domingo, 26 de maio de 2024
Duque participa de festejos da Pedra do Reino, em São José do Belmonte
O deputado estadual Luciano Duque participou das atividades da tradicional Festa da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, neste fim de semana.
Ainda na sexta-feira (24), o parlamentar assistiu aos shows, na Praça Central da cidade. “Esse ano, tivemos uma grade de atrações de peso, graças ao apoio que solicitamos à governadora Raquel Lyra e ela de pronto nos atendeu”, celebrou.
No sábado (25), pela manhã, Duque acompanhou às apresentações de grupos de bacamarte, banda de pífano, repentistas, entre outras, no pátio de eventos. “É de nossa autoria a Lei que torna os bacamarteiros patrimônio imaterial de Pernambuco”, lembrou. “Um reconhecimento importante para essa manifestação cultural característica do interior do estado”, completou. À tarde, o parlamentar assistiu aos jogos da Carvalhada Zeca Miron, no estádio Carvalhão.
Hoje (26), o deputado assistiu à benção ao cavaleiros e amazonas realizada pelo padre Américo Leite, na paróquia de São José, e depois subiu à Serra do Catolé, onde aconteceu a apoteose do evento. No local, toda a corte real se reúne após acompanhar, à cavalo, o rei e a rainha dos festejos por 30 quilômetros, do centro da cidade ao sítio histórico da Pedra do Reino. “Parabenizo o amigo e prefeito Romonilson Mariano e a Associação Cultural da Pedra do Reino por mais um evento de sucesso. Ano que vem estaremos aqui novamente”, disse.
História
A festa da Pedra do Reino, que está em sua trigésima edição, recebeu incentivo do próprio Ariano Suassuna, autor do clássico brasileiro ‘O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta’. O livro mistura fantasia com realidade, na tentativa de um personagem criar uma epopeia nacional. Quaderna, o narrador dessa história que envolve muito mistério, é um descendente do líder da seita da Pedra do Reino, que existiu de fato entre 1835 e 1838 na Serra do Catolé, município pernambucano de São José do Belmonte. A seita produziu um mar de sangue no sertão. Ariano Suassuna começa a história um século depois, em 1935, que representa então o século do reino. A narrativa é mítica, na qual surge um sertão povoado por personagens e seres fantásticos, e onde é feita uma discussão sobre poesia e literatura em meio a duelos entre dois representantes da esquerda e da direita. A literatura e a cultura nordestina são muito valorizadas por Suassuna.
Paulinho de Devá mostra força em encontro de oposição em Bonito
O município de Bonito viveu na noite de ontem (25), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), um momento ímpar. Lideranças da oposição sob a batuta de Paulinho de Devá, presidente da Câmara de Vereadores, e Taciana Heráclio, filha dos ex-prefeitos Maria Lúcia e Valdomiro, ambos filiados ao Podemos e Dr. Edmilson Henaulth, do PT, reuniram vereadores, pré-candidatos, autoridades estaduais, e o povo da cidade e da zona rural para trilhar o futuro do município.
O vereador Paulinho de Devá foi destaque por conseguir um maior número de lideranças e apoio , especialmente , da juventude. Seu nome reforça o grupo de oposição e pode ser a virada de chave para o sucesso nas urnas depois de 16 anos do PSB no município.
“Tenho certeza da vitória. Não entro pra perder. Já derrotei eles (refrindo-se ao grupo de Dr. Ruy Barbosa, ex-prefeito de Bonito e possível candidato a prefeito) na Justiça, no voto, de todo jeito. E tenho certeza que vão ser derrotados no dia 6 de outubro (dia da eleição ). “, diz Paulinho em seu discurso inflamado e empolgante.
Participaram do movimento os vereadores Maroja, Anaclea de Anacleante e o ex-vereador Daniel do Hospital, ex PSB que migrou para o Podemos, reforçando o palanque de oposição.
Autoridades estaduais como o presidentes do Podemos, Marcelo Gouveia e Renildo Calheiros, deputado Federal por Pernambuco prestigiaram o encontro. Além de lideranças da cidade, de Alto Bonito, Bentivi, Estreito do Norte, Sítio Rodeadouro, dentre outras comunidades.
Márcia inaugura nova estrutura da Escola Municipal Barão do Pajeú
Neste sábado, 25 de maio, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou a reforma da Escola Municipal Barão do Pajeú, localizada no Distrito de Bernardo Vieira. Com investimento de R$ 1,6 milhões de reais, a escola vai beneficiar cerca de 200 alunos e oferecer melhores condições de ensino, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional na localidade.
A prefeita Márcia Conrado destacou a importância da obra para Serra Talhada. "A reforma e ampliação da Escola Municipal Barão do Pajeú é um marco na nossa gestão. Investir em educação é investir no futuro de nossa cidade. Agora, nossos alunos e professores têm um ambiente adequado, acessível e moderno para o ensino e aprendizado", afirmou a prefeita durante a cerimônia de inauguração.
