segunda-feira, 19 de maio de 2014

III Encontro Nacional de Agroecologia

No último sábado (17), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos esteve presente no III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), em Juazeiro (BA). Com o lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”, o evento contou com a participação de cerca de duas mil pessoas de todo o País, dentre elas agricultoras e agricultores familiares, assentadas da reforma agrária, indígenas, quilombolas e os mais diversos segmentos ligados ao campo. Com apoio da Secretaria de Agricultura, Pernambuco enviou uma delegação de 100 pessoas.   
“É fundamental a realização desses encontros, devido à grande mobilização de diversos segmentos da sociedade, que fortalecem e dão maior visibilidade a nossa cultura. As caravanas participam ativamente na organização e apresentam suas experiências, práticas e conhecimentos da biodiversidade, do patrimônio genético, na produção de alimentos saudáveis e na luta por políticas públicas voltadas para agroecologia”, explicou Aldo Santos, relembrando que participou como coordenador do I e II ENA.
Seminários, debates e atividades culturais fizeram parte da programação do evento. Além da feira de Saberes e Sabores, com produtos da agricultura familiar e das populações tradicionais, que foi instalada com produtos agroecológicos de todas as regiões do Brasil.
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco

Grazi Massafera e Romário lançam Devassa One

 Depois de ser madrinha do camarote da Devassa na Sapucaí, a atriz Grazi Massafera estrela um filme para a marca, ao lado de Romário. No comercial que entrou no ar na ultima semana, o casal anuncia a Devassa One, edição limitada de latas coloridas da cerveja da Brasil Kirin.
 Desenvolvida pela agência Mood, a coleção integra a campanha “Pelada. O lado Devassa do futebol”, que teve início em fevereiro com a escolha do baixinho como novo embaixador da marca. A nova ação tem como objetivo reforçar o lado ousado e descontraído da marca. Com latas nos tamanhos 269, 350 e 473ml e nas cores vermelha, branca, preta, verde, amarela e azul, a Devassa convida os consumidores a fazer parte dessa “pelada”, usando a criatividade e as latinhas de sua preferência, seja para colecionar, criar objetos, decorar a casa ou brincar. A hashtag #vemprapelada, característica da campanha, está impressa nas novas latas e propõe o compartilhamento das coleções de cada um.
 Para divulgar a novidade que chega aos pontos de venda ainda nesse mês, a Mood aposta na mensagem “De um em um todo mundo vem pra pelada” e na irreverência da dupla Romário e GraziMassafera. No filme produzido pela Paranoid, a atriz surge anunciando a novidade, caracterizada de diferentes nacionalidades e imitando o sotaque dos respectivos idiomas. Ao avistá-la num cenário que remete ao Brasil, Romário comemora o fato de encontrar alguém que fala sua “língua”, ao que Grazi prontamente responde: “Claro, peixe. Vai uma Devafa?”, brincando com a língua presa do peladeiro. 
Além do filme, que veiculará em TV aberta, a divulgação da Devassa One contará ainda com peças de mobiliário urbano em algumas capitais. A criação é de Felipe Silva, Bruno Brasileiro, Danilo Tranquilli e Ricardo “Brad” Correia, sob a direção geral de criação de Valdir Bianchi. A direção do cena do filme é de Heitor Dhalia.
 LINK DO VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=ww-vDClxGaQ

