segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Templo da Boa Vontade recebe iluminação especial em apoio à campanha Outubro Rosa

O Templo da Boa Vontade (TBV), uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, adere novamente ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

A iniciativa é internacional e propõe que, durante todo o referido mês, monumentos, prédios públicos, pontes e igrejas sejam iluminados com a coloração rosa, para remeter à cor do laço que simboliza a luta contra a doença. Além de receber a iluminação especial, a partir de 1º de outubro, o TBV promoverá, todos os dias, às 18 horas, uma corrente ecumênica de preces, em súplica pela saúde das pessoas que sofrem com a enfermidade, bem como palestras de esclarecimento e de prevenção da doença serão ministradas para todo o público feminino e as famílias interessadas.

O Templo da Boa Vontade, a Pirâmide das Almas Benditas, dos Espíritos Luminosos, completará, no próximo dia 21 de outubro, 30 anos de existência. Todos estão convidados a participar das festividades em comemoração do aniversário do monumento durante o mês de outubro e, em especial, nos dias 18 e 19, com uma série de eventos culturais, artísticos ecumênicos e a sessão solene, sob o comando do fundador do TBV, José de Paiva Netto.

Participe com a família e os amigos! A entrada é franca. O Templo da Boa Vontade fica na Quadra 915 Sul, em Brasília/DF. Para outras informações, acesse: www.amigosdotbv.org ou ligue para o tel.: (61) 3114-1070.

Outubro Rosa é comemorado com aulão em Camaragibe

De 16 a 18 deste mês, o Camará Shopping recebe uma série de atividades que vão trazer dança, música, cuidado com a saúde e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

No dia 16, o público vai poder dançar e se divertir com dois aulões de zumba, que vão ser realizados às 16h e às 18h. Neste primeiro dia, os aulões vão ter como tema o Outubro Rosa, como forma de conscientizar a população sobre o câncer de mama, tipo mais comum de tumor entre as mulher no mundo e também aqui, no Brasil. No País, a estimativa é de mais 60 mil mulheres sejam atingidas pela doença somente este ano.

No dia seguinte (17), os aulões vão ser realizados no mesmo horário, mas com uma temática retrô (anos 60 a 80). Já no dia 18, às 17h, vai ser realizada uma grande balada a fantasia com temática livre. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. Para participar dos aulões, basta se dirigir ao local das atividades com uma roupa confortável e tênis. Além de se divertir, os participantes vão participar do sorteio de brindes.

As ações fazem parte da maratona de aniversário de cinco anos do projeto Amigo 10, e vão ocorrer no Piso L3 do shopping.

Programação

Dia 16/10 – Quarta-feira

16h – Academia do Idoso (Outubro Rosa)

18h – Academia das Mulheres (Outubro Rosa)



Dia 17/10 – Quinta-feira

16h – Academia do Idoso (Retrô - Anos 60)

18h – Academia das Mulheres (Retrô - Anos 60, 70 e 80)



Dia 18/10 – Sexta-feira

17h – Balada de Aniversário Amigo 10 (festa a fantasia com temática livre)



Projeto social da Prefeitura de Caruaru encerra 21º FESTIC

O Projeto Juventude Vitalina participou, na noite deste domingo (13), do 21º FESTIC – Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru. O grupo formado por jovens do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Fernando Lyra (CCFV) fez o encerramento do evento com uma apresentação cultural do folguedo popular Cavalo Marinho, através do espetáculo "Brincantes", dirigido pelo oficineiro Wesklei Mardone. Além dos jovens, a apresentação envolveu seis músicos-cantores e dois técnicos.

Financiado pela Fundação Itaú Social e executado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), o Projeto Juventude Vitalina é também acompanhado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDICA). O intuito é estimular o protagonismo juvenil, a cidadania e a participação social de jovens caruaruenses de 12 a 17 anos por meio da realização de palestras nas escolas municipais e oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O elemento teatral também é explorado no projeto.

