quinta-feira, 29 de março de 2012

Corpo de Tim Maia é exumado para testes de DNA

O corpo do cantor Tim Maia foi exumado nesta quinta-feira, 29, no Rio de Janeiro. O processo foi autorizado pela 2ª Vara da Família do Tribunal de Justiça da Barra da Tijuca, na zona oeste da capital. Segundo informações divulgadas pelo blog Radar Online, da revista Veja, o pedido foi realizado pela suposta filha do cantor, Rafaela Mendonça Soares Campos, de 33 anos, que move um processo judicial para confirmar a paternidade do artista.


De acordo com Rafaela, sua mãe teria trabalhado com a equipe que acompanhava Tim Maia durante a década de 70. “Tentei fazer o reconhecimento [de paternidade] ainda quando Tim Maia estava vivo, mas foi uma conversa muito difícil. No mesmo ano, ele morreu”, conta Rafaela.
O resultado sairá daqui a 30 dias. O laudo, que será produzido com os resultados das amostras, irá definir se a paternidade será reconhecida ou anulada. A disputa judicial começou em 2009. Um ano depois, a justiça autorizou o teste de DNA, porém, os herdeiros do cantor recorreram da decisão, constatando que eles próprios poderiam doar o material para reconhecimento.
Tim Maia morreu no dia 15 de março de 1998, em decorrência de uma infecção generalizada diagnosticada antes da passagem de som para um show no Teatro Municipal de Niterói. O cantor deixou dois filhos: o músico Léo Maia e Carmelo Maia.
Portal Brasil 247

Protesto no Rio contra comemoração de aniversário do Regime Militar

Um protesto contra a comemoração do aniversário do golpe que instaurou o regime militar no Brasil em 1964 terminou em confusão na tarde desta quinta-feira (29) em frente à sede do Clube Militar, na avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. Os participantes reclamaram de uma palestra realizada hoje no Clube para lembrar o golpe, que ocorreu no dia 31 de março de 1964.


Os manifestantes tentaram fechar a Rio Branco e foram contidos pela PM que precisou usar gás de pimenta e bombas de efeito moral para conter os participantes do movimento.
A situação voltou a ficar tensa quando militares da reserva que participaram do evento no Clube deixavam o local. Eles chegaram a ser cercados pelos manifestantes que, aos gritos, os chamaram de "covardes" e "assassinos".
Os militares tiveram que contar com a ajuda de PMs para irem embora. Os policiais fizeram um corredor para que eles caminhassem do prédio até a entrada do metrô, na estação Cinelândia. Durante o tumulto, uma pessoa foi detida.
Os manifestantes trouxeram fotos de pessoas que teriam desaparecido durante o regime militar e pediram a reabertura dos arquivos da ditadura.

Portal IG com informações da Agência Estado

PM apreende drogas na comunidade do Detran

Policiais Militares, ao realizarem abordagem na Comunidade do Detran,por volta das 3h30 de hoje (29/03/2012), para verificar a denuncia de uma pessoa que portava 16 papelotes de maconha, conseguiu apreender em uma casa vizinha: 1560 pedras de crack, ½ Kg de pasta base de crack, 2 Kg de maconha prensada,1 rifle 44 com 13 munições, 1 pistola .40 (uso exclusivo da PM) com 12 munições, além de 1 facão. O flagrante foi lavrado na Delegacia da Várzea.


Polícia Militar de Pernambuco

Prazo pra tirar Carteira de Estudante é prorrogado para 30 de junho

O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogará até o dia 30 de junho de 2012, a validade das carteiras de estudante de 2011, dos alunos matriculados na rede de Educação Infantil; nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a Região Metropolitana do Recife. Originalmente, o prazo de validade da versão 2011 do documento seria encerrado no próximo dia 31 de março. 

Historicamente a validade do documento é prorrogada. Com o aumento anual no número de escolas cadastradas e alunos aptos a solicitar a carteira, o processo de emissão e confecção necessita de mais tempo para atender ao universo de aproximadamente 400 mil alunos. 

É válido enfatizar que a prorrogação da Carteira 2011 não está vinculada ao funcionamento do novo sistema, pelo contrário, os números do Carteira Fácil comprovam que esse novo procedimento deu mais velocidade na solicitação e emissão do documento.

 Com a expectativa de um incremento no número de solicitações em 2012, devido à implantação do sistema Carteira Fácil, o número de documentos confeccionados pode chegar a 600 mil. Por esse motivo se fez necessário a prorrogação por mais três meses. 