Ficha Técnica
Cliente: Brasil Kirin
Agência: Mood
Título: Devassa One
VP Criação: Valdir Bianchi
Criação: Felipe Silva, Bruno Brasileiro, Danilo Tranquilli e Ricardo “Brad” Correia
Convergência: André Felix
Atendimento: Augusto Cruz Neto, Andrei S. Croisfelt, Fábio Klein e Giuliano Scudeler
Aprovação do cliente: Maria Inez Murad, Marcelo Trez, Thiago Torelli, Patricia Cavalaro e Bruna Mazzurega
Midia: Eduardo Lellis, Tiago Capalbo, Daniel Berlinck e Márcio Pederiva
Planejamento: Daniel Rios, Fabricio Natoli e Leonardo Ribeiro
RTV: Rita Maria Teofilo e Thiago Yamasaki
Produtora: Paranoid
Produção Executiva(Produtora): Egisto Betti
Direção / Diretor: Heitor Dhalia
Diretor de Fotografia: Ted Abel
Atendimento Paranoid: Chica Mauger, Raquel Magliari e Arthur Gomes
Direção de arte (Produtora): Denis Neto
Edição: Fernanda Krummel
Finalização:Clan VFX
Produção de áudio: Comando S
Atendimento áudio: Elisa Vitale e Elis Pedroso

Ipojuca adere ao Pacto dos Municípios pela Segurança Pública‏

A segurança pública é um tema que gera preocupação em todas as esferas do governo. Buscar soluções, não apenas para combater, mas, principalmente, para prevenir é um desafio. Os ipojucanos terão, a partir da próxima terça-feira (20), mais um importante mecanismo favorável à defesa da população. É que Ipojuca será mais um município pernambucano a aderir ao projeto “Pacto dos municípios pela Segurança Pública”, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). 
O termo de compromisso será firmado pelo prefeito Carlos Santana durante cerimônia a ser realizada no Hotel Armação, localizado no balneário de Porto de Galinhas, a partir das 8h. Entre as autoridades que estarão presentes, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros e o promotor de Justiça do Estado, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, além de promotores locais, secretários municipais, vereadores, oficiais da Polícia Militar, delegados de Polícia, educadores, dirigentes de ONGs e conselheiros tutelares, além de líderes comunitários. 
O projeto, que visa promover atividades com impactos diretos na redução da violência, é dividido em 10 eixos temáticos, abrangendo desde melhorias na iluminação pública até a instalação de câmeras de vídeo e monitoramento, ações essas já realizadas pela Administração Municipal. O Pacto dos Municípios pela Segurança Pública propõe a união entre diversas esferas do Poder Público e a sociedade civil para combater a violência e, consequentemente, promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em Pernambuco. Trata-se de um trabalho conjunto entre MPPE e Municípios. 
O Pacto apresenta uma série de medidas relacionadas à segurança que podem ser adotadas pelos municípios. Após avaliar quais serão implantadas, a cidade firma um compromisso com o MPPE e pas­sa a ser constantemente avaliada. Ao fim do ciclo, aqueles que atingirem as metas recebem do MPPE uma certificação. 
Serviço:
Lançamento do Pacto dos Municípios pela Segurança Pública (20.05)
Local: Hotel Armação – Porto de Galinhas-PE
Horário: 8h às 12h

Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Massapê lança campanha publicitária do novo empreendimento da Vale do Ave

Foi lançada pela agência Massapê a campanha publicitária do mais novo empreendimento da construtora Vale do Ave, o Marinas da Barra. Localizado em Barra de Jangada, em uma faixa da beira mar bem próxima a ponte do Paiva que vem sendo chamada de Nova Barra, o empreendimento é um marco na história da empresa e conta com diferenciais que o destacam dentro da região. Com opções que vão de 1 a 3 quartos – chegando a ter suíte e 02 vagas na garagem – o Marinas surge como uma ótima escolha para diversos públicos, desde famílias com filhos até profissionais ou solteiros que desejam um espaço mais compacto e prático (estrutura completa para a implantação do sistema Pay-per-use) . As áreas de lazer são divididas em adulto (cobertura) e infantil (térreo) e ambas contam com piscina com deck além de diversos equipamentos como quadra poliesportiva, espaço gourmet, business room, sala de ginástica, salão de festas, entre outros.

