terça-feira, 27 de agosto de 2024

Privatização e fechamento aos domingos ameaçam metrô e greve pode ser deflagrada em assembleia


O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realiza nesta terça-feira (27), uma assembleia geral, que será decisiva para os trabalhadores do Metrô do Recife. O encontro ocorre a partir das 18h, na Estação Recife, localizada no bairro de São José, Centro da capital. A categoria irá deliberar sobre a possibilidade de iniciar uma greve geral, que pode afetar o funcionamento do sistema metroviário na Região Metropolitana do Recife e cerca de 200 mil usuários.

Em Estado de Greve desde junho, os metroviários reivindicam a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). A permanência no projeto de privatização do metrô, proposta pelo Governo Federal, é vista como uma ameaça à qualidade do serviço, já que o sistema tem sofrido com a falta de recursos para manutenção e investimentos por diversos anos. Somente este ano, foram registradas inúmeras falhas que resultaram na paralisação parcial do transporte público.

"Cada falha que paralisa o metrô é um alerta para a necessidade urgente de recursos e de um plano de revitalização que não será possível enquanto o metrô estiver na lista de privatizações do governo", disse Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE.

Além disso, a categoria também se posiciona contra o fechamento do metrô aos domingos, uma medida recente que surpreendeu tanto os trabalhadores quanto os usuários. O sindicato luta para reverter essa decisão, considerando que ela prejudica os passageiros e agrava ainda mais a situação do transporte público na região.

"O fechamento do metrô aos domingos é um retrocesso que afeta diretamente milhares de usuários, muitos dos quais dependem desse transporte para trabalhar ou realizar atividades essenciais. Essa decisão foi tomada sem qualquer consideração pelas necessidades da população e dos funcionários, que não sabem o que farão aos domingos, que normalmente trabalhariam", disparou o presidente.

Outro ponto crítico da pauta de reivindicações é a exigência de avanços nas negociações com o Governo Federal e a CBTU sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE). Até o momento, os trabalhadores não receberam uma proposta satisfatória, o que aumenta a possibilidade de uma paralisação.

Evento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência reforça a importância da inclusão no trabalho


Pessoas com deficiência costumam ser tratadas com discriminação, preconceito e exclusão de seus direitos. No acesso ao trabalho, ainda há desigualdade de oportunidades. Por essa razão, a Constituição Federal e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, promulgada com status constitucional consagram a promoção da igualdade de oportunidades em todas as áreas, a exemplo do trabalho, educação, saúde, transporte, moradia, lazer, entre outras.
Há necessidade de se discutir as questões inerentes à inclusão das pessoas com deficiência. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, sempre no mês de agosto, é um momento de abordagem dessa temática e busca conscientizar o Estado e a sociedade sobre a importância de se discutir todas os temas relacionados às pessoas com deficiência.

Para o auditor fiscal do trabalho Fernando Sampaio, que atua há 15 anos na fiscalização da inclusão, “é um momento importante para a redução das desigualdades, uma vez que são discutidas questões entre pessoas com deficiência, sociedade civil e órgãos estatais, ressaltando que a inclusão é interseccional e sempre é promovida por meio de intensa articulação social e quebras de barreiras, sobretudo as atitudinais”.

Ao palestrar sobre o tema, no Cabo de Santo Agostinho, ele destacou que é importante as pessoas que lidam com a inclusão de pessoas com deficiência se vejam como promotoras de oportunidades, de autoestima, de dignidade e de felicidade. O auditor também explicou sobre a Aprendizagem Profissional das pessoas com deficiência, considerada um dos melhores instrumentos para inclusão de tais pessoas no trabalho e o reconhecimento da Lei acerca de sua importância, por meio de alterações específicas para aprendizes com deficiência, na CLT e em outras legislações. Ele explicou as diferenças existentes na regulação da Aprendizagem Profissional para as pessoas com deficiência em relação àquelas sem deficiência:

“O aprendiz com deficiência, ao contrário do aprendiz sem deficiência, não tem limite máximo de idade. A pessoa com deficiência de 40 anos pode ser aprendiz. O limite máximo de duração de 2 anos não é aplicável para os aprendizes com deficiência. Também não há exigência de escolaridade para o aprendiz com deficiência. Ele é avaliado por suas habilidades e competências. Para o aprendiz com deficiência maior de 18 anos não há necessidade de vinculação a uma escola regular. Para os aprendizes com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pode acumular o recebimento do salário-aprendiz, pago pela empresa, com o BPC, por até 24 meses”, informa.

Diferenças entre o BPC para o emprego formal

Fernando também falou sobre o Benefício de Prestação Continuada e mostrou as diferenças do BPC para o emprego formal de carteira assinada. “O emprego tem muito mais vantagens como 13º salário, FGTS, abono do PIS para quem ganha em média dois salários-mínimos, gera pensão para os dependentes. Ressalta também que as empresas sujeitas à reserva legal do artigo 93, da Lei nº 8.213/91, de 2% a 5% sobre o total de empregados, com 100 ou mais empregados, geralmente oferecem salários superiores ao salário-mínimo, planos de saúde, ticket-alimentação. Há oportunidade de obtenção de adicionais, gratificações, pagamento de horas extras. Tudo isso são remunerações e vantagens não oferecidas pelo BPC”, salienta.

Fernando observa que o trabalho de inclusão precisa ser feito em articulação com as entidades “DE” e “PARA” pessoas com deficiência. Além disso, entidades da sociedade civil e do Estado relacionados com temáticas como trabalho, saúde, juventude, educação, direitos humanos e assistência social, entre outros. Alguns exemplos deles são os conselhos municipais e estaduais das pessoas com deficiência, as secretarias de saúde, de trabalho, de assistência social, de direitos humanos, agências do trabalho, além de entidades qualificadoras das pessoas com deficiência como o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat), CIEE e outras.
Deve ser frisado que o Ministério do Trabalho e Emprego tem um papel fundamental na inclusão da pessoa com deficiência, uma vez que a Auditoria Fiscal do Trabalho detém a competência para fiscalizar o cumprimento das reservas legais de inclusão e de autuar, quando necessário.

É importante pontuar que existem duas cotas legais, que resguardam o direito das pessoas com deficiência para acesso aos empregos privados e públicos: a) A Lei nº 8.213/91, art. 93, que estipula a reserva legal para pessoas com deficiência e reabilitadas da Previdência Social, com percentuais escalonados de 2% a 5% sobre os totais de empregados das empresas com 100 ou mais empregados, considerando o somatório de empregados da matriz e de todas as filiais; e b) o Decreto nº 9.508/2018, que estipula a reserva de, no mínimo, 5% das vagas de cada concurso público para os candidatos com deficiência. Esta fiscalização é feita na Superintendência Regional do Trabalho (SRT) do local da matriz.

O auditor fiscal do trabalho relata a discriminação, inclusive por recusa de adaptações razoáveis e desconhecimento da temática, gerando barreiras e obstáculos para a inclusão. Reforça a importância de os empresários serem treinados e capacitados para que cumpram a reserva legal a que são obrigados. Para cada empresa que não cumpre a cota, existe outra de porte similar e mesma atividade econômica com a cota cumprida.

Cenário atual da inclusão da pessoa com deficiência no trabalho

O cenário é que ainda tem, aproximadamente, 50% das vagas da cota legal da Lei de Cotas a incluir, porque há uma dificuldade muito grande, há uma barreira muito grande das empresas, seja pela questão da discriminação, de um capacitismo, seja também por uma questão de desconhecimento da causa, da temática, de não saber como incluir e não investir para a capacitação da empresa neste tema. Na realidade, o que se precisa mais hoje é também capacitar as empresas para que elas quebrem falsos obstáculos e que saibam incluir. O foco não é só na pessoa com deficiência. O maior entrave são as empresas, que necessitam promover empregabilidade da pessoa com deficiência e reabilitada”, aponta o auditor.

“Mais de 90% das pessoas com deficiência empregadas no Brasil estão em empresas sujeitas à Lei de Cotas, médias e grandes empresas, com 100 ou mais empregados. Menos de 10% das pessoas com deficiência em empregos formalizados são vinculados a empresas com menos de 100 empregados, apesar destas empresas menores empregarem mais de 50% de todos os empregos no Brasil. Tais dados reforçam a grande importância da Lei de Cotas para a formalização de empregos de pessoas com deficiência”, frisa Fernando.

Diego Hypólito fala sobre disciplina e persistência diante dos desafios em palestra no RioMar Recife


“Caí nas Olímpiadas de 2008. Eu disse que seria campeão nas Olimpíadas de 2012 e caí de novo, de cara no tablado. Como se levantar? Como continuar depois?”. Estas e outras questões foram levantadas por Diego Hypólito, ginasta campeão mundial e medalhista olímpico, nesta terça-feira durante o evento RioMar Talks, promovido em parceria entre o RioMar Recife e a Associação dos Lojistas do Shopping RioMar. Na palestra “Superação: vencendo adversidades”, no Teatro RioMar Recife, ele falou sobre sua história de vida e sobre a disciplina e persistência diante dos desafios. 

