terça-feira, 25 de março de 2025

Código M abre 250 vagas em nova edição no Recife


Estão abertas as inscrições para o Código M, realizado pela Laboratória (@laboratoria_br) em parceria com o Google.Org. O evento conta com 250 vagas voltadas para mulheres com interesse na área de tecnologia e acontece no Cais do Sertão, no dia 16 de abril, das 8h30h às 13h. A programação inclui palestras sobre inovação e tecnologia, e muita conexão com outras mulheres incríveis. As inscrições são 100% gratuitas e podem ser feitas no site www.codigom.la/br.

Não é necessário ter experiência prévia para participar do Código M, basta ter interesse no ramo tech, realizar a inscrição e comparecer ao evento. Logo após o cadastro, as participantes receberão as informações necessárias, incluindo o cronograma e as orientações de acesso.

Na primeira edição na capital pernambucana, mais de 200 mulheres participaram do evento, que teve palestras inspiracionais, painel com grandes especialistas e muito networking, além de brindes e certificado de participação. Desta vez, na segunda edição na cidade, o evento traz ainda mais conteúdo para contribuir com a formação das mulheres. 

“Voltar para Recife depois de um evento tão lindo em 2024 é incrível. Com o Código M, buscamos apresentar o setor tech para essas mulheres que desejam começar a trajetória profissional, mas não sabem como dar o primeiro passo. Queremos derrubar as barreiras e incentivar a descoberta do potencial de cada uma”, afirma a cofundadora da Laboratória no Brasil, Regina Acher.

Fundada em 2014, no Peru, a Laboratória já formou mais de 4 mil mulheres no Brasil e em outros dez países da América Latina em diversos cursos. Mais informações podem ser conferidas no site oficial da Laboratória: www.laboratoria.la/pt

Finalista do Prêmio da Música de Pernambuco e com novo álbum, Maéve se destaca no cenário musical do Estado



A cantora Maéve é finalista da 16ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco, na categoria Videoclipe – Carnaval, com a música “Sai da Minha Frente”. O prêmio, o mais importante da cena musical do estado, reconhece os melhores lançamentos de 2024 e já consagrou nomes como Cristina Amaral, Ylana Queiroga, Johnny Hooker e Almério. A cerimônia de premiação acontece no dia 1º de abril, às 19h, no Teatro de Santa Isabel, no Recife.

A música faz parte do álbum “Volúpia”, que traz uma fusão vibrante de soul, frevo, brega e brazilian funk, com letras que reafirmam o protagonismo das mulheres negras na música e resgatam a importância histórica dessas mulheres no frevo. Além de “Sai da Minha Frente”, o álbum conta com outras quatro faixas: “Tocando no Raidin”, “Miudinho”, “Montanha Russa”, e “Volúpia”.

As gravações do álbum já começaram e fazem parte do projeto “Volúpia: Vozes Negras do Agreste”, financiado pela PNAB Pernambuco, viabilizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Ministério da Cultura (Governo Federal). O lançamento oficial das músicas será realizado no dia 13 de maio, seguido do show de estreia no dia 14 de maio, em Belo Jardim. O projeto também fortalece a representatividade negra na música e gera oportunidades para artistas e profissionais negros do Agreste.

Maéve destaca que a escolha do frevo para “Sai da Minha Frente” vai além da sua sonoridade vibrante e contagiante. “Escolher o frevo para essa música foi uma forma de resgatar o protagonismo feminino no frevo e reafirmar que mulheres negras não pedem licença para existir, elas avançam, ocupam e transformam. “Sai da Minha Frente” carrega essa herança. É a voz e o corpo das mulheres negras em movimento, abrindo caminho, sem medo e sem pedir permissão”, enfatiza a artista.

Com 13 anos de carreira, Maéve se consolidou como uma das vozes expressivas da nova cena pernambucana. Nascida em Jaboatão dos Guararapes, passou boa parte da vida adulta no Agreste, onde construiu sua trajetória artística. Cantora, flautista, compositora, atriz e educadora musical, Maéve une tradição e contemporaneidade, destacando a potência da música negra e sua conexão com identidade e resistência. Conheça mais em @negratinta_

Prefeito de Cupira, Eduardo Lira, confirma Thiago Brado como atração da 30ª Caminhada da Fé


A Prefeitura Municipal de Cupira apoia a realização da 30ª Caminhada da Fé, que será realizada nos dias 5 e 6 de abril. E o prefeito do município, Eduardo Lira, confirmou a contratação do cantor católico Thiago Brado como atração principal desta edição da Caminhada.

A caminhada Fé é um evento idealizado e realizado pelas paróquias de São João Batista e Nossa Senhora de Fátima, em Cupira. E é um evento que já entrou para o rol das manifestações religiosas mais tradicionais do interior de Pernambuco e maior peregrinação do Nordeste, em meio à natureza. 

O show de Thiago Brado será realizado na noite do dia 5 de abril, em frente à Matriz de São João Batistão, no centro da cidade, às 19h. E antecede a grande Caminhada que parte do mesmo local na madrugada do dia 6, às 4h, com destino ao sítio Serrote Liso, onde culmina com a Missa Campal, presidida pelo bispo, Dom Fernando Barbosa.

*Histórico*

A Caminhada da Fé foi criada em 1993, na época pelo pároco Padre Euberico Gilberto de Lima. E, todos os anos, os fiéis se concentram em frente à Paróquia São João Batista, no centro da cidade, onde tudo começou. Em seguida, os devotos partem com destino ao sítio Serrote Liso, na área rural do município. O percurso da peregrinação é de 5km.

Durante a caminhada, jovens das paróquias realizam encenações teatrais baseadas nas 14 estações da “Via Crúcis”, de acordo com a fé católica, caminho percorrido por Jesus Cristo, do caminho do pretório até o calvário. Com histórico de reunir milhares de fiéis, neste ano, a Caminhada da Fé pretende reunir cerca de 15 mil pessoas, atraindo devotos e peregrinos de várias localidades do Nordeste.

Grupo João Teimoso traz reflexão da história recente do Brasil com o Circuito da Memória

É difícil quando nos dias de hoje, ainda, vemos ou ouvimos alguém dizer que não houve ditadura no Brasil, mas de uma coisa nós temos certeza: conhecer a nossa História é fundamental para aprendermos com o nosso passado. É com essa visão de prestar um serviço à sociedade através da arte, que o Grupo de Teatro João Teimoso, no próximo dia 01 de abril, dia D do Golpe Civil Militar (1964–1985), vai começar a encenar pelas ruas do Recife, o *Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro, com pequenas representações nos pontos de repressão da Ditadura Militar*, ocorridos aqui no Recife.

O *Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro*, vai iniciar no próximo dia 01 de abril e será iniciado com um passeio de Trenzinho narrando toda essa trajetória. O ponto de partida será ao lado da Alepe, na rua da União, passando pela Av. Dantas Barreto, local em que Jonas José Albuquerque de Barros, com 17 anos, e Ivan Rocha Aguiar, 23, foram assassinados no início do golpe de '64 em Pernambuco; e assim o trenzinho segue seu itinerário pela Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção do Recife, na rua Floriano Peixoto, e prossegue narrando a história do período nefasto passando pela sede do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do Recife, um órgão estatal com a função de reprimir os indivíduos que poderiam desempenhar ações subversivas à ordem pública, na rua da união. E segue pelo Antigo Quartel do Segundo Exército, local em que Paulo Freire e tantos outros intelectuais foram presos, passando depois pelo antigo Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi), que funcionou ao lado do antigo quartel do quarto exército, como uma agência de repressão política (1964-1984) e termina o percurso na praça do Monumento Tortura Nunca Mais que é um exemplo dessa busca pelo não esquecimento da perseguição e da tortura sofrida no regime militar, localizado na rua da Aurora, com mais outra encenação. Na dramatização, um paralelo entre a violência de ontem e a violência policial de hoje. 

