sábado, 1 de abril de 2017

Deslizamento de terra na Colômbia mata 154 pessoas

Subiu para 154 o número de mortos em um deslizamento de terra no município de Mocoa, sul da Colômbia, que também deixou 180 feridos, após a cheia de rios causada pelas fortes chuvas dos últimos días, anunciou neste sábado a Cruz Vermelha Colombiana (CRC).

"O último balanço é de 154 pessoas mortas, um número realmente muito lamentável", disse a jornalistas o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que viajou até o local para acompanhar de perto os trabalhos de resgate.

As chuvas intensas na cidade de Mocoa fizeram com que vários rios transbordassem e mandassem lama e sedimentos para casas e estradas, disse o prefeito.

"É uma área grande", disse José Antonio Castro à rádio local Caracol. "Grande parte das casas foi tomadas pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente e capazes de sair. Mas casas em 17 bairros foram basicamente destruídas."

Duas pontes também foram destruídas, disse Castro, e havia um número indeterminado de pessoas desaparecidas.

"Os números do desastre foram subindo. Esperamos a Deus que não vai subir muito porque é muito triste", afirmou.

Mocoa está situada em uma região petrolífera e agrícola na fronteira com o Equador e Peru.

O presidente Juan Manuel Santos vai viajar para a área, disse o governo.

A Colômbia enfrenta uma temporada de fortes chuvas, que levaram a uma situação de emergência em diferentes regiões do país.

Folha SP

Urgente: Explosão em Paris atinge 30 pessoas

Uma explosão numa feira provocou, este sábado, pelo menos 30 feridos, sendo que cinco estarão em estado grave, numa feira perto de Paris, em Villepinte. Era suposto que uma instalação fosse queimada, mas algo correu mal e explodir acidentalmente, causando feridos, entre eles crianças. Os jovens no local teriam entre 2 e os 14 anos, com uma das crianças em estado grave. 

"Muita gente está ferida no rosto e estão todos no hospital de Villepinte", disse Nathalie Crespine, porta-voz dos bombeiros de Paris. Dos 18 feridos, cinco estão em estado gravíssimo. Um homem afirmou à imprensa local, que houve muito pânico no local. Cerca de mil crianças estavam no parque. Pedaços de brinquedos voavam com a explosão.

Hoje era um sábado especial, em que os presentes ao parque estavam vestidos de amarelo para saudar o sol.

Diário de Notícias (Portugal)

As multinacionais que fabricam tudo o que consumimos



Um infográfico divulgado pela ONG britânica Oxfam revela que dez empresas do ramo alimentício controlam praticamente todas as marcas que populações do mundo inteiro compram e consomem. As empresas são Nestlé, PepsiCo, Coca-Cola, Unilever, Danone, General Mills, Kellogg's, Mars, Associated British Foods e Mondelez; todas elas têm operações no Brasil, com diferentes produtos.

A divulgação dos dados veio no âmbito da campanha “Behind the Brands”, que monitora a atuação das marcas em relação à atuação nas áreas de transparência, respeito a mulheres, produtores e trabalhadores, terreno de plantio, controle do uso da água e clima. A ideia, com o infográfico, é conscientizar consumidores sobre as ações das marcas que consomem.

Opera Mundi

Acaba greve do Detran-PE após 47 dias

A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) foi encerrada após 47 dias. Os trabalhadores do órgão devem voltar às atividades na segunda-feira (3), de acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), Alexandre Bulhões.

A decisão do fim da paralisação, iniciada em 13 de fevereiro deste ano, foi motivada após uma decisão do desembargador Eduardo Augusto de Paurá Peres, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para que os servidores voltem imediatamente ao trabalho. A decisão, divulgada no fim da tarde de ontem(31), prevê pena de abertura de processo administrativo em caso de descumprimento.

Entre as reivindicações da categoria, estão a licitação regular da empresa responsável pelo plano de saúde dos servidores, o pagamento de gratificação ao examinador das provas práticas e de insalubridade para quem faz vistoria do motor de veículos. Outra solicitação é o pagamento de gratificação de produtividade paga aos servidores que trabalham nos shoppings e seria estendida aos trabalhadores de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito do interior (Ciretrans).

O presidente do sindicato garante que a luta pelo atendimento a essas reivindicações vai continuar. “Estamos retomando as atividades, mas vamos apelar da decisão do desembargador e, se ele continuar negando, vamos até o Supremo Tribunal Federal", afirmou Alexandre Bulhões.