Durante o evento voltado para lojistas, Diego Hypólito contou a sua trajetória de vida e o início da carreira como ginasta, que começou inspirada na irmã Daniele Hypólito. Da mudança de São Paulo para o Rio de Janeiro para vivenciar a vida de atleta, das dificuldades financeiras que a família passou, das adversidades impostas pelas condições de vida em uma nova cidade, sem energia por meses, com comida escassa, Diego tirou lição de tudo. “Na adversidade, sempre há a possibilidade de desistir, mas também de persistir. Devemos andar com quem nos incentiva e saber que não precisamos provar nada para ninguém”, falou.

Diego fez uma linha do tempo da sua trajetória como ginasta, desde as disputas nos mundiais, lesões, conquistas das vagas olímpicas e das duas quedas nos Jogos Olímpicos antes de se tornar o primeiro medalhista da ginástica masculina do Brasil na competição. “Em Pequim, em 2008, me classifiquei em primeiro, dei entrevista dizendo que seria campeão, mas quem ganha antes de competir? Fui soberbo, a gente só ganha por mérito. E, por mais que tenha me tornado soberbo naquele momento, eu fiquei trisque porque tinha treinado muito e sentia que o resultado não era só meu, mas de todo o Brasil porque o país me fez maior do que eu era”, disse.

No intervalo do ciclo olímpico seguinte, Diego entendeu que precisava de ajuda psicológica, se reerguer. Mas, nas Olímpiadas de Londres de 2012, uma nova queda, dessa vez de cara no tablado. “Essa queda foi tão dolorosa que eu achava que nunca mais conseguiria realizar meu sonho de conquistar uma medalha olímpica, pensei que tinha acabado minha carreira. Fui novamente muito duro comigo, me senti muito sozinho. Mas Diego não desiste”, pontuou, emocionado.

Foi competindo no Brasil, em 2016, que a tão sonhada medalha veio, a prata no solo. “Este foi o dia que mostrou que a gente pode cair, mas tem o direito de se levantar. Ninguém vai definir até onde você vai, o sonho ou a empresa de vocês”, concluiu, complementando que medalha é bom, mas que outras coisas na vida também são importantes. “Medalha é bom, mas o que mais valoriza é o que te satisfaz. Todo mundo sai de casa todos os dias pensando em fazer o melhor”.

Fotos: Heudes Régis 

Selfit Academias amplia rede e se estabelece em mais de 60 municípios brasileiros


A Selfit Academias continua sua trajetória de crescimento exponencial no Brasil, consolidando-se como uma das principais redes de academias do país. Com um modelo de negócios acessível e inclusivo, que envolve unidades próprias e franquias, a empresa vem ampliando sua presença em diversas regiões, alcançando novos públicos e fortalecendo sua marca.

Nos últimos meses, a expansão da rede se acelerou significativamente. Na última quinzena de julho e primeira de agosto, o foco foi total nos estados de Pernambuco e Maranhão, que totalizou 07 novas unidades no total, apenas neste período. Hoje, a rede já conta com academias espalhadas por 16 estados, abrangendo mais de 60 municípios em todo o território nacional. Essa expansão reflete não apenas a aceitação positiva do modelo da Selfit, mas também a demanda crescente por ambientes acessíveis e modernos para a prática de atividades físicas.

 

Segundo Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, "Quem vem nos acompanhando nesses últimos meses deve saber que trabalhamos muito para o projeto de expansão dar certo. Ter as nossas academias espalhadas por 16 estados do país, em mais de 60 municípios, só comprova o nosso crescimento e a projeção positiva para avançar ainda mais." A Selfit se destaca no mercado por oferecer um ambiente inovador, com equipamentos de alta qualidade e uma proposta de democratizar o acesso ao fitness, sem abrir mão da qualidade. A perspectiva para os próximos meses é de continuar expandindo e levando a experiência Selfit para ainda mais brasileiros.

Sobre a Selfit Academias

Com a primeira unidade inaugurada em Salvador no ano de 2012, a Selfit Academias se tornou uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. Presente em quase todos os estados do Brasil, totaliza mais de 130 unidades - entre próprias e franquias - com o principal propósito de se conectar à jornada de vida de cada pessoa, despertando a paixão pelo movimento, respeitando as metas e particularidades de cada cliente.

Em constante evolução para oferecer o melhor acolhimento, experiência, equipamentos de última geração e professores certificados para que cada um encontre sua melhor versão todos os dias. Em 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo, que já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A startup, fundada em 2017, tem o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas por meio de conteúdos fitness, saúde e bem-estar, conta atualmente com mais de 500 mil usuários. Para mais informações, visite o site oficial.

Em Paulista, parceria entre Shopping Norte Janga e o Instituto Vida promove a Primeira Jornada em Saúde Mental e Física


Em alusão ao setembro amarelo que trata da saúde mental e física das pessoas, na próxima terça-feira (03) de setembro, das 7h às 17h, no salão de eventos do shopping Norte Janga, será realizada a primeira "Jornada de Saúde e Vida, Descubra sua Idade Biológica".

Na ocasião do evento, que será totalmente gratuito e destinado à população em geral, profissionais irão realizar o aferimento da pressão arterial, da glicose, e darão orientações nutricionais. A jornada ainda contará com palestras que abordarão temas sobre o cuidado da saúde mental.

Segundo a coordenadora do evento, Quezia Cunha, o trabalho será direcionado a pessoas maiores de 18 anos. "Todos temos uma idade cronológica medida por anos, contudo também existe a idade biológica. Nesse sentido, uma pessoa com 30 anos, dependendo de como se alimenta e cuida de sua saúde física, pode ter uma idade biológica de 20 anos ou 50 anos. Através de testes que iremos realizar, as pessoas que venham ao evento poderão descobrir sua idade biológica", destacou.

Já sobre as palestras, a psicóloga, Emyli Cavalcanti, ressalta a importância de se tratar regularmente da saúde mental. "Na jornada, vamos abordar diversos temas para que, por meio de ações, as pessoas possam superar efeitos colaterais do estresse, da ansiedade e sobretudo para desenvolver uma harmonia entre mente e corpo, evitando assim quadros graves de descontrole emocional”.

Ainda sobre a questão, a nutricionista Mayara Santos, aponta sobre a relevância de uma boa alimentação atrelada a atividades físicas para fortalecer o físico e o mental de cada pessoa. “Se engana quem pensa que a alimentação não influencia na saúde. Devemos ter uma educação e um balanceamento entre proteínas, carboidratos e gorduras. Tendo um controle adequado na ingestão de alimentos, conseguimos longevidade cronológica e biológica”.

Serviço:

Primeira Jornada Saúde e Vida, Descubra sua Idade Biológica 

Quando: Na terça-feira (03) de setembro das 7h às 17h 

Onde: No Salão de Eventos do shopping Norte Janga, na Avenida Dr Cláudio José Gueiros Leite 2491 - Janga - Paulista 

Entrada gratuita

Com informações e imagens do jornalista Jesus Rondon

Pires Advogados de cara nova: marca repaginada, filme no ar e novo site a caminho

 
A recente mudança de sede da Pires Advogados faz parte de uma estratégia mais ampla. Além do novo endereço, localizado na Torre 5 do Riomar Trade Center, o escritório jurídico - que é referência em Direito Ambiental e Urbanístico no Brasil - também está lançando sua nova marca, seu primeiro filme institucional e, em alguns dias, também um novo site. A estratégia de branding reforça que, apesar da necessidade de transformação imposta pela dinâmica dos mercados, a essência do escritório permanece a mesma: a equipe continua focada em encontrar as soluções mais assertivas para os clientes.

A nova marca foi criada por Sérgio Pires, diretor da Prajna Ideias Criativas, que também foi responsável pela criação da marca anterior, utilizada pelo escritório por cerca de 30 anos. Nesta versão recém-lançada, o conceito do globo terrestre foi mantido, mas reformulado. Uma folha estilizada envolve o globo, e o verde foi incorporado à composição com o cinza, para demonstrar a conexão do escritório com o meio ambiente natural e o meio ambiente construído, que são os focos de suas áreas de atuação.

O vídeo institucional foi criado a partir de uma montagem que exibe o passado, as perspectivas para o futuro e o portfólio da Pires Advogados. O roteiro, também desenvolvido por Sérgio, da Prajna, foi dirigido por Leo Crivellare. As cenas foram gravadas na nova sede, com a participação dos diretores e advogados, que apresentam, de forma breve, o portfólio do escritório.

Por fim, o site, que está em fase final de desenvolvimento, está aos cuidados de Hugo Madureira, da Plano 4. A empresa tem a missão de criar um ambiente que reflita exatamente esse momento da Pires Advogados. Além da atenção à nova estética, o site terá conteúdo informativo e objetivo, sem descuidar dos recursos técnicos mais exigidos por quem acessa e consome conteúdo em meio digital.

Patricia Lemos, Diretora Executiva da Pires, comenta que, apesar de antigo, o slogan "pense globalmente, aja localmente" permanece extremamente atual. “É assim que as empresas precisam atuar, afinal, a importância da sustentabilidade nas atitudes corporativas e pessoais é crescente”, finaliza Patricia.