O Grupo João Teimoso que completa 24 anos de fundação neste mês de abril, acredita na arte como uma excelente arma de conscientização e desde 2019 circula com a peça *Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões. No enredo, histórias de mulheres que lutaram, foram presas, torturadas e mortas no período da Ditadura Militar no Brasil. É um grupo de teatro com forte atuação no estado e que desenvolve ações em diversas frentes da cultura pernambucana.

Esse primeiro Circuito, será para convidados e algumas pessoas interessadas, o trenzinho tem capacidade para 30 pessoas em cada passeio.

O projeto teve alguns apoios de sindicatos, mas não conseguiu alcançar o valor estimado para a realização . Logo, fazendo jus ao Teimoso que carregam no nome, o Grupo resolveu levar o projeto à frente, pela importância de trazer à tona a memória dos anos da Ditadura à cidade do Recife e na esperança, também , de formar novas parcerias para continuar o projeto e se inscrever nos editais de fomento.

"Vamos lembrar a nossa história, para que nunca mais aconteça e nossa democracia se fortaleça", diz o diretor do Grupo João Teimoso, Oséas Borba. 

*Serviço:*

*Dia:* 01 de Abril de 2025
*Hora:* 14 horas
*Informações pelo whatsapp:* (81) 98897-1513 (Oséas Borba)

*Ficha Técnica:*

*Assessoria de Imprensa e Comunicação:* Mariângela Borba 

Direção Geral: Osėas Borba Neto 
Coordenação de Produção: Chell Moriim 
Elenco: Chell Moriim, Virgínia Kelly, Diego Lira, Ellen Salez, Rogério Barbosa e Rafaella Pallatos.

Equipe de Apoio: Matheus Albuquerque, Karine Lima e Tales Pimenta

São João de Petrolina 2025: clientes PicPay têm pré-venda exclusiva e 15% de desconto no ingresso


Pernambuco, março de 2025 – O PicPay é parceiro oficial do São João de Petrolina 2025, uma das maiores festas juninas do Brasil, que acontece de 13 a 23 de junho no sertão pernambucano. Clientes do banco digital têm direito a pré-venda exclusiva de ingressos até o meio-dia do dia 27 de março, e ainda garantem 15% de desconto.

Os benefícios incluem também a entrada rápida por um portão exclusivo para quem pagou com PicPay, o PicPass, que proporciona mais agilidade, praticidade e conforto na chegada ao evento.

"O PicPay é uma marca democrática, brasileira, que nasceu com uma comunidade forte e, por isso, reconhece o quanto a cultura regional é importante. Queremos dar mais visibilidade para essas iniciativas, que mobilizam não só o Estado, mas toda a região e celebram o que há de mais importante para os brasileiros”, afirma Cintia Hachiya, CMO do PicPay. Ela acrescenta que o banco também estará presente em outros eventos que incentivam a cultura nos próximos meses.

As vantagens são válidas exclusivamente para compras de ingressos com pagamento via app do PicPay, com saldo ou qualquer cartão de crédito cadastrado na carteira, através do portal Ticket Simples.

O São João de Petrolina é uma das maiores festas juninas do Brasil, que atrai milhares de pessoas com muita música, dança, comidas típicas e tradições culturais. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no perfil oficial do São João de Petrolina nas redes sociais.

Serviço:
São João de Petrolina 2025
Data do evento: 13 a 23 de junho (exceto dia 16 e 17)
Local: Pátio de Eventos Ana das Carrancas
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n - Km-2, Petrolina - Pernambuco
Pré-venda PicPay: no aplicativo ou site do Ticket Simples, com 15% de desconto até o meio-dia de 27 de março.

Sobre o PicPay

Com mais de 12 anos de história, o PicPay é um dos principais bancos digitais do Brasil. Fundada em Vitória (ES), a companhia foi pioneira em transações instantâneas entre pessoas e no uso de QR Code, oito anos antes do Pix. Hoje, o PicPay oferece um portfólio completo de produtos e serviços para pessoa física, como crédito, investimentos, seguros e cartões, e para empreendedores, com soluções como maquininhas de pagamento e linhas de crédito para PJ. Referência no setor em iniciativas em inteligência artificial generativa e Open Finance, a empresa atingiu lucro líquido de R$ 172 milhões nos primeiros nove meses de 2024, alta de 14 vezes frente a igual período de 2023, e a receita chegou a R$ 3,8 bilhões no período, avanço de 50% na mesma base de comparação. Recentemente, O PicPay também foi eleito o melhor banco digital do país por voto popular no prêmio iBest.

Mais informações para a imprensa:
imprensa@picpay.com.br

Sudene formaliza contratos do Inova SUAS, em Brasília, durante encontro de gestores municipais


Brasília (DF) - Na manhã desta terça-feira (25), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) realizaram a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras do edital Inova SUAS. O evento ocorreu durante a reunião colegiada de gestores municipais, marcando um passo importante para o fortalecimento da inovação nos serviços de assistência social na área de abrangência da Sudene. O edital, voltado para ampliar o impacto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios, selecionou quatro projetos que, juntos, receberão R$ 730 mil em investimentos.

Lançado em julho de 2024, o edital Inova SUAS teve como objetivo identificar propostas inovadoras capazes de aprimorar a gestão e a prestação de serviços de assistência social em áreas vulneráveis do território nordestino. "A Sudene é muito conhecida pelos seus instrumentos de desenvolvimento econômico. Mas este processo, ao final, precisa melhorar a vida das pessoas. A proteção social é uma agenda igualmente estruturante para a Região e precisa ser entendida como um direito e não um favor. Então é importante trazer isso para o debate, empregando inovação nos serviços, na capacidade governativa do SUAS”, enfatizou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a cerimônia.

A presidente do Congemas, Penélope Andrade, destacou que a parceria com a Sudene demonstra o compromisso com a inovação e a eficiência na oferta dos serviços de assistência social. “O Inova Suas fortalece o olhar de que o território da Sudene não é apenas um espaço para fomentar a economia. Sem o desenvolvimento social não há como potencializar o desenvolvimento da Região. A iniciativa fortalece a inovação na gestão municipal do SUAS”, comentou a presidente.

Entusiasmo para promover inovação no SUAS
Coordenadora da Pótere Social - empresa cearense que desenvolverá um dos projetos selecionados -, Erivânia Bernardino comentou que os investimentos irão viabilizar a construção de uma plataforma que complementa os indicadores de avaliação da prestação de serviços de assistência social. “A grande inovação do projeto é trazer um índice de efetividade da qualidade do serviço de assistência social. Vamos criar uma matriz de análise baseada em estatísticas para verificar se os recursos e ações estão sendo aplicados de forma efetiva, independente do porte do município. Estamos muito felizes por contribuir para que as pessoas, como disse o próprio Celso Furtado, sejam protagonistas do seu próprio destino”, explicou.

Outras três empresas também firmaram compromisso no desenvolvimento das soluções submetidas. A pernambucana Virtual Vision vai desenvolver uma ferramenta tecnológica para aperfeiçoar os serviços de média complexidade, em especial a abordagem social, permitindo georreferenciamento e análise de dados dos usuários de forma mais efetiva. 

Já a empresa Sênior Instituto de Educação em Gestão Publica viabilizará o Aquilomba PAIF, uma solução que constrói metodologia específica para efetivação do trabalho social junto às famílias quilombolas considerando as especificidades da sua cultura e tradições. Também mineira, a Jungle Consultoria oferece um produto que fortalece as atividades de vigilância socioassistencial através da qualificação dos registros feitos durante o atendimento às famílias.