A campanha - O conceito da campanha fala em viver em um paraíso acessível e é exatamente isso que o Marinas da Barra oferece aos futuros moradores, uma opção de conviver na orla da Nova Barra, ao lado do Paiva, com uma das vistas mais bonitas do estado (apartamentos 100% nascentes) e ao mesmo tempo estar a apenas 20 minutos do aeroporto e de Suape, em uma localização extremamente estratégica para os negócios. A Vale do Ave tem a honra de fazer parte da construção dessa Nova Barra e orgulho em realizar um lançamento desse porte, inovador e que mantém a principal característica da empresa: entrega de produtos de alto padrão.

FICHA TÉCNICA 
Agência: Massapê Comunicação
Cliente: 
Vale do Ave
Atendimento: 
Raul Cantarelli e Rafaella Cabral
Planejamento: 
Anselmo Albuquerque
Direção de Criação: 
Henrique Pereira e Leonardo Siebra
Direção de Arte: 
Almir Moura e Henrique Pereira 
Redação: 
Leonardo Siebra
Digital:
 Jeu Figueiroa
Mídia: 
Natália Lelis e Jaime Amorim
Produção: 
Tamires de Kássia
Aprovação: 
João Carlos

Definida a programação do Imprensa no Forró 2014

Comemorando 11 anos de forró e solidariedade, o “IMPRENSA NO FORRÓ 2014”, dia 31 de maio, na Casa da Rabeca, entrará no clima da Copa do Mundo. Com o tema “É show de bola”, a comissão técnica do evento escalou um time de primeira para esta edição. Entre os craques estão: Capim com Mel (uma das grandes novidades desta edição – com o Forró das Antigas), Josildo Sá, Rodrigo Raposo (foto), Cristina Amaral, Nádia Maia, Almir Rouche, Coruja e Seus Tangarás e Jorge Neto, além de muito forró pé de serra nos intervalos.
         O evento não só tem o cunho festivo, mas também social, com arrecadação de alimentos para o Comitê Estadual de Ação da Cidadania. A parceria com o Comitê vem desde a primeira edição do evento.
Realizado com sucesso desde 2003, sob “coordenação técnica” dos jornalistas Fernando Fagundez, Carlos Morais e Almani Galdino, a cada ano a festa se consagra como um evento do calendário junino dos Trabalhadores em Comunicação em Pernambuco, reunindo jornalistas, radialistas, produtores e outros profissionais de comunicação, tendo como principal objetivo confraternizar os profissionais que atuam em Jornal, Rádio, TV, Assessorias de Comunicação, Internet, outras  mídias e convidados. O tom da festa prima pelo resgate, valorização e promoção dos mais tradicionais costumes das festas juninas. Para tanto, o cenário escolhido para o evento é, mais uma vez, a Casa da Rabeca, espaço idealizado pelo eterno Mestre Salustiano. Como grande novidade este ano, atendendo a pedidos da categoria, uma banda de Forró representará o Forró das Antigas, que fez grande sucesso nos anos 80 e 90, além do autêntico forró pé de serra, que será representado por grandes artistas da Terra.
   Para completar o clima característico dos folguedos de São João, o espaço receberá decoração alusiva aos arraiais juninos, com cores referentes às da bandeira brasileira, por conta da homenagem à Copa o Mundo. A produção também instalará barraquinhas com comidas típicas e fogueira, para deixar tudo no clima junino.
O evento conta com o apoio dos Sindicatos dos Jornalistas de Pernambuco e do Sindicato dos Radialistas de PE. Os jornalistas e radialistas em dia com o sindicato, podem retirar um par de ingressos, gratuitamente, com antecedência, na sede de sua entidade, até às 17h, do dia 30 de maio, véspera do evento. A sede do Sinjope fica na Praça Oswaldo Cruz e do Sindicato dos Radialistas, na Rua do Lima, em Santo Amaro.
SERVIÇO:
IMPRENSA NO FORRÓ – ANO 11
DATA: 31 de Maio (Sábado)
HORÁRIO: 21H
LOCAL: Casa da Rabeca – Cidade Tabajara, Olinda
ATRAÇÕES:  Capim com Mel, Josildo Sá, Rodrigo Raposo, Cristina Amaral, Nádia Maia, Almir Rouche, Coruja e Seus Tangarás e Jorge Neto
INGRESSOS:
R$ 25,00 (INTEIRA ANTECIPADO PROMOCIONAL)
R$ 15,00 ( ESTUDANTE).
Obs: Jornalista em dia com o Sindicato não paga, porém o ingresso deverá ser retirado com antecedência no Sindicato dos jornalistas de PE, trocado por 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis.
INGRESSOS ANTECIPADOS:
NAS LOJAS PE RETRÔ DOS SHOPPING RIO MAR E PAÇO ALFÂNDEGA, NA CASA DA RABECA E NO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE PERNAMBUCO.