Hospital Mestre Vitalino seleciona fisioterapeuta e fonoaudiólogo


O Hospital Mestre Vitalino (HMV) está com processo seletivo aberto para fisioterapeuta e fonoaudiólogo (edital 33/2024), com 2 vagas de ampla concorrência para cada função, com carga horária de 30h semanais para fisioterapeuta e 24h semanais (dois plantões fixos de 12 horas) para a função de fonoaudiólogo. Os interessados em participar da seleção devem encaminhar currículo (em formato PDF) para o email: processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br. 
No assunto do e-mail devem constar o nome completo do candidato e a função pleiteada, e em anexo devem seguir os comprovantes de formação; dos cursos referentes ao cargo a que concorre; do registro ativo do respectivo conselho regional de Pernambuco, quando o cargo assim exigir conforme anexo III; e a Declaração de Responsabilidade da Veracidade das Informações Prestadas assinada, Anexo VII.
As convocações para as etapas do processo seletivo serão realizadas através de publicação de edital no site oficial da unidade, devendo o candidato se apresentar, obrigatoriamente, munido de documento de identificação oficial que contenha foto, demais documentos exigidos, para cada etapa (conforme edital), e, nos horários, locais e datas estabelecidos no cronograma. O candidato será convocado, após cumprimento dos critérios de avaliação, na ordem classificatória, através do e-mail pessoal. O resultado final será divulgado pelo site institucional www.hospitalmestrevitalino.com.br/index.php/editais.

A convocação dos candidatos para contratação (sob o regime da CLT) será realizada de acordo com a necessidade do serviço, observando-se a ordem de classificação. O candidato, aprovado em todas as etapas do processo, que não for contratado em razão do número de vagas disponíveis, ou, por não ser vaga para cargo efetivo, ficará no cadastro reserva da unidade por um período de até 06 (seis) meses, a contar da data de publicação do resultado final no site oficial da unidade, com possibilidade de renovação por igual período, podendo ser convocado quando do surgimento de novas vagas para o cargo pleiteado. O HMV fica localizado na rodovia BR-104 (sentido Toritama), 756, bairro Luiz Gonzaga.

Lia de Itamaracá e outras atrações fizeram sucesso no Pernambuco Meu País, em Arcoverde no último fim de semana


O Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-Pe) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), atraiu mais de 37 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto em Arcoverde, no Sertão do estado, segundo informações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). O evento ofereceu 11 países que abraçam diversas linguagens culturais e múltiplas atrações, garantindo entretenimento gratuito para o público.

Quem esteve na Praça da Bandeira, o polo principal do Festival, desfrutou da oportunidade de assistir a artistas pernambucanos e nacionais de altíssima qualidade. Na sexta-feira (23), o palco recebeu o espetáculo Pernambuco Meu País (PE), Luana Tavares (PE), Negra Li (SP) e Francisco El Hombre (SP). No sábado (24), foram as apresentações de Berinho (PE), Lipe Lucena (PE), Nanara Bello (PE) e Matheus Fernandes (CE) que encantaram o público. Por fim, no domingo (25), Lia De Itamaracá (PE), Clayton Barros (PE), Jorge Du Peixe (PE) e Capital Inicial (DF) encerraram o final de semana com chave de ouro.

Como já é tradição, o espetáculo Pernambuco Meu País abriu os trabalhos do palco homônimo na sexta-feira (23), misturando diversos ritmos da cultura popular pernambucana com outras linguagens artísticas como circo, dança e artes cênicas. Com direção musical de Jam da Silva e direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, o espetáculo presta uma reverência a dois ícones eternos da nossa cultura: Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, homenageados do festival Pernambuco Meu País. O espetáculo foi criado especialmente para o festival e traz em seu cerne referências às artes desses dois mestres pernambucanos. 

Ainda na sexta-feira, foi a vez de Luana Tavares trazer o seu canto da mata. Natural de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, Luana usa seus versos e melodias para cantar sobre o seu lugar no mundo e sua essência, misturando leveza e intensidade para falar sobre aceitação, pertencimento e empoderamento negro e feminino. O repertório foi composto por canções autorais como “Boca da Mata”, “Bem me quero” e “A flor da pele”. Além de releituras de canções de outros artistas como “Banho de folhas” de Luedji Luna.

“Hoje eu estava conversando com um morador daqui de Arcoverde e ele me falou o quanto é importante receber um festival como este. Estou muito feliz de fazer parte disso”, declarou Luana.

Logo depois foi a vez de Negra Li subir ao palco, trazendo toda a força e atitude do rap. A apresentação começou com o sucesso "Vai na fé", e logo a plateia se animou, dançando e cantando junto em músicas como "Olha o menino", "Paz interior", “Você vai estar na minha” e "Guerreiro e Guerreira". Negra Li também prestou uma homenagem ao cantor Chorão, da banda Charlie Brown Júnior, ao interpretar "Não é sério". 

“Foram três horas de avião e quatro horas de estrada para chegar aqui. Valeu cada segundo, estou muito feliz de fazer parte disso”, declarou Negra Li do palco. 

Finalmente, a banda Francisco el Hombre tomou o palco e agitou o público. Com uma década de trajetória, o grupo anunciou uma pausa na carreira e, por isso, está em uma turnê de despedida. Quem estava em Arcoverde teve a sorte de assistir a uma das últimas apresentações da banda que contou com “Calor da rua”, “Triste, louca ou mar” e “O dólar vale mais que eu”. O público também conferiu o novo hit “Segunda-feira”. 

“Poder pisar aqui pela primeira vez foi uma experiência incrível. E nessa reta final, não tem como não ficar emocionado, né? A cada show que passa, percebemos que temos pouco tempo para ficar juntos”, disse Sebastianismos, baterista da banda. 

No sábado (24), a noite teve início com Berinho, que trouxe a animação do forró ao palco. Natural de Caruaru, Berinho encantou o público com um repertório que mesclou clássicos e sucessos mais recentes do gênero, incluindo "Quatro semanas de amor", "A morte do vaqueiro", "Lembrança de Um Beijo" e "Anjo querubim"."Estou muito honrado em participar do Festival Pernambuco Meu País. Preservar a nossa cultura é fundamental, pois são as nossas raízes. Precisamos garantir que ela permaneça viva para as próximas gerações, para que nunca se perca.", afirmou Berinho. 

Depois foi a vez de Lipe Lucena chegar com o seu repertório diversificado unindo forró, sertanejo e brega funk em uma única apresentação. “Engravidou vai ter um menino”, “Hoje Dói”, “Só fé” e “Meio termo” fizeram parte da setlist. "Agradeço a todos de Arcoverde que vieram prestigiar nosso show. É uma alegria imensa para toda a minha equipe. Notei que a plateia era composta tanto por pessoas mais maduras quanto por uma galera mais jovem, então fiz questão de incluir músicas para que todos pudessem curtir", comentou Lipe ao falar sobre seu repertório.

Para elevar ainda mais a energia da noite, Nanara Bello subiu ao palco com uma série de hits do brega funk. Canções como "Tu Tava Na Revoada", "Parecia Tempestade", "Forró e desmantelo", "Piração", "Eu vou sentar" e "Baile de favela" fizeram os arcoverdenses dançarem sem parar. A cantora, que iniciou sua carreira em renomadas bandas de forró, tem conquistado seu espaço com uma voz poderosa e uma presença de palco marcante. Natural de Arcoverde, Nanara expressou sua felicidade por participar do festival. "Preparei o repertório com muito carinho, porque a minha terra sempre merece algo especial", afirmou.

Por fim, Matheus Fernandes encerrou a noite com chave de ouro. O cantor, que tem se destacado no cenário musical brasileiro com sua mistura envolvente de forró e sertanejo, empolgou o público com uma apresentação cheia de energia e hits que todos adoram cantar. Conhecido por sucessos como "Baby Me Atende" e "Coração Cachorro", Matheus mostrou todo o seu talento e carisma no palco. Com uma carreira em ascensão desde seu início no Ceará, ele vem conquistando cada vez mais fãs pelo Brasil. No repertório, não faltaram músicas como "Baby me atende", "Lapada dela", "Triplex" e "Tem café".
“Estar em Pernambuco é sempre motivo de alegria. A gente roda o país todo fazendo show, graças a Deus, mas a nossa raiz está aqui no nordeste”, declarou Matheus. 

No domingo (25), quem abriu a noite foi a sereia de Itamaracá Lia de Itamaracá com sua ciranda sem fim, boleros e cocos. A rainha da ciranda desfilou uma série de hits do seu trabalho autoral, entre clássicos absolutos e músicas do seu mais recente álbum. No palco, ela fez piada com uma vizinha imaginária numa música, saudou as vacinas brasileiras e brincou com o público.

Em seguida, um filho da terra, o cantor e compositor Clayton Barros apresentou seu novo show, “Primitivo Atemporal”, pela primeira vez em sua cidade natal. O músico que é um dos líderes do Cordel do Fogo Encantado se apresentou com uma banda formada por Felipe Weinberg (bateria), Nego Henrique (percussões), Jadson Bactéria (contrabaixo) e Thiago Rad (guitarra). O repertório incluiu doze composições autorais, incluindo Faroeste, Barco Sem Rumo, Flor de Vulcão e a faixa-título Primitivo Atemporal, além de Boi Luzeiro e Chover, que foram lançadas pelo Cordel do Fogo Encantado, com coautoria de Barros e Lirinha.

Pela primeira vez em Arcoverde com seu Baião Granfino, o cantor Jorge Du Peixe mostrou porque o álbum foi considerado um dos melhores dos últimos anos. Com releituras modernas e muito próprias do repertório de Luiz Gonzaga, rei do baião, Jorge provou ser um profundo conhecedor de música, em especial da produzida no Nordeste.

