segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Funcionamento do Vitoria Park Shopping no carnaval

O Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão, preparou um horário diferenciado para o funcionamento no período carnavalesco. A partir do sábado de Zé Pereira, 14, o centro de compras já trabalha em horário diferenciado, confira: 
DATA
DIA
HORÁRIO LOJAS
HORÁRIO PRAÇA
CINEMA/GAME
14/02
SÁBADO
10:00 às 20:00
10:00 às 20:00
Conforme programação
15/02
DOMINGO
FECHADO
FACULTATIVO
Conforme programação
16/02
SEGUNDA
FECHADO
FACULTATIVO
Conforme programação
17/02
TERÇA
FECHADO
FACULTATIVO
Conforme programação
18/02
QUARTA
12:00 às 22:00
12:00 às 22:00
Conforme programação
 Programação de Carnaval do shopping: Estandes de Vendas/Customização de fantasias/exposição de abadás/Folia dos Bichos
No espaço em frente à loja Nagem, o Vitória Park Shopping montou a Estação Folia, espaço com estandes de nove blocos de Vitória de Santo Antão direcionados a ponto de venda dos ingressos, entrega de abadás e ações que contam a história dos blocos com imagens, vídeos e estandartes. No mesmo espaço também será disponibilizado um local de customização de abadás, além de venda de fantasias e adereços.
Já na Praça de Eventos II, o Vitória Park Shopping recebe uma exposição de fantasias dos mais tradicionais blocos de Carnaval da cidade produzidos por Betinha Sandres, homenageada pela ABTV por mais de 35 anos de dedicação na produção de adereços para a época.
Os espaços ficam disponíveis até o dia 13.
Também na Praça de Eventos II, no dia 07, às 15 horas, acontece a segunda edição da Folia dos Bichos, bloco infantil criado pelo shopping. Watusi Alves será uma das atrações do evento, entre as músicas algumas canções infantis com interpretações em toque de frevo, axé e sertanejo.
Pessoas com perna de pau, além da realização gratuita de pinturas de rosto acontecerá por lá.   
O shopping pede que as crianças entrem no clima e participem da festa indo fantasiados.       