O FESTIC aconteceu entre os dias sete e 13 de outubro, com 36 apresentações teatrais, cinco oficinas de formação (uma delas voltada para as crianças da Casa de Acolhimento Institucional da SDSDH), dois lançamentos de livros e diversos debates com os realizadores. Com mais de 50 inscritos, entre espetáculos e esquetes de todo país, a 21ª edição do evento se consolida como um dos maiores festivais teatrais no Nordeste.

Imprensa Caruaru

Balcão de Direitos leva para Cumaru serviços para a emissão de segundas vias de certidões

A Secretaria de Executiva de Direitos Humanos (SEDH), por meio do programa Balcão de Direitos, levará para o município de Cumaru, Agrekste de Pernambuco, serviços gratuitos para a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. A ação será realizada na terça-feira (15), das 8h às 12h, na Escola Municipal Maria da Conceição Bizerra, localizada na Vila dos Poços, e disponibilizará cem fichas.

A ação, que tem o objetivo de levar cidadania e direitos humanos para a população, é uma parceria com o programa Governo Presente. Os moradores que se interessarem pelos serviços deverão comparecer ao local da ação, munidos com o documento antigo ou cópia.

Serviço

Local: Escola Municipal Maria da Conceição Bizerra

Endereço: Distrito de Vila dos Poços, Município de Cumaru

Horário: 8h às 12h


Imprensa SEDH PE

Associação Beneficente dos Cegos do Recife ganha grafitagem do Projeto Colorindo o Recife

Na tarde desta segunda-feira (14), a Associação Beneficente dos Cegos do Recife ganha de presente a grafitagem do muro através do Colorindo o Recife. Promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o projeto vem transformando a cidade em uma galeria de arte a céu aberto e estimulado artistas urbanos.

A associação tem por objetivo acolher pessoas do interior do Estado, com baixa visão que venham para a capital tentar oportunidades de tratamento. O artista que assina a grafitagem do muro é Caju, que tem um apreço especial pelo trabalho da associação. “Minha irmã tem baixa visão e sei o quanto é difícil. É muito legal ter a chance de trazer um pouco de alegria aos pacientes e seus familiares e acompanhantes, além do pessoal que trabalha na associação”, comentou Caju.

O projeto Colorindo o Recife foi lançado em 2013 com o objetivo criar galerias a céu aberto, embelezando a cidade. O projeto evoluiu e virou, em 2017, política pública de fomento à arte urbana, sendo aberto um edital de cadastro de novos artistas do grafiti. Este ano, seis oficinas foram realizadas em Capes, Escolas Municipais e Associação Comunitária, e uma está em andamento na Escola Municipal dos Coelhos. Sete painéis já foram concluídos, como o do Campo do 11, Habitacional Travessa do Gusmão, Compaz Caxangá e Parque Arnaldo Assunção e mais três estão em andamento, como o do Campo do Bueirão. Em 2018, 30 atividades foram feitas, sendo 15 oficinas em escolas municipais e 15 painéis, além de 08 postos salva vidas revitalizados na praia de Boa Viagem. O colorindo o Recife também revitalizou o muro do Cemitério de Santo Amaro, grafitado por Galo de Souza, o painel do prédio da PCR feito por Kobra e realizou mais 15 painéis em parceria com a ONG Cores do Amanhã.

A Associação Beneficente dos Cegos do Recife fica localizada na Estrada dos Remédios 1558, Afogados e a grafitagem vai acontecer das 14h às 17h.

