quinta-feira, 7 de abril de 2022

Os perigos da automedicação

 

A busca pelo emagrecimento é uma constante rotina na vida de várias mulheres. Contudo, alguns produtos podem conter substâncias tóxicas que acarretam em males ao corpo. "os produtos naturais que prometem emagrecimento rápido, escondem perigos, principalmente se forem usados indiscriminadamente, sem acompanhamento médico, sem orientação, sem avaliação física prévia", afirma o endocrinologista Ruy Lyra

O consumo de chás ou cápsulas de ervas para o emagrecimento não é novidade. E o problema se repete. Os produtos naturais que prometem emagrecimento rápido, escondem perigos, principalmente se forem usados indiscriminadamente, sem acompanhamento médico, sem orientação, sem avaliação física prévia.

Assim como as cápsulas de emagrecimento, o consumo de chás, com objetivo de perder alguns quilos, podem causar problemas de saúde. Objetivamente, existe o chá-verde, que é o único com comprovação científica, que pode ajudar na perda de peso, mas sempre associado a mudança de hábitos em relação à alimentação e a atividades físicas.

Vale ressaltar que pouco se sabe sobre efeitos colaterais de chás e plantas usados sem recomendação médica. Normalmente, as pessoas acham que são inofensivos, então compram porque viram uma propaganda. “Às vezes, a troca da água pelo chá pode trazer efeitos colaterais graves, como dano hepático, dano renal, alteração das enzimas hepáticas e até óbito, como já ocorreu”, finaliza Dr. Ruy.