JUCEPE quer combater criação de empresas-fantasma

“Avançar ainda mais na melhoria da prestação de serviços aos clientes, valorizar os servidores da casa e combater a criação de empresas fantasmas”. Essas são algumas das metas da ex-deputada estadual e jornalista, Terezinha Nunes, que tomou posse, nesta segunda-feira (2), como presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) em solenidade bastante concorrida. O auditório da autarquia ficou pequeno para receber as lideranças políticas e empresariais que prestigiaram o evento, entre as quais o vice-governador Raul Henry e o secretário de Microempresas, Qualificação e Trabalho, Evandro Avelar, o deputado estadual Antonio Morais (PSDB), representando a Assembleia Legislativa, além do secretário de finanças da Prefeitura do Recife, Roberto Pandolfi, que representou o prefeito Geraldo Júlio.
Falando aos presentes, Terezinha ressaltou, como um dos principais desafios, dar continuidade ao processo de modernização da Jucepe promovendo as adequações necessárias para criar sempre mais facilidades para os clientes da autarquia.  Para ela, a Jucepe é atualmente um órgão de excelência no serviço público do Estado e, por isso mesmo, vai requerer dos seus gestores um esforço ainda maior para avançar ainda mais na melhoria dos serviços.
A presidente destacou que, desde 2002, quando foi transferida do Parque Treze de Maio para o prédio da Rua Imperial, a  Jucepe vem passando por uma grande reformulação e hoje já possibilita que uma empresa seja registrada em apenas três dias. “Queremos que essa agilidade seja estendida também para quem precisa fechar sua empresa pois, atualmente, o empreendedor que encerra o seu negócio enfrenta ainda muita burocracia antes de concluir todo o processo”.
Outro objetivo será combater a criação de empresas fantasmas. De acordo com Terezinha, grande parte dos esquemas de corrupção que estão sendo denunciados no Brasil, atualmente, têm início a partir da criação de empresas de fachada com o uso dos chamados “laranjas”. “Nós queremos criar mecanismos para dificultar essa prática a fim de que a transparência seja cada vez maior no serviço público. Por isso, nosso propósito é colocar em debate junto ao conselho de vogais esse tema que é espinhoso, mas que não pode ser negligenciado”, afirmou.
Também faz parte do seu plano de metas, a valorização dos servidores da Junta. “Aos funcionários da casa, sem os quais nenhum desses avanços seria possível, prometemos manter o diálogo com todos e lutar pela melhoria das condições de trabalho, ao mesmo tempo, em que esperamos o empenho semelhante no sentido de que os objetivos possam ser alcançados”.
Para Terezinha, ser a primeira mulher a assumir a presidência de uma instituição centenária como a Jucepe é motivo de orgulho. “Ao mesmo tempo em que pesa sob os meus ombros a responsabilidade deste ineditismo a mim proporcionado pelo governador Paulo Câmara, rendo uma homenagem aos meus pais que elegeram a educação como sua principal prioridade e, sem a qual, eu não estaria aqui.”, disse.
Ao saldar a nova presidente da Jucepe, o vice-governador Raul Henry afirmou que a Junta de Pernambuco é um exemplo de empresa que funciona. Para ele, toda essa simplificação na relação entre as empresas e o órgão de registro do comércio vem transformando a vida dos empresários pernambucanos e o resultado disso é que a empresa é hoje uma grande referência nacional. “A coragem, determinação, força de vontade e toda garra que Terezinha Nunes possui é a garantia que a Jucepe continuará a crescer”, asseverou.
Já o secretário da Microempresa, Evandro Avelar, afirmou que Terezinha Nunes tem uma carreira que Pernambuco já conhece. Foi secretaria estadual em duas pastas, conhece muito bem a máquina pública e também tem experiência no poder legislativo, no qual cumpriu dois mandatos de forma brilhante. “Trata-se, portanto, de um quadro qualificado da política pernambucana que certamente vai prestar uma grande colaboração durante sua gestão na Junta Comercial”, afirmou. Segundo ele, a Secretaria irá trabalhar de forma integrada com a Jucepe e os demais órgãos vinculados a fim de criar condições para que o trabalhador e as empresas possam aproveitar as oportunidades que estão surgindo a partir do processo de desenvolvimento que tem sido experimentado em Pernambuco.

Redução de despesas no Estado

O Governo de Pernambuco inicia fevereiro planejando ações de racionalização nas despesas correntes do Estado. O decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 3 de fevereiro. Com isso, fica instituído o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) que tem como meta racionalizar os gastos da máquina pública em R$ 320 milhões, só em 2015. A medida leva em consideração as projeções econômicas e financeiras do País que apontam para um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento da economia brasileira, taxa de juros alta e consequente baixa projeção para o incremento de receitas para os estados. 
O Decreto prevê diversas medidas de melhoria do gasto público por meio de uma atuação direta com os gestores do Estado, a fim de identificar, propor e implementar ações de economia. A coordenação fica por conta de um comitê gestor composto por representantes da Assessoria Especial do Governador do Estado, Secretaria de Administração do Estado (SAD), Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Esse grupo acompanhará de forma detalhada as várias propostas de contingenciamento de recursos.
“Precisamos continuar nos preparando para o cenário fiscal restritivo que está posto para o País. Vamos estabelecer metas, procedimentos e rotinas eficazes, focados no combate ao desperdício e na otimização do gasto. Os projetos prioritários não serão impactados. Vamos manter a qualidade dos serviços com a eliminação do gasto ruim”, destacou Paulo Câmara.
 Entre as medidas do Executivo estadual está o desenvolvimento de propostas de economia em temas como: serviços de consultoria, diárias e passagens, manutenção da frota, combustível, locação de veículos, licenças de softwares, publicidade, transferências voluntárias, entre outros. Os recursos já destinados ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) serão preservados, bem como os programas de relevância para a sociedade, tal como o Pacto Pela Vida. 
Os dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta deverão designar, no prazo de três dias, os representantes de cada unidade gestora que vão atuar na implementação e na coordenação do PCG em seus órgãos. Serão desenvolvidos, ainda, estudos para que os gastos tenham caráter mais racional e sejam cada vez melhor planejados.
 “O nosso desafio é conseguir, através de medidas de contingenciamento propostas pelos gestores públicos, ganhar capacidade de manutenção do nível de serviço, preservando os projetos prioritários. Não existe fórmula. As propostas serão resultado do esforço dos gestores em melhorar o gasto. Mais esforço vai resultar em mais economia. A atuação será de forma parceira, incentivando ainda mais o uso racional dos recursos públicos e sensibilizando os servidores para o momento econômico do País. Esta é uma determinação do governador Paulo Câmara”, argumentou o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Amaro.

PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS NO DECRETO

• Corte nas consultorias, concessão de diárias, manutenção da frota, publicidade, entre outros temas;
• Devolução dos veículos com menos de 1,2 mil km rodados por mês;
• Redução dos custos para telefonia fixa e móvel;
• Fiscalização das despesas com cessão de pessoal;
• Suspenção no aditamento de contratos de terceirização que resultem no aumento da despesa;
• Corte na aquisição de passagens aéreas e diárias internacionais e contingenciamento de passagens nacionais através do Sistema de Controle de Viagens na Administração Pública (SCVI);
• Priorização de compras corporativas;
• Regras mais rígidas para o crescimento e o incremento de despesas;
• Implantação de “ilhas de impressão” nos órgãos para reduzir o custo de aquisição de papel e insumos;
• Renegociação de preços nas atas corporativas para valores de mercado;
• Aumento da eficiência energética;
• Criação de cadastro de regularidade dos convênios e transferências estaduais;
• Implantação de sistemática para o controle de Suprimento de Fundos Institucional (SFI);
• Redução de 10% nas transferências voluntárias;
• Suspender a implantação de novos Datacenters.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Sebrae e Campus Party apontam 200 startups promissoras para 2015

O Sebrae e a Campus Party identificaram, a partir de um universo de mais de 600startups de todo o país e nas mais diferentes áreas de atuação, 200 empresas com grande potencial para conquistar o mercado em 2015. A seleção adotou como critério o nível de desenvolvimento do modelo de negócio, a qualificação da equipe, a qualidade dos produtos e serviços e o volume de potenciais consumidores. Essas empresas serão as grandes atrações da edição 2015 da Startup & Makers Camp, que acontece durante a Campus Party de 4 a 7 de fevereiro, em São Paulo.
Os melhores negócios que prometem acontecer em 2015 representam as cinco regiões brasileiras e envolvem o trabalho de mais de 900 pessoas, entre funcionários e sócios. “A maior concentração dessas startups está em São Paulo, com quase metade das selecionadas, Rio de Janeiro (9%) e Minas Gerais (8,5%). Elas criaram inovações nos mais diversos segmentos, principalmente nas áreas de varejo e e-commerce, educação, comunicação e mídia, TIC e Telecom, finanças e entretenimento”, informa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Além da oportunidade de contatos, os empreendedores terão acesso à orie ntação de consultores e 48 horas de palestras e workshops promovidos pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Startups.
O Startup & Makers, que é realizada pela terceira vez no Brasil, tem o objetivo de apoiar os empreendedores que estão começando ou em fase de consolidação, oferecendo a oportunidade de interação, conhecimento, exposição na mídia e contato com outras empresas e investidores. Além disso, este ano, o espaço será integrado com a Arena para que esses empresários encontrem parceiros e colaboradores entre os oito mil campuseiros e possam participar de todo o conteúdo da Campus Party.
As startups também contarão com um espaço físico para apresentar seu negócio para possíveis clientes e visitantes. A proposta é que empresários, campuseiros, aceleradoras, investidores, entusiastas e visitantes se unam para compartilhar conhecimento e experiências, desenvolvendo assim os negócios inovadores. Durante o evento, as empresas ganharão prêmios e a possibilidade de demonstrar seus produtos e serviços para aceleradoras, fundos de investimentos e investidores anjo.
Startups Selecionadas