Evento gratuito sobre criatividade e aprendizagem socioemocional acontece na Livraria Jaqueira

Como potencializar a criatividade e explorar a aprendizagem socioemocional através do brincar é o tema de um evento gratuito que acontece no próximo dia 22 (terça-feira), das 19h às 21h, no Recife. Ministrada pela professora de design thinking Bete Regueira Fraga, a palestra acontece no auditório da Livraria Jaqueira, inaugurada no último dia 10 no Paço Alfândega, Bairro do Recife.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla (http://bit.ly/31bTo5h). Além da conversa sobre o assunto, haverá sorteios e participação da banda Pohlmann. O evento será realizado pelo Educo, uma plataforma que tem o objetivo de estimular o debate sobre educação parental no estado. O primeiro evento Educo também vai marcar a segunda fase do projeto, com o lançamento do novo site, e o início das assinaturas e da parceria com as escolas.

A palestrante é idealizadora e cofundadora do Ello Criativo. É também professora de design thinking e facilitadora de treinamentos e vivências utilizando o brincar e as construções com o Ello Criativo para potencializar as habilidades socioemocionais. Bete Regueira tem mestrado em desenvolvimento humano pela Universidade Paris X na França, onde morou por quatro anos; é coach infantil pelo Centro de Estudos Rio Coach e formada em administração, com MBA em planejamento e gestão organizacional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de pessoas, tendo implantado em empresas processos criativos e colaborativos para transformar problemas em oportunidades de inovação e geração de ideias.

Sobre o Educo

Com o objetivo de estimular o debate sobre educação parental no estado, surgiu, em Pernambuco, o Educo, um movimento para engajar os pais na educação dos filhos. A plataforma funciona como uma espécie de “escola para famílias”, considerando todas as configurações familiares possíveis. A ideia é acolher e orientar pais e mães a construírem relações de mais intimidade e harmonia em suas casas.

O movimento tem como base três pilares: eventos, com a realização de palestras, rodas de diálogo e workshops voltados para pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 17 anos; clube de vantagens, onde empresas parceiras – como cursos de inglês, de robótica, livrarias e escolas – vão oferecer descontos e benefícios exclusivos para os pais do Educo, e conteúdos, como entrevistas e e-books criados exclusivamente para o projeto a fim de divulgar informações, sugestões de brincadeiras, jogos e dicas de especialistas sobre educação parental. Escolas pernambucanas também podem se tornar parceiras do projeto para estimular o engajamento dos pais de seus alunos.

Serviço:

Palestra “Como potencializar a criatividade e explorar a aprendizagem socioemocional”, com Bete Regueira Fraga

Onde: Livraria Jaqueira Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife)

Quando: 22 de outubro (terça-feira)

Horário: Das 19h às 21h

Entrada: Gratuita

Inscrições: Pelo Sympla, no link http://bit.ly/31bTo5h

Conselho Municipal de Saúde lança edital para eleição das entidades representantes da Sociedade Civil para o triênio 2019/2022

O Conselho de Saúde de Caruaru está convocando as entidades e as organizações da Sociedade Civil, representativas dos Segmentos dos Usuários e dos Trabalhadores em Saúde no âmbito municipal, a participarem da Assembleia para Eleição das Entidades ou Organizações que vão compor o Triênio 2019/2022 do conselho.

Serão disponibilizadas 18 vagas, sendo 12 para as entidades que representam o segmento Usuários do SUS e seis destinadas às entidades representativas do segmento Trabalhadores da Saúde.

A inscrição da entidade para participar da eleição deve ser feita na Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Av. Vera Cruz, 654, no bairro São Francisco, no período de 14 de outubro a 1º de novembro, das 8h às 12h.

Para se inscrever a entidade deverá apresentar cópias dos seguintes documentos: Estatuto da Entidade ou Organização registrada em cartório no mínimo há um ano; CNPJ; Ata da Eleição de Diretoria atual com firma reconhecida; Ofício de Indicação do Delegado que representará a Entidade ou Organização na Eleição, subscrito pelo representante legal da Entidade ou Organização; cédula de identidade do Delegado. Os documentos serão anexados ao Requerimento dirigido à Comissão Eleitoral a ser preenchido no ato da inscrição. Os interessados podem se inscrever nas categorias CANDIDATO ou ELEITOR.

