sábado, 25 de maio de 2024

Grupos de apoio à adoção promovem a 12ª caminhada neste domingo


Viver em família, com segurança, saúde e educação são direitos fundamentais de toda criança e adolescente. Por este motivo, os grupos de apoio à adoção se reúnem anualmente no domingo que sucede o Dia Nacional da Adoção, que é celebrado no dia 25 de maio para levar essa mensagem à população pernambucana.

A 12ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção, que tem o comando da Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção (Apega), será realizada neste domingo (26) e chamará atenção da sociedade para quebra de paradigmas sobre a adoção que avançaram em alguns pontos, mas há outros que ainda persistem. Além disso, os grupos de apoio à adoção têm como objetivo sensibilizar os pretendes à adoção refletirem sobre os perfis das crianças que estão abertos a adotar, para que crianças mais velhas não permaneçam nos abrigos à espera de uma família. 

Neste sentido, o presidente da Associação Pernambucana dos Grupos de Apoio à Adoção (Apega), Charles Leite destaca a queda do número de pretendentes que têm se habilitado para adoção de crianças com 10 anos ou mais e grupos de irmãos.

"Esse ano nosso foco é a reconexão dos pretendentes às crianças reais. Havíamos avançado bastante com adoções de grupos de irmãos. Há um trabalho forte dos grupos de apoio à adoção nesse sentido, mas percebemos que, após a pandemia, há uma redução muito significativa das famílias de pretendentes para a adoção das crianças reais. Então, algumas coisas que estavam bem avançadas como adoção de grupos de irmãos, que é um projeto bem pioneiro da vara do Recife. Nós percebemos que grupos pequenos de irmãos estão sendo separados e adotados fora do estado, porque a disponibilidade dos pernambucanos tem reduzido, lamentou o presidente da Apega.

Leite ainda fala em promover uma conexão com a sociedade e com as autoridades, no que diz respeito ao cuidado com as crianças e adolescentes. "Vivemos atualmente um momento social de muito desacolhimento, porque as pessoas que têm um filho em condição especial estão sendo desassistidas pelos planos de saúde. Então, tratamentos que já eram conquistas para crianças e adolescentes que necessitam de terapias integradas para autismo, por exemplo, estão sendo impactados. Também vivemos em um estado que tem muitas crianças com microcefalia e que precisam de cuidados de saúde e terapias contínuas. E agora os planos de saúde estão fazendo cortes unilaterais. Neste sentido, percebemos que se faz necessário falar de atitude adotiva nessa direção, para dar assistência real, concreta às crianças reais, aos adolescentes reais", explanou. 

Por fim, o presidente da Apega aborda a queda dos apadrinhamentos afetivos, programa que existe em 12 cidades pernambucanas, entre as quais: Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. "Por tudo, isso o mote da caminhada desse ano é a reconexão e uma conexão mesmo da sociedade em prol das crianças e adolescentes".

Por outro lado, a psicóloga, vice-presidente do Gead Recife e militante da adoção há mais de 25 anos, Suzana Schettini, reforça o compromisso dos grupos de apoio à adoção em desfazer preconceitos. A psicóloga atenta sobre referências que a sociedade insiste em fazer com relação às famílias formadas pela adoção e, especialmente, aos filhos adotivos. 

"O objetivo principal da Caminhada pela Adoção é, foi, e sempre será, dar visibilidade e legitimidade às famílias adotivas. A filiação por adoção, historicamente, tem sido revestida de mitos e preconceitos sociais. Infelizmente, em pleno ano de 2024, ainda assistimos estupefatos, referências errôneas sobre a adoção. Uma grande parte da sociedade, por desconhecimento de causa, ainda segue reproduzindo crenças sociais que desqualificam e desvalorizam a família adotiva. O dia 25 de maio - Dia Nacional da Adoção - foi instituído em 2002, justamente para colocarmos em tela esse tema tão importante, desmistificando as ideias preconceituosas que ainda o revestem. "É mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito", dizia Einstein", acentua Suzana.

Para deixar claro os reais significados da adoção, ela descreve: "Adotar significa amar incondicionalmente, recebendo como filhos crianças e adolescentes gerados por pessoas estranhas. Adotar é fundamentar a sua família no afeto. Qualquer família, inclusive as que têm laços consanguíneos, precisam adotar as suas crianças para que possam tornar-se filhos".

Sobre a caminhada, Suzana frisa que a mobilização "é uma oportunidade para darmos luz a esta grande verdade: todas as famílias precisam necessariamente ser adotivas para tornarem-se famílias de verdade. Pais verdadeiros são aqueles que amam, protegem, cuidam e educam os seus filhos. Adotar é oferecer às crianças e adolescentes desprovidos de uma família, uma nova oportunidade para terem resgatado o seu status de filho, garantindo-lhes o direito à convivência familiar e comunitária. A caminhada pela adoção pretende mostrar à sociedade que a adoção é uma realidade possível. É um caminho diferente para formarmos as nossas famílias. É uma opção feita com coragem e determinação, aconchegada no afeto", disse. 

No entanto, em consonância com Leite, a vice-presidente do Gead Recife, também lembra das crianças reais que aguardam pela adoção. "A Caminhada pela Adoção pretende suscitar reflexões sobre esse tema, esclarecer aspectos ainda mal compreendidos pelo público em geral, motivar outras famílias a considerarem a opção da filiação por adoção, apresentar a realidade de milhares de crianças e adolescentes que aguardam uma nova chance de reinserção familiar". 

A caminhada é aberta ao público e não é necessário inscrever-se previamente para participar. 

Dia Nacional da Adoção 

Neste mês, celebramos no dia 25 de Maio, o Dia Nacional da Adoção de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 20.447 de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Já em Pernambuco, a Lei Estadual 14.349 é datada de 2011 e incluiu no calendário oficial de eventos a Semana Estadual da Adoção, que tem por finalidade a reflexão, a agilização, a comemoração e a realização de campanhas de conscientização, sensibilização e publicização do tema Adoção. 

SERVIÇO: 

12ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção  

Data: domingo (26) 

Hora: concentração programada para as 9h  

Onde: saída da pracinha de Boa Viagem, às 10h


Goretti Queiroz participa do Fórum Nacional de Proteção Animal, em Brasilia, com o projeto SOS Cavalos


A ex-vereadora do Recife e pré-candidata ao cargo na Câmara Municipal do Recife, este ano, está em Brasília, onde participará do VII Seminário no Fórum Nacional de Proteção Animal. A apresentação dos trabalhos terá início nesta quarta-feira (22) e segue até a sexta-feira (24). O evento será realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O seminário terá discussões sobre o direito animal, animais silvestres, bioética, e sobre o manejo populacional de cães e gatos. O fórum também contará com discussões sobre o meio ambiente e defesa dos animais e os desafios para o fim da tração animal no Brasil.

Goretti Queiroz foi convidada para participar do evento através do projeto SOS Cavalos criado por ela, em 2015, para cuidar e resgatar os animais de grande porte das ruas do Recife. “O SOS Cavalos nasceu, quando notei a ineficiência do poder público nos cuidados e resgate dos animais de grande porte no Recife e RMR. Desde o início do projeto até o momento, já foram mais de 240 cavalos resgatados. Continuo lutando para colocar em prática a Lei da Tração animal no Recife”, comentou.

O evento conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Meio Ambiente, OAB e da organização internacional Compassion in World Farming.

Bob Vive! – Dia Nacional do Reggae


Pelo segundo ano consecutivo o evento comemora o Dia Nacional do Reggae. A data foi instituída no Brasil em 2012 em homenagem ao cantor e compositor jamaicano Bob Marley, o maior nome do Reggae e responsável pela popularização do gênero a nível internacional.

Para os organizadores, “Bob Marley é a maior referência no Reggae em todo mundo, não só pelo sucesso musical das várias músicas que ele alcançou, mas pelas mensagens filosóficas e políticas de suas letras e ao mesmo tempo com a autenticidade de suas interpretações nos shows.” 

“Ainda existe muito preconceito na sociedade com o Reggae. Primeiro pela aparência das roupas e dos cabelos de muitos adeptos do gênero. Segundo pelo uso da maconha que é comum entre os seguidores do Reggae. Mas estamos quebrando estes preconceitos. O Reggae prega o amor, a paz, igualdade e a justiça social, isso que é o importante” , completam.

O Reggae surgiu em Recife e em Pernambuco no final da década de 70 e início dos anos 80. Se tornou bastante popular e Pernambuco virou referência no Reggae no Nordeste e no Brasil com o surgimento de várias bandas e artistas. Foi a partir de Pernambuco que o cantor e compositor Edson Gomes alcançou notoriedade nacional. A banda Tribo de Jah, do Maranhão, conquistou um público fiel e numeroso aqui em Pernambuco, assim como, a banda alagoana Vibrações tem aqui um dos seus maiores públicos atualmente.

O Reggae pernambucano é original e diferenciado do restante do país devido à influência dos ritmos populares da cultura pernambucana e a afinidade com a cultura afro. O movimento negro e o movimento Reggae se confundem nas suas trajetórias, tanto pela fusão dos ritmos como pelos temas sociais abordados em suas letras. Rap, Maracatu, afoxé e xote são constantes na música do Reggae Pernambucano.

