quinta-feira, 7 de abril de 2022

#Entrevista Sérgio Hoff, o "Sindical lnfluencer"

 

"Gaúcho, bancário, sindicalista, petista, estudante, pai, marido, karateca, curador de aleatoriedades e Kibador de memes prontos". Assim se descreve Sérgio Hoff, 37 anos, em seu Twitter pessoal. Mas é como "Sindical lnfluencer" que Hoff se tornou conhecido nacionalmente, através do canal dos Galãs Feios. Zoações à parte, ele acabou usando o humor como arma de mobilização e aqui ele nos concedeu uma entrevista onde falou de sua trajetória, de sua militância e deixa uma mensagem para os internautas que acompanham suas redes sociais: "Se mantenham informados, acompanhem as redes de esquerda e se unam conosco! Precisamos cada vez mais de união entre as pessoas que resistem a este governo e que querem um Brasil capaz de sorrir outra vez".


Vamos acompanhar a entrevista?


Por que "sindical influencer" ?

É sabido que o termo digital influencer é batido e tem até uma “má reputação” no meio da criação de conteúdo, já que é muito vinculado ao chamado “marketing de influência”. Eu resolvi criar este apelido por entender que meu espaço de atuação no meio sindical estava muito restrito ao trabalho presencial e que, especialmente durante a pandemia, era necessário expandir as fronteiras na internet. Influenciar é uma atividade eminentemente política, então este apelido é também uma tentativa de resgatar e dar uma outra conotação ao termo "influencer".

Há quem diga que a esquerda não sabe se comunicar. Você concorda? Por que?

Sim e não. Tem muito trabalho a fazer para disputar espaço nesse campo, mas já tem muito trabalho feito que poderia ser adaptado. É necessário uma atualização de linguagem, sem dúvida, tanto que foi isso que me motivou a criar o meu canal.

Você pretende se candidatar nas eleições deste ano?

Não. Pretendo que o meu canal e redes sociais sirvam de espaço para candidatos que apoio.

Qual a sua trajetória no sindicalismo?

Durante minha infância, meu pai era mecânico da extinta/privatizada Rede Ferroviária Federal S/A. Naqueles últimos anos de luta de resistência à privatização durante o governo FHC, eu o acompanhava em piquetes, assembleias e greves e aquelas imagens me marcaram. Minha família sempre votou e fez campanha por candidatos que representam os trabalhadores, então, quando me tornei bancário em 2007, foi com naturalidade que comecei a acompanhar as notícias do sindicato através do dirigente que levava o boletim na minha agência. Cerca de dois anos após ingressar no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), foi deflagrada uma greve durante nossa campanha salarial. A princípio fiquei receoso, mas resolvi aderir. Acabei me tornando uma liderança da greve na minha agência a ponto de levar as opiniões dos colegas para assembleias no sindicato, falar no microfone e tudo mais. A partir disso me sugeriram concorrer à vaga de delegado sindical da agência e fui eleito por três mandatos. Em 2013 fui convidado a compor a diretoria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (FETRAFI/RS). Estou no terceiro mandato na direção desta entidade, onde atendo sindicatos de todo o estado do RS e também colegas de base, participo de negociações coletivas, organizo e conduzo atividades da categoria junto de meus companheiros e companheiras dirigentes.

Quem são suas maiores referências dentro da política?

Olívio Dutra é uma das minhas maiores referências, foi presidente do meu sindicato de base durante a Ditadura Militar e é colega aposentado do banco em que trabalho. Lula também, sem dúvida, sindicalista operário que chegou à Presidência da República e por quem faço campanha diuturnamente. Além deles, um grande nome e amigo é Miguel Rossetto - Um grande lutador, foi metalúrgico, petroquímico, atuou no movimento sindical de ambas categorias, fundador do PT e da CUT e foi vice-governador de Olívio Dutra, além de ministro nos governos Lula e Dilma.

E por que você virou "influencer"?

Na minha opinião, todo mundo que tem um smartphone na mão e uma conta em rede social é um influenciador, independente da escala. Resolvi investir em ampliar a minha rede por entender que essa é uma necessidade de todo(a) sindicalista do século XXI. O mundo do trabalho está em constante atualização e o movimento sindical precisa cada vez mais ir onde o(a) trabalhador(a) está e levar o debate da luta de classes onde for. O impulso para tomar a iniciativa de criar canal e investir pesado veio da CPI da Pandemia, quando criei um perfil “fake” do Omar Aziz no Twitter e comecei a produzir uns memes. Percebi que era possível rir dos momentos cômicos da política enquanto fazia a crítica à esquerda do processo como um todo e resolvi começar a botar o plano no papel para posteriormente testar. Ao fim da CPI, converti o perfil e comecei a usar para o canal.

