quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 encerram amanhã (4)


As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética encerram na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro. A edição 2024 foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com o apoio de empresas vinculadas à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), como a Neoenergia Pernambuco (PE).

Voltada para estudantes do 8º e 9° anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) passou a ser uma iniciativa anual e aberta a participantes de todos os estados brasileiros após duas edições piloto em 2021 e 2022. A ONEE tem como objetivo transmitir informações aos estudantes sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.

“_Somada aos projetos que desenvolvemos cotidianamente, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é um importante marco para a formação de professores e estudantes, replicadores do conhecimento junto à sociedade, sobre o consumo consciente de energia. Estamos muito felizes em saber que, após participamos como proponentes nas duas etapas do projeto piloto, a iniciativa agora será anual e abrangendo cada vez mais participantes de todos os estados brasileiros_”, *destaca Ana Christina Mascarenhas, superintendente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia.*

Os estudantes de cada estado e no Distrito Federal, com melhor desempenho na competição, além da medalha, irão ganhar um notebook. Aqueles agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.

Haverá também uma disputa adicional entre os mais bem colocados de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 27 competidores, para a escolha da campeã ou do campeão nacional, que receberá um prêmio adicional.

*Formação para professores e alunos*

O modelo da ONEE propõe a difusão dos conhecimentos sobre eficiência energética em todo o ambiente escolar, e não apenas entre as turmas que participarão da premiação. Para isso, é prevista a formação de professores das escolas inscritas. Eles terão acesso ao conteúdo relacionado ao uso consciente da energia em formato de módulos.

O material oferecido pela olimpíada oferece abordagens de vasta contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, além de despertar habilidades para intervenção junto aos alunos, principalmente quando se trata de conceitos sobre energia, fontes de energia e eficiência energética.

Os estudantes inscritos também terão acesso a um curso por módulos sobre as melhores práticas do uso de energia, que demonstrará como o uso eficiente da energia tem papel fundamental na sociedade. Entre os assuntos incluídos na formação, estão: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

*SERVIÇO*

Inscrições: https://www.onee.org.br/

➡ Período de inscrições: até 04/10

➡ Formação de professores: até 05/10

➡ Provas e Desafios (FASE I e II): 07/10 a 12/10

➡ Resultado Final: 25/10

Morre o homem do "Boa Noite" mais famoso do Brasil

 

A voz grave e aveludada, uma das mais famosas do Brasil, calou-se hoje, aos 97 anos. O homem, que por muitos anos, foi a cara e a voz - literalmente - do Jornal Nacional, morreu na manhã desta quinta-feira 03 de outubro, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Cid Moreira nasceu em Taubaté, São Paulo no dia 29 de setembro de 1927. Aos 15 anos, em 1942, começou a trabalhar na Rádio Difusora de Taubaté como auxiliar de contabilidade. Desde sempre, chamou atenção pela voz grave e não demorou a ser convidado para atuar como locutor.

Mesmo atuando à frente do microfone, Moreira seguiu estudando Ciências Contábeis e se formou na área em 1947 e se mudou para São Paulo, onde começou a trabalhar na Rádio Bandeirantes. Além de consolidar sua carreira na locução, foi a voz oficial das campanhas do político Adhemar de Barros, um dos donos da emissora.

Em 1951, transferiu-se para a Rádio Mayrink Veiga, onde ficou até 1963, quando chegou finalmente à televisão, ao ser contratado pela TV Excelsior. Sua voz também deu alma ao Canal 100, famoso cinejornal produzido por Carlos Niemeyer. Ainda como narrador cinematográfico, alguns dos documentários mais famosos foram Traficantes do Crime (1958) e o documentário que comemoraria os 10 anos do regime militar (1964-1985): Brasil, ontem, hoje e amanhã (1975).

Jornal Nacional - Entre os anos de 1969 e 1996 (além de uma participação especial em 2015, nos 50 anos da Rede Globo), Cid Moreira deu cara e voz ao Jornal Nacional ao lado de nomes como Hilton Gomes (1924-1999), Sérgio Chapelin (seu parceiro mais longevo), Celso Freitas, Marcos Hummel, Léo Batista, Fernando Vanucci (1951-2020), Carlos Nascimento, entre outros.

