terça-feira, 30 de maio de 2023

Semana do Meio Ambiente em Fernando de Noronha

*Noronha comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com programação variada*

_Serão sete dias de muitas atividades, incluindo palestras, ações de educação ambiental, visitas e trilhas_

A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Sustentabilidade, promove, entre os dias 1º e 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo do evento é colocar a pauta ambiental para uma discussão de temas relevantes, promovendo a conscientização de todos em relação ao arquipélago. 

A abertura da Semana vai acontecer no dia 1º de junho, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, às 17h, e contará com a presença da administradora da ilha, Thallyta Figuerôa; da secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, e da chefe do ICMBio, Carla Guaitanele, entre outras autoridades, instituições e representantes da sociedade civil. 

Como parte da programação, a Gerência de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Sustentabilidade, em parceria com a Dix Empreendimentos e a Gerência de Projetos e Comunicação, irá promover, no dia 2, uma ação com o Plástico Zero, no Aeroporto Governador Carlos Wilson, às 8h. Na ocasião, a coordenação do evento irá abordar turistas, através de um técnico ambiental, com a finalidade de apresentá-los o programa, conscientizando-os sobre a necessidade de reduzir a geração de resíduos.  

De acordo com o gerente de Meio Ambiente, Ramon Abelenda, a programação está bem diversificada e foi pensada para despertar o interesse tanto dos moradores como dos turistas. “Esse evento já é tradicional e tem uma importante função ambiental e social para a preservação e manutenção do patrimônio natural da ilha. Para este ano, desenvolvemos e estruturamos, junto aos demais parceiros, uma programação democrática, que foca na abordagem de moradores, bem como de turistas, com ações que vão desde painéis temáticos, visitas técnicas a atividades com a comunidade escolar”, adiantou Ramon.

Também na sexta, às 17h, no Forte Noronha, vai acontecer o painel interativo “Conservação Oceânica: o desafio perante o aumento do lixo marinho”, em comemoração ao Dia do Oceano (8 de junho). Participarão desse encontro o oceanógrafo do Golfinho Rotador, José Martins, e a chefe do ICMBio de Fernando de Noronha, Carla Guaitanele. 

Já no sábado haverá a Gincana Ambiental, organizada pela Gerência de Meio Ambiente, juntamente com a Alma Solar e o Minuto Noronha. A ação acontecerá na Praia da Conceição, das 8h às 11h, e contará com atividades ambientais lúdicas para as crianças da ilha. Na parte da tarde, das 16h às 18h, o público poderá participar de uma roda de conversa, na Praça Tamar, sobre contos que abordam temas ambientais e ecológicos.
 
A programação segue até o dia 8 de junho, com visita à Ilha Rata, atividades escolares e educativas, além de trilhas, aulas de Ioga e café da manhã, em comemoração aos 37 anos da APA de Fernando de Noronha.

Imprensa FN

Segurança fitossanitária da manga destinada aos EUA é tema de reunião em Petrolina - PE

Melhorar o controle e reduzir o índice populacional da praga quarentenária das moscas-das-frutas nos pomares de mangas que serão destinadas ao mercado americano. Este foi o principal propósito de uma reunião técnica realizada nesta terça-feira (30), em Petrolina - PE, pela Associação de Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco, a Valexport, com apoio da indústria multinacional de proteção de plantas, Corteva Agriscience.

Durante o evento, produtores, engenheiros agrônomos e responsáveis técnicos de unidades produtoras regionais de mangas, foram atualizados sobre as normas, obrigatoriedade de monitoramento e controle em âmbito federal e estadual.

De acordo com o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza, a principal praga da mangueira em produção é a mosca-das-frutas, e caso o controle não seja realizado no momento certo e de forma eficiente, os prejuízos poderão ser bastante elevados. "O Vale do São Francisco é responsável por 87% do volume de manga exportada no país, e atende ao mercado americano com 50 mil toneladas anuais", ressaltou, acrescentando ainda que os Estados Unidos são o segundo maior mercado consumidor da manga produzida na região.

O auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura (Mapa), Antônio Romão, mostrou o plano de trabalho acordado entre Brasil e os EUA, destacando a instrução normativa Nº 20/2010. "O encontro foi muito proveitoso, pois renovamos os compromissos, de lado a lado, em ampliar os cuidados na produção da manga, protegendo nossos pomares e garantindo a segurança fitossanitária da fruta", frisou.

Ainda durante o encontro, representantes das agências estaduais de defesa agropecuária de Pernambuco e Bahia, também expuseram as estratégias e ferramentas do trabalho desenvolvido junto ao programa de exportação de mangas destinadas aos EUA. Após o almoço, o grupo participou de uma visita de campo à uma fazenda produtora de mangas, onde pôde conferir uma série de demonstrações práticas do uso das tecnologias Success (isca tóxica) e Delegate (inseticida), além de uma explanação sobre Bioecologia e controle das moscas-das-frutas, apresentada pela entomologista, especialista no controle biológico de pragas e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Beatriz Paranhos.

Mães de Cruz de Rebouças recebem dia de lazer



No domingo (28), foi a vez de Cruz de Rebouças ter um momento de descontração para as mães com o “Bingo Dançante". O evento proporcionou uma tarde de diversão e prêmios, iniciando às 14h.

Entre os presentes sorteados para as mães participantes, destacam-se uma geladeira, máquina de lavar, liquidificador, fogão, ferro de passar e uma bicicleta.

Além das brincadeiras, o Bingo também presenteou o público com shows de Swing da Paixão, Marcelo Bragato e Luiz Viola, que subiram ao palco para animar a todos.

Imprensa Igarassu 

Diocese de Caruaru deve ser reformada


Um prédio histórico resiste ao tempo para continuar a contar um pouco do passado daquele local, ou despertar a curiosidade de quem passa e observa a construção.  

Assim é com palácio episcopal de caruaru “A casa do bispo”, localizado na Praça Dep. Henrique Pinto ao lado da Catedral Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade. É um prédio que expressa através de sua arquitetura, a formação social e cultural da sociedade caruaruense. 

O palácio que testemunhou o progresso da cidade, também cresceu junto com ela: 1922 sob a administração do Prefeito Henrique Pinto o prédio foi ampliado, ganhando o segundo pavimento, tornando-se a admirável construção que vemos hoje. 
Com a perspectiva de criação da Diocese de Caruaru, através de um ato jurídico que envolveu prefeitura, câmara de vereadores e Arquidiocese de Olinda e Recife que se estendia até caruaru, houve uma permuta de imóveis pertencente à Igreja pelo palácio, com a condição de que a sede da Diocese fosse Caruaru. E em 07 de agosto de 1948, com a criação da Diocese, o Palácio passou a ser propriedade da Diocese de Caruaru e residência do Bispo Diocesano. 

O prédio de arquitetura neoclássica foi palco de vários acontecimentos e abrigou várias instituições que fazem a vida e história de Caruaru. Durante o século 20, foi por alguns anos sede da prefeitura, câmara de vereadores, Fórum, Faculdade de Filosofia de Caruaru. Mas o fato que definitivamente marcou a memoria afetiva dos caruaruenses, é ter se tornado residência oficial dos Bispos diocesano. 

Apesar de ser um imóvel antigo que passou pela transformação e crescimento da cidade que nasceu a sua volta, não obstante tenha sofrido pequenas adaptações internas, o prédio mantém o mesmo estilo de 1920. 

