sábado, 17 de novembro de 2018

Dia de Responsabilidade Social beneficia população carente

Mais de mil e quinhentos atendimentos, desde aferição de pressão e glicose, até corte de cabelo, orientação para microempreendedores, educação financeira e maquiagem. Esse foi o saldo do Sétimo Dia de Responsabilidade Social promovido pela Faculdade Nova Roma para beneficiar moradores dos bairros do entorno da instituição como Mustardinha, Afogados e Ilha do Retiro, na manhã deste sábado (17).

A UMA (União de Mães de Anjos), ONG que apoia 409 mães de crianças com microcefalia em todo o estado, foi uma das entidades beneficiadas. Alunos do Colégio GGE entitulados embaixadores sociais se juntaram a Faculdade e arrecadaram donativos para a UMA e mais três instituições de caridade. Os alunos foram escolhidos pela atuação de excelência no Dream Game, um jogo virtual em que eles testam os conhecimentos apreendidos em sala de aula. 

"Essa iniciativa é maravilhosa porque multiplica a consciência e a solidariedade na formação desses alunos, praticando a inclusão. Fizemos questão de ir à unidade de Caruaru e vir hoje com as crianças para que as pessoas possam tirar dúvidas. Vamos focar essas doações no agreste e sertão. Elas chegaram em muito boa hora", avaliou a presidente da UMA, Germana Soares.

Além de arrecadar os donativos, os estudantes do ensino fundamental 2 visitaram as instituições para conhecer a realidade de cada uma delas. Pietro Santana de 12 anos visitou o abrigo de idosos mantido pela Associação dos Diáconos Batistas de Pernambuco. "Foi muito bom e triste ao mesmo tempo por ver que a sociedade não ajuda. Os idosos precisam muito. Mas vi que todos podemos ajudar, mesmo que seja com um pacote de bolacha. Vou agora incentivar as pessoas a fazerem doações", anunciou o embaixador social. 

"O nosso objetivo era provocar a reflexão desses adolescentes. Trouxemos realidades com as quais eles não têm contato no dia a dia. Queremos plantar semente. Eles um dia serão profissionais e vão tomar decisões. Esperamos que esse contato ajude a desenvolver a empatia com o próximo e que tenha reflexo no futura", explicou Hebertes de Holanda, diretor do GGE. 

Tanto os estudantes da Escola no Recife quanto os de Caruaru apresentaram propostas para melhorar a atuação de instituições que cuidam de idosos, crianças carentes através da práticas de esportes e as mães de crianças com microcefalia.

Diabetes pode afetar saúde dos olhos

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 14 milhões de pessoas sofrem com a doença no país, mas metade nem sabe. Além disso, estima-se que 80% dos pacientes com qualquer um dos tipos da doença não sabem que ela pode atingir os olhos. Todos os tipos do diabetes podem originar problemas sérios de visão. Em geral, eles começam como micro sangramentos nos olhos, detectados apenas por exames clínicos. Se não diagnosticados no início, podem evoluir para a retinopatia diabética, causada pelo desregulamento de açúcar no sangue.

De acordo com Alexandre Ventura, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, o olho é o primeiro órgão a ser afetado. Com a doença, pode ocorrer sangramentos na retina ou dentro do olho e edema na mácula, que é a área central da retina responsável pela visão de detalhes, cores e leitura. Além de retinopatia diabética, esse problema pode causar glaucoma e catarata.

“A diabetes é uma causa frequente de cegueira porque o olho é o órgão mais vascularizado do corpo humano. A diabetes afeta os vasos, artérias e veias. Quem tem hiperglicemia, ou seja, glicose aumentada no sangue, vai estar ‘enferrujando’ essas veias e artérias de dentro pra fora. Se o diabético fizer um tratamento periódico, com consultas e exames de rotina, é possível tratar os problemas de visão e, em certos casos, até reverter a situação. Porém, em quadros avançados, há muito tempo sem tratamento, a recuperação da visão pode ser irreversível”, comentou o médico.

Não necessariamente uma pessoa que come bastante doce e carboidrato terá diabetes, pois tem um bom funcionamento do pâncreas. Ele é responsável por liberar a insulina, esta é quem tira a glicose da veia e leva para as células. A hiperglicemia ocorre quando não há insulina suficiente.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada. “O controle glicêmico rigoroso e hábitos saudáveis são as principais medidas a serem adotadas pelos pacientes a fim de evitar complicações. Acompanhamento oftalmológico periódico é muito importante, pois, se necessário, o paciente pode ser tratado com aplicação de laser, implantes de medicações especiais dentro do olho e cirurgia. O melhor prognóstico é a prevenção”, explica o oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura.

DOENÇA SILENCIOSA – É possível que o paciente passe meses sem conhecimento de que possui diabetes. Por isso, o controle da glicemia, feito por exames de sangue é fundamental para diagnóstico rápido e tratamento eficaz da doença. Isso também funciona com os problemas de visão. O oftalmologista pode ser o primeiro a identificar problemas vasculares que podem ser sintomas da doença.

Estudantes aprendem a preservar patrimônio histórico a partir de achados arqueológicos encontrados pela Compesa

O estudante pode ter a curiosidade ainda mais aguçada se aprender com o auxílio de novos elementos, como artefatos arqueológicos, que testemunham o que aconteceu no passado. Essa é uma das propostas da educação patrimonial, trabalho que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está levando para seis escolas municipais e particulares de Olinda, que ficam localizadas no perímetro do Sítio Histórico, área que está recebendo as obras de melhoria do abastecimento de água por meio do projeto Olinda+Água. As ações de educação patrimonial são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Olinda, e propõem a conscientização, com a perspectiva pedagógica, de valorização do patrimônio cultural, arqueológico e histórico por parte da população, estimulando sua preservação e também das memórias coletivas.

