sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Oftalmologista orienta sobre patologias oculares que requerem cirurgia

 

A visão é um sentido que conecta, através de imagens, o ser humano ao mundo. Daí a necessidade de cuidar bem dos olhos, pois são órgãos bastante complexos e formados por diversas estruturas, dentre elas, a retina. Algumas patologias retinianas só podem ser tratadas com cirurgias. Isso tem contribuído para grandes avanços em tecnologias que têm revolucionado a especialidade de retina e vítreo, nos últimos anos. “São equipamentos de ponta que permitem diagnósticos cada vez mais precoces, rápidos e eficazes, além de cirurgias que impedem a evolução de doenças e controlam as que não podem ser resolvidas com tratamento clínico ou com laser”, afirma a oftalmologista Luciana Valença, especialista em retina e vítreo, no Instituto de Olhos do Recife (IOR).

A retina é fundamental para transformar a luminosidade em impulsos elétricos enviados ao cérebro que “lê” as imagens. Com o aumento da expectativa de vida, podem ocorrer alterações nas estruturas, provocando doenças que afetam essa camada. As principais são a degeneração macular relacionada a idade (DMRI), a retinopatia diabética, o descolamento de retina, membranas epirretinianas, buraco macular e a hemorragia vítrea, dentre outras. “São problemas que podem ser tratados clinicamente ou, em alguns casos, necessitam de cirurgias vitreorretinianas”, explica a doutora Luciana.

PROCEDIMENTOS – Atualmente existem várias técnicas cirúrgicas para essa região posterior do olho. No descolamento de retina, por exemplo, podem ser feitas intervenções como a introflexão escleral, retinopexia pneumática, vitrectomia e outras, dependendo da causa e extensão do descolamento. “Algumas vezes o paciente não chega a ter a retina descolada, apresenta apenas roturas ou buracos retinianos que não requerem tratamento cirúrgico e podem ser tratadas com aplicação de laser específico. Nos casos em que o paciente já apresenta descolamento de retina, há indicação absoluta de tratamento cirúrgico”, indica a oftalmologista.

Outros exemplos de cirurgias vitreorretinianas são a vitrectomia simples ou com endofotocoagulação de retina, a vitrectomia associada a retinopexia com implante de gás ou óleo de silicone, vitrectomia com peeling de membrana epirretiniana, além de injeções intraoculares de medicações que vão agir em certas patologias como a DMRI, edema macular diabético e edemas maculares associados a obstrução vasculares. “O mais importante é sempre consultar um especialista, para identificar os problemas oculares logo no início, pois isso contribui para a eficácia de qualquer tratamento ou cirurgia”, aconselha a médica.

EQUIPAMENTOS – O IOR é pioneiro em avanços tecnológicos para diagnóstico e tratamento de problemas oculares. Nos últimos anos, a instituição tem investindo na aquisição de equipamentos om diversas tecnologias de ponta. Um deles é o NGENUITY, que oferece uma visualização aprimorada do olho, em três dimensões (3D), como em uma tela de cinema, em alta resolução, profundidade de imagem, claridade e contraste de cor.

O equipamento permite ainda uma postura mais adequada do oftalmologista cirurgião, podendo reduzir a fadiga durante o procedimento. “Essa é uma vantagem significativa, uma vez que as cirurgias retinianas podem se estender de minutos até horas, dependendo da complexidade do caso”, explica a doutora Luciana. O equipamento é usado no IOR, em qualquer cirurgia oftalmológica.


Serviço:
Dra. Luciana Valença
Instituto de Olhos do Recife (IOR)
Fone: (81) 2122.5000 www.ior.com.br

100 mil familias incluídas na Tarifa Social Celpe

 

A Companhia Energética de Pernambuco, empresa da Neoenergia, cadastrou 108 mil novas famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício concede desconto de até 65% na conta de luz aos clientes classificados com baixa renda. Com uma estratégia inovadora, a companhia passou a realizar o cadastro de forma proativa, por meio da consulta ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Atualmente, a Celpe contabiliza mais de 1 milhão de famílias cadastradas no programa.


“A inserção automática, realizada pela Celpe e demais distribuidoras da Neoenergia, cruza informações dos contratos com os dados do CadÚnico, disponibilizados às concessionárias periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Apenas neste ano, conseguimos aumentar a nossa base de clientes cadastrados na Tarifa Social em 12%”, comenta o superintendente de processos comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura.