 Portanto, a intenção da Diocese é que o espaço tenha uma função cultural, e possa abrigar, após a adaptação, o acervo diocesano de arte sacra, abrindo as portas a toda a comunidade. 
O palácio é, também, um ambiente propício para exposições de arte, lançamentos literários e promoção de novos talentos. 

No entanto, para isso acontecer, são necessárias algumas intervenções, visando a conservação da estrutura. Serviços como instalação elétrica, hidráulica, pintura, recuperação dos rebocos, revisão do telhado, como a troca de quase todo madeiramento e a elaboração do projeto contra incêndio junto ao corpo de bombeiros. Para dar inicio ao projeto de reforma do palácio, a diocese reuniu as licenças e autorizações necessárias. Fazendo junto ao engenheiro, um laudo de vistoria para a reforma, reunindo a inscrição imobiliária, planta arquitetônica, certidão de aquisição do imóvel, como a definição dos imóveis especial de preservação- IEP, segundo a lei N° 5.837. Tornando o palácio um imóvel de preservação especial, assinado na época pelo prefeito José Queiroz de Lima. Assim como a autorização da URB. 

Esse é mais um passo dentro das celebrações dos 75 anos da diocese de caruaru. Sendo um gesto de contribuição para a arte e cultura caruaruense: Um espaço voltado para a comunidade e os artistas locais.  

Senac Caruaru oferece curso de modelagem básica


Modelagem é uma das atividades de serviços mais solicitadas no mercado de trabalho no Polo de confecção do Agreste. A função é fundamental para garantir o bom caimento das peças, além de contribuir para o bem-estar das pessoas. Atento a necessidade do mercado, o Senac está com inscrições abertas para o curso de Modelagem Básica em Caruaru, através do site no site http://www.pe.senac.br/cursos-2/ .

É um curso de aperfeiçoamento, com 45 horas-aula, onde os participantes vão aprender técnicas para a construção de bases de modelagem de blusas, t-shirts, calças, saias e vestidos. Além disso, os alunos terão conhecimento em medição, estrutura e desenho de modelagem também são temas que fazem parte do programa do curso.

Com a alta demanda de mercado, “o aluno, após o curso, já pode disponibilizar esse tipo de serviço e ter uma renda”, explicou Luiz Clério, coordenador dos cursos do Núcleo de Moda do Senac em Caruaru. Com a certificação, o concluinte do curso pode empreender ou atuar em uma empresa.

Além do site, os interessados podem fazer a inscrição pelos telefones 37278259 / 8260 ou na própria instituição, que fica no bairro Indianópolis, ao lado do shopping. As aulas começam no fim de maio e serão realizadas à tarde.

*Senac em Caruaru*
Unidade de Educação Profissional de Caruaru
Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis. Caruaru
Fones para contato: 37278259 / 8260

*Curso*

Modelagem Básica – 45h
30.05 a 22.06.2023 - Ter a Sex – 14h às 17h
Investimento: R$ 350, em até  6x no cartão

Ouvidoria Geral de Caruaru lança o Painel Interativo de manifestações


A cidade de Caruaru segue celebrando seus 166 anos e com uma novidade que promete fortalecer a transparência e a participação social: o lançamento do Painel Interativo da Ouvidoria Geral, em comemoração também aos 11 anos da Lei de Acesso à Informação. A iniciativa, promovida pela Controladoria Geral do Município, por meio da Ouvidoria Geral e Gerência de Transparência e Informações Estratégicas, tem como objetivo aprimorar as ferramentas de transparência pública.

O Painel da Ouvidoria em Power BI é uma plataforma interativa que utiliza a tecnologia de Business Intelligence para fornecer informações detalhadas sobre a gestão municipal pela ótica das manifestações de ouvidoria. "O Power BI é uma ferramenta robusta e de fácil utilização que permite a criação de painéis interativos e intuitivos. Através do Painel, os usuários poderão contribuir ativamente para a melhoria dos serviços públicos, pois terão a oportunidade de identificar problemas, sugerir melhorias e acompanhar o andamento das demandas que foram registradas na Ouvidoria Geral", explicou o gerente-geral da Controladoria de Caruaru, Yuri Tiburtino. Além disso, a participação popular ganha um espaço de destaque, permitindo que a sociedade exerça um controle social efetivo sobre a gestão municipal.

"Essa iniciativa é uma das estratégias adotadas pelo prefeito Rodrigo Pinheiro para promover uma gestão transparente e participativa, aproximando a administração dos anseios da população. Ao disponibilizar esses dados de forma clara e acessível, o Painel Interativo da Ouvidoria busca fortalecer a confiança e a fiscalização dos cidadãos sobre as ações do poder público", comentou o controlador Geral do Município, Severino Santos.

O Painel também reforça o pioneirismo de Caruaru na busca por soluções inovadoras, utilizando a tecnologia como aliada na busca por um governo aberto e eficiente.

"Com a implementação do Painel Interativo da Ouvidoria, Caruaru se coloca como referência em transparência e inovação na gestão pública. Esta é mais uma das ações que reforça o compromisso da administração municipal em promover uma governança moderna, transparente e participativa, na qual os cidadãos são atores fundamentais no processo de tomada de decisões", destaca a ouvidora-geral do município, Ana Carolina Barros.

Clique aqui para acessar o Painel Interativo da Ouvidoria: https://caruaru.pe.gov.br/portal-da-transparencia/painel-interativo/

Agenda da Sala de Reboco para este final de semana



*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fones 3228-7052/99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada *
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Simbora forrozar…
👇

Paulista apresenta balanço de regularização fundiária a lideranças comunitárias

A Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura do Paulista apresentou, nesta terça-feira (30.05), um balanço da evolução da regularização fundiária na cidade. O público-alvo foi formado por lideranças comunitárias das localidades do Fragoso, Nobre, Vale da Paz, Beira Mar e Cidade Jardim (Vila Invadida). Os resultados do trabalho de selagem, cadastro social, quantidade de famílias beneficiadas e metas também fizeram parte do conteúdo apresentado. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.


Até o momento, 313 escrituras públicas registradas foram entregues no Loteamento Nossa Senhora de Fátima, em Maranguape I. Outras 232 já estão em processo cartorial para contemplar famílias do Conjunto Beira Mar, no Janga. O cronograma de trabalho segue, com atendimentos para o cadastro social de segunda-feira a quinta-feira, no Vale da Paz, terça-feira, no Nobre, quarta-feira, na Cidade Jardim, e quinta-feira, no Fragoso.

Segundo os coordenadores Geral e Social de Regularização Fundiária da Secretaria de Projetos Especiais, Luiz Neto, e Ana Paula da Silva, respectivamente, todo esse trabalho vai trazer benefícios de serviços à população das localidades. 

“Com o reconhecimento legal dos imóveis, ou seja, o Registro Geral de Imóveis (RGI), a Prefeitura pode realizar os projetos de intervenções nas áreas legalizadas e levar a infraestrutura essencial, como: ruas calçadas, iluminação, limpeza urbana, entre outros", disse Luiz Cosme.

"A regularização das comunidades também permite a aplicação de políticas públicas para colocação de postos de saúde, creches, e escolas e construção de espaços de lazer e de convivência para as pessoas”, frisou Ana Paula da Silva.