A unidade escolar, que anteriormente operava em dois prédios distintos, concentra agora todas as atividades em um único endereço. A obra, que incluiu a restauração do edifício sede e a adequação às normas de acessibilidade, também climatizou todos os ambientes internos.
Com a conclusão da reforma, a escola conta agora com sete salas de aula climatizadas, um laboratório de informática, Sala de Atendimento Especializado (AEE), espaço multiuso coberto, quadra de areia, refeitório, cozinha, depósito de merenda, diretoria, secretaria, sala de professores, banheiros masculino e feminino para alunos e funcionários, além de um depósito de material de limpeza. A área verde da escola também foi ampliada com paisagismo que prioriza espécies nativas.
Fotos: Divulgação
Programa Ativa Pernambuco: governadora Raquel Lyra lança iniciativa para incentivar a prática de atividades físicas
A partir do propósito de incentivar a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde, a governadora Raquel Lyra lançou o Programa Ativa Pernambuco, neste sábado (25), na Arena de Pernambuco. A iniciativa vai ser realizada no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de atividades físicas promovidas pelos municípios de todas as regiões do Estado. Após o evento de lançamento, o Governo promoveu uma corrida de rua, o Circuito Ativa PE, na área externa da Arena, para dar o pontapé inicial no programa.
Durante o evento, a governadora explicou que o programa será executado em regime de colaboração com os municípios. “Mais de 130 municípios já aderiram ao Programa Ativa Pernambuco, no qual a gente vai dar equipamentos e também um apoio para permitir que os núcleos de saúde da família tenham práticas esportivas e atividades físicas, beneficiando todas as idades, especialmente idosos e pessoas com deficiência, que precisam de muitos estímulos para manter uma vida saudável”, ressaltou a governadora.
O projeto vai ser implementado a partir dos estabelecimentos de saúde cadastrados pelos municípios e aceitos pelo programa, sob a coordenação das secretarias de Saúde e Educação e Esportes de Pernambuco. Os locais credenciados serão chamados de Núcleos Ativa Pernambuco (NAPs), incentivando a inserção da atividade física na rotina da população, por meio das estratégias de promoção da saúde na região.
"É inegável que o esporte e a atividade física são importantes fisiologicamente, psicologicamente e socialmente. E o Ativa Pernambuco surge justamente para ter iniciativas voltadas ao incentivo da atividade física para a população de uma maneira gratuita, com muita qualidade”, registrou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.
As atividades serão desenvolvidas por um profissional de educação física e fortalecidas pelos profissionais das equipes multidisciplinares da rede de atenção básica do Estado. Elas serão programadas a partir da peculiaridade e característica de cada município, abrangendo distintas práticas como ginástica, zumba, musculação e treinamento funcional.
A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a prática de exercícios tem relação direta na qualidade de vida das pessoas. “É importante que a gente siga criando a cultura da atividade física, porque isso tem um impacto enorme na saúde. Hoje a gente tem uma grande parceria em Pernambuco inteiro, mais de 130 municípios, 260 núcleos já instalados, onde a gente pode ver a atividade física sendo colocada em prática em cada cantinho, inclusive nas unidades básicas de saúde”, destacou a secretária.
As atividades promovidas pelo município devem ter, no mínimo, três turnos diários de exercícios, totalizando 40 horas semanais. As aulas devem atender públicos de várias idades de acordo com a necessidade dos moradores da região.
As cidades integrantes deverão contemplar os eixos de trabalho apresentados pelo programa, que vai atender crianças e adultos, de 11 a 59 anos, e se estende para idosos, pessoas gestantes e pós-parto, além de pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas.
Até o momento, 138 cidades se inscreveram, totalizando 275 solicitações de núcleos. Essas inscrições serão analisadas até o dia 1° de junho. Em seguida, os municípios considerados aptos serão homologados e poderão receber oficialmente os núcleos do Ativa Pernambuco.
Congresso Pernambucano de Esporte
Antes do lançamento do Programa Ativa Pernambuco, a governadora participou do encerramento da segunda edição do Congresso Pernambucano de Esporte, que reuniu atletas, técnicos e entusiastas do esporte. O evento promoveu exposições, discussões e compartilhamento de conhecimentos sobre diferentes áreas e possibilidades de práticas e intervenções para os mais distintos ambientes relacionados à educação física e ao esporte.
Estiveram também presentes no evento o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, e o presidente da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes.