O trabalho de educação patrimonial começou a ser realizado, nesta semana, na Academia Santa Gertrudes, no Alto da Sé, e já foi feito na Escola Municipal Dom João Crisóstomo, no Monte, Maria da Glória Advíncula, no Guadalupe, e na Escola Municipal Santa Tereza, que fica no bairro de Santa Tereza. Neste último colégio, participaram 340 alunos, de 4 a 12 anos. “Para as crianças, essa foi uma grande oportunidade para ver de perto um achado arqueológico. Foi um diferencial que despertou não só o interesse deles em saber um pouco mais sobre a história da nossa cidade, como também o prazer em participar das atividades”, observou Adriana Barbosa, coordenadora pedagógica da Escola Santa Tereza. O trabalho de educação patrimonial será realizado durante todo o período da obra e busca criar um espaço para o diálogo entre a comunidade e o universo científico. “Também propõe divulgar os bens culturais e esclarecer a população sobre a obra que está sendo realizada, bem como auxiliar o cidadão a se reconhecer como participante de todo processo histórico, para que se torne um agente de preservação dos bens culturais”, explica a arqueóloga Gleyce Lopes.

Alunos do quarto ano da Escola Santa Tereza, Manoela Vitória e Everton Ferreira, ambos de 10 anos, contam que toda turma ficou interessada em ver os ossos, pedaços de cerâmica e louças, moedas e de cachimbo encontrados pela equipe de arqueólogos durante as escavações. “Eu gostei de ver o osso que era de uma pessoa que viveu aqui muitos anos atrás”, contou Everton. “O que a gente aprendeu vai ajudar na nossa vida, porque estamos conhecendo mais sobre os nossos ancestrais e também que Olinda é uma cidade muito antiga e importante”, acrescentou Manoela. Em função do elevado potencial arqueológico e do conjunto arquitetônico do Sítio Histórico, todas as ações para implantação de tubulações são acompanhadas por uma equipe de arqueólogos, para assegurar a redução dos impactos e contribuir para a preservação do patrimônio. Graças a esse trabalho, já foram encontrados e identificados diversos artefatos arqueológicos, que foram coletados e ficarão sob a guarda da Secretaria de Patrimônio, Turismo e Cultura de Olinda (Sepac) – e pertencem a União.


Imprensa Compesa

Falta de atividade física pode ser pior que fumo

É de comum conhecimento que a prática regular de exercício físico é fundamental para cuidar da saúde, mas a falta dele pode ser pior do que se imagina. Em um estudo recente divulgado pelo jornal JAMA Network Open foi mostrado que o sedentarismo pode ser mais prejudicial até mesmo que o tabagismo, comportamento constantemente falado. A pesquisa foi feita com pouco mais de 120 mil pessoas, por pesquisadores da Fundação Clínica de Cleveland, nos Estados Unidos.

Os participantes, homens e mulheres, passaram por uma avaliação de desempenho físico na esteira e por testes de stress, levando em consideração pontos como peso, altura, idade, sexo e o índice de massa corporal (IMC). As aptidões cardiorrespiratória e aeróbica foram analisadas, mostrando que são diretamente proporcionais a sobrevida do indivíduo. Segundo Wael Jaber, principal autor do estudo, “Não ter aptidão física deve ser considerado como um fator de risco para mortalidade da mesma forma que doenças como hipertensão, diabetes e tabagismo, se não for mais forte do que todas elas”.

“Esse tipo de estudo é importante para mostrar não apenas o que uma doença pode causar ao corpo, mas como a atividade física é um dos melhores tipos de prevenção para diversas enfermidades”, comenta Fabio Santana, professor da Cia Athletica. Os dados ainda mostraram que pessoas sedentárias apresentam um risco 500% maior de morte prematura. Já pessoas que ficam sentadas por muito tempo, apresentam um risco três vezes maior do que o de fumantes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 bilhão de pessoas são sedentárias em todo o mundo. “Números como esses podem assustar, mas a campanha para mostrar os benefícios da atividade física deve acontecer durante todo o ano. Basta procurar atividade que a pessoa mais se identifica e o exercício não terá o peso de ser obrigação”, conclui Fabio.

Projeto “Raízes em Movimento” promove intercâmbio cultural através da dança

Com a ideia de promover um intercâmbio cultural, Serra Talhada vivenciará no período de 21 a 24 de novembro, o projeto “Raízes em Movimento”. O evento, que reúne dois importantes grupos da cultura popular de Pernambuco, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e a Banda de Pífanos Raízes do Caroá, ambos de Serra Talhada, sertão do Pajeú, acontece às 20h, no Museu de Cangaço da cidade. O projeto também vai acontecer em Carnaíba. A entrada é gratuita.

De acordo com Cleonice Maria, coordenadora do projeto, a ideia do “Raízes em a Movimento” surgiu com a proposta de aproximar os dois elos, o Xaxado e o som marcante do Pífano. Segundo a tradição oral do Pajeú, vários bailes de xaxado dos cangaceiros foram animados por bandas de pífanos tocando músicas do nosso cancioneiro popular, comoA Mulher Rendeira, Acorda Maria Bonita, É lamp...É lamp...É Lampião..., entre outras modas e cantigas que fazem parte da memória musical do cangaço.

Realizada pela primeira vez no sertão do Pajeú, a ação promove uma interação entre o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião – maior divulgador dessa dança, e a Banda de Pífanos Raízes do Caroá, que é uma das mais antigas e tradicionais bandas de pífanos do Nordeste. “O Projeto promove um momento de celebração, de homenagem e louvação à cultura de raiz pajeuzeira”, conclui a produtora, Cleonice Maria.

O Projeto "Raízes em Movimento" tem o incentivo cultural do Funcultura/Fundarpe/Secretaria Estadual de Cultura/Governo de Pernambuco.


Girolando do IPA obteve melhor resultado de todas as Exposições de Animais

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, registrou o melhor resultado para o gado Girolando, nos julgamentos da 77ª Exposição Nordestina de Animais e produtos Derivados, que ocorreu até domingo (11), no parque de Exposição do Cordeiro.

A instituição levou os títulos de Grande Campeã do Girolando 5/8, Grande Campeã Girolando 5/8 IPA Delícia, Grande Campeão Girolando 5/8, com o IPA Labial, e Reservado Grande, com o touro IPA Labirinto. Venceu ainda nas categorias vacas longevas.

