segunda-feira, 29 de abril de 2024

Mensagem da Noite

Shopping Recife abre o mês de maio com show "Vozes Recife"

 

Para marcar a abertura do mês de maio, o Shopping Recife promove, na próxima quarta-feira, show gratuito com três vozes talentosas da capital pernambucana que contagiaram o palco do programa The Voice Brasil. Pela primeira vez elas se unem no projeto “Vozes Recife”, das cantoras Erica Natuza (The Voice Brasil 2018), Catarina Rosa (The Voice Brasil 2019) e Lua (The Voice Brasil 2022). A partir das 16h, em frente à Rihappy, elas prometem uma tarde de muita música e diversão para toda a família. E neste dia, para quem vier aproveitar a programação do dia 1º de maio, o Shopping Recife funcionará das 12h às 21h para todas as suas operações.

McFly dia 5 - domingo ao Quaslistage, no Rio

 

McFly chega ao Brasil para shows de sua nova turnê mundial em São Paulo e no Rio de Janeiro, faz uma única apresentação, no Qualistage, no domingo (5).

Uma das mais populares bandas de POP Music surgidas nesta década, e uma das mais queridas do público brasileiro, o grupo inglês McFly está celebrando 20 anos de carreira com um novo disco e uma nova turnê mundial, em suporte ao seu mais recente álbum de inéditas.

Power to Play, sétimo disco de estúdio lançado pela banda, chegou no ano passado às lojas, depois de um hiato de três anos sem novos lançamentos. O álbum tem 11 faixas, com sonoridade inspirada pelo rock dos anos 80.

Boa parte da crítica recebeu o novo álbum como o maior trabalho do McFly até agora. A própria banda define Power to Play como uma celebração total do rock em todas as suas formas e que leva a banda de volta à razão pela qual eles começaram sua jornada. Produzido por Danny, ao lado de Jason Perry, com participação dos amigos James Bay e Steven Battelle, o álbum reúne hair metal cheese, glam rock glitter e heavy metal atitude com toques de Van Halen, Mötley Crue, Poison e Def Leppard. É um álbum construído com base na colaboração, o som de quatro melhores amigos incentivando uns aos outros a alcançarem os limites de sua criação e celebrando os resultados.

Junto com o álbum, o McFly lançou o vídeo do single “Honey I’m Home”, uma canção de amor que fala sobre perceber o quão próximas as coisas e as pessoas que você ama podem estar escapando de seu alcance, sem que você sequer perceba. Antes do disco chegar às lojas e plataformas de streaming, dois outros singles já haviam conquistado o público – o rock “God Of Rock & Roll”, e a brilhante “Where Did All The Guitars Go?”.”

Em 21 de julho, uma surpresa de presente para os fãs brasileiros: a banda lançou o single “Broken By You“, uma canção bilíngue em inglês e português, com a participação da banda brasileira Fresno.

Em várias entrevistas, a banda já admitiu: eles adoram o Brasil. E o amor é recíproco, portanto, o país não poderia ficar de fora da nova turnê mundial, que começou em outubro na Inglaterra, com previsão de 23 apresentações iniciais. Este ano a banda voltou à estrada e já tem data para chegar ao Brasil: eles se apresentam nos dias 2 e 3 de maio em São Paulo, e fazem no dia 5 de maio, no Rio de Janeiro, no Qualistage.

As apresentações do McFly no Brasil são mais uma realização da MOVE Concerts

O McFly é formado por Tom Fletcher (vocal/guitarra), Danny Jones (vocal/guitarra), Harry Judd (bateria) e Dougie Poynter (baixo/vocal).

A Banda - O McFly foi formado na capital inglesa, Londres em 2004, e mantém até hoje sua formação inicial. O álbum de estreia da banda, Room on the 3rd Floor, alcançou o primeiro lugar no UK Albums Chart e recebeu um disco de platina duplo.

Com o sucesso logo em seu lançamento, eles tornaram-se a banda mais jovem a ter um álbum de estreia em primeiro lugar no Reino Unido – um título que anteriormente pertencia aos Beatles. Um mês após o álbum ter sido lançado, a banda fez sua primeira turnê pelo Reino Unido.

O segundo álbum da banda, Wonderland, também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e foi lançado em 2005. O terceiro trabalho, Motion in the Ocean, foi lançado em novembro de 2006 e ficou na sexta posição no Reino Unido. O sucesso inicial da banda foi tanto que, já em 2007, o McFLY lançou sua primeira coletânea musical, “All the Greatest Hits”.