Da programação do evento fazem parte:
O cantor e compositor Ívano. Uma das maiores referências e pioneiro do movimento Reggae juntamente com o movimento negro. Foi da 1ª geração de músicos de reggae juntamente com Valdi Afonjah. Ganhador de vários concursos, entre eles, Frevança e o Canta Nordeste da rede Globo na década de 80.

Marcelo Santana, nasceu, em Casa Amarela, o bairro mais populoso da cidade do Recife. A essência de sua música vem, justamente, da fusão de diversos tipos de culturas e ritmos - tais como, xote, maracatu, baião, caboclinho, coco de roda, ciranda, afoxé, entre outros, presentes na sua comunidade. 

Gildo Brasáfrica é cantor, compositor e um dos pioneiros do gênero. Em 1990 formou a banda Brasáfrica e desde então, passou a se apresentar como Gildo Brasáfrica. O nome é justamente a junção de Brasil + África, reverenciando as influências africanas no Brasil. Gildo Brasáfrica tem mais de 20 anos de carreira. É fruto do movimento cultural de Casa Amarela (bairro da zona norte da cidade). 

A Donabagga é uma banda de Reggae, fundada em Janeiro de 2007 na praia do Janga,
Paulista, zona norte da Grande Recife - Pernambuco. Desde o início a intenção é divulgar a mensagem de amor, liberdade, consciência, respeito e justiça, através das músicas autorais e com a verdadeira essência do reggae jamaicano. Entre as influências estão:
Bob Marley, Peter Tosh, The Skatalites, The Congos, Ponto de Equilíbrio, Mato Seco e
Leões de Israel (bandas já conhecidas no cenário nacional / internacional, e agregando a cultura nacional com a mescla de MPB, Rock, etc. Além disso, soma-se a bagagem
musical de cada integrante.

Inspirados pelo legado de grandes nomes do reggae como Peter Tosh, Israel Vibration, Jacob Miller e Bob Marley, a banda Preto Reggae Band se propôs a criar músicas autorais profundas e autênticas no estilo Reggae Roots. A música da banda é uma fusão de influências que vai além do reggae, incorporando elementos do ska, rock, blues, soul e jazz, enriquecidos pelas raízes culturais nordestinas que fazem parte de sua identidade pernambucana. 

Natural da Ilha do Maruim, em Olinda, a banda Semeia Paz foi formada em 2012 com objetivo de difundir uma mensagem positiva para toda sociedade e para os seguidores do Reggae jamaicano.

A banda Estado Civil é liderada pelo cantor e compositor Valmir Pereira. Formada em meados de 2010 e tem a crítica social seu ponto forte. 

Bob Vive! – Dia Nacional do Reggae é organizado pela mamahuê - produções Culturais&Afins com apoio da prefeitura da cidade do Recife, através da Fundação de Cultura da Cidade do Recife

Mães de Pernambuco: Mulheres que confirmarem dados no site oficial entre os dias 23 de maio e 19 de junho vão receber o benefício no quinto dia útil de julho


A terceira fase do Programa Mães de Pernambuco começa nesta quinta-feira (23/05) e vai até o dia 19 de junho, com o objetivo de completar o grupo das 100 mil mulheres mais vulneráveis vivendo em Pernambuco, que são responsáveis familiares e cuidam de crianças de até 6 anos – o principal alvo da iniciativa. O programa, custeado pelo Governo do Estado, paga um auxílio mensal de R$ 300 a essas famílias. Quem aderir nesse período vai receber até o quinto dia útil de julho.

Cerca de 16 mil mulheres precisam acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para aderir ao programa. Elas devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento; uma mensagem do sistema informa se a pessoa está elegível e, em caso afirmativo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Caso não esteja elegível, a mulher é informada da sua posição na fila de espera.

O primeiro pagamento do Mães de Pernambuco, realizado em 13 de maio, contemplou um total de 72.472 mulheres, que confirmaram seus dados no site oficial entre os dias 25 de março e 25 de abril. O repasse representou um investimento da ordem de R$ 21,7 milhões, injetado sobretudo nos comércios populares.

O segundo pagamento, previsto para ocorrer no dia 7 de junho, vai beneficiar 84.072 mulheres – 11.600 pessoas a mais, em comparação com a primeira fase. Ao todo, 102,6 mil crianças são alcançadas pelo programa, que terá R$ 25,2 milhões em investimento estadual neste segundo mês.

“O Governo de Pernambuco segue trabalhando em parceria com os municípios para localizar as 100 mil mulheres mais vulneráveis vivendo em nosso estado. São várias estratégias de busca ativa em andamento, como mensagens de texto, cruzamento de dados e visitas domiciliares. O apoio das equipes municipais de Assistência Social tem sido essencial”, detalha o secretário Carlos Braga, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). 

Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal está trabalhando no envio dos cartões do programa às casas das contempladas, bem como na operacionalização do pagamento. Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, ela pode sacar o valor nas agências da Caixa, apresentando um documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem. 

Quem tiver alguma dificuldade nesse processo pode entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS, pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421. É necessário informar o nome completo, CPF e o Número de Identificação Social (NIS).

*Como ter acesso ao benefício?*

O Mães de Pernambuco paga um auxílio mensal de R$ 300 para reforçar o orçamento das famílias chefiadas por mulheres e que têm filhos na primeira infância. Os recursos para custeio foram garantidos no orçamento de 2024, oriundos do Tesouro Estadual: o Governo do Estado vai investir R$ 360 milhões por ano.

Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir cinco critérios, simultaneamente: ser responsável familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal.

Estruturado a partir da folha de pagamento do Programa Bolsa Família, o Mães de Pernambuco não exige um novo cadastro. No entanto, as mulheres precisam confirmar o interesse em receber o auxílio, acessando o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br. Elas vão informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento e, estando aptas, devem confirmar participação no programa.

Federação PSOL/Rede realiza plenária para debater políticas públicas para as mulheres recifenses


A federação REDE/PSOL realizou nesta terça-feira (21) a primeira de uma série de plenárias, com o objetivo de construir junto aos movimentos sociais, organizações e sociedade civil, as principais pautas e pensar políticas públicas para mulheres. O debate contou com a participação da pré-candidata à prefeitura, Dani Portela e o seu resultado embasará o plano de governo que vem sendo construído durante a pré-candidatura da federação. O encontro aconteceu na Casa Marielle Franco, sede do PSOL Recife, no Derby e contou com a presença de cerca de 120 mulheres.

Na plenária foram debatidos temas como saúde, educação, direitos reprodutivos, renda básica, direitos trabalhistas, segurança alimentar, medidas de prevenção à violência e transporte público. Compuseram a mesa as militantes feministas Rivane Arantes e Nathalia Teixeira, representantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), e Alice Gabino, integrante do diretório nacional da Rede Sustentabilidade. A atividade contou com momentos de escuta do público para o recolhimento de sugestões e propostas de ação para a cidade do Recife. 
Durante o encontro, Dani Portela apontou algumas preocupações quanto à priorização da temática pela gestão atual. “Se olharmos para todas as secretarias da atual gestão do PSB, não por acaso, a Secretaria de Mulheres é a que tem o menor orçamento de todas. O menor orçamento destinado a políticas públicas para mulheres. Da gestão anterior, também do PSB, até essa, houve uma redução de 40% do orçamento para a área”, pontuou.

A pré-candidata também discursou sobre a presença tímida das mulheres na política e as dificuldades no mercado de trabalho, destacando os desafios enfrentados diariamente na sociedade, como a violência e as jornadas de trabalho dobradas pelo cuidado com o lar e responsabilidades maternas. “Esses assuntos não podem ser pautados somente pelas mulheres, mas a cidade que nós queremos precisa ser construída por nós e conosco. Ser mulher no Recife é muito difícil, mas vamos construir uma cidade real com a nossa cara. Meu corpo e minha voz estão à disposição dessa luta que não é só das mulheres, é coletiva. Quando o Recife for melhor para nós, será melhor para todo mundo”, finalizou.

Novos agentes socioeducativos da Funase realizam capacitação introdutória


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizou, entre segunda (20) e quarta-feira (22), a capacitação introdutória dos primeiros agentes socioeducativos convocados para atuar na Região Metropolitana do Recife e em Timbaúba.

A capacitação, que ocorreu na Academia de Polícia Civil de Pernambuco (Acadepol), no bairro da Boa Vista, contou com explanações e instruções sobre a Corregedoria da Funase, as equipes de Inteligência, os procedimentos operacionais e de segurança, além de revista e contenção nas unidades socioeducativas.

“O nosso principal foco é apresentar a Funase para aqueles que vão trabalhar na ponta com os adolescentes, de maneira que estejam informados e prontos para a melhor execução das suas atividades, favorecendo a todo o sistema socioeducativo de Pernambuco”, explica a presidente da Funase, Raissa Braga.

A nova agente socioeducativa Bruna Maria explica que a capacitação está sendo bem construtiva. “É uma capacitação muito precisa, porque a teoria é muito importante para que a gente chegue bem na prática”.

Já o agente socioeducativo, Thiago Henrique, que já foi agente do quadro da Funase entre 2016 e 2023, conta que “para os agentes antigos que agora voltam a capacitação é muito boa para mostrar como as coisas estão e para os novatos vai dar uma explicação do que é o sistema. Eu mesmo vi coisas novas, principalmente na parte de segurança e de como lidar com os adolescentes”.