A líder comunitária do Vale da Paz, Audirene Barbosa, ressaltou que o trabalho elaborado pela Prefeitura tem sido fundamental para atender as necessidades primordiais. “É um marco histórico para nós a regularização de nossa comunidade, pois vivemos por muito tempo na insegurança de não possuir nosso registro de imóveis. Hoje, realmente, acreditamos que isso está acontecendo e que temos o apoio da gestão do prefeito Yves Ribeiro. Teremos o calçamento da via principal de nossa comunidade, escola e posto de saúde”, destacou a moradora.   

  
Balanço até 30/05/2023:


Beira Mar com 232 selagens de imóveis, 172 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 232 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).    

Vale da Paz com 1.407 selagens de imóveis, 786 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 1.407 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).    

Nobre com 1.850 selagens de imóveis, 824 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 2.500 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).    

Cidade Jardim 2.189 selagens de imóveis, 613 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 2.189 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Fragoso 1.715 selagens de imóveis, 237 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 3.380 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Para realizar a regularização fundiária os interessados podem acessar o site: www.paulista.pe.gov.br,  onde tem o passo a passo e lista de documentos a serem levados. Também podem obter informações pelo número e WhatsApp (81) 99784-0596, pelos endereços de e-mail: sepe.paulista@gmail.com, e Instagram: @sepe.paulista ou se dirigir a Secretaria de Projetos Especiais, localizada na Rua Epitácio Pessoa, 257, Centro, Paulista.

Imprensa Paulista PE 

Lei concede título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife ao Trem do Forró


Considerada uma das mais tradicionais festas juninas de Pernambuco, o Trem do Forró virou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A lei que reconhece a importância da atração foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores do Recife, após duas votações, sendo a última foi nesta terça-feira (30).

O Projeto de Lei nº 79/2023 que concede o título, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PSB), segue para sanção do Prefeito João Campos (PSB), o que deve ocorrer nos próximos dias. 

“Nosso Projeto de Lei, agora aprovado por essa Casa, tem por objetivo promover o reconhecimento do Trem do Forró como um dos nossos símbolos do São João. E é o Recife que tem o único Trem do Forró, muito tradicional em Pernambuco. São 33 anos promovendo uma festa sob trilhos. E esse arraial sob trilhos faz o percurso de ida e volta entre Recife e o Cabo de Santo Agostinho, transportando, em média, 8 mil pessoas todos os anos, onde em cada vagão há um trio de forró e muita animação, apresentando e promovendo nossas tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes”, destacou o autor do PL, Rinaldo Júnior.

O empresário Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró, comemorou o reconhecimento. Na opinião dele, o título mostra a importância cultural que o equipamento tem para o São João do Recife. "Fico extremamente feliz com este reconhecimento do nosso projeto. São 33 anos. Isso é uma data. Eu sempre disse que é um produto do São João da capital pernambucana. O que o Recife tem a oferecer no São João? Uma das atrações é o Trem do Forró. Independentemente se ele vai pra Caruaru, para o Cabo ou Gravatá, o turista tem que vir à capital pernambucana. E o Recife oferece essa grande opção, que é o Trem. Felizmente, esse ano tivemos o reconhecimento da Câmara do Recife. É algo muito gratificante", ressaltou.

*História* – Trinta e dois anos de existência, cerca de 150 viagens e a alegria garantida para mais de 250 mil passageiros. Tudo isso embalado por ritmos genuinamente nordestinos, como o xaxado, baião e o forró pé-de-serra.  O primeiro passeio do Trem do Forró aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró. A atração era uma das iniciativas do programa Pró-Lazer. O trem saía do Recife com destino a Caruaru e depois retornava à capital pernambucana, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico. Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho.

Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação. Nas últimas três décadas, o Trem do Forró já atraiu mais de 250 mil pessoas de várias partes do país e do mundo. A atração contabiliza mais de mil horas de passeio, apresentando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes.

*Temporada 2023* – A temporada 2023 do Trem do Forró está a todo o vapor. Os ingressos para as viagens deste ano estão disponíveis nos quiosques do Ticket Folia (Shopping Boa Vista e Riomar Shopping) e através do site da atração (www.tremdoforro.com.br).

A festa sobre trilhos ocorre nos dias 10 (com ingressos esgotados), 11, 17, 18, 24 e 25 de junho. A partida ocorre no Recife e o trem segue até o Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84km (ida e volta) embalado por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra. Os ingressos custam entre R$ 180 e R$ 210 reais.

Os kits são compostos por pulseira e camisa e dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros que ainda contam com um bar vendendo bebidas. Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e conduzido para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. No local os passageiros podem apreciar o que a gastronomia junina de Pernambuco tem de melhor e se divertir com apresentações culturais. Os forrozeiros seguem em ritmo de festa na volta para o Recife. São mais de cinco horas de muita alegria.

Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. O passeio é promovido pela Serrambi Turismo em parceria com o setor público e privado. O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas de várias partes do país. Os grupos mais tradicionais são da Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R$ 3 milhões no Recife.


Devoção a Frei Damião faz de Gravatá destino de turismo religioso neste 31 de maio


Peregrinos de todo o Estado deslocam-se ao município, que foi palco da primeira missa celebrada pelo religioso no Brasil. Haverá procissão e celebração campal na Capela de São Gonçalo, no Riacho do Mel

Um dos principais destinos pernambucanos na Semana Santa, no São João, para curtir música instrumental no tradicional festival Virtuosi e aquele jazz quando rola festival. Além de ser referência em turismo cultural, a cidade de Gravatá é famosa também como destino de turismo religioso. Nesta quarta-feira, 31 de maio, data marcada pela morte do Frei Damião de Bozano, o município recebe os peregrinos para a "Caminhada de Frei Damião em Gravatá", quando os fiéis vão em romaria até a Capela de São Miguel Arcanjo, na comunidade de Riacho do Mel.

A peregrinação para lembrar o legado de Frei Damião em Gravatá se deve pela cidade ter sido palco da primeira missa celebrada pelo religioso no Brasil. O acontecimento é motivo de dois momentos especiais anualmente: no 31 de maio e no 29 de setembro, este último, a data da primeira missa.

Depois de um retorno tímido em 2022, após a pandemia, a festa para Frei Damião promete ser especial. “Nossa expectativa é receber mais de mil peregrinos, para celebrar o legado de Frei Damião e reiterar a sua fé cristã. Estamos dando todo o apoio necessário, montagem de palco, policiamento com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, e estaremos com nossas equipes a postos para garantir que a festa ocorra da melhor forma e que todos sejam bem-recebidos na nossa cidade”, afirma o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

A programação da festa contará com procissão saindo da Matriz de Sant’Ana, às 18h30, levando o andor de Nossa Senhora da Conceição e a Cruz Missionária, em direção à Capela de São Miguel. São cerca de cinco quilômetros até Riacho do Mel. Na chegada, haverá missa campal, a cargo do Padre Márcio com a participação de religiosos convidados. A programação religiosa será complementada com a tradicional quermesse.

Professores da Rede Municipal de Ensino passam por formação com os Patrimônios Vivos de Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura e Secretaria de Educação e Esportes, está promovendo uma formação com os professores da Rede Municipal de Ensino com o intuito de perpetuar a história de vida dos Patrimônios Vivos da cidade e a cultura local no processo de alfabetização dos estudantes.

