terça-feira, 1 de outubro de 2019

Mundo Bita no Shopping Costa Dourada

O mês das crianças será comemorado no Shopping Costa Dourada com uma programação recheada de diversão. De 4 à 27 de outubro, o mall preparou uma série de atrações especiais para tornar este período inesquecível. O destaque fica por conta do show único do Mundo Bita, o primeiro no município de Cabo de Santo Agostinho. 

Fenômeno entre o público infantil, o “Mundo Bita” foi criado pela produtora pernambucana Mr. Plot, em 2011, e hoje acumula mais de dois bilhões de visualizações em seu canal em português no YouTube, no qual é possível assistir a vídeos divertidos que estimulam o interesse das crianças pelos animais, pelas brincadeiras e por outros temas como o corpo humano, a natureza e a inclusão social.

A apresentação será no dia 20 de outubro, às 17h, no estacionamento do Shopping. Em compras a partir de 200 reais é possível trocar a nota fiscal para ganhar um ingresso com acompanhante para o show e um copo personalizado. 

Já a Praça de Eventos do Shopping contará com aventuras todos os dias para a criançada. Será possível participar de Oficinas de Slime, voltada para meninos e meninas que gostam de criar suas próprias massinhas, com muitas texturas, cores e enfeites, além de um circuito com piscina de bolinhas. Os ingressos podem ser adquiridos no local. Já o complexo de cinemas do Costa Dourada vai trazer uma programação especial de filmes como “Abominável” para os pequenos.

Cresce índice de adequação das estatais após atuação da SCGE

O índice de adequação das estatais pernambucanas à Lei 13.303/16 e ao Decreto Estadual 43.984/16 cresceu 20% nos últimos três meses, passando de 51% para 71%. Esse avanço foi identificado após o início do trabalho que a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vem desenvolvendo junto às empresas públicas e sociedades de economia mista estaduais, com destaque para a criação de uma unidade especialmente voltada para orientar, monitorar e avaliar o sistema de governança corporativa, a partir da incorporação de boas práticas de eficiência, transparência e controle.

“As estatais são importantes entidades que apoiam o Estado na ativação de receitas e no desenvolvimento de políticas públicas essenciais. Nessa perspectiva, nosso papel é estratégico, por que realizamos ações parecidas com as de uma consultoria, dando os subsídios necessários para que as empresas preencham os requisitos legais a nível estadual e nacional. Para isso, iniciamos visitas de monitoramento em todas as unidades, criamos um calendário de atividades e pactuamos um plano de ação em cada uma delas”, explicou a secretária Érika Lacet.

Dentre os itens exigidos em em lei, estão uma área destinada à transparência no site da estatal; política de divulgação de informações; plano anual de negócios para o exercício seguinte; estratégia de longo prazo; regulamento de compras (licitações e contratos); relatório integrado ou de sustentabilidade; e Código de Conduta e Integridade. “Para facilitar o entendimento, disponibilizamos no site da SCGE manuais, boletins e agenda das obrigações a serem cumpridas pelas estatais, além de modelos dos documentos para nortear a elaboração dos seus materiais próprios”, destacou a diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), Elisângela Lôbo.

Dentro de um ranking estadual, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é a que mais se destaca entre as estatais, com um índice de adequação que passou de 82% para 97%. Em seguida vem a Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que aumentaram de 72% para 91% e 54% para 88%, respectivamente.

De acordo com a Érika Lacet, a partir do próximo ano a Unidade de Controle das Ações das Estatais da Controladoria-Geral do Estado fará uma análise qualitativa de todo o material produzido pelas empresas públicas e sociedades de economia mista estaduais. “Nesse momento, estamos atuando com o foco de zerar todas as pendências com a legislação. A etapa seguinte será avaliar a qualidade dos produtos apresentados. Dessa forma, vamos promover e aperfeiçoar o modelo de governança e estabelecer o sistema de gestão de riscos. Precisamos conduzir a máquina pública com ética e planejamento para o alcance dos resultados esperados pelos pernambucanos”, concluiu.

Relação de estatais pernambucanas:

- Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad Diper)

- Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe)

- Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab)

- Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

- Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)

- Companhia Pernambucana de Gás (Copergás)

- Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM)

- Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur)

- Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC)

- Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI)

- Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

- Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe)

- Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart)

- Porto do Recife

- Complexo Industrial Portuário de Suape (Suape)




Imprensa SCGE PE

Ações do Outubro Rosa no Recife

Para marcar o Outubro Rosa e alertar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, a Prefeitura do Recife vai ofertar o dobro de vagas de exames no mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e vai realizar mamografias sem necessidade de encaminhamento ou marcação no Hospital da Mulher do Recife (HMR) em alguns dias do mês. Além disso, a PCR promoverá a 1ª Corrida Outubro Rosa, lançará campanha e ainda discutirá o tema em seminários, palestras e rodas de diálogo nos mais diversos lugares da cidade. A programação do Outubro Rosa da Prefeitura do Recife e o cronograma do mamógrafo móvel estão disponíveis no site da PCR (www.recife.pe.gov.br).