Desde que participou do Startup & Makers Camp, no ano passado, a Let´s Park, que desenvolveu um aplicativo colaborativo para encontrar estacionamentos, passou por uma transformação radical. De uma empresa em estágio embrionário, que ainda procurava validar seus projetos, a Let`s Park já soma 2,5 mil estacionamentos cadastrados apenas na capital paulista e fechou parceiras com gigantes como a montadora Ford. De quebra, ainda atraiu o interesse da aceleradora Triple Seven que, além do aporte de capital, também está participando ativamente do desenvolvimento da startup.
Letícia Passelli, diretora de Marketing e uma das sócias da empresa, conta que a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu em 2013, após ter gasto um alto valor em um estacionamento na capital paulista e, pouco depois de tirar o carro do local, descobrir outro ao lado que cobrava um preço bem mais acessível. Com um mapa baseado em Google Maps, o usuário pode checar onde há um lugar próximo em que ele possa parar o carro. Ao clicar no ícone do estacionamento, podem ser acessadas informações como se o local é coberto, se tem seguro, tabela de preços, descontos, etc. O próprio usuário pode cadastrar um estabelecimento, de preferência fornecendo informações básicas como preços e horários. “A maioria dos estacionamentos cadastrados é de São Paulo, mas já há estabelecimentos em todos os estados brasileiros e até de outros países, co mo Japão, EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália”, conta Letícia, de 24 anos.
A Campus Party será o grande teste para a Networkr, uma rede social de networkingdesenvolvida para ajudar os profissionais a conhecer pessoas relevantes em eventos, e que está em fase de desenvolvimento. “Quando soubemos que fomos escolhidos para participar do Startup Makers & Camp decidimos acelerar o processo de desenvolvimento para poder apresentar e utilizar o sistema no evento” conta um dos sócios da Networkr, Márcio Nóbrega, de 35 anos.  
Em novembro último, Nóbrega deixou seu emprego em uma grande empresa para se dedicar integralmente à modelagem do novo negócio que, segundo ele, não tem paralelo no Brasil. A ideia de desenvolver o negócio veio da própria insatisfação de Nóbrega e de seu sócio Daniel Bonato de participarem de grandes eventos corporativos em que o que network ficou muito abaixo das expectativas. “Por falta de informação, tivemos dificuldade em conhecer profissionais de áreas que nos interessavam. Procuramos desenvolver uma ferramenta para ajudar as pessoas a estabelecerem contato e, claro, gerar negócios”, explica o empreendedor, que mora em Bauru, no interior paulista.
Sócio de uma agência de publicidade, o paulistano Tiago Mateus, de 29 anos, percebeu que era cada vez maior o número de empresas interessadas em contratar celebridades para participar de campanhas com foco nas redes sociais. A partir dessa demanda, ele resolveu criar em novembro passado a Inflr, um serviço que permite ao usuário usar a sua “influência” nas redes sociais para ganhar dinheiro ou produtos de empresas interessadas em divulgar suas ações. No caso de campanhas com celebridades propriamente ditas, o trabalho da Infr é feito diretamente com as agências e empresas e com os assessores dos famosos.
Mesmo com pouco tempo de mercado, o jovem empreendedor já contabiliza 1.800 cadastrados no site da Inflr, muitos dos quais conquistados por um trabalho realizado por ele mesmo nas redes, como em perfis do Instagram. O empreendedor lembra que há muita gente nas redes sociais com muito mais popularidade do que artistas de TV. “O conceito de celebridade nas redes sociais é totalmente diferente. Existem perfis de gente conhecida somente na internet que somam milhares de seguidores”, acrescenta. Mateus já está conversando com alguns investidores interessados em realizar aportes na empresa. A startup foi selecionada como iniciante e, para ele, a participação no Startup & Makers Camp também pode ser uma oportunidade de atrair o capital necessár io para desenvolver novos projetos.
Agência Sebrae