Fala um pouco sobre você: formação acadêmica, estado civil, que livros, filmes e músicas que você gosta?

Tenho 37 anos, ensino médio completo, um curso de Torneiro Mecânico do SENAI e acumulo uns 8 cursos superiores que comecei e não terminei. No momento estou matriculado na UFRGS no curso de Administração Pública e Social, mas a matrícula está trancada. Estou casado há 9 anos, temos uma filha de 7 que adora me dar boa noite em frente à câmera durante a live. Sou fã de cultura pop/geek, curto jogos online, animes e filmes bem bobos como os da Marvel, séries estilo Game Of Thrones. Ando meio parado no tempo com livros e músicas, mas tenho ouvido muito Racionais MCs e acho que minha última leitura foram As Crônicas de Gelo e Fogo.

E sua amizade com os Galãs Feios?

Fui apresentado ao canal deles em 2019 por um colega, no momento em que eles estavam fazendo a virada para o tema político. Gostei da forma que eles abordam os temas e sugeri ao sindicato os contratar para falar em um encontro de funcionários do Banrisul sobre a luta que enfrentaríamos naquela campanha salarial. A partir daí entrei em contato com o Helder Maldonado através do Facebook do canal e começamos a trocar ideia. Os contratamos, eles vieram a Porto Alegre, falaram no nosso encontro, trocamos WhatsApp e não paramos mais de conversar desde então. Quando expressei meu interesse em abrir um canal eles foram grandes incentivadores, me convidaram para participar como “folguista” em lives e sempre estimulam os seguidores a acompanharem o meu trabalho. Sou um grande fã deles e da linguagem que eles adotaram e os considero grandes amigos.

Venda seu peixe, anuncie seu canal do YouTube e suas redes sociais

Faço live todos os dias às 17h ou 18h, conforme a agenda me permite, em https://youtube.com/sindicalinfluencer. Sempre informo a agenda nas redes sociais: só procurar por Sindical Influencer nas redes ou usar o agregador https://linktr.ee/sindicalinfluencer que lá tem todos os links. Vamos conversar sobre o cotidiano, rir de bobajada e falar sério quando preciso! Um abraço!

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começa sábado (9)

 

Nesta sexta-feira, dia 8, às 18h, acontece a pré-estreia da temporada, com a presença do governador Paulo Câmara. A apresentação é aberta apenas para autoridades, jornalistas, blogueiros e radialistas.

Como acontece todos os anos, o maior teatro ao ar livre do mundo deverá receber, no período de 9 a 16 de abril, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir à encenação que completa 53 anos de história este ano.

A peça teatral conta os últimos dias da vida de Jesus, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. Os espetáculos começam diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h.

A cidade-teatro possui nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas.

Este ano, os artistas convidados são Gabriel Braga Nunes (Jesus), Christine Fernandes (Maria), Sérgio Marrone (Pilatos), Luciano Szafir (Herodes), Marina Pacheco (Madalena) e a influencer Thaynara OG (Herodíades).

Os ingressos para o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém podem ser adquiridos pelo site oficial www.novajerusalem.com.br, podendo ser parcelados em até 12 vezes nos cartões de créditos, com juros da operadora.

As entradas custam R$ 200,00 inteira e R$ 100,00 meia-entrada,

também estão disponíveis em pontos de vendas localizados em agências de viagens (como Luck Viagens e CVC em todo Brasil), shoppings centers e hotéis do Recife, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Campina Grande e João Pessoa.

Teatro Espirita: peça Mediúnicas estreia no Recife

 

Com texto e encenação de Jan de Oliveira, a peça de temática espirita Mediúnicas tem estreia prevista para este mês de abril. A obra tem três casos apresentados, sob a ótica da Doutrina Espirita e é uma homenagem à professora e historiadora Sônia Medeiros, que desejou, planejou e lutou muito para montar este espetáculo, mas desencarnou exatamente quando o mesmo estava sendo ensaiado no início dos anos 1990. No elenco estão Jomeri Pontes, Pedro Dias (foto), Geovane Souza e Suzana Costa. No apoio técnico, de gravação e edição de vídeo, está Yuri Vilarim. Em breve, teremos outras informações sobre o espetáculo. 