Também foi a estreia da banda Capital Inicial em Arcoverde e o público local parecia que desejava esse show há muito tempo. Já com muitos anos de carreira, a Capital Inicial mostrou porque alcançou esse status na praça da bandeira de Arcoverde. Foi um desfile de sucessos um atrás do outro sem pausa ou tempo pra respirar. Dinho Ouro Preto segue em plena forma e cada vez mais solto do que nunca no palco, interagiu, cantou e dançou com um público lotado que veio abaixo cada vez que um novo hit era cantado. 

Além do palco principal, quem passou por Arcoverde também pode aproveitar nos demais polos muitas atividades que abraçaram a nossa cultura nas mais diversas linguagens, como as realizadas no País das Conexões Criativas, País da Cultura Alimentar, País das Brincadeiras, País do Circo, País das Culturas Populares, País das Artes Cênicas, País da Música, País da Música Instrumental, País das Conexões Urbanas e País da Literatura.

País da Literatura, País das Culturas Populares, País das Conexões Urbanas, País da Música, País das Artes Cênicas e País das Conexões Visuais. 

Na manhã da última sexta-feira (23), por exemplo, foi realizada no País da Cultura Alimentar uma intervenção gastronômica dedicada ao Bolo de Noiva, reconhecido recentemente como Patrimônio de Pernambuco. O professor de gastronomia, Rodrigo Rossetti conduziu a oficina e destacou a importância da preservação das tradições culinárias e a transmissão desses conhecimentos para as novas gerações.”Diferente do Bolo de Rolo, que precisa obrigatoriamente ter goiabada, o Bolo de Noiva pode ser feito de várias maneiras, seja com cacau, com refrigerante, ou sem nenhum desses ingredientes, todas as opções são válidas”, explicou.

No sábado (24), no do País das Conexões Visuais, na Galeria de Arte do SESC Arcoverde, três exposições ficaram expostas durante o Festival Pernambuco Meu País: duas de artes visuais e uma de fotografia. A de artes visuais foi a “Retratos do Sertão: Um Olhar Fotográfico sobre a Cultura Popular” de John Wesley e as de fotografia são: exposição Encantados de Allan Luna e a exposição Retrato Oco de PV Ferraz.

Na Estação de Cultura ainda houve a vivência Lambidaço do artista Nando Zevê. “A ideia foi valorizar a diversidade que está dentro das artes visuais, no Sesc são exposições que misturam as artes visuais mesmo. Teve também escultura, pífanos, xilogravuras, para além das fotografias”, explicou Mekson Dias, assistente administrativo de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

No domingo (25), o frevo e o breaking estiveram presentes em Arcoverde. Com apresentações na Praça Virgínia Guerra, o País das Conexões Urbanas teve como atrações o espetáculo O Frevo, do Grupo Guerreiros do Passo; e o Batalha All Style Convidado, da Federação Pernambucana de Breaking. Já na comedoria do Sesc-PE, outra atração no polo do festival foi a montagem Omo Iya, de Natasha Disantiago.

Trajados de vestimentas de trabalhadores dos anos 1950, eles apresentaram ao público arcoverdense o resultado de anos de pesquisa sobre a origem do frevo, com explicações didáticas e lúdicas sobre o contexto da época se alternavam, encantando todos os presentes.

O Festival Pernambuco Meu País passará ainda pelo município de Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Em todas as cidades, estão sendo realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Shopping Costa Dourada tem fim de semana de samba e pagode


O Shopping Costa Dourada promove um fim de semana com o melhor do samba e do pagode com o show gratuito que o grupo PDA (Pagode dos Amigos) realiza neste sábado (31). A apresentação é aberta ao público e tem início às 18h30, na Praça de Alimentação do centro de compras.

O PDA possui um repertório recheado de canções de sucesso de Jorge Aragão, Raça Negra, Belo e Sorriso Maroto, entre outros grandes nomes do samba e do pagode. “Nosso estilo agrada a todos os públicos, pois cantamos das atualidades até os sambas clássicos”, explica Alex Silva, percussionista no PDA. “O público pode esperar muita energia positiva, alegria e interação”, completa o artista. Além de Alex, o grupo PDA é formado por Alberis (cavaco), Juninho Kanhota (pandeiro), Dan Alves (cantor), Jamelão da Silva (cantor/violão) e Mateus Neves (reco-reco).

Fique atento ao alerta da SBD sobre medidores de glicose sem agulha


A tecnologia para aferição do índice de glicemia tem avançado, com o desenvolvimento e lançamento de novos equipamentos, incluindo dispositivos sem agulhas que prometem poupar o usuário do desconforto das picadas. No entanto, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) faz dois alertas importantes para quem convive com a doença: o sangue ou um sensor intersticial é indispensável para esse procedimento e qualquer medidor de glicose necessita de validação técnica do setor.

A preocupação da entidade se deve à chegada, ao mercado nacional, de dispositivos que não passaram pelo crivo da área e, entre eles, estão os que não utilizam agulhas.

“Para medição da glicose, é necessária uma amostra de sangue ou um sensor, com agulha de 4 milímetros, capaz de aferir o nível dessa substância na região subcutânea, localizada abaixo da camada superficial da pele [derme] e acima dos músculos”, afirma o endocrinologista Márcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD.

“Sem essas técnicas, é possível aferir, por exemplo, oxigenação e o nível de batimentos cardíacos, mas isso não se aplica a substâncias como os carboidratos”, reforça.

Entre os equipamentos mais recentes que passaram a ser oferecidos pela indústria do segmento médico-hospitalar e que chamaram a atenção da sociedade está um oxímetro encaixado à ponta do dedo. A publicidade do produto - que não foi testado, muito menos autorizado pela instituição - afirma se tratar do “mais preciso e menos invasivo item do gênero no mundo”. 

_*SBD desconhece o novo equipamento*_
“Do ponto de vista formal, a Sociedade Brasileira de Diabetes desconhece esse aparelho”, destaca o especialista. Ele ressalta que o fabricante não fez qualquer contato ou apresentação oficial do dispositivo à entidade. 

“Portanto, não temos nenhuma informação sobre a segurança e eficácia do produto”, explica. Ele frisa, entre outros aspectos, que não foram realizados estudos comparando os resultados destes dispositivos com os exames já conhecidos e validados tecnicamente no Brasil, como a glicose capilar (método tradicional com amostra de sangue) ou glicose intersticial (sensores).

“Por estes motivos, a recomendação da SBD é para que as pessoas com diabetes evitem estes produtos e façam seus exames de forma tradicional. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, muitos riscos estão envolvidos quando ocorre um erro na medição da glicose”, conclui Marcio Krakauer.

*_Desigualdade amplia mortes por diabetes no Nordeste_* 
O monitoramento da glicose é vital para os diabéticos, doença que avança no Brasil, com índice de mortalidade no Nordeste maior que no restante do país. 
Uma pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgada ano passado – e realizada entre 2010 e 2020 - aponta um crescimento do número de mortes por diabetes melitus. 

No Brasil, a média atual é de 30 mortes por diabetes a cada 100 mil habitantes. Mas, nos estados nordestinos, esse índice sobe para 34,4/100 mil habitantes. O levantamento aponta uma relação dos números da região com desigualdades de renda, condições precárias de moradia, baixa escolaridade e falta de acesso a serviços de saúde.

Projeto "Por Trás dos Tijolos", da Pernambuco Construtora, fortalece cultura de sustentabilidade e marca empregadora


A Pernambuco Construtora, conhecida por seu DNA inovador e compromisso com a sustentabilidade, lançou o projeto "Por Trás dos Tijolos". A iniciativa visa divulgar as diversas ações desenvolvidas nos bastidores da empresa, destacando a qualidade, a gestão de pessoas, a segurança e saúde ocupacional, além do respeito ao meio ambiente. O projeto, recentemente implementado, tem como objetivo fortalecer a cultura voltada para as pessoas e reforçar o compromisso de ser uma marca empregadora de destaque.

Ana Nascimento, Gerente de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional da Pernambuco Construtora, explica que o projeto surgiu da necessidade de dar mais transparência às práticas internas da empresa. "A Pernambuco Construtora sempre apoiou iniciativas diferenciadas, tanto em tecnologia quanto em sustentabilidade. Isso faz parte da nossa essência, mas percebemos que essas ações, muitas vezes, não estavam sendo devidamente catalogadas e divulgadas. Com o 'Por Trás dos Tijolos', queremos assegurar que todos os nossos colaboradores, fornecedores, corretores, clientes e parceiros estejam cientes das práticas sustentáveis e de gestão que fazem parte do nosso dia a dia", afirma Ana.

O projeto é uma plataforma de comunicação que expõe todas as iniciativas internas, desde programas de qualidade até as ações de segurança e saúde ocupacional. "Nosso objetivo é compartilhar essas informações de forma transparente, não só para fortalecer a cultura interna, mas também para mostrar ao mercado o quanto nos preocupamos com as pessoas e com o meio ambiente. Isso ajuda a consolidar nossa imagem como uma marca empregadora comprometida e inovadora", destaca a gerente.