Imprensa IPA PE

O espetáculo infanto-juvenil “A Gaiola” faz duas apresentações no Recife


Idealizado e dirigido por Duda Maia, diretora carioca que iniciou seus estudos em dança no Recife, onde viveu dos 4 aos 18 anos, o premiado espetáculo musical infanto-juvenil “A Gaiola” faz duas apresentações no Teatro de Santa Isabel, localizado no centro do Recife, nos dias 24 e 25 de novembro (sábado e domingo), às 16h30, dentro da programação do Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN), com ingressos acessíveis que custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Sucesso de público e de crítica, “A Gaiola” é uma adaptação do livro homônimo escrito por Adriana Falcão e indicado ao Prêmio Jabuti em 2014. A dramaturgia do espetáculo foi criada pela própria autora em parceria com o ator e dramaturgo Eduardo Rios. A peça tem direção musical de Ricco Viana, assistência de direção de Fábio Enriquez, figurino de Flávio Souza e cenário do artista plástico João Modé.

Encenada pelos atores-cantores, Carol Futuro e Pablo Áscoli, o espetáculo conta a história de amor, amizade e liberdade entre uma menina e um passarinho. No palco, as personagens iniciam uma história de amor quando o passarinho cai ferido na varanda da casa da garota, que se dedica a cuidar dele. À medida que vão convivendo, eles se apaixonam. O passarinho fica curado, mas, na hora da despedida, ele pede para que a menina o aprisione em uma gaiola. Um dia, a menina flagra o passarinho na gaiola, encantado com o mundo lá fora. A partir daí eles aprendem que a tentativa de prender o amor pode ser inútil.

O musical “A Gaiola” deu início à trilogia “Três Histórias de Amor para Criança”, em 2016. No início deste ano, Duda Maia estreou o segundo espetáculo musical da trilogia, “Contos Partidos de Amor”. Entre 2016 e 2017, “A Gaiola” fez turnê por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, além de apresentações São José da Barra e Uberlândia, em Minas Gerais. O espetáculo também fez turnê internacional na África e em Portugal. A peça foi a grande vencedora dos principais prêmios de teatro infantojuvenil de 2016: Prêmio de Teatro CBTIJ (sete categorias), 5º Prêmio Botequim Cultural (cinco categorias) e Prêmio Zilka Sallaberry (três categorias).

Duda Maia – Formada pela Escola de Dança Angel Vianna, no Rio de Janeiro, a diretora trabalhou com Guel Arraes, Aderbal Freire-Filho, João Falcão, Daniel Herz, Paulo José entre outros diretores. Ganhou o prêmio Zilka Sallaberry, de melhor direção, em 2012, com o espetáculo infantil “Uma Peça Como Eu Gosto”. Em 2014, fez a direção do espetáculo “Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Ouvir”, que recebeu a indicação de melhor direção do prêmio Cesgranrio do ano. Em 2016, Duda ganhou os prêmios Botequim Cultural, Shell e o Cesgranrio pela direção do espetáculo musical “Auê”. Ganhou o prêmio de Melhor Direção por Contos Partidos de Amor, Prêmio Zilka Salaberry desse ano.

Adriana Falcão – É escritora e roteirista carioca, mas morou no Recife desde que tinha 11 anos. Retornou ao Rio em 1995, onde criou roteiros para programas de TV como “A Comédia da Vida Privada” e “A Grande Família”. No cinema, assinou o roteiro dos filmes “O Auto da Compadecida”, “Fica Comigo Essa Noite”, “Mulher Invisível” e “Se Eu Fosse Você 1 e 2”. No teatro, é responsável pelos roteiros dos espetáculos “A Vida em Rosa”, “Tarja Preta” e “Ideia Fixa”.

Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN) –O 20º Festival Recife do Teatro Nacional, acontece de 18 a 25 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Barreto Júnior e Teatro Luiz Mendonça, localizados na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, e tem o objetivo de estimular a produção de excelência artística na capital pernambucana. O homenageado este ano é o ator Reinaldo de Oliveira, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao teatro pernambucano. A abertura do festival acontecerá no Teatro de Santa Isabel, no dia 18 de novembro, às 20h, com a apresentação do espetáculo “Preto”, da Companhia Brasileira de Teatro, do Paraná, que tem Renata Sorrah no elenco.

FICHA TÉCNICA:

Baseado no livro homônimo de Adriana Falcão

Adaptação e letras: Eduardo Rios e Adriana Falcão

Direção e Roteiro: Duda Maia

Diretor Assistente: Fábio Enriquez

Elenco: Carol Futuro e Pablo Áscoli

Direção musical e trilha original: Ricco Viana

Design de som: Vitor Osório

Cenário: João Modé

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Flávio Souza

Coreografia Aérea: Leonardo Senna

Identidade Visual: Leonardo Miranda

Idealização: Camaleão Produções Culturais

Produção: Palavra Z Produções Culturais

Direção de Produção: Bruno Mariozz

Produção Local: Fervo Projetos

Incentivo: Furnas, através da Lei Rouanet (Lei n° 8.313, de 23 de dezembro de 1991)

Ensinar Educação é destaque no site da Microsoft com serviços oferecidos no Brasil

E a pernambucana Ensinar Tecnologia ganha destaque no Blog Oficial da Microsoft Educação como referência na representação do Microsoft Forms, moderna ferramenta que otimiza o tempo dos alunos e dos mestres sala de aula. Claudio Castro, CEO da empresa lembra que o serviço pode estar ao alcance dos interessados, gratuitamente, no Office 365 e que esse recurso possibilita mais tempo disponíveis, para quem ensina e estuda e permite a criação de questionários on line, gráficos, coletas em tempo real, entre outros benefícios. “Estamos vivendo um novo mundo. A tecnologia pode transformar a forma de ensinar e aprender de forma mais eficaz.”, ressalta Castro, também representante do Google.

A Ensinar Tecnologia, com 11 anos no mercado educacional, também é representante do Google. Fez parceria recente com o QG do ENEM e adaptou simulados no FORMS. “As atividades incluíam a opção de anexar feedbacks para questões que o aluno errou e acertou. Os estudantes recebiam questionários e após resolverem no celular, tablet ou computador, os documentos mostravam correções automáticas com o gabarito da resposta e apresentava uma vídeo-aula com o assunto especifico para ele se aprofundar no assunto, explica o expert Claudio Castro.