Portal G1

Projeto Tempo de Despertar chega a São Paulo

Criado em 2015 em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, o projeto Tempo de Despertar, um trabalho de combate à violência contra a mulher por meio da reeducação de homens agressores, chegou a São Paulo nessa sexta-feira (31). Idealizado pela promotora Maria Gabriela Prado Mansur, o programa será implantado no Fórum Regional da Penha, na zona leste da capital paulista.

"Um dos grandes problemas de lidar com a Lei Maria da Penha ou com os homens que agridem as mulheres é o sentimento de impunidade. A impunidade é uma grande vilã, legitima e multiplica a violência contra a mulher. Mas, a partir desse projeto, acaba ou diminui essa impunidade, forçando os homens a participar do trabalho. Esse trabalho não é uma terapia, é uma medida socioeducativa que provoca mudanças, crises e uma reflexão muito profunda sobre o comportamento desses homens”, explicou Sergio Barbosa, gestor técnico do Tempo de Despertar.

O projeto consiste em oito encontros, de duas horas e meia de duração, onde são discutidos temas como machismo e direitos humanos, com a intenção de fazer os autores de agressões contra as mulheres refletirem sobre a violência. No projeto-piloto, em Taboão da Serra, a reincidência de casos foi de apenas 3%. Há projetos semelhantes na capital paulista.

“Tivemos um índice de êxito de 97%”, disse Sueli Amoedo, advogada e coordenadora de Direitos da Mulher de Taboão da Serra, após a cerimônia de inauguração do projeto no Fórum da Penha. “O curso visa a restabelecer os vínculos familiares, então conseguimos reestruturar as famílias e eles [os agressores] também conseguem reconhecer que praticam violência, porque até então eles não enxergavam a violência que praticavam. Dentro do curso, começam a perceber, por exemplo, pequenos atos de ofensa que são violência também”, afirmou Sueli.

Nem todos os que cometem violência contra mulheres podem participar do curso. “Só os casos de lesões corporais leves. Não trabalhamos com homicidas, traficantes e homens que tenham casos de estupro”, disse Sueli. E os que participam do curso não deixam de ser punidos pela violência que praticaram. “O processo continua. O curso, o trabalho e as aulas entrarão como atenuantes da pena. Quando o juiz for sentenciar, essa participação dele, que é impositiva, entra como atenuante da pena”, acrescentou.

Em Taboão da Serra, o projeto virou lei municipal, obrigando o homem que agride uma mulher na cidade a participar do curso. Tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto parecido, que pode obrigar todo homem que pratica ato de violência considerado leve a participar do curso no estado.

Agência Brasil

Amanhã tem eleição em Ipojuca

Os eleitores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, vão às urnas para escolher o prefeito no domingo (2). No município, o candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para o cargo em outubro do ano passado, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa.

Nesta quinta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o recurso de cassação do registro, que foi rejeitado pelo relator. Com isso, ficou mantida a decisão do próprio TSE que havia cassado o registro do candidato mais votado na eleição municipal do ano passado e previsão de eleição suplementar no município neste final de semana.

A partir da meia-noite desta quinta-feira (30), fica proibida a propaganda em rádios e também a realização de comícios. A propaganda de rua, com distribuição de folhetos e carro de som, pode ser feita até o sábado (1º).

Quem assumiu o cargo de prefeito foi o presidente da Câmara dos Vereadores, que fica até que saia o resultado da nova eleição. Em uma sessão tumultuada, com cadeiras sendo arremessadas e spray de pimenta, Ricardo José de Souza (PTC) foi eleito presidente do Legislativo e, consequentemente, assumindo à prefeitura.

O município conta com mais de 67 mil eleitores. A cidade tem 190 seções eleitorais e, em todas elas, haverá uma urna eletrônica. A maior seção eleitoral é a localizada na Escola Municipal Manoel Luiz Uchoa Cavalcanti, onde 401 pessoas estão aptas a votar. O dia da eleição vai contar com 760 mesários.

Três candidatos disputam o cargo de prefeito de Ipojuca. Veja abaixo o perfil deles:

Carlos Santana (PSDB) tem 60 anos, é médico veterinário, servidor público municipal, casado e foi quatro vezes prefeito de Ipojuca.

Célia Sales (PTB) tem 52 anos de idade, ensino médio completo, é casada e é funcionária pública municipal. Ela foi a candidata a vereadora nas eleições de 2016.

Olavo Aguiar (PMN) tem 39 anos de idade, ensino fundamental completo, casado e atualmente é vereador em Ipojuca.

Outras cidades - Além de Ipojuca, os outros municípios que terão eleições neste domingo são: Cafeilândia e Mococa (SP), Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá (PR), Guajará-Mirim (RO), Carmópolis (SE), Sangão e Bom Jardim da Serra (SC). Alguns outros municípios tiveram eleições suplementares no dia 12 de março. Guaraciama (MG) deve ter votações em maio e Tomé-Açu (PA), em junho.