Após a saída do Jornal Nacional, ainda atuou na leitura de editoriais da TV Globo e no Fantástico. Na copa de 2010, da África do Sul, virou meme com o nome da bola oficial da competição: Jabulani. Duas curiosidades: em 1955, trabalhou como ator no filme Angu de Caroço e em 2013, seu último grande trabalho na locução, foi no filme Anchorman 2: The Legend Continues

Ao longo de sua carreira, Cid Moreira narrou a Bíblia e textos religiosos, como o Desiderata, poema em prosa de 1927 do escritor americano Max Ehrmann. O texto foi amplamente distribuído em forma de pôster nas décadas de 1960 e 1970. Seu maior trabalho no segmento religioso foi a gravação da Bíblia Sagrada durante cinco anos, entre 2004 e 2009.


Veja algumas gravações de sucesso do homem do Boa-Noite.




CDL Caruaru tem expectativa positiva de vendas para Dia das Crianças


O Dia das Crianças se aproxima e com ele uma das datas de maior movimentação para o setor de comércio varejista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A expectativa de vendas para a temporada é positiva, segundo a CDL caruaru, que se baseia na pesquisa realizada pela Fecomércio/PE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco), que consultou empresários e gestores do varejo de todo o estado. 

De acordo com o levantamento, 66,2% dos entrevistados esperam um aumento no volume de vendas em comparação com o de 2023, em Pernambuco. No varejo tradicional o avanço deve saltar de 58,6%, em 2023, para 62,9%, no mesmo período de 2024. Ainda segundo a pesquisa, isso se deve ao aumento da confiança dos consumidores (42,2%) e à percepção de um ambiente comercial mais favorável (39,5%). 

Entre as estratégias de vendas que devem ser adotadas pelos empresários estão os descontos e promoções, o fortalecimento da presença online e nas redes sociais, bem como o incentivo à equipe de colaboradores, com vistas a maximizar o atendimento e a satisfação dos clientes. “São estratégias coringas, que não podemos deixar de adotar em qualquer uma das datas fortes de vendas no comércio varejista. O nosso empresariado já está habituado e pronto para receber o volume de clientes que deve procurar os estabelecimentos no período”, pontua Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru. 

Consumidores – A pesquisa revela que 72,4% dos consumidores consultados planejam comprar presentes, investindo uma média de R$ 144 para isso, o que representa um acréscimo de 12,5% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os itens mais procurados devem estar os brinquedos ou jogos não eletrônicos (63,3%), roupas e acessórios de vestuário (23,9%) e calçados (10,4%). 

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Arena de Pernambuco realiza Tour Especial de Dia das Crianças


No próximo sábado, 12 de outubro, a Arena de Pernambuco realizará um Tour Especial de Dia das Crianças com um dia repleto de atividades imperdíveis. O evento promete proporcionar uma experiência gratuita e única para toda a família, combinando lazer e diversão. 

Entre os destaques está o Tour na Arena de Pernambuco, um passeio divertido que levará os pequenos a conhecerem os bastidores do estádio, que foi palco de jogos inesquecíveis durante a Copa do Mundo e outras competições de renome. As crianças terão a oportunidade de explorar áreas exclusivas, como vestiários e zona mista, vivenciando a emoção de estar em um dos maiores palcos esportivos do Brasil. 

Além do tour, o dia será ainda mais especial com a exposição canina, organizada pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, onde será possível conhecer mais sobre o trabalho e treinamento dos cães que atuam em operações de segurança e resgate. Para garantir ainda mais diversão, haverá também atividades recreativas com os professores do Centro de Formação Esportiva (CFE), proporcionando brincadeiras e jogos para todas as idades, além de uma sessão de contação de histórias.

“Nosso objetivo com esse evento é criar uma experiência inesquecível para as crianças e suas famílias. A Arena de Pernambuco não é apenas um palco de grandes jogos, mas também um espaço de convivência e diversão. Esse Tour Especial de Dia das Crianças é uma forma de mostrar a grandiosidade do estádio de uma maneira lúdica e educativa”, destaca Marcos Nunes, diretor da Arena de Pernambuco.

As inscrições para o Tour Especial de Dia das Crianças são gratuitas e podem ser realizadas através do link disponível no Sympla. As vagas são limitadas. Não perca essa oportunidade única de conhecer a Arena mais charmosa do Brasil. 

