sexta-feira, 24 de novembro de 2017

UPA Igarassu colabora com Natal de Especiais

Funcionários e colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento Honorata de Queiroz Galvão, em Igarassu, estão realizando uma campanha para doação de presentes para crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Reabilitação e Educação Especial de Igarassu, o CREEI. A instituição atende 181 menores com necessidades especiais, como deficiências auditiva, mental, visual e física, autismo e Síndrome de Down. A campanha prossegue até o dia 10 de dezembro e a entrega dos presentes, dentre brinquedos e roupas, será no dia 13, às 13h, durante confraternização do CREEI na Associação dos Moradores da Vila Saramandaia, em Igarassu. 


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Black Friday Tudo Azul

No dia 24 de novembro, o Shopping Boa Vista abre mais cedo para que os clientes possam aproveitar as ofertas da “Black Friday Tudo Azul”. Serão mais de dez mil itens, com descontos de até 70%. O centro de compras abrirá das 8h às 21h. A Black Friday é considerada pelo mall a segunda data de maior movimento perdendo apenas para o período natalino.

“No ano passado, a Black Friday superou as nossas expectativas de movimentação de público. Tivemos quase 120 mil pessoas circulando do mall. Este ano, a expectativa é que 130 mil pessoas venham conferir as ofertas”, diz a gerente de Marketing, Tarcia Galvão.

Para divulgar a ação, o Shopping Boa Vista investiu em campanha publicitária. Assinada pela agência Martpet, ela será veiculada em TV, rádio, jornal e web.

Ficha Técnica

Agência: Martpet Comunicação
Cliente: Shopping Boa Vista
Campanha: Black Friday
Redação: Edison Martins
Diretor de Arte: Caio Jordão e Kiara Carneiro 
Direção de Criação: Diego Curvêlo
Produção: Sandra Torreão
Mídia: Ítalo Ferreira
Atendimento: Taciana Antunes
Aprovação: Tarcia Galvão



Cabo vai receber III Feirão Limpa Nome Mata Sul







































A temporada de negociações chega ao Cabo de Santo Agostinho na próxima semana. É a III edição do Feirão Limpa Nome Mata Sul, que será realizado entre os dias 27 de novembro e 03 de dezembro, no Shopping Costa Dourada, sempre das 9 e as 17h. A expectativa é que mais 3 mil pessoas sejam beneficiadas e tenham o crédito reativado.

Promovido pela Associação Comercial do Cabo (Acec), o feirão contará com estandes do Procon, Celpe, Compesa e telefonias. Além de bancos e cartões de crédito. Inadimplentes com a Fazenda municipal, também poderão negociar os débitos de ISS e IPTU, no estande da Prefeitura montado no local. Uma grande oportunidade para quem deseja obter condições especiais de negociação e a reativação do crédito junto aos órgãos de proteção.

Ainda durante o feirão, os eleitores do Cabo terão a oportunidade de fazer o recadastramento biométrico sem agendamento prévio. Mas atenção! O estande do cartório eleitoral só estará funcionando a partir do dia 28 de dezembro, e é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

No dia 01 de dezembro, a Secretaria de Defesa Social vai realizar no local, a emissão de 150 documentos de identidade. Os interessados devem levar foto 3x4 e Certidão de Nascimento.

Serviço:
-III Feirão Limpa Nome Mata Sul
De 27 de novembro a 03 de dezembro.
Horário: Das 9 às 17h
Local: Shopping Costa Dourada
Rodovia PE-60, KM 03, 3200
Cabo de Santo Agostinho

-Recadastramento biométrico
De 28 de novembro a 03 de dezembro
Das 9 às 17h

-Emissão de RG
01 dezembro
Das 9 às 17h

Rio Doce recebe serviços do projeto Olinda Mais Cidadania

Ações gratuitas de saúde, emissão de documentos e recreação vão estar disponíveis no Olinda Mais Cidadania, que acontece sábado (25.11), das 8 às 12h, na Escola Monte Castelo, na Avenida Jules Rimet, s/n, I Etapa de Rio Doce.