Com informações do Portal G1 e do Site Oficial do TSE

SP: Faculdade de Direito relembra desaparecidos

Um ato no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, região central da cidade, relembrou desaparecidos políticos da ditadura e contemporâneos, para afirmar que o Estado segue em dívida e que a democracia é desrespeitada. Durante o ato, ativistas de direitos humanos afirmaram que as recomendações da Comissão Nacional da Verdade – que entregou seu relatório final em dezembro de 2014 – foram ignoradas. E outras iniciativas de resgate histórico e apuração de fatos do período ditatorial não avançaram, enquanto a violência do Estado continua fazendo vítimas.

"Essa (desaparecidos) continua sendo uma questão central da nossa história contemporânea e da nossa democracia", disse Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico e Economia Política da USP, logo no início do ato, na manhã desta sexta-feira (31). "Enquanto essa questão permanecer, talvez nunca possamos ter uma democracia efetiva. Só será plena quando o Estado brasileiro abrir a verdade e mostrar o que seus agentes fizeram em seu nome."

Para o presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia (AJD), André Augusto Salvador Bezerra, o Brasil vive um momento de "fragilidade" no processo de consolidação democrática. "Pela Constituição de 88, os direitos, as liberdades públicas, deveriam ser regra", afirmou, acrescentando que a regra virou exceção. Ele citou o fato de o país ter a quarta maior população carcerária do mundo, a chamada PEC da maioridade penal e o projeto de terceirização recentemente aprovado.

"Vivemos ainda no tempo histórico da ditadura", disse o presidente da AJD, identificando uma "ideologia autoritária" na sociedade. "O Judiciário é um reflexo desse Estado de exceção permanente", acrescentou, ao observar que a Lei Orgânica da Magistratura ainda é daquele período (1979).

A atividade não lotou o salão nobre, mas os manifestantes colocaram fotos de desaparecidos políticos em cada uma das 800 poltronas do auditório. Durante o ato, alguns nomes eram falados, com o coro de "presente!" na sequência. Uma enorme faixa foi pendurada no meio do salão, onde também foram feitas uma apresentação teatral e outra musical. A presidenta do Centro Acadêmico XI de Agosto, Paula Masulk, disse que será feito um pedido para reativar a comissão da verdade da Faculdade de Direito.

Lei da classe dominante - Também para Ana Lucia Marchiori, diretora do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, o país vive um período de exceção, "embora com uma suposta Constituição democrática". Ela citou, entre outros, os casos de Amarildo Souza, o pedreiro que desapareceu após abordagem policial, e de Claudia Silva Ferreira, arrastada por uma viatura no Rio de Janeiro, entre outros casos de violência policial. "Numa sociedade de classes, a lei é da classe dominante, da elite. Nenhuma lei de uma minoria, de uma elite, pode fazer justiça à classe trabalhadora."

A ativista e ex-presa política Amelinha Teles leu uma carta do procurador da República Sérgio Suiama, que falou sobre a dificuldade de avanço, no Brasil, na responsabilização de agentes do Estado por crimes cometidos durante a ditadura. Ele citou a condenação do país na Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 2010, pelo caso Araguaia.

Responsável pela ação relativa a Inês Etienne Romeu, o procurador também comentou a decisão do juiz federal Alcir Luiz Lopes Neto, de Petrópolis (RJ), que não só recusou o pedido como "ignora ou desqualifica todas as provas obtidas e, o que é pior, desqualifica o valor da palavra da vítima do estupro, dizendo que o fato só foi relatado após 8 anos do ocorrido, como se fosse possível à vítima ir a uma delegacia de polícia em 1971 registrar queixa contra os militares que a violentaram e torturaram".

Inês, que morreu em 2015, foi torturada e estuprada em 1971 na chamada Casa da Morte, no município fluminense. O juiz rejeitou a denúncia contra o militar Antônio Waneir Pinheiro de Lima, o "Camarão", identificado como estuprador.

Laura Petit da Silva perdeu três irmãos no período da Guerrilha do Araguaia – Jaime, Lúcio e Maria Lúcia. Apenas a jovem, de 22 anos à época (1972), foi identificada, mais de 20 anos depois, após os restos mortais terem sido encontrados no Cemitério de Xambioá (TO). "Os familiares estão nessa luta desde a campanha da Anistia", disse Laura, também lembrando da condenação do Brasil na Corte Interamericana. "Hoje, como no passado, continuamos com as mesmas palavras de ordem. Justiça já!", afirmou ela, para quem "o sistema repressivo não foi desmantelado".