Todos os 233 agentes socioeducativos contratados na última seleção foram convocados para participar do curso, que contou com exposições da corregedora da Funase, Tatiana Costa; do coordenador de segurança da Funase, Roger Moury; e dos policiais penais do Grupo de Operações de Segurança (GOS), Marcelo Pinto e Luiz Silveira.


Foto: Marcelo Dettogni / Ascom Funase

Cirurgião alerta para os perigos de uma fratura na coluna vertebral


A fratura na coluna vertebral é um problema grave que pode provocar paralisia permanente das pernas ou do corpo, dependendo da vértebra afetada. Essas fraturas são lesões graves que podem comprometer a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes. Elas podem ocorrer em qualquer região da coluna - cervical, torácica ou lombar - e são frequentemente causadas por traumas diretos, como acidentes automobilísticos, quedas de altura e lesões esportivas. Além disso, condições médicas como osteoporose, tumores e doenças degenerativas podem enfraquecer os ossos e aumentar o risco de fraturas.

Segundo o cirurgião de coluna do Instituto de Ortopedia e Trauma do Recife, (IOT), Dr. Marcelo Andrade Filho, as fraturas na coluna são uma preocupação significativa de saúde pública, especialmente entre a população idosa, que é mais suscetível a essas lesões devido à osteoporose e outras condições degenerativas. Nesses casos, aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, uma condição que aumenta consideravelmente o risco de fraturas, incluindo as da coluna vertebral, de acordo com dados da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). 

“O diagnóstico da fratura na coluna vertebral deve ser feito por um médico especialista a partir da avaliação da coluna da pessoa, além de exames de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética”, explica, acrescentando que fraturas vertebrais podem causar dor extrema, deformidades e perda significativa de qualidade de vida. Em muitos casos, essas fraturas resultam em incapacidade prolongada ou permanente, especialmente se não tratadas adequadamente. 

Dependendo da gravidade da fratura, as opções de tratamento podem ser uma imobilização com uso de colares cervicais, coletes para estabilizar a coluna e permitir a cicatrização natural; uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor e redução da inflamação ou indicação de fisioterapia com programas de reabilitação personalizados para recuperar a força, mobilidade e funcionalidade. Mas, se o caso for mais grave, procedimentos cirúrgicos como a fusão vertebral ou a fixação interna podem ser necessários para estabilizar a coluna e prevenir danos adicionais.

SERVIÇO:
Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 – Paissandu – Recife – PE
Instagram:@iot.recife
Site: www.iotrecife.com.br

Silvio Costa Filho e João Campos debatem fortalecimento da aviação no Recife


O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu o prefeito do Recife, João Campos, nesta quarta-feira (22), em Brasília. Na pauta da reunião de trabalho, o fortalecimento da malha aérea na capital de Pernambuco, um dos principais destinos do país.

O Aeroporto Internacional do Recife ocupa a sétima posição entre os mais movimentados do Brasil, recebendo uma média de 700 mil passageiros mensalmente. Para assegurar maior conforto aos viajantes, o terminal de passageiros passou por uma expansão e modernização, reinaugurada pelo ministro, no final de 2023.

Para Silvio Costa Filho, uma boa infraestrutura aeroportuária vai assegurar melhorias para o Recife, proporcionando mais conforto aos passageiros e incrementando o volume de recursos que o aeroporto traz para a capital pernambucana e a Região Metropolitana. “O maior programa social do Brasil é o emprego e a renda. É isso que traz felicidade e dignidade para as pessoas. E a gente viu a importância com a construção do aeroporto. E agora, com a ampliação, a gente está criando mais emprego e oportunidade de trabalho. A cada quatro turistas que chegam ao Recife, um posto de trabalho é gerado. Vamos, ao lado do presidente Lula e do prefeito João Campos, avançar nas entregas”, afirmou. 

“Seguimos discutindo estratégias, com o amigo e ministro Silvio Costa Filho para o fortalecimento da nossa malha aérea. Temos trabalhado muito para garantir avanços importantes no segmento e teremos boas novidades pra compartilhar no futuro”, pontuou João Campos. 

Agora, o aeroporto agora com maior espaço e capacidade para lidar com um número superior de aeronaves, possibilitando a realização de operações de grande porte simultaneamente, inclusive voos internacionais. No local, também foram realizados investimentos nas pistas de táxi e no pátio de aeronaves, com objetivo de cumprir integralmente as normas de segurança da aviação. Isso inclui o provimento de áreas de segurança no final da pista, a adequação das pistas de táxi e investimentos na pista de pouso e decolagem.

O Aeroporto do Recife é o quarto mais conectado do país, oferecendo conexões para 39 destinos domésticos e cinco destinos internacionais: Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Montevidéu (URU) e Buenos Aires (ARG). O aeroporto acumula prêmios internacionais de pontualidade e qualidade, destacando-se como o mais pontual do Brasil e o quarto do mundo por dois anos consecutivos, segundo uma empresa de consultoria do setor aéreo.

O ministro enalteceu ainda a importância do Novo PAC, programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, movimentando a economia local e reduzindo desigualdades sociais e regionais, conforme orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Serão investidos cerca de R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026.

Arcebispo de Olinda e Recife vai receber Título de Cidadão Recifense


A Câmara Municipal do Recife vai conceder, por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (NOVO), o Título de Cidadão do Recife ao Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, que é natural de São José de Espinharas, na Paraíba e assumiu o arcebispado há nove meses. A entrega será feita no dia 28 de maio, às 18h, em uma Reunião Solene no plenário da Casa de José Mariano. 

O vereador Felipe Alecrim, que é católico, ministro extraordinário da Eucaristia e paroquiano da Torre, falou sobre a aprovação do Projeto de Lei, aprovado em março deste ano, que concede a cidadania recifense a Dom Paulo. “Entregar esse título ao nosso pastor é dizer que o acolhemos como nosso, nos apropriamos de seu pastoreio, ao mesmo tempo que reconhecemos o seu zelo pelo Recife, sobretudo com as pessoas, para quem Dom Paulo, tem um olhar extremamente humano e com o olhar de Cristo. Para mim é uma honra conceder esse título ao meu Bispo”, comemorou.

Dom Paulo foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023, sendo empossado em 13 de agosto de 2023 no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, no Recife, sucedendo dom Fernando Saburido, agora arcebispo emérito, que renunciou ao cargo por ter alcançado os 75 anos de idade.

Foto: AOR

*Serviço:*
Entrega do Título de Cidadão do Recife
Dia: 28/05 
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal do Recife

Professor Edmo Neves, se reúne com deputada Iza que garante 3,5 milhões para Vitória


O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, professor Edmo Neves (PSDB) se reuniu na sede da Câmara, em Brasília, com a deputada federal Iza Arruda (MDB) e vai voltar para cidade pernambucana com 3,5 milhões de reais em emenda parlamentares da deputada para serem investidos no município.

Serão 2 milhões e meio, através do Ministério da Saúde, para incremento do MAC, que custeia ações e serviços de saúde do Bloco de Financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. Também foi destinado mais um milhão de reais, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para custeio da área da assistência social.

Na reunião a deputada adiantou que se tratava de um anúncio em primeiro mão para o vice-prefeito levar na bagagem para Vitória. “A gente não pode deixar de manifestar a alegria de poder estar aqui na Marcha dos Prefeitos, sob o comando do nosso prefeito Paulo Roberto, e com a liderança da deputada Iza Arruda, levar essas conquistas para nossa querida Vitória de Santo Antão”, comemorou Neves.

“Fico sempre muito feliz em contribuir com a gestão do senhor e muito feliz também de contribuir com os munícipes de Vitória”, completou a deputada.

Double You faz show no Teatro RioMar como primeira atração internacional do projeto Amor e Música RioMar


O projeto autoral Amor e Música RioMar recebe, pela primeira vez, uma atração internacional. Double You fará show no Teatro RioMar, no dia 13 de junho, às 21h, e promete animar a noite com repertório recheado de sucessos que fizeram a banda italiana de eurodance conquistar fãs em todo o mundo, inclusive no Brasil, nos anos 90. Os ingressos, com valores de R$ 40 (meia entrada) e R$ 80 (inteira), já estão à venda no App do RioMar Recife e no site e na bilheteria do teatro. 

A banda Double You se tornou um sucesso mundial emplacando um hit atrás do outro e agora está de volta aos palcos brasileiros, aportando na capital pernambucana em show especial promovido pelo RioMar Recife, dentro da programação do projeto Amor e Música RioMar, que celebra o Dia dos Namorados.

O repertório da noite vai contar com os principais clássicos do Double You e não poderão faltar músicas como “Please Don’t Go”, “We All Need Love”, “Looking At My Girl”, “Run To Me” e “She’s Beautiful”, entre outras.

Unidos pela solidariedade: empresários pernambucanos envolvidos em grande ação de ajuda ao Rio Grande do Sul


Recentemente, o Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas nas primeiras semanas de abril, resultando em uma tragédia que afetou inúmeras famílias. Os estragos foram devastadores, com registros de pelo menos 100 mortos e cerca de 1,4 milhão de pessoas impactadas, segundo dados da Defesa Civil. Diante dessa situação desafiadora, os empresários pernambucanos mostraram solidariedade e empenho em ajudar os gaúchos.