Fotos: Hesíodo Góes
Imprensa PE
Bezerros divulga as datas do São João na Serra Negra
A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Turismo e Cultura, divulgou, neste sábado (25), as datas oficiais dos festejos de São João na Serra Negra em 2024. Este ano, a festa começa no dia 15 de junho e segue pelos dias 16, 22, 23, 24, 29 e 30 do mesmo mês, sempre aos finais de semana. Serão sete dias de forró autêntico e regional, com atrações nacionais, regionais e locais.
O São João na Serra Negra tem como característica ser o mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo, contando com paisagens exuberantes, comidas típicas e o tradicional forró pé de serra. São dois polos de animação, sendo o palco principal e palco cultural. Atrações artísticas e culturais fazem parte da programação festiva que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.
Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura do município, o encerramento do São João - Do Sítio à Cidade - acontecerá no dia 07 de julho, no centro da cidade. Também haverá festejos juninos nas principais comunidades rurais. A programação completa será divulgada em breve, no lançamento oficial do São João 2024. Siga o perfil oficial @saojoaonaserranegra e fique por dentro das novidades.
Imprensa Bezerros PE
Bebidas Cabaré lançam novas identidades visuais
Cabaré está de cara nova. A cerveja premium e a linha ICE da marca pertencente ao Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – acabam de ganhar uma nova identidade visual que será apresentada ao mercado durante a APAS Show 2024, maior feira supermercadista do mundo, realizada entre os dias 13 e 16 de maio, em São Paulo.
Desenvolvido pelo estúdio CasaCC, o rebranding tem como objetivo rejuvenescer a imagem da marca e fortalecer sua conexão com o consumidor. Composta por curvas elegantes e ornamentos que refletem sua exuberância, a nova identidade visual é inspirada na década de 20, época emblemática dos cabarés. Já as novas cores utilizadas nas embalagens foram escolhidas estrategicamente para evocar uma sensação de frescor, sofisticação e tradição.
“O verde bandeira é uma alusão direta à natureza e aos ingredientes naturais da cerveja, transmitindo uma imagem de qualidade. Já o amarelo dourado, combinado com o verde, remetem diretamente à nossa brasilidade e origem, atribuindo personalidade à marca. O cinza grafite adiciona uma nota de elegância e modernidade, enquanto o branco creme sugere tradição e autenticidade”, revela João Pedro Vargas, diretor de criação e sócio do estúdio.
As novas embalagens de Cabaré contam ainda com selos que reforçam sua essência brasileira. Na cerveja puro malte, o atributo destacado é a produção 100% nacional. Já na linha ICE, que conta com quatro sabores (tangerina, frutas vermelhas, frutas amarelas e limão), o destaque fica por conta do uso da Cachaça Cabaré, internacionalmente reconhecida e premiada – incluindo medalha de ouro de Melhor Cachaça, no Concurso Mundial de Bruxelas, em 2018 –, em sua formulação.
"Para nós, este rebranding da marca representa um marco significativo. Queremos incentivar os consumidores a continuarem buscando experiências premium, enquanto valorizam a tradição e qualidade de nossos produtos", afirma Bruna Alonso, gerente de marcas premium do Grupo Petrópolis.
Os produtos da linha Cabaré serão produzidos e envazados nas novas embalagens nas fábricas do Grupo Petrópolis, localizadas em Teresópolis (lata Cabaré ICE), Boituva (Long Neck Cabaré ICE) e Uberaba (todos os SKUs da cerveja Cabaré), e estarão disponíveis em todo o país a partir do segundo semestre.
Recife entrega R$ 2,5 milhões em obras na Bomba do Hemetério
A Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, teve um sábado (25) de entregas de várias obras de infraestrutura. O espaço de convivência do Largo da Bomba, que sedia festas, celebrações e tradições culturais do bairro, recebeu investimento de R$ 1,2 milhão. Contenções de encostas que guardam vidas de 180 moradores e moradoras das ruas Bilac, Urânia e 2ª Travessa da Rua Quarenta também foram finalizadas e receberam R$ 1,3 milhão em serviços de contenção e drenagem. Todas as intervenções foram executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O prefeito João Campos esteve presente no local, hoje, para conversar com a população e conferir as intervenções.
No Largo da Bomba, área de interação social e que congrega comunidades para apresentações culturais, foram construídos novos quiosques, praça, banheiro, escadarias, arquibancada e implementadas outras melhorias. A nova praça ocupa uma área de 644 m², feita em diferentes níveis e em piso intertravado. O espaço também conta com rampas e pisos táteis que garantem a acessibilidade local, além de escadarias que, inclusive, servem como arquibancadas.
"Começamos a primeira etapa aqui e tinha permissionário preocupado, perguntando 'será que vão tirar a gente?'. Peguei, chamei e prometi que isso não aconteceria", relembrou João Campos. "O que estávamos fazendo era melhorar os quiosques. Agora está tudo feito, novo, com banheiro acessível, pronto para a população", garantiu o gestor recifense.