Com a formalização desses contratos, a Sudene busca reafirmar seu papel como instituição de fomento à inovação e ao desenvolvimento regional, utilizando a assistência social como eixo estratégico para a redução das desigualdades. A expectativa é que os projetos contemplados reflitam uma nova fase na gestão pública da assistência social, aliando tecnologia, políticas baseadas em evidências e metodologias inovadoras para fortalecer a capacidade de resposta dos municípios no enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, lembrou que uma das principais características da constituição brasileira, que tem o 25 de março como sua data célebre no calendário nacional, é refletir um estado de bem-estar social. “São ações como essa da Sudene que fortalecem a instituição desse objetivo de maneira republicana”, destacou.

Musical O Rei Leão terá duas sessões neste domingo no Teatro RioMar Recife


O espetáculo “Rei Leão – O Musical” traz ao palco do Teatro RioMar Recife o clássico que transcende gerações em um belíssimo espetáculo cantado ao vivo. Com uma estrutura esplêndida de equipe e figurinos, o musical encanta e emociona o público de todas as idades. A apresentação acontece em duas sessões neste domingo, dia 30 de março, às 15h e 18h. 

"Rei Leão, O Musical” é um musical encantador, baseado na obra teatral, de domínio público, “Hamlet”, do famoso dramaturgo inglês William Shakespeare, e que ganhou uma nova adaptação independente criada pela mesma produtora de espetáculos de circulação nacional e internacional.

O espetáculo "Rei Leão, O Musical” conta com o recurso de projeção mapeada 3D, que causa um impacto visual impressionante e uma imersão fantástica no reino de Simba e Mufasa. Os animais ganham vida no palco na representação do “Ciclo Sem Fim”. O vilão Scar é um espetáculo à parte com suas tramas maléficas, e ao mesmo tempo, permeado de muita comédia e deboche.

Além do experiente elenco que atua, dança e canta nessa apresentação 100% cantada ao vivo, o espetáculo conta com a direção geral do diretor Bruno Rizzo, direção executiva de Daniela Schiarreta e direção de elenco de Ewerton Novaes. A turnê já percorreu mais de 70 grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, João Pessoa, Brasília, entre outras. 

Os ingressos custam a partir de R$ 60 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria, no Piso L4 do RioMar Recife, e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Imposto de Renda 2025: Guia Completo para uma Declaração Sem Erros


A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 se aproxima, e a Receita Federal espera receber um número recorde de declarações. Para evitar erros e garantir a restituição correta, é fundamental estar atento aos principais cuidados e novidades deste ano.

“A organização é a chave para uma declaração precisa. Reúna todos os documentos que comprovem suas fontes de renda”, explica Pedro Assis, professor de contabilidade do Centro Universitário UniFBV Wyden.

O professor destaca a importância de atenção aos seguintes documentos: Informes de rendimentos (emitidos por empregadores, bancos e corretoras); comprovantes de gastos (notas fiscais e recibos de despesas médicas, odontológicas e educacionais) e documentos de bens e direitos (informações sobre imóveis, veículos, investimentos e outros bens).

Para evitar cair na malha fina, Pedro Assis ressalta que é essencial: Informar todos os seus bens e direitos de forma detalhada e precisa; guardar todos os comprovantes e verificar as regras de dedução e declarar todos os rendimentos, incluindo aqueles isentos de imposto.

“Por fim, vale a dica de sempre: antecipe a coleta de documentos, não deixe para a última hora. Utilize o programa gerador da Receita Federal (disponível para download no site oficial) e revise a declaração antes de enviá-la”, conclui Pedro Assis.

Tira-Dúvidas
A partir do dia 25 deste mês, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UniFBV oferecerá atendimento gratuito para pessoas físicas que desejam fazer sua declaração do Imposto de Renda ou obter orientações sobre a malha fiscal e a regularização de pendências fiscais.
O atendimento também estará disponível para Microempreendedores Individuais (MEIs) que necessitam de suporte na regularização e declaração de suas obrigações fiscais.

Serviço:
Centro Universitário UniFBV Wyden
R. Jean Emile Favre, 422 – Imbiribeira

Atendimento jurídico gratuito acontece na Zona Oeste do Recife


Quem precisa dar andamento a uma ação judicial, mas não tem condições de pagar pelos serviços de um advogado, pode contar com orientação e acompanhamento gratuitos no escritório modelo do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Estácio Recife. O espaço, que funciona no bairro da Madalena, na Zona Oeste da capital, está iniciando os atendimentos presenciais para este semestre.

Segundo Glebson Bezerra, coordenador do curso de Direito da Estácio Recife, os critérios para receber o atendimento são que a pessoa seja residente do Recife e não tenha condições financeiras para arcar com uma assistência jurídica. No escritório modelo, advogados, com o apoio de estudantes de Direito da instituição de ensino superior, ajuízam ações envolvendo principalmente casos de Direito de Família e do Consumidor.

Segundo o coordenador, também são realizadas consultas jurídicas gratuitas na área cível, trabalhista e penal. “O propósito do NPJ é garantir que mais pessoas tenham acesso à assistência jurídica de qualidade, ao mesmo tempo em que proporcionam aos alunos a vivência, na prática, do que aprendem na sala de aula”, completa.

Além disso, por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, no NPJ da Estácio Recife também funciona uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação, onde é possível buscar alternativas mais rápidas e eficazes para a solução de conflitos relacionados à área cível, podendo ser realizadas mediações envolvendo separação, divórcio, regulamentação de visita, guarda e alimentos.

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Recife, localizado na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena, funciona nos seguintes horários: Segunda-feira: 8h às 12h; Quarta-feira: 8h às 13h e 13h às 17h; Quinta-feira: 8h às 12h; e Sexta-feira: 8h às 11h.

Curso de segurança e prevenção de lesões abre inscrições gratuitas no Dia Nacional do Circo


No Dia Nacional do Circo, comemorado nesta quinta-feira, 27 de março, serão abertas as inscrições do “Corpo aéreo: curso de segurança e prevenção de lesões”, um projeto inédito na cidade, voltado para professores e professoras de acrobacia aérea residentes na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os interessados têm até o dia 11 de abril para se inscrever gratuitamente via formulário: https://forms.gle/eKfHrZLeCc2kvH6D7 . O link para o documento também está disponível no Instagram do Casulo - Artes Circenses (@casuloartescircenses). O curso integra o projeto Formação em Segurança e Prevenção de Lesões para Aerialistas, subsidiado pelo SIC/Prefeitura do Recife, e é uma parceria entre o Casulo - Artes Circenses e a Papelão Produções. 

A iniciativa tem o objetivo de qualificar profissionalmente docentes de acrobacia aérea, promovendo um ensino mais seguro e embasado em princípios da anatomia, biomecânica, pedagogia circense e montagem segura de aparelhos. Também pretende democratizar o acesso ao circo para pessoas surdas por meio de uma oficina de tecido acrobático acessível em LIBRAS, que ocorrerá como parte das atividades do projeto.

Para o curso, serão 12 vagas para professores e professoras de aéreos, que devem comprovar pelo menos um ano de experiência no ensino da modalidade e residir preferencialmente na RMR, tendo em vista que as aulas acontecerão no formato presencial, na sede do Casulo - Artes Circenses e no Sítio Trindade, ambos na Zona Norte do Recife. 

O processo seletivo levará em consideração critérios de inclusão e diversidade, com reserva de 50% das vagas para pessoas negras, indígenas e trans, além de duas vagas garantidas para artistas do circo itinerante.