Ao longo do mês, circularão pela capital pernambucana dois caminhões equipados com o mamógrafo móvel da Sesau, que percorrerão mais de 40 locais e disponibilizarão 3.600 vagas para realização do exame das mamas - praticamente o dobro do que é ofertado normalmente. Em média, serão 160 vagas por dia. A mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

O itinerário dos caminhões do mamógrafo móvel pode ser conferido no site da Prefeitura do Recife. As mulheres poderão ser atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O resultado do exame é entregue em até 30 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação. Quem está fora da faixa etária e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento.

HOSPITAL DA MULHER - No Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, serão realizadas mamografias de forma espontânea, sem necessidade de encaminhamento ou marcação, nesta terça-feira (1º), assim como nos dias 28 a 31 de outubro. Em cada um dos dias, serão oferecidas 30 vagas (15 pela manhã e 15 à tarde). O atendimento acontecerá por ordem de chegada.

Além disso, no dia 27, acontecerá a 1ª Corrida Outubro Rosa, no estacionamento do HMR. O percurso é de cinco quilômetros, e os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas e bicicletas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10, na própria unidade, e custam R$ 30.

DADOS - Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, e representa 25% do total de casos de câncer femininos no mundo. A doença caracteriza-se por ser um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama e alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente para este ano, no Recife, são previstos mais de 700 novos casos de câncer de mama. Para contribuir com o diagnóstico precoce e evitar o aumento desse número, a PCR disponibiliza mensalmente exames nos mamógrafos móveis, no Hospital da Mulher do Recife e em clínicas conveniadas. Desde 2013, já foram realizados mais de 320 mil exames desse tipo, sendo cerca de 17 mil apenas em 2019.

COMO IDENTIFICAR – As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

Imprensa Recife


Boogarins e Luísa & Os Alquimistas lançam discos no Bailito

Os goianos da Banda Boogarins retornam ao Recife neste sábado (05), a partir das 21h, para o lançamento do seu quarto disco de estúdio: "Sombrou Dúvida". O show ocorre no Bailito, após uma intensa agenda durante a turnê do grupo nos EUA. Com experiência visual imersiva assinada por Gabriel Rolim. A banda Luísa e os Alquimistas também traz o lançamento de "Jaguatirica Print" (Natura Musical) terceiro álbum da carreira do grupo, para a ocasião. O evento ainda conta com shows inéditos da banda pernambucana Aventura e apresentação dos DJs Galafoice. 

Gravado entre 2016 e 2018, majoritariamente em Austin, Texas, em paralelo a intensa agenda de shows da banda, o novo disco traz uma versão mais amadurecida dos goianos, sem perder a essencial fluidez lírica e melódica que permeia todas as gravações e apresentações ao vivo do grupo.

O primeiro single “Sombra ou Dúvida”- faixa-quase-titulo, faces da brincadeira léxica proposta pelo nome do álbum, que segundo Benke Ferraz“ é como um b-side do In Utero do Nirvana com a produção de Kanye West” pode ser um ótimo exemplo de como o novo trabalho da banda é um fazer que envolve uma mistura ampla de referências, se moldando a serviço da canção, estruturando e impulsionando tudo o que o ouvinte pode encontrar/sentir/entender dentro de uma música.

Liderada pela cantora e compositora potiguar Luisa Guedes, a banda Luisa e Os Alquimistas traz pela primeira vez ao Recife,“Jaguatirica Print”(Natura Musical) terceiro álbum da carreira da banda. O novo disco é sucessor de “Cobra Coral” (Dosol - 2016) e “Vekanandra” (2017 - Rizomarte e PWR Records) e se aprofunda nos batidões de sotaque nordestino que vêm sendo desenvolvidos entre Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Assim, a artista fortalece ainda mais a característica da banda, que é a conexão entre o pop e o alternativo. Algumas músicas, inclusive, já estão sendo apresentadas ao vivo com uma ótima resposta do público.

Como pontapé inicial no novo trabalho, o primeiro single, “Furtacor”, foi lançado dia 09 de agosto em todas as plataformas streaming, além de ganhar um lyric clipe chiquérrimo, produzido pela Mole Enterprise. “Um bregão/arrocha sintetizado que aborda um romantismo sem clichês. Liberdade pra viver o amor nas suas diversas formas”, explica Luisa. “Tous Les Jours” é o segundo single de Jaguatirica Print, um afro pop melado, pegajoso, envolvente e dançante que nasce da combinação de Luísa, Teago Oliveira (do Maglore), Gabriel Souto, e com o togolês Izy Mistura. 

Luísa e os Alquimistas usa os elementos mais inesperados para criar sons que são verdadeiros feitiços. “Tous Les Jours”é a síntese disso: do encontro entre afro pop, batidão brega nordestino e clima tropical, com versos em inglês, espanhol, francês e português.