Até o momento, quase nove mil carteiras já foram entregues às escolas, 26 mil estão prontas aguardando o resgate e outras 77 mil em confecção. No mesmo período em 2011, apenas 32 mil carteiras estavam em fase de confecção e 1.700 documentos tinham sido entregues na segunda quinzena de março de 2011.

O prazo para a entrega da carteira de estudante 2012 também diminuiu. Agora, a partir do pagamento do boleto pelos estudantes, a carteira fica pronta em 30 dias corridos, diferentemente dos 50 dias úteis, ou seja, quase três meses de espera em 2011. 

No entanto, algumas instituições de ensino têm demorado para se cadastrar  e abastecer o banco de dados do sistema Carteira Fácil, o que consequentemente impossibilita o processo de solicitação do documento por parte do aluno.

É importante também que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o resgate imediato do material impresso. 

Visitas - Com a preocupação de otimizar o processo de emissão das carteiras de estudante 2012, o Grande Recife Consórcio de Transporte está visitando os representantes  dos Órgãos Gestores das instituições de ensino públicas e privadas, para avaliar melhor os procedimentos que foram adotados para o funcionamento do sistema Carteira Fácil.  

Desde a implantação do sistema, os ganhos na agilização do processo são significativos em comparação com os procedimentos antigos, utilizados até o ano passado. A inovação do sistema facilita o acesso dos estudantes à solicitação da carteira estudantil e otimiza a produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual.



O atual sistema gera   economia de tempo, com a entrega em 30 dias corridos, que antes era de 50 dias úteis e  eliminação de burocracia e erros  na emissão já que a tramitação é toda feita pela Internet. 


Carteira Fácil – Desde o dia 31 de janeiro o Grande Recife lançou o sistema Carteira Fácil, que agora possibilita a requisição online, da Carteira de Estudante pelo próprio aluno. A inovação no processo facilita o acesso dos estudantes à solicitação da carteira estudantil e agiliza o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Isso acarreta economia de tempo e eliminação de burocracia e erros na emissão do documento. 


Para ter acesso ao sistema Carteira Fácil, basta que o aluno esteja matriculado em qualquer escola secundarista, cadastrada no Grande Recife, localizada em um dos 14 municípios da RMR. O estudante deverá entrar no site do Grande Recife e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso seu cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além de conferir a foto que também seguirá anexada no sistema. 

Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos. 

Informações sobre a carteira de estudante 2012: 

Carteiras com boletos emitidos: 126 mil 
Carteiras com boletos pagos: 77 mil
Carteiras entregues: 9 mil
Carteiras prontas: 26 mil
Prazo de entrega da carteira de estudante 2012: Até 30 dias corridos





Grande Recife Consórcio de Transportes

SERES reinaugura duas cadeias públicas no Interior do Estado

Nesta sexta (30), a Secretaria de Ressocialização reinaugurará as Cadeias Públicas de Vicência e Carpina, com capacidade para abrigar 30 e 24 detentos, respectivamente. Toda a estrutura física das cadeias foi contemplada com diversas melhorias. Os telhados e as instalações elétrica e hidráulica foram recuperadas, assim como, o piso e as grades das celas. Além disso, foram construídos novos beliches e rampa de acesso para cadeirantes. Os locais foram informatizados e possuem acesso à internet. Neste mês de março, a Seres já entregou as cadeias de Bom Conselho, Ibimirim e Venturosa. 

Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

McDonald's vai apagar as luzes na Hora do Planeta.

Pelo quarto ano consecutivo, os restaurantes McDonald's participarão da Hora do Planeta, iniciativa mundial da WWF para chamar a atenção da sociedade para as mudanças climáticas. No dia 31 de março, das 20h30 às 21h30, todos os restaurantes da rede no Brasil desligarão seus luminosos externos, em apoio ao gesto que propõe a reflexão sobre o aquecimento global e suas consequências. 

A página da rede no Twitter também será “apagada” durante a Hora do Planeta 2011. A empresa ainda realizará uma campanha para incentivar os funcionários, fornecedores e franqueados a desligar as lâmpadas e os equipamentos elétricos em suas casas durante o evento.

“O McDonald’s é uma empresa comprometida em participar e disseminar ações de preservação do meio ambiente”, ressalta o Diretor de Comunicação da Arcos Dourados no Brasil, Hélio Muniz. A participação da rede na Hora do Planeta reforça o compromisso da empresa em cuidar do presente para garantir o futuro.


