sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Vacinação contra febre aftosa chega à reta final

 

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro),vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), alerta que o prazo para a vacinação contra a febre aftosa termina na próxima terça-feira, dia 15. Até o momento, Pernambuco alcançou 72,52% de cobertura, mas é preciso atingir um percentual de 90% para que o Estado continue com o status de área livre de febre aftosa com vacinação. 

 

A meta é imunizar todos os bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. Nesta segunda etapa da campanha, os produtores devem declarar a vacinação e também todos os animais de sua propriedade. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 31 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br


“A campanha seria encerrada em 30 de novembro, com 41,79% de vacinação declarada, mas conseguimos autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para conceder mais 15 dias. Alguns municípios já superaram os 90% de imunização do seu rebanho, mas temos dificuldades em algumas áreas. Na regional de Salgueiro o percentual até o momento é de 48%”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima. 

 

A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de créditos para o produtor rural. Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano.


lmprensa Adagro PE


Vacinação contra a raiva no Recife

 

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (12), mais um dia de Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, com uma estratégia diferente. Dois postos de drive-thru serão montados nas Zonas Norte e Sul da cidade, e funcionarão entre 8h e 17h, para que os tutores levem os bichos para serem vacinados sem precisar descer do veículo. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco.

 

Um dos postos estará montado em frente à Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Avenida Norte, na Macaxeira; o outro será instalado na Avenida Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim. Nesses dois locais, haverá profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e voluntários, fazendo a aplicação das doses em cães e gatos. Médicos veterinários também estarão em cada ponto, caso seja necessário realizar algum atendimento de urgência.

 

A estratégia de vacinação dos animais em esquema de drive-thru se soma a todas as outras ações da Campanha, que teve início em outubro, com a aplicação das doses casa a casa em área prioritária, e nos postos fixos disponíveis em vários bairros da cidade. A partir da próxima semana, quem não levou o animal para tomar a vacina, pode procurar a sede do Distrito Sanitário do bairro onde mora, para agendar a aplicação da dose. A lista está disponível aqui. O imunizante também está disponível durante todo o ano no Centro de Vigilância Ambiental do Recife, em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro.

 

RAIVA – A raiva é considerada uma doença muito grave pelo alto nível de letalidade e é, normalmente, transmitida pela mordida ou arranhão de um animal infectado. No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e caso os sintomas apareçam o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente.


Imprensa Recife

Estações de BRT voltam a funcionar semana que vem

  

O Grande Recife retoma, de forma gradual, a partir da segunda-feira (14), a operação nas Estações de BRT do Corredor Norte/Sul. A reabertura de quatro EBRTs deste ramal ocorre após o fim da recuperação emergencial dos equipamentos. Com isso, a linha 1900 – TI PE-15 (PCR) (Parador) passa a trafegar de maneira mista, parando para o embarque e desembarque de passageiros nos pontos localizados nas calçadas e nestas Estações.

 

Serão liberadas para o público as Estações IEP, 13 de Maio, Riachuelo e Nossa Senhora do Carmo, todas no Corredor Norte/Sul. Elas receberam serviços de recomposição do forro, estruturas, portas, catracas e quadro elétrico, colocação de nova fiação e reposição dos vidros. Desta forma, estão aptas a receber usuários e serem atendidas por essa linha do ramal.

 

As Estações tiveram sua operação temporariamente suspensa por conta da queda no número de usuários, durante a pandemia da Covid-19. Porém, apesar da retomada das atividades econômicas, as EBRTs do Corredor Norte/Sul ficaram impossibilitadas de funcionar devido aos sucessivos atos de vandalismo, depredação e furtos.

 

À medida que a recuperação em outras Estações de BRT deste ramal for sendo concluída, os equipamentos serão abertos ao público. Da mesma forma, fiscais do Consórcio irão acompanhar o atendimento da linha 1900 – TI PE-15 (PCR)(Parador) e, dependendo da demanda dos usuários, esta linha do Corredor Norte/Sul poderá ser reforçada.

 

LESTE/OESTE – também passaram pela recuperação emergencial e já estão em operação as Estações Guararapes, Benfica e Abolição, no Corredor Leste/Oeste. Todas deste ramal voltaram a funcionar normalmente com a retomada das atividades econômicas.

 

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


Imprensa Grande Recife

Academia Nacional de Medicina lança propostas para o combate à COVID-19

 

A Academia Nacional de Medicina, entidade sediada no Rio de Janeiro, lançou hoje (11) uma Nota Oficial onde mostra Indignação com a condução do governo federal da crise da COVID-19, que já matou, oficialmente, cerca de 180 mil brasileiros. "Grande parte das 200 mil mortes que logo contabilizaremos poderia ter sido evitada. O tempo perdido com a falsidade, matou dezenas de milhares e vai seguir matando", afirma a nota. "[A Academia] manifesta enorme indignação pelo descaso, descuido e negligência por parte das autoridades governamentais e da classe política que seguem omissas e servis a interesses eleitorais, menosprezando a vida dos cidadãos". 