LBV promove concurso de desenho

A Legião da Boa Vontade está promovendo entre crianças e adolescentes a edição 2014 do Concurso de Desenho Infantojuvenil, da LBV. Os trabalhos são norteados pelo tema “Cultivar o Amor Fraterno nos Corações”. O assunto desperta a criticidade e opinião delas para a construção de um mundo de Paz.

Os desenhos selecionados por critérios de criatividade, capricho e temática ilustrarão o kit de material escolar e pedagógico a ser entregue no início de 2015 a estudantes de famílias de baixa renda atendidas pela LBV em todo o território nacional, por meio da campanha Criança Nota 10Proteger a infância é acreditar no futuro! promovida pela Instituição, que neste ano, teve o material ilustrado com desenhos feitos pelas próprias crianças no concurso passado com a temática “‘Futebol da Caridade’ na Copa do Mundo”, em alusão ao evento da FIFA no Brasil.

Exposição
De 26 a 30 de maio, na Semana Mundial do Brincar (mobilização realizada em parceria com a Aliança Pela Infância), todos os trabalhos inscritos farão parte de uma exposição nas unidades da Legião da Boa Vontade, a fim de que a família, a comunidade, colaboradores e amigos da Instituição possam apreciar o talento das crianças e adolescentes participantes.

Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone (81) 3413-8600 ou pelo site www.lbv.org.


Com informações da jornalista Vania Besse

Itep aprova oito projetos para incubação e pré-incubação em Petrolina

Oito empresas foram aprovadas pela Comissão de Avaliação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Vale do São Francisco (Invasf), do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Os projetos, baseados em Petrolina, no Sertão do São Francisco, foram aprovados em três tipos de modalidade de incubação: incubados residentes, incubados não residentes e pré-incubados. Inicialmente, havia seis vagas, mas a qualidade dos projetos elevou o número de aprovados, explica o presidente da Comissão, Geraldo Magela, gerente da Incubatep, que coordena a rede de incubadoras do Itep. 
Os novos incubados participarão da 1ª Reunião de Integração dos Empreendedores da Invasf no próximo dia 23, às 9h, na sede da Invasf, em Petrolina.  
Foram aprovados para incubação residente os seguintes projetos: Econstroe Engenharia Sustentável Ltda; Plataforma Turismo no Vale do São Francisco; Sistema de Automação e Controle para Agricultura Irrigada; e Sistema Inteligente de Monitoramento de Aéreas Produtivas (Simap). Nesta modalidade, a empresa aprovada no processo de seleção recebe apoio de estrutura física e operacional da Invasf e fica instalada mediante termo de adesão. Já os aprovados para incubação não residente não estarão no espaço físico da incubadora, na sede da Facape, em Petrolina, mas contarão com o suporte de estrutura operacional e dos serviços oferecidos pelo programa. São eles: Agroconsult e Combustível de madeira triturada misturada com resíduos de óleo.  
Os projetos “Sistema em nuvem para o registro de presenças e notas para professores e escolas” e “Pedala Mundo” foram aprovados para a pré-incubação, modalidade em que o projeto de negócio selecionado utiliza as instalações compartilhadas da incubadora por seis meses, com a finalidade de receber um conjunto de atividades oferecidas pelo programa que visa consolidar a ideia, transformando-a em um projeto incubado.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Artigo: Emprego e inflação