"O contato dos professores de Anos Iniciais com os Patrimônios Vivos da cidade de Caruaru possibilita perpetuar a história de vida deles junto aos estudantes da rede. A vinda dos patrimônios vivos está de acordo com a proposta pedagógica implementada nesta Unidade Didática e alinhada ao Currículo Municipal", explica a professores especialista de Língua Portuguesa da Seduc, Aline Simplício.

A capacitação teve início na última semana e segue até a próxima quinta-feira (1º). Cerca de 500 professores do 1º ao 5º ano participam da formação que já recebeu nomes, como: Augusto Eventos (Maior Cuscuz do mundo), Gilvan Neves (sanfoneiro), Maria do Bolo (Maior Pé de Moleque), Socorro Rodrigues (artesã), Coroné Cornélio (humorista), Roberto Gercino (Boi Tira Teima), Mestre Sebá, Azulinho (representando Azulão), João do Pífe e Teresinha Gonçalves (artesã).

"É relevante destacar que o acesso à cultura oportuniza a ampliação do repertório do estudante e o (re)conhecimento da cultura local como parte integrante da identidade de um povo. Assim sendo, toda a comunidade escolar é beneficiada quando educação e cultura trabalham de maneira integrada", disse a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.

Dani Portela realiza fiscalização no Arquivo Público de Pernambuco


 A deputada estadual Dani Portela (PSOL) realizou uma visita de fiscalização à sede do Arquivo Público de Pernambuco na manhã desta terça-feira (30). A ação partiu de uma solicitação do Comitê Memória, Verdade e Justiça para a Democracia de Pernambuco e de denúncias de usuários à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, sobre a precarização do equipamento. O espaço tem como função primordial garantir a preservação da memória do estado e dos documentos do Poder Executivo estadual. A fiscalização também contou com a presença da vereadora Liana Cirne (PT), de representantes do mandato da deputada Rosa Amorim (PT) e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, além da vereadora Liana Cirne (PT).

Durante a atividade, foram constatados inúmeros problemas estruturais no equipamento localizado na Rua Imperial (Centro do Recife). Foi possível observar que as condições atuais do espaço não garantem a preservação do acervo histórico. Além disso, há a insuficiência de profissionais, e aqueles que estão trabalhando no local, o fazem em condições insalubres. "Do jeito que esse prédio se encontra, ele oferece riscos à integridade física e à saúde das servidoras e dos servidores. Esse espaço está em completo abandono, sem condições de funcionar adequadamente", explica a deputada. De acordo com a advogada Elizabeth Pedrosa, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, será elaborado um relatório completo da situação encontrada, para ser encaminhado às autoridades competentes. "O prédio se encontra em uma situação degradante, com problemas estruturais graves, que podem colocar em risco todos o acervo histórico de informações do nosso estado. É triste constatar o descaso e o abandono da nossa memória, especialmente com relação ao período da Ditadura Militar, já que todos os documentos se encontram nesse local, em perigo iminente", afirmou.

A maioria dos problemas encontrados no Arquivo Público já são antigos, mas estão sendo agravados com o fato de que, até o momento, o equipamento segue sem diretor. Esse cargo que se encontra vago desde o exoneraço promovido pela governadora Raquel Lyra no dia 03 de janeiro e que foi alvo de denúncia pela mandata da deputada Dani Portela. A representante do Comitê Memória, Verdade e Justiça, Amparo Araújo, ressaltou a precariedade da estrutura física do prédio e destacou também a ausência de funcionários para cuidar do acervo. "Essa situação é de um completo descaso, não só com o acervo do DOPS, mas com toda a memória e identidade do povo pernambucano. Os documentos estão expostos às águas das chuvas, com risco de incêndio, acondicionados em um local que tem telha faltando. Toda a história de Pernambuco está aqui correndo riscos diariamente. Nunca vi nenhum lugar tratar a sua memória desse jeito", disse Araújo.

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe vai realizar uma audiência pública no dia 20 de junho para debater a situação do Arquivo Público e cobrar do governo estadual uma solução para o problema de manutenção. "O Arquivo Público precisa de uma política de estado, que garanta que nossa história não seja apagada", finalizou Dani Portela.

Prefeito e secretariado se reúnem com os comandantes da Polícia Militar para alinhar os últimos ajustes do São João 2023



O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, junto ao seu secretariado, recebeu nesta terça-feira (30) os comandantes do 4°BPM, o tenente-coronel Waniçon, e do Biesp, o tenente-coronel Carneiro, para finalizar os ajustes de segurança do São João 2023. 

"Caruaru é referência de uma festa planejada e bem executada a nível internacional. A parceria da prefeitura é de extrema importância e faz toda uma diferença para exercer um trabalho com excelência, fazendo do São João o Maior, Melhor e Mais Seguro São João do Mundo", comentou o comandante do Biesp o tenente-coronel Carneiro. 

"É na grandeza dessa festa que não medimos esforços junto as secretarias e as forças operacionais para fazer o Maior, melhor e mais seguro São João do mundo. Caruaru é modelo para todas as cidades que trabalham com grandes eventos públicos e queremos a cada ano melhorar ainda mais essa importante festa", finalizou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

CaruaruPrev encerra comemorações em alusão aos 166 anos da Capital do Agreste com entrega de portarias para os aposentados

 

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev) encerrou, nesta terça-feira (30), o calendário de atividades alusivas ao aniversário de 166 anos de Caruaru. Na oportunidade, foi realizada a entrega das últimas 18 aposentadorias e uma homenagem a servidora aposentada Marleide Oliveira, por toda dedicação ao serviço público, durante 37 anos trabalhando como entregadora de correspondências no distrito de Riacho Doce, zona rural da Capital do Agreste.

O encontro, que contou com a presença do prefeito Rodrigo Pinheiro, foi recheado de emoção, com homenagens, café da manhã e a animação do trio pé de serra Vozes da Seca.

"O momento é de muita alegria. Nós, do CaruaruPrev, estamos muito felizes com as atuais conquistas e em podermos recepcionar os novos aposentados e enfatizar a contribuição de cada um para a construção da história de nossa cidade. Seguimos firmes no propósito de tornar nosso Instituto cada vez mais forte", declarou a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

Daniel Coelho e Priscila Krause estrelam inserção partidária nacional do Cidadania

 

O partido Cidadania gravou, nesta terça-feira (30), sua inserção partidária que será transmitida em emissoras de rádio e televisão por todo o país no mês de junho. A peça destacará o vice-presidente nacional da sigla, Daniel Coelho, atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, e a vice-governadora do Estado, Priscila Krause. O deputado federal por São Paulo, Alex Manente, apontado como o melhor do Brasil no Ranking dos Políticos, também terá destaque.

O vídeo evidencia Daniel Coelho que, além de secretário de Estado, possui considerável experiência como parlamentar, tendo sido vereador do Recife, deputado estadual e deputado federal. Desde 2022, Daniel é vice-presidente nacional da legenda.

“Estamos fazendo um Cidadania cada vez mais forte em Pernambuco, junto com a vice-governadora Priscila Krause e todos os nossos militantes. O Cidadania é um partido antenado com as pautas do futuro, que está fazendo a diferença para a qualidade de vida do povo do nosso Estado”, comentou Daniel Coelho.

Priscila Krause desponta como um quadro de muita importância dentro do Cidadania, devido a sua atuação como vice-governadora de Pernambuco. Priscila é conhecida por seu rigor técnico e pela ética na condução dos assuntos públicos.