Além de manifestar indignação, a nota também faz propostas para o combate à Covid-19. "Além da vacina, é necessário educar e estimular exemplos e programas de informação adequados para o uso obrigatório de máscaras, do afastamento entre as pessoas, de coibir, a todo custo, as aglomerações".

Veja a nota oficial na integra:

Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2020 

A Academia Nacional de Medicina, em seus 191 anos de luta pela saúde da população brasileira e como instituição apolítica, manifesta enorme indignação pelo descaso, descuido e negligência por parte das autoridades governamentais e da classe política que seguem omissas e servis a interesses eleitorais, menosprezando a vida dos cidadãos. 

Como entidade de assessoramento à política de saúde do país, nos cabe apresentar, novamente, propostas e conclamar a sociedade brasileira a não ficar omissa, sob o risco de sermos corresponsáveis por erros que seguem prejudicando de maneira grave o Brasil. 

A Academia Nacional de Medicina acompanha com extrema preocupação a evolução da pandemia pela Covid-19, que recrudesce no Brasil. O negacionismo irresponsável de muitos gestores e políticos precisa cessar já. 

Grande parte das 200 mil mortes que logo contabilizaremos poderia ter sido evitada. O tempo perdido com a falsidade, matou dezenas de milhares e vai seguir matando! 

Quanta falta de decoro sanitário e inacreditável leviandade. Ignorância vergonhosa! 

Sem dúvida, os executivos federal, estadual e municipal têm a maior responsabilidade, mas também o poder legislativo tem obrigação de assumir seu protagonismo, sendo indispensável o entendimento entre os gestores ao invés de inúteis debates político-demagógicos. Também, muitos governadores e prefeitos ardilosamente se omitem, não exercendo o poder de disciplinar e controlar as atividades sociais. 

A Sociedade tem de dar um basta! 

É preciso impedir que a população se infecte. Não há outra solução. Sim, a vacina é indispensável e prioritária, mas não bastará. Serão muitos meses para se conter a epidemia e, antes, durante e depois, teremos que seguir usando máscaras e condutas sociais cientificamente comprovadas. 

Há necessidade imediata de implementação de exemplos e de medidas de proteção individual e coletiva, controlando-se o risco aumentado pelas atividades recreativas e sociais, atualmente descontroladas pela falta de liderança. 

A vacina segue sendo explorada, de forma irresponsável, por autoridades que podem se merecer, mas o povo brasileiro não os merece. 

Para se evitar uma tragédia ainda maior, é imprescindível a priorização da avaliação técnica das diferentes vacinas e a imediata liberação de todas as que forem aprovadas pela Anvisa. 

Há necessidade premente da vacinação, como ocorre em outros países, nos quais, inclusive, já vem sendo aplicada. 

Não há razão para punirmos mais o Brasil com a morosidade proposta de se aguardar meses. 

Estamos muito atrasados e precisamos construir estratégia sólida que permita, já no início de 2021, a realização segura da vacinação em massa da população. É impossível a vacinação contra a Covid-19 dar certo com planos nacionais e estaduais paralelos. Uma irresponsável disputa levou à perda de precioso tempo na definição de um plano nacional de imunização efetivo, apesar de termos um extraordinário e bem-sucedido programa nacional de imunizações pelo SUS, reconhecido mundialmente por sua qualidade. 

Além da vacina, é necessário educar e estimular exemplos e programas de informação adequados para o uso obrigatório de máscaras, do afastamento entre as pessoas, de coibir, a todo custo, as aglomerações. 

A testagem em massa é outra medida imprescindível, capaz de detectar casos e definir medidas epidemiológicas e de saúde pública que reduzam drasticamente a propagação da epidemia. 

Enfim, uma coordenação das ações de forma eficiente em todas as esferas. 

Na defesa de milhares e milhares de vidas que certamente serão ainda perdidas, se essa política suicida e criminosa não for de imediato inteiramente modificada, a Academia Nacional de Medicina, mais uma vez, manifesta enorme preocupação e conclama a todos da sociedade brasileira a exigir de nossos governantes e políticos o que o Brasil tem direito e não vem recebendo.  

Rubens Belfort Junior - Presidente da Academia Nacional de Medicina

Assaí apresenta sua primeira campanha institucional para reforçar valores da marca

 


O Assaí Atacadista apresenta pela primeira vez, em seus 46 anos de atuação, uma campanha institucional. Assinada pela BETC/Havas, a comunicação inédita tem como objetivo mostrar a relevância e a grandeza da marca dentro do segmento de atacado de autosserviço brasileiro, evidenciando a cultura da empresa, os números relevantes de crescimento apresentados nos últimos seis anos, a resiliência do negócio como parceiro dos clientes em momentos desafiadores, as ações sociais e sustentáveis e como a rede colabora, diariamente, para que inúmeros brasileiros tenham uma vida melhor.