Serão oferecidos exames oftalmológicos e mamografia, além de vacinação e testes rápidos de glicemia e DST/AIDS. Na área de cidadania, a população vai poder contar com emissão da carteira de identidade, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito. Um espaço será reservado para recreação com oficinas de xadrez e apresentações culturais.

Secretaria de Imprensa de Olinda

Cabo de Santo Agostinho proíbe "Ideologia de Gênero"

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho elaborou projeto de lei para proibir nas escolas do município a "disciplina" de "Ideologia de Gênero". Mas como proibir algo que não existe? Gênero não tem ideologia, simplesmente existe ou não existe... Outros municípios, como Camaragibe, já haviam feito proibição semelhante. Enquanto isso o Brasil segue como campeão mundial de assassinatos de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Trans.



Setúbal, na Zona Sul do Recife, recebe ações de melhoria do abastecimento de água

Mais uma ação está sendo desenvolvida, hoje (24), pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com o propósito de melhorar a distribuição de água em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A partir das 8h, a companhia começou a obra de interligação de uma rede distribuidora (300 milímetros) implantada na rua Camboim a uma outra rede, de grande porte (500 milímetros), que fica localizada na rua Professor Aurélio de Castro Cavalcanti. Para realizar os serviços, será preciso interditar uma área de 25 metros quadrados no cruzamento entre as duas ruas. Como o local não apresenta grande fluxo de veículos, não haverá necessidade de sinalização para desvios. As intervenções prosseguirão até às 8h de amanhã (25).

Nesse período de 24 horas, será necessário suspender o abastecimento de água de Setúbal, denominado de Distrito 52, que compreende toda área entre a Avenida Barão de Souza Leão até a Avenida Armindo Moura, e da Avenida Mascarenhas de Morais à Avenida Boa Viagem. Após o término da obra, a distribuição de água será restabelecida, de forma gradativa. Desde junho deste ano, a Compesa já realizou uma série de melhorias na rede de abastecimento de Setúbal, como a instalação de macromedidores e substituição de rede de abastecimento de água. Só na Rua Camboim foram assentados 865 metros de novas tubulações.

Esse trabalho faz parte das Obras de Setorização do Recife que irão beneficiar 112 mil pessoas na região central da cidade - bairros do Recife, Boa Vista, Santo Amaro, Ilha do Leite e Coelhos - além de Setúbal. O Governo Paulo Câmara e a Compesa investem R$ 10,6 milhões nessa iniciativa que busca promover a independência operacional de cinco setores de abastecimento (controle e medição) que abrangem esses seis bairros. Os recursos são financiados pela Caixa Econômica e o prazo para concluir todo projeto é 30 de abril de 2018.

Imprensa Compesa

Amanhã tem caminhada em defesa do Rio Tejipió

O Instituto Solidare, o Conselho Interdenominacional de Pastores e Líderes-(CIPEL) e outras organizações da sociedade civil, em parceria estratégica com a Tearfund, organização inglesa, vai promover neste sábado (25/11), a Caminhada Rio Limpo, Cidade Saudável. A concentração será na Rua 15 de novembro, ao lado da Estação do Metrô de Coqueiral, a partir das 14h e percorrerá as principais ruas que são afetadas pelas enchentes do Rio Tejipió, culminando com um grande ato público na praça em frente ao Centro Urbano Bidu Krause, no bairro do Totó.

A proposta do movimento é pressionar as prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes a iniciar, com urgência, adoção de medidas para conservação do Rio Tejipió. Além disso, visa também reivindicar de ambas as administrações dessas prefeituras a implantação de projeto de educação ambiental para os moradores dos bairros que margeiam o rio (Coqueiral, Curado, Tejipió e Totó, no Recife e o Distrito de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes), já que todos os anos sofrem graves consequências com as enchentes. O projeto espera desenvolver oficinas e atividades socioambientais a serem executadas a partir das organizações de base comunitária, como igrejas e escolas da rede pública e privada de ensino.

De acordo com o presidente do Instituto Solidare, José Marcos, por se localizarem na divisa entre esses dois municípios, as comunidades dessa região vivem em um completo descaso das prefeituras. “O projeto tem dois grandes eixos de atuação, um político, em cobrar do poder público o cuidado com o Rio Tejipió e suas comunidades, e outro de educação ambiental, para a comunidade em geral”, destacou.