Desemprego e inflação são eventos que interferem negativamente no bem-estar da população. Sociedades com alta taxa de desemprego, como é o caso de diversos países da Comunidade Europeia, têm bem-estar diminuído. E o convívio humano pautado na paz passa a correr riscos. Economias com alta taxa inflacionária são caracterizadas pelo baixo consumo e com alto desemprego. Neste caso, pessoas se encontram em estado de desconforto.
São variadas as causas do desemprego: ausência de qualificação profissional, inércia do estado no investimento público e inoperância do poder estatal em incentivar a economia.  As causas da inflação são diversas: aumento do gasto público, mais consumo e menor oferta de produto, baixa produtividade da economia e desatenção dos governos com o controle inflacionário.
Desemprego e inflação são males da economia. Portanto, precisam ser combatidos. Causa-me surpresa, entretanto, ouvir de variados economistas de que para a taxa da inflação brasileira ser diminuída é necessário o aumento do porcentual de desempregados. Tal raciocínio é esdrúxulo e egoísta. Economistas que defendem o aumento do desemprego como instrumento para o combate a inflação mostram ausência de preocupação com o conforto das pessoas.
A pergunta que deve ser feita é: como combater o aumento do custo de vida? O combate ao aumento dos preços através do incentivo do desemprego gerará males econômicos e sociais. Mais desemprego, menor receita para o estado. Mais desemprego, mais despesas do poder público com o seguro-desemprego. Mais desemprego, menor consumo. Mais desemprego, diminuição do bem-estar das pessoas.
O emprego traz dignidade para as pessoas. O emprego gera sorrisos e alegrias. A inflação proporciona perda do poder de compra, diminuição de agrado, tristeza. Emprego, bem-estar e poder de consumo não combinam com inflação. Porém, não se pode combater a inflação incentivando o desemprego.
O estado deve ofertar, em parceria com a iniciativa privada, qualificação profissional. Com isto, mais produção, mais oferta de produtos e serviços. O estado, em parceria com a iniciativa privada, deve investir em infraestrutura. Por consequência, maior produção, mais empregos, mais renda. O estado deve priorizar os gastos públicos sem desconsiderar, entretanto, a qualificação dos serviços públicos. Governos que cuidam da sua população combatem a inflação com decisões sábias e não com medidas simplistas que retiram a felicidade e a dignidade das pessoas. 

 Aldo Amaral - Presidente da Força Sindical de Pernambuco

World Games monta espaço no Vitória Park Shopping

Enquanto a área de jogos não é inaugurada, o Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão, montou em parceria com a World Games, um espaço com mais de 20 jogos para crianças de todas as idades no mall do centro de compras. O ambiente deve ficar disponível até a inauguração do espaço fixo do primeiro andar do shopping.
A área disponibiliza jogos de diversas categorias, entre eles: Redemption – Brinquedos de tickets e que são trocados por brindes. Simuladores – Carros de corrida, Guitar Hero, e ainda, Mesas de Air Hockey, Vídeos, Grua e Kiddie Rider.
Para a inauguração, a World Games ainda irá disponibilizar mais variedades de brinquedos de cada categoria mencionada e também categorias diferentes, como Coletivos – Soft Play (Piscina de bolinhas, escorregador, cama elástica, dentre outras). A categoria Fliper também faz parte. O espaço ainda contará com área para aniversariantes.

Crônica: Mire-se no exemplo das mães de Abreu e Lima

O jornalista Xico Sá escreveu um artigo para a Folha de São Paulo, sobre a devolução dos eletrodomésticos depois da onda de saques ocorrida em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Mire-se no exemplo das mães de Abreu e Lima


É preciso, no meio da bandalheira e dos arrastões, louvar as mães de Abreu e Lima.
As mães que deram início ao movimento de devolução das mercadorias saqueadas durante a greve/ motim da PM de Pernambuco na semana passada.