Imprensa Caruaru

OGE de Pernambuco completa 11 anos com quase 1 milhão de manifestações registradas

Principal canal de comunicação entre a sociedade e o Governo de Pernambuco, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) completa, nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, 11 anos de atividades. No decorrer deste tempo, a OGE – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) –, promoveu o fortalecimento da cidadania, aproximando o cidadão da gestão pública estadual e contribuindo com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. Com o trabalho realizado pela Rede de Ouvidorias, foram registradas 957.934 mil manifestações nos canais disponíveis, sendo 79.137 de janeiro a setembro deste ano, o que representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2018.

“A participação da sociedade na governança pública é fundamental para a melhoria dos serviços prestados pela administração. Estar junto da população, tanto da capital quanto do interior, ouvindo e registrando suas necessidades é recomendação do próprio governador Paulo Câmara. Isso por si só já demonstra a relevância da OGE neste período de existência”, destacou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, ressaltando que o percentual de resolutividade (a quantidade de demandas respondidas) chega a marca de 87%.

Não à toa, a OGE tornou-se referência nacional na qualidade da resposta encaminhada ao cidadão. Tendo como critério de análise a cordialidade, a coerência, a correção textual e os erros de digitação, a OGE criou, em 2015, um indicador para aferir o nível do retorno dado ao usuário pela Rede, que envolve 62 unidades e cerca de 200 servidores. Pioneiro, o modelo de avaliação, denominado de “Qualidade da Resposta”, foi adaptado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) para seu uso próprio.

Entre os avanços já obtidos pela Ouvidoria, destacam-se também as parcerias firmadas com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-PE) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Além da certificação dos ouvidores integrantes da Rede, grupo de debates com os ouvidores e capacitação das equipes.

“Esse ano já foram realizadas três reuniões de monitoramento; dois cursos de implantação e gestão de ouvidoria; um seminário regional de ouvidorias em parceria com a OGU; duas edições do Ouvidoria em Ação – uma em Garanhuns e outra em São Bento do Una –; entre outras ações de controle social para melhorar ainda mais a nossa gestão”, destacou a diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE), Zélia Correia. Ainda de acordo com ela, está em fase de implantação, a Rede Estadual de Ouvidorias, que envolve os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do MPPE e TCE-PE.

LEGISLAÇÃO – Instituída em 14 de outubro de 2018 pelo Decreto 32.476, a OGE é responsável por receber, examinar e encaminhar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias aos órgãos e entidades da administração pública estadual, responsáveis por adotar as devidas providências sobre a área demandada. O registro de manifestação de ouvidoria pode ser feito a qualquer tempo, basta o cidadão escolher entre os seguintes canais de comunicação disponíveis: site da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br); telefone (162 – ligação gratuita, inclusive de celular) ou e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br) ou presencialmente.


Imprensa SCGE PE

Olinda promove a 10ª edição do Projeto Saúde nos Terreiros


Mais uma ação estratégica de promoção e prevenção ao cuidado integral à saúde da população negra será realizada, nessa terça-feira (15.10), das 9h às 12h, com a 10ª edição da Saúde nos Terreiros. As atividades acontecem no Terreiro de Mãe Dora de Oxum - He Axé oxum Aladê, localizado na Rua da Mata, 124, Córrego do Abacaxi.

Na da programação do Outubro Rosa, o público feminino vai poder contar com o Mamamóvel (manhã e tarde), carro que oferta o exame de mamografia. O projeto oferece ainda aferição de pressão, orientação de saúde bucal, teste rápido de HIV/Sífilis/Gravidez, exame de citologia, avaliação nutricional, práticas integrativas, vacinação e palestras sobre o controle das arboviroses.

A programação conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Transportes e Trânsito, que vai emitir cartão de livre acesso para idosos e deficientes; e Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, com orientação jurídica e esclarecimento sobre o CADÚnico. 