Os juristas Dalmo de Abreu Dallari e Fábio Konder Comparato também deram depoimentos, exibidos em um telão. Dallari afirmou que as pessoas devem permanecer "atentas contra qualquer tentativa de suspensão da ordem constitucional". E Comparato lembrou do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Lei da Anistia. O STF, que foi contrário à revisão da lei, até hoje não apreciou os recursos contra o julgamento de 2010, "sob pressão da corporação militar".

Aceitação - O ex-deputado estadual Adriano Diogo apontou o perigo do que chamou "de naturalização, ou aceitação, do golpe" pela sociedade. "Alguns dizem movimento da página virada. Isso não existe. O golpe não pode ser naturalizado, tem de ser enfrentado", afirmou o ex-presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa paulista.

Várias atividades estão previstas para marcar o "aniversário" do golpe de 1964. Ainda na tarde de hoje, a partir das 16h30, a Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo fará entrega do material colhido ao Arquivo Histórico Municipal.

Hoje pela manhã teve a "Caminhada da Resistência", que passou por marcos da ditadura, como o Presídio Tiradentes, a antiga sede do Dops, onde funciona hoje o Memorial da Resistência, e o Memorial da Luta pela Justiça, no antigo prédio da Auditoria Militar. Logo mais, às 15h30, haverá um ato diante do 36º Distrito Policial, na Rua Tutoia (Vila Mariana), que abrigava o DOI-Codi. Um movimento pede a transformação da delegacia em memorial.

Rede Brasil Atual

CE: Bandidos explodem banco em Jaguaruana e morrem em troca de tiros com a polícia

A cidade de Jaguaruana, no interior do Ceará (a 190 km de Fortaleza) foi sitiada por um grupo de bandidos na madrugada deste sábado (1º) e teve os dois bancos do município atacados, além do caixa eletrônico na sede da Prefeitura. De acordo com a Polícia Militar de Jaguaruana, pelo menos três suspeitos morreram durante a troca de tiros.

Os ataques começaram por volta das 2h, nas agências do Bradesco e Banco do Brasil, que foram metralhadas. Até a manhã deste sábado, a polícia não sabia confirmar se o bando chegou a levar o dinheiro dos caixas, mas afirma que parte do bando fugiu.

Os policiais também localizaram uma mochila com explosivos abandonados em frente a uma rádio, que ficou interditada até a remoção do material. "Desde a madrugada que estamos assustados e muita gente da cidade ainda não dormiu. Foram muitos tiroteios, em muitos bairros, principalmente no Centro, onde estão os bancos", diz uma funcionária da rádio que prefere não se identificar. 

De acordo com a Polícia Civil, parte dos policiais estava preparado para revidar um possível ataque nesta madrugada por ser início do mês, período em que muitas pessoas sacam dinheiro.

"Outros ataques que ocorreram na cidade foram mais ou menos nesse período. Esses bandidos têm uma forma de atacar que é muito semelhante e conseguimos nos antecipar", diz um policial. 

Durante um tiroteio, uma pessoa foi ferida, mas a polícia não sabia informar até esta manhã se se trata de um dos membros do bando ou se é um morador da cidade atingido por bala perdida.

A Polícia Militar e Polícia Civil informaram também que reforçaram as buscas pelo bando e contam com apoio de agentes de cidades vizinhas.

Portal G1

Sertanejo Mariano sofre acidente no Japão

O cantor Mariano, da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, voltou a se acidentar. Desta vez, no Japão. Após incidente durante treinos do quadro Saltibum - atração do programa global 'Caldeirão do Huck' - o sertanejo deslocou o ombro e trincou a clavícula enquanto esquiava.

"É claro que o trouxa aqui deslocou o ombro. É gente, dá uma olhada na arte do garoto. Não tem jeito, né? Se não sair com pelo menos um arranhão do lugar, não é o Mariano", disse ele em um vídeo no Instagram. Mariano ainda tirou fotos com a equipe médica do hospital no Japão e compartilhou o momento nas redes sociais: "Japoneisada ficou sabendo que eu era cantor no Brasil e foi pesquisar no Youtubis, muito engraçado eles querendo tirar foto", escreveu ele, acompanhado das hashtags #ClavículaTrincada, #ChegaDeEsportesRadicais, #MaisUmaParaoCurrículo e #AtéNoJapão.

A dupla sertaneja está se apresentando em turnê no país asiático. Em outubro de 2016, o agroboy machucou a cabeça durante os treinos do quadro Saltibum do Caldeirão do Huck, depois de batê-la no trampolim e sofrer um corte, que precisou de dez pontos para a sutura. O hospital ainda o deixou internado em observação na UTI e, após uma série de exames, foi descoberto um cisto no cérebro que havia se rompido. 