A delegacia da cidade mais parece Casas Bahia. A todo instante chegam geladeiras, máquinas de lavar, tablets… e outras mercadorias fetiches.
Vi e ouvi declarações comoventes. Filho meu não bota a mão no alheio, disse uma dessas anônimas e honestíssimas brasileiras a um telejornal. Ela mesma foi devolver um eletrodoméstico levado por um dos seus meninos.

Depois que as mães reagiram, começou uma onda de devolução das mercadorias. Deu vergonha em quem havia cometido os saques no comércio da cidade da região metropolitana do Recife.

Essa honra materna é a salvação da lavoura.
Filho meu não bota a mão no alheio. Que o velho coração materno bata mais forte.
Para o filho trombadinha e para o filho político.
Para o filho taxista, para o filho empresário, para o filho dono de restaurantena cidade do Rio de Janeiro.
Para todo amor filial.

Que as mães de Abreu e Lima sirvam de exemplo. Bravas como as mães da praça de Maio. Um lugar que tem um batismo nobre, é bom que se repita: Abreu e Lima (1794-1869), o pernambucano que lutou, escreveu discursos para Simón Bolívar e participou ativamente das guerras da independência da América espanhola.

Que fique esse eco como mantra a todos os rebentos da tal mãe gentil: filho meu não mete a mão no alheio. Isso é que é lição de casa. Vale por todo um sistema de educação que não funciona.

Oposição faz exigências para continuar diálogo com governo da Venezuela

Após reunião com os ministros da Unasul, União de Nações Sul-Americanas, do Brasil, Colômbia e Equador, além de representante do Vaticano, foram divulgadas, nesta segunda-feira (19), as exigências de grupo anti-governo para dar sequência às negociações com o governo da Venezuela.

Ramón Guillermo Aveledo, secretário executivo da Mesa de Unidade Democrática (MUD), explicou aos jornalistas que uma delas era sobre os - ao menos 6 mil - “casos dos presos políticos, asilados e processados" e pela elaboração de um relatório sobre as violações dosdireitos humanos durante a repressão aos manifestantes.
A oposição exige ainda que seja criada Comissão da Verdade não-partidária com o objetivo de investigar as cerca de 41 mortes no país desde o início das manifestações, em fevereiro. O grupo, porém, não quer que essa investigação seja comandada pelo presidente do Parlamento, Diosdado Cabello.
processo de negociação foi congelado na semana passada pela oposição para protestar contra as prisões em massa durante os protestos e porque, segundo eles, o diálogo não estava dando resultados.
Já o presidente Nicolás Maduro insistiu que não irá "se levantar da mesa de diálogo" e atribuiu a suspensão a "grandes pressões", lembrando que "o simples diálogo e o debate são um resultado positivo."
Novas manifestações
Na semana passada, autoridades da Venezuela disseram terem libertado a maior parte dos 243 jovens detidos quando acampavam em praças e ruas de Caracas em protesto contra ogoverno socialista de Nicolás Maduro, ação que foi criticada pela ONU.
A desmontagem de quatro acampamentos em áreas de classe média da capital e as detenções de manifestantes reavivaram os protestos que agitam o país desde fevereiro.
De acordo com uma declaração da Procuradoria, oito dos detidos no ataque contra os acampamentos foram transferidos para uma prisão no centro de Caracas e três deles a uma cadeia do serviço de inteligência, por crimes como "posse ilegal de arma de fogo", "incitação à desobediência", "dano violento à propriedade" e "conspiração" para o crime.
Portal IG

Protesto em Paudalho fecha BR 408

Protesto em Paudalho, BR 408, rodovia interditada em 4 pontos, Km73,Km74, Km75 e Km76, moradores reivindicando instalação de Lombadas. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.