Infertilidade pode impactar saúde mental de homens e mulheres


Ansiedade, angustia, tristeza, frustração, sensação de fragilidade e culpa são sentimentos frequentes dentre pessoas que não conseguem ter filhos naturalmente. O sonho de ter filhos e constituir família é algo natural da espécie humana. No entanto, 17,5% da população adulta global é afetada por algum problema de infertilidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A infertilidade conjugal é caracterizada quando não ocorre gravidez em um casal que mantem relações sexuais com frequência sem usar medidas de proteção contraceptiva por um período de um ano ou mais.

É fundamental buscar ajuda especializada para não alimentar esses sentimentos negativos sobre a gravidez que não vem, evitando que o quadro evolua para uma depressão, inclusive o próprio estresse pode agravar a condição infértil, uma vez que ele causa desajustes hormonais que interferem na ovulação. Além de todos os impactos na saúde mental, a condição de infertilidade pode afetar o relacionamento conjugal e as relações sociais, repercutindo também em todos os aspectos da vida do casal até no âmbito profissional.

"Conversar com o companheiro e com pessoas próximas que possam ajudar, buscar ajuda médica especializada e suporte psicológico são medidas que podem ajudar a enfrentar e resolver o problema", explica a ginecologista Ana Cláudia Trigo, especialista em Reprodução Humana da equipe do Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva. A médica destaca a importância da equipe multidisciplinar para acolher os pacientes nos centros de reprodução humana.

Para a psicóloga Liliane Carmen Souza dos Santos, da equipe do Cenafert, o acompanhamento psicológico é importante para os homens e mulheres que estão diante do diagnóstico e tratamento de infertilidade, pois auxilia os casais a lidarem com os sentimentos e emoções que surgem nesse processo, além de possibilitar estratégias de enfrentamento que beneficiam tanto a saúde emocional quanto a fertilidade. “Ter práticas de autocuidado que incluem, alimentação saudável, higiene do sono, descanso, atividades físicas, autoconhecimento e conexão social, traz diversos benefícios para a saúde física, mental e contribui positivamente para a qualidade de vida, saúde e bem-estar do casal que está tentando ter filhos”.

*Responsabilidade compartilhada*

A médica reforça a importância de entender que a responsabilidade da infertilidade é dividida pelos dois sexos e a investigação para identificar e tratar o problema com mais precisão deve ser realizada por ambos. "O problema pode estar só no homem, só na mulher ou em ambos. Quando um casal não consegue ter filhos de forma espontânea, ele precisa buscar ajuda especializada e a investigação da condição de infertilidade conjugal deve ser feita sempre pelos dois," esclarece Ana Cláudia.

Cerca de 35% dos casos de infertilidade podem ser atribuídos à mulher, outros 35% são de responsabilidade do homem, 20% estão relacionados a ambos e 10% são de causas desconhecidas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

Além do relógio biológico, vários fatores podem comprometer a saúde reprodutiva das mulheres, como endometriose, ciclos menstruais irregulares, menopausa precoce, alterações hormonais, dentre outros. “A maternidade é um desejo natural de boa parte das mulheres. Com todos os avanços da medicina reprodutiva, as possibilidades de conseguir tratar a infertilidade e obter uma gravidez são consideráveis”, afirma a especialista.

No caso dos homens, apesar de todos os avanços, ainda existe muita desinformação. Muitos acreditam que infertilidade masculina é sinônimo de falta de virilidade ou falta de ereção e criam resistência em buscar ajuda especializada. "É preciso lembrar sempre que essas disfunções sexuais não podem ser confundidas com a condição de infertilidade, que, na verdade, está relacionada a problemas na qualidade e quantidade dos espermatozoides”, esclarece a médica.

*Sobre o Cenafert*

Com sede no bairro de Ondina, em Salvador, o Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva, inaugurado há 22 anos, é uma clínica especializada em reprodução assistida e tem como missão garantir uma atenção integral e humanizada a pessoas que sonham em ter filhos. Ao longo de sua atuação, a clínica já contabiliza mais de 3.500 bebês nascidos através das diversas técnicas de reprodução assistida.