"Quero anunciar em alto estilo, daqui do Japão para todo mundo do Brasil, que estou encerrando a minha carreira de esportes radicais. Isso não é para mim não!", disse em vídeo com bom-humor. 

Portal Uai (MG)

Líder da Juventude Liberal é morto durante protestos no Paraguai

O presidente da Juventude Liberal do distrito de La Colmena, Rodrigo Quintana, de 25 anos, foi morto com um tiro na cabeça, nesta sexta-feira, 31, durante os protestos violentos que tomaram o centro de Assunção. Segundo o site de notícias paraguaias ABC Color, o disparo teria sido disparado por um policial.

Autoridades locais afirmam que o rapaz foi atingido após a polícia invadir a sede do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), na capital paraguaia. Ele foi encaminhado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Após protestos e incêndio no Congresso, o presidente Horacio Cartes pediu calma aos paraguaios. Ele divulgou um comunicado na noite desta sexta-feira em que pede aos cidadãos que mantenham a tranquilidade e que "não se deixem levar por aqueles que há meses vem anunciando atos de violência e derramamento de sangue".

Presidente do Partido Colorado, Pedro Alliana, convocou o Comitê Executivo do partido para uma reunião de emergência, na manhã deste sábado, para discutir os protestos violentos que ocorreram na sexta-feira. O Congresso paraguaio amanheceu com carros queimados e muitos vidros quebrados nos arredores. Ainda de acordo com o site de notícias paraguaias ABC Color, o objetivo do encontro é analisar o confronto entre a polícia e os manifestantes que se opõem a reeleição presidencial por meio de emenda constitucional.

Estadão (SP)

José Mayer: "Não misturem ficção com realidade"

Após ser acusado de assédio sexual por uma figurinista, o ator José Mayer fez declarações à imprensa, dizendo que "Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade". Mayer também declarou que "as palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra não são minhas!"

A Rede Globo divulgou nota em que afirma "que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos."


Com informações do Portal G1 e de Arquivo

Britânica tricota "seios" para auto-estima de mulheres após câncer de mama

A britânica Sharon Simpson, de 52 anos, vem tricotando próteses desde 2014 ao lado de outras 300 voluntárias.

Intitulada Knitted Knockers (“Seios de tricô”, em tradução livre), a instituição distribui gratuitamente cerca de 300 seios de tricô todos os meses a mulheres que tiveram de se submeter à mastectomia (remoção completa da mama) ou à lumpectomia (quando é retirada uma parte).

Os seios de tricô são uma alternativa às próteses de silicone, criticadas por serem quentes, pesadas e grudentas.

“As nossas são muito mais leves”, orgulha-se Sharon.

A própria Sharon, que é natural da Escócia, mas vive na Irlanda, enfrentou a batalha contra o câncer.

“O câncer de mama não é cor-de-rosa ou fofo; é uma doença horrível e desagradável que muda as vidas das pessoas”, diz ela, diagnosticada em janeiro de 2013.

Sharon já tricotava havia anos e fazia parte de grupos sobre a prática na internet quando, durante o tratamento, descobriu a ONG Knitted Knockers nas redes sociais.

O tricô tinha um papel terapêutico para a paciente, que passava por procedimentos como quimioterapia ou radioterapia.

“Trata-se de uma atividade relaxante”, conta. “Você pode fazê-lo da cama ou do sofá. Quem não ama tricotar?”

Cirurgia

Muitas mulheres, como Sharon, decidem não passar pela cirurgia reconstrutiva.

“É necessária anestesia geral – ou seja, você vai para a faca de novo. Não é algo tranquilo”, acrescenta.

Para ela, a parte mais recompensadora de tricotar seios é ver as mulheres recuperarem a autoestima.

“Para uma mulher, perder um seio é como perder parte de sua identidade”, diz.

“Olhar-se no espelho para ver um seio que ou está desfigurado ou não está mais lá pode ser angustiante”, completa.

Segundo Sharon, as reações de algumas das mulheres que recebem os seios de tricô fazem “todo mundo chorar”.

“Tivemos o caso de uma mulher que só usava camisetas largas. Ela recebeu um dos nossos seios, foi até o armário e o experimentou com cada peça de roupa. Exatamente como ela era antes de se submeter à mastectomia”, lembra.

Os seios de tricô são feitos em diferentes tamanhos, formatos e cores, e podem ter ou não mamilos. Eles são tricotados com fios de algodão e preenchidos com pelúcia macia de brinquedos.

‘Dias sombrios’

Sharon, que trabalhava como radiologista, passou por momentos muito difíceis na luta contra o câncer.