Nascida de jams instrumentais, a Aventura, banda formada por Iara Adeodato (Sereia Problema), Thiago Couceiro (Inner Kings), Johnny (Amandinho) e Diogo Cunha (Inner Kings), a surgiu em 2017, munida pela vontade de experimentar novas possibilidades musicais fora dos projetos nos quais os integrantes já tocam. A banda é uma das promessas da música alternativa do estado, com uma projeção que vem bombando a cena de eventos independentes do Recife.

O som da Aventura não se apega a gênero, mas experimenta passear pelo hardcore, shoegaze e indie, resultando na mistura presente da juventude sônica espalhada pelos palcos escondidos da cidade. Com o uso de sintetizadores e guitarras cheias de efeitos, a Aventura modula uma realidade mutante, marcadas pelo ritmo seco e acentuado da bateria e do baixo. 

A noite ainda conta com a discotecagem dos DJs Galafoice, com Tiago Cabral (Guaiamum Treloso Rural) e Dudu Falcão (Pop Briseiro). Os ingressos para o evento custam R$ R$ 35 (Meia), R$ 40 (Social) e R$ 70 (Inteira) e estão disponíveis no site da Sympla: https://www.sympla.com.br/boogarins-e-mais--05-de-outubro--baile-perfumado__624408


SERVIÇO:

GOIANOS DO BOOGARINS E LUíSA E OS ALQUIMISTAS LANÇAM DISCOS NESTE SÁBADO NO BAILITO 


Com Boogarins, Luísa e os Alquimistas, Aventura e DJs Galafoice

Neste sábado (05), a partir das 21h, no Bailito,Recife - PE, 50720-110

Lote Promocional: R$35

Primeiro Lote: R$35 Meia / R$40 Social / R$70 Inteira

Recife recebe lançamento do livro “Relações Obscenas – As revelações do The Intercept/BR”

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido popularmente como Kakay lançará, com tarde de autógrafos, o livro “Relações obscenas”, do qual participou como coautor, no I Colóquio de Direito Criminal de Recife que acontecerá no próximo dia 11/10, as 9h no Teatro RioMar Recife.

O livro traz, em 60 artigos distribuídos em 420 páginas, a visão e análise crítica e minuciosa de intelectuais e célebres figuras do campo progressista brasileiro sobre a #VazaJato, um dos maiores escândalos da história da República, esmiuçando as relações consideradas inapropriadas entre o Ministério Público Federal, o Judiciário e setores da direita nativa. O prefácio fica por conta do escritor Fernando Morais, antes de iniciar o primeiro capítulo intitulado “A vítima”, dedicado ao ex presidente Lula. No decorrer das páginas, o leitor também encontrará ilustrações de Renato Aroeira.

Palestrante do I Colóquio de Direito Criminal em Recife, Kakay não é o único advogado polêmico entre os convidados. Entre a vasta lista de profissionais renomados está advogado Zanone Júnior, conhecido por ter defendido Adélio Bispo, condenado por agressão ao Presidente Jair Bolsonaro em 2018. Na programação ainda estarão Rawlinson Ferraz, Raimundo Palmeira, Paulo Lopo, Geovane Moraes, Emerson Leônidas, Emerson Castelo Branco, Elias Mattar Assad, Eliane Gaia, Carlos Barros, Bruno Baptista, Antônio Nabor Areias Bulhões e André Rabelo que juntos levarão muito conhecimento ao público por meio de um formato irreverente e diferente dos eventos da área.

O Evento é dedicado a profissionais e estudantes da área de direito e de outras áreas. Os ingressos estão a venda no site do teatro RioMar www.teatroriomarrecife.com.br



SERVIÇO:

Lançamento do livro “Relações Obscenas – As revelações do The Intercept/BR”

Data: 11 de outubro de 2019

Horário: 9h as 18h30

Local: Teatro RioMar Recife- Avenida República do Líbano, 251, Pina – Recife

Inscrições e vendas: www.teatroriomarrecife.com.br

Informações: Dra. Eliane Costa - coordenadora executiva - (81) 99968-4112

Realização: Juspleno 

Camará recebe Encontro de Colecionadores de Miniaturas

Longe de ser apenas um hobby, colecionar miniaturas tem se mostrado um verdadeiro negócio. Tanto que o Brasil ocupa a segunda posição na comercialização desse tipo de produto, atrás apenas dos Estados Unidos. O sucesso desse mundo em escala reduzida vai poder ser visto neste domingo (6), a partir das 15h, na Praça de Alimentação do Camará Shopping.

No dia, o centro de compras recebe a segunda edição do Encontro de Colecionadores de Miniaturas. O evento, realizado pelo Camará em parceria com o Clube Pernambuco Diecast Colecionadores, vai promover a exposição de miniaturas de carros, motos, ônibus, caminhões e dioramas (representações em miniatura de lugares reais ou fictícios. Além de ver os objetivos de perto, o público ainda vai poder trocar, comprar e vender miniaturas e itens colecionáveis. O evento vai até as 20h e tem entrada gratuita.