O laboratório de reprodução assistida do Cenafert oferece tecnologia de ponta para a realização dos procedimentos com eficácia e segurança. O paciente infértil conta com o suporte de uma equipe médica multidisciplinar, experiente e qualificada, e com serviços que vão desde o atendimento de casos mais simples - solucionados com tratamento de menor complexidade - até aqueles que exigem o emprego de técnicas avançadas no campo da reprodução assistida.

O Cenafert faz parte do Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina.

Mais informações no site https://cenafert.com.br/

Muito além do pão: arquiteta Dani Figueirôa traz a proposta de uma experiência afetiva, prática e aconchegante para a Padaria do Amanhã, na HFN 2024


A Padaria do Amanhã é uma das atrações mais aguardadas da HFN – Hotel & Food Nordeste, foca na geração de resultados e experiências únicas a partir de novas soluções para os empresários da panificação. Este ano, o público poderá acompanhar a produção dos mais variados tipos de pães durante a feira. O evento acontece de 2 a 4 de outubro no Pernambuco Centro de Convenções, das 14h às 21h, com entrada gratuita para profissionais do setor.

Além do espaço diferenciado, que apresenta uma proposta prática e bem decorada, tornando a proposta da padaria um lugar funcional e agradável para que as pessoas tenham a experiência de que padaria é mais que pão, o projeto traz por trás da sua criatividade e versatilidade, a expertise da arquiteta Dani Figueirôa, conhecida como a rainha das padarias e que já assina a Padaria do Amanhã desde 2019.

E a arquiteta não usa sua criatividade apenas na concepção do projeto. Em cada edição, Dani escolhe um tema para inspirar o ambiente e, em 2024, o tema é o Nordeste. Então, como sempre faz, ela se veste com vestimentas características à temática e recebe o público com um sorriso no rosto e várias ideias na cabeça para os empresários da panificação em busca de soluções modernas e inovadoras como as que ela apresenta.

A Padaria do Amanhã na HFN 2024 foi planejada para garantir a fluidez do percurso dos clientes no ambiente, além de demonstrar a importância da qualidade e da versatilidade dos produtos dentro de um estabelecimento, sendo um elemento único para a atração do cliente. Dessa forma, foi montada uma ilha onde os funcionários fazem o atendimento geral ao público e há também mobiliário de autosserviço, onde é possível escolher outros produtos na loja com tranquilidade e acessibilidade. 

Outro destaque da Padaria do Amanhã é a exibição ao vivo dos processos de fabricação dos mais diversos tipos de pães. O público terá a visão completa da produção, com todos os equipamentos utilizados na padaria montada dentro do pavilhão de feiras. Isso permitirá que os visitantes vejam a criação dos pães de forma dinâmica e envolvente. O projeto mostra na prática soluções que podem ser aplicadas no mercado da panificação, destacando a praticidade dos equipamentos para a eficiência da produção.

Hapvida NotreDame Intermédica investe em programas para idosos voltados à prevenção de doenças


Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a Hapvida NotreDame Intermédica reforçou a oferta de planos de saúde para idosos e tem investido em programas de prevenção para beneficiários com 60 anos ou mais. Na rede, em todo o país, 56 mil pessoas participam do Programa de Assistência ao Idoso (PAI), criado inicialmente para atender pacientes com comorbidades, fragilidade ou dependência.

“Desenvolvemos uma iniciativa especial de prevenção para acolher, cuidar e transformar positivamente a saúde física e mental de pacientes que possuem algum tipo de doença crônica. Oferecemos tratamento personalizado, idealizado por profissionais com expertise na terceira idade. Nosso objetivo é evitar a reinternação e proporcionar qualidade de vida e autocuidado aos idosos”, diz o vice-presidente de Operações e Rede Própria da Hapvida NDI, Francisco Souto.

O PAI oferece atendimento integral aos idosos com um time formado por geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, gerontólogos e psicólogos, além da equipe de enfermagem. Os pacientes têm um canal de comunicação direto com os profissionais de saúde para marcação de consultas, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento.

“As melhorias na experiência do beneficiário conosco são evidenciadas por índices elevados de satisfação, bem como parâmetros clínicos de compensação. Destaco o controle da pressão arterial em 93,7% dos hipertensos e da hemoglobina glicada (marcador da quantidade de açúcar no sangue) em 55% dos diabéticos. Tais resultados impactam nas internações, que seguem com taxas estáveis e abaixo dos níveis nacionais”, afirma o diretor nacional do Qualivida da Hapvida NDI, Fabiano Rosa.