A empresa Crystal Tropical, juntamente com seus parceiros Define (embalagens), Garrafão Brasil, JS Etiquetas (rótulos), Shalom Águas, Roberto Águas e Almeida Águas (empresas de logística), e a BYD (centro de apoio), uniram forças para realizar uma iniciativa de grande impacto. Eles decidiram enviar uma ajuda significativa: a maior doação de água mineral do Norte-Nordeste, totalizando 100 mil litros, sendo toda a água da marca Crystal Tropical. Essa generosa doação será distribuída em garrafões de 5 litros entre as famílias afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul.

A campanha de solidariedade não se limitou apenas à Crystal Tropical. Outros fornecedores também se engajaram na causa, contribuindo de maneira crucial para o sucesso da iniciativa. A Define doou 10.000 embalagens de 5 litros e ainda conseguiu mais 10.000 com amigos, enquanto a JS Etiquetas disponibilizou os rótulos inteiramente gratuitos.

Além disso, a logística para transportar essas doações até os pontos de apoio, como a BYD e SUAPE, foi viabilizada graças ao esforço conjunto das empresas Shalom Águas, Roberto Águas e Almeida Águas. Todo esse trabalho em equipe possibilitou que a ajuda chegasse efetivamente às mãos das pessoas que mais precisam neste momento de dificuldade.

Essa nobre ação solidária demonstra o poder da união e da compaixão entre diferentes regiões do país. Em momentos de crise, é fundamental que cada um faça sua parte para ajudar o próximo. A mensagem é clara: juntos somos mais fortes, e é através da solidariedade que construímos uma nação mais unida e resiliente.

Usina solar pernambucana é autorizada a comercializar energia

*Usina solar pernambucana é autorizada a comercializar energia*

O Complexo São Pedro e Paulo – um projeto em conjunto das empresas pernambucanas Kroma Energia e Elétron Energy - acaba de receber a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para entrar em operação comercial. Ou seja, as usinas solares fotovoltaicas do Complexo, localizado no município de Flores, no interior de Pernambuco, podem iniciar a venda de energia.
 
“É um dos passos mais importantes de uma usina. Isso significa que já foram feitos todos os testes e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico indicou que estamos aptos para entrar em operação comercial”, salienta o gerente de Geração de Energia da Kroma, Filipe Godoy Souza. As usinas autorizadas pela Aneel são: São Pedro e Paulo I, São Pedro e Paulo V, São Pedro e Paulo VI e e São Pedro e Paulo VIII. Juntas, essas unidades somam 83,9 megawatts (MW) de capacidade.

Ao todo, a Kroma Energia totaliza 1,8 gigawatts (GW) comercializados e um total de 500 unidades consumidoras sob sua gestão. Em termos de geração, a Kroma soma 4,6 GW em projetos de geração de energia elétrica, entre potência já instalada e projetos que estão em fase de instalação.
 
Em paralelo, a Kroma, que é pioneira em comercialização de energia no Nordeste, está desenvolvendo uma nova usina, o Complexo Arapuá, localizado no município de Jaguaruana (CE), com capacidade de 250 MWp em sua primeira fase, e o Complexo Colinas, localizado no município de Brejão (PE), com capacidade de 130 MWp. A previsão é que ambas as usinas entrem em operação em 2026.
 
A Kroma Energia é uma empresa pernambucana, fundada em 2008, que atua no desenvolvimento de projetos de geração e na comercialização de energia, sendo um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e integrante da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

Fotos: Divulgação

Mantendo tradição Nordestina, Selfit Academias reforça ritmo de forró em suas aulas de dança

 


Para além de entender a importância do exercício na vida e os diversos benefícios que ele traz, a aula de dança representa, dentro de uma academia, uma modalidade que melhora a resistência para coração e pulmões, força muscular, flexibilidade e composição corporal. Paulo Souza, professor de dança da Selfit Academias, conta que aumentar a frequência de aulas de forró é um costuma agradar os alunos, principalmente nos meses pré e pós festejos juninos.

PARA MALHAR E SOCIALIZAR - Segundo Paulo, reforçar aulas de forró em período junino – e em solo nordestino - é crucial no reforço da cultura local e para manter a tradição regional em alta. “Estamos numa região onde o mercado musical enfatiza o ritmo do forró, além de sempre lançarem vários hits pra época, hoje mais evidenciado o forró eletrônico, o que é ótimo para ser base de aulas de dança, porque varia os movimentos e o cárdio fica ainda mais intenso.”, conta. E as vantagens não param por aí: “Nas aulas de forró, os alunos aprendem mais do que simplesmente como dançar, porque música é uma linguagem universal e ali se criam laços de amizade que ultrapassam as paredes do salão de dança.”, completa o professor.

Sobre a Selfit Academias
Com a primeira unidade inaugurada em Salvador no ano de 2012, a Selfit Academias tornou-se uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. Presente em quase todos os estados do Brasil, totaliza mais de 100 unidades - entre próprias e franquias - com o principal propósito de se conectar à jornada de vida de cada pessoa, despertando a paixão pelo movimento, respeitando as metas e particularidades de cada cliente.

É a rede de academias que mais cresce no Brasil, em constante evolução para oferecer a melhor estrutura, os equipamentos mais modernos e professores certificados para que cada um encontre sua melhor versão todos os dias. Em 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo, que já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A startup, fundada em 2017, tem o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas por meio de conteúdos fitness, saúde e bem-estar, conta atualmente com mais de 500 mil usuários. Para mais informações, visite o site oficial.

Empreendedorismo na área de Beleza é tendência no Brasil


O empreendedorismo no mercado da Beleza tem crescido nos últimos anos, inclusive por influência da pandemia. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, a emergência de saúde causada pela Covid-19 teve grande impacto nesse ramo, já que muitas mulheres começaram a realizar os próprios cuidados estéticos e, com o retorno às atividades, passaram a empreender na área. Segundo dados de 2021 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a venda de produtos de beleza subiu cerca de 107%. O setor é responsável por movimentar economicamente diversas outras áreas, além de contribuir com a diversidade.

De acordo com Ivanacha Carneiro, coordenadora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, o mercado cresce a cada dia com novidades, além de impactar na economia. “O setor é uma fonte significativa de emprego, abrangendo desde profissionais de Estética, cabeleireiros, até designers de produtos, cientistas e profissionais de Marketing”, afirma. Mas, para além das movimentações financeiras, o empreendedorismo nesse ramo também é importante pela presença de mulheres. O Brasil tem o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo pesquisa do Euromonitor International, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. O país também tem a sétima maior participação feminina no segmento, de acordo com outro estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que analisou a situação em 49 países.

A presença de mulheres no mercado brasileiro de beleza se confirma com dados do Serasa Experian. Conforme aponta a instituição, 40% das mulheres que buscaram empreender no primeiro semestre de 2022, estavam buscando independência financeira; 29% queriam mais flexibilidade de tempo; e 18% encontraram uma nova fonte de renda no empreendedorismo, após ficarem desempregadas. O desemprego de fato teve um importante papel no crescimento do número de mulheres empreendedoras, já que 9,3% da população brasileira estava desempregada no segundo trimestre de 2022 (o número é maior entre as mulheres: 11,6%), segundo a Pnad Contínua, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A diversidade, no entanto, não se mostra apenas na presença feminina, como aponta Ivanacha. “Outro aspecto positivo do mercado de Beleza é sua crescente ênfase na diversidade e inclusão, com marcas cada vez mais se esforçando para oferecer produtos que atendam às necessidades de diferentes etnias, idades, gêneros e tipos de corpo”, complementa.

Capacitação é crucial 

Segundo a especialista, estudar e manter-se atualizado é uma ótima maneira de se iniciar no empreendedorismo. “Indico se capacitar com objetivo de apresentar um diferencial competitivo, pesquisar o segmento no qual pretende empreender, dominar canais de comunicação com o cliente e buscar formalização”, acrescenta Ivanacha.

Ela explica ainda que é importante não apenas aprimorar as habilidades relacionadas ao próprio serviço a ser oferecido, como manicure ou cuidados com o cabelo, mas também é fundamental conhecer as tendências do mercado. Acompanhar quais são os procedimentos mais procurados do momento e entender o que os clientes querem é indispensável para abrir um negócio de sucesso, assim como investir sempre em cursos profissionalizantes.

Blitz da oposição a João Campos denuncia falta de médicos, insumos e problemas estruturais na Policlínica Professora Naíde Regueira Teodósio


Em nova blitz da bancada de oposição na Câmara do Recife realizada nesta quinta-feira (23), na Policlínica Professora Naíde Regueira Teodósio, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade, os vereadores Alcides Cardoso (PL), Davi Muniz (PSD), Doduel Varela (PSD), Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL) e Ronaldo Lopes (PP) constataram a falta de atendimento de especialidades, como Ginecologia e Psiquiatria, falta do aparelho para aferir a pressão arterial e do medidor de glicose, a inexistência de uma sala de curativo, os consultórios com mofo, infiltrações e com ar-condicionado quebrado por falta de manutenção, além do forro do teto quebrado na recepção da unidade, que atende 700 pessoas por dia.