Do ano passado até o momento foram realizadas diversas atividades para a conscientização ambiental e a implantação de políticas conservacionistas envolvendo o poder público e os habitantes das regiões que permeiam o Rio. Entre elas destacamos:

- Sensibilização de organizações sociais, igrejas (evangélicas e católicas) e escolas públicas e privadas

- Seis conferências realizadas nos bairros assistidos para escuta das comunidades afetadas e criação de propostas

- Conferência geral de culminância, ocorrida no Centro Social Urbano Bidu Krause no bairro do Totó, onde foram eleitas as proposições a serem apresentadas aos órgãos públicos

- Audiências públicas na Câmara Municipal do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Como não houve o retorno dos poderes públicos, as organizações que compõem o colegiado gestor do projeto decidiram realizar um abaixo assinado, onde foram coletadas 14 mil assinaturas, entregue aos prefeitos do Recife e Jaboatão, secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Conselho Municipal de Meio Ambiente, juntamente com as proposições elaboradas nas conferências de escuta.

Com informações da jornalista Wedja Gouveia

Compesa realiza Leilão Público de veículos e sucatas

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza, na próxima segunda-feira (27), o segundo Leilão Público neste ano. A arrematação inicia às 14h30 para a venda de veículos e sucatas de ferro, zinco, alumínio, cilindros, transformadores, carrocerias, tanques, válvulas de retenção, registros, rolamento, barco, reboque, equipamentos de informática, extintores de incêndios, luminárias, fiação e outros materiais como pneus, vidros temperados, botas e capacetes, mesas e armários de madeira. O leilão acontecerá na Avenida da Recuperação, nº 6001, no bairro da Guabiraba, no Recife, de forma presencial ou online - pelo site www.aragaoleiloes.com.br - e é aberto a participação de pessoas físicas e jurídicas, e será exigida a apresentação de documentos que comprovem a identificação de cada participante. Além disso, é importante lembrar que nenhuma pessoa, mesmo credenciada, poderá representar mais de um participante do leilão.

Todos veículos estão disponíveis para serem vistos e examinados, até amanhã (24), no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 16h, no endereço da Avenida da Recuperação, nº 6001, no bairro da Guabiraba, Recife. Já os materiais podem ser vistoriados no Almoxarifado Peixinhos da Compesa, que fica localizado na Avenida Jardim Brasília, s/n, Peixinhos, em Olinda (próximo ao antigo matadouro de Peixinhos), exceto os lotes 39, 40 e 41 que estão na unidade do Cabanga (Avenida Saturnino de Brito, nº 472, Cabanga). Boa parte dos lotes que serão leiloados é de veículos que faziam parte da frota da Compesa: 19 carros da marca Fiat Uno, Ano 2012 e Modelo 2013, e três caminhões das marcas GMC 16.220, Ford F-12000 (munck) e Volkswagen/13.130. Esses veículos estão inteiros, mas considerados inservíveis e de recuperação antieconômica para o uso da companhia. De acordo com a avaliação dos veículos e materiais, a expectativa da companhia é arrecadar cerca de R$ 304 mil com a realização deste Leilão Público.

O seguro obrigatório DPVAT e o IPVA de todos os veículos relacionados no edital do leilão estão quitados até o exercício de 2017, assim como pagamento de multas geradas até a data da venda será de responsabilidade da Compesa. Os compradores deverão assumir toda a despesa referente à retirada das sucatas e dos veículos dos depósitos e regularização junto aos órgãos competentes. No ato do arremate, também será preciso caucionar 25% do lote, valor que será devolvido pela companhia após a quitação do boleto - cujo prazo para pagamento será de até cinco dias úteis e só será considerado quitado, após a compensação bancária. Caberá ainda ao arrematante, o pagamento da comissão do leiloeiro de 5% do valor de arremate.

Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas nos endereços eletrônicos www.compesa.com.br e www.aragaoleiloes.com.br, com o leiloeiro pelo telefone (81) 3428.6022/ 3877.1001, ou com a Comissão do Leilão da Compesa que fica no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos (Avenida Cruz Cabugá, nº 1.387, Santo Amaro, Recife - 2º andar, Gerência de Gestão Contábil, Custo e Orçamento), telefone: (81) 3412.9156


Imprensa Compesa

Mutirão dos Superendividados é prorrogado

O Governo do Estado prorrogou o Mutirão dos Superendividados na capital pernambucana. A ação, realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, irá até o dia 04 de dezembro. Os atendimentos estão acontecendo na sede do Procon, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Recife, das 8h às 14h, com número de senhas limitadas.

No primeiro dia diversas pessoas fizeram boas negociações. Um exemplo foi a idosa Tereza Cristina. Ela estava com uma dívida no valor de R$ 11.822,29 com a Compesa, e negociou para um pagamento à vista de R$ 1,283,55. “Eu já tinha tentado negociar outras vezes, mas aqui no Mutirão tive a melhor proposta”, disse.

O autônomo José Nivaldo Silva, também já tinha ido a unidades da Celpe para negociar uma dívida que vinha se arrastando há alguns anos. “No posto de atendimento da Celpe eu teria que dar entrada de 50% e dividir em o restante em três parcelas. Eu não conseguiria pagar”. No Mutirão a entrada caiu para 30% e ele poderá pagar o resto da dívida em seis parcelas.

Essa edição do Mutirão está com diversas novidades. A Caixa Econômica Federal montou uma espécie de agência no Procon, para que o consumidor já saia na hora com a negociação resolvida. Os outros bancos funcionam através da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e possuem um prazo de 10 dias para entrar em contato com o consumidor.

Outra novidade é a participação das prefeituras de Olinda e Paulista, que estão negociando o IPTU. E, como nos anos anteriores participam também a Celpe, Compesa, OI, TIM, Claro, Vivo e NET e a Prefeitura do Recife, também negociando dívidas de IPTU.

Para participar da conciliação é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e/ou contrato, número de protocolo, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação.

Imprensa Procon PE

Prorrogado prazo para a conclusão da obra em Candeias

Após a descoberta de um vazamento não-aparente no local da obra executada pela Compesa na Rua Major Médico da Fonseca, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, a Compesa decidiu prorrogar o prazo de conclusão dos serviços para logo mais às 14h. Antes, essa intervenção estava prevista para finalizar amanhã, às 7h, ou seja, no prazo de 24 horas. A medida foi tomada depois que os técnicos da companhia identificaram o vazamento por baixo da tubulação onde está sendo realizada a interligação na rede de distribuição. Como o terreno no local é muito arenoso, a água não tinha aflorado na superfície da via. A decisão de prorrogar o término da obra também evitará que a Compesa programe uma nova parada do sistema de abastecimento para realizar o conserto desse vazamento. Por este motivo, o fornecimento de água para os bairros de Candeias, Barra de Jangada, Piedade, Curcurana e Pontezinha só será restabelecido após o término dos serviços. 

A obra começou na manhã de ontem (23), às 7h, no trecho que foi interditado da Rua Major Médico da Fonseca, entre a Avenida Ulisses Montarroyos e a Travessa José Mário de Oliveira. Por se tratar de uma via com pouco fluxo de carros, os motoristas podem usar outras ruas nas adjacências para trafegar. Na primeira quinzena de dezembro, haverá a segunda etapa dessa ação para a companhia executar mais uma interligação que permitirá a integração dos sistemas de abastecimento. Dessa forma, a Compesa busca equilibrar as pressões na rede de distribuição de água e ofertar um melhor atendimento à população dos bairros de Candeias e Barra de Jangada. Para realizar as duas etapas dessa ação, a Compesa investe, com recursos próprios, cerca de R$ 250 mil. 

Imprensa Compesa

Vem pra Fama!


Custo das negociações sobre a reforma da Previdência passa de R$ 14 bi

A retomada das articulações para aprovar a reforma da Previdência ainda este ano vai exigir do governo o pagamento de uma “fatura extra” de pelo menos R$ 14,5 bilhões em troca de votos. A conta pode crescer nas próximas semanas com medidas que incluem compensações a Estados, ajuda a prefeitos e emendas parlamentares.

O governo ainda está longe de reunir os 308 votos necessários para aprovar o texto, mas não desistiu de colocar a proposta em votação ainda este ano e já escalou seus principais líderes para conversas com bancadas nos próximos dias. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou que a votação deve ocorrer na primeira semana de dezembro.