Fazendo a diferença

O McDonald’s dedica grande atenção aos projetos socioambientais e aos compromissos comunitários. O primeiro restaurante da América Latina, e uma das poucas construções no país a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council, é o McDonald’s localizado na Riviera de São Lourenço, em Bertioga/SP. No Brasil, entre outras iniciativas, é realizada a “Gincana Bom Vizinho”, um incentivo ao espírito solidário das equipes que desenvolvem ações em benefício do entorno dos restaurantes, e que só em 2011 chegou a quase 14 mil ações locais.

Outras duas iniciativas que merecem destaque são o Programa Biodiesel e o Projeto Natal. No Programa Biodiesel, os veículos da Martin-Brower que fazem a entrega de suprimentos para a rede McDonald's são abastecidos com biocombustível produzido a partir do óleo de cozinha recolhido dos próprios restaurantes. 

Já o Projeto Natal é uma ação pioneira por meio da qual a água condensada no sistema de ar condicionado é coletada e reutilizada na limpeza externa e irrigação de jardins. Além disso, a cultura dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteia as políticas de compras, a logística de distribuição e também a operação dos restaurantes, com iniciativas como redução de estoques e de materiais utilizados nas embalagens, coleta seletiva e reciclagem de papel.

Microcrédito financia 200 mil pequenos negócios

As instituições operadoras de microcrédito produtivo, caracterizadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), atendem por ano às necessidades de crédito de 200 mil pequenos negócios. O crédito médio por empreendimento é de R$ 2,8 mil, apresentando menor valor nas regiões Nordeste (R$ 1,8 mil), Centro-Oeste (R$ 1,9 mil) e Norte (R$ 2,6 mil), e maior nas regiões Sul e Sudeste - a média é de R$ 4,6 mil e R$ 3,4 mil, respectivamente.

Desses pequenos negócios, 55% estão no comércio, 28% no setor de serviços, 12 % na indústria e 5% na agricultura. Entre os tomadores de microcrédito junto às Oscip, os negócios formais já atingem 25%. São empreendedores individuais (EI) e micro e pequenas empresas (MPE). Os demais são empreendimentos informais, atendidos há cerca de dez anos por essas instituições, a exemplo do Banco do Povo.

Os dados constam da pesquisa Perfil das Instituições de Microfinanças no Brasil, que entrevistou 75 das 103 organizações em atividade, identificadas como Oscip e cadastradas no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O trabalho foi feito pelo 
Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred).

O objetivo do Sebrae e da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) é conhecer a realidade dessas organizações para desenhar propostas de políticas públicas e facilitar o acesso dos empreendedores às Oscip de microcrédito. “É importante que os empreendedores individuais e os proprietários de micro e pequenas empresas tenham acesso a crédito e a outros produtos e serviços financeiros em prazos e condições mais adequados às suas necessidades”, destaca o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

O presidente da ABCRED, Almir da Costa Pereira, por sua vez, quer intensificar o diálogo com o governo tendo em vista o alinhamento da política de microcrédito produtivo orientado com as Oscip. “Diferentemente dos bancos públicos e privados, que dispõem de um leque diversificado de se rviços financeiros, além da oferta de microcrédito subsidiado pelo programa Crescer, do governo federal, as Oscip operam com um único produto“, pondera o presidente da Abcred.

Outro diferencial em relação aos bancos públicos, segundo a Abcred, está no fato de as Oscip serem pró-ativas, com forte presença dos agentes de crédito nas comunidades. Por isso, dependem de mão de obra intensiva em suas operações. Há mais de dez anos, as Oscip de microcrédito praticam taxas entre 2,5% a 3,9% ao mês. Em 2011, o programa Crescer começou oferecendo 8% ao ano. “Operar com taxas que não cobrem o custo pode comprometer a perenidade das Oscip de microcrédito”, alerta o Almir Pereira, que mantém diálogo com o governo federal, pois considera que “essas instituições da sociedade civil historicamente sempre ofereceram crédito em condições mais acessíveis”.

Perfil das MPE e Empreendedor Individual

O crédito médio aferido aos clientes MPE e EI foi 40% superior ao crédito dos empreendedores informais (R$ 2 mil). Embora o crédito na região norte seja um dos menores, o tempo médio das operações nessa região é de 14,6 meses, frente a uma média nacional de 11,5 meses. Dos clientes MPE e EI, apenas 6,3% são inadimplentes (pagam com atraso).

Entre as garantias exigidas dos empreendedores pelas instituições estão o aval, a garantia solidária, a garantia real e a fiança. Para avaliar o montante a ser financiado, as Oscips fazem análise de crédito por meio de um levantamento socioeconômico, com dados da atividade e da família do empreendedor.