Podem participar do programa pessoas com 60 anos ou mais que passaram por internações recentemente e/ou com alterações importantes na sua condição de saúde e de bem-estar. Hoje, 46% dos participantes têm entre 71 e 80 anos. As mulheres representam 62% dos pacientes e os homens, 38%.

Segundo Rosa, as internações mais recorrentes são por problemas gastrointestinais, cardiovasculares, urinários, oncológicos, pulmonares e osteomusculares.

Além do tratamento terapêutico, os pacientes do PAI participam de palestras sobre temas variados e, em algumas unidades de saúde, realizam oficinas e atividades físicas.

Aprendizado após o susto

Muhammad Hanash, de 80 anos, continua trabalhando. Tem a própria empresa de vendas e nem pensa em viver como aposentado. Sozinho faz visitas a clientes na Grande São Paulo. Após um infarto na praia, há mais de 20 anos, veio o alerta com a saúde. 

“Eu não me cuidava, não tomava direito os remédios e achava que não tinha nada. O meu negócio era ter dinheiro, sucesso e investir na minha empresa”, conta.

Desde 2010, faz parte do PAI. O convite para participar do programa ocorreu após a análise dos exames. Com a realização de um ecocardiograma, os médicos descobriram que ele tinha diversas artérias entupidas. Passou por cateterismo e fez uma cirurgia.

“Eu não acreditava porque não sentia nada. Digo que meu médico é um anjo da guarda. Sou muito bem atendido e tratado no PAI assim como a minha esposa. É gratificante. O ambiente é bom, mais calmo, o tratamento que recebemos é VIP. Não deixam escapar nada”, garante o paciente.

Mas foi preciso também mudar hábitos. Dentre eles, alimentação, exercícios físicos e manter o acompanhamento médico com diferentes profissionais. “Faço todos os exames, vou a consultas e evito tudo que faz mal ao corpo. Só tenho que voltar a fazer as minhas caminhadas. Se não fossem os médicos, eu já teria subido [falecido]”, afirma Muhammad.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica


Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. 

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições cursos gratuitos no IFPE Caruaru


O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), está com inscrições abertas, de 02 a 16 de outubro, para cursos de qualificação profissional gratuitos. Foram disponibilizadas 312 vagas para os cursos de Soldador; Montador de Andaime; Ajudante de Tubulações; Mecânico Montador de Máquinas; Instrumentista; e Ajudante de Instrumentação.

Os cursos serão presenciais, ofertados em diferentes horários no IFPE - Campus Caruaru. As vagas destinam-se, prioritariamente, a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas, refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsas-auxílio será de R$ 858 mensais. 

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade, acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Para o coordenador do Programa no IFPE, James Radson da Silva Lima, “trata-se de grande iniciativa da Petrobras, que visa oportunizar e incluir as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mundo do trabalho, por meio da educação, utilizando a grande experiência e qualidade dos Institutos Federais. Esperamos oferecer o melhor para capacitar essas pessoas que procuram dias melhores para suas famílias.”, destaca.
Inscrições e seleção 

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br) e anexar os documentos. A inscrição é gratuita e a seleção ocorrerá por meio de sorteio público. A previsão é de que as aulas tenham início no dia 11 de novembro. 
Informações sobre os cursos

Ao todo, serão oferecidos 06 cursos, na modalidade de Formação Inicial e Continuada, todos relacionados ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, mais especificamente às profissões relacionadas ao setor de Óleo e Gás. São eles:

>> Soldador (34 vagas)
Turno: Noite - Duração: 5 meses
>> Montador de Andaime (60 vagas distribuídas em duas turmas)
Turno: Turma de manhã (30 vagas) e Turma à tarde (30 vagas) - Duração: 5 meses
>> Ajudante de Tubulações (94 vagas distribuídas em 3 turmas)
Turno: Turma manhã (32 vagas), Turma à tarde (31 vagas) e Turma à noite (31 vagas) - Duração: 4 meses
>> Mecânico Montador de Máquinas (34 vagas)
Turno: Noite - Duração: 5 meses
>> Instrumentista (60 vagas distribuídas em duas turmas)
Turno: Turma de manhã (30 vagas) e turma à noite (30 vagas) - Duração: 5 meses
>> Ajudante de Instrumentação (30 vagas)
Turno: Noite - Duração: 4 meses

*Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras* 

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

“O Programa Autonomia e Renda tem por objetivo aumentar as chances de empregabilidade de quem mora próximo à Refinaria Abreu e Lima e a outras unidades de operação da Petrobras no Brasil e consiste na oferta de cursos de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente. Com esse programa, queremos contribuir para um maior aproveitamento da mão de obra local no setor de óleo e gás, fomentar a indústria nacional e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população. Afinal, o Brasil é a nossa energia e contribuir para o desenvolvimento local sempre fez parte da história da Petrobras”, afirma o gerente-geral da Refinaria Abreu e Lima da Petrobras, Márcio Maia.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em caso de dúvidas, acesse o portal: autonomiaerenda.com.br.

Leia o Edital na íntegra: autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes.

*SERVIÇO:* 
*Inscrições abertas para Cursos Gratuitos Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFPE - Campus Caruaru*

Data das inscrições: 02/10 a 16/10
Sorteio das vagas: 18/10/2024
Início das aulas: 11/11/2024

Local de oferta: IFPE - Campus Caruaru - Estrada do Alto do Moura KM 3,8, s/n Distrito Industrial III, Caruaru - PE

Informações: autonomiaerenda.com.br.

Exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” prorroga temporada até 20 de outubro no RioMar Recife


Sucesso absoluto de público, a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre as incríveis criações de Michelangelo oferece nova e última chance de visitação. A temporada no RioMar Recife foi prorrogada até 20 de outubro - há ingressos a partir de R$ 30. Na capital pernambucana, segunda cidade do País a receber o evento, a mostra “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” promove a experiência de entrar na Capela por meio de uma reprodução animada das paredes e teto, com escala semelhante à original, além de deixar o público cara a cara com representações de algumas das mais importantes obras artísticas da humanidade. 

Em mais de mil metros quadrados no piso L3 do mall, estão 15 salas contendo réplicas de obras, manuscritos, desenhos e esculturas em tamanho real, incluindo uma novidade exclusiva e diferente da temporada do ano passado no MIS Experience (SP), onde fez sua estreia: um ambiente imersivo dedicado à famosa "Pietà", escultura que representa a Virgem Maria segurando seu filho Jesus nos braços.

Na contagem regressiva para os 550 anos de um dos maiores artistas de todos os tempos, a reprodução gigante da Capela Sistina proporciona uma experiência inédita. A sala dedicada à imersão com a projeção conta com recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, promovendo um mergulho dos visitantes nas obras de Michelangelo. Detalhes sobre cada grupo de afrescos criados pelo pintor renascentista italiano compõem a experiência. Afora a sala de imersão, a mostra conta com espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Há uma seção dedicada ao Conclave, reunião dos cardeais para escolher um novo Papa, assim como a réplica da chave da Capela Sistina, trazida diretamente do Vaticano.

Os conteúdos dos ambientes, elaborados pelo curador da exposição, o professor e historiador da arte Luiz Cesar Marques Filho, trazem informações sobre a construção da Capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para maquete que reproduz afrescos e detalhes interiores. Os visitantes podem conferir desenhos, estudos e projetos de Michelangelo. A reprodução em larga escala do ateliê do artista é um dos destaques da seção, que apresenta gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos.

As réplicas das esculturas selecionadas contemplam diferentes fases da trajetória de Michelangelo. Entre elas está uma das suas primeiras peças, “Madonna da escada” (1491), que retrata a Virgem Maria sentada em uma escada segurando e cobrindo seu filho, enquanto ele dorme. “Centauromaquia” ou “A batalha dos centauros” remete à fase em que o artista começa a destacar a nudez como forma de representar a beleza. A réplica certificada de “Madonna de Bruges” (1501/1504), destaque no filme “Caçadores de obras-primas”, estrelado por George Clooney, também faz parte da exposição, assim como a “Pietà de Rondanini” (1552), conhecida como a última obra inacabada de Michelangelo.