O governo já está lançando mão de novas benesses para melhorar o clima com o Congresso e angariar o apoio de prefeitos e governadores no corpo a corpo com deputados. Elas vão além das concessões feitas entre abril e maio, que incluíram os diversos programas de parcelamentos de débitos com direito a descontos em juros e multas – um para contribuintes em geral, um para Estados e municípios e outro para o setor rural.

Os prefeitos já conseguiram de Temer a promessa de R$ 2 bilhões em recursos e o aval para a derrubada de um veto no Congresso que, na prática, pode beneficiar os municípios em “pelo menos” R$ 10 bilhões, nas contas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, haverá um “encontro de contas” entre prefeituras e União em torno da dívida previdenciária. Os prefeitos devem mais de R$ 75 bilhões à União, mas alegam ter dinheiro a receber do governo federal. Um comitê será criado para discutir os números, mas o processo deve demorar e se estender ao longo do ano que vem. A medida mais imediata será a liberação dos R$ 2 bilhões, que os prefeitos esperam já para dezembro.

Os Estados querem também fechar um acerto de contas das perdas com a Lei Kandir, que desonera exportações do pagamento de ICMS. A equipe econômica já previu no Orçamento de 2018 um desembolso de R$ 1,9 bilhão aos Estados por meio do Fundo de Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX). Mas os Estados sempre pedem mais.

Proposta em discussão no Congresso prevê um repasse de R$ 39 bilhões por ano daqui em diante e uma negociação das perdas dos últimos dez anos. O acerto do passivo poderá envolver abatimento da dívida dos Estados com a União, mas o valor ainda será definido com a equipe econômica.

Outra medida que deve ajudar a melhorar o clima com o Congresso Nacional é a recente liberação de R$ 7,5 bilhões do Orçamento deste ano, que resultou em R$ 600 milhões a mais em emendas parlamentares. Com esses acenos, a equipe econômica evita envolver nas negociações medidas consideradas importantes para o ajuste fiscal, como o adiamento do reajuste dos servidores públicos.

Portal Metrópoles (DF)

Moacyr Franco é demitido do SBT

Moacyr Franco estava em Belo Horizonte quando a notícia de sua demissão se espalhou na mídia.

Ao “Uol”, o humorista falou pela primeira vez sobre a demissão. “Não estava aqui, estava em Belo Horizonte. Como tinha muita gente, não queria ficar triste e desliguei. Além de todos os profissionais, tenho meus filhos, um de 15 anos, o Johnny, que está nos Estados Unidos com o produtor Timbaland. Não queria que meus filhos soubessem e não queria falar com ninguém. Hoje, cheguei de viagem e resolvi clarear um pouco”, contou.

Moacyr disse estar surpreso com a demissão. “Nem esperava que tivesse essa repercussão. Para mim, foi até lisonjeiro todo mundo falando a meu favor”.

Ele lembrou os resultados que deu à emissora que não justificam sua demissão após 20 anos de casa. “Foi muito ruim, bastante triste para mim. É uma coisa que eu não esperava de jeito nenhum. É inexplicável. Tudo que fiz no SBT deu certo, deu resultado. Fiz o programa das paródias, depois 'Ô Coitado', que foi um baita sucesso, é até hoje um dos maiores êxitos da casa, na estreia a gente deu 32 pontos de pico e 26 de média. Depois, foi 'Meu Cunhado', já reprisaram quatro vezes, é compensador para a casa. Fiz 'Pequenos Brilhantes' contra a Xuxa. Começamos dando 8 contra 14 e terminamos dando 16 a 10”, recordou.

Ele também criticou o salário que recebia no SBT. “Estou bolando um seriado e outro filme com o Danilo Gentili. Estou bem com esse pessoal jovem, para mim é legal porque a gente refresca um pouco. Estou fazendo muitos shows. Embora ganhe muito pouco, eu trabalho demais, três vezes por semana. Meu salário no SBT era 40 'paus', era ridículo. Enquanto todo mundo ganha milhões, pelo que sei”, especulou.