Projeto Semear leva donativos e serviços para comunidade Ilha do Maruim, em Olinda

Este domingo (18), transforma-se no dia mais esperado do ano para os integrantes do Projeto Semear. Fundado há três anos com objetivo de ajudar famílias carentes das periferias, o grupo formado atualmente por mais de 300 voluntários prepara-se para levar solidariedade e evangelização a mais uma comunidade do Grande Recife. Desta vez, na Ilha do Maruim, em Olinda.

Cerca de 30 famílias, entre adultos e crianças, serão beneficiadas com a iniciativa do projeto que contará com serviços gratuitos de cortes de cabelo, orientações de saúde e dicas sobre primeiros socorros, atividades lúdicas, motivacionais e religiosas, além de palestras com temáticas diversas e doações de roupas e alimentos. A ação ocorrerá durante todo o dia na comunidade, das 8h às 17h30.

“Nosso projeto é mantido apenas por jovens, adultos e casais cristãos respeitando as diferenças, com senso de solidariedade, cooperação, fé e justiça. Procuramos servir de referência e exemplo para a sociedade, intervindo com ações que erradiquem as desigualdades sociais, e acentuem um olhar humanístico ao próximo, tendo como base alguns pilares sociais como ética, igualdade e sensibilidade”, afirma Thuan César, um dos colaboradores da ação e criador do Projeto Semear.

Segundo ele, a ação solidária consiste em uma grande troca de experiência tanto para quem é beneficiado quanto para os integrantes do grupo. “Esses voluntários desdobram-se durante 90 dias para arrecadar donativos, elaborar as atividades com temáticas desde a saúde, passando por momentos lúdicos, atividades motivacionais e religiosas. E não somente para as crianças quanto para seus familiares, que também recebem informações especiais com temáticas sociais, como: prevenções, vícios, autoestima, entre outros, explica César.

SOBRE O PROJETO SEMEAR - Nasceu com o objetivo de evangelizar e, além disso, levar para famílias carentes de comunidades periféricas e banalizadas uma experiência extraordinária regada de amor, fé e esperança. Até hoje, com apenas três anos de estrada, o projeto já beneficiou em média 100 famílias carentes; crianças, pais e idosos. Atualmente, o Projeto Semear é formado por mais de 300 voluntários que acreditam na missão deixada pelo maior exemplo de amor e humanidade que o mundo já viu: Jesus Cristo. Anualmente, esses voluntários desdobram-se durante 90 dias para arrecadar os donativos, elaborar as atividades com temáticas desde a saúde, passando por momentos lúdicos, atividades motivacionais e religiosas. E não somente para as crianças quanto para seus familiares, que também recebem informações especiais com temáticas sociais, como: prevenções, vícios, autoestima, primeiros socorros, reaproveitamento de alimentos, entre outros.

Em Olinda, homens em situação de rua vão receber corte gratuito de cabelo e barba

Em alusão ao Novembro Azul, a equipe do Consultório na Rua (CR) de Olinda realizará, gratuitamente, nas manhãs dos próximos dias 20, 21, 22 e 23.11, corte de cabelo e barba dos homens em situação de rua da cidade. A ideia é melhorar a autoestima desse público masculino. A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Naipe Barber Shop. 

Os homens e mulheres vivendo nas ruas já recebem atendimento, através da equipe multidisciplinar formada por enfermeira, assistente social, psicóloga e profissionais especializados na redução de danos. 

Imprensa Olinda

Eleições da OAB acontecem nesta segunda (19)

Assim como acontecerá nas eleições para a Presidência do Conselho Federal da OAB, a chapa “Advocacia Unida. OAB Mais Forte”, encabeçada pelo advogado Bruno Baptista (foto ao lado, com Ingrid Zanella), será a única a disputar a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) para o triênio 2019-2021. A vice-presidente é a advogada e professora Ingrid Zanella. Na OAB-PE, Bruno já ocupou os cargos de conselheiro seccional, secretário-geral adjunto, diretor-tesoureiro e atualmente preside a Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (CAAPE). No total, a chapa é composta por 105 nomes incluindo toda a Diretoria, Conselho Federal, Conselho Seccional e CAAPE. São 14 mil advogados do Estado que estão aptos a votar, na próxima segunda-feira, dia 19, na Classic Hall, das 9h às 17h.

Embora dispute com chapa única, Bruno Baptista percorreu vários municípios do Estado, conversando com todos os setores da advocacia com vista a montar um programa de gestão participativo. "Minha meta é aproximar, cada vez mais, a OAB-PE dos advogados", ressalta Baptista.

Ele lembra que “é um desafio muito grande representar este grupo que tem se dedicado à advocacia pernambucana. Estamos unidos e partimos, agora, para fazer uma gestão não de continuísmo, mas de continuidade, cada vez mais próxima dos advogados, mantendo as políticas que estão dando certo, ampliar e melhorar os projetos. Queremos deixar a OAB ainda mais perto também do interior. Tanto da Região Metropolitana quanto do interior, além das mulheres advogadas, os jovens recém-ingressos na carreira, etc. Faremos com que todos se sintam representados. Por isso que o nome da nossa chapa é “Advocacia Unida. OAB Mais Forte”. Bruno Baptista tem apelado para que os participem da eleição, que todos votem, legitimado assim cada vez mais o pleito. 

Além do atual presidente Ronnie Duarte – que é candidato a conselheiro federal – a Chapa conta com apoio dos ex-presidentes da Ordem, Jorge Neves, Ademar Rigueira, Jayme Asfora e Henrique Mariano; do atual presidente da Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA), Carlos Neves – que também é candidato à representação de Pernambuco no Conselho Federal -, além de conselheiros seccionais, presidentes das OABs do interior, membros de comissões, entre outros. No dia da inscrição da chapa, Duarte falou para os advogados e ressaltou a união de todos em torno do nome de Bruno e o fato inédito de que, em toda a história da Seccional Pernambuco, nunca houve uma eleição com chapa única. “Nós tivemos incontáveis provas de compromisso e de desprendimento por todos que fazem parte desse grupo. Com tudo isso, se faz justiça à alguém que, há 9 anos, tem um grande protagonismo dentro das gestões da Ordem e que merece, e muito, presidir a OAB-PE”, ressaltou o atual presidente, referindo-se ao candidato. 