“O Cidadania acredita que a participação ativa da sociedade é essencial para uma democracia forte e saudável. A legenda reafirma seu compromisso de promover o diálogo aberto e transparente, buscando construir uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, avaliou Priscila Krause.

Por meio de sua inserção partidária, o Cidadania compartilha sua visão, propostas e compromissos com o público em geral. A legenda promove o diálogo aberto e transparente, debatendo e apresentando soluções para as necessidades das pessoas.

Audiência pública em defesa da Enfermagem

Amanhã (31), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), acontecerá uma audiência pública em defesa dos profissionais de Enfermagem. A inédita reunião vai discutir, com autoridades da área, políticos e profissionais, a implementação do piso da categoria em Pernambuco, nos municípios, serviço privado, cooperativas e filantropia. A audiência acontecerá no auditório Sérgio Guerra, às 9h, e é aberta ao público.

Sesc PE estimula o cuidado e bem-estar no 29° Dia do Desafio

 

O incentivo às atividades físicas como ferramentas de promoção da saúde e bem-estar é o mote da próxima quarta-feira (31/05), data marcada como Dia do Desafio, campanha mundial realizada por instituições públicas e privadas em diversos países da América Latina. Em Pernambuco, o Sesc se engaja com ações no Grande Recife, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão, somando mais de 60 atividades.

Sob o tema “Muito mais que um dia”, a data busca sensibilizar a população e gestores a desenvolverem projetos que tornem a prática de exercícios um hábito do cotidiano acessível a todos. Trabalha ainda o conceito de urbanismo tático, por espaços urbanos mais sustentáveis e acessíveis às pessoas nas cidades.

“O Dia do Desafio chama a atenção da população para a importância da prática de uma atividade física sistemática como contribuição na melhoria da condição de saúde e bem-estar, além de estimular a formação do espírito de coletividade, pois promove a relação entre os indivíduos envolvidos na ação, como também com o meio onde ela está sendo desenvolvida”, comenta Karla Albuquerque, gerente de Lazer do Sesc Pernambuco.

Em Arcoverde, as atividades serão realizadas nas piscinas do Sesc, começando às 8h com um aulão de hidroginástica. Às 9h, tem uma sessão de alongamento rítmico. Para quem curte a natação, a unidade promove mini disputas às 9h e 13h. A ação termina com desafios aquáticos, das 13h às 17h.

Em Belo Jardim, a ação começa às 5h30 com abordagens e orientações aos caminhantes e corredores, na Praça da Moura e Parque Janelas para o Rio. Neste local, também às 5h30, tem aulão de ginástica funcional. O Sesc Ler vai promover sessões de ginástica laboral na unidade, às 7h30, na Prefeitura, às 8h30. Das 9h às 18h, tem mais ginástica laboral em lojas do comércio, empresas e indústrias, atividades esportivas nas praças, campos de futebol, quadras esportivas, escolas públicas e privadas, parques, distritos, clubes e academias. Às 18h, o ginásio do Sesc é palco de um torneio de futsal. E das 19h às 21h, acontecem aulas de ginástica funcional e de dança de ritmos, no Parque Janelas para o Rio.

O Sesc Garanhuns realiza atividades aquáticas a partir das 6h, com aula especial de natação. Às 10h e às 11h, acontecem sessões de hidroginástica. Para as crianças, tem aula de natação às 15h. Depois, mais natação para o público adulto. A unidade firmou parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e realiza atividades nas academias públicas da Cohab 2, Vila do Quartel e Parque Euclides Dourado. Em todas, pela manhã e à noite, tem aulão de dança. Na Cohab III, vai ser realizada uma ação de futebol e no Parque Euclides Dourado acontece um aulão de vôlei. Outra parceria do Sesc é com a Associação Carlos Tevano de Judô e Jiu Jitsu, que promove, às 14h, às 16h e às 18h, desafios de judô.

O Sesc Ler Surubim também conta com uma programação extensa, que começa às 5h30, nas academias particulares da cidade, onde ocorrem aulas de musculação, aeróbica, jump, step, spinnig e hidroginástica. Às 6h, o desafio é na Academia das Cidades, com caminhada, aulão de ritmos e musculação. Das 7h30 às 17h, as lojas do comércio participam de sessões de ginástica laboral. As escolas municipais, estaduais e privadas participam de atividades recreativas, ginástica laboral e aulão de ritmos às 8h e às 14h. As aulas de natação no Sesc acontecem em quatro horários: às 9h, 16h e 18h. O Dia do Desafio em Surubim termina com um torneio de futebol masculino, que começa às 18h.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Semana Mundial do Brincar

Sesc Arcoverde
Av. Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro
Informações: (87) 3821-0864 e (87) 99151-5961 (Whatsapp)

Sesc Ler Belo Jardim
Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n, Cohab II
Informações: (81) 3726-1576 ou (81) 99169-3242 (Whatsapp)

Sesc Garanhuns
Rua Manoel Clemente, 136, Centro
Informações: (87) 3761-2658 ou (87) 99151.6131 (Whatsapp)

Sesc Ler Surubim
Rua Frei Ibiapina, s/n, São José
Informações: (81) 3634-5280 ou (81) 99168-8379 (Whatsapp)

De forma inédita, Hospital Regional do Agreste apresenta corredores vazios

 

Imagens com corredores superlotados costumavam ser a principal marca do Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, cidade a 130 km do Recife. Maior emergência do interior do estado e referência nos atendimentos de trauma, a unidade contabiliza 54 leitos entre as salas verde, amarela e vermelha e mais 157 de enfermaria de ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, buco, neurocirurgia, clínica geral, oncologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De forma inédita, graças a um trabalho que envolve todas as equipes profissionais do hospital, o HRA apresenta, há algumas semanas, corredores vazios. O processo para diminuir a superlotação, característica de um hospital de referência, começou em fevereiro, com o início da implantação do projeto Lean nas Emergências, subsidiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, que tem como objetivo, justamente, diminuir a superlotação de hospitais públicos e filantrópicos de todo o Brasil.

De acordo com a diretora-geral do HRA, Dra. Guacyra Pires, a assistência tem sido realizada com maior resolutividade e rapidez. “Nossa equipe multidisciplinar tem trabalhado em conjunto, visando, sobretudo, à melhoria do atendimento ao paciente, que é nosso maior propósito”, reforça.

Graças a todo o esforço, o tempo de permanência do paciente no hospital reduziu. “O Hospital Regional do Agreste conseguiu reduzir o tempo médio de permanência na emergência de cerca de dez dias para três. A maior rotatividade dos pacientes, com a agilidade nos atendimentos, sempre tentando resolver no menor tempo possível as pendências dos pacientes, tem trazido uma melhor satisfação dos pacientes e familiares, menor tempo de permanência na emergência e em macas de transporte. Tudo isso também tem proporcionado um alívio para os profissionais de saúde por consequente menor sobrecarga de trabalho. Sabemos que a permanência desse cenário depende, também, de vários fatores externos à unidade, mas reforçamos nosso compromisso em melhoria contínua”, destaca Guacyra.

Com papel fundamental nesse processo está o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que trabalha em conjunto com a Central de Regulação de Leitos do Estado. O NIR realiza busca ativa dentro do hospital para identificar pacientes com perfil de transferência para leitos de retaguarda. “Além de fazermos essa avaliação de transferência externa, o NIR também é responsável, junto com a supervisão de Enfermagem, pela transferência de uma enfermaria para outra dentro da própria unidade, agilizando os atendimentos”, explica Sueli Alves, supervisora de Enfermagem.