Portal do Holanda (AM)

Jornalista com camiseta 'Fora Temer' é cercada por agentes da PF em Rondônia

Um protesto pacífico e silencioso coibido com ares de hostes censoras. Assim descreveu a jornalista Luciana Oliveira, do Blog da Luciana, que, como demais membros da imprensa rondoniense, dirigiu-se devidamente credenciada e identificada ao Hospital de Amor Amazônia para cobrir a inauguração da obra. Ela explicou a situação na íntegra e em vídeos postados em seu perfil particular no Facebook.

O evento contou com a presença de diversas autoridades de Rondônia, e também do presidente da República Michel Temer (PMDB). De acordo com Luciana, enquanto cumpria a pauta designada pelo portal Brasil 247, onde atua como colaboradora, agentes de segurança de Temer a cercaram. O alerta foi dado por colegas.

“Me disseram: Luciana, tem seis seguranças, inclusive policiais federais na ‘sua cola’, presta atenção! E eu não dei a mínima porque minha intenção era protestar silenciosamente e fazer a cobertura do evento”, declarou a blogueira.

Não acabou por aí.

Assim que resolveu ir embora, a jornalista foi perseguida por uma agente de segurança, que a interpelou: “A senhora está indo pra onde?”, desenrolando, a partir daí, um diálogo contrário aos tempos de democracia e liberdade de expressão. Justamente por conta do tratamento singular, dispendido exclusivamente a um profissional entre outros tantos.

Imediatamente ao fim da conversa, cinco policiais a ladearam, acompanhando-a até próximo à saída.

“Me intimidando não sei por quê. Talvez unicamente por conta desta camiseta [aponta para a vestimenta]”.

Um dos cinco policiais chegou a escoltá-la até o fim do percurso.

“Não me distingui por gestos, por manifestações exaltadas, enfim. Nada além de palavras numa camiseta. Deve ser horrível uma consciência pesada como essa. Usar esse aparato todo para coibir um pequeno manifesto ordeiro e quieto é coisa de gente paranoica, como esse presidente sem votos e sem o povo”, concluiu. 

Rondônia ao Vivo

Estudo detecta elevada quantidade de cocaína no mar de São Paulo


As águas do mar da Baía de Santos, no litoral paulista, estão contaminadas com cocaína. A constatação é de um estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), segundo o qual a droga é encontrada tanto na forma pura quanto na metabólica, quando alterada para consumo humano.

O professor-doutor Camilo Seabra, da Unifesp, explicou que a substância chega ao oceano em meio ao esgoto doméstico e deve, em breve, começar a causar problemas ao ecossistema. "As quantidades de cocaína na água já estão próximas das que causam efeitos em organismo marinhos, que é na ordem de 200 a 2.000 nanogramas por litro, ou seja, para cada 1 litro de água, são 500 nanogramas de cocaína”, detalha.

Notícias ao Minuto

Parceiro de Alceu Valença, cantor e compositor Tito Lívio morre aos 60 anos, em Olinda

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (23), o cantor e compositor Tito Lívio, um dos parceiros de Alceu Valença. Segundo a filha única do artista, Lara Lívia, o pai estava em casa quando passou mal, em Olinda. 

Vizinhos estranharam o fato de ele não sair da residência logo cedo e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Porém, Tito Lívio já estava sem vida quando a equipe médica chegou ao local. 

O velório está sendo na Prefeitura Municipal de Olinda. O enterro ocorrerá às 16h, no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. A suspeita da família é que Tito Lívio tenha tido uma parada cardíaca.

“Ele teve três infartos. O último foi em fevereiro de 2016, mas ele estava bem. Ele foi ao cardiologista na quinta-feira [16], mas estava tudo certo. Ultimamente, meu pai estava fumando muito, uma carteira de cigarro por dia, mas não sentia nada”, contou a filha do cantor e compositor.

Tito Lívio começou a compor e a tocar violão na década de 1970, mas foi em 1981 que o sucesso veio, quando "Arreio de Prata", "Lua Viva" e "Desengano" foram gravadas por Alceu Valença, Elba Ramalho e Lula Cortês. Em 1990, lançou seu primeiro disco solo, o LP “A Fala”. O segundo álbum, saiu 19 anos após o primeiro.

Portal G1