No dia 15 de abril, será divulgado o resultado da seleção e as aulas acontecerão nos finais de semana de 26 de abril a 08 de junho. O “Corpo aéreo” tem caráter teórico-prático e abordará temas essenciais para a segurança e o aperfeiçoamento da prática circense, incluindo:

Anatomia e biomecânica aplicadas aos aéreos;
Avaliação física para aerialistas;
Condicionamento físico e prevenção de lesões;
Pedagogia circense;
Segurança na montagem dos aparelhos;
Primeiros socorros para professores de aéreos.

O ensino de acrobacia aérea tem crescido significativamente no Recife, acompanhando uma tendência nacional de ampliação do acesso às artes circenses. No entanto, a formação de professores ainda enfrenta lacunas importantes, especialmente no que diz respeito à segurança dos praticantes mesmo o circo sendo uma atividade de alto risco. Estudos acadêmicos indicam que a prática de aéreos envolve um grau de risco comparável ao de modalidades atléticas de alto rendimento, o que torna imprescindível a capacitação técnica para a prevenção de lesões e acidentes. 

O “Corpo aéreo” vem suprir parte desta demanda. “Esse projeto é inédito por alguns motivos. Trata-se de uma formação para circenses totalmente voltada para o tema de segurança, com a carga horária inteira com esse foco. Além disso, ao menos nesses 10 anos em que trabalho com circo, nunca tivemos acesso a um curso de primeiros socorros para circenses em Recife e, nesta Formação, teremos uma capacitação adaptada para o contexto dos aerialistas”, explica Malu Vieira, professora de aéreos, que assina a coordenação pedagógica do projeto e também é tradutora do livro Applied Anatomy of Aerial Arts (Anatomia Aplicada às Artes Aéreas), cuja versão brasileira será lançada em Recife em junho deste ano.

A obra, traduzida por Malu e com revisão técnica de Hammai Assis, que é fisioterapeuta e especialista em artes circenses, vai servir de apoio pedagógico para as aulas de biomecânica e anatomia aplicada que as duas realizarão durante o Curso. Além de Hammai Assis Vieira e Malu Vieira, o “Corpo aéreo” ainda contará com participação do especialista em segurança circense Diego Leandro Ferreira (SP); e de Natália Lefosse, no módulo sobre capacitação em primeiros socorros para aerialistas. 

Uma das aulas do módulo de segurança oferecido por Diego será totalmente prática e acontecerá no Sítio Trindade, onde os participantes irão montar uma estrutura móvel para a atividade segura de aéreos na rua e aprender sobre ancoragens. “Sabemos que muita gente ainda pendura aparelhos aéreos de maneira insegura não só por questões econômicas, mas também por falta de acesso à informação. Um dos objetivos do curso é munir os participantes de conhecimentos suficientes para diminuir os riscos dessa prática”, explica Marina Duarte, fundadora da Papelão Produções, proponente e produtora do projeto.

*Serviço*
Corpo aéreo: curso de segurança e prevenção de lesões
Projeto Formação em Segurança e Prevenção de Lesões para Aerialistas
Realização: Casulo Artes Circenses e Papelão Produções
Inscrições: 27/03 a 11/04
Formulário de inscrição: https://forms.gle/eKfHrZLeCc2kvH6D7
Resultado da seleção: 15/04 (Instagram @casuloartescircenses)
Início das aulas: 26/04
Local: Casulo Artes Circenses e Sítio da Trindade (Recife) 
Vagas: 12, com critérios de inclusão e diversidade
Coordenação: Malu Vieira
Produção: Marina Duarte
Instrutores convidados: Hammai Assis, Diego Leandro Ferreira e Natália Lefosse

Foto: Camila Silva

TV Guararapes | RECORD comemora resultados e anuncia novo slogan: "De nós para você"


 A TV Guararapes | Record reuniu o mercado publicitário e jornalistas, na manhã desta terça-feira (25), para apresentar os resultados conquistados em 2024 e lançar o novo slogan em comemoração a mais um aniversário da emissora. Durante o evento que aconteceu no Moinho Recife Business & Life, foi divulgada a campanha “TV Guararapes, 25 anos de nós para você” e foram anunciadas também as novidades da programação da Record. O encontro foi comandado pelo superintendente do Sistema Opinião, Cacá Marthins, e apresentado pela jornalista Meiry Lanunce, que comanda o Jornal Guararapes.


 Ainda durante o café da manhã, os convidados acompanharam a divulgação dos resultados do Ibope que consolidam a TV Guararapes na vice-liderança de audiência em Pernambuco. E os números não param de crescer. São cada vez mais expressivos. No ano passado, a emissora conquistou 10 mil minutos na liderança absoluta. “A TV Guararapes se consolida cada dia mais em Pernambuco e isso podemos atribuir também ao apoio que sempre tivemos da Record e ao carinho do público pernambucano pelos nossos apresentadores e nossos repórteres. Além disso, temos uma equipe de bastidores competente e comprometida. Outro ponto de destaque é a celebração dos 25 anos da emissora”, ressaltou Cacá Marthins.


 A gerente de Negócios da TV Guararapes, Suelene Sá, apresentou os números do Ibope que comprovam a vice-liderança da emissora e falou também dos novos projetos que estão sendo trabalhados para os próximos meses. “Além de todo trabalho que fazemos junto às agências de entrega comercial para a TV, estamos trabalhando também para comercializar entregas para o nosso digital. Vale destacar também que tivemos um desempenho excelente na nossa cobertura de carnaval. Nos quatro dias de transmissão ao vivo, a TV Guararapes conquistou a vice-liderança”, destacou Suelene.  


 O diretor Comercial da Record, Cláudio Barres, falou das novidades da programação nacional. Um dos destaques da Record será a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. “A partir do dia 30 deste mês, estaremos iniciando a transmissão do Brasileirão com um time forte de esportes. Também teremos novos programas de entretenimento que serão apresentados pelo casal Rafa Brites e Felipe Andreoli e a exibição de novas novelas. A TV Guararapes é uma afiliada muito importante para a Record”, declarou Barres, que presenteou Cacá Martins com uma placa comemorativa pelos 25 anos da emissora.


 Cacá falou ainda sobre a chegada, nos próximos meses, do sinal da nova parabólica digital. A TV que leva sua programação de forma única para todas as cidades do estado vai ampliar ainda mais o seu sinal no interior. “Essa tecnologia vai oferecer mais potência e teremos uma maior cobertura em todo estado”, pontuou o superintendente do Sistema Opinião. Estiveram presentes no evento também os apresentadores Vivi Rolemberg, André Estanislau, Roberto Nascimento, Evenilson Santana, Gernand Lopes, Washington Gurgel, Jota Júnior e Jonas Sobrinho. O público presente no evento aproveitou para fazer várias fotos com o time de jornalistas da TV Guararapes, a emissora que mais cresce em Pernambuco.

Fotos: Léo Caldas

Presidente da FIEPE, Bruno Veloso, tomou posse no Nordeste Forte


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, tomou posse como vice-presidente da Associação Nordeste Forte para o biênio 2025-2027, na última segunda-feira (24), em Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente da CNI, Ricardo Alban, e a nova diretoria será liderada por Cassiano Pereira, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). 

“Me sinto imensamente honrado e motivado pela responsabilidade que nos foi dada. Estamos diante de um momento importante para o nosso Nordeste. O Nordeste Forte é um movimento que não é só de palavras, mas de ação. A partir de agora, cada passo será dado com a certeza de que somos todos responsáveis pela construção de um futuro mais próspero”, disse Veloso.

Criada em 2016, a Nordeste Forte reúne todas as Federações de Indústrias da Região Nordeste com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a competitividade do setor industrial. Para Bruno Veloso, a nova posição representa um compromisso renovado com o crescimento da indústria nordestina.