Imprensa Olinda

Unidade produtiva do Sertão do São Francisco foi georreferenciada pelo Iterpe

As famílias rurais que vivem na Unidade Produtiva João Rodrigues Primo, localizada na região do São Francisco, foram beneficiadas com o gerreferenciamento de 90 hectares de terra do imóvel rural. O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) teve como objetivo a medição dos lotes, para que as 15 famílias sejam contempladas com os mapas cartográficos individualizados necessários para cada um adquirir a escritura individual da terra.

O georreferenciamento finalizado nesta sexta-feira (11/10) foi resultado do compromisso assumido 

Iterpe no mês de fevereiro deste ano, durante a visita da equipe à unidade produtiva junto com sua equipe gestora de execução de ações agrárias. “A individualização dos lotes representa mais um avanço no desenvolvimento agrário em Pernambuco, principalmente porque a comunidade rural a partir de agora terá mais chances de ampliar a sua autonomia”, comemorou o presidente da instituição, Altair Correia.

“O atendimento da demanda da unidade produtiva foi fruto da solicitação formal ao Iterpe e da sua adimplência nos pagamentos da aquisição do imóvel rural. A terra foi adquirida pelas famílias em 2007 de forma coletiva, teve a preocupação de formalizar o pedido para a individualização”, explicou a gestora do PNCF em Pernambuco, Alcineide Nascimento.

As medições realizadas pela equipe de Ações Fundiárias do Instituto em prol da Associação de Agricultoras e Agricultores João Rodrigues Primo, localizada em Petrolina, foi resultado da integração das áreas que gerenciam o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e a Regularização Fundiária do Iterpe.

Entre alguns dos resultados esperados, os beneficiários poderão acessar mais créditos rurais e outras políticas públicas que viabilizem o crescimento da produção. Atualmente a unidade produtiva realiza o cultivo irrigado de alimentos como banana, macaxeira, manga e goiaba, que são comercializados na região.


Imprensa Iterpe

Obra de esgoto será iniciada hoje (14) na Estrada das Ubaias, em Casa Forte

Uma intervenção na rede coletora de esgoto será iniciada nesta noite (14), a partir das 22h, na Estrada das Ubaias, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife. A iniciativa é mais uma ação do Programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento da Região Metropolitana do Recife ( Parceria Público Privada) que visa a substituição de tubulações de esgoto para maximizar os resultados operacionais dos sistemas de esgotamento sanitário na RMR, nas cidades onde a companhia já atua com esses serviços. 

A ação em Casa forte prevê a substituição de 12 metros de uma tubulação e que está assentada a cerca de três metros de profundidade. Para executar os serviços, será necessário interditar um trecho de 20 metros na Estrada das Ubaias, próximo ao número 289. Até a conclusão dos trabalhos, previstos para a próxima sexta-feira(18), uma faixa da direita dessa via ficará interditada, no sentido do bairro de Casa Amarela. 

A Compesa pede a compreensão da população para a importância da realização dos serviços e solicita aos motoristas que fiquem atentos ao desvio pela própria Estrada das Ubaias, cujo trecho estará sinalizado.

Imprensa Compesa







Mulheres de Sol e Sangue

Com índices assustadores e as estatísticas de crimes de feminicídio aumentando mais a cada ano, nasce em 2017 o espetáculo Mulheres de Sol e Sangue, que estreou em agosto desse mesmo ano na FLIST, a Festa do Livro de Serra Talhada. 