Além de beneficiar os colaboradores e parceiros, o "Por Trás dos Tijolos" também oferece aos clientes e ao público geral uma visão clara dos valores que permeiam a construtora. "Queremos que todos saibam que, por trás de cada tijolo, há uma equipe dedicada a construir não apenas edificações, mas também um futuro mais sustentável e responsável", conclui Ana Nascimento.

O projeto reflete o compromisso contínuo da construtora com a inovação e a sustentabilidade, promovendo uma cultura organizacional sólida e transparente, onde todos os envolvidos podem se sentir parte de uma empresa que valoriza e cuida de seus recursos humanos e ambientais. É importante ressaltar que a construtora atua em Pernambuco há 57 anos e possui importantes obras em outros Estados, com destaque para o Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia e São Paulo.

Shopping Guararapes recebe nova edição da feira de festa infantil


A partir de hoje, 27 de agosto, até domingo, 1º de setembro, o Shopping Guararapes será o palco da 6ª Edição da Festa Kids, uma feira que se tornou referência no mercado de festas infantis. Realizada na Praça de Eventos do mall, a feira reunirá quase 50 empresas especializadas em buffet, fotografia, decoração, bolos, doces e lembranças personalizadas, apresentando ao público as últimas tendências e inovações para tornar as celebrações infantis ainda mais autênticas.

Com uma expectativa de público de 2 mil pessoas por dia, a Festa Kids 2024 promete encantar as crianças e suas famílias com novas atrações, incluindo a presença dos personagens fantasiados de “Divertidamente”, “Bluey”, e “Stitch e Angel”, uma produção da empresa Job e Ação para entreter os visitantes. Além das novidades, a feira destacará tanto temas atuais quanto clássicos, como as icônicas Princesas da Disney, garantindo opções para todos os gostos.

Para celebrar mais uma edição do evento, os expositores oferecerão condições especiais e descontos para festas fechadas durante a feira, tornando essa uma oportunidade imperdível para quem deseja planejar uma celebração para os próximos meses. A entrada é gratuita, e a feira ocorre das 9h às 22h de terça a sábado, e das 12h às 21h no domingo.

Deputado estadual Gilmar Júnior oficializa apoio à Thaíse Torres, em Caruaru


O movimento levantado pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV) começa a se solidificar, com a oficialização das candidaturas dos profissionais de enfermagem aos cargos de vereança. Em Caruaru, o parlamentar esteve no lançamento da candidata Thaíse Torres (PDT), enfermeira obstetra e professora universitária com mais de dez anos de atuação na capital do agreste. 

“Eu conheço Thaíse há quase 15 anos. Temos uma trajetória juntos na luta pelos direitos relativos à saúde, seja para com a população, seja para com os nossos colegas de trabalho. Precisamos de mais profissionais de enfermagem no legislativo e de mais mulheres também. Thaíse atende a esses requisitos e vai além: é inteligente, articulada, forte e conhecedora dos problemas relativos à saúde em Caruaru. Tenho certeza que terá uma atuação cirúrgica, especialmente nessa área!”, argumentou o parlamentar.

“Estar ao lado do deputado Gilmar Júnior redobra a potencialidade da campanha, reforçando o nosso compromisso com Caruaru. É com ele que venho construindo as propostas da vereança que iremos implementar no meu futuro mandato.”, pontuou a candidata.

Para lançar Thaíse como candidata, Gilmar Júnior fez articulações importantes: conseguiu o aval de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, e inseriu a candidata numa base política forte, formada por Zé Queiroz, candidato a prefeito do município, e Tonynho Rodrigues, vice de Zé. Eles passaram a ter o apoio do deputado, que teve mais de cinco mil votos na cidade.

O Home Center Ferreira Costa disponibiliza programa de Trainee para formação de novos profissionais


O Home Center Ferreira Costa está com vagas disponíveis para os interessados em cargos de liderança. Para fazer parte, os candidatos passarão pelo programa de trainee, pensado para fornecer uma experiência desafiadora e enriquecedora, destinada a talentos que buscam desenvolver suas habilidades em um ambiente dinâmico e inovador. 

A Ferreira Costa é uma empresa centenária, reconhecida como o maior home center do Norte e Nordeste e o 4º maior do Brasil e procura pessoas comprometidas e apaixonadas pelo negócio. As vagas serão preenchidas por profissionais que se sintam motivados por buscar
soluções para desafios reais no mercado de varejo. 

Os pré-requisitos da vaga se resumem em formação superior concluída, disponibilidade para residir em outros estados onde o Grupo faz parte, flexibilidade para trabalhar em escala (finais de semana e feriados), mobilidade para viagens, ter paixão pelo varejo
 e pessoas A partir da primeira fase, os candidatos passarão por treinamentos exclusivos do programa, além de treinamentos práticos em nossas lojas, atuação nas diferentes áreas do negócio, mentoria com profissionais experientes do varejo e da área de recursos humanos, com duração aproximada de 12 meses. 

Enquanto o treinamento estiver acontecendo, os trainees terão direito a vale-transporte, refeitório, assistência médica e odontológica, convênio farmácia, área de descanso, kit de Natal, estacionamento e programa de participação nos resultados. 

Essa é uma oportunidade única para acelerar a carreira e fazer parte de uma empresa em expansão, que valoriza as pessoas e a inovação. As etapas do processo seletivo começam a partir da inscrição, seguindo para o teste oline, dinâmicas, entrevistas com o RH e a liderança das Operações, painel de entrevistas com a Diretoria, feedback e processo admissional. As inscrições já estão abertas e vai até o dia 01/09, através do
https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=ferreiracostacombr&tenantdomain=ferreiracosta.com.br&vacancyId=552224dd-12ba-4aef-ac79-1c015d61526f&fromRecruitment=false#!/vacancies/details/552224dd-12ba-4aef-ac79-1c015d61526f/?order=HIGHLIGHT&page=0&search=trainee&fromRecruitment=false. 

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, oferecendo aos consumidores mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui e-commerce, com entrega para todo o Brasil, acessível pelo site
www.ferreiracosta.com
 e pelo aplicativo.

Tecio Teles propõe plano para reverter crescente violência no Recife


Recife, 27 de agosto de 2024 — Em resposta ao alarmante cenário de violência que assola Recife, Tecio Teles, candidato à Prefeitura pelo Partido Novo, apresentou, em seu plano de governo, uma proposta abrangente para fortalecer a segurança pública e devolver a tranquilidade aos recifenses. Com base em dados preocupantes, Teles ressaltou a urgência de uma gestão mais eficaz e de ações contundentes para combater a criminalidade crescente na cidade.

Após décadas de gestões ineficientes, Recife, infelizmente, virou destaque negativo em segurança pública a nível nacional e internacional. De acordo com dados recentes da Organização das Nações Unidas, a cidade ocupa a 35ª posição entre as mais violentas do mundo. Outro dado alarmante vem do Instituto Fogo Cruzado, que revela uma média de cinco tiroteios diários em Recife apenas em dezembro de 2023, evidenciando a gravidade da situação. A taxa de homicídios também aumentou em 10% desde 2020, ultrapassando a média estadual de 6% no mesmo período.

Sobre o tema da segurança, Tecio Teles foi o primeiro dos candidatos a se pronunciar sobre a necessidade de armar a Guarda Municipal, ainda no período da pré-campanha. Desde então, o candidato visitou a sede da guarda municipal do Recife, consultou especialistas na área, e, com sua experiência como ex-militar do Exército, demonstra um profundo entendimento sobre as questões de segurança pública. 

“Ao contrário de outros candidatos, que agora estão sugerindo armar a guarda municipal, a gente propôs em nosso plano de governo um projeto de segurança que funciona, escutando especialistas da área. Inclusive o atual prefeito, que anteriormente nunca se posicionou a favor do armamento da guarda e sempre recusou a ideia, agora, em tom claramente eleitoreiro, admite armar parte do efetivo. Ora, porque então ele não fez isso nos últimos 4 anos? Porque o seu Partido não armou a guarda nos últimos 12 anos de gestão a frente da Prefeitura?”, questionou Teles.

Frente a esse cenário, Teles criticou a atual gestão municipal pela falta de medidas eficazes para conter a violência. Ele destacou a necessidade de treinar e armar a Guarda Municipal, equipando-a com tecnologias modernas e treinamentos contínuos por meio da criação da Academia da Guarda, visando a capacitação contínua do efetivo da Guarda Civil Municipal do Recife. Segundo o candidato, essa medida permitirá que os agentes atuem de forma integrada com as forças de segurança estaduais e federais, aumentando a eficácia no combate ao crime, como já acontece em outras capitais do Brasil.

Teles também propôs a reestruturação da Secretaria de Prevenção às Drogas, com o desenvolvimento de programas focados na recuperação de dependentes químicos e no apoio às famílias afetadas. Além disso, ele defende a ampliação do sistema de videomonitoramento, especialmente em áreas vulneráveis, e a melhoria da iluminação pública, medidas que, segundo ele, são fundamentais para a prevenção de crimes.

Outro ponto central do plano de Tecio Teles é a criação de um Observatório de Prevenção à Violência, que terá como objetivo levantar e analisar dados sobre a criminalidade em Recife, permitindo a formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas.

O plano de governo de Teles marca um compromisso firme com a segurança pública, buscando transformar Recife em uma cidade onde a paz e a segurança sejam uma realidade para todos.