*Nordeste* – Com 27,66% da população brasileira e um território que representa 18,25% do país, segundo dados do IBGE, o Nordeste possui características estratégicas para o desenvolvimento industrial. A região detém o maior potencial de radiação solar do Brasil, com índices anuais superiores aos de países como Alemanha e Espanha, líderes mundiais em energia renovável.

A magia de "CAPIBA, pelas ruas eu vou" chega ao interior de Pernambuco

 

Um espetáculo imperdível! É assim que “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, do projeto Aria Social, vem sendo definido pelo público. A obra, que revive as músicas e a história de um dos maiores compositores do Brasil, desembarca em três cidades do interior de Pernambuco para encantar espectadores de todas as idades com a riqueza cultural e artística da vida e obra de Capiba. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 25.

A turnê, que já conquistou mais de 25 mil espectadores no eixo Recife-São Paulo, vai passar primeiro por Garanhuns, nos dias 5 e 6 de abril, trazendo um espetáculo de teatro, dança, música, canto, e muito mais. A segunda parada será em Caruaru, com sessões nos dias 12 e 13 de abril. Petrolina é a terceira cidade a receber o musical, que promete emocionar a todos com suas apresentações intensas e repletas de tradição, criatividade e qualidade.

Sob a direção geral da bailarina Cecília Brennand, o musical homenageia a genialidade de Capiba, revelando sua grandiosidade artística por meio de uma produção que envolve mais de 60 artistas, entre bailarinos, cantores e músicos. Com uma mistura envolvente de frevo, música clássica e a energia vibrante da cultura local, o espetáculo transporta a plateia para o coração da musicalidade e da arte pernambucana.

EMOÇÃO - Entre as músicas mais famosas de Capiba, que embalam o espetáculo, estão frevos-canção clássicos como "É de amargar", "Linda Flor da Madrugada" e "Nos cabelos de Rosinha", além de melodias de arrepiar como "Oh Bela" e "Trombone de Prata". O destaque também fica para a "Missa Armorial", que traz a expressão única da fé de Capiba, reverberando a essência do Movimento Armorial de Ariano Suassuna.

A emoção vai além da música. Com projeções cinematográficas e fotografia de tirar o fôlego, "CAPIBA, pelas ruas eu vou" traz à tona a beleza e a complexidade da cultura de Pernambuco, dialogando com o presente e o futuro. A orquestra ao vivo, junto à coreografia envolvente, cria uma sinergia que prende a atenção dos espectadores do início ao fim.

O musical tem direção musical de Rosemary Oliveira, direção artística e coreografia de Ana Emília Freire, figurino de Beth Gaudêncio, direção audiovisual e videografia de Max Levay e Ana Emília Freire, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito e direção teatral de Tuca Andrada. O patrocínio da turnê é do Teatro Sesc - PE. Os ingressos estão disponíveis no Guichê Web: https://www.guicheweb.com.br/musical-capiba--05abr-sessao-19h00_39635

Serviço:
“CAPIBA, pelas ruas eu vou” no interior de Pernambuco

Garanhuns
Data: 05 e 06 de abril de 2025
Onde: Teatro Reinaldo de Oliveira – Sesc Garanhuns
Horário: 20h

Caruaru
Data: 12 e 13 de abril de 2025
Onde: Rui Lima Rosal - Sesc Caruaru
Horário: 20h

Petrolina
Data: 30 de abril e 01 de maio de 2025
Onde: Teatro Dona Amélia - Sesc Petrolina
Horário: 20h

Sobre o Aria Social - O projeto Aria Social é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a crianças e jovens formação e profissionalização na música e na dança. Hoje atende cerca de 600 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, na Região Metropolitana de Recife, além de apoiar as mães desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social, por meio do projeto Casa de Maria.

Atuar na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém impacta vida de atores

 

“Interpretar Jesus não aumentou a minha fé. Me trouxe a fé. Eu não tinha a fé. Foi o fato de eu ter ido fazer Jesus na Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém que me trouxe a fé”. A afirmação é do ator Juliano Cazarré (o segundo na foto acima), em entrevista ao Blog Lumine TV.

Em 2019, ele fez o papel principal no espetáculo que é realizado todos os anos no período da Semana Santa no maior teatro ao ar livre do mundo, localizado no agreste pernambucano a 180 km do Recife. Este ano, a Paixão terá um dia a mais de espetáculo, será de 12 de abril até o Domingo de Páscoa, dia 20.

A experiência transformadora experimentada por Cazarré não é um fato isolado. Outros artistas também afirmaram terem se sentido impactados pelas mensagens de amor e fé contidas no enredo da peça teatral. Este ano, quem fará o papel de Jesus será o ator José Loreto (o primeiro na imagem) e é possível que não seja diferente com ele tendo em vista suas afirmações na imprensa sobre o que representa para ele interpretar esse personagem.

Na temporada do ano passado, o ator Allan Souza Lima (o terceiro na foto) viveu essa experiência. “Jesus é um personagem universal. É uma história que mexe com a fé de muita gente e vem mexendo com a minha. Depois de 14 anos eu voltei a rezar. Não sei o que vai acontecer com isso, mas eu acho que estou no novo processo de vida”, disse o ator em entrevista coletiva para a imprensa após uma das apresentações.

Até artistas que nunca professavam uma religião revelaram sentirem-se tocados pelo texto como é o caso de Gabriel Braga Nunes (o quarto na foto) que fez Jesus em 2022. “Estudar esse papel está sendo muito importante para mim. O texto do Sermão da Montanha está fazendo muita diferença na minha vida. É uma história que independe de religião, porque estamos falando sobre o bem, sobre ética, sobre comportamento. É uma chave revolucionária, a ideia de retribuir o mal com o bem, é uma grande mudança. Se a gente conseguir viver isso, a gente muda o rumo das coisas”, afirmou Braga Nunes em entrevista ao Portal G1.

A exemplo de todos os atores que são convidados a fazer o papel principal no espetáculo, José Loreto, está enfrentando o desafio de ter um contato mais profundo com as falas e os ensinamentos de Jesus, personalidade histórica que ele considera como “a figura mais destacada do planeta”. “Estou me preparando muito para fazer esse Jesus e tenho certeza de que vai ser lindo e vou convencer todo mundo”, disse o ator em entrevista ao Canal de Léo Dias no Instagram, na última quinta-feira, dia 20.

Em entrevistas à imprensa e nas redes sociais, ele já havia revelado que encara esse trabalho com muita responsabilidade e planeja realizar “muita leitura e muita pesquisa para fazer o melhor possível esse grande personagem”. Segundo o ator, atuar na Paixão de Cristo “será um marco em sua carreira”. Ele deu a entender que não espera ficar imune aos impactos causados por um contato mais direto com os ensinamentos do Evangelho. “É uma experiência que vai além da arte personificar esse Jesus, esse personagem tão mundial, tão importante. Estou muito feliz em fazer esse personagem”, disse o ator.

Na gravação dos filmes promocionais do espetáculo, Loreto revelou que o processo de caracterização do personagem nos camarins já sinalizou o que pode estar por vir. “Esse processo de transformação me dá mais gás, me dá mais motivação, me deixa mais interessado em viver essa outra vida de Jesus. É muito bom poder se transformar. A gente consegue ter mais empatia, inclusive consigo entender mais de perto a história de Jesus. Está sendo muito tocante”, afirmou.