“Nem sempre achei que conseguiria vencê-lo. Tive meus dias sombrios, aqueles em que senti que estava desistindo.”

Em 2018, ela completa cinco anos sem a doença.

“É um marco histórico para mim”, diz. “O que eu vou fazer é focar nos próximos cinco anos”, acrescenta.

“Minha motivação e meu objetivo é melhorar a vida das pessoas que estão sofrendo com câncer e é isso que estou fazendo. Por isso, decidi tricotar seios.”

Com informação da Geledés e da BBC

PE: Vigilantes bancários podem entrar em greve

Os vigilantes de empresas de segurança e transporte de valores ameaçam paralisar suas atividades a partir desta sexta-feira em todo o Estado de Pernambuco. Caso a greve seja deflagrada, o abastecimento de caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento 24 horas e agências bancárias deverá ser afetado. A última greve da categoria aconteceu em abril do ano passado e durou dez dias.

Nesta quinta-feira (30), a categoria fez um protesto no centro do Recife e uma assembleia para definir a deflagração ou não da greve está marcada para esta noite. De acordo com o Sindicato dos Vigilantes (Sindfort-PE), a categoria pleiteia aumento salarial de 8%, plano de saúde integral, fornecimento de tíquetes alimentação durante as férias, cesta-alimentação e aumento no valor dos tíquetes.

Portal Brasil 247

Manifestantes fecham a Ponte da Amizade após aprovação da reeleição no Paraguai

Um grupo de manifestantes fechou a Ponte da Amizade, na noite desta sexta-feira (31), após o Senado paraguaio aprovar uma emenda constitucional que permite a reeleição do presidente no país. A ponte entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este é a principal ligação entre o Brasil e o Paraguai.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que monitora o tráfego de veículos no lado brasileiro, a interdição da ponte é total, ou seja, os carros não podem fazer a travessia em nenhum dos dois sentidos. Não há previsão para que o trânsito seja liberado no local.

O senado do Paraguai, dominado por partidários do presidente Horacio Cartes, aprovou nesta sexta-feira (31) a reeleição presidencial, o que deflagrou incidentes entre opositores e a polícia. Manifestantes conseguiram entrar no prédio do Congresso, que fica no centro histórico de Assunção. A polícia disparou balas de borracha, e os manifestantes colocaram fogo no prédio. O canal Telefuturo transmitiu a confusão em frente ao Parlamento.

No total, 25 dos 45 senadores votaram a favor da emenda que institui a reeleição. A emenda deverá ser ratificada neste sábado pela Câmara dos Deputados, também controlada pelos governistas.

Os senadores não votaram no plenário do Senado, e sim em um gabinete do Congresso, diante da resistência de legisladores da oposição contra a medida. O presidente do Senado, Roberto Acevedo, o primeiro vice-presidente do Senado, Eduardo Petta, e outros legisladores da oposição ocuparam o plenário da Casa para impedir a votação.

A emenda foi apoiada por opositores ligados ao ex-presidente de esquerda Fernando Lugo, mas o restante da oposição denunciou a medida como um "golpe parlamentar".

A emenda ainda deve ser votada pela Câmara dos Deputados. Seu presidente Hugo Velázquez, disse que recebeu o projeto nesta sexta e informou que irá votá-lo no plenário da Casa no sábado. O presidente Cartes tem uma folgada maioria na Câmara dos Deputados, integrada por 80 legisladores.

Portal G1

Polícia vai apurar saque em avião que caiu e matou casal em Sorocaba

A Polícia Civil vai apurar denúncias de saque no bimotor que caiu na tarde desta sexta-feira, 31, na zona norte de Sorocaba, causando a morte do piloto e da única passageira da aeronave. Imagens gravadas por moradores mostram algumas pessoas invadindo o avião logo após a queda, antes da chegada da polícia e do serviço de resgate do Corpo de Bombeiros. Eles teriam saqueado os pertences dos ocupantes.

De acordo com testemunhas, pelo menos três pessoas saíram do interior da aeronave portando sacolas possivelmente com pertences das vítimas. As imagens de vídeos mostram pessoas entrando e saindo no avião com os corpos das vítimas ainda no interior da aeronave. A delegada Luciane Regina Bachir disse que as imagens serão anexadas ao inquérito que apura as causas do acidente e, se as pessoas forem identificadas, Vão responder pelo crime de saque.

O bimotor, que havia decolado de Manaus, tinha capacidade para dez pessoas e passaria por manutenção no aeroporto de Sorocaba, mas caiu em um terreno baldio coberto com mato, a poucos metros de uma residência. O piloto e a passageira, que seria a mulher dele, morreram na hora. Até a noite, as identidades não tinham sido divulgadas. O avião não explodiu, o que, segundo os bombeiros, pode indicar falta de combustível. Uma equipe do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) chegou ao local no início da noite para iniciar a apuração das causas do acidente.