“Verificamos um verdadeiro descaso da gestão do prefeito João Campos com essa policlínica. Pacientes estão voltando para casa sem atendimento após remarcações de consulta com o ginecologista e pela falta de psiquiatra. Aqueles que sofrem com asma reclamaram que não estão recebendo a bombinha na unidade, sendo obrigados a comprar mesmo não tendo condições para isso. É porta quebrada e banheiro em péssimo estado. E pasmem: essa policlínica não possui sala de curativo e isso contrasta com o fato da própria Prefeitura ter informado, em uma resposta a um pedido de informação, que estaria funcionando até uma sala de curativo exclusiva para pessoas com hanseníase na unidade”, afirmaram os parlamentares.

Na blitz, os integrantes da oposição verificaram muito mofo na sala de coleta e na sala da farmacêutica, que é anexa à farmácia, e que duas salas da policlínica são utilizadas por outras unidades que passam por reforma. Os vereadores irão apresentar um requerimento conjunto para cobrar à gestão municipal uma solução para a série de problemas na Policlínica do Pina, como a unidade é conhecida. E um dos pontos que serão levantados no requerimento é a ausência da sala de curativo para pessoas com hanseníase, algo fundamental para o tratamento desses pacientes.

Websérie Turismo e Cultura: #deumatch lança segunda temporada com episódios gravados nas cidades de Goiana, Itamaracá, Bezerros e Serra Talhada

 

 Propagar vozes de atores culturais e empreendedores sociais que trabalham pela preservação do patrimônio material e imaterial do Estado. Essa é a proposta da websérie Turismo e Cultura: #deumatch que está de volta, trazendo bate-papos leves e descontraídos a respeito do papel da cultura na construção de experiências numa visão de turismo não convencional. Para esta segunda temporada, foram gravados 4 episódios nas cidades de Goiana, Itamaracá, Bezerros e Serra Talhada, com durações que variam entre 12 e 20 minutos, todos ressaltando a diversidade de possibilidades para o desenvolvimento da nossa região. A iniciativa tem produção assinada pelo Bureau de Cultura, Lelê Colab e Ladjane Rameh Turismo e Produção Cultural.

 Cada episódio será lançado, primeiramente, no município onde foi gravado. O primeiro acontecerá no próximo sábado (25), às 18h, na Colônia dos Pescadores Z11, na Ilha de Itamaracá. No dia 1 de junho, às 9h, será a vez de Bezerros, no Centro de Artesanato de Pernambuco, com apresentação do Grupo Folc Popular, que estará comemorando 23 anos de fundação. Depois, no dia 2 de junho, às 20h, os moradores de Serra Talhada, irão assistir ao episódio no Museu do Cangaço, que fica na Vila Ferroviária. O lançamento estará dentro da programação de inauguração da sala de cinema Cine Arte Lampião. No dia 15 de junho, a websérie será lançada em Goiana, às 20h, no Ateliê Valcira Santiago, onde também acontecerá o show musical do projeto Tertúlia. No Recife, todos os episódios serão exibidos no dia 04 de junho, às 19h, no auditório do Senac no Porto Digital.

 Após os respectivos lançamentos, todos os episódios ficarão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube “Turismo e Cultura: #deumatch”. Os vídeos contam com tradução em Libras, audiodescrição e LSE. A primeira temporada, gravada no Recife em 2021, trouxe especialistas em turismo criativo e atores que já desenvolvem iniciativas na área para falar sobre conceitos, o papel da cultura nesta construção, sustentabilidade, tecnologia, relação entre poder público e os fazedores de cultura e vários outros temas surgidos nos bate-papos.

 De acordo com a produtora cultural, Leilane Alcântara, que também é responsável pela direção, produção dos roteiros e apresentação das entrevistas, a ideia desta segunda edição foi garimpar ativos culturais pelo estado de Pernambuco, do litoral ao Sertão, a partir do reconhecimento das pessoas de cada localidade. "Desenvolvemos oficinas colaborativas com gestores públicos, produtores culturais, artistas, grupos artísticos e de cultura popular, empresas e profissionais do turismo e empreendedores sociais de cada cidade escolhida e a partir delas fizemos um levantamento de pessoas e iniciativas que representavam experiências autênticas, de vivência da cultura local, contribuindo para a valorização e preservação das referências culturais", diz. 

 Foi a partir desse garimpo que alguns dos ativos apontados foram selecionados e, assim como na primeira temporada, foram convidados a falar e mostrar um pouco das suas histórias e ofícios, transformando as conversas em viagens por um Pernambuco autêntico, da cultura popular ao rap, passando pela gastronomia, pesca, dança e natureza, além de vários outros assuntos surgidos durante os encontros. Nesta temporada, cada cidade contemplada mostrou a grande riqueza cultural de Pernambuco, reconhecida pelo seu próprio povo. 
 Em Goiana, a produção pôde conhecer um movimento rico em literatura e música, através das batalhas de rima; a artesã e agitadora cultural Valcira Santiago, que abre as portas do seu ateliê para várias linguagens da cidade; e o Caboclinhos Sete Flexas, tradicional agremiação de cultura popular.

Em Itamaracá, uma das visitas aconteceu na Colônia de Pescadores Z-11, lugar que preserva e defende o belo ofício da pesca artesanal. A equipe de produção dançou ciranda e foi apresentada à nova geração musical da ilha, onde descobriram que por lá também existem muitas mestras coquistas. "Fomos ainda apresentadas às pescadoras da Vila Velha, que fazem parte do projeto Casa Uaná e desenvolvem a Trilha do Guaxelo, uma experiência de pesca, preparo e degustação da sua gastronomia tradicional", aponta Leilane. 

 Em Bezerros, o guia de turismo, Irandir Laurentino, que é filho da terra, começou a conversa e apresentou a cidade. No episódio, há uma passagem pela Estação da Cultura, onde rolou um bate papo com Robeval Lima, que é artista plástico, brincante assíduo do carnaval bezerrense e dirige o Museu do Papangu. E, na terra das xilogravuras, a série fez um pit stop no ateliê dos artistas da nova geração Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos de um dos artistas mais reconhecidos desta arte, o renomado Jota Borges. "Outro encanto que encontramos na terrinha dos papangus foi o trabalho de preservação, através da dança, desenvolvido pelo grupo Folc Popular, capitaneado pela professora Mileide Silva.

 Na última parada, em Serra Talhada, o grupo ouviu muitos relatos caminhando pela serra - que dá nome à cidade - e pela maior feira de lá. A temporada se encerra com a fala da presidente, coreógrafa e produtora cultural da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, que divagou sobre os tantos legados deixados pelo famoso cangaceiro Lampião e sobre o trabalho realizado pela entidade para a preservação e difusão dessa rica e importante história para a cultura do Sertão.
 Esta segunda temporada do projeto Turismo e Cultura: #deumatch conta com o incentivo do Funcultura, do Governo do estado de Pernambuco e com o apoio do Orange Praia Hotel, Laurentur Receptivo e das prefeituras de Goiana, Itamaracá, Bezerros e Serra Talhada, através das Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural da Prefeitura Municipal de Goiana, Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Bezerros, Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada.

SERVIÇO:
Lançamentos dos episódios da websérie Turismo e Cultura: #deumatch 
25/05 - Itamaracá
Horário: 18h
Local: Colônia dos Pescadores Z11 (Rua José de Moraes, 83 - Pilar, Itamaracá)

01/06 - Bezerros - O lançamento contará com apresentação do Grupo Folc Popular, que estará comemorando 23 anos de fundação
Horário: 9h
Local: Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Bezerros (Av. Maj. Aprígio da Fonseca, 1100 - São Sebastião, Bezerros)

02/06- Serra Talhada - O lançamento do episódio fará parte da programação de inauguração da sala de cinema Cine Arte Lampião
Horário: 20h
Local: Museu do Cangaço (Vila Ferroviaria, s/n, Antiga Estação Ferroviária, Serra Talhada)

04/06 - Recife;
Horário: 19h
Local: Auditório do Senac no Porto Digital (Rua do Apolo, 235, Recife Antigo, Recife)

15/06 - Goiana
Horário: 20h
Local: Ateliê Valcira Santiago (Rua da Conceição, 55, Goiana)
Além da exibição do episódio, o lançamento contará com show musical do projeto Tertúlia


LINK DAS FOTOS DE DIVULGAÇÃO:
https://drive.google.com/drive/folders/1Mf8u0Y8jEbjuqsXcHZstBQaVn-nxN3TE?usp=sharing
CRÉDITOS: João Lucas Melo


LINKS TEASERS DOS EPISÓDIOS:

Itamaracá: https://www.youtube.com/watch?v=y6DIjeqXIQI
Bezerros: https://www.youtube.com/watch?v=8ErbN0_6e4o
Serra Talhada: https://www.youtube.com/watch?v=yDmgx1R6rEo
Goiana: https://www.youtube.com/watch?v=JSDZT5sj7dc

Deputado compara a saúde pública em Pernambuco à Barragem de Brumadinho



Em entrevista à Rádio CBN Caruaru, na manhã desta quinta-feira (23), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e especialista em saúde pública, analisou, de forma ampla, o sistema de saúde na rede pública de Pernambuco. Ao falar sobre a epidemia de síndrome respiratória aguda em bebês e crianças e a atual situação de estado de emergência, o parlamentar afirmou que o resultado que estamos vivenciando é proposital: “Quando o governo não se planeja, assume o risco, logo, o resultado é intencional, proposital! Além de não ter se planejado para essa situação sazonal, diminuiu o investimento na saúde. O governo alega que a redução se deu na esfera ambulatorial, mas não dá para reduzir recurso da saúde em esfera nenhuma. Como se não bastasse, não houve o remanejamento do recurso para áreas de alta complexidade, como é o caso de UTIs”.