Segundo Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade realizadora do evento, todas as falas proferidas por Jesus na encenação são exatamente como estão na Bíblia. Esse foi um critério adotado por Plínio Pacheco, idealizador e construtor da Nova Jerusalém, que também escreveu o texto da peça. “Sendo assim, é de se esperar que o enredo inspire e motive a fé de muitas pessoas incluindo as que sobem aos palcos e as que assistem na plateia os ensinamentos contidos no Evangelho, que há séculos vêm influenciando a maior parte da humanidade”, afirma Robonson.

De acordo com ele, a encenação da Paixão de Cristo tem como objetivo o entretenimento. “A peça aborda uma temática religiosa, mas não tem como foco a religião. Tanto é que a maior parte do público, cerca de 70%, vê a Paixão como entretenimento e apenas os 30% restantes vão à Nova Jerusalém por motivos religiosos”. Apesar disso, ele reconhece que o espetáculo tem se revelado ao longo dos anos ser uma experiência que transcende o palco, envolvendo os espectadores e atores em uma jornada espiritual e emocional que ressoa com os valores fundamentais da humanidade.

A explicação para esse impacto causado nas pessoas pode estar na temática da peça. Mesmo não sendo um espetáculo religioso, a Paixão de Cristo procura retratar com fidelidade parte da história de Jesus contida na Bíblia. Os ingressos para a Paixão de Cristo podem ser adquiridos em até 12 vezes pelo site www.novajerusalem.com.br.

Justiça reduz burocracia em gestão de condomínios

A Corregedoria Nacional de Justiça publicou recentemente o Provimento nº 183/24, que simplifica o reconhecimento de firmas em documentos de entes coletivos, como atas de assembleias condominiais. Com a nova norma, a assinatura do síndico passa a ser suficiente para validar esses documentos. “Antes, vários cartórios exigiam o reconhecimento de firma de todos os condôminos, o que tornava o processo complicado, especialmente em condomínios com muitos moradores”, explica Débora Castro, advogada do escritório Portela Soluções Jurídicas.

A ação permite também o reconhecimento eletrônico de firmas por parte dos representantes legais dos entes coletivos. “O tabelião pode agora reconhecer assinaturas eletrônicas em documentos digitais, com o mesmo valor jurídico de um reconhecimento de firma tradicional para as associações e condomínios”, detalha Débora.

A adoção deste método fortalece a segurança jurídica dos processos, já que utiliza tecnologias que garantem a autenticidade e a integridade dos documentos. “É uma solução inovadora e prática, com grande potencial para modernizar e simplificar processos. A desburocratização, aliada à regulamentação adequada, avanços tecnológicos e capacitação profissional, pode garantir um procedimento seguro, eficiente e confiável”, ressalta a advogada.

A medida reduz a burocracia e facilita a gestão documental em ambientes coletivos. “A tendência é clara: o uso de tecnologias digitais continuará avançando, trazendo mais segurança, eficiência e proteção para todas as partes envolvidas”, conclui a jurista.

#VcNoBlog Milton Tenório

Desmatamento e negacionismo climático mancham a Escola de Sargentos

_*Por Milton Tenório_

A decisão de construir uma escola de sargentos do Exército no bioma da Mata Atlântica, dentro da APA Aldeia Beberibe, é um desrespeito com qualquer cidadão que preza pela preservação ambiental. Com a destruição de cerca de 200 mil árvores, essa obra representa não apenas um crime ambiental, mas também um exemplo grotesco do negacionismo climático que permeia as esferas de poder em Pernambuco. Os impactos dessa barbaridade se estenderão muito além da devastação da flora; comprometerão o abastecimento de água de milhões de pernambucanos e colocarão em risco a fauna já ameaçada na região.

É revoltante ver instituições públicas, como o Exército e o Governo do Estado, se unindo para perpetrar atos tão danosos à natureza. A construção da Escola de Sargentos do Exército na Bacia do Catucá , em cima de nascentes que alimentam o Rio de mesmo nome o Catucá, principal afluente da Barragem de Botafogo, é um verdadeiro escândalo, refletindo uma completa falta de responsabilidade social e ambiental. 

O que deveria ser um esforço conjunto para proteger o meio ambiente se transforma em uma competição vergonhosa para ver quem destrói mais rapidamente o que resta da Mata Atlântica.

A construção de uma escola que ignora completamente os princípios da educação ambiental é uma afronta à inteligência e ao futuro dos jovens que nela estudarão. Que exemplo é dado aos alunos quando se inicia um projeto que desmata e devasta? É um ensinamento desastroso que perpetua uma cultura de indiferença e desrespeito pela natureza. O que se vê é uma verdadeira lavagem cerebral que ensina a ignorar as consequências de nossas ações.

E o pior de tudo é que essa obra megalomaníaca, orçada em R$ 1,8 bilhão, será bancada com o dinheiro do contribuinte, enquanto o Exército afirma não ter recursos para garantir um almoço decente para suas tropas. É uma afronta à lógica e uma zombaria com a população.

Como é possível justificar um investimento tão alto em um projeto que desrespeita a integridade ambiental? A gestão pública deveria ser um reflexo das necessidades da população, mas, no caso do Exército, estamos diante de um verdadeiro desvio de prioridades.

É urgente que a sociedade civil, os órgãos de fiscalização e o Ministério Público Federal estejam atentos a essa atrocidade que está sendo perpetrada. O descaso com o meio ambiente e a irresponsabilidade do Estado e do Exército não podem passar impunes. 

Os corredores ecológicos, protegidos por decretos estaduais, estão sob ameaça, e aqueles que tomaram decisões que favorecem essa destruição precisam ser responsabilizados.

Enquanto nossos governantes fazem discursos vazios sobre sustentabilidade, a realidade é uma tragédia anunciada. Precisamos de ações concretas que garantam a proteção dos nossos recursos naturais e a sobrevivência das futuras gerações. 

O desmatamento não é apenas um problema local, mas uma questão global que nos afeta a todos. Portanto, a responsabilidade é de todos, e a luta deve ser coletiva. É hora de parar de tolerar a destruição e exigir que aqueles em posições de poder honrem seu papel na preservação do nosso planeta.

_*Milton Tenório é militante ambientalista e morador de Aldeia_

Novo módulo de Curso de Facetas em resina composta abre inscrições no Recife

Estão abertas novas vagas para o segundo módulo do Curso VIP de Facetas em Resina Composta, promovido pela dentista Bruna Luna de Araújo, referência na área de estética odontológica. A capacitação, que já conta com um primeiro módulo de grande sucesso, oferece uma formação completa e prática, ideal para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades em uma técnica altamente valorizada no mercado.

Com um conteúdo técnico e demonstrativo, o curso proporciona aos alunos a oportunidade de aprender de fomra prática técnicas atuais e modernas. Para Bruna Luna de Araújo, o sucesso do primeiro módulo foi um reflexo do crescente interesse dos dentistas em investir na especialização. 

“Fiquei extremamente feliz com a adesão e o entusiasmo dos alunos no primeiro módulo. O retorno foi positivo, tanto em termos de aprendizado quanto de resultados clínicos aplicados. Abrimos novas turmas e temos o objetivo de alcançar mais profissionais da área", declara a profissional.

O segundo módulo do curso já está com inscrições abertas, com as datas disponíveis para os dias 11 e 25 de abril. Com carga horária focada em aulas práticas e técnicas avançadas de aplicação de facetas em resina composta, o curso busca proporcionar aos participantes um conhecimento aprofundado para executar tratamentos de alta qualidade.

O valor de inscrição é de R$ 2.500,00, e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo link https://beacons.ai/lunaodonto/

“O curso tem o intuito de capacitar os dentistas a dominarem uma técnica que, além de ser muito procurada, exige muita precisão e conhecimentos técnicos" detalha a especialista.