Picolino inaugura nova lona dia 01 de setembro com o evento “A Praça do Circo” em Salvador


Desde abril deste ano, após chuvas e fortes ventos, o Picolino esteve sem a sua lona e com o picadeiro a céu aberto. Mas, a partir do próximo dia 29 de agosto, sob uma gestão majoritariamente feminina, a orla de Pituaçu será ornamentada pelo chapéu de bruxa rosa do Circo Picolino. Para comemorar a nova lona e fase, no próximo dia 01 de setembro ocorrerá a segunda edição do evento “A Praça do Circo”, com apresentação musical de Jonga Lima e o espetáculo circense “DAQUI”, oficinas circenses para crianças e uma feira de artesanato e gastronômica.

A festividade contará com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para que todos possam ter uma experiência enriquecedora e inclusiva. “A Praça do Circo” é um evento gratuito e o espetáculo circense desta edição denominado “DAQUI”, que conta com a curadoria do artista circense Felipe Cerqueira, trará artistas e trabalhadores das artes do território de Pituaçu. 

“Estamos convidando os artistas e a comunidade para fazerem parte deste grande ato circense. Queremos elevar a produção destes artistas que estão no entorno do território do Picolino, para falar sobre a importância do Circo. Palhaçaria, acrobacias, malabarismos, entre outros atos, irão nos levar a refletir sobre as lendas que não estão tão longe, no nosso caso o próprio Picolino. Queremos levar a cena nossas histórias e magias”, antecipa Felipe Cerqueira.

Além do show de Jonga Lima e do espetáculo circense, ocorrem ainda as oficinas circenses de acrobacia, malabarismo e tecido acrobático. O público poderá conhecer também mais a respeito do Circo e os artistas que ali passaram através do 'Espaço Memória', um acervo fotográfico, livros e publicações da Picolino. Vale pontuar que, “A Praça do Circo” é um projeto em três edições e que a última irá ocorrer dia 08 de setembro. 

O projeto A Praça do Circo foi contemplado pelo edital Territórios Criativos - Ano II, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

*A lona*
Após uma breve itinerância por outros picadeiro e espaços, a Escola e Circo Picolino ganham a sua primeira lona em 1989. Desde então, o picadeiro já ficou algumas vezes sem lona e mais uma vez “estamos nos reerguendo”. “Por estarmos em um espaço de salitre e que sofre constantemente com fortes ventos e chuvas torrenciais, um momento ou outro ficamos sem a lona. Mas, por breves períodos. Desta vez, ficamos cerca de cinco meses sem a lona, que é um cartão postal da orla da nossa cidade”, conta Luana Tamaoki Serrat, filha dos criadores do Picolino, Anselmo Serrat e Verônica Tamaoki. 

A artista circense e coordenadora do Circo Picolino, Luana Tamaoki Serrat, conta que, além da dificuldade financeira, o espaço ficou sem a lona devido a escassez de profissionais chamados “capataz”, responsável pela montagem e segurança do equipamento. “Infelizmente, perdemos em 2022 o nosso mestre Clóvis dos Santos, artista e chefe de manutenção que integrou o Circo por cerca de 20 anos. Após muita procura, conseguimos o Ibson Lima, um dos maiores capatazes do Brasil, trabalhou por anos no Circo Garcia, que tem montado vários circos pelo Brasil”, descreve. 

*Manutenção e Registros*
Além do projeto “A Praça do Circo”, o Picolino em parceria com a produtora audiovisual Tenda dos Milagres, está em fase de captação de imagens/depoimentos e de imersão ao acervo de imagens do Circo, para a produção de um documentário que marca os 40 anos do picadeiro, a ser comemorado em 2025. O Longa metragem documentário “Picolino, o circo”, contemplado no edital Salvador Cine – Ano I, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, tem direção de Jamille Fortunato e Luana Serrat, com produção executiva de Karina Paz.

Em 2024, o Circo Picolino está com uma programação intensa de ações - festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros. Para possibilitar a manutenção, o picadeiro atualmente conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas - Espaços Artístico. 

*Serviço*
O quê - A Praça do Circo - uma ocupação cultural do Circo Picolino
Quando - 01 de setembro, a partir das 12h
Onde - Circo Picolino, orla de Pituaçu 
Entrada - gratuita 

Programação 
12h - Abertura Praça - Feijoada da Dai / Feira artesanato e gastronômica
14h - Oficinas
15h - Plantio na Picolino
16h - Música com Jonga Lima
17:30 - Espetáculo Circense

História do karatê em Pernambuco é tema de série internacional


Ao longo dos últimos anos, Pernambuco tem abraçado cada vez mais o karatê. Em 2023, o estado ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro do esporte, com mais de 100 atletas cadastrados, demonstrando o crescente interesse pela modalidade. Por isso, uma equipe de cineastas locais decidiu investigar a relação do estado com o esporte, traçando uma narrativa histórica, que tem início no Japão.

A pesquisa será tema da série "Karate, visse?!", que contará com cinco episódios, gravados em sete cidades pernambucanas (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, São José da Coroa Grande, Bezerros e Caruaru), além de São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Japão, China, Dinamarca e Portugal.

"O Karatê pernambucano vai muito além das competições. Aqui, praticamos com uma profundidade técnica que abrange defesa pessoal, aspectos terapêuticos, psicológicos e muito mais. Temos mestres que se formaram no Japão ou que possuem ligação direta com o que foi criado em Okinawa. E essa história é contada só no boca a boca, então a gente sentiu que precisava fazer algo", relatou o produtor, roteirista e apresentador Ruivão, que também é faixa preta no esporte.

As gravações da série terão início em outubro e novembro de 2024, quando a equipe embarca para as filmagens internacionais, e seguem até maio de 2025. O lançamento dos episódios está previsto para outubro de 2026 e contará com legendas em inglês e espanhol.

Pernambuco Centro de Convenções volta a ser casa de grandes eventos científicos do Brasil


A agenda do Pernambuco Centro de Convenções está repleta de eventos neste segundo semestre de 2024. E isso se dá, especialmente, pela inauguração dos novos conjuntos de auditórios multifuncionais. Até o final de 2024, estão agendados cinco grandes eventos, sendo quatro deles congressos científicos. O investimento do Consórcio CID, que administra o equipamento, foi de R$ 8 milhões na reforma e readequação dos espaços.

“A reforma realizada nos auditórios multifuncionais do equipamento devolveu a Pernambuco a possibilidade de resgatar a sua tradição de abrigar eventos científicos importantes para o País, fortalecendo o Estado como um dos principais destinos de turismo de feiras, convenções e negócios do Brasil. Faltava a Pernambuco um espaço que abrigasse convenções de grande porte, com relevância nacional”, afirma Cláudio Vasconcelos, CEO do Pernambuco Centro de Convenções. 

Em setembro, de 16 a 19, a nova ala de eventos receberá o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). A capital pernambucana voltará a abrigar o evento nacional após duas décadas. A expectativa é que o congresso receba cerca de 20 mil participantes, gerando um impacto de R$ 19 milhões na economia de Pernambuco. A programação ocupará todos os espaços do Pernambuco Centro de Convenções – teatros, pavilhão de feiras, salas multifuncionais e a nova área de convenções.

No mês de outubro, dois grandes eventos irão atrair um grande público ao equipamento. De 11 a 15, será realizado o 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que contará com pelo menos seis palestrantes estrangeiros e mais de 300 nomes nacionais. A iniciativa usará nove espaços, incluindo o pavilhão de feiras para atender a mais de 400 atividades, entre aulas, simpósios, cursos, conferências, apresentações de trabalhos científicos, reuniões e projetos.

Outro evento que agitará o equipamento é o “Aulão do Vigor”, comandado pelo economista e ex-BBB Gil do Vigor, no dia 20 de outubro. Será realizada uma grande revisão de assuntos para o Enem destinada a alunos de escolas públicas. 

“A versatilidade das salas permite aos organizadores promover os mais diferentes formatos de eventos, dispondo os espaços de acordo com a demanda de cada congresso. A qualidade da estrutura, como isolamento acústico, iluminação e sonorização, amplia ainda mais as possibilidades de uso das áreas”, cita o gerente comercial do Pernambuco Centro de Convenções, Rodrigo Sobral. 

Já em novembro, o grupo SER Educacional promove, dos dias 21 a 23, o IX Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde da UNINASSAU, com o tema “Saúde 360° - Desafios e perspectivas na atualidade”. O evento abrange as áreas de biomedicina, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, educação física, nutrição, enfermagem e medicina veterinária.

Encerrando as atividades do ano de eventos científicos, nos dias 25 a 29 de novembro, será realizado o 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que retorna ao Recife, cidade onde foi realizada a primeira edição, em 1954. Entre os principais temas a serem tratados, está a integração de equipes das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas, bem como os profissionais que atuam em espaços distintos aos das bibliotecas, como empresas, centros de documentação, centros de pesquisa, espaços culturais, entre outros. Serão realizadas palestras, mesas-redondas, workshops, visitas guiadas e feira de exposições, entre outras atividades.

No mês de agosto, os novos auditórios já abrigaram três grandes eventos, como o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que reuniu mais de duas mil pessoas, entre palestrantes e participantes. Eles também receberam a loja pop-up da gigante chinesa do varejo de moda Shein, e o governo federal realizou nos ambientes a Plenária Plano Clima Participativo, com a presença de três ministros e autoridades estaduais, entre elas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.  