Na maioria dos casos, os inscritos tiveram o seu direito garantido sem sequer procurar a empresa. “Isso demonstra o compromisso da Celpe com a população, ainda mais em um período econômico agravado pela pandemia", afirma o gerente do cadastro e faturamento da Neoenergia, Manoel Edson de Souza.


Além do cadastro proativo na Tarifa Social, as solicitações de cadastro na Tarifa Social podem ser feitas pelos próprios clientes, em plataformas como o site da Celpe e o WhatsApp. A possibilidade de pedir a inclusão no benefício através do aplicativo de mensagens foi oferecida para facilitar o contato com esses clientes e acelerar a concessão do desconto na conta de energia.


Caso o CPF que aparece na conta de energia não for o mesmo que o do representante da família no cadastro do Governo Federal, é necessário solicitar a inclusão na Tarifa Social para ter acesso ao programa, o que pode ser feito pelos canais digitais da Neoenergia.


O QUE É TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA?

Benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.


QUEM TEM O DIREITO À TARIFA SOCIAL DE ENERGIA?

Toda Unidade Consumidora Residencial com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário possuir o Número de Identificação Social - NIS, e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independentemente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.


QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CADASTRO DA TARIFA SOCIAL?

As informações sobre documentação para Cadastro de Tarifa Social estão disponíveis no site www.celpe.com.br


CADASTRO PELO WHATSAPP

Clientes da Celpe que não foram inscritos ainda na Tarifa Social têm a facilidade de solicitar a inscrição pelo WhatsApp da concessionária: (81) 3217-6990. Para isso, basta informar o número da conta contrato da Celpe e o NIS. Se o beneficiário não for o titular da conta contrato, deverão ser enviadas também pelo aplicativo fotos do CPF e do RG do portador do NIS. Os dados serão confirmados no banco de dados do Governo Federal e, depois, o prazo para o credenciamento no programa é de cinco dias úteis, com o início do benefício na fatura seguinte.


lmprensa Celpe

Produção agroflorestal na RMR é modelo agrícola em assentamento assistido pelo Iterpe

 

A produção agroflorestal é uma realidade em diversas propriedades rurais de Pernambuco, estilo de plantio encontrado inclusive na Região Metropolitana do Recife (RMR), como é o caso do Sítio Sete Estrelas, localizado na área rural de Cruz de Rebouças, em Igarassu. Os produtores rurais Amadeu e Cristina Petroni são exemplos da implantação da agricultura agroflorestal dentro de um processo organizado onde, por meio da Associação Terra e Vida, plantam e produzem alimentos manufaturados a partir de um processo produtivo ecologicamente mais natural.

 

O sítio de Amadeu e Cristina fica localizado em um assentamento estadual, chamado Ulysses Pernambucano, que abriga cerca de 80 famílias em uma área total de mais de 290 hectares. No Sítio Sete Estrelas, de seis hectares, eles criam animais e cultivam uma série de culturas, como tubérculos, legumes, hortaliças e frutas; insumos que são transformados em alimentos beneficiados como bolos, pães, carne de jaca, massas, geleias, lanches, entre outros que são produzidos no conceito agroflorestal e comercializados nas feiras agroecológicas da RMR, a exemplo da Feira Agroecológica de Setúbal, na Várzea, em Santo Amaro, Shopping Riomar e Ferreira Costa.

 

"Nesse tipo de produção, buscamos os cuidados com a terra, o respeito à ecologia natural e à qualidade de vida. Para nós, a agrofloresta é um conceito de vida, onde temos prazer em cuidar bem da terra, das plantas e dispor de alimentos por meio de uma série de ações emotivas com a terra. Esse formato produtivo é nosso estilo de vida, porque acreditamos que precisa haver uma produção sustentável, um equilíbrio e um retorno justo para a natureza e para a manutenção financeira da família", explicam Cristina e Amadeu.

 

O Sítio Sete Estrelas é considerado um modelo exitoso de utilização da terra para fins de produção de alimentos de base familiar e agroecológica, que também vem inspirando outros assentamentos estaduais a utilizarem a terra sem uso de agrotóxicos e de forma sustentável. "Observamos cada vez mais um crescente número de agricultores familiares, que possuem concessão de uso da terra ou são beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Pernambuco, optando pela agroecologia como principal forma de produção de alimentos. Essa consciência traz impactos ainda mais benéficos para o meio ambiente e para a população", destacou o presidente do Iterpe, Altair Patriota.