No tema surgem as poetisas pernambucanas de todas as regiões do estado. A poesia das agrestinas, sertanejas, urbanas, mata-nortenses. Poetisas de São José do Egito, Cabo de Santo Agostinho, Tejucupapo, Tabira, Recife, entre outras cidades de sol a pino. De um Pernambuco feminino que ri com a generosidade da vida e chora as secas das mulheres sofridas, mas, também, das mulheres que vivem embaixo da chuva, que procuram as marquises para se abrigarem, a chuva que cai sobre um Capibaribe urbano, difícil e poluído. Os dias de luta, as confissões reveladas em seus versos, com desprendimento e simplicidade na poética. Os goles e estrofes de uma Severina Branca, poeta de São José do Egito, marcada pelo ofício da prostituição e suas amarguras derramadas em seus poemas. Os desejos proibidos da poetisa Verônica Sobral, de Tabira, as linhas escritas no Recife, por Maria do Carmo Barreto Campello de Mello, o cunho feminista e social de Geisiara Lima, poetisa de Itambé, a poesia negra de Odailta Alves, a poesia urbana engajada da jovem poetisa Maria Samara, a poética da mulher-menina de Tejucupapo, a autora Chrislayne Venceslau, e, da própria atriz, que também é poetisa e tem dois livros lançados. Mulheres resistentes, reconhecidas pela sua poesia, vestidas de sonhos e do sangue, que simboliza a resistência de um povo, na figura do sagrado feminino.

Daniela Câmara é atriz, poetisa e jornalista recifense. Atua para o teatro, cinema e TV há 30 anos. Tem escrito, pesquisado e visitado almas poéticas femininas e montado suas performances saraus afora, com simplicidade, amor e os presságios, que seguem a intensidade do fogo, das mulheres artistas pernambucanas, verdadeiras fortalezas, que arriscam versos sem rede de proteção, mergulhando num universo onde o risco se torna prazer e aventura, em uma performance cheia de sentimentos e sons, em união com a trilha sonora feita com base na música popular brasileira. Junto ao músico Walgrene Agra, fazem a poesia que casa com a música e os sons, criando afetividades ao palco e reverberando a força da mulher para a sua plateia.

Os poemas foram escolhidos pela atriz, formando um casamento com a encenação, trazendo a energia da luta contra o feminicídio em suas interpretações. Na sua lista estão presentes mulheres que na poesia confessam sua vida, sua condição humana, cotidiana e artística. 

O espetáculo estreou na FLIST (Feira Literária de Serra Talhada), com sucesso de público em 2017. Em seguida realizou um circuito alternativo em bares e casas de espetáculos no Recife, a exemplo da Casa Cultural Villa Ritinha. Passou pelo público de mulheres idosas na Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, também permeou o Mês da Mulher com a poetisa Cida Pedrosa no GP Cabugá, através da FUNDARPE, no Projeto Outras Palavras, fez apresentação única no Teatro Arraial, participou do projeto SESC Goiana, e do Sarau do Projeto Teatrando, no Teatro de Santa Isabel e uma temporada no teatro de Bolso Silvio Pinto, na Maravilhas em novembro de 2018.

Daniela atuou em filmes de Kleber Mendonça Filho, Adelina Pontual, Camilo Cavalcante, Marco Hannois, Gabriel Mascaro, Adriano Portela e Marcelo Gomes, também em espetáculos para o teatro, em “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque de Holanda, “Bailei na Curva”, de Júlio Conti, com direção de Carlos Bartolomeu, “A Incrível Viagem de Doc Comparato”, dirigido por Manoel Constantino, “Cegonha Boa de Bico”, de Marilu Alvarez, com direção de José Manoel, “Batalha dos Guararapes”, com direção de José Pimentel, Elas Contam Tudo de Cícero Belmar, com direção de Manoel Constantino, entre outros.

Em 2007, foi indicada melhor atriz nos festivais de cinema de Gramado e Brasília. Recentemente participou do novo curta metragem do cineasta Camilo Cavalcante, Palhaço Cara Limpa, e no momento está em cartaz com o espetáculo infanto juvenil “A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final”.

Em 2015 lançou seu primeiro livro intitulado Primeiro Ato Poético, na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O conteúdo versa em forma poética, o universo da atriz. Em 2017 lançou sua segunda obra poética intitulada Poesia Afetiva-Ato II, na Plataforma de Lançamentos da UBE, na XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

A apresentação acontece Dia 17/10 as 20h no Marsenal, defronte à Praça do Arsenal.