O valor médio da carteira de operações de crédito de cada instituição fica em R$ 5,8 milhões. Os recursos são provenientes de bancos de desenvolvimento regionais, agências de fomento e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A maioria dos empresários toma o crédito para formar capital de giro ou comprar estoque, investir e construir ou reformar o estabelecimento.

A maioria das instituições que fazem operações de microcrédito produtivo orientado surgiu há pouco tempo. Seis em cada dez foram criadas entre 2000 e 2011. Em média, cada uma possui dois gerentes e dois diretores, além de 15 agentes de crédito e 1.953 clientes. Quanto à distribuição geográfica, 56% estão nas regiões Sul e Sudeste (28% cada). Outras 27% ficam no Nordeste, 9% no Centro-Oeste e 8% no Norte.

A pesquisa mostrou ainda que seis em cada dez instituições entrevistadas possuem parcerias com o Sebrae em ações de apoio às MPE e aos EI. A maioria delas é voltada à capacitação e apoio em consultorias.



Agência Sebrae

Governo lança edital de corredor Norte-Sul na Agamenon Magalhães

A mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife no foco do Governo de Pernambuco. Nesta quinta-feira (29), o governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, lançaram o edital de licitação para o início das obras da 2.º etapa do corredor Norte-Sul, durante entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas. O certame será publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, e nos veículos impressos de grande circulação. 


Para Eduardo, o corredor Norte-Sul vai beneficiar todos os passageiros que diariamente fazem esse trajeto norte-sul. Os números apontam para quase 350 mil passageiros, que anseiam por um transporte público mais ágil e pontual. “É impossível ficar na Agamenon Magalhães em horários de pico com 5 km/h e as pessoas num ônibus lotado e em pé. Ou seja, quem vive essa realidade é quem está nos pedindo que tenhamos a coragem de fazer essas intervenções”, afirmou o governador. 


Esta etapa prevê obras em 4,7 km da Avenida Agamenon Magalhães, da antiga fábrica do Tacaruna até o Terminal Joana Bezerra. São R$ 110 milhões para a construção de um corredor exclusivo de ônibus, a pavimentação de toda a via, cinco passarelas para pedestres e nove estações climatizadas e informatizadas, com painéis fornecendo os horários das linhas. As estações, com capacidade de até 1.200 passageiros, serão erguidas sobre o canal da Agamenon - no canteiro central da via – a uma distância média de 400 metros umas das outras. 


O projeto prevê ainda o alargamento dos dois viadutos da Avenida João de Barros, e o alargamento do pontilhão de cruzamento das ruas Dr. Leopoldo Lins e Buenos Aires. “É uma decisão política de valorização do transporte público de passageiros. O transporte individual vai aumentar em 50% a velocidade média, atualmente em 20 km/h. Já os ônibus vão ganhar até 2x mais, chegando a 60 km/h. Melhorando o transporte público, convencemos mais pessoas a deixarem os carros e utilizarem os coletivos.”, disse Danilo Cabral. 


Das passarelas, quatro se interligam aos viadutos da Paissandu, Bandeira Filho, Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, e uma outra ao Shopping Tacaruna, em Santo Amaro. Os pedestres terão acesso ao equipamento por meio de elevadores e escadas. As passarelas serão interligadas às estações de TRO que ficarão localizadas ao longo do canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães. 




A 2.º etapa do corredor Norte-Sul se integra à primeira etapa – de Igarassu ao centro do Recife -, cujas obras começaram em janeiro deste ano ao valor R$ 151 milhões. A intervenção passa ainda pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda, atendendo a 146 mil passageiros. O percurso total é de 33,2 km, com 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Quando totalmente concluído, o Corredor Norte-Sul vai integrar-se ao Sistema de Metrô e aumentar em quatro vezes a procura pelo modal. Hoje, o transporte é utilizado por 100 mil pessoas.  


As estruturas dos corredores também foram projetadas para suportar outros modais, a exemplo do VLT (veículo leve sobre trilho). "Se daqui a alguns anos esse tipo de transporte for viável, financeiramente falando, o Estado estará preparado para fazê-lo, sem excluir ninguém por conta do preço alto das passagens", explicou Eduardo. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Abastecimento volta em Olinda e Paulista com o retorno da energia elétrica

Já está sendo retomado de forma gradativa, desde o início da tarde de hoje, o abastecimento de água para a cidade de Olinda e para os bairros de Jardim Paulista e Tabajara, em Paulista.