Com mais de 1,5 milhão de candidatos, ProUni tem recorde de inscritos

A primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) teve 1.523.878 inscritos, de acordo com balanço final divulgado pelo Minstério da Educação (MEC). O número é recorde e representa um aumento de 21% em relação aos inscritos (1.259.2854) no primeiro semestre do ano passado.
Os cursos com maior número de inscrições foram administração, com 303.845; direito, com 252.391; pedagogia, com 161.938; e engenharia civil, cin 140.305.
O programa registrou ainda 720.171 inscritos que se declararam pardos (47,3% do total). Os brancos representam 36,2%, os amarelos, 2,4%, e os indígenas, 0,1%.
As mulheres foram maioria (889.398 candidatas), representando 58% do total. O programa também atraiu muitos jovens. Dos inscritos, 837.743 (55%) têm entre 18 e 24 anos; e 196.848 (12,9%), de 25 a 29 anos.
O resultado da primeira chamada foi divulgado nesta segunda e pode ser consultado nosite do ProUni. Até o próximo dia 9, o candidato selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição e fazer a matrícula.
No dia 19, será divulgado o resultado da segunda chamada. Os que não forem selecionados poderão participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.
O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, são oferecidas 213.113 bolsas, 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas  destinam-se a 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
Portal IG

Não ao assédio no Busão

Em Pernambuco, é frequente que mulheres sejam vítimas de assédio sexual dentro dos ônibus e metrôs. Além do constrangimento, muitas vezes o medo impede que as denúncias sejam feitas. A Secretaria das Cidades informou que o Grande Recife Consórcio de Transporte está responsável por criar um comitê que vai atuar na prevenção do assédio sexual nos ônibus, paradas e terminais.
Para integrar o comitê estão sendo convocados representantes da Secretaria da Mulher, do Núcleo de Comunicação do Governo do Estado, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Frente de Luta Pelo Transporte Público, do Sindicato dos Rodoviários e da Urbana-PE. Não há prazo para o início da atuação do comitê. A situação foi apresentada no NETV 1ª Edição desta segunda-feira (2).
É comum que o empurra-empurra na hora de entrar nos veículos e a superlotação deles seja desculpa para a aproximação dos agressores. "Eles se aproveitam da situação. Está muito apertado, aí é a desculpa para eles", conta uma vítima que prefere não se identificar. Uma das integrantes do Movimento Mulheres em Luta, grupo que atua em vários estados, aponta como as vítimas podem reagir. "Chamar as outras companheiras nos ônibus. Quanto mais escândalo a gente fizer, também é uma forma de se defender", afirma.
No momento do assédio normalmente as vítimas têm medo e ficam caladas, mas, de acordo com a delegada titular da Delegacia da Mulher, Alessandra Brito, é preciso que elas façam a denúncia na delegacia mais próxima. "Levamos em consideração que, apesar de não ser violência doméstica, a Delegacia da Mulher também é apta a fazer o primeiro atendimento", pontua.
De acordo com a gestora do Departamento da Mulher do Recife, Cláudia Freitas, não há estatística sobre os casos de assédio nos ônibus. “Na maioria das vezes não existe a comunicação ao órgão oficial. Talvez um dos aspectos seja esse [o medo], talvez seja a dificuldade de identificação do agressor”, pondera.
Portal G1

LBV: Ações de educação para crianças

Com o tema “Proteger a Infância é acreditar no Futuro”, a campanha Criança Nota 10, da Legião da Boa Vontade (LBV), convida a sociedade e os meios de comunicação a fortalecerem o protagonismo infantojuvenil e garantirem a proteção dos direitos de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.


Os recursos obtidos com a campanha contribuirão com a manutenção das atividades direcionadas a esse público nas unidades de atendimento da LBV em todo o Brasil. Além disso, serão entregues durante a iniciativa 16 mil kits de material escolar e pedagógico e 30 mil conjuntos de uniformes a estudantes das escolas da Legião da Boa Vontade e a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que participam dos programas promovidos nos Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição.