A agenda segue sendo preenchida para os próximos anos. Para 2025, está confirmada a realização do Congresso Brasileiro de Clínicas Médicas e, em 2026, o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 

NOVOS AUDITÓRIOS 
Os novos auditórios multifuncionais do Centro de Convenções compreendem dois conjuntos de salas destinadas a eventos de negócios, congressos e convenções. Cada módulo possui estrutura multifuncional, que permite aos ambientes serem usados separadamente para eventos distintos ou únicos. 


O conjunto maior conta com três salas, podendo abrigar até 500 pessoas cada uma. No formato de ambiente único, a capacidade chega a 1.900 pessoas, totalizando 1.400 metros quadrados. No segundo espaço, o auditório abriga até 600 pessoas no total, somando 584 m². Todos os ambientes são climatizados. 

A reforma recente também incluiu a entrada Norte, que foi reativada, e a recuperação da área de credenciamento, que conta com 17 pontos de atendimento com energia e ponto de internet.

A estrutura do Pernambuco Centro de Convenções conta, ainda, com o Teatro Guararapes Chico Science, que tem capacidade para 2.396 pessoas; o Teatro Beberibe, com 378 lugares, o mezanino, com 2,3 mil m², o Pavilhão de Feiras, com 18,6 mil m², salas de apoio e estacionamento.

Inclusão e Diversidade se traduzem em arte no Conexão Juventude


No ritmo do passinho brega-funk, jovens do Recife reivindicam seu espaço na construção de um futuro mais plural, inclusivo e sustentável. Para dar palco a essas manifestações, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, o Instituto JCPM de Compromisso Social reúne nesta quinta-feira (29) cerca de 700 estudantes moradores de comunidades da Zona Sul da cidade, convidados para a abertura do Conexão Juventude 2024. Será a partir das 14h, no Teatro RioMar, no Pina.   

Com o tema DiverCidade, a edição deste ano promove o diálogo sobre Diversidade e Inclusão no território urbano. “Sob a óptica artística, os jovens fazem uma leitura de temas que consideram prioritários, como meio ambiente, respeito a diferenças e garantia de oportunidades para uma juventude diversa em suas origens social e étnica, perspectivas religiosas, políticas e de orientação sexual e de gênero”, destaca a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM e responsável pelo Instituto, Lúcia Pontes.  

Realizado em quatro capitais do Nordeste – Recife, Aracaju, Fortaleza e Salvador -, o evento mobiliza 5 mil participantes, com uma programação composta por mais de 60 atrações onde os jovens assumem o protagonismo em toda produção, que inclui apresentações de dança, música, produção e exibição de curtas, exposições fotográficas e passeios por roteiros históricos e ecológicos pelas cidades-sedes.

*Programação* - No Recife, serão três dias de programação, com um público de 1,4 mil jovens. Na abertura no Teatro RioMar haverá apresentações de dança; painel de conteúdo sobre um olhar da cidade sob a óptica da diversidade, mediado por Jurema Fox, com o grafiteiro e arte-educador Afro G, a DJ e curadora do Brega Kananda PX, e Luana Maia, jovem travesti do Ibura, ativista pelos direitos humanos de pautas voltadas para a juventude periférica LGBT+; e show com o cantor Gabriel o Pensador. 

No dia 30 os jovens se reúnem no Cinemark para exibição de curtas produzidos durante oficinas de audiovisual, seguido de debate. No domingo, dia 1 de setembro, o encerramento será com o Pedal Mobilidade e Cidade, percorrendo seis quilômetros entre a Zona Sul e o Marco Zero, no Recife Antigo.

CTTU monta esquema de trânsito para serviço emergencial da Compesa no bairro da Madalena


A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema especial de trânsito para viabilizar a realização de uma obra emergencial de saneamento que será realizada no bairro da Madalena. A intervenção acontecerá a partir das 22h desta terça-feira (27), na Rua Dom Manuel da Costa, na altura da Rua Padre Landim até a Rua Pio IX.

De acordo com a da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela obra, a previsão de término do serviço será na quarta-feira (28) às 5h. O desvio será realizado pelas Ruas Antônio Vieira e Rua Belarmino Carneiro. Agentes da CTTU estarão no local monitorando e orientando o tráfego. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato através do teleatendimento gratuito, disponível 24 horas por dia, pelo número 0800.081.1078.

Agosto Dourado: Aleitamento materno é essencial para a saúde bucal dos bebês


Agosto é um mês de cores múltiplas, como lilás (combate à violência doméstica contra a mulher), laranja (esclerose), verde claro (linfoma) e uma de extrema importância para a saúde de mãe e filho: o dourado, de incentivo ao aleitamento materno. A amamentação tem papel fundamental nos primeiros anos de vida, pois se trata de um alimento nutritivo para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de cárie. E para falar da relação com a saúde bucal, a dentista Fernanda Mourato reforça a campanha do Agosto Dourado com informação e sensibilização acerca do tema.

"Campanhas como o Agosto Dourado são essenciais para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, incluindo seus benefícios para a saúde bucal. Elas incentivam a prática da amamentação e disseminam informações valiosas que podem prevenir problemas de saúde, promovendo um crescimento e desenvolvimento saudáveis para os bebês", afirma.

O leite materno tem nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Para além do alimento, o ato físico também é de vital importância. "A movimentação que o bebê realiza para conseguir sugar o leite do seio da mãe faz com que todo o sistema estomatognático se desenvolva. Isso promove o desenvolvimento adequado de músculos, ossos, arcada dentária e demais estruturas bucais, contribuindo para a formação de uma dentição saudável e também aprimorando funções como mastigação, deglutição, respiração e fonoarticulação", explica Fernanda Mourato.

O ato de mamar leva o bebê a fazer um esforço físico intenso, no qual exercita os músculos da face. "Esse exercício estimula o correto desenvolvimento craniofacial, o estímulo das funções bucais e a oclusão dentária sem desvios. Isso mostra o quanto o aleitamento materno exclusivo é importante para o correto desenvolvimento infantil", diz a dentista, proprietária do Fernanda Mourato Atelier Oral, um consultório personalizado com conceitos de arte, design e inovação e estrutura tecnológica, localizado no RioMar Trade Center, no Recife.

A dentista traz conteúdos informativos e também tira dúvidas através do Instagram, @drafernandamourato. Abaixo, mais perguntas e respostas sobre o Agosto Dourado e a relação entre aleitamento materno e saúde bucal: 

ENTREVISTA - FERNANDA MOURATO

A amamentação reduz o risco de cárie e outras doenças?

O aleitamento materno é a principal forma de reduzir o risco de cáries, pois o bebê que mama fica menos exposto ao consumo de açúcares, bem como chupetas e mamadeiras que possam estar contaminadas por bactérias. Além disso, leite materno tem componentes que ajudam a inibir o crescimento de bactérias que causam a cárie. 

A mamadeira e a chupeta são prejudiciais para o bebê ou é seguro incentivar o uso?

Embora a mamadeira e a chupeta possam ser úteis em determinadas situações, seu uso prolongado pode ser prejudicial. A mamadeira pode afetar o alinhamento dos dentes, e a chupeta pode interferir no desenvolvimento adequado do palato e das arcadas dentárias, aumentando o risco de maloclusões. Por isso, seu uso deve ser limitado e supervisionado.

Com que idade é indicado levar o bebê ao dentista?

Caso o teste da linguinha não tenha sido feito no hospital após o nascimento, ou se não foi possível visualizar corretamente a língua do bebê, é recomendado que o bebê faça a primeira visita ao dentista logo após o seu nascimento, pois uma língua presa pode prejudicar a amamentação. Caso esteja tudo certo, por volta dos seis meses de idade ou quando o primeiro dente começar a nascer, é importante fazer a primeira visita ao dentista para que os pais sejam orientados sobre os cuidados necessários e prevenir problemas futuros.

Qual é a melhor forma de cuidar da dentição de um bebê?

Para bebês que mamam apenas no peito e que ainda não tem dentes, não é necessário higienizar a boca com gaze e água. Já para os bebês que tomam fórmula, é importante higienizar usando uma gaze ou pano limpo umedecido para limpar as gengivas e língua. Após o surgimento dos primeiros dentes, tanto em bebês que mamam exclusivo ou não, a escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias e uma quantidade mínima (1 grão de arroz) de creme dental que contenha flúor, pois é justamente nessa época que tem início a introdução alimentar do bebê. 

Estudo aponta que 53% das mulheres trans e travestis em capitais brasileiras já sofreram violência sexual

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo traz dados preocupantes sobre violência sexual contra mulheres transexuais e travestis, indicando um contexto de vulnerabilidade à violência de gênero. Entre os resultados, mais da metade (53%) das 1.317 entrevistadas relata ter sofrido, pelo menos, um episódio de violência sexual durante a vida; e destas, 64% foram vítimas por mais de uma vez. A análise está publicada na edição de segunda (19), da “Revista Brasileira de Epidemiologia”.

Quase um terço das mulheres trans ouvidas pela pesquisa foi vítima logo na primeira relação sexual. A maioria não procurou serviços de saúde (93%), não denunciou (94%) e nem buscou apoio de familiares ou amigos.

