não falta compromisso ao Governo Estadual para enfrentar esse problema e executar ações estruturais para atenuar as consequencias de novas secas", destacou.
O presidente da Fetape, Doriel Barros, disse reconher o esforço dos Governos Federal e Estadual que já anunciaram medidas para enfrentar a estiagem. "Mas estamos aqui para pedir agilidade e ajustes dessas ações", salientou. 
Outros representantes dos sindicatos rurais instalados nos cinco pólos do Sertão se pronunciaram e pediram apoio das prefeituras. O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, e o seu vice, Luciano Duque, estavam presentes e também receberam o documento com as reivindicações da Fetape.  
Secretaria de Agricultura de Pernambuco

STF retoma julgamento do sistema de cotas nas universidades

Recomeçou no inicio da tarde de hoje (26) a sessão de julgamento sobre a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília (UnB). O único ministro a votar na tarde de ontem (25) foi Ricardo Lewandowski, relator da ação, que se posicionou a favor do sistema.


Para Lewandowski, a instituição das cotas na UnB faz que o ambiente acadêmico seja mais diversificado. “A política de ação afirmativa adotada pela UnB não se mostra desproporcional ou irrazoável e é compatível com a Constituição”, disse.
O ministro Antônio Dias Toffoli não participará do julgamento, pois quando era advogado-geral da União, manifestou-se favoravelmente ao sistema das cotas. 
Segundo a ação, ajuizada pelo DEM em 2009, o sistema de cotas raciais viola diversos preceitos fundamentais fixados pela Constituição de 1988, como a dignidade da pessoa humana, o que afetaria o próprio combate ao racismo.
A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva de cotas de 20% do total das vagas oferecidas pela instituição a candidatos negros – entre pretos e pardos, segundo denominação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A ação afirmativa faz parte do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB e foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. No primeiro vestibular da instituição, o sistema de cotas foi responsável pela aprovação de 18,6% dos candidatos. A eles, foram destinados 20% do total de vagas de cada curso oferecido. A comissão que implementou as cotas para negros foi a mesma que estabeleceu o convênio entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai), firmado em 12 de março de 2004.




Agência Brasil

Alex Cohen no Manhattan

O Manhattan Café Theatro recebe neste sábado (28), a partir das 21h, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Trata-se do cantor Alex Cohen, que ao longo dos 12 anos de carreira, vem mostrando seu talento como intérprete, compositor, arranjador, guitarrista e tecladista. A abertura da noite fica por conta da apresentação dos Garçons Cantores. Informações pelo telefone 3325-3372.

Eventos agropecuários em Carpina e Parnamirim

Duas exposições apoiadas pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária acontecem durante essa semana, nos municípios de Carpina (foto) e Parnamirim. O Parque Senador Nilo Coelho será sede da 35ª Exposição de Animais de Carpina, desta quarta-feira (25) até o domingo (29).
Estarão em exposição 600 animais entre bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos. O evento também apresenta comércio de animais, equipamentos e produtos agrícolas, além de julgamento que premiará o animal vencedor com até R$ 25 mil.Na sexta (27), os shows de Ramos Forrozeiro e Paulinho do Acordeon animarão o público. Forrozão Chacal e Swing da Terra fazem seus shows no sábado (28).
Parnamirim - A 6ª Fecapa, com dois eventos paralelos: a 6ª Feira de Caprinos e Ovinos e a 6ª Feira do Mel de Parnamirim, tem início nesta quinta (26) e segue até o sábado (28), na Ceasa. O evento conta com minicursos, palestras, feira de negócios, Concurso de Raça, Concurso de Peso e Concurso de Laço. No sábado (30) ocorre o lançamento do projeto “Riacho do Velho Chico”, que visa o incentivo a preservação dos mananciais sertanejos. Os concursos de peso, de raça e de laço premiam com R$ 15 mil.
Os shows ficarão por conta das bandas Toca do Vale e Forró Pegado, não sábado (28). E no domingo (29), Forró da Curtição e Leandro do Teclado animarão a noite.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Código Florestal: Gilberto Carvalho diz que Dilma analisará com “serenidade” possibilidade de veto

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ressaltou hoje (26) que o texto do Código Florestal, aprovado ontem (25) na Câmara dos Deputados, não foi o esperado pelo governo e lembrou que a presidenta tem direito ao veto e irá analisar a possibilidade com “serenidade”.