“A candidatura de Bruno Baptista é um sopro de renovação na OAB. É termos uma Ordem apetrechada e preparada para tempos que, infelizmente, se avizinham sombrios no Brasil. A entidade tem que se manter como baluarte da defesa dos direitos humanos, da nossa Constituição que, hora vai e hora vem, surgem propostas para mexer no que ela tem de mais sagrado e importante que são os direitos e garantias fundamentais e a liberdade de imprensa, por exemplo. Precisamos de uma OAB que lute contra a interferência nos poderes constitucionais como a Procuradoria Geral da República, o Judiciário e, sobretudo, em favor da democracia. Em Pernambuco, temos vários males a combater e a OAB precisa atuar contra eles - como as regalias indevida, o nepotismo e as oligarquias que ainda existem. Além, claro, da defesa corporativa da classe que precisa avançar, principalmente, no que eu acho mais importante: trazer a advocacia mais simples de volta para a Ordem”, analisou o ex-presidente, Jayme Asfora. 

Para o também ex-presidente, Henrique Mariano, “o nosso candidato, Bruno Baptista, que é um dos colaboradores mais distintos que a OAB já teve nos últimos anos, oficializa sua candidatura a Presidência da Seccional Pernambucana. Temos toda a confiança de que Bruno manterá a OAB-PE no seu caminho de independência, de autonomia, de altivez e de parceria com a sociedade pernambucana e com os advogados do Estado”, conclui Mariano.

Os advogados escolherão as novas gestões da Seccional Pernambuco e também nas 25 Subseccionais existentes. Os inscritos diretamente na OAB-PE e aqueles vinculados à Subseccional de Olinda votarão no Classic Hall. Os demais, nos endereços divulgados no site da Ordem. Estão aptos a votar apenas os advogados em dia com a OAB-PE até a sexta-feira (19) de outubro, ou seja, 30 dias antes do pleito.

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda realiza, neste domingo (18/11), a partir das 9h, uma atividade para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A data, criada pelas Nações Unidas (ONU), é lembrada sempre no terceiro domingo do mês de novembro em diversos países. A ação estará concentrada no calçadão da Orla, nas proximidades do Shopping Patteo, e contará com panfletagem e conscientização para a segurança no trânsito. O trabalho é resultado de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Olinda, Detran, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Operação Lei Seca e a Turma do Fom-Fom. 


Imprensa Olinda

Provas da 3ª fase do SSA serão aplicadas neste domingo (18) e segunda (19)

Os 11.157 candidatos inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) realizam neste domingo (18) e segunda-feira (19/11) pela manhã as provas do processo de ingresso 2019 da instituição. Os testes terão início às 8h15, mas os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. 

A orientação é chegar no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar. Ao todo, são oferecidas 1.740 vagas no SSA para ingresso na UPE no ano de 2019, em 55 cursos de graduação. Em cada curso serão reservados 20% das vagas para estudantes cotistas. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

Os candidatos devem imprimir o cartão informativo disponível no site até o dia do exame. O documento indica o local onde o estudante fará a prova e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes, que deve ser apresentado juntamente com a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes. Os prédios estão distribuídos no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

As provas desta terceira fase, realizadas em dois dias consecutivos, serão escritas e compostas por redação e 100 questões distribuídas entre as disciplinas de física, química, biologia, geografia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, língua portuguesa, matemática, filosofia e sociologia. 

Na prova do primeiro dia constará a redação e mais prova escrita composta de 42 questões distribuídas entre as disciplinas de línguaportuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. Já no segundo dia, os candidatos farão provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder aos testes, realizados no horário das 8h15 às 12h45.

O curso de medicina, ofertado no campus da UPE em Serra Talhada, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 39,75 candidatos na disputa de uma vaga. No sistema de cotas do sistema o mais disputado foi o curso de odontologia em Arcoverde com 32 feras concorrendo a uma vaga.

O resultado da 3a fase do SSA/UPE pode ser divulgados até o dia 16/01/19.

Os cartões informativos dos candidatos inscritos para a primeira e segunda fase do SSA estarão disponíveis a partir do dia 20/11. As provas para os estudantes dessas fases serão realizadas nos dias 02 e 03/12, pela manhã e tarde, respectivamente.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

PLANTÃO – Neste sábado (17/11), a comissão estará de plantão, na Reitoria da UPE, para atender aos candidatos que tiverem alguma dúvida, no horário das 8h às 16h.


Imprensa UPE

Olinda sedia II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

Com o tema A Condição Humana do trabalhador: violências no trabalho, não mais, o auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, receberá nos dias 19, 20 e 21 deste mês, o II Congresso do Trabalho Seguro. A iniciativa é do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6). A solenidade de abertura acontecerá às 14h.

Na programação palestras, painéis, debates, exposições e apresentações culturais. O congresso é destinado aos magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, profissionais da área de saúde, empresários, órgãos públicos e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de saúde, engenharia e segurança do trabalho.

Imprensa Olinda

Feira Preta em SP


20º Festival Recife do Teatro Nacional

Comédias e tragédias entram em cena no Recife no próximo domingo (18). Celebrando as artes cênicas, com emoção, reflexão, entretenimento e cidadania, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, promove a 20ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, levando 12 espetáculos, entre nacionais e locais, para os teatros de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça e Barreto Júnior, até o dia 25 de novembro.

A programação encerra o ciclo de festivais promovidos anualmente pelo poder público municipal para assegurar fôlego e plateia para as mais diversas expressões artísticas que povoam a plural e efervescente capital pernambucana. Esse calendário conta ainda com o Festival Nacional do Frevo, o Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz, a Mostra de Circo do Recife e o Festival de Dança do Recife, além de diversas outras ações, promoções e apoios aos muitos desdobramentos que a cultura assume por estas bandas.

Revelando de pronto toda a sua potência, a programação do 20º Festival Recife do Teatro Nacional já abre, no dia 18, no Teatro de Santa Isabel, com a peça Preto, da paranaense Companhia Brasileira de Teatro, que conta com a atriz Renata Sorrah no elenco, além de Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô e Nadja Naira.