Trata-se de motivação a mais para que os beneficiados com os itens pedagógicos prossigam com os estudos. Em suas unidades socioeducacionais, a LBV promove atividades físicas, esportivas, artísticas, culturais e de lazer, que contribuem para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, além de mantê-los longe do trabalho infantil e dos perigos das ruas. Eles permanecem em um local seguro, deixando os pais tranquilos enquanto garantem o sustento do lar.


Os programas da Instituição protegem seus atendidos, conforme recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em soma a isso, a Legião da Boa Vontade participa de ações e discussões para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.


Vale destacar a inclusão da Espiritualidade Ecumênica nas atividades da LBV, que engloba valores como solidariedade, respeito e amor fraterno, no trato com a garotada, para que ela cresça sabedora de seus direitos e deveres e pronta a contribuir, de maneira efetiva, para o desenvolvimento da sociedade.


Saiba mais acessando o site www.lbv.org. Siga a LBV nas redes sociais: Facebook (LBVBrasil), Twitter (@LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil).

Com informações da jornalista Vania Besse

Irã: concurso de charges aborda holocausto

Em protesto à representação do profeta Maomé no jornal francês "Charlie Hebdo", duas organizações iranianas anunciaram a segunda edição de um concurso internacional que premiará charges sobre o Holocausto, informou o "Tehran Times".

A primeira edição do prêmio ocorreu em 2006, após o jornal dinamarquês "Jyllands-Postens" representar o profeta Maomé em charges satíricas.

A edição deste ano é organizada pelo centro cultural Sarcheshmeh e a Casa Iraniana de Cartum.

O primeiro lugar receberá um prêmio em dinheiro de US$ 12 mil. Já os segundo e terceiro lugares ganharão US$ 8 mil e US$ 5 mil, respectivamente. Os trabalhos selecionados também serão exibidos no Museu Palestino de Arte Contemporânea, em Teerã.

BRASILEIROS - O segundo colocado da edição de 2006 foi o brasileiro Carlos Latuff, conhecido internacionalmente pela militância em favor dos palestinos. Seu desenho mostrava um palestino com o uniforme de um prisioneiro de um campo de concentração (foto).

O prêmio principal foi dado ao marroquino Abdellah Derkaoui, com a charge de um tanque israelense levantando um muro com a imagem do campo de concentração de Auschwitz diante da mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém.

Com 21 cartunistas selecionados naquele concurso, o Brasil ficou em terceiro lugar em número de participantes, atrás apenas do Irã –anfitrião do evento, com 157 cartunistas– e da Turquia, com 31.

A iniciativa, que teve o apoio do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi amplamente condenada por organizações judaicas.

Folha SP

Carnaval Beneficente da Associação Cristã Feminina

 O Manhattan Café Theatro abre as suas portas para receber o Carnaval beneficente do Centro Social da Associação Cristã Feminina (ACF), nesta terça (3), com show dos Garçons Cantores, a partir das 19h. Toda a renda do evento será revertida para a creche da instituição, localizada no bairro da Torre. Os Garçons Cantores apresentam um repertório de sucessos nacionais e internacionais, trilhas de filmes e hits da Broadway. O ingresso custa R$ 70 à venda no Manhattan e na Associação. Mais informações pelos telefones (81) 3325 – 3372 / 32226504 / 8756-1345.