“É público e notório que nós esperávamos um resultado que desse sequência àquilo que foi acordado no Senado”, disse. “Como nos é dado também pela Constituição o direito ao veto, a presidenta vai analisar com muita serenidade, sem animosidade, sem adiantar nenhuma solução. Vamos analisar com calma”, completou após participar da abertura do debate Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20.

O ser perguntado se a aprovação do texto representou uma vitória da bancada ruralista, Gilberto Carvalho respondeu que se trata de uma “correlação de forças” no Congresso. “Agora nós vamos, com sangue-frio e tranquilidade, analisar”, destacou.

O ministro disse ainda que a decisão da presidenta Dilma levará em conta aspectos além da repercussão que o Código Florestal possa ter na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). “Muito mais importante que a Rio+20 é o nosso cuidado com a preservação e com o modelo de desenvolvimento sustentável que pregamos.”

O texto base do novo Código Florestal foi aprovado ontem (25) na Câmara dos Deputados com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que agradaram aos ruralistas.

O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados.

Agência Brasil

Paço Alfândega funciona no feriado de 1o. de Maio

Na próxima terça-feira (1º), feriado nacional do Dia do Trabalhador o Paços Alfândega estará aberto das 12h às 21h. Neste dia, todas as lojas do Centro de Compras do Recife Antigo estarão fechadas, ficando aberta apenas a praça de alimentação. Quem estiver pensando em passear pela parte histórica do Recife tem como opção de gastronomia os conceituados restaurantes, lanchonetes e cafés do Paço.

Após o feriado o Paço Alfândega volta a funcionar em seu horário normal: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 21h. Para saber mais sobre as atrações e informações sobre a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br.

Serviço: 
Horário de funcionamento do Paço Alfândega  Dia do Trabalhador
Quando: 1º de maio (Feriado Nacional do Dia do Trabalhador)
Horário: 12h às 21h
Praça de Alimentação: restaurantes, lanchonetes e cafés estarão abertos 
Lojas e Quiosques: estarão fechados.

"Malandro quando morre, vira samba": Dicró vira samba aos 66 anos, no Rio

Morreu, aos 66 anos, no final da noite de quarta-feira, 25, em Magé, na Baixada Fluimense, o sambista Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, que ganhou notoriedade com letras bem-humoradas e de duplo sentido.


Lutando contra os efeitos da diabetes, o cantor e compositor passou mal em casa, no bairro de Mauá, por volta das 22 horas, após retornar do hospital onde havia realizado uma sessão de hemodiálise. Segundo parentes, Dicró, antes de sofrer o enfarte, reclamou de dores na cabeça. Mesmo encaminhado para o Hospital Central de Magé, o sambista não resistiu e morreu. O enterro de Carlos Roberto de Oliveira está marcado para as 17 horas desta quinta-feira, 26, no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, cidade natal, também na Região Metropolitana do Rio.
Vascaíno, Dicró nasceu em 14 de fevereiro de 1946, e especializou em sambas satíricos, cujas letras davam ênfase ao dia a dia do subúrbio e da Baixada Fluminense. O apelido "Dicró" veio da assinatura que ele utilizava com as suas iniciais "De C.R.O." quando fazia parte dos compositores de um bloco de Nilópolis. Entre alguns dos sambas bem-humorados de sua autoria estão "A Vaca da Minha Sogra", "Botei Minha Nega no Seguro", "Funeral do Ricardão", "Olha a Rima" e "Chatuba".


Ouça um de seus maiores sucessos: "Olha a Rima"





Estadão