O espetáculo, que fará sua estreia na cidade, articula-se a partir da fala de uma mulher negra, numa espécie de conferência sobre questões que incluem racismo, a realidade do povo de pele negra no Brasil hoje, o afeto e o diálogo, negritando a maneira como lidamos com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade.

Entre os espetáculos selecionados para compor o programa do Festival, que homenageia, nesta edição, o ator Reinaldo de Oliveira, há outras cinco produções nacionais e inéditas na cidade: Woyzeck – Zé Ninguém, do Teatro Terceira Margem e Artistas Independentes e Teatro La Independencia, do Oco Teatro Laboratório, ambos da Bahia; O Que Só Passarinho Entende, da Cia Cobaia Cênica, de Santa Catarina; LTDA., do Coletivo Ponto Zero, do Rio de Janeiro; e A Gaiola, da também carioca Camaleão Produções Culturais e LTDA.

De Pernambuco, integram a programação: Ligações Perigosas, do Teatro de Fronteira; Próxima, solo da atriz Cira Ramos; Em Nome do Desejo, da Galharufas Produções; Espera o Outono, Alice, do Amaré Grupo de Teatro; e Pro(Fé)Ta – O Bispo do Povo, do Coletivo Grão Comum.

Entre os temas tratados pelos espetáculos, há um cerne social e político, que se desdobra e traduz em variados assuntos, como fake news, ditadura, angústias proletárias, corrupção, ódio, intolerância e preconceito. Amor, esperança e liberdade, combustíveis infalíveis para a arte, também têm espaço garantido na programação. “As criações artísticas que compreendem esta programação, além de experiências estéticas bem sucedidas, propiciam reflexões atemporais e necessárias. Foram escolhidos porque podem ajudar o público na travessia destes dias tão difíceis vividos pelo povo brasileiro. Mais uma vez, o Festival é sinônimo de esforço e superação do poder público. Sem perder a poesia, que é mola mestra da arte e de todo artista, a programação se confirma frutífera e necessária, em tempos tão líquidos”, diz o diretor do Teatro de Santa Isabel, Romildo Moreira, que assina junto com Ivo Barreto, gestor do Teatro Luiz Mendonça, a curadoria do evento.

Os ingressos custam R$ 10 (R$ 5 para estudantes) e serão vendidos nas bilheterias de cada teatro.

Homenageado - Recifense de 88 anos, Reinaldo de Oliveira é filho do teatro pernambucano e um de seus maiores expoentes. De seus célebres pais, Valdemar e Diná de Oliveira, dois dos maiores nomes das artes cênicas produzidos por Pernambuco, herdou mais que talento e vocação. Sonhou os mesmos sonhos, enveredando pela carreira artística, depois de sagrar-se médico cirurgião, formado pela antiga Universidade do Recife.

Ator sagaz e versátil, vestiu a camisa do Teatro de Amadores de Pernambuco, fundado pelos pais. Atuou em diversos espetáculos, como Vestido de Noiva e Um sábado em 30 e dirigiu outros tantos, além de ter assumido a gestão do TAP. Escreveu nos palcos a sua própria história. Entre enredos e personagens, viveu muitas vidas em uma.

Espetáculos do 20º Festival Recife do Teatro Nacional

PRETO

Companhia Brasileira de Teatro (PR)

Dias 18 e 19, às 20h

Local: Teatro de Santa Isabel

Duração: 80 minutos

Indicado para maiores de 14 anos

O espetáculo se articula a partir da fala pública de uma mulher negra, numa espécie de conferência sobre questões que incluem racismo, a realidade do povo de pele negra no Brasil hoje, o afeto e o diálogo, a maneira como lidamos com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade.

Ficha Técnica

Direção: Marcio Abreu

Elenco: Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Renata Sorrah e Rodrigo Bolzan

Músico: Felipe Storino

Dramaturgia: Marcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira

Iluminação: Nadja Naira

Cenografia: Marcelo Alvarenga

Trilha e Efeitos Sonoros: Felipe Storino

Direção de Produção: José Maria / NIA Teatro

Direção de Movimento: Marcia Rubin

Vídeos: Batman Zavarese e Bruna Lessa

Figurino: Ticiana Passos

Produção e realização: Companhia Brasileira de Teatro

Coprodução: HELLERAU - European Center for the Arts Dresden, Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main, Théâtre de Choisy-le-Roi - Scène Conventionnée pour la Diversité Linguistique

Patrocínio: Petrobras e Governo Federal



WOYZECK – ZÉ NINGUÉM

Teatro Terceira Margem e Artistas Independentes (BA)

Dia 20, às 19h

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Duração: 90 minutos

Indicado para maiores de 14 anos

Investindo na estética do circo e show de horrores, o espetáculo Woyzeck-Zé Ninguém, cujo texto original é do dramaturgo alemão Buchner, propõe transportar o primeiro protagonista proletário da literatura alemã à realidade brasileira. Baseada em fatos reais, a dramaturgia traz a história de um homem que, tomado como experimento por um médico, oprimido circunstancialmente pela sociedade, assassina a mulher amada sob imposição do automatismo. Com cortes abruptos e cenas ritmadas cinematograficamente, a adaptação é composta de elementos que reforçam a aproximação desta história com a realidade social e cultural brasileira. Canções de Gonzaguinha ajudam a compor a trajetória do protagonista, nesta que é considerada uma possível e universal situação dramática do homem comum. 

Ficha Técnica

Direção: Caio Rodrigo

Codireção: Guilherme Hunder

Texto original: Georg Buchner

Adaptação: Caio Rodrigo

Elenco: Felipe Viguini, Simone Brault, Wanderley Meira, Caio Rodrigo, Rui Manthur, Marcos Lopes e Elinas Nascimento

Produção: Raquel Bosi e Queila Queiroz

Direção musical: Elinas Nascimento

Trilha Sonora: Caio Rodrigo e Elinas Nascimento

Direção de movimento e coreografias: Mônica Nascimento

Cenário: Caio Rodrigo Figurinos: Guilherme Hunder

Iluminação: Pedro Dultra

Maquiagem: Guilherme Hunder

Realização: Teatro Terceira Margem e Artistas independentes



A MULHER MONSTRO

S.E.M. Cia de Teatro (RN/PE)

Dia 20, às 20h

Local: Teatro Barreto Júnior

Duração: 70 minutos

Indicado para maiores de 16 anos

A história se baseia no conto Creme de alface de Caio Fernando Abreu, escrito em plena ditadura militar, mas ainda tão atual. A tragicomédia fala da intolerância e do preconceito, parecendo tratar da atualidade política e social do Brasil, por meio da figura de uma burguesa perseguida pela própria visão intolerante da sociedade, que não sabe lidar com a solidão, nem com o próximo, num tempo de ódio e corrupções. Expõe as monstruosidades ditas e praticadas, trazendo à cena falas reais, denunciando expressões e atitudes radicalistas, fundamentalistas ou até mesmo segregacionistas do cotidiano.