 

“O Assaí é um dos atacadistas que mais cresce no Brasil e junto com os grandes números de crescimento, evolui também a nossa relação com os clientes e nossa contribuição para os micro e pequenos empreendedores que se abastecem em nossas lojas. Por isso, construímos uma campanha que traduz a essência da rede, utilizando o sol nascente, que está no nosso logotipo, para mostrar como o Assaí transforma a vida das pessoas. O nosso objetivo é também demonstrar que, a cada dia, assim como o sol nasce, surgem também novas oportunidades, conquistas e histórias e que a marca permanece ao lado dos clientes, como um grande parceiro, em todos esses momentos”, explica Marly Lopes, Diretora de Marketing do Assaí Atacadista

 

Por meio do conceito ‘Valores que se renovam todos os dias’, a agência criou uma campanha que evidencia a dimensão, força e capacidade de atuação da companhia em diversas frentes. O filme destaca que ‘ser grande não é sobre tamanho, é sobre grandeza’, e enfatiza a garra e o entusiasmo das pessoas que constroem a marca no dia a dia. A ação também enfatiza seus valores e pilares essenciais, além de trazer números importantes sobre a atuação da marca no Brasil, como estar entre os 10 maiores empregadores do país, com mais de 50 mil colaboradores; ser a 23ª companhia mais valiosa do país e ter a Universidade Assaí, com mais de 3.600 cursos de capacitação aos funcionários, como um pilar da valorização dos colaboradores.

 

“O nome Assaí deriva de uma palavra da língua japonesa, que significa sol nascente. É nesse espírito de renascimento, assim como o sol faz todos os dias, que criamos uma mensagem humana e poderosa. Estamos muito felizes por sermos os primeiros a trazer à tona esse lado tão importante da marca, e ajudar a torná-lo ainda mais conhecido para o grande público. E assim vamos mostrar que os propósitos da empresa vão além do reconhecimento como um dos maiores atacadistas do Brasil”, comenta Romolo Megda, diretor de criação da BETC/Havas.

 

Assista ao filme:



Villa Leopolda inaugura em Nova Cruz

 

O Villa Leopolda inaugura dia 15, para convidados do mercado de casamentos, a partir das 14h30. O novo espaço comandado por Fabiano Reis, fica em Nova Cruz, em Paulista, e recebe mini wedding, em uma área especial com jardim, piscina, píer e deck. A casa ainda conta com salão de eventos para até 500 convidados, construído em anexo a casa. O espaço também é hospedaria para noivas, padrinhos, madrinhas e familiares. 

No dia, Rapha Vasconcelos assina o menu da festa, que ainda conta com Buffet de Sushi, do Zen. Os doces são de Lana Bandeira, Lucinha Cascão e Benta Brigaderia e Donna Brigadeiro. Os bolos são de Jessica Pires, Lucinha Cascão, Bruna Hannouche e Mana Asfora. Decoração da Verde Decor.

Paulo Câmara: Pernambuco está pronto para imunizar toda a população contra a Covid-19

 

Na tarde desta sexta-feira (11.12), em pronunciamento divulgado nas redes sociais, o governador Paulo Câmara garantiu que o sistema estadual de saúde está totalmente estruturado e equipado para imunizar toda a população pernambucana assim que o Governo Federal iniciar a distribuição das vacinas. Ele informou que Pernambuco já mantém um estoque com mais de três milhões de seringas, enquanto outros sete milhões de unidades estão em processo de aquisição.

“De nossa parte, já estruturamos nossa rede estadual para, assim que recebemos as vacinas, levar o imunizante aos 184 municípios pernambucanos em, no máximo, quatro dias”, assegurou. Por outro lado, o governador lembrou que faltam exatamente duas semanas para o Natal, momento de confraternização mais importante do ano para a maioria das famílias. “Acho que cabe aqui uma reflexão: este será um Natal que terá um significado muito especial por causa deste ano tão difícil para todos, como tem sido 2020. Enquanto a vacina não chega, precisaremos fazer escolhas diárias que são difíceis, mas que vão minimizar os impactos dos encontros natalinos daqui a 15 dias”, salientou.

O governador ressaltou a importância de se manter as regras para garantir mais saúde para todos. “Consumam nos locais que seguem o Plano de Convivência. Evitem aglomerações, façam da máscara um item indispensável do seu vestuário”, advertiu.

Paulo Câmara voltou a comentar a reunião da qual participou esta semana, em Brasília, juntamente com outros governadores, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar do Governo Federal a implantação do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. “Não podemos passar novamente pela falta de ação que sofremos em março, quando Estados e municípios viveram uma verdadeira corrida por insumos e equipamentos médicos pela ausência de coordenação central”, finalizou.

Segue link com pronunciamento do governador Paulo Câmara: https://we.tl/t-JQ29YimsV6

Vídeo: Américo Santos /SEI

Secretaria  de lmprensa de Pernambuco

Lançamento beneficente na Livraria Jaqueira

 



A Livraria Jaqueira, do Paço Alfândega,  recebe, no dia 13 de dezembro, às 16h, o lançamento do livro: "Conheça seus direitos", de autoria da  procuradora federal Sarah Bastos de Oliveira Borges Assmann, pernambucana que atualmente reside em Goiânia. O lançamento terá cunho solidário, uma vez que a autora encabeça o projeto "Colaboradores do Bem" e a renda será totalmente revertida para uma instituição social da capital, a ser escolhida.  A publicação sai pelo valor unitário de R$ 24,00.