Serviço

O quê: 2º Encontro Nacional de Miniaturas

Quando: Dia 6 de outubro

Onde: Praça de Alimentação - Piso L3 do Camará Shopping

Rua Manoel Honorato da Costa, n.º 555, Vila da Fabrica, Camaragibe

Horário: Das 15h às 20h

Valor: Entrada gratuita

Fiscalização de asilos para idosos em Jaboatão

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) e o Procon-PE, ambos ligados à Secretaria Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizaram nesta terça-feira (1º), Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Operação Longa Permanência, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação, que também contou com a atuação da Delegacia do Idoso, fiscalizou uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) onde residem 14 pessoas idosas. O estabelecimento foi autuado pelo órgão de defesa do consumidor e terá 10 dias para apresentar defesa.

No local foram encontradas diversas irregularidades, entre elas oito cartelas de remédio para hipertensão arterial fora da validade, uma delas já estava sendo utilizada. Além dos remédios vencidos, também foram identificadas irregularidades que infringem o Estatuto do Idoso, como: ausência de estrutura física adequada para o público atendido, piscina sem higienização e falta de profissionais capacitados. Na ocasião, a Delegacia do Idoso também fez a escuta de uma das pessoas idosas que denunciou estar sofrendo injúria e maus tratos.

Dona Maria [nome fictício], uma das residentes da Pousada Bem Estar Melhor Idade, agradeceu a visita das equipes e pediu ajuda. “Deus ouviu as minhas orações, tenho pedido muito a Ele para tomar providência disso. Estão fazendo dos idosos um meio de vida”, lamentou.

Secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa explica que a operação visa combater as violações, de modo que os autores sejam devidamente punidos pelos seus atos. “A intenção do Governo de Pernambuco é prevenir que ocorram casos de violação dos direitos das pessoas idosas, residentes em Instituições de Longa Permanência, a maioria delas, muitas vezes já violentadas pelo abandono das suas próprias famílias” completa.

A ação conjunta contou, ainda, com a participação de peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). Neste ano, o CIAPPI já realizou 28 monitoramentos em ILPIs, em todo o estado.


Imprensa SEDH PE

Financeiras são interditadas no Centro do Recife

Uma ação realizada na manhã desta terça-feira (1º) pelos Procon’s Pernambuco e Recife, fiscalizou 13 empresas e interditou duas que ofereciam empréstimos de forma ilegal. A Real Fator e a Realiza Empréstimos Consignado funcionavam no Edifício Antônio Barbosa, localizado na Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife. A Polícia Militar também participou da ação.

As fiscalizações foram realizadas em todo Brasil no Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira, por ser o público que mais sofre com fraudes e golpes por empresas que não trabalham de forma honesta. Essa ação tomou como base o modelo desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, que desde o ano passado vem realizando fiscalizações nessa área, 26 empresas já foram fechadas.

De acordo com a gerente de fiscalização do Procon-PE, Danyelle Sena, as empresas fechadas não tinham autorização para funcionar como correspondente bancário. “Se o consumidor sofrer uma fraude, um golpe, fica até difícil abrir uma reclamação porque o CNPJ não bate com a atividade da empresa”, explica.

Já a presidente do Procon-Recife, Ana Paula Jardim, orienta que o idoso não assine documentos em branco e não passe a senha para terceiros. “Ao fazer empréstimo é preciso ler o contrato e levar uma cópia consigo”, alerta.

Entre os pontos que também são fiscalizados nas financiadoras de crédito estão:


- Contrato de prestação de serviço do correspondente com Banco;


- Autorização do Banco Central para funcionar;


- Se os funcionários estão devidamente identificados;


- Se o consumidor recebe impresso todas as informações sobre o serviço contratado;


- Se o local tem disponível um serviço de atendimento ao cliente.



Imprensa Procon PE

Número de idosos cresce no Brasil


Segundo dados do IBGE, a média de expectativa de vida no Brasil em 1999 era de 68 anos e, em 2010, chegou a 73 anos, mas agora a previsão é ultrapassarmos essa perspectiva em 2020. De fato, dados da pesquisa "Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018", mostra que a população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26% entre 2012 e 2018, ao passo que o grupo de até 13 anos recuou de 6%. Desta forma, temos um latente envelhecimento com um volume cada vez mais crescente de idosos do que jovens e, com isso, o país encara um desafio com a qual nunca se defrontou antes: a desigualdade do aumento e envelhecimento do cidadão brasileiro, com 212 milhões de habitantes, que cresce até 2045, frente uma juventude que sempre foi a maioria da população. “Existem duas forma de envelhecer. Você pode envelhecer com saúde ou você pode envelhecer doente. Então, cada dia que passa, estamos ficando mais velhos e mais doentes. E o ideal é programar a nossa velhice com saúde, através de uma análise metabólica para que tenhamos no futuro mais qualidade de vida. E isso passa por várias questões como alimentação, sono, suplementação, dietas, práticas de exercícios físicos, mobilidade e habitação”, destaca a Dra Carina Brito, especialista em mastologia e longevidade.