 

O trabalho do Iterpe desenvolvido junto às famílias assentadas vai além da entrega de título de concessão da terra, envolve o levantamento de informações técnicas que subsidiam outras políticas públicas ou ações do Estado voltadas ao desenvolvimento rural, a exemplo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), acompanhamento dos conflitos fundiários, medição das áreas, entre outras ações.


lmprensa lterpe

Festa do Imigrante acontecerá em ambiente digital

 

Em 2020, a Festa do Imigrante – evento consolidado no calendário cultural de São Paulo e aguardado por milhares de pessoas – completa 25 anos de culturas e vivências compartilhadas. Mesmo com a impossibilidade da realização presencial dessa importante comemoração, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promoverá uma versão online, com o apoio da Associação Paulista Amigos da Arte. Entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro, um extenso cronograma será disponibilizado na plataforma #CulturaEmCasa.

Com representação de 28 nacionalidades e regiões, a celebração digital contará com a presença de grande parte das comunidades de imigrantes e descendentes participantes do evento, que contribuíram para o oferecimento dos conteúdos, garantindo ao público a oportunidade de se aprofundar em diferentes tradições sem sair de casa. As apresentações artísticas serão transmitidas ao vivo diretamente do jardim do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, enaltecendo heranças de 16 países, entre eles Venezuela, Marrocos, Croácia, Togo e Guiné Conacri, Japão, Paraguai, Grécia e Líbano.

Por meio de materiais gravados previamente no MI, a celebração apresentará oficinas de dança, gastronomia e artesanato, que poderão ser assistidas repetidamente, e pausadas se necessário, para a possibilidade da reprodução do passo a passo em casa. Como parte dessa programação, as famílias poderão aprender passos tradicionais da Lituânia, Hungria, Rússia e Irlanda.

Já entre as deliciosas receitas típicas, os vídeos destacarão o modo de preparo do patacon (com guacamole e arepa paisa, da Colômbia), da fogazza (Itália), do escondidinho de bacalhau e natas (Portugal), do pogácsa (espécie de bolinho amanteigado, da Hungria), dos tequeños (tiras de queijo enroladas em massa artesanal, da Venezuela) e do badjia (feito com feijão fradinho, de Moçambique).

Para quem não perde a oportunidade de compreender melhor os artesanatos característicos, representantes das comunidades ensinarão a produção de miniterço com contas e pingente, de Portugal; perfumes, da Síria; Margučiai, a pintura de ovos da Lituânia; origami em formato de gueixa, do Japão; bordado, da Bulgária, e pintura em pano, do Congo.

Complementando as ações ao vivo, aulas com professores migrantes ou refugiados abordarão, introdutoriamente, os idiomas árabe, espanhol e francês, em parceria com o Abraço Cultural, organização não governamental com o objetivo de promover troca de experiências, geração de renda e valorização dos refugiados. Apenas para essa atividade haverá a necessidade de inscrição prévia.

Ainda na plataforma #CulturaEmCasa, a disponibilização de contatos e indicações das comunidades participantes permitirá que o público se sinta mais perto do clima da Festa ao adquirir artesanatos ou realizar pedidos de pratos típicos por delivery.

Os recursos de acessibilidade, destaques nas duas últimas edições presenciais, também estarão presentes na adaptação do evento para o ambiente digital, de maneira que haverá legenda, audiodescrição e interpretação de Libras em alguns dos vídeos de oficinas de dança, artesanato e gastronomia. Os detalhes da programação, com dias e horários de cada atividade, estão disponíveis no site da instituição.


Serviço

25ª Festa do Imigrante Online

Datas: Até 06 de dezembro

Plataforma: #CulturaEmCasa

Geraldinho Lins prepara sua Confra de fim de ano com todas as medidas de segurança

 

A famosa Confraternização do cantor Geraldinho Lins chega ao seu segundo ano com encontro marcado para o dia 12 de dezembro no espaço Da Hora Gourmet, no Espinheiro. O local foi escolhido justamente por ser aberto e ter mesas limitadas que cumprem com o distanciamento seguro. Para garantir uma mesa para a celebração, que começa a partir das 16h, basta mandar mensagem para o número (87) 99920-1505.