Diretor Cacá Marthins mostra números e dados da TV Guararapes


Cacá Marthins é o superintendente da TV Guararapes, uma emissora afiliada à Record TV em Pernambuco. Ele tem uma longa trajetória na área de comunicação, com mais de 40 anos de experiência. Sob sua liderança, a TV Guararapes tem se destacado por iniciativas que aproximam a emissora da população, como o projeto "TV Guararapes nos Bairros", que oferece serviços sociais e de saúde em parceria com prefeituras locais.

Além disso, Cacá Marthins desempenha um papel importante na consolidação da identidade da emissora, que voltou a adotar o nome "TV Guararapes" em 2021, resgatando suas raízes históricas e culturais. Ele também é conhecido por investir na qualidade do jornalismo e do entretenimento da emissora, sempre buscando atender às necessidades do público pernambucano.

 

Priscila Senna de volta ao Festival do Jeans de Toritama



 Conhecido como o maior evento de moda do Norte/Nordeste, o Festival do Jeans de Toritama (FJT) também se consolidou como um dos grandes festivais de música da região. Em suas mais de 20 edições, grandes nomes da música já passaram pelo palco da arena de shows, como Xand Avião, Márcia Felipe, Solange Almeida, Raphaela Santos e Nattan. Neste ano, o festival traz, pela terceira vez, a cantora Priscila Senna, dona de um dos maiores públicos da festa em 2023.

 Marcado para ocorrer entre 30 de abril e 3 de maio, o FJT se divide entre a arena da moda, onde ficam os estandes e os desfiles, e a arena de shows, onde se apresentam os artistas musicais. Os shows vão ocorrer de 1º a 3 de maio e, até o final de março, todas as atrações serão divulgadas. O cearense Tarcísio do Acordeon também já foi confirmado na edição deste ano.

*Sobre o Festival do Jeans de Toritama* - O FJT é uma idealização da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), contando com o patrocínio da Prefeitura de Toritama e realização de Thiago Alexandre Produção. A edição do ano passado registrou mais de 20 mil visitantes, 30 desfiles e recorde em outros números, com mais de 70 mil visualizações no YouTube e mais de 500 mil contas alcançadas nas redes sociais.

TV Record mostra novidades na programação #AoVivoEemCores


 Representantes da TV Record também estão mostrando novidades na programação entre novelas, realities, jornalismo e esportes. A TV Record é uma das principais redes de televisão do Brasil, fundada em 1953 em São Paulo. Ela oferece uma programação ampla que inclui jornalismo, novelas, programas de entretenimento e realities, como "A Fazenda". 

A emissora é conhecida por sua abordagem voltada para valores tradicionais e possui afiliadas em todo o País, que produzem conteúdo regional e nacional. Além disso, a TV Record investe em plataformas digitais, expandindo seu alcance para além da TV aberta.


Apresentadora Meiry Lanunce no Guararapes 360° #AoVivoEemCores







 Meiry Lanunce é uma jornalista e apresentadora brasileira, natural de Taquaritinga do Norte, Pernambuco. Ela iniciou sua carreira na TV São Francisco, na Bahia, em 1998, e depois se destacou na Globo Nordeste, onde trabalhou por 21 anos. 

Desde 2022, ela integra a equipe da TV Guararapes, afiliada da Record em Pernambuco, onde apresenta o "Jornal Guararapes". Além de sua atuação na televisão, Meiry também é conhecida por seu trabalho em campanhas publicitárias e eventos.

A maior audiência da TV Guararapes é dela, à frente do Jornal Guararapes.

Ao longo de sua carreira, ela recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e a Medalha de Mérito Jornalístico. Meiry também foi homenageada com o título de cidadã recifense, reforçando sua conexão com o estado de Pernambuco.

E ela é uma simpatia de pessoa, gosta de falar "olho no olho". 

#VcNoBlog Erik Limongi Sial

*Limongi é referência no Leaders Legue 2025*

_*Erik Limongi Sial*_

É gratificante sermos reconhecidos pelo nosso desempenho profissional. O Limongi Advocacia, com 30 anos de atuação no segmento, integra mais uma vez o criterioso e reconhecido ranking da Leaders League, agora na sua edição 2025. 

Isso significa que estamos inseridos entre as bancas de advocacia recomendadas na categoria “Dispute Resolution - Northeast” no âmbito do guia “Brazil - Best Law Firms”. Uma significativa conquista! 

De berço francês, a Leaders League é uma das mais respeitadas publicações de classificação de serviços profissionais mundo afora, com vasto reconhecimento no âmbito do segmento jurídico internacional. 

Com sede na França e atuação global, o ranking avalia escritórios de advocacia em mais de 80 países, utilizando metodologia rigorosa lastreada em pesquisa aprofundada, entrevistas com profissionais do setor e análise detalhada de casos.

A classificação "Recommended" confirma a assertividade da atuação advocacia do Limongi , um escritório alicerçado na excelência técnica, no compromisso com a qualidade e capacidade de, mediante atuação sinérgica, e na entrega de resultados práticos e consistentes em prol de seus clientes corporativos em questões de contencioso estratégico.

Esse reconhecimento não seria possível sem a fidúcia diuturna dos seus clientes, colaboradores e parceiros, confiança essa que penhoradamente agradecemos, reafirmando nosso compromisso em seguir prestando serviços jurídicos de excelência, com foco na individualidade de cada cliente.

*Erik Limongi Sial é sócio-fundador do Limongi Advocacia*.

Guararapes 360° : um encontro da mídia para convidados #AoVivoEemCores

 




O evento Guararapes 360° faz parte da comemoração dos 25 anos da emissora, e a consolidação na vice-liderança de audiência, além de ter se destacado como uma das principais emissoras regionais do Brasil.

Recentemente, a emissora alcançou números impressionantes de audiência, especialmente durante a transmissão do Carnaval de Pernambuco. Foram mais de 82 horas de cobertura ao vivo, tanto pela TV quanto pelo YouTube, atingindo mais de 14 milhões de impactos. 

Em alguns momentos, a TV Guararapes chegou a liderar a audiência, consolidando sua posição como uma das emissoras mais assistidas na região.

Além disso, em 2024, a TV Guararapes comemorou um marco histórico, com mais de 10 mil minutos em primeiro lugar na audiência na Grande Recife. Esse sucesso reflete a capacidade da emissora de adaptar conteúdos nacionais ao público local, fortalecendo sua conexão com os telespectadores.

Hora do Check-up!


Você sabia que as  doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano? Exames preventivos ajudariam a prevenir muitos casos. 
Obesidade, alimentação pouco saudável, sedentarismo, colesterol alto e hipertensão. Essas são algumas das causas das doenças cardiovasculares no Brasil, que, por vezes, têm desfecho trágico por falta de prevenção. 
Estima-se que, pelo menos, 400 mil pessoas venham a óbito por doenças cardiovasculares ao final de cada ano, o que significa uma morte a cada um minuto e meio.

Segundo o Cardiologista Domingos Melo(foto) ao sentir cansaço, dor no peito, falta de ar, inchaço nas pernas e/ou palpitações é fundamental procurar um atendimento cardiológico. A maioria das doenças cardiovasculares é silenciosa, não apresentando nenhum sinal para o indivíduo. Por isso, o mais correto é fazer acompanhamento de rotina. Em casos onde a pessoa não possui histórico familiar, a partir dos 40 anos é recomendado fazer um check-up anualmente. Em contrapartida, caso a família do paciente já possua alguma doença cardiovascular, o ideal é fazer esse acompanhamento com o cardiologista a cada seis meses ou  dependendo da gravidade.