Estadão (SP)

RS: Bandidos explodem agência do Banrisul em Mampituba

Uma quadrilha atacou a agência do Banrisul em Mampituba, município que fica a 40 quilômetros de Torres, no Litoral Norte, na madrugada deste sábado.

Depois de explodir o banco e roubar dinheiro, os bandidos trocaram tiros com policiais militares, abandonaram dois carros entre Mampituba e Torres e fugiram. pelo menos um PM ficou ferido ao pisar em um miguelito. A Brigada Militar faz buscas na região, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.

O ataque ocorreu por volta das 4h, no centro de Mampituba. Criminosos atiraram contra o posto policial, enquanto o restante do grupo executava a ação no banco. O posto, no entanto, estava vazio. Os dois PMs que estavam de plantão faziam ronda em Morrinhos do Sul, conforme a Brigada Militar.

Conforme o major Tiago Carvalho Almeida, subcomandante do Batalhão de Áreas Turísticas do Litoral, buscas estão sendo feitas na região entre Mampituba e Torres. Nos dois veículos abandonados pelo grupo foram encontrados miguelitos, armas e também haveria dinheiro.

O local está isolado para perícia. A BM verifica informação de que um carro incendiado foi abandonado na ponte entre Praia Grande e Santa Catarina. 

Zero Hora (RS)

Temer sanciona lei de terceirização com pouca proteção a trabalhador

O presidente Michel Temer sancionou na noite desta sexta-feira (31) o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país.

A iniciativa foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" e inclui vetos parciais a três pontos da proposta.

Um deles é a possibilidade de prorrogação do prazo de até 270 dias de contrato temporário de trabalho por acordo ou convenção coletiva.

Os outros dois parágrafos foram vetados porque repetem direitos já previstos na Constituição Federal. Um deles determina que seja incluído na carteira de trabalho e na Previdência Social a condição de temporário do trabalhador.

O segundo é o que assegura ao trabalhador temporário salário, jornada de trabalho e proteção previdenciária e contra acidentes equivalentes ao de pessoas que trabalham na mesma função ou cargo da empresa contratante.

Além disso, ele previa o benefício do pagamento direto do FGTS, férias e décimo terceiro salário proporcionais a empregados temporários contratados por até trinta dias.

A ideia inicial era de que o presidente sancionasse a iniciativa aprovada pela Câmara próximo ao prazo de 12 abril, em um evento no Palácio do Planalto com a presença de parlamentares e empresários.

Ele, contudo, foi recomendado a antecipá-la para evitar novas pressões e eventuais retaliações de um grupo de senadores peemedebistas, que pediu em carta ao presidente para vetar integralmente a proposta.

O principal insatisfeito com a iniciativa é o líder do partido, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem feito críticas públicas às propostas econômicas sugeridas pelo Palácio do Planalto.

Segundo um assessor presidencial, a antecipação também teve como objetivo tentar blindar a reforma previdenciária de ameaças de represálias de deputados federais, que também vinham pressionando o presidente a vetar integralmente a proposta da terceirização.

Com a antecipação da medida, o Palácio do Planalto desistiu de fazer uma medida provisória para incluir as salvaguardas para os trabalhadores afetados pela terceirização. A ideia voltou a ser de incluí-las no relatório da reforma trabalhista, cuja expectativa é de que seja votada no mês que vem.

A equipe econômica pretende incluir pontos como a garantia aos terceirizados dos mesmos serviços de alimentação, transporte e atendimento médico dos contratados diretamente e restrições para evitar que as empresas demitam seus funcionários e os recontratem na sequência como terceirizados.

Ela também deve prever a obrigatoriedade de a "empresa-mãe" fiscalizar se a terceirizadora está cumprindo suas obrigações trabalhistas e previdenciárias. Esse ponto é considerado essencial para evitar queda na arrecadação da Previdência Social, uma das maiores preocupações do Palácio do Planalto com a terceirização.

Pela proposta aprovada, por exemplo, a prestadora de serviços não precisa oferecer o benefício a seus funcionários, mesmo que exerçam o mesmo cargo. A salvarguarda que deve ser incluída, no entanto, equipara os benefícios.

A inclusão das mudanças tem como objetivo, além de evitar que o governo seja acusado de promover a precarização do mercado de trabalho, evitar problemas jurídicos pela falta de uma regulamentação mais completa da chamada "pejotização", o que não é feito pelo texto sancionado.