De acordo com a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, outro fator que contribuiu para o fim da superlotação do HRA foi o trabalho integrado com os outros hospitais regionais da rede estadual de saúde do Sertão. “Com o permanente diálogo entre as gestões dos hospitais regionais e trabalho conjunto, a exemplo do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, e o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, foi possível descentralizar as cirurgias ortopédicas e diminuir as filas para esses procedimentos. Além disso, os pacientes puderam ser assistidos perto de suas casas”, sinaliza Zilda.

Com 25 anos de existência, o Hospital Regional do Agreste, que está inserido na IV Gerência Regional de Saúde, é referência no atendimento a cerca de 90 municípios. A unidade oferece serviços de urgência/emergência nas áreas de cirurgias geral e vascular; neurocirurgia; traumato-ortopedia; e bucomaxilofacial. O HRA conta, ainda, com núcleo de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

"O Peru do Cão Coxo" estreia neste sábado em Camaragibe

 

Com um itinerário anterior a pandemia as cidades pernambucanas até 2020, exceto Taperoá, na Paraíba, terra do autor, Recife, Carpina, Surubim, Serra Talhada, Triunfo, João Alfredo, Sanharó, Buenos Aires, São Benedito do Sul, Gravatá, Poção e Olinda a peça teatral ”O Peru do Cão Coxo”, retorna em 2023 a estrada com a comédia assinada pelo dramaturgo Ariano Suassuna e produção do Centro de Criação Galpão das Artes, natural de Limoeiro, agreste de Pernambuco.

Em 2020, o espetáculo seguiria para cinco apresentações no Rio de Janeiro na UERJ e UNIRIO com o efeito da pandemia houve o cancelamento da referida programação.

Só sendo possível agora retornar com uma estreia para o dia 03 de junho (próximo sábado), em Camaragibe, no Cine Teatro Bianor de Mendonça às 19:30 horas, Av. Dr. Pierre Collier, 440 - Vila da Fábrica, Camaragibe – PE (área metropolitana) com ingressos no valor de R$ 30,00 e meia entrada custando R$ 15,00.

No elenco, destacamos dois atores camaragibenses – Geraldo Cosmo e Patrícia Assunção e para completar o diretor do espetáculo Charlon Cabral é natural de Camaragibe e mora em Limoeiro desde criança, onde hoje se estabelece como arte educador, ator, diretor teatral e produtor.

Segundo Flávia Suassuna, sobrinha de Ariano que acompanha a montagem teatral limoeirense, afirmou agradecendo “ por fazerem de suas vidas um laboratório de ressurreição de Ariano e por permanecerem firmes, apesar das dificuldades, ofertando àquelas pessoas não só lazer, mas também cultura. Lá de cima, ao lado de Compadecida, Ariano deve estar feliz e satisfeito. Ele manda dizer que esses tempos de trevas passarão, e que nós estamos no caminho certo. ”

Na trama escrita pelo Mestre Suassuna, a preguiça é descortinada em um picadeiro de intrigas no Sertão de Taperoá, quando um poeta e sua esposa são alvo de uma dupla de trapaceiros. No elenco, estão Geraldo Cosmo, Charlon Cabral, Lucas Dias, Gaby Salles, Patrícia Assunção, Deyvson Alves e Thiago Freitas. A direção de arte conta com as mãos de Thiago Freitas, enquanto o figurino, rico em retalhos, passaram pelo zelo e capricho dos costureiros Wellington Pereira e Thiago Freitas . Na criação do cenário e direção do espetáculo, Charlon Cabral (arte educador) mais uma vez voltou à cena.



Racha entre atual gestão do Cremepe causa renúncia de 10 componentes da diretoria

 

Nesta segunda-feira (29), médicos que ocupavam assentos na atual gestão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), comunicaram, através de carta à sociedade médica do estado, a renúncia dos cargos que ocupavam na autarquia. Dez membros da entidade médica, entre eles o vice-presidente, publicaram carta em que alegam os principais motivos que levaram o grupo a romper com os demais componentes da gestão 2018 - 2023. A necessidade de renovação, a busca por um conselho preventivo e educativo, bem como a descontinuidade de projetos voltados ao interior do estado estão entre os motivos que provocaram a decisão.

Acompanhe abaixo, na íntegra, o texto divulgado e assinado pelo grupo:

À Sociedade Médica Pernambucana

Prezados colegas médicos,

Por meio desta carta, nós, os signatários abaixo assinados, tornamos pública a renúncia dos nossos cargos como conselheiros e diretores da atual gestão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE). Essa inevitável decisão foi fruto de profunda reflexão decorrente das diversas discordâncias que tivemos com a atual gestão, em relação a questões cruciais que consideramos fundamentais para o pleno cumprimento da missão da entidade.

A primeira divergência que nos levou a tomar essa decisão foi a necessidade de renovação dos membros do CREMEPE. Entendemos que é essencial promover a alternância de representantes para manter a vitalidade e a capacidade de adaptação às demandas e desafios em constante evolução da medicina e da sociedade.

Outro ponto central da discordância está relacionado à busca por um conselho preventivo e educativo. Acreditamos que o CREMEPE deve assumir um papel proativo na promoção de medidas e políticas que visem à prevenção de problemas de saúde, contribuindo para a formação de uma sociedade mais saudável. O debate amplo e a coragem de fazer são elementos indispensáveis para um órgão fiscalizador e regulador da magnitude do conselho. Infelizmente, percebemos uma tendência de conformismo e uma resistência em adotar novas abordagens e soluções inovadoras. Acreditamos que é necessário ter coragem para enfrentar desafios e buscar constantemente o aprimoramento, sempre com o foco na classe médica, no interesse público e na melhoria da saúde da população pernambucana.

Também nos causou profunda insatisfação a descontinuidade dos projetos voltados ao interior, que foram construídos com afinco e dedicação, nos primeiros dois anos desse mandato. Esta atitude vai contra os princípios de equidade e justiça, prejudicando diretamente os colegas médicos do interior e a população que mais necessita de assistência médica de qualidade, afetando também a imagem e a credibilidade do conselho.

Por fim, destacamos a importância do respeito às entidades médicas, pilares fundamentais da representatividade e do fortalecimento da categoria. Entendemos que o diálogo e a parceria com essas entidades são essenciais para a construção de um ambiente colaborativo, para a defesa dos interesses dos médicos pernambucanos. Infelizmente, presenciamos uma postura de distanciamento e desvalorização dessas importantes instituições.

Com base nos pontos elencados acima, e diante da nossa incompatibilidade com a atual gestão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, tomamos a decisão de renunciar aos nossos cargos de conselheiros e diretores. Ressaltamos, que essa medida foi tomada como uma forma de manifestação, na defesa dos nossos compromissos com os valores e princípios que consideramos essenciais para a atuação efetiva do Cremepe. Defendemos, intransigentemente, a salutar união das entidades médicas em nosso estado e um Novo Conselho Regional de Medicina, atuante em defesa do exercício da profissão, dos médicos e da saúde da sociedade Pernambucana.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Gouvêa da Cunha
Claudia Beatriz Câmara de Andrade
Fernando Antônio Andrade de Oliveira
Jader Wanderley Barros e Silva Filho
Márcio Sanctos Costa
Mário Fernando da Silva Lins
Mário Jorge Lemos de Castro Lobo
Tiago Marques Cavalcanti
Virgílio Silveira Carneiro Leão
Walber Steffano Costa Fernandes

Fadimab abre seleção simplificada gratuita para contratação de professores

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Fadimab), do município de Goiana, abre seleção simplificada a fim de contratar professores para o segundo semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de terça-feira (30/05) até 16 de junho, no site da Fadimab (https://amesg.fadimab.pe.gov.br/ ).