E, a preocupação é de fato importante uma vez que o cenário atual mostra um índice cada vez maior da população de idosos que chega hoje a 7,8% da população é de idosos. Além disso, dados já apontam que este público passará por incremento de 11,4% em 2030, crescimento que traz várias implicações importantes como destaca também o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil): 85% da população com 50 anos ou mais vivem em áreas urbanas e relatos desse índice enfatiza que 43% tem medo de cair na rua, assim como em meio à rotina cada vez mais agitada do dia a dia as possibilidades de quedas e acidentes em casa é uma realidade. “Aumentar a longevidade é uma ação que deve ser desenvolvida com apoio médico para prevenir doenças da idade, inflamatórias e doenças crônicas, que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas. Isso significa não esperar que essas doenças sejam desencadeadas ou sintomas aparecerem para poder tratar o paciente. A perspectiva é observamos o paciente como um todo para desenvolver rotinas e promover melhor a saúde durante esse processo de envelhecimento, de acordo com a vida dele”, enfatiza.

Por isso, as pessoas não conseguem normalmente praticar coisas básicas, de acordo com a médica, que podem ajudar a ter uma vida melhor, como comer bem, dormir bem, praticar atividade física e controlar o estresse. Isso explica ainda o motivo das pessoas estarem tão estressadas nos dias atuais, uma questão que começa a acelerar o metabolismo e fazer com que fique mais velha mais cedo. Ou seja, a idade cronológica é uma, porém biologicamente você fica velho. Com esse envelhecimento da população e do aumento da expectativa de vida, a arquitetura dirige seu olhar para essa fatia da sociedade que requer cuidados e atenção diferenciada. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, essa terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos. Por isso, é importante pensar na promoção de ambiente que promovam inclusão. Afinal, uma boa arquitetura é aquela pautada para acolher quem nela mora, assim como os espaços externos e públicos não podem se omitir quanto à acessibilidade, que é fundamental nos dias de hoje”, comenta o consultor e arquiteto Anderson Aragão, especialista em Acessibilidade, Planejamento de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

Os ambientes não só devem ter ênfase no conforto ambiental e na estética como deve ter esse olha de acolhimento e cuidados à saúde, para estimular um lugar na qual a pessoa se sinta a vontade em sua convivência diária e despreocupada com impactos à sua saúde. “O mercado oferece cada vez mais produtos de bom gosto e qualidade com excelente custo/benefício que são desenvolvidos com o propósito de proporcionar aos profissionais a capacidade de criar projetos que visem às necessidades de pessoas que tem problemas de mobilidade e aos idosos. Com isso, a arquitetura pode oferecer melhor qualidade de vida”, diz. De fato, a partir da instituição da Lei n° 10.098, de 2000, conhecida como Lei da Acessibilidade, que estabelece normas gerais, para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, surgiram orientações que contribuem com a construção de projetos de comerciais e residenciais adequados para as novas realidades.

É possível assim desenvolver inclusive os projetos preventivos, que sejam moldadas com estruturas adaptadas para atender o envelhecimento da população, como a inclusão de rampa, corrimão, guarda-corpo e piso tátil, por exemplo. “Quem está nessa faixa etária ou sofre com mobilidade precisam de ambientes nas quais se encontrem mais seguros, que apresentem menor possibilidade de quedas e acidentes e que possam lhe proporcionar maior qualidade de vida. E são elementos fundamentais que se voltam desde ao formato das portas, altura das bancadas e a estrutura de iluminação dos ambientes, sejam residenciais ou comerciais”, completa Aragão. Projetos adaptadas para ambientes seguros devem, desta forma, prever portas largas para ajudar na entrada nos ambientes por cadeirantes ou outros objetos como bengalas, andadores ou muletas. Em virtude de problemas de vistas e ainda de memória, torna-se muito importante a instalação de sensores de presença de iluminação.

Tapetes antiderrapantes são fundamentais para evitar que se escorregões e acidentes, em espaços específicos, pois seu uso em todos os cômodos não é recomendado. O mobiliário deve ter arredondados para evitar que as pessoas se machuquem ao esbarrarem nos móveis. Pensar na disposição dos objetos na cozinha são ainda um detalhe essencial pois os armários e as bancadas precisam ter altura adaptada, altura entre 80 a 95 cm, facilitando a visualização e manuseio dos objetos. E por último, porém, não menos importante, temos a questão do banheiro que tem que se apresentar barras de apoio, banquinhos dentro do box e ainda fitas incolores antiderrapantes para reduzir acidades em pontos em contato com água. Além disso, a porta deve abrir para fora. “Todos esses detalhes tornam o ambiente adequada para um público que requer um cuidado extremamente relevante, uma vez que a mudança desse processo de acessibilidade é uma realidade sem volta no trabalho de arquitetura”, enfatiza Anderson Aragão.