Planejamento

Nesta sexta-feira (31), o presidente também efetivou no cargo o ministro Dyogo Oliveira, que atuava desde maio como interino no Planejamento.

Para tomar a iniciativa, Temer consultou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o posto após a Folha revelar gravação de conversa com o o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

No áudio, o peemedebista sugeriu a Machado que uma "mudança" no governo federal resultaria em um pacto para "estancar a sangria" representada pela Operação Lava Jato, que investiga ambos.

Dyogo estava como interino por uma questão política, já que Jucá ainda era considerado ministro licenciado. Com a pressão da equipe econômica, Temer decidiu efetivá-lo. 


Folha (SP)

Esposa do ator Stenio Garcia tem leve melhora

O quadro de saúde de Marilene Saade, mulher do ator Stênio Garcia, continua grave, mas teve uma ligeira melhora durante a madrugada deste sábado, 1º. Em conversa com o EGO, o irmão da atriz, Roberto Saad, diz estar confiante na recuperação. "Ela está tendo uma boa reação. Às 10h, será divulgado um novo boletim médico. Esperamos ter uma excelente notícia", conta.

Em coma induzido, Marilene teve complicações após a cirurgia para retirada do útero, realizada na quarta-feira, 29. A atriz teve a Síndrome da Angústia Respiratóriado Aguda (SARA), descrita como um quadro de lesão pulmonar aguda, provocada por diversos distúrbios que causam o acúmulo de líquidos nos pulmões, mais especificamente nos alvéolos (local onde ocorre a troca gasosa).

Ao EGO, a mãe de Marilene, Terezinha Saade, contou que a filha saiu da cirurgia passando mal. "No quarto, ela reclamou que estava sentindo falta de ar e seu coração estava com o batimento muito acelerado. Ela relatou esse incômodo para os médicos, mas eles disseram que tudo ia passar, que era efeito da anestesia. Fomos embora para casa e, mais tarde, no mesmo dia, ela precisou ir para o CTI".

Confiante, Stênio Garcia disse ao EGO ter a certeza que a mulher irá se recuperar. "Estamos reunidos emitindo energia para a Marilene sair dessa e vai sair, porque cada vez mais recebemos notícias melhores dela", afirmou o ator, que fraturou duas costelas antes da operação da mulher e também acabou internado no mesmo hospital que ela. Felizmente, Stênio já se recuperou e está em casa.

Marilene fez a cirurgia de retirada do útero por indicações médicas. Ela tinha um mioma uterino desde 2005, mas não havia realizado o procedimento cirúrgico anteriormente por medo. "Tenho pavor de anestesia, mas o mioma cresce e esmaga o útero. Estou sendo forçada, a dor está muito forte", relatou ela, em conversa com o EGO, em março deste ano.

Portal EGO

Encontrado corpo de homem que estava desaparecido em desabamento de supermercado

Os Bombeiros confirmaram que o corpo do caminhoneiro Hamílton Porfírio Florêncio (foto), de 44 anos, foi encontrado sob os escombros do supermercado Atacarejo Ideal, no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife. A vítima, primeira fatal do desabamento que aconteceu na manhã desta sexta (31), fazia compras com a esposa, Taciana Ferreira Lins, no momento em que o mezanino desabou. Ela escapou sem ferimentos.

A previsão é de que a remoção do corpo dos escombros ainda demore cerca de uma hora. O Instituto Médico Legal (IML) já foi acionado e, segundo os bombeiros, os trabalhos de busca devem seguir pela madrugada.

Segundo relatos de funcionários, pessoas que trabalhavam no resgate, ainda pela manhã, chegaram a ouvir a voz da vítima, que estava sob a estrutura, soterrada também por gôndolas e mercadorias. À noite, com a confirmação do óbito, a esposa da vítima chegou a desmaiar. O pai e o cunhado de Hamílton estavam revoltados em frente ao estabelecimento, acusando os donos do supermercado de negligência. "Mataram meu filho", gritava o idoso.

O advogado do Ideal, Lucas Pacheco, informou à reportagem, por telefone, que a empresa só vai se pronunciar sobre o desabamento depois que todos os trabalhos forem finalizados.

Buscas - O Corpo de Bombeiros vai continuar atuando no local, mas o major Aldo Silva ressalta que, mesmo trabalhando com a possibilidade de que haja outras vítimas, não há famílias na busca por parentes. Oito pessoas foram socorridas após o desabamento.

O supermercado está com o alvará de funcionamento do supermercado vencido desde setembro de 2016, segundo informou a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife. Já o laudo de engenharia, que tem validade de cinco anos, ainda está dentro do prazo de validade.

Folha de Pernambuco