Ficha Técnica

Direção, elenco e figurino: José Neto Barbosa

Dramaturgia: José Neto Barbosa, a partir de conto de Caio Fernando Abreu

Direção Musical: Mylena Sousa, Diógenes e José Neto Barbosa

Cenografia: José Neto Barbosa, Diego Alves e Anderson Oliveira

Luz: Sérgio Gurgel Filho e José Neto Barbosa

Produção: José Neto Barbosa, Diego Alves e Anderson Oliveira

Maquiagem: José Neto Barbosa e Diógenes



LIGAÇÕES PERIGOSAS

Teatro de Fronteira (PE)

Dia 21, às 20h

Local: Teatro Apolo

Duração: 70 minutos

Indicado para maiores de 16 anos

Um dos grupos de teatro mais atuantes do Recife estreia, a partir da obra de Chordelos de Laclos, seu mais novo espetáculo, dirigido por um dos encenadores mais importantes do país: João Denys Araújo Leite. A peça tem quatro vértices de um intrincado polígono amoroso-sexual-teatral. Em cena, os atores/personagens ensaiam e vivem suas peripécias e jogos emocionais.

Ficha Técnica

Direção: João Denys Araújo Leite

Elenco: Rafael Almeida e Rodrigo Dourado

Adaptação Dramatúrgica: Teatro de Fronteira

Figurinos, Adereços e Maquiagem: Marcondes Lima

Cenografia: João Denys Araújo Leite

Cenotécnica: Israel Marinho, Manuel Carlos e Rafael Almeida

Design e Execução de Luz: João Guilherme de Paula (Farol Ateliê da Luz)

Sonoplastia: João Denys Araújo Leite

Realização: Teatro de Fronteira



TEATRO LA INDEPENDENCIA

OCO Teatro Laboratório (BA)

Dias 21 e 22, às 20h

Local: Teatro Luiz Mendonça

Duração: 100 minutos

Indicado para maiores de 16 anos

O Teatro La Independencia está sendo vendido para um empreendimento e o grupo que reside nele terá que concordar em abandonar o espaço ou permitir que sejam relocados num outro. No meio disso, os atores estão ensaiando o novo espetáculo que fala sobre América Latina. O espetáculo transita entre a realidade que se impõe e as nossas utopias, sonhos, desejos, tendo a também utópica América Latina como cenário. O que é ser latino-americano? Vendemos ou não vendemos La Independência? Eis a questão! É um espetáculo para atravessar diversas sensações, uma sutura em uma ferida que se abre constantemente, transita pela dor de existir em um tempo de ruínas e pela felicidade de - ainda neste tempo - persistir sonhando.

Ficha Técnica

Texto: Paulo Atto

Concepção e Direção: Luis Alonso

Direção Musical: Luciano Bahia

Elenco: Evelin Buchegger, Rafael Magalhães, Uerla Cardoso, Caio Rodrigo, Evana Jeyssan e Daniel Farias

Figurinos e Adereços: Agamenon Abreu

Cenário: Luis Alonso

Cenotécnica: Agnaldo Queiroz

Iluminação: Rita Lago

Produção: Rafael Magalhães

Realização: Oco Teatro Laboratório



O QUE SÓ PASSARINHO ENTENDE

Cia Cobaia Cênica (SC)

Dia 22, às 20h

Local: Teatro de Santa Isabel

Duração: 70 minutos

Livre para todos os públicos

No espetáculo solo, o ator pernambucano Samuel Paes de Luna conta a história de uma personagem que vive no Vale do Jequitinhonha, no interior do estado de Minas Gerais, mesclando a vida real com memórias de sua própria história em sua terra natal. De maneira lúdica e poética, defende que o real valor e beleza de sua existência estão no conhecimento empírico, diretamente ligado à natureza.

Ficha Técnica

Direção: Thiago Becker

Texto: Agatha Duarte

Conto Totonha: Marcelino Freire

Atuação: Samuel Paes de Luna

Trilha: Rodrigo Fronza

Produção: Cia Cobaia Cênica



PRÓXIMA

Cira Ramos (PE)

Dia 23, às 19h

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Duração: 60 minutos

Indicado para maiores de 14 anos

O espetáculo solo sugere um umbral, onde o tempo é inexorável, para próximas etapas e próximos desafios na vida extenuante da mulher contemporânea. Pressionada por todos os lados, numa espiral de sentimentos, travando batalhas com as memórias, dúvidas e incertezas, ora nos faz rir, ora nos incomoda, quando espelho, mas, sobretudo, nos faz refletir sobre o lugar que queremos ocupar como artista, como mulher, como ser humano.

Ficha Técnica

Texto e Atuação: Cira Ramos

Encenação: Sandra Possani

Assistente de Direção: Marcelino Dias

Direção de Arte: Séphora Silva

Direção Musical e Sonoplastia: Fernando Lobo

Designer de Luz e Operação: Dado Sodi

Operação de sonoplastia e de projeção: Júnior Melo

Atriz/Contrarregra/guitarra: Amanda Spacca

Realização: Cira Ramos



EM NOME DO DESEJO

Galharufas Produções (PE)

Dia 23, às 19h

Local: Teatro Barreto Júnior

Duração: 100 minutos

Indicado para maiores de 16 anos

No meio de uma séria crise pessoal, um homem de meia idade volta para o antigo seminário onde estudara. Recorda-se do momento mais crucial de sua adolescência, trinta anos atrás, quando viveu o grande amor de sua vida. Mescla os planos do passado e do presente, que se interpenetram, com o personagem já maduro invadindo a cena e até dialogando com o adolescente, em suas lembranças. Num terceiro plano, a figura da mística Santa Teresa de Ávila comenta e impulsiona a cena, com seus poemas de amor.

