sábado, 17 de novembro de 2018

Eleições da OAB acontecem nesta segunda (19)

Assim como acontecerá nas eleições para a Presidência do Conselho Federal da OAB, a chapa “Advocacia Unida. OAB Mais Forte”, encabeçada pelo advogado Bruno Baptista (foto ao lado, com Ingrid Zanella), será a única a disputar a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) para o triênio 2019-2021. A vice-presidente é a advogada e professora Ingrid Zanella. Na OAB-PE, Bruno já ocupou os cargos de conselheiro seccional, secretário-geral adjunto, diretor-tesoureiro e atualmente preside a Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (CAAPE). No total, a chapa é composta por 105 nomes incluindo toda a Diretoria, Conselho Federal, Conselho Seccional e CAAPE. São 14 mil advogados do Estado que estão aptos a votar, na próxima segunda-feira, dia 19, na Classic Hall, das 9h às 17h.

Embora dispute com chapa única, Bruno Baptista percorreu vários municípios do Estado, conversando com todos os setores da advocacia com vista a montar um programa de gestão participativo. "Minha meta é aproximar, cada vez mais, a OAB-PE dos advogados", ressalta Baptista.

Ele lembra que “é um desafio muito grande representar este grupo que tem se dedicado à advocacia pernambucana. Estamos unidos e partimos, agora, para fazer uma gestão não de continuísmo, mas de continuidade, cada vez mais próxima dos advogados, mantendo as políticas que estão dando certo, ampliar e melhorar os projetos. Queremos deixar a OAB ainda mais perto também do interior. Tanto da Região Metropolitana quanto do interior, além das mulheres advogadas, os jovens recém-ingressos na carreira, etc. Faremos com que todos se sintam representados. Por isso que o nome da nossa chapa é “Advocacia Unida. OAB Mais Forte”. Bruno Baptista tem apelado para que os participem da eleição, que todos votem, legitimado assim cada vez mais o pleito. 

Além do atual presidente Ronnie Duarte – que é candidato a conselheiro federal – a Chapa conta com apoio dos ex-presidentes da Ordem, Jorge Neves, Ademar Rigueira, Jayme Asfora e Henrique Mariano; do atual presidente da Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA), Carlos Neves – que também é candidato à representação de Pernambuco no Conselho Federal -, além de conselheiros seccionais, presidentes das OABs do interior, membros de comissões, entre outros. No dia da inscrição da chapa, Duarte falou para os advogados e ressaltou a união de todos em torno do nome de Bruno e o fato inédito de que, em toda a história da Seccional Pernambuco, nunca houve uma eleição com chapa única. “Nós tivemos incontáveis provas de compromisso e de desprendimento por todos que fazem parte desse grupo. Com tudo isso, se faz justiça à alguém que, há 9 anos, tem um grande protagonismo dentro das gestões da Ordem e que merece, e muito, presidir a OAB-PE”, ressaltou o atual presidente, referindo-se ao candidato. 

“A candidatura de Bruno Baptista é um sopro de renovação na OAB. É termos uma Ordem apetrechada e preparada para tempos que, infelizmente, se avizinham sombrios no Brasil. A entidade tem que se manter como baluarte da defesa dos direitos humanos, da nossa Constituição que, hora vai e hora vem, surgem propostas para mexer no que ela tem de mais sagrado e importante que são os direitos e garantias fundamentais e a liberdade de imprensa, por exemplo. Precisamos de uma OAB que lute contra a interferência nos poderes constitucionais como a Procuradoria Geral da República, o Judiciário e, sobretudo, em favor da democracia. Em Pernambuco, temos vários males a combater e a OAB precisa atuar contra eles - como as regalias indevida, o nepotismo e as oligarquias que ainda existem. Além, claro, da defesa corporativa da classe que precisa avançar, principalmente, no que eu acho mais importante: trazer a advocacia mais simples de volta para a Ordem”, analisou o ex-presidente, Jayme Asfora. 

Para o também ex-presidente, Henrique Mariano, “o nosso candidato, Bruno Baptista, que é um dos colaboradores mais distintos que a OAB já teve nos últimos anos, oficializa sua candidatura a Presidência da Seccional Pernambucana. Temos toda a confiança de que Bruno manterá a OAB-PE no seu caminho de independência, de autonomia, de altivez e de parceria com a sociedade pernambucana e com os advogados do Estado”, conclui Mariano.

Os advogados escolherão as novas gestões da Seccional Pernambuco e também nas 25 Subseccionais existentes. Os inscritos diretamente na OAB-PE e aqueles vinculados à Subseccional de Olinda votarão no Classic Hall. Os demais, nos endereços divulgados no site da Ordem. Estão aptos a votar apenas os advogados em dia com a OAB-PE até a sexta-feira (19) de outubro, ou seja, 30 dias antes do pleito.