Gilmar Júnior ainda afirmou que, em breve, deve haver a conversão de dez leitos de UTIs para adultos em unidades pediátricas, no Hospital Barão de Lucena, mas disse, também, que é muito pouco para a atual demanda, que está, em média, com uma fila de espera de 100 pacientes por dia, entre crianças e bebês, e que já contabiliza uma dezena de mortes. Para o parlamentar parece haver desinformação da atual gestão, além de falta de competência. Gilmar lembrou que a legislação do SUS autoriza que o Estado contrate o serviço privado para atender a demanda de forma complementar, em situações como a atual.

Quando perguntando sobre o trabalho da Comissão de Saúde da Alepe, da qual o deputado é membro titular, ele afirmou que, infelizmente, considera a relação com o governo estadual muito deficitária e que a Comissão tem feito fiscalizações em vários hospitais e encontrado situações desumanas. Gilmar alertou para a necessidade de ação urgente da governadora Rachel Lyra: “A gente vem acumulando problemas na saúde há muitos anos e esses problemas estavam sendo segurados por represas, como os Hospitais Pelópidas, Miguel Arraes e Dom Hélder. Com a queda de investimento, essa ‘estrutura’ começa a rachar, assim como ocorreu em Brumadinho. Estamos com a represa da saúde prestes a romper e esses problemas podem se tornar insustentáveis. A governadora precisa agir!”.

Mensagem de Boa Noite

GTP+ realiza vigília em prol das vítimas da AIDS e ressalta através de carta/manifesto a necessidade de investimentos na política de saúde


O Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), realizou ontem (24 a 19ª Edição do Candlelight, no Pátio do Carmo, área central do Recife. A vigília é em memória e homenagem a todas as pessoas vitimadas pela AIDS com o tema: Resistência em Memórias: Para além do HIV, celebramos a vida e persistimos na luta.

No Brasil, segundo o Boletim Epidemiológico de 2023, 1 milhão de pessoas vivem com HIV e Aids. Em Pernambuco, mais de 30 mil pessoas vivem com HIV e Aids, no mundo são 39 milhões conforme a UNAIDS. A cada 6h uma pessoa contrai o vírus do HIV em PE. Em 2023, foram 1.119 casos de HIV notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Através de uma carta-manifesto, articulação AIDS de Pernambuco, e diversas organizações sociais estarão juntos reivindicando as políticas públicas referentes ao HIV, bem como, investimentos na política da Aids que vai desde a informação, prevenção e cuidado que foi desmontada pelos governos Temer e Bolsonaro.

Um trecho da carta destaca que é urgente novos medicamentos, como o Dovato, para todas as pessoas em tratamento antirretroviral, pois o Dovato é um medicamento novo, que a longo prazo, tem menos efeitos colaterais comparado a outros antirretrovirais. No entanto, o mesmo ainda não está disponível para todas as pessoas em tratamento do HIV e Aids no país. Além disso, é a volta das campanhas dos governos com foco na prevenção do HIV, a fim de contribuir com a quebra do estigma, discriminação e o preconceito tão latente na sociedade são algumas das reivindicações do documento.

Para Alessandro Abreu, da coordenação colegiada do GTP+, e integrante da Articulação Aids de Pernambuco, o Candlelight é super importante para demarcar direitos e conscientizar a população. “O ato ocorre em mais de 100 países do mundo, e tem como objetivo, lembrar as vítimas da aids, conscientizar a população sobre o assunto e ao mesmo tempo lutar pelos direitos das pessoas vivendo e convivendo com HIV e Aids. Além disso, reforça a importância de garantir o acesso a uma saúde pública de qualidade”, reforçou Abreu.     

Candlelight - A mobilização mundial em Solidariedade às pessoas afetadas pela AIDS, teve início em 1983 nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Nova York. A Vigília acontece, em centenas de cidades em todo o mundo, como forma de sensibilizar e mobilizar toda a sociedade para que pressionem seus governos a ampliar as pesquisas e garantir o acesso a assistência integral para os/as pessoas vivendo com HIV e AIDS, e também da importância do reforço das medidas de prevenção, para que se detenha o avanço da epidemia e se amplie o acesso a uma política pública da AIDS.
 

Semana do MEI vai movimentar o empreendedorismo em Garanhuns

 
Microempreendedores do Agreste terão a oportunidade de se atualizar em várias áreas de negócios na Semana do MEI, que será realizada de 27 a 31 de maio na Unidade Regional do Sebrae/PE no Agreste Meridional, localizada em Garanhuns. Na programação, consultorias, palestras e oficinas gratuitas. 
 
Os interessados poderão participar de três consultorias: Marketing Digital, Fotografia com smartphone, e Finanças. Nesse caso, será preciso se inscrever pessoalmente, na sede do Sebrae Garanhuns (Av. Rui Barbosa, 671, Heliópolis), ou pelo telefone (81) 3221.3306. Já as inscrições para as palestras e oficinas podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae/PE, através do link: https://pe.loja.sebrae.com.br/catalogsearch/result/?q=garanhuns
 
A programação da Semana do MEI começa no dia 27, às 9h, quando será realizada palestra sobre "Formalização para o MEI". No dia 28, no mesmo horário, haverá o "Bate papo com o INSS" para tirar todas as dúvidas dos empreendedores sobre os benefícios e regras do INSS. 
 
Na noite do dia 28, às 18h, será realizada a oficina "Superando os desafios como MEI: Descubra como o seu comportamento impacta em seu negócio". As opções para o dia 29 são a palestra "Educação Financeira e Crédito Consciente", às 9h, e a oficina de "Marketing Digital", às 19h. 
 
No último dia da programação, 31 de maio, serão realizadas as palestras "Finanças para o MEI", às 9h, e "Atendimento ao Cliente", às 10h30. "Teremos uma programação exclusiva e gratuita para microempreendedores. São capacitações importantes que vão ajudar a melhorar os negócios”, diz Alessandra Mendes, analista da instituição.

Projeto Adote uma Vovó

FEIRA VENDE PRODUTOS COM RENDA REVERTIDA PARA ABRIGOS DE IDOSOS

O Projeto Adote uma Vovó participa neste final de semana de dois eventos. No domingo, dia 26 , a participação acontece no Palácio do Comércio, no Recife Antigo, das 9h às 19h.

São produtos de mesa posta, confeccionados com a técnica do Patchwork sustentável, além de artigos em arte sacra, eternização de memórias e criações sustentáveis.

O projeto está há 19 anos ajudando abrigos de idosos carentes, através de suas iniciativas. Toda renda arrecadada com a venda dos produtos será revertida para compra de material de higiene pessoal, limpeza, alimentos, cadeiras de rodas e banho.


Senac Porto Digital oferece curso de UX Design


Estão abertas as inscrições para o curso de User Experience & Research, Arquitetura da Informação na unidade do Senac no Porto Digital, no Bairro do Recife. O curso será realizado de 27 de maio a 11 de junho, das 14h às 17h, possuindo a carga horária de 36 horas. As inscrições podem ser realizadas através do site www.pe.senac.br/cursos-2/.

Com o alto consumo tecnológico, o design e o planejamento para o manuseio do usuário estão cada vez mais ganhando destaque para quem trabalha ou almeja iniciar com atividades do fluxo de Experiência do Usuário (UX). O curso oferece uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional que amplia suas chances de inserção no mercado de trabalho, ensinando a desenvolver ações direcionadas para aprimorar a experiência dos usuários que interagem com o produto e o serviço especializado.

O curso do Senac é destinado aos estudantes e profissionais que desejam iniciar uma carreira em UX. A formação é voltada a designers e programadores de diversas plataformas: mobile, web, desktop e atuação na área de TI, entre outros. 

Ao concluir a formação de UX Design, os alunos estarão aptos a desenvolver soluções para a interação dos usuários, resolvendo problemas de experiências digitais que sejam intuitivas, trazendo soluções eficientes e agradáveis para estes usuários. O Senac Porto Digital fica na Rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife. Mais informações através dos telefones (81) 3413-5829 / 5830 / 5831 / 5832.

SERVIÇO
Curso de User Experience & Research, Arquitetura da Informação
Quando: 27 de maio a 11 de abril
Local: Senac Porto Digital
Endereço: Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife
Investimento: 6x de R$ 66,67 no cartão de crédito
Inscrições: https://www.pe.senac.br/cursos-2/
Mais informações: (81) 3413-5829 / 5830 / 5831 / 5832
Secretaria do curso: secretariacetii@pe.senac.br

Condomínios, Inadimplência e Direitos

 
Um assunto que interessa a muitos no nosso dia a dia e que gera conflitos: a inadimplência nos condomínios. A questão geralmente, quando se agrava, exige até soluções de ordem judicial. E dentro deste universo, há muitas dúvidas.
 
