sábado, 10 de agosto de 2024

Maratona do Qconcursos oferece oito cursos para turbinar os estudos para o Concurso Nacional Unificado


Com a extensão do prazo para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), candidatos de todo o país têm agora uma oportunidade adicional para aprimorar sua preparação. O adiamento do exame, remarcado para o dia 18 de agosto, possibilita aos participantes um tempo extra que pode ser aproveitado de diversas maneiras, desde revisar conteúdos fundamentais até aprofundar-se em áreas específicas do exame.

Já Nara Sampaio, professora do curso de Direito da Wyden, destaca a importância de encontrar um método de estudo que se adapte à realidade de cada estudante. “Não há uma abordagem única que funcione para todos, mas alguns aspectos são fundamentais, como escolher com antecedência o local de estudo, garantindo que ele seja silencioso e adequado para a concentração. É importante também evitar distrações: se possível, fique longe do celular e use técnicas de concentração e produtividade para cronometrar o tempo dedicado aos livros e apostilas”, enumera.

No caso de concursos da área jurídica, a professora destaca, ainda, a necessidade de complementar a leitura da legislação com doutrina e jurisprudência. “É importante também manter uma rotina saudável, com momentos de descanso da mente e exercícios físicos. Outra estratégia interessante é montar grupos de estudo, em que os concurseiros podem compartilhar materiais e motivar uns aos outros”, complementa.

Para apoiar quem precisa turbinar os estudos, o Qconcursos oferece gratuitamente um preparatório com oito opções de cursos aos candidatos do CNU. A iniciativa busca amenizar as dificuldades enfrentadas pelos candidatos afetados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, possibilitando melhores condições de preparação para o exame. A campanha da EdTech, especializada na preparação de candidatos para concursos, é válida até a data da prova. Para aproveitar os conteúdos basta acessar https://www.qconcursos.com/l/tp-maratona-q-cnu

No preparatório, os estudantes terão acesso a videoaulas exclusivas e conteúdos sobre Infraestrutura, Exatas e Engenharia; tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; gestão Governamental e Administração Pública; dentre outros.

CNU - O Concurso Nacional Unificado, oferecido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), contempla cargos públicos efetivos em órgãos e entidades públicas do Executivo Federal. O CNU está dividido em blocos temáticos relacionados às áreas de atuação, como infraestrutura, exatas e engenharias. A aplicação das provas objetivas e discursivas foi adiada para o dia 18 de agosto em decorrência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Encontro "Papo Reto" com Daniel e Mariana expõe dificuldades dos jovens Recifenses


O candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD), e a vice, Mariana Melo (PSDB), reuniram-se com jovens estudantes do Recife, em Casa Amarela. O encontro, “Papo Reto," tem como foco ouvir as preocupações e propostas da juventude recifense para o futuro da capital pernambucana.

Entre os principais temas abordados o acesso à saúde básica, acessibilidade nas ruas, transporte público e a geração de empregos para quem acaba de concluir o ensino médio. A conversa reflete a angústia e a esperança de uma geração que vê no emprego uma chance de construir um futuro melhor.

Entre os participantes, Luiza Helena, estudante de enfermagem na Universidade de Pernambuco (UPE), destaca sua preocupação com a acessibilidade no Recife e a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. “Como futura profissional de saúde, vejo a necessidade urgente de mais acessibilidade na nossa cidade, especialmente para quem depende dos serviços públicos. Além disso, a questão do primeiro emprego me preocupa muito. Nós, jovens, estamos sedentos por oportunidades, mas enfrentamos uma enorme barreira na hora de ingressar no mercado”, afirma Luiza.

Luiz Miguel, de 21 anos, estudante de fisioterapia, também compartilha suas preocupações. Ele menciona as dificuldades diárias enfrentadas com o transporte público na cidade. “Moro distante da universidade e o transporte público é um grande desafio. Os atrasos e a superlotação impactam diretamente o nosso desempenho acadêmico e profissional. Além disso, tenho pressa em conseguir um trabalho e ajudar em casa”, diz Luiz Miguel.

Mariana Melo, que é professora de administração no IFPE, defendeu o acesso à educação de qualidade aos jovens. “As políticas públicas precisam priorizar crianças, jovens e mulheres. É urgente que os investimentos na educação básica sejam aumentados”, ressalta. 

Daniel Coelho, ao ouvir os relatos, reafirma seu compromisso com a criação de políticas públicas que facilitem o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. “Uma das nossas prioridades será a criação de programas de estágio e firmar parcerias com empresas locais para criar vagas de emprego específicas para essa faixa etária”, adianta.