Cursos de outubro na Escola de Controle Interno SCGE

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoverá, em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), seis cursos dentro da programação do mês de outubro. Ao todo, serão capacitados presencialmente 140 colaboradores do Poder Executivo Estadual, em temáticas como gestão de riscos, tecnologia e convênios. Como todas as atividades foram planejadas para atender demandas específicas de alguns órgãos e entidades, as turmas já estão com todas as vagas preenchidas, não havendo inscrições de novos participantes.

Para os servidores da própria Controladoria, foram identificados três temas que serão trabalhados durante todo o período: “Introdução à gestão de risco”, “Inteligência artificial: fundamentos e aplicabilidades com ênfase em compliance” e “Banco de dados: introdução e conceitos essenciais”. Foram disponibilizadas 62 vagas para os cursos, que serão ministrados por Allisson Procópio, da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE); Álvaro Pinheiro, analista em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação da ATI e coordenador de Sistemas da PGE; e Alexandre Otávio e Taciana Amorim, também da equipe da DOGI, respectivamente.

Já destinada ao público externo, a programação da ECI contemplará servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e das secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA); Turismo (Setur); e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); além da Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (Cehab), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural).

Para a corporação, será realizada a primeira de três capacitações sobre “Regime de adiantamento”. A expectativa é que, até o final deste ano, cem pessoas sejam qualificadas nessa temática. Aos demais órgãos e entidades, foram preparadas duas turmas que abordarão o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). No módulo inicial (A), serão tratados os atos preparatórios e execução, e, no seguinte (B), execução e prestação de contas. As aulas ficarão a cargo de Thaysa Paiva, da Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), e Marília de Souza Leão, servidora da Cehab.

Os detalhes de toda a programação do mês de outubro da Escola de Controle Interno (CI/SCGE) estão disponíveis no site http://www.scge.pe.gov.br.

Imprensa SCGE PE

Aguerézinho no Museu da Abolição










Uma tarde de atividades gratuitas e lúdicas para festejar a infância, os mitos e convivências afro-brasileiras. O evento Aguerézinho - o festejo dos contos, idealizado e realizado pela contadora de histórias, pedagoga e empreendedora social pernambucana Kemla Baptista, acontecerá no dia 12 de outubro deste ano, das 13h às 17h, no Museu da Abolição, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

A proposta é fazer um convite para que as famílias repensem a ótica eurocêntrica da infância, invertam a lógica consumista e troquem a excessiva compra de brinquedos pelo compartilhamento de experiências, afetos e histórias. Nesta segunda edição, o Aguerézinho fará homenagens à ancestralidade feminina africana, à expressividade feminina nas tradições orais afro-brasileiras e na literatura infantil por meio do livro Omo Obá: Histórias de princesas, escrito por Kiusam de Oliveira. Em 2019, são comemorados os 10 anos de publicação da obra, que recupera os mitos de orixás femininos como princesas e os apresenta a crianças.

“Iremos, por meio das atividades, mostrar como os saberes, o legado e as vivências femininas são importantes na educação das crianças. Pernambuco é um estado com altas taxas de feminicídio e essa também será uma forma de ensinar meninas a se empoderarem como futuras mulheres e meninos a respeitarem, desde cedo, a terem uma relação amorosa, no sentido fraternal, com a mulher”, explica Kemla Baptista.

No Aguerézinho, além de ouvir histórias em espetáculos do projeto Caçando Estórias, capitaneado por Kemla Baptista, as crianças fazem apresentações artísticas, conhecem brincadeiras tradicionais africanas, vivenciam diversas atividades lúdicas. A escritora Kiusam de Oliveira, mestra em psicologia e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), irá dividir o palco com Kemla para contar as histórias do livro Omo Obá: Histórias de princesas.

O grupo infantil Encantinho do Pina também é convidado. Fundado em 2013 como baque mirim da Nação do Maracatu Encanto do Pina, o grupo oferece atividades educativas e artísticas como a oficina de maracatu para as crianças e adolescentes da comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Outra atividade realizada será o "Pé de livros", espaço compartilhado para a leitura de livros afirmativos de literatura infantil doados pelas editoras Pallas, Arole Cultural, Miolo Mole e Jujuba. Sob a sombra dos baobás do jardim do Museu da Abolição, o público conhece obras que exaltam afro-brasilidades que, ao final do evento, são doadas ao acervo da Ludoteca do museu e à biblioteca do grupo Encantinho. Haverá um circuito de vivências de Capoeira Angola, com a contramestra Gaby Conde; yoga, com Vida Rodrigues; turbantes e pintura corporal, com Luh Silva; Tranças e penteados africanos com Lílian Mendonça; percussão corporal, com Fábio Curió; e confecção de bonecas abayomy, pintura e desenho criativo, modelagem na argila e o clássico quebra-panela.