São seis novos quiosques no Largo para a operação de comerciantes, iluminação e banheiro. O entorno da praça ganhou 622 m² de calçadas com piso intertravado e tátil que melhoram a circulação de pedestres. E para dar mais conforto ambiental, o projeto executou o plantio de árvores de grande porte.
Permissionária há mais de 40 anos, Maria José Cabral, 57, agora terá um local totalmente requalificado para dar sequência à trajetória da família. "Estou realizada. Aqui era do meu sogro, passou para o meu marido e agora ficará para mim e para os meus filhos. Eu já esperava isso desde 2013. Graças a Deus, agora saiu. Estou muito feliz",
ENCOSTAS – Ainda na Bomba do Hemetério, o prefeito João Campos aproveitou para fazer a entrega de obras de encostas. Na barreira localizada na 2ª Travessa da Rua Quarenta, foram realizados os serviços de contenção e drenagem que incluíram a proteção de talude em tela argamassada de 276 m², a construção de três muros de arrimo num total de 240 m² e 68 metros de canaleta de drenagem. Também foram feitos 60 metros de mureta de proteção, 203 m² de piso de concreto e 162 metros de assentamento de corrimões. Essa obra beneficia 56 pessoas e teve investimento total de R$ 597 mil.
"Essas obras de encostas se somam a mais de 100 já entregues desde o começo da gestão e outras 60 que estão em andamento ou prestes a iniciar. Isso é muito importante para garantir a proteção das pessoas", frisou o prefeito João Campos. "O Recife está batendo recorde de investimentos em muitas áreas, mas tem um orgulho grande de ser a gestão que mais investiu em proteção de encostas da história", afirmou o gestor.
Prestes a se mudar para a nova casa, Maria da Conceição, 38 anos, demonstrou gratidão por chegar num local com uma obra dessa magnitude já pronta. "Estou saindo de um lugar de encosta, onde não dormia bem, e agora ganho esse presente. Agora vou dormir tanto, tranquila, que vou perder a hora da escola, porque fazia tempo que não tinha um sono bom", contou, aos risos.
Nas ruas Urânia e Bilac, localizadas no Córrego Antônio Rodrigues, a obra de contenção e drenagem beneficiam 130 moradores e moradoras da área. Para a execução dos serviços foram gastos R$ 736 mil. O trabalho incluiu a construção de seis muros de arrimo com 395 m², 409 m² de piso em concreto, 118 metros de canaletas e 600 m² de proteção de talude em tela argamassada.
Dione Veloso, 67 anos, tinha o anseio de ver a contenção pronta há já longa data. Finalmente, realizou o sonho. "Eu não tenho palavras para descrever isso, foi muita luta. Finalmente estou dormindo, porque antigamente era preciso chamar o pessoal para tirar barro daqui, e pagar. Estou satisfeita, tranquila, tranquila e segura", disse.
Fotos: Marlon Diego
Imprensa Recife
Estudantes do Paulista venceram a categoria Voto Popular, da 29ª Edição Ciência Jovem, e viaja ao México
Representando a cidade do Paulista, quatro estudantes viajarão ao México, na madrugada desta segunda-feira (26/05), para receber a premiação pelo Projeto “CAL_OR: considerações sobre sobrecarga térmica do ambiente e a resposta termorregulatória do organismo”. A iniciativa faz parte da 29ª edição do Ciência Jovem, de 2023, promovido pelo Espaço Ciência, com a participação de cerca de 180 escolas públicas e privadas do Brasil e de outros países.
Os jovens chegarão ao Aeroporto Internacional do Recife, às 23h do domingo (26), e o embarque está previsto para 3h da madrugada de segunda-feira. O projeto será apresentado no 4º Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Empreendimento, que acontece entre os dias 28 e 31 de maio, em Puebla, no México.
O trabalho, que venceu na categoria Voto Popular, foi produzido pelos(as) jovens: Evelly Esteffany de Oliveira Santos, Alícia Beatriz Bezerra Lira, Wellison Lucas Barbosa da Silva, Gutherre Cézar Lopes de Souza Silva, das turmas de 8º e 9º anos da Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves, do Engenho Maranguape. A orientação foi da professora Verônica Freitas da Silva e da coordenadora Virginia Caldeira de Jesús.
De acordo com o gerente pedagógico da Secretaria de Educação do Paulista, Marcos Soares, o prêmio conquistado pelos jovens é muito importante para a Rede Municipal de Ensino, pois serve para inspirar outros estudantes.
“Com muita alegria Paulista será representada na cidade de Puebla, no México. Esse prêmio foi conquistado com o mérito dos próprios estudantes, da dedicação deles. O grupo vai apresentar no encontro o trabalho desenvolvido aqui numa escola pública municipal", enfatizou Soares.
Assinar:
Postagens (Atom)