Inicialmente, o Sistema Botafogo havia sido paralisado na manhã de ontem para que a Compesa realizasse serviços de manutenção em duas estações de bombeamento. Às 18h, a companhia já havia concluído os serviços e religado o sistema, que precisou ser paralisado novamente, às 20h, devido à falta de energia em uma das estações.

Hoje, por volta do meio-dia, equipes da Celpe conseguiram retomar o fornecimento da energia elétrica, o que permitiu à Compesa religar o Sistema Botafogo.

Imprensa Compesa

STJ esvazia lei seca e agora brasileiro pode esvaziar garrafas pois só o bafômetro e exames de sangue valem para comprovar embriaguez


O motorista parado em blitz da lei seca que se recusar a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue não poderá ser acusado nem punido pelo crime de dirigir embriagado, mesmo que haja sinais evidentes de que está embriagado. Por decisão da 3.ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, só é possível processar criminalmente o motorista se houver comprovação de que ele dirigia tendo concentração de álcool no sangue superior a 0,6 grama por litro.
E isso só poderia ser feito com os exames que estão previstos na lei - bafômetro ou exame de sangue. Na prática, a decisão esvazia a lei seca, embora não cancele as penas administrativas (como suspensão da CNH), porque o motorista não é obrigado a produzir provas contra si e pode recusar-se a fazer os exames.
A decisão do STJ deverá ser adotada por todos os tribunais do País, uma vez que o recurso julgado foi escolhido pelos ministros para pacificar a matéria e evitar decisões contraditórias pelos tribunais. Somente o Supremo Tribunal Federal (STF), quando julgar o assunto, poderá alterar esse entendimento.
Testemunhas. No julgamento de ontem, quatro dos nove ministros julgavam ser possível identificar a embriaguez do motorista e processá-lo criminalmente por meio de outros exames clínicos ou por intermédio de outras provas, como depoimentos de testemunhas. Outros quatro ministros julgaram que somente exames precisos permitiriam a abertura de processo penal contra o motorista embriagado. Esses argumentaram que a lei estipulou um limite preciso de concentração de álcool no sangue para configurar a prática de crime. Portanto, para processar o motorista criminalmente, seria necessário saber se o limite determinado pela lei foi ou não superado.
A ministra Laurita Vaz não se manifestou expressamente sobre a necessidade do exame de sangue ou do teste do bafômetro. Na opinião dela, seria possível decidir o caso que estava sob julgamento sem entrar nessa discussão, por ser anterior à lei seca. Os demais ministros, porém, consideraram que o caso serviria como base para as futuras sentenças sobre lei seca.
Dessa maneira, ao fim da sessão, o STJ confirmou a necessidade de teste do bafômetro para provar a prática do crime de dirigir sob efeito de álcool, mas o tribunal não decidiu o que fazer caso o motorista não queira se submeter aos exames previstos na lei - bafômetro ou exame de sangue. Para parte dos ministros, somente uma mudança na lei resolveria o problema.
De acordo com os integrantes da Corte, se a lei não especificasse a concentração de álcool no sangue para a configuração do crime, seria possível abrir processos criminais contra motoristas embriagados mesmo que se recusassem a fazer os exames.
Estadão

Oprah Winfrey veio ao Brasil para gravar entrevista com médium João de Deus

O Aeroporto Internacional de Brasília recebeu uma visita surpresa de ninguém menos que Oprah Winfrey  na madrugada desta quarta-feira, 28. O ícone da televisão americana veio ao Brasil para gravar uma entrevista com o médium João de Deus, na Casa Dom Inácio Loyola, que fica na pequena cidade Abadiânia, a 115 km da capital federal.
“Ela é uma pessoa extremamente agradável, tirou foto com todo mundo, foi incrível. A equipe dela também tratou todo mundo muito bem”, contou  Chico Lobo, que trabalha com João de Deus.
A entrevista foi gravada na manhã desta quinta-feira, 29. Oprah chegou ao centro espírita por volta das 9h e ficou lá até às 12h30. Sua produção já estava no Brasil desde o começo da semana preparando a matéria, que será exibida no Super Soul Sunday, no Own – canal próprio da apresentadora nos Estados Unidos.
Oprah resolveu vir ao Brasil depois de receber na edição do seu último programa o Dr. Wayne Dyer, que disse ter sido curado de leucemia graças ao médium João de Deus. “Vou ver com meus próprios olhos”, avisou a apresentadora ao vivo. E ela cumpriu a promessa.
A apresentadora já conhecia o trabalho de João de Deus desde dezembro de 2010, quando exibiu uma reportagem em seu antigo programa sobre o brasileiro.
Revista Caras