Palestra online na Semana da Água

Vacina contra influenza passa a fazer parte do calendário de rotina para crianças, gestantes e idosos


A partir do próximo dia 7 de abril, a vacina contra a Influenza passará a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos durante todo o ano, não mais como campanha anual. Para o início da estratégia, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) recebeu, neste domingo (23/03), do Ministério da Saúde, 260 mil doses do imunizante que protege contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. A meta é vacinar, pelo menos, 90% desses públicos.

A medida do órgão federal visa promover a proteção permanente contra a gripe, especialmente no período de maior circulação do vírus, entre os meses de março e setembro. O Dia D de mobilização nacional será em 10 de maio. A nova estratégia está sendo implementada pelo Ministério da Saúde nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em Pernambuco, a estimativa populacional consiste em: 1.426.907 (idosos), 87.121 (gestante) e 816.358 (crianças de 6 meses a menores de 6 anos).

O Programa Estadual de Imunizações já encaminhou o informe técnico sobre o assunto para os municípios pernambucanos, e as doses recebidas, nessa primeira remessa, serão encaminhadas nos próximos dias para as doze Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição dos gestores municipais.  

Outros grupos populacionais, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, etc., também continuarão a receber o imunizante. Mais uma novidade, anunciada pelo Ministério, é a inclusão do grupo formado por trabalhadores dos correios como elegível para vacinação contra a gripe.

“A vacina da Influenza pode prevenir formas graves da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de minimizar sintomas que podem ser confundidos com outras doenças respiratórias. Além disso, sabemos que do período de sazonalidade que se aproxima, então é importante proteger as pessoas, especialmente os mais vulneráveis: como crianças, gestantes e idosos”, reforça a superintendente de Imunizações, Magda Costa.  

GRUPOS PRIORITÁRIOS – Puérperas / Povos indígenas / Quilombolas / Pessoas em Situação de Rua / Trabalhadores da Saúde / Professores do ensino básico e superior / Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento / Profissionais das Forças Armadas / Pessoas com deficiência permanente / Caminhoneiros / Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso / Trabalhadores Portuários / Trabalhadores dos Correios / População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas / Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Ex-codeputada das Juntas, Joelma Carla participa de Encontro Estadual da Rede LGBT do Interior de Pernambuco


Joelma Carla, ex-deputada das Juntas e atual presidenta do Diretório Municipal do PSOL Surubim, participou do Encontro Estadual da Rede LGBT do Interior de Pernambuco, que ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de março, em Caruaru. Junto à ex-parlamentar também esteve presente João Victor, militante indígena e secretário geral do também PSOL de Surubim. Ambos foram representando o Instituto de Protagonismo Juvenil (IPJ). O Encontro contribui no debate e na construção da luta voltada para as especificidades da população LGBTQIA+ do interior do estado.

Joelma defende a importância do Encontro e destaca a diversidade da Rede. "Pra gente é uma rede de fortalecimento muito importante, porque a gente pensa e constrói coletivamente as propostas e os projetos que fortalecem os nossos territórios, fortalecem a gente como agentes ativistas e militantes LGBTQIA+ do interior. Então, do litoral ao Sertão, o que for interior, a gente tem participação de pessoas negras, indígenas, pessoas pardas, pessoas de todas as siglas LGBTs presentes também nessa luta", afirmou a ex-deputada.

João avalia que a territorialidade é a questão central que perpassa todos os movimentos e sujeitos. "Mesmo a gente sendo LGBT, pode ser da mesma sigla da bandeira, a realidade do LGBT do Interior pra o LGBT da Região Metropolitana é totalmente diferente. Já começa pelo fato de nós não termos os mesmos acessos às políticas públicas que a Região Metropolitana tem. A gente ter que se deslocar dos nossos territórios pra Região Metropolitana pra gente ter o acesso. Sendo que isso não é uma realidade fácil, por exemplo, pra galera da Zona da Mata, imagina pra gente do Agreste, imagina pro pessoal do Sertão", denunciou.


*Sobre o Encontro*

O Encontro Estadual da Rede LGBT do Interior de Pernambuco ocorre todos os anos e é organizado por uma articulação de diversos movimentos e grupos LGBTQIA+ da Zona da Mata ao Sertão pernambucano. 

O objetivo do Encontro, de acordo com a Rede, é "fortalecer grupos, coletivos e associações que integram a Rede, promovendo um espaço de articulação, formação e incidência política". Além disso, também visa "construir estratégias coletivas para fomentar políticas públicas que garantam direitos, proteção e visibilidade" à comunidade, sobretudo nas cidades do interior.

Neste ano, o Encontro acolheu movimentos e organizações, na sexta-feira, com um cine debate. O final de semana seguiu com intensos debates, trazendo temas como tráfico humano; exploração sexual; exploração do trabalho; exposição de dados sobre gênero e raça; além de captação de recursos; elaboração de projetos culturais; balanço das ações de 2024; e apontamentos para os próximos passos.

Câncer colorretal: Prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas


O câncer colorretal, que afeta o intestino grosso e o reto, é um dos tipos de câncer mais incidentes na população brasileira, figurando como o segundo mais comum tanto em homens quanto em mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 49 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil em 2025. A boa notícia é que essa doença é altamente evitável através da prevenção e do rastreamento precoce, conforme reforça a campanha “Março Azul”.

A campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. “O rastreamento, realizado com a colonoscopia a partir dos 45 anos, é essencial para detectar a doença em estágios iniciais, quando as chances de cura são significativamente maiores”, alerta o médico endoscopista do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), Igelmar Barreto Paes (foto acima), ex-presidente da SOBED e referência no tratamento da doença.

O câncer colorretal é uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, a doença pode estar em estágios avançados. Entre os sinais de alerta estão sangramento nas fezes, dor abdominal, alterações no ritmo intestinal, anemia e perda de peso inexplicada. A prevenção também está diretamente relacionada ao estilo de vida. Dieta rica em carnes processadas, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar são fatores de risco importantes.


Colonoscopia - A principal ferramenta para o rastreamento é a colonoscopia, exame que permite visualizar a mucosa intestinal e remover lesões pré-cancerígenas, conhecidas como pólipos. Segundo o gastroenterologista e coordenador do serviço de Gastroenterologia e Endoscopia do Hospital Emec Mater Dei (Feira de Santana), Luiz Almeida (foto), este exame é decisivo para a prevenção: “A colonoscopia identifica e retira os pólipos no mesmo procedimento, prevenindo a evolução para um tumor maligno. Essa medida reduz em até 80% a ocorrência do câncer de intestino”, destaca.

O exame é seguro, realizado sob sedação, e essencial para a detecção precoce da doença. O protocolo atual recomenda sua realização a partir dos 45 anos para pacientes assintomáticos e, em casos de histórico familiar ou doenças intestinais preexistentes, ainda mais cedo.

Com uma estrutura de ponta, a “Gastroclin”, localizada no Hospital Emec, realiza este exame com frequência, já que está preparada para atender não apenas a população de Feira de Santana, mas também de toda a região, oferecendo procedimentos de alta complexidade que fazem diferença na prevenção e tratamento do câncer colorretal.

Mudança de hábitos - A prevenção do câncer colorretal também passa pela adoção de hábitos saudáveis. A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e o Ministério da Saúde recomendam uma dieta equilibrada, rica em fibras, frutas, verduras e grãos integrais, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas.

“A prevenção e o rastreamento precoce são essenciais para reduzir a incidência e a mortalidade do câncer colorretal”, resume o endoscopista do HMDS, Igelmar Barreto Paes. “Cabe a todos os profissionais de saúde difundirem ao máximo essas informações para que a população se conscientize e possamos reduzir cada vez mais os casos da doença”, conclui o gastroenterologista do Emec, Luiz Almeida.