Mulheres sem uma residência fixa, com histórico de envolvimento em trabalho sexual e com dificuldades em acessar serviços de saúde foram as que apresentaram maior prevalência de violência sexual. Dentre os agressores, 36% eram desconhecidos, 33% eram conhecidos da vítima, e 31% eram familiares ou parceiros.

O trabalho faz parte da pesquisa TransOdara, com colaboração de diversos núcleos de pesquisa do país, financiada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ela mapeou, entre 2019 e 2021, as condições de saúde de mulheres transexuais e travestis de capitais brasileiras das cinco regiões do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Salvador (BA), entrevistando 1.317 mulheres deste grupo. Foi utilizada uma metodologia para recrutar e convidar mulheres com uma importante rede dentro da comunidade. E essas mulheres convidavam outras a participar do estudo.

De acordo com pesquisas prévias, era esperado uma prevalência de violência sexual entre 30 a 40% nesta população. Por isso, o percentual encontrado, de 53%, foi surpreendente para os autores. “Um dos resultados que nos chamou atenção foi a escolaridade, uma vez que mulheres com menos escolaridade reportaram menos violência sexual”, destaca a pesquisadora Bruna Hentges, da UFRGS, doutora em epidemiologia e coautora do estudo. A hipótese, segundo ela, é de que há uma diferença na percepção sobre o que é uma violência sexual, assim, mulheres em alta vulnerabilidade social podem não perceber que a sofreram.

Portanto, os números encontrados no estudo podem subestimar a real prevalência da violência. “O desafio de estudar violência sexual é o estigma por trás do assunto. É possível que muitas mulheres trans entrevistadas não tenham se sentido à vontade o suficiente para compartilhar esta experiência traumática”, pontua Hentges. Ela ressalta, no entanto, que o alto número de mulheres que não procurou nenhum tipo de ajuda institucional ou familiar, na amostra, indica que os dados do estudo podem ser mais fidedignos à realidade do que boletins oficiais.

As consequências dessa violência nesta comunidade são graves e podem levar a homicídios. Mais de 70% dos homicídios de pessoas trans acontecem em países latino-americanos, segundo organizações não governamentais que mapeiam, globalmente, a violência contra populações LGBTQI+. O mesmo levantamento, citado pelo artigo, mostra que o Brasil foi responsável por 31% de ocorrências de homicídios de pessoas trans de 2022 a 2023.

“A prevenção eficaz dessa violência depende do desenvolvimento de políticas que abordem a transfobia, principalmente no nível institucional”, frisa Hentges. Ao revelar o contexto de vulnerabilidade de mulheres transsexuais, o estudo pode servir para orientar políticas públicas que atendam esse grupo em diferentes áreas, da educação à segurança pública.


 Termos de uso
Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:
Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar isto Facebook
Compartilhar isto X
Compartilhar isto Pinterest
Compartilhar isto LinkedIn
Compartilhar isto WhatsApp
 Publicado na Bori em 19/8/2024, 23:45 – Atualizado em 27/8/2024, 9:27
 Comunicar erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página
Busque na Bori
Assunto ou palavras-chave...

Assine nossa newsletter
Nome *
Sobrenome *
E-mail *
 Eu concordo com a política de privacidade e termos. (Link)

A Bori é um serviço único para imprensa que conecta a ciência brasileira a jornalistas de todas as áreas de cobertura

parceiros


Logo Labjor

apoio







A Bori

Quem somos

O que fazemos

Equipe

Bori na mídia

Blog da Bori

About us (English)

Cadastre-se | Login

Conteúdo 

Banco de pautas

Banco de fontes

Artigos de opinião

Produção Bori

Webstories

Áreas da Bori

Amazônia

Sistemas alimentares

Covid-19

 

Treinamentos

Agenda completa

Comunidades

Sou jornalista

Sou cientista

 

Parceiros

Revistas parceiras

Science Pulse

Contato

Apoie a Bori

Fale com a equipe

Termos de uso

Política de privacidade

Política de cookies

Comunicar erro

Todos os direitos reservados © Agência Bori • ciência em todas as editorias

Go to Top

Rotina de estudos para Enem deve incluir alimentos para ter mais foco e concentração


A rotina de estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou, mas os estudantes precisam ficar de olho no detalhe que faz toda diferença no desempenho: uma alimentação adequada. Ao fazer escolhas nutricionais inteligentes, é possível potencializar o desempenho nos estudos, elevando e mantendo o foco, a disposição e o bem-estar. “Para garantir energia e concentração, é fundamental consumir alimentos que forneçam nutrientes importantes”, comenta a nutricionista do Colégio CBV, Laís Thorpe. Além de manter uma boa rotina alimentar, os estudantes devem planejar as refeições e evitar excessos para ajudar a ter mais tranquilidade.

De acordo com Laís, na lista dos alimentos para dar mais energia e concentração nos estudos estão os carboidratos complexos, como pães integrais e batata doce, que fornecem energia de forma sustentada, evitando picos e quedas de glicose. Também é preciso investir nas proteínas presentes em carnes magras, ovos, leguminosas e iogurte natural, para ajudar na manutenção muscular e no controle do apetite. “É necessário ingerir gorduras boas, presentes no azeite de oliva, abacate, também em oleaginosas, como nozes e amêndoas, além de peixes, como salmão e sardinha, que são fontes de ômega-3. Tudo isso beneficia a memória e a concentração”, explica a nutricionista do CBV.

Os estudantes não podem se esquecer das frutas e verduras. “São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, como vitamina C, magnésio e potássio, ajudando no funcionamento cerebral e no controle do estresse”, complementa Laís. Já o horário das refeições levanta outro ponto importante na questão dos estudos: a regularidade. “Manter uma rotina alimentar com horários regulares ajuda a estabilizar os níveis de energia e a prevenir desconfortos”, diz a nutricionista. Segundo Laís, o café da manhã deve ser completo e equilibrado, com fontes de carboidratos, proteínas e fibras, para começar o dia com disposição.

No almoço, o estudante deve investir no prato balanceado, com proteínas magras, carboidratos complexos e vegetais variados. “Para os lanches intermediários, frutas, iogurte, castanhas e torradas são ótimas opções para evitar longos períodos em jejum. O jantar deve ser mais leve, porém igualmente nutritivo, para evitar sobrecarga no sistema digestivo durante o sono”, aconselha Laís Thorpe. “É essencial beber água ao longo do dia. A desidratação, mesmo leve, pode afetar a concentração e a memória. Também é recomendado evitar refeições pesadas antes do estudo, pois podem causar sonolência e dificultar a concentração. Outra orientação importante é não pular refeições, já que pode levar à queda de energia e à dificuldade de foco”, recomenda.

Na lista de alimentos que devem ser evitados, estão os doces e açúcares refinados, e os alimentos ultraprocessados, como embutidos, salgadinhos, refrigerantes e fast food. “Mesmo oferecendo uma energia rápida, doces e açúcar refinado levam a uma queda brusca de glicose, o que pode resultar em cansaço e dificuldade de concentração. E os ultraprocessados têm baixo valor nutricional e podem causar indigestão e desconforto abdominal”.

CAFEÍNA E ENERGÉTICOS - Embora seja tentador recorrer ao café e aos energéticos para prolongar as horas de estudo, o consumo exagerado pode trazer riscos à saúde. “Apesar de aumentarem a atenção momentaneamente, o consumo excessivo pode causar ansiedade, insônia, palpitações e aumento da pressão arterial”, alerta Laís. Segundo ela, os dois causam dependência. “Com o tempo, é necessário consumir quantidades maiores para obter o mesmo efeito, o que pode levar ao consumo excessivo. Vale lembrar que o excesso de cafeína e estimulantes pode aumentar a pressão arterial e causar arritmias”.

Ainda na lista de malefícios, estão o distúrbio do sono, a ansiedade e o nervosismo. “A cafeína pode interferir no sono, prejudicando a recuperação mental e física. Sem falar que quantidades elevadas de cafeína podem aumentar os níveis de ansiedade e estresse, afetando a qualidade do estudo”, finaliza a nutricionista do Colégio CBV.

Para garantir energia e concentração:

· Carboidratos complexos: Encontrados em pães integrais, arroz integral, batata-doce, quinoa e aveia, por exemplo, fornecem energia de forma sustentada. Eles liberam energia lentamente, mantendo os níveis de glicose no sangue estáveis, o que ajuda a ter concentração e o foco por períodos mais longos.

· Proteínas: Presentes em carnes magras, ovos, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e iogurte natural. As proteínas ajudam na manutenção muscular, no controle do apetite e na produção de neurotransmissores, substâncias químicas que transmitem sinais no cérebro e são fundamentais para a memória e a cognição.

· Gorduras boas: Azeite de oliva, abacate, oleaginosas (nozes, amêndoas) e peixes como salmão e sardinha são fontes de ômega-3, que beneficia a memória e a concentração.

· Frutas e verduras: Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, como vitamina C, magnésio e potássio, essas colaboram no funcionamento cerebral e no controle do estresse. Alimentos como laranja, maçã, espinafre e brócolis ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a função cerebral.

· Água: Manter-se hidratado é crucial para a função cognitiva. A desidratação pode causar fadiga e dificuldades de concentração. Beber água ao longo do dia garante que o cérebro funcione de maneira ideal.