Muita gente se pergunta se é possível proibir um condômino inadimplente de frequentar as aéreas comuns do condomínio, como os espaços de lazer ou mesmo deste usufruir dos serviços dos funcionários. A advogada Patrícia Santa Cruz (Sócia do PHR - Soluções Jurídicas) esclarece: “Não é possível porque o condômino mesmo inadimplente, não perde o direito de propriedade. Como titular da propriedade de uma unidade imobiliária, ele também tem direito de propriedade sobre frações da área comum e, ao impor essa restrição, o condomínio está trazendo ao conhecimento de todos que ele é o devedor inadimplente e isso viola o princípio da dignidade da pessoa humana”.
 
A advogada ressalta também que as convenções de condomínio devem trazer as sanções e penalidades aplicáveis aos condôminos inadimplentes observando o que já diz a lei como, por exemplo, a aplicação de encargos moratórios como juros em multa, proibição do direito de votar em assembleias, o direito ao protesto da dívida, inscrição nos órgãos de restrição de crédito e até mesmo o direito à penhora do imóvel, mesmo que ele seja um bem de família.

Última terça de maio terá entrada gratuita no InstitutoRB


O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, segue com a ação educativa "Última terça gratuita do mês”, que acontecerá na próxima terça-feira (28). Esse projeto tem o objetivo de promover o acesso às pessoas que não costumam visitar regularmente exposições de arte, museus e centros culturais. O complexo cultural funciona das 13h às 17h, e o acesso se dará por meio da distribuição de ingressos no local. 

O InstitutoRB conta com um acervo completo do período holandês no Brasil, com raridades do pintor Frans Post, em suas variadas fases de trabalho, inclusive na sua permanência em Pernambuco, quando integrou a comitiva de Maurício de Nassau.

O visitante também poderá conferir a “Exposição Julgamento de Fouquet”, que reúne numa sala, que fica na Pinacoteca do museu, figuras de cera que retratam parte da sociedade francesa do século XVII e a cena do julgamento do ministro das Finanças Nicolas Fouquet, acusado de corrupção na França durante o reinado de Luís XIV, o Rei Sol.

Além do réu e do Rei Sol, é possível ver 14 jurados e personalidades como o pintor holandês Frans Post e D’Artagnan, um dos três mosqueteiros. 

Fouquet era um jovem bem nascido, com muitos conhecimentos. Em fevereiro de 1653, tornou-se Superintendente das Finanças do Rei Louis XIV. Logo se tornou um mecenas, amigo dos artistas da época e devido sua extravagante forma de viver, com excessos de luxo, foi acusado de corrupto e a mando do Rei, que o considerava muito poderoso e ambicioso, teve um fim trágico. Acusado de conspirar contra o reinado de Luís XIV, sofreu um processo que durou três anos e foi condenado a passar quase 16 anos preso na fortaleza de Pinerolo, na Itália, onde morreu em 1680, aos 65 anos de idade. Curioso, não é? Vale a pena visitar e conferir cada detalhe.


*Serviço:*

Instituto Ricardo Brennand: Última terça-feira gratuita do mês de maio

Onde: Rua Mário Campelo, 700 - Alameda Antônio Brennand, S/N - Várzea 

Quando: terça-feira (28/05)

Funcionamento: das 13h às 17h, com a última entrada até às 16h30

Informações: (81) 2121.0365/0334

Player do setor automotivo recruta novas lideranças até o dia 31 deste mês para fortalecer expansão nacional


 Programa de formação de talentos da Magnum Tires, cuja sede fica em PE, custeará despesas de viagem dos candidatos aprovados de outros estados. Empresa tem mais de três décadas de operações e faturamento estimado de R$ 1,6 bilhão para 2024
A Magnum Tires, distribuidora de pneus brasileira com faturamento anual estimado em R$ 1,6 bilhão, entrou em contagem regressiva para encerrar as inscrições do seu programa de formação de jovens lideranças, o Magnum Now. A empresa é um dos maiores players do setor automotivo nacional e busca candidatos de diversas formações profissionais, com inglês avançado, para a nova edição do programa. As inscrições vão até o dia 31 pelo site.

Para atrair candidatos de todo o país, a Magnum custeará 100% das despesas com transporte e hospedagem dos candidatos aprovados para a fase presencial do processo seletivo, o bootcamp de dois dias que acontecerá no Recife. Os trainees residentes em um raio de distância acima de 100 km da sede da empresa também serão contemplados com uma política de mobilidade para custeio de parte das despesas com a mudança. A remuneração oferecida é de R$ 6 mil mensais, com benefícios como plano de saúde e odontológico, refeitório e transporte fretado até o local de trabalho.

“Crescendo em um país de dimensões continentais como o Brasil, precisamos de lideranças com perfil para assumir desafios em diferentes regiões. Profissionais com essa qualidade e dispostos a desenvolver outras habilidades só têm a crescer na companhia”, destaca o sócio-fundador da Magnum, Apolo Vieira. O programa está em sua terceira edição e tem atraído um recorde de inscritos neste ano. Desde o dia 3 de maio, quando o processo seletivo teve início, inscreveram-se 890 profissionais de diversas áreas.

Com 32 anos de operações desde a sua fundação, a Magnum Tires emprega mais de 1,2 mil funcionários em todo o Brasil. Além da sede da distribuidora, em Pernambuco, há mais de 60 unidades em território nacional, entre os quais mais dois centros de distribuição, localizados em Itajaí (SC) e Ariquemes (RO).
A companhia também tem presença internacional. Atualmente 95% da produção é realizada fora do Brasil, na qual mais de 85% vêm diretamente da Ásia, de países como China, Vietnã, Indonésia, Índia e Tailândia. A Magnum Tires também produz em países da Europa e América Latina, como Turquia e México.

SAIBA COMO PARTICIPAR
O Magnum Now será realizado presencialmente na sede da Magnum Tires, em Jaboatão dos Guararapes (PE), e terá duração de 18 meses. Podem participar da seleção graduados entre os anos de 2018 e 2023 nos seguintes cursos: Engenharias, Ciências Contábeis, Contabilidade, Economia, Marketing, Administração e Comércio Exterior, com idades entre 22 e 32 anos. Inglês avançado ou fluente é um dos pré-requisitos indispensáveis para concorrer.

Para tirar as dúvidas dos candidatos, a empresa realizará na segunda-feira (27), às 19h, uma live-podcast pelo perfil do Instagram @magnumtires, em parceria com a HR Tech Grow Group. O papo será conduzido pelos diretores Daniele Coutinho, gerente de RH da Magnum Tires, e Felipe Mançano, CEO e fundador do Grow Group.
De acordo com Daniele, resiliência, iniciativa, bom relacionamento e comunicação, capacidade de autogerenciamento e intraempreendedorismo são algumas das competências buscadas para a nova geração de talentos. Os futuros trainees serão alocados em áreas como financeiro, supply chain em transporte e distribuição, comercial, marketing e administrativo.
Selecionados participarão de um bootcamp de dois dias, antes das entrevistas.

COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO
Inicialmente, os candidatos serão submetidos a análise curricular, testes online (personalidade, raciocínio lógico, social, motivação e cultura), nivelamento de inglês e entrevista remota. Após cumpridas essas etapas, 60 pessoas serão selecionadas para o Bootcamp Magnum Now, treinamento de dois dias que será realizado para testar competências interpessoais, como a proatividade e a adaptabilidade dos candidatos na resolução de problemas. A dinâmica terá como facilitador o professor do CESAR School Igor Caetano.

O Bootcamp Magnum Now foi desenvolvido em parceria com a HR Tech Grow Group, multinacional especializada em conectar oportunidades para profissionais de média e alta gestão em toda a América Latina, com presença no Brasil, na Argentina, no Chile e nos Estados Unidos. As entrevistas finais com os aprovados no bootcamp serão entre os dias 15 e 23 de julho, com divulgação dos selecionados no final do mesmo mês.

SERVIÇO:
Bootcamp Magnum Now
Inscrições: https://parceiros.magnumtires.com.br/magnumnow2024
Prazo final para inscrições: 31 de maio
Requisitos: ter entre 22 e 32 anos, ser graduado em Economia, Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Contabilidade, Marketing ou Comércio Exterior, ter concluído a graduação entre 2018 e 2023 e ter inglês avançado.


Asco 2024: Oncoclínicas contará com 37 participações durante o maior congresso mundial de oncologia


Maior congresso de oncologia do mundo, a ASCO (Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica) acontece anualmente em Chicago, nos Estados Unidos, reunindo mais de 50 mil participantes. Na edição deste ano, o evento, que reúne os maiores especialistas sobre o tema, será entre os dias 31 de maio e 4 de junho. E, assim como em outros anos, a Oncoclínicas&Co, um dos maiores grupos especializados no tratamento do câncer da América Latina, é destaque com 37 participações. A presença brasileira conta com apresentação oral e em pôsteres, e também em sessões como painelistas e debatedores.

“A pesquisa clínica e a educação são instrumentos essenciais para tornar a saúde acessível a todos, independentemente dos limites territoriais. A Oncoclínicas vem avançando a passos largos para, de fato, contribuir nessa equação. Nesta edição da ASCO, contaremos com uma delegação de mais de 100 especialistas, que compartilharão conhecimento com a comunidade oncológica mundial na busca pelas melhores alternativas de cuidado para vencer o câncer”, afirma Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co.