Além da Capela e de toda experiência imersiva pela história e vida do italiano, nas últimas salas é possível ver de perto a reprodução em tamanho real da escultura de David, que, situada em Florença, é uma das obras mais visitadas no mundo. A peça original tem mais de 5 metros de altura (mesmo tamanho que poderá ser vista na exposição), foi feita em mármore branco e pesa cerca de 5 toneladas. Michelangelo tinha apenas 26 anos quando entregou a obra.

"Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina" é uma realização do Ministério da Cultura, Boldly Go, Deeplab Project e Festa Cheia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com correalização do MIS Experience e do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Economia e Indústria Criativas, a mostra tem patrocínio master do Itaú, patrocínio ouro da Fiat, Brasilcap, RioMar Recife, Uninassau, patrocínio prata das empresas Baterias Moura e Grupo Parvi. A exposição possui apoio do Consulado da Itália e do UOL. Os direitos de imagem são da SEE Entertainment e da Bridgeman Images. 


*SERVIÇO*

Exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”
RioMar Recife: Av. República do Líbano, 251, Pina – Recife
Em cartaz até 20 de outubro de 2024
No Piso L3 (o mesmo da praça de alimentação)
Classificação etária: livre

Menores de 12 anos devem estar acompanhados de responsável

Horário:
Segunda a sexta, das 10h às 20h30
Sábado, domingo e feriado: das 12h às 19h30

Ingressos:
Segunda a quinta: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

Combo Família (2 adultos + 2 crianças):
Segunda a quinta: R$ 140
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$180

Crianças até 5 anos não pagam

Pessoas com deficiência e com TEA (mais um acompanhante) pagam meia

Venda de ingressos:
Online: bilheteriadigital.com/michelangelorecife e no app RioMar Recife

Ponto físico: quiosque no Piso L2 do RioMar (em frente à loja Amaro) e na bilheteria na entrada da exposição (Piso L3)

Mais informações:
instagram.com/michelangelo.capela.sistina e instagram.com/riomar_recife

Foto: Arnaldo Carvalho 

Em Paulista, Raquel e Priscila reforçam comício de Ramos


O candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), e o vice, Felipe Andrade (PSD), comandaram, nesta quarta-feira (02/10), um grande comício, no campo do Mangueirão, em Paratibe. O ato contou com as participações da governadora, Raquel Lyra, e da vice-governadora, Priscila Krause.

A chefe do Executivo Estadual declarou durante o evento que chegou a hora do time da mudança ser fortalecido na cidade. "E essa mudança tem nome e está aqui presente, e vocês conhecem e se encontra no coração de todos, é Ramos. A gente precisa eleger ele para superar os desafios. Vamos pra cima. É Ramos prefeito", declarou a governadora.

Ainda de acordo com ela, Ramos com e sem mandato sempre ajudou as pessoas mais pobres. Raquel ainda destacou a importância de Ramos ter um vice como Felipe Andrade, que tem garra e juventude.

A vice-governadora, Priscila Krause, relatou que Paulista precisa ter um prefeito alinhado com o Governo do Estado. "Ramos, eu gostaria de dizer a você que as portas do Palácio estão escancaradas, pois você é ficha limpa", destacou.

"Aproveito essa ocasião para dizer que o povo está diante de um dilema, mas que é muito fácil de se resolver. O voto vai decidir se a gente vai olhar para um passado que ninguém em Paulista quer mais, ou optar de olhar para frente e para um futuro de oportunidades", comentou Priscila Krause.

Ela aproveitou para fazer uma convocação ao público. "Vamos votar nas candidatas e candidatos que apoiam Ramos. E no domingo, ninguém dorme nem cochila. É virando o voto de quem está fazendo a escolha errada", finalizou.

"Governadora, a senhora sabe que nunca baixei a cabeça diante das dificuldades. Já fizeram várias maldades comigo, mas painho está aqui vivo. Painho já adotou vocês e domingo vou estar com vocês nas urnas. Vamos mudar a fisionomia do Paulista. Vamos fazer uma Paulista melhor", comentou o candidato a prefeito, Ramos.

O candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade, convocou o público para pedir o voto do amigo, do vizinho e do indeciso. "Precisamos mobilizar a cidade para eleger Ramos no primeiro turno", afirmou. O evento mobilizou a militância, apoiadores, candidatos à Câmara de Vereadores e o atual prefeito, Yves Ribeiro.

Fotos: Fabiano Alves