Ampliação da AMBEV é vistoriada pelo governo do estado

 

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (04.12), na fábrica da Ambev, no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, protocolo de intenções para implantação da nova linha industrial da Ambev Pernambuco. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, Paulo visitou as instalações da empresa e conferiu a reta final das obras que vão permitir o aumento da capacidade de produção de cervejas puro malte, a partir de 2021, e também a capacidade de envase do produto em lata. O investimento na nova área produtiva soma R$ 255 milhões e inclui aportes em infraestrutura e em tecnologia.

“Verificamos a ampliação da fábrica, que tem investido muito em Pernambuco. A gente tem muito orgulho de saber que emprega pernambucanos e tem sido uma referência, não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. Uma fábrica que tem produtividade, trabalho, dedicação e que hoje está ampliando os investimentos, criando novas alas, inclusive comandadas por mulheres, o que também mostra o senso de inovação e, ao mesmo tempo, as oportunidades que a Ambev dá a tantos pernambucanos”, destacou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, os novos investimentos da Ambev reforçam a segurança que o Estado garante ao setor privado. “Esse investimento é mais uma prova que Pernambuco é um ambiente de negócios muito favorável. Através do nosso trabalho de acompanhamento e manutenção dos empreendimentos que estão aqui, a gente tem conseguido anunciar, este ano, cerca de R$ 3,5 bilhões de investimentos. Vamos continuar nesse esforço de atrair investimentos para gerar oportunidade de emprego e renda”, disse o secretário. 

O vice-presidente de Gestão da Ambev, Ricardo Melo, ressaltou estar confiante no crescimento dos próximos anos. “O Norte e Nordeste no nosso negócio têm uma relevância muito grande. O sinal que estamos dando com essa ampliação, aqui na nossa cervejaria de Pernambuco, é exatamente uma expectativa positiva em relação ao crescimento dos próximos anos no Estado”, finalizou. 

A nova estrutura produtiva está sendo montada dentro do complexo já existente em Itapissuma com implantação de infraestrutura e maquinário com tecnologia desenvolvida pela própria Ambev. Na primeira etapa do processo produtivo da cerveja, a brassagem, sete mulheres comandam as atividades em um trabalho denso e de qualidade. 

“Tenho muito orgulho de ser pernambucana e fazer parte de um negócio tão grande, a nível Brasil. Minha área é composta por uma equipe de 24 pessoas e quase metade dela é representada por mulheres. Temos um espaço que podemos demonstrar nossa competência e nossos talentos, independentemente de ser mulher, ou qualquer outra conotação que, às vezes, pesa muito dentro de uma profissão. A competência vem sempre à frente”, enfatizou a coordenadora de Brassagem, Beatriz Afonso. 

A cervejaria investiu R$ 155 milhões para ampliar a capacidade de produção de cervejas puro malte no Estado e R$ 100 milhões para aumentar a capacidade de envase com a instalação da nova linha com capacidade de envasar 120 mil latas por hora. Trata-se da linha mais inovadora da América do Sul, projetada com tecnologias da indústria 4.0.

Secretarla de lmprensa de Pernambuco

Quem planta flores colhe jardins

 

Até o dia 20 de dezembro, irá acontecer a Feira de Flores de Holambra, no Home Center Ferreira Costa. Uma oportunidade ideal para levar novos ares a sua casa, com tons da natureza. 

Além de deixar o ar mais puro e embelezar a casa, cultivar plantas é um excelente passatempo e atividade terapêutica para crianças, jovens, adultos e idosos. Visando contribuir com o bem-viver das famílias. A jardinagem alivia o estresse e promove diversos benefícios para a saúde, proporcionando momentos de lazer, interação e afeto entre a família e desenvolve, nos pequenos, a consciência ambiental. 

E na Feira de Flores de Holambra, você poderá encontrar 200 espécies de plantas e flores ornamentais, como Bonsai, orquídeas, suculentas, cactos, rosas do deserto, dentre outras variedades. Plantas que podem ser cultivadas tanto em ambientes internos, quanto os externos. Todos os produtos que fazem parte da exposição serão comercializados a preços populares, que a partir de R$ 5. Além disso, no local o cliente receberá as orientações de como cultivar a planta.  

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento terá algumas modificações, como a diminuição de quantidade de mesas expositoras pra aumentar o distanciamento entre os visitantes, controle do número de pessoas dentro do evento, uso obrigatório de máscara dentro do ambiente, medição de temperatura e aplicação de álcool na entrada, além de espaço amplo e ventilado.