Ao todo, são 35 vagas para contratação imediata, distribuídas pelos cursos de Bacharelado em Administração (05), Bacharelado em Direito (10), Bacharelado em Educação Física (07), Bacharelado em Psicologia (05), Licenciatura em Pedagogia (04), Licenciatura em Letras (02) e Licenciatura em Matemática (02).

Também tem oportunidade de formação de cadastro de reserva para todos os cursos - Bacharelado em Administração, Direito, Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas.

Para se inscrever é necessário possuir graduação na área, com pós-graduação Lato Sensu e ou Stricto Sensu, mediante apresentação do diploma reconhecidos no Brasil, de acordo com a Lei n. 9.394/1996 (LDB), e normas emanadas pelo MEC. Além disso, é preciso possuir experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior, devidamente credenciadas, de no mínimo 12 meses.

O candidato não pode acumular cargos, empregos e funções públicas, mesmo na inatividade, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo de contratação. Também precisa estar quite com as obrigações militares e eleitorais. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Belo Jardim faz acolhimento periódico e atende mais de 280 mulheres em 3 meses

 

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, está intensificando os esforços no combate à violência doméstica e familiar no município. Em uma parceria com a Polícia Militar, a equipe da Patrulha Maria da Penha tem realizado operações e visitas às mulheres vítimas, garantindo o cumprimento das medidas protetivas e oferecendo apoio integral. Só entre os meses de março e maio, 57 mulheres foram atendidas com serviços jurídicos, assistência social e apoio psicológico.

Nos meses de março e abril, a secretaria também realizou, na sede da pasta, mais 228 atendimentos de cunho jurídico, psicológico e social, demonstrando o compromisso em auxiliar as vítimas de violência.

A equipe da Patrulha Maria da Penha, realiza visitas periódicas às mulheres que possuem medidas protetivas em vigor. Acompanhando de perto a situação das vítimas, eles verificam o cumprimento das medidas determinadas pelo Poder Judiciário, como a proibição de aproximação do agressor, e oferecem suporte emocional e orientações necessárias.

De acordo com a titular da pasta, Amanda Farias, a secretaria tem se mantido vigilante na luta contra a violência contra as mulheres. "Temos estabelecido parcerias estratégicas, como com a polícia militar e civil, para que os agressores não se sintam à vontade para perpetuar novos atos violentos. Estamos unidos nessa luta para criar um ambiente seguro e livre de violência para todas as mulheres", disse.

Para denunciar casos de violência doméstica e familiar em Belo Jardim, a população pode acionar a Patrulha Maria da Penha através do telefone (81) 99488-7585 (também pelo WhatsApp) ou buscar apoio na Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, localizada na Rua Adjar Maciel, n° 26, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e também pode ser contatada pelo telefone (81) 99433-9337, que também possui WhatsApp.

Imprensa Belo Jardim PE

CUT apresenta proposta de fortalecimento das negociações coletivas

 

🚩 A CUT e demais centrais sindicais vêm lutando para fortalecer as negociações que envolvam os sindicatos das/os trabalhadoras/es, que foi destruído desde o golpe de 2016 e com a reforma Trabalhista de Michel Temer (MDB), em 2017, e que retirou o poder das negociações coletivas em favor da negociação individual.

📍Durante os anos da gestão de governo de Jair Bolsonaro (PL) a situação para a classe trabalhadora piorou. Com um governo de origem trabalhista, como é do presidente Lula, somente agora os trabalhadores começam a sonhar e a ser ouvidos.

📆 Na última terça-feira passada (23), em Brasília, houve a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial da Negociação para discutir sobre reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva no Brasil.

🔎 A reunião, conduzida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, contou com a participação do presidente da CUT Sérgio Nobre e de representantes das centrais sindicais.

✅ Foi apresentado as seguintes pautas de reivindicações: negociação coletiva valorizada e fortalecida; direito de negociação coletiva para servidores públicos; sindicatos representativos; representação sindical ampliada; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e o financiamento; participação de todos no processo de transição.

🔰 Ajude a espalhar essa boa notícia para a base dos seus sindicatos, ramos, confederação e federação.

🛑 Leia mais sobre o encontro e a importância da proposta de negociação coletiva: https://bit.ly/3P2sQQH

Imprensa CUT

Humberto leva discussão sobre o metrô do Recife ao Senado

 

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (31), às 10h30, audiência pública para debater os problemas técnicos e operacionais do Metrô do Recife, que atende cerca de 400 mil pessoas por dia. O encontro ocorrerá na sede da Casa, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do senador.

A audiência vai reunir representantes dos trabalhadores do metrô, entidades ligadas à pauta da mobilidade urbana e integrantes do Governo Federal. A ideia é buscar soluções para o sistema que, nos últimos anos, sofreu um grave processo de sucateamento, gerando transtornos frequentes para os usuários.

"Essa é uma demanda da população não só do Recife, mas de todo o Brasil. A gente tem debatido muito a importância, inclusive, de investir na melhoria do transporte público, como forma de melhorar o trânsito e garantir cidades mais sustentáveis Temos que aproveitar o momento, em que há um governo preocupado justamente com esses temas, para frear o sucateamento do serviço público, responsável pelo atendimento de milhões de pessoas todos os dias e tem um potencial de contribuir com a melhora da qualidade de vida da população", afirmou.

O encontro terá a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), Adriano Lucena, do presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, do gerente operacional de recursos humanos da CBTU/Recife, José Inocêncio Andrade, e do chefe do departamento de estruturação e projetos do BNDES, Arian Bechara Ferreira.

“Tributo ao Rei do Pop” em única apresentação no Teatro Guararapes

 

Um artista brasileiro com intensa carreira internacional e que foi o único do País a se apresentar na programação oficial do Fifa Fanfestival Catar 2022, além de ter sido o único tributo, tendo sido visto por plateia de 40 mil pessoas. Este é Rodrigo Teaser, que traz para o Recife o seu “Tributo ao Rei do Pop”, sucesso de público e crítica, com tour nos Estados Unidos - na Broadway, Los Angeles e Orlando -, além de datas esgotadas no maior teatro de Dubai, o Dubai Opera Theater.

Com única apresentação no dia 3 de junho no Teatro Guararapes, o espetáculo terá bailarinos e banda ao vivo em uma megaprodução para que o público possa reviver alguns dos momentos mais memoráveis da carreira de Michael Jackson. Uma das atrações é a participação mais que especial de Kevin Dorsey, o conhecido diretor musical e diretor vocal, que atuou por quase toda a carreira com Jackson, sendo responsável por alguns dos maiores sucessos do Rei do Pop. A produção local é da Art Rec Produções Culturais.

Rodrigo Teaser canta e dança desde criança sucessos como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat it”, “Smooth Criminal” e “Black or White”, do astro norte-americano. Tornou-se um dos mais respeitados profissionais do ramo pela qualidade técnica e visual de suas performances. Dentre diversos shows pelo mundo, foi no Rock In Rio 2017 que Rodrigo Teaser conseguiu um feito de ser o único artista a realizar duas apresentações numa mesma edição do evento.