Petrobrás bate sexto recorde anual seguido

A Petrobras fechou 2014 batendo um novo recorde na produção de derivados de petróleo nas refinarias do país com uma produção 2,17 milhões de barris de petróleo por dia, volume que supera em 45 mil barris de petróleo/dia o recorde anterior, alcançado em 2013. Este é o sexto recorde anual seguido, o que demonstra, segundo nota divulgada pela estatal nesta madrugada, "o crescimento da produção de derivados em patamares sustentáveis".
O aumento e os recordes ocorreram em diversos dos produtos refinados pela empresa, inclusive os mais consumidos pelo mercado, como a gasolina, o diesel e o querosene. As informações indicam que, em 2014, a produção de óleo diesel, combustível com alta demanda no setor de transporte rodoviário, totalizou 311 milhões de barris. Isso proporcionou um acréscimo de 1 milhão de barris em relação a 2013.
O início de operação das unidades de tratamento de diesel da Refinaria de Paulínia (Replan-SP), em novembro de 2013, da Refinaria Gabriel Passos (Regap–MG), em janeiro de 2014, e da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap-RS), em setembro de 2014, contribuíram para o aumento da produção.
Responsáveis por 72,3% da produção de diesel, seis das refinarias que compõem o parque nacional de refino encerraram o ano passado com produção recorde em relação a 2013, a partir da maior utilização das unidades de destilação e de hidrotratamento: Replan, Refinaria Landulpho Alves (RLAM– BA), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar–PR), Refinaria Presidente Bernardes (RPBC-SP), Refinaria Henrique Lage (Revap–SP) e Refinaria de Capuava (Recap–SP).
Já a produção de gasolina, outro produto com crescente demanda no mercado, mesmo tendo passado em janeiro de 2014 a ser comercializada com baixo teor de enxofre – 50 partes por milhão –, também obteve recorde anual. A produção do derivado totalizou 180 milhões de barris, com acréscimo de 1 milhão de barris em relação a 2013. O crescimento foi alcançado com a maior utilização das unidades de craqueamento – processo utilizado para transformar óleos pesados em derivados de petróleo mais nobres. Quatro refinarias obtiveram seus maiores níveis de produção anual e contribuíram significativamente para esse resultado, respondendo por 34,4% do volume de gasolina: RLAM, Refap, Regap e Recap.
A produção de querosene totalizou 38 milhões de barris em 2014, representando um acréscimo de 3 milhões de barris em relação a 2013. A marca alcançada é resultado da otimização dos processos produtivos, do aproveitamento de sinergias entre as refinarias e da redistribuição de mercados entre os polos supridores, informou a Petrobras. Cinco refinarias alcançaram recorde anual, respondendo por 56,6% da produção de querosene: Refinaria Duque de Caxias (Reduc), Replan, Regap, Repar, além da Refinaria Isaac Sabbá (Reman–AM).

Com informações da Agência Brasil e do Portal Brasil 247

Escritório troca senhas por implante de chips nos funcionários

Passar o crachá para entrar no escritório é coisa do passado, pelo menos para os funcionários do Epicenter, um novo prédio de escritórios construído na Suécia. Em vez dos métodos tradicionais de identificação, como os cartões e a digital, foi oferecido aos 400 trabalhadores do edifício o implante de um chip. que pode ser usado não apenas para abrir portas, mas para uma infinidade de outros serviços.

— Nós queremos poder entender essa tecnologia antes que grandes corporações e governos cheguem a nós e digam que todos devem ter um chip. O chip da Receita Federal, o chip do Facebook ou do Google — disse à BBC Hannes Sjoblad, diretor de tecnologia do escritório.

O pequeno chip de identificação por radiofrequência (RFID) é implantado nas mãos dos funcionários. O repórter da BBC Rory Cellan-Jones foi um dos chipados. Ele conta que o procedimento, feito por um tatuador, é rápido, mas dolorido.

— Foi um momento de dor, não muito pior que uma injeção — contou.

O chip serve para entrar no edifício, abrir portas de escritórios e liberar o uso da copiadora, mas, em breve, deve ganhar outras funções, como realizar pagamentos na cantina ou liberar o uso de computadores.

Jornal O Globo

Polícia prende acusados de planejar assalto

A Polícia Civil apresentou a prisão de três pessoas que pretendiam roubar uma casa lotérica em Camaragibe. Com eles foram apreendidas quatro armas, munição e maconha. Um dos presos estava foragido do sistema penitenciário, após quebrar a tornozeleira.

Polícia Civil de Pernambuco