O evento terá a ambientação do jardim assinada por Leopoldo Nóbrega, artista responsável pelo Galo da Madrugada 2019. Os temperos, aromas e sabores que contam histórias da tradição afro-brasileira estarão presentes com a gastronomia do Altar Cozinha Ancestral, da chef Carmem Virgínia. O Aguerézinho será acessível à pessoa surda, pois contará com tradutores em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Contará também com o engajamento de voluntários mobilizados pela internet e estudantes da graduação em artes visuais da UFPE e pedagogia da UNINABUCO, que colaborarão ativamente na realização das vivências com as crianças no jardim do museu. "O projeto acredita no poder transformador da autoestima, no protagonismo infantil, respeito às diferenças, cooperação, afeto e confiança. E isto se expressa nas vivências criativas evento", afirma Kemla Baptista.

Primeira edição

A primeira edição do Aguerézinho aconteceu no Museu da Abolição, em outubro de 2018, para celebrar os 10 anos de Caçando Estórias, uma iniciativa de educação para a diversidade criada por Kemla Baptista. Foi pensando em construir novas possibilidades para as comemorações do dia das crianças que a contadora de histórias teve a iniciativa, engajada e divertida, de convidar artistas da música, contação de histórias e cultura popular, educadores, estudantes de escolas públicas e universitários para participar desse evento colaborativo. Como o próprio nome sugere, o Caçando Estórias convida as crianças para desbravar o universo das tradições afro-brasileiras e mostrar que também criam arte.

Serviço

Aguerézinho: O festejo dos contos

Onde: Museu da Abolição

Endereço: Rua Benfica, 1125, Madalena, Recife

Quando: 12 de outubro (sábado)

Horário: das 13h às 17h

Classificação etária: Livre

Entrada: Gratuita

Evento acessível para a pessoa surda

Novo ônibus elétrico roda no Recife

Já está rodando no Recife, em fase de testes, um ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) movido a eletricidade. O diferencial é que ele é zero poluente, 100% elétrico e não consome combustível. De iniciativa da Mobi-PE, operadora da linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, o veículo será testado durante dois meses. O objetivo é avaliar seu desempenho em linha regular e verificar a possibilidade de utilização de novas tecnologias na frota, com uso de energias limpas e sustentáveis.

Maior que um ônibus convencional e menor que um BRT, sua capacidade é para 80 passageiros. Todo o carregamento das baterias, acopladas na tomada de energia, é realizado na segunda garagem da Mobi-PE, no bairro da Várzea. A carga do ônibus elétrico é feita entre três e quatro horas, permitindo que o veículo consiga rodar até 300 km, podendo variar conforme condução do operador. Sua capacidade de potência é de 400 HP (Unidade de potência), enquanto o BRT é de 310 HP. 

A novidade é fruto de parceria entre a empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), referência em energia limpa e maior fabricante global de veículos elétricos (de 2015 a 2018), e a Mobi-PE, operadora da linha.

Livro "Negra Sou" vai ser lançado na Bienal de Pernambuco

A jornalista pernambucana Jaqueline Fraga (foto) lança seu primeiro livro-reportagem na 12ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada no Centro de Convenções.

Com o título Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho, a obra traz uma série de reportagens especiais com cinco mulheres negras que atuam em algumas das profissões mais valorizadas do país. São profissionais das áreas de Direito, Engenharia, Medicina, Militar e Odontologia.

O lançamento ocorre no dia 06 de outubro, às 11h30, no auditório montado na Bienal, e contará com uma palestra conduzida pela autora. O livro, quetem aproximadamente 100 páginas e traz reportagens baseadas no jornalismo literário, custa R$ 39,90. As pessoas que desejarem reservar um exemplar ainda pré-venda podem enviar um e-mail paralivronegrasou@outlook.com. 

Em 2016, o projeto online que deu origem ao livro-reportagem foi um dos vencedores do Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras, promovido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça. A premiação foi destinada a ações de comunicação que estimulam a igualdade racial e o enfrentamento ao racismo.

Em sua primeira edição, além das reportagens especiais originais, o livro traz, como conteúdo inédito, as novas entrevistas com as mulheres retratadas na série, demonstrando suas mudanças e evoluções após esses anos.

Mais detalhes podem ser obtidos na página do lançamento no Facebook ou no perfil do livro no Instagram.

Serviço

Lançamento do livro-reportagem Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho.

Quando: 06 de outubro, das 11h30 às 13h.

Onde: Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (Centro de Convenções).

Informações: livronegrasou@outlook.com.

Ingressos*: R$ 5 (meia-entrada), R$ 7 (social, com 1kg de alimento não perecível ou 1 livro usado não didático) e R$ 10 (inteira). 

*Valores para entrada na Bienal, integralmente recebido e administrado pela organização do evento.

TRE-PE inicia seleção de estágio para nível superior

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia, nesta quinta-feira (26), o processo seletivo para estágio de nível superior com vagas destinadas às unidades administrativas do Recife. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do site até o dia 06 de outubro.

Para se inscrever o estudante deverá ter, no mínimo, 16 anos e estar regularmente matriculado em instituições de ensino conveniadas ou cadastradas no programa de estágio do TRE-PE. Somente serão aceitas inscrições de estudantes matriculados em, no mínimo, período ou série correspondente à metade do curso de nível superior. Este critério deverá ser observado no ato da inscrição e não quando da convocação do estudante para assumir a vaga. A seleção será efetuada tomando como base o coeficiente de rendimento global do estudante e os conceitos da instituição de ensino superior e do curso obtidos no site do MEC.