Ficha Técnica

Texto: João Silvério Trevisan

Adaptação do Romance: Antonio Cadengue e João Silvério Trevisan

Elenco: Taveira Júnior, Edinaldo Ribeiro, Miguel Taveira, Vinicius Barros, Paulo de Pontes, Angelis Nardelli, Tarcísio Vieira, Raul Lima, Adilson Di Carvalho, Ryan Leivas, Rafael de Melo, Gil Paz, Dado Santana, José Lucas, Alexandre Augusto

Encenação e Direção Geral: Antonio Cadengue

Trilha Sonora: Antonio Cadengue

Direção de Arte: Manuel Carlos de Araújo

Iluminação: Augusto Tiburtius

Figurinos e Adereços: Manuel Carlos

Direção Musical: Samuel Lira

Coreografias, Movimentos e Preparação Corporal: Paulo Henrique Ferreira

Cenotécnica: Luiz Mário Veríssimo e Gaguinho

Cenários: Helena Beltrão

Figurinos: Maria Lima

Produção Executiva: Taveira Junior

Realização: Galharufas Produções

A GAIOLA

Camaleão Produções Culturais (RJ)

Dias 24 e 25, às 16h30

Local: Teatro de Santa Isabel

Duração: 50 minutos

Indicado para maiores de 12 anos

Baseado no livro infantil de mesmo nome e indicado ao Prêmio Jabuti, no ano de 2014, trata-se de um espetáculo musical inédito, adaptado pela própria Adriana Falcão em parceria com Eduardo Rios, dirigido por Duda Maia, e estrelado pelos atores-cantores Carol Futuro e Pablo Áscoli. Conta a história de um passarinho que cai na varanda de uma menina, e enquanto ela cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles têm que se despedir, ela resolve aprisioná-lo em uma gaiola. É um espetáculo rico em humor e poesia, que trata de amor, amizade e liberdade.

Ficha Técnica

Adaptação: Adriana Falcão e Eduardo Rios

Direção e Roteiro: Duda Maia

Elenco: Carol Futuro e Pablo Áscoli

Direção Musical e Trilha Original: Ricco Viana

Cenário: João Modé

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Flávio Souza

Direção de Produção: Bruno Mariozz

Produção: Palavra Z Produções Culturais

Produção Recife: Iris Macedo (Fervo Projetos)

Idealização: Camaleão Produções Culturais



ESPERA O OUTONO, ALICE

Amaré Grupo de Teatro (PE)

Dia 24, às 19h

Local: Teatro Apolo

Duração: 60 minutos

Indicado para maiores de 14 anos

É uma reflexão sobre as perdas que temos ao longo da vida, as mortes, as saudades, mas também sobre a pulsão de viver que nos habita. No elenco, os atores se revezam em vários personagens e trazem fragmentos não-lineares da vida de Alice, uma garota com vida comum, que decide tomar uma decisão extrema, mudando o rumo de sua vida.

Ficha Técnica

Texto: Analice Croccia, Quiercles Santana e AMARÉ Grupo de Teatro, com trechos de Marla de Queiroz, Pedro Bomba, Carl Sagan, Felipe André

Encenação: Analice Croccia e Quiercles Santana

Elenco: Paulo César Freire, Isabelle Barros, Bruna Justino e Natali Assunção

Iluminação: Natalie Revorêdo

Figurino e Cenografia: Micheli Arantes e Analice Croccia

Narração: Paulo César Freire, Íris Campos e Paulo de Pontes

Pesquisa Musical, produção e realização: AMARÉ Grupo de Teatro

LTDA.

Coletivo Ponto Zero (RJ)

Dias 24 e 25, às 20h

Local: Teatro Luiz Mendonça

Duração: 60 minutos

Indicado para maiores de 14 anos

Em um edifício empresarial, uma agência que produz e divulga fake news está à beira de um colapso. A peça busca lançar um olhar sobre a condição humana em tempos de pós-verdade e pós-ética.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Diogo Liberano

Direção: Debora Lamm

Elenco: Brisa Rodrigues, Brunna Scavuzzi, Leandro Soares, Lucas Lacerda e Orlando Caldeira Atriz Stand-in: Mônica Bittencourt

Direção de Produção: Lucas Lacerda

Direção de Movimento: Denise Stutz

Direção Musical: Marcello H

Figurino: Ticiana Passos

Visagismo: Josef Chasilew

Desenho de Luz: Ana Luzia de Simoni

Cenário: Debora Lamm

Realização: Coletivo Ponto Zero

PRO(FÉ)TA – O BISPO DO POVO

Coletivo Grão Comum (PE)

Dia 25, às 19h

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Duração: 50 minutos

Livre para todos os públicos

Finalizando o ciclo da pesquisa do Coletivo Grão Comum intitulada Trilogia Vermelha, a encenação começa com a notícia do sequestro e assassinato do padre Henrique, em 1969, recordando o martírio dos corpos trucidados pela Ditadura e, até mesmo, da realidade do povo indigente sobrevivendo na lama do Recife, e, como testemunhou o evangelho, a miséria e suplício do próprio Cristo. A peça mobiliza um cortejo pelas ruas da cidade, conduzindo os espectadores rumo ao teatro, para o sepultamento do corpo trucidado, denunciando a violência que nos aflige ainda hoje, que ainda é ferida aberta, sempre injusta e desumana. A obra celebra o aclamado bispo Dom Hélder Câmara pedindo silêncio e paz, evocando reza forte, questionando a crença e a dimensão da fé guardada nos nossos corações dilacerados de desilusão.

Ficha Técnica

Pesquisa dramatúrgica, encenação e iluminação: Júnior Aguiar

Elenco: Daniel Barros, Júnior Aguiar e Márcio Fecher

Música Original: Geraldo Maia (com Paulo Marcondes, Rodrigo Samico, Públius, Hugo Linnis e Amarelo)

Operação de Áudio e Luz: Felipe Hellslaught

Idealização: Coletivo Grão Comum

Produção Geral : Coletivo Grão Comum, Cen@ff e Gota Serena




Imprensa Recife