Em 2008, uma inovação: o quarto álbum de estúdio da banda, Radio: Active, foi distribuído gratuitamente como um complemento do jornal The Mail on Sunday em julho de 2008, o que provocou uma correria às bancas. Em novembro de 2010, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, Above the Noise, que marcou uma mudança em seu estilo musical, mas mantendo o mesmo sucesso: até março de 2011, o McFLY teve dezoito singles TOP 20, dos quais sete atingiram a primeira posição no UK Albums Chart – um sucesso meteórico para uma carreira de apenas sete anos.

Em 2006, a banda fez também uma incursão pelo cinema: eles apareceram na comédia “Just My Luck”, estrelada por Lindsay Lohan e Chris Pine. A banda representava a si mesma e a participação no filme rendeu um álbum homônimo, que também foi utilizado como sua trilha sonora. Durante esse período, eles também participaram de vários projetos de caridade, como Comic Relief, Children In Need, Live 8 e Sport Relief. Em novembro de 2013, foi anunciado que o McFly uniria forças com o Busted para formar o “supergrupo” McBusted. Eles fizeram uma turnê de 34 shows com músicas de ambos.

Em 2016 os integrantes do McFly lançaram o grandioso Anthology Tour, que tinha duas diferentes versões com sucessos gravados ao vivo – uma delas com três discos e 67 músicas.

Depois disso, a banda fez um hiato de três anos, que se encerraria em 2019, quando Poynter confirmou através de um podcast que a banda estava preparando um novo álbum e uma turnê. Young Dumb Thrills chegou em 2020, e teve até um início de turnê interrompida pela pandemia.

Em março deste ano, chegou o single “Where Did All The Guitars Go?” e, junto com ele, o anúncio de um novo álbum e de uma nova turnê. Power to Play foi lançado em 9 de junho.

Show no domingo, 5 de Maio

Show às 20h / A casa abre às 18h

Qualistage
Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca – RJ

Classificação Etária: 16 anos desacompanhado. Menores de 16 anos apenas acompanhados pais/responsável legal. Sujeito a alteração, conforme decisão judicial

A partir de R$ 175,00

Venda: https://www.livepass.com.br/event/mcfly-qualistage-17888952/

Bilheteria Oficial
Shopping Via Parque - Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ
Segunda a Sábado das 11h às 20h
Domingo e Feriados das 13h às 20h

Em dias de shows o horário de atendimento sofre alterações. Confira a programação do local.

Meia entrada: A meia entrada é destinada para estudantes, jovens até 21 anos, jovens de baixa renda, professores, pessoas acima de 60 anos e PCD

Capacidade da casa: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas

TIM Music Noites Cariocas, encerra a 3ª temporada, com shows no anfiteatro de um dos cartões-postais mais deslumbrantes da cidade!

 

Noites memoráveis, o Morro da Urca recebeu um dos festivais mais icônicos e longevos da cidade: o TIM Music Noites Cariocas. A 3ª temporada aconteceu durante todo o mês de abril (de 5 a 27). O festival reuniu novas apostas da música brasileira fazendo um mix perfeito com nomes já consagrados, aliás, o grande legado do projeto, realizado em um espaço deslumbrante.

Os números impressionam: 40 shows em três anos (nas 3 edições), somando em torno de 85 horas de música. Em cada edição, 21.000 pessoas presentes, empregos diretos e indiretos em cada edição: em torno de 820 pessoas. Lotação esgotada em todos os shows, chegou ao fim mais uma temporada, muitos encontros, sorrisos e momentos, tendo como cenário um dos cartões postais mais incríveis da cidade.

Passaram pelo palco do anfiteatro do Parque Bondinho Pão de Açucar: Guilherme Arantes, Ritchie, Catha, L7nnon, Fernanda Abreu, Blitz, Agnes Nunes, Marina Lima, Zeca Pagodinho, Ana Carolina, Bala Desejo e Seu Jorge.

Os dois últimos foram os responsáveis por encerrar a programação de 2024. Na sexta-feira, dia 26 de abril, Bala Desejo, levou o Bala Baile Show para o palco do Noites, uma verdadeira festa, cheia de referências a tropicália, com samba e pop e rodeado de convidados especiais. A começar por Maria Gadú, seguido de Pretinho da Serrinha e ao final Preta Gil, que ainda recebeu seu filho Francisco Gil para uma palhinha no palco. No final do baile, os três convidados se reuniram com o grupo para encerrar o show ao som de “Sina” de Djavan, em um momento único.

No sábado, 27 de abril, a última noite da temporada foi consagrada pelo show do Seu Jorge, que subiu ao palco pontualmente 00h, e fez um show de mais de duas horas repleto de canções consagradas. Com casa lotada, o Morro da Urca virou um fervo ao som de hits como “Burguesinha”, e “Felicidade” e “É Isso Aí...”.