Segundo Teaser, o público pode esperar uma noite mágica com muita música e dança. “Este tributo ao Michael Jackson é mais que um show, é uma celebração da vida e do legado de um dos maiores artistas da história da música. Convido todos os pernambucanos se juntarem a nós para reviver alguns dos momentos memoráveis da carreira do grande Michael Jackson”, afirma.

Durante o espetáculo, que tem direção de Lavelle Smith Jr., 20 músicos e bailarinos transportam o público para uma viagem ao universo do Rei do Pop com coreografias e vocais impecáveis, além dos lendários trajes, marca registrada do Michael Jackson. O espetáculo tem quase duas horas de duração e cumpre temporada pelo Nordeste, passando também por João Pessoa (2/6) e Natal (4/6).

SERVIÇO
TRIBUTO AO REI DO POP
DATA: 03/06
Local: Teatro Guararapes – Pernambuco Centro de Convenções Horário: 19h
Ingressos:
Plateia Especial Central - R$ 180 (inteira) e R$ 90 (meia-entrada)
Plateia Especial Lateral - R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia-entrada)
Plateia - R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada)
Plateia Lateral - R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia-entrada)
Balcão - R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)

Projetos inovadores na área de TI são apresentados em evento do Senac no Porto Digital

 

Inteligência artificial, metaverso, gamificação, realidade aumentada e mercado de TI. Esses são alguns dos temas que estão sendo abordados no ProjetAí, mostra de projetos de inovação tecnológica dos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Desenvolvimento de Jogos Digitais da Faculdade Senac. O evento teve início nessa segunda-feira (29) e segue até sexta (02/06), sempre das 9h às 11h e das 19h às 21h, na unidade embarcada do Senac no Porto Digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/

O ProjetAí conta com palestras e workshops durante toda a semana. Além de ser um espaço de conexão entre estudantes, empresas e o mercado, o evento visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. "Todos os projetos apresentados pelos alunos da Faculdade Senac foram concebidos para enfrentar problemas reais da sociedade. Queremos levar todo esse conhecimento para fora da faculdade e causar um impacto positivo. Acreditamos no potencial de cada estudante", afirma Heloysa Oliveira, coordenadora dos cursos.

Entre as soluções criativas apresentadas ao longo da semana no ProjetAí, está o aplicativo PRVNT, voltado para indústrias de pequeno e médio portes. A aplicação mobile tem o objetivo de facilitar o processo de manutenção preventiva de maquinários, trazendo uma análise em dashboards de como estão operando e os que estão parados. "A ideia é reduzir o prejuízo que as empresas têm quando suas máquinas ficam paradas e sem previsão de manutenção. O reparo preventivo garantiria a preditividade de custos para que a companhia se programe e evite despesas desnecessárias", explica Vitória Oliveira, estudante do terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac e uma das idealizadoras do projeto.

Outra ideia inovadora presente na programação é o AlertAí, um aplicativo colaborativo que visa informar a população sobre riscos de desabamento em áreas de morro. "É um app em tempo real projetado especificamente para pessoas da própria comunidade. Um morador, por exemplo, pode emitir um alerta quando perceber que uma barreira começou a ceder", detalha Diego Queiroz, que elaborou o aplicativo junto com quatro colegas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac. Todos são do primeiro período.

Confira abaixo a programação do ProjetAí:

Palestras:
- Mulheres no Mercado TI
- O Metaverso: Explorando Novas Fronteiras na Interação Digital
- IA, Soluções, Mercado e Futuro
- ChatGPT e TI aplicada a Tomada de Decisões
- UX/UI e suas Aplicações no Mercado Digital
- O Poder da Gamificação no Mercado
- Como Criar um Perfil de Sucesso no LinkedIn
- Transformando Dados em Informação para a Tomada de Decisão
- Startups e as Oportunidades do Mercado

Workshops:
- Introdução a Python
- Introdução a Angular
- Web Scraping com Power Bi
- Introdução a Clean Code em HTML e CSS
- Integração de Frontend, Backend e Banco de Dados
- Experiência com Arduino, Scratch e Sensores para Games
- Análise de Problemas
- Construção de Proposta de Valor
- Modelagem de Negócio

- Prototipação de Soluções

- Construção de Pitchs

SERVIÇO:
ProjetAí
De 29 de maio a 2 de junho
Horário: das 9h às 11h e das 19h às 21h
Local: Faculdade Senac (unidade Porto Digital)
Endereço: Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife
Entrada gratuita

Paulista e construtora vistoriam obras da PE-01

 

Representantes da Prefeitura do Paulista e da Construtora Ancar realizaram nesta, terça-feira (30.05), uma vistoria nas obras para duplicação da PE-01 (Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite). A intervenção de alargamento da rodovia está avaliada em R$ 14,5 milhões.

O engenheiro e secretário de Infraestrutura da cidade, Jorge Carreiro, e o engenheiro da Ancar, Leandro Lemos, estiveram na inspeção.

Já foram feitos 560 metros de rede de drenagem e instaladas 21 caixas coletoras para o escoamento das águas das chuvas.

A conservação da PE-01 (Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite) é de responsabilidade do Estado. No entanto, a Prefeitura do Paulista resolveu assumir a duplicação por ser uma rodovia urbana. O trabalho de ampliação das laterais da estrada será no trecho que vai do Forte de Pau Amarelo até o encontro com a PE-22, no bairro da Conceição. A área beneficiada tem 4km de extensão.

Serão construídas também calçadas com acessibilidade, e a implantação de iluminação pública. O secretário Jorge Carreiro disse que entendimentos estão sendo mantidos com o Estado para renovação dos tubos do fornecimento d'água, que ficam sob a rodovia para prevenir a ocorrência de vazamentos. O serviço de duplicação deve ficar pronto até o fim do segundo semestre desse ano de 2023.

Imprensa Paulista PE

Marcas de Confecções contam com site gratuito para divulgar seus produtos

 

Está em funcionamento o site Moda PE (www.modape.org.br), que tem como objetivo divulgar a moda produzida em Pernambucano.

O site funciona como uma grande vitrine virtual, que oportuniza para as marcas, de forma gratuita, a divulgação de seus produtos, suas redes sociais e demais contatos para que clientes possam realizar suas compras de forma direta com quem produz e vende, sem intermediários.

Os benefícios de estar inserido no Moda PE são vários, dentre eles o posicionamento frente ao mercado digital e estar em uma plataforma pertencente ao Marco Pernambucano da Moda - Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE (NTCPE), instituição que contribui, para o desenvolvimento econômico da região.

Para participar, as marcas do Polo podem realizar sua inscrição ou obter mais informações através do WhatsApp (81) 97307-3683. Mais de 200 marcas já fazem parte do Moda PE e já estão divulgando seus produtos para potenciais clientes em todo o país.

Serviço:

O que é: O site Moda PE é uma vitrine virtual que oportuniza para as marcas do Polo de Confecções a divulgação de seus produtos, de forma gratuita. Mais de 200 marcas já fazem parte da iniciativa.

Como se inscrever: Através do WhatsApp (81) 97307-3683 (https://bit.ly/3IMHN5s).

Realização: Marco Pernambucano da Moda, Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE (NTCPE) e Governo de Pernambuco.

Vagas limitadas.