Galpão das Artes: de Limoeiro para o Mundo

 


Covd-19 e qualidade de vida

 

Já passamos pelos piores momentos da pandemia, dias críticos, de afastamento social e milhares de óbitos. Iniciamos a fase das vacinas, da imunização e da esperança em dias melhores. Agora, estamos com a realidade: o Covid-19 não desapareceu totalmente da sociedade, do mundo, das nossas vidas. Como conviver com ele, defender-se do vírus, que nos "ataca", mesmo estando com três a quatro doses de vacina? Como podemos nos prevenir dele, dos seus efeitos a longo prazo, cuidar da imunidade e ter qualidade de vida? Essa é a questão atual e atitudes precisam ser tomadas individualmente, por cada pessoa.

No dia 28 de abril, às 18h, a médica clínica geral Diana Campos estará esclarecendo essas e outras dúvidas do público numa palestra gratuita, interativa, presencial "O que podemos esperar da vida pós-Covid?", na Livraria Jaqueira ( bairro da Jaqueira), comentando dicas de prevenção, maneiras de cuidar da imunidade e mantê-la em dia. Também vai abordar quais exames devemos fazer, que caminho trilhar neste momento atual. O evento acontece numa parceria com a Farmácia A Fórmula.

As vagas são limitadas e as inscrições acontecem no site Sympla (sympla.com.br) e pelo telefone: 3301.7676.

21° Remate da Coqueiral acontece no dia 09 de abril (14h) e será transmitido pela INTERNET

No próximo dia 09 de abril, às 14h, acontece o 21° Remate da Coqueiral, organizado pelo Nelore RK & Convidados, encabeçado pelo empresário rural Ricardo Kuhni. Será transmitido ao vivo pela Internet, no site leilonorte.com; TV Climatempo; WebTV LeiloNorte, Instagram, Youtube, ABCZ TV, Lance Rural, Remate Web e canais (Sky 170, Oi 189, Vivo 589, GVT 87). O evento conta com as chancelas que garantem qualidade e rigoroso critério na oferta dos animais: Pró-Genética, Leilão homologado no PMGZ da ABCZ e Dia de Campo Oficial ABCZ. Participam reprodutores, novilhas, matrizes e embriões Nelore P.O.

Mais informações: (81) 9 9962.2000 e e-mail: nelorek@hotmail.com.



Os perigos da automedicação

 

A busca pelo emagrecimento é uma constante rotina na vida de várias mulheres. Contudo, alguns produtos podem conter substâncias tóxicas que acarretam em males ao corpo. "os produtos naturais que prometem emagrecimento rápido, escondem perigos, principalmente se forem usados indiscriminadamente, sem acompanhamento médico, sem orientação, sem avaliação física prévia", afirma o endocrinologista Ruy Lyra

O consumo de chás ou cápsulas de ervas para o emagrecimento não é novidade. E o problema se repete. Os produtos naturais que prometem emagrecimento rápido, escondem perigos, principalmente se forem usados indiscriminadamente, sem acompanhamento médico, sem orientação, sem avaliação física prévia.

Assim como as cápsulas de emagrecimento, o consumo de chás, com objetivo de perder alguns quilos, podem causar problemas de saúde. Objetivamente, existe o chá-verde, que é o único com comprovação científica, que pode ajudar na perda de peso, mas sempre associado a mudança de hábitos em relação à alimentação e a atividades físicas.

Vale ressaltar que pouco se sabe sobre efeitos colaterais de chás e plantas usados sem recomendação médica. Normalmente, as pessoas acham que são inofensivos, então compram porque viram uma propaganda. “Às vezes, a troca da água pelo chá pode trazer efeitos colaterais graves, como dano hepático, dano renal, alteração das enzimas hepáticas e até óbito, como já ocorreu”, finaliza Dr. Ruy.

Atriz Lucélia Santos lança pré-candidatura a deputada federal

A atriz Lucélia Santos completa, em 2022, 50 anos de carreira artística e ela também é muito conhecida pela sua militância politica desde sempre. Como atriz ela é mundialmente conhecida por causa da novela Escrava lsaura (1976) e nas décadas de 1970 e 1980 brilhou em várias novelas globais. Agora ela decidiu entrar na politica partidária e filiou-se ao PSB. Na postagem a seguir ela está rodeada pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB/RJ) e pelo pré-candidato ao senado, Alessandro Molon (PSB/RJ). O Partido Socialista Brasileiro está lançando o nome do deputado federal Marcelo Freixo para o governo do estado do Rio e ele vem liderando as pesquisas.