Evento badalado, olha só os artistas que performaram no palco da 3ª temporada do Noites Cariocas, passaram por lá nomes como Patrícia Pilar, Xamã, Marcelo Serrado, Babu Santana, Thalita Rebouças, Sophie Charlotte, Bianca, Ju Amaral, Marcus Majella, Kesia, Mel Muzzillo , Livia Silvia, Caio Canhente, Raphael Logan, Julianne Araújo, Duda Santos, Mel Maia, Dudu Azevedo, Viviane Araújo, Cris Vianna, Ruan Paiva, Lucy Ramos, Roberta Rodrigues entre outros.

Os quatro finais de semana do festival tiveram trilha sonora assinada pelo Dj Marcelinho Da Lua, responsável pelas últimas duas temporadas do evento. Para o Noites, Marcelinho buscou sets que se encaixassem no seu universo e que se casassem com os artistas da programação. Levando uma variedade de gêneros e amplitude de música brasileira, blues, jazz, rock, pop para agitar o antes e pós shows das noites.

Para Calainho, sócio do projeto, a 3 temporada do Tim Music Noites Cariocas foi um sucesso. “Essa temporada de 2024 foi um sucesso, e muito especial também. Reunir nomes de diferentes gerações e sons nesse festival tão simbólico, e, em um local tão sagrado, foi sem dúvida alguma uma grande realização. Promover encontros musicais, ver a doce Agnes Nunes e Marina Lima cantando juntas, Ritchie e Guilherme Arantes dividindo palco, Bala Desejo com Preta Gil, Maria Gadú e Pretinho da Serrinha juntos, foi emocionante e histórico. Sem falar nas vozes poderosas de Ana Carolina e Seu Jorge. O TIM Music Noites Cariocas 2024 foi um verdadeiro presente para a cidade, para o público, para os apreciadores da nossa música e cultura. Já ansioso para planejar a próxima temporada, só digo uma coisa, logo terei novidades.”, definiu Luiz Calainho.

Camila RIbeiro, Diretora de Advertising e Branding da TIM, patrocinadora oficial do evento, afirma que a temporada foi uma prova do compromisso da marca com a música.

"Nossa ligação com a música e nosso compromisso de trazer novas experiências para o público por meio da conectividade são evidenciados em cada evento que realizamos ou patrocinamos. E o TIM Music Noites Cariocas foi uma prova disso. Encerramos essa terceira edição com a sensação de dever cumprido, felizes e orgulhosos por levar a marca da TIM para um dos locais mais icônicos do Brasil novamente e reforçar a inovação da empresa, principalmente, por meio do nosso protagonismo no 5G.", Camila Ribeiro.

Em tempo: É o festival de música mais ancestral do país (o Rock in Rio surgiu em 1985, apenas cinco anos depois do Noites). Criado em 1980, pelo produtor musical Nelson Motta, o Noites Cariocas se tornou uma potência na programação cultural do país. Desde 2004, o festival está sob o comando da dupla de empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho, que adquiriram os direitos da marca, e conta com a realização da HUB 777, Accioly Participações e Parque Bondinho Pão de Açúcar, lá se vão 20 anos da retomada do projeto.

E assim, o TIM Music Noites Cariocas promoveu uma experiência excepcional, combinando boa música, passeando com clássicos e novos sons e um bom astral, deixando na memória momentos importantes vivenciados no alto do Morro da Urca. Que venha a nova temporada.

Casa do Turista de Olinda abre nova exposição de Ayodê França

 

Uma opção de passeio para o feriado da próxima quarta-feira (01). A Casa do Turista, em Olinda, abre nova exposição. A atração é denominada como Gabinete de Curiosidades, de Ayodê França. A mostra das obras de arte é fruto de parceria da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda com o Coletivo Casa do Cachorro Preto, e ficarão à disposição do público até o dia 1º de agosto, sempre das 9h às 18h.

Gabinete de Curiosidades são ilustrações, desenhos e pinturas em técnicas mistas, acrílica, nanquim e aquarela, papel e tela que vestem e dão vida real às fantasias da inquietude que nos leva à transcendência. “São divindades, entidades, seres e personagens que permeiam a cultura e a identidade de nosso povo, das suas imagens e a personalidade dessa terra“, explica Ayodê.

O Artista - Ayodê França é artista plástico, ilustrador, designer e cineasta. Criado na periferia de Olinda, Pernambuco. Assina como ilustrador e autor de diversas animações premiadas. Tem desenhos publicados em jornais, revistas e cartazes, várias exposições individuais e coletivas. Também participou do livro “Tô Miró”. quadrinhos de poemas de Miró da Muribeca, publicação da Casa do Cachorro Preto. É o idealizador do Projeto Divindades Ancestrais e ilustrador do livro Omo-oba: Histórias de princesas e príncipes.

Gabinete de Curiosidades
Ayodê França
A partir do dia 01 de maio de 2024
Das 9h às 18h
Casa do Turista de Olinda
Rua Prudente de Morais, 