terça-feira, 30 de maio de 2023

Professores da Rede Municipal de Ensino passam por formação com os Patrimônios Vivos de Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura e Secretaria de Educação e Esportes, está promovendo uma formação com os professores da Rede Municipal de Ensino com o intuito de perpetuar a história de vida dos Patrimônios Vivos da cidade e a cultura local no processo de alfabetização dos estudantes.

"O contato dos professores de Anos Iniciais com os Patrimônios Vivos da cidade de Caruaru possibilita perpetuar a história de vida deles junto aos estudantes da rede. A vinda dos patrimônios vivos está de acordo com a proposta pedagógica implementada nesta Unidade Didática e alinhada ao Currículo Municipal", explica a professores especialista de Língua Portuguesa da Seduc, Aline Simplício.

A capacitação teve início na última semana e segue até a próxima quinta-feira (1º). Cerca de 500 professores do 1º ao 5º ano participam da formação que já recebeu nomes, como: Augusto Eventos (Maior Cuscuz do mundo), Gilvan Neves (sanfoneiro), Maria do Bolo (Maior Pé de Moleque), Socorro Rodrigues (artesã), Coroné Cornélio (humorista), Roberto Gercino (Boi Tira Teima), Mestre Sebá, Azulinho (representando Azulão), João do Pífe e Teresinha Gonçalves (artesã).

"É relevante destacar que o acesso à cultura oportuniza a ampliação do repertório do estudante e o (re)conhecimento da cultura local como parte integrante da identidade de um povo. Assim sendo, toda a comunidade escolar é beneficiada quando educação e cultura trabalham de maneira integrada", disse a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.