segunda-feira, 6 de novembro de 2023
Em Pernambuco, Enem PPL/2023 tem maior adesão dos últimos oito anos
Neste ano, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL/2023) tiveram um crescimento de mais de 25%, ultrapassando o total registrado nos últimos oito anos. O Presídio de Igarassu (PIG), localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), é a unidade com o maior número de candidatos (418), seguido do Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima (320), e do Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, na Zona da Mata Sul (203). As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) registrou a inscrição de 2520 pessoas privadas de liberdade (PPL’s), espalhadas pelas 24 unidades prisionais e 13 cadeias públicas de Pernambuco. “A educação é fundamental para os reeducandos, pois proporciona a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos que podem ajudar na reintegração à sociedade após o cumprimento da pena. Portanto, o ENEM nos presídios visa promover a ressocialização e a redução da criminalidade, além de promover a igualdade de oportunidades educacionais”, destaca o secretário executivo de ressocialização, Paulo Paes.
As inscrições nos últimos oito anos quase triplicaram. Em 2016, foram 934 inscritos; em 2017, 867; em 2018, 1011; em 2019, 1164; em 2020, 1273 inscrições; em 2021, 1706 registros; em 2022, 2012 inscritos; e em 2023, 2520. "O investimento em educação segue como um dos principais pilares no processo de ressocialização, representando um novo caminho para a transformação na vida dos indivíduos privados de liberdade", acrescenta o secretário.
Imprensa Seres PE
Exposição Casa dos Pobres
Olá pessoal!!!!
A Casa dos Pobres São Francisco de Assis convida a todos para a sua 8 Exposição Mãos que Fazem.
Esse ano a novidade é que a Exposição vai acontecer na Casa dos Pobres. Uma oportunidade para você conhecer nosso espaço e nossos moradores. Dia 13/11 , segunda-feira tá todo mundo convidado para apreciar os trabalhos manuais produzidos pelos nossos artesãos. São quadros, bijuterias, lembrancinhas em crochê e tecidos. Tudo feito o ano inteiro com muito carinho e dedicação pelos nossos artesãos.
O evento tem início as 19h e conta com a participação do cantor Bartho e da cantora Bete Lee, que vão dar um show pra todos os convidados. Imperdível.
Então marca aí a data e vem prestigiar os nossos idosos com o trabalho deles. Contamos com vocês.
Espetáculo de teatro e dança “Uma Noite Em Ritmo Quente” volta ao Teatro RioMar Recife
O espetáculo de teatro e dança “Uma Noite em Ritmo Quente” está de volta ao Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife. A montagem motiva o público a reviver o filme Ritmo Quente (Dirty Dancing), que bateu recordes de bilheteria e se tornou um dos maiores clássicos do cinema. Serão duas apresentações no próximo sábado, dia 11 de novembro, às 17h e 20h.
Vencedor do Oscar e Globo de Ouro em Melhor Canção Original com "I've Had The Time of My Life", Ritmo Quente (Dirty Dancing) mostra a história da jovem Baby. Em férias com sua família, ela se apaixona pelo instrutor de dança Johnny no hotel onde está hospedada. Apesar da censura dos pais, a paixão pela dança e o amor inesperado conquistaram o coração do público.
Agora, a produção cearense traz de volta para o Teatro RioMar essa emocionante história em um espetáculo dirigido por Karla Karenina, roteirizado por Fernanda Zeballos e Iuri Cintra e idealizado e protagonizado por Diego Borges.
Em sua temporada de estreia, o espetáculo girou por quatro grandes teatros (Teatro RioMar Fortaleza, Teatro RioMar Recife, Teatro Municipal São José e Theatro José de Alencar), arrastando uma legião de fãs e lotando casa em todas as sessões realizadas. Os pedidos nas redes sociais não param e, por isso, será realizada uma nova temporada de final de ano.
Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro e no SuperApp RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android.
Testes genéticos contribuem para tratamento de câncer de próstata
Por meio dos chamados biomarcadores é possível não só realizar um rastreio precoce, mas também aumentar a perspectiva de pacientes com câncer em estágio mais avançado
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados já em estágio avançado. Esse cenário colabora para algumas das 16.055 mortes em decorrência da doença, que aconteceram no Brasil, em 2022. Somente em Pernambuco, são esperados 2.930 casos neste ano. Mas, com o avanço da medicina de precisão, as perspectivas para os pacientes têm sido cada vez mais animadoras, mesmo para aqueles que descobrem a neoplasia tardiamente.
“A medicina de precisão é a capacidade de agregar informações genéticas aos achados clínico-patológicos e, com isso, é possível identificar de forma mais individual qual o tipo de câncer de próstata acomete aquele paciente, assim, podemos investir em tratamentos mais assertivos e eficazes”, explica Renan Éboli, Uro-Oncologista da Multihemo Oncoclínicas, que faz parte do Grupo Oncoclínicas. O especialista acrescenta que esse tipo da doença possui apresentação heterogênea, e que encontrar mutações genéticas permitiu o melhor entendimento da evolução do câncer de próstata, sobretudo os mais agressivos.
Órgãos internacionais, como o National Comprehensive Cancer NetWork (NCCN), já defendem a investigação de mutações nos genes de reparo do DNA em todos os pacientes diagnosticados com metástase e naqueles com história familiar significativa. O teste avalia os diversos tipos, dos quais destacam-se o BRCA1, BRCA2 e ATM, que são os que mais apresentam mutações em casos de câncer de próstata agressivo.
Renan explica que existem dois tipos de testes genéticos. O primeiro deles é o Teste Somático ou do tecido tumoral, que busca estudar alterações presentes na amostra do tumor ou de suas metástases. Essa amostra pode ser coletada durante biópsia por punção, cirurgia ou até mesmo no sangue a partir de fragmentos de DNA tumoral circulantes (biópsia líquida). O segundo tipo é o Teste Germinativo, que pode ser realizado por meio de uma porção de sangue ou saliva e é indicado principalmente para aconselhamento familiar, ou seja, para predizer a probabilidade do surgimento de tumores em filhos e netos.
Devido a utilização desses testes, que reconhecem as alterações, recentemente foram lançadas medicações por via oral que dificultam que as células que sofreram mutações nos genes de reparo sobrevivam. Esta ação permite uma diminuição da chance de progressão e consequente morte pelo câncer.
“Recentes estudos apontam que com a utilização destas novas medicações, associadas aos agentes hormonais, houve uma redução de 34% na progressão das metástases e redução de 20% na chance de morte no cenário mais avançado da doença. Além disso, por meio desses testes, é possível adotar medidas preventivas já que contribuem para uma detecção precoce da condição em familiares de pacientes com histórico dessa neoplasia”, explica Renan.
De olho no câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens (exceto os tumores de pele não melanoma) e cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Em sua fase inicial, não provoca sintomas, mas, em estágio avançado, os indivíduos podem apresentar micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina e dores nos ossos.
O diagnóstico é feito a partir da biópsia da próstata, em casos nos quais o homem apresenta elevação do antígeno prostático específico (PSA) presente no sangue ou em caso de identificação de alteração no exame do toque.
Assinar:
Postagens (Atom)