Além disso, pela primeira vez a companhia contará com um stand na área de expositores do evento, um espaço dedicado a compartilhar avanços científicos e promover a interação direta com principais tomadores de decisão e influenciadores do setor. “O fortalecimento da nossa presença na ASCO 2024 é mais um passo que possibilita a formação de parcerias que podem acelerar o desenvolvimento e a implementação de novas frentes de combate à doença, beneficiando amplamente os nossos pacientes”, ressalta.

A arte do cuidado na Oncologia 

Pesquisas com foco no cuidado integral ao paciente oncológico têm especial relevância na programação por dialogar diretamente com o tema do congresso em 2024: "A Arte e a Ciência do Cuidado do Câncer: Do Conforto à Cura", que busca focar, entre outros temas, nos avanços não só científicos, mas também em terapias de suporte para uma melhor qualidade de vida, do diagnóstico ao desfecho. 

"De maneira geral, serão apresentados estudos com avanços em pesquisas científicas em diversas áreas da oncologia, com destaque para os cânceres de mama, pulmão e melanoma, que tem, inclusive, participação brasileira. A edição 2024 do congresso abrange diversos temas e discute questões que vão além do técnico, como melhorias em atendimento, protocolos e também em acesso, equidade e sustentabilidade do setor de saúde. Vamos não só ter uma visão geral da Oncologia, mas participação ativa. Nossos especialistas se destacam em várias seções", explica Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.

Para ele, a crescente importância do olhar para além dos aspectos puramente focados em taxa de resposta e sobrevida no tratamento oncológico, enfatizando a qualidade de vida dos pacientes, vem conquistando cada vez mais espaço na agenda do congresso nos últimos anos, provando os impactos do olhar dedicado às necessidades do paciente para muito além da doença.

“Esse enfoque holístico envolve não apenas a eficácia dos tratamentos médicos, mas também o bem-estar emocional, social e psicológico dos pacientes. Palestras e estudos com abordagens integrativas, que incluem cuidados paliativos precoces, suporte psicológico contínuo e intervenções para melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento, permeiam a programação, lado a lado com relevantes descobertas científicas relacionadas a novas drogas e protocolos de tratamento. A ASCO sublinha que essa visão abrangente é essencial para um tratamento verdadeiramente centrado no paciente, promovendo uma recuperação mais completa e satisfatória”, diz.

Vivendo com o câncer  

Em linha com essa visão, Cristiane Bergerot, líder nacional de especialidade equipe multidisciplinar da Oncoclínicas, levará para os palcos da ASCO a apresentação oral do estudo “Qualidade de vida de pacientes idosos com câncer metastático no Brasil: Uma intervenção de avaliação geriátrica e cuidados de apoio baseada em telemedicina (GAIN-S)” (ABSTRACT #: 1514), 100% nacional, que testou a eficácia de um programa de avaliação geriátrica via telessaúde, integrada a intervenções psicossociais, para pessoas a partir de 65 anos com doença metastática. "Nesse estudo, demonstramos que este programa melhora a função física do paciente, reduz sintomas depressivos, melhora a qualidade de vida, e auxilia no enfrentamento do diagnóstico, tratamento e prognóstico”, explica. Os resultados dessa avaliação fazem parte da seção “Desafios e Oportunidades na Prestação de Cuidados Oncológicos Globais”, que acontece no dia 2 de junho.

Com isso, a área de Oncogeriatria, aponta Cristiane, é um dos destaques da ASCO deste ano. "O envelhecimento da população está diretamente ligado ao aumento no número de casos de câncer, e muitas vezes esses pacientes chegam a um estágio que requer uma assistência integrada e focada nas reais necessidades. Essa é uma área que se torna cada vez mais importante e presente no debate. Além disso, iremos iniciar um outro estudo, de fase 3, com o intuito de avaliar a eficácia desse programa para pacientes com 65 anos ou mais, com início previsto de tratamento oncológico. É fundamental entender como melhorar a qualidade de vida e o enfrentamento da doença para proporcionar melhores prognósticos", explica. 

Além dessa pesquisa, Cristiane destaca um outro estudo da Oncoclínicas realizado pelo médico oncologista Paulo Bergerot, líder na Sociedade Internacional de Exercício em Oncologia, que avaliou o impacto de um programa remoto e supervisionado de atividades físicas para pacientes em tratamento oncológico (ABSTRACT #: 1623 / POSTER BD #: 494). "Neste estudo, observamos uma melhora considerável dos sintomas relacionados ao tratamento e à doença, além de uma melhora significativa da qualidade de vida. Um dos desafios aqui no Brasil é oferecer esse tipo de suporte sem depender de uma estrutura de academia, o que reflete em políticas para melhorar o acesso, um dos nossos gargalos sociais. As pesquisas que apresentaremos nesta edição da ASCO comprovam que, com medidas simples, podemos amplamente contribuir para a melhoria do prognóstico geral dos pacientes, resultando em impactos positivos na redução dos custos totais gerados pela doença para os sistemas de saúde público e privado", enfatiza a especialista. 

Mucosite: programa da Oncoclínicas tem destaque

Estudo liderado pela estomatologista Renata Ferrari, em parceria com o oncologista William William e a psicóloga Cristiane Bergerot, ambos da Oncoclínicas, traz uma experiência brasileira de sucesso em tratamentos dos efeitos colaterais do câncer. O uso da laserterapia reduz significativamente o risco de mucosite em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em radioterapia ou quimioterapia e radioterapia combinados. Os resultados foram comparados com os descritos na literatura, indicando uma redução relevante de aproximadamente 20% na ocorrência de casos.

Neste estudo, (ABSTRACT #: 12120 / POSTER BD #: 259) os pesquisadores apontam que mesmo nos pacientes que desenvolveram a doença, a gravidade também foi reduzida. Segundo os dados apurados, a partir da adoção do protocolo desenhado pelos especialistas com uso de laserterapia, uma parcela muito reduzida dos pacientes apresentou grau 3 e grau 4 de mucosite - estágios em que os sintomas apresentam gravidade, podendo levar à internação e à deterioração da saúde. “Isso ressalta a relevância dessa metodologia de cuidado complementar para a qualidade de vida de quem passa por tratamento oncológico”, diz Carlos Gil.

Câncer de mama em foco 

O câncer de mama é hoje o segundo de neoplasia mais comum entre a população mundial. Em 2022, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,3 milhões de mulheres receberam o diagnóstico da doença. No mesmo ano, 670 mil pacientes morreram em decorrência da condição. Apesar das melhorias significativas na investigação, no tratamento e na sobrevida, persistem grandes desigualdades e muitas pacientes são sistematicamente deixadas para trás, esquecidas. Trata-se de um problema global, alerta o estudo. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 73 mil novos casos em 2024.

Diante deste cenário, a Oncoclínicas leva para a ASCO uma série de estudos que contribuem para o entendimento dos fatores que elevam os riscos de surgimento de câncer de mama, entre os quais se destaca uma avaliação baseada em dados de mundo real de um grupo significativo de pacientes brasileiras com câncer de mama. A pesquisa “Um retrato de variantes patogênicas em linhagem germinativa a partir de uma grande coorte de pacientes brasileiras com câncer de mama" (ABSTRACT #: 540), liderada pelo oncologista Leandro Jonata, será apresentada em 2 de junho na sessão de pôsteres da Asco. A análise traz um recorte inédito da realidade no país, traçando a partir de uma investigação ampla as variantes genéticas hereditárias que podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores mamários, bem como a prevalência e o impacto clínico dessas mutações germinativas nessa parcela população.

Além destes, três outros estudos voltados a novas alternativas e protocolos de tratamento para câncer de mama liderados pela empresa de origem espanhola MedSir, que desde 2022 conta com uma aliança estratégica com a Oncoclínicas&Co para impulsionar pesquisas clínicas independentes em toda a América Latina e liderar investigações globais em oncologia, foram selecionados pela ASCO para publicação no formato de e-pôsteres.

Equidade, diversidade: perspectivas sempre em debate

A equidade no acesso de pesquisas, tratamentos, terapias e drogas no combate ao câncer ao redor do planeta. Mas também são aguardados os avanços em termos de terapias, engenharia genética e tratamentos. 

Desde a pandemia da Covid-19, que mostrou os gargalos de acesso à saúde que temos em todo o mundo e, principalmente, nos tratamentos mais avançados de câncer, a ASCO vem focando muito nesses temas: como podemos levar esses avanços para a população global de forma ampla e irrestrita? Este ano não será diferente. 

“A oncologia ainda enfrenta barreiras relacionadas ao alto custo dos tratamentos mais avançados e as pesquisas científicas demandam investimentos consistentes para que sejam viabilizadas, o que acaba gerando um abismo no acesso igualitário a países latino-americanos e africanos frente às grandes potências econômicas. O Brasil, como país em desenvolvimento, pode e deve ser um líder nesse debate, pois vivemos exatamente esse dilema: temos uma parte da população com o que há de melhor e uma outra que, apesar de contemplada pelo sistema público - o que é muito diferente de outros países - ainda não tem acesso ao que há de mais inovador", sintetiza Carlos Gil Ferreira.
________________________________________

Sobre a Oncoclínicas&Co 

A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer. 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém-lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.

Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicas.com