O estágio terá carga horária de 5 horas diárias e 25 horas semanais. A duração mínima é de 6 meses, podendo se estender até 2 anos, exceto quando se tratar de candidato portador de deficiência. A bolsa mensal é no valor de R$ 910,00 reais e o auxílio-transporte no valor de R$ 8,00 reais, por dia trabalhado. O estagiário também terá direito a um seguro de acidentes pessoais.

O edital pode ser consultado aqui ou através do mesmo link de inscrição. A previsão é que o resultado provisório da seleção seja divulgado no dia 16 de outubro de 2019 no site do TRE-PE em: O TRE>Projetos Sociais>Programa de Estágio>Processo Seletivo 2019>Nível Superior. O resultado definitivo do certame, após análise da documentação comprobatória e dos recursos, será divulgado no dia 04 de novembro de 2019.

As áreas abertas para seleção são: Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciência Política, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Gestão Ambiental, Gestão da Informação, História, Jornalismo, Logística, Secretariado, TI / Desenvolvimento de Sistemas, TI / Rede de Computadores e TI / Suporte (remoto e presencial).

Imprensa TRE PE

Compesa anuncia diminuição do rodízio de água no Grande Recife

A partir de amanhã (2), as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana Norte do Recife, terão redução do rodízio de abastecimento de água. A melhoria se deu nos dias sem o fornecimento de água, que diminuíram de seis para quatro dias. Dessa forma, o regime de distribuição que previa um dia com água para seis dias sem (1 X 6), passará agora para um dia com água e quatro dias sem (1 X 4). A boa notícia foi anunciada, hoje (01), pela presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, que estava acompanhada do diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza, e da diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes. O novo calendário já pode ser consultado no site da Compesa – www.compesa.com.br – e é fruto dos estudos técnicos realizados pela companhia a pedido do governador Paulo Câmara, que solicitou que fosse verificada a possibilidade de redução do rodízio para 700 mil pessoas que residem nesses municípios, diante da melhoria expressiva do nível de armazenamento da principal fonte hídrica do Sistema Botafogo, a Barragem de Botafogo, localizada no município de Igarassu. 

Com as chuvas ocorridas no inverno deste ano, o reservatório apresentou uma excelente recuperação, alcançando 62% da sua capacidade de armazenamento, cerca de 17,3 milhões de metros cúbicos – maior volume registrado nos últimos oito anos. Para se ter uma ideia, em março deste ano, a barragem estava com apenas 10% da sua capacidade. “Nossa equipe realizou simulações técnicas e matemáticas para aumentar a vazão captada no reservatório em 400 litros de água, por segundo”, informou Rômulo Aurélio Souza, que esteve à frente dos testes realizados no Sistema Botafogo, na última semana. “Esses estudos nos deram segurança para implantar o novo esquema de abastecimento, que poderá ser praticado até próxima quadra chuvosa no ano de 2020”, afirmou o diretor, lembrando que o Sistema Botafogo também é alimentado por outros mananciais, cujas captações – à fio d’água – são feitas nos rios Arataca, Cumbe, Monjope, Conga e Tabatinga. 

O diretor da Compesa ainda pontuou que dentro do universo de 700 mil pessoas beneficiadas com a redução do rodízio, 40 mil são abastecidas todos os dias, e outras 160 mil já contam com um regime de abastecimento diferenciado, com calendário que prevê três dias com água e três dias sem. “Para que a população tenha água todos os dias, não só precisamos de água nos reservatórios, mas também de obras que promovam melhorias na rede de distribuição, como as ações que estão sendo feitas no Olinda+Água, a maior obra de abastecimento de água em andamento na RMR, que beneficia 15 bairros da cidade”, explicou Rômulo. O Olinda+Água recebe o investimento de 150 milhões, recursos do Governo do Estado e Compesa viabilizados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para implantar e substituir tubulações (previsão total de 110 quilômetros), e executar melhorias na eficiência operacional do sistema, com a instalação de equipamentos e tecnologias de monitoramento e controle do volume de água produzido e distribuído.

Para incrementar a oferta de água para a cidade de Olinda, também está em andamento uma obra para implantar uma adutora a partir da Estação de Tratamento (ETA) Alto do Céu, situada no Recife, que transportará o volume de 300 litros de água, por segundo, para a cidade. São destinados mais R$ 4 milhões para a construção do empreendimento, que tem previsão de ser finalizado em julho de 2020. E para que essa nova adutora possa operar de forma sustentável, a Compesa está licitando uma obra de duplicação da Alça Norte do Sistema de Abastecimento do Recife, que possibilitará levar mais água da região Oeste da cidade para a região Norte, onde fica localizada a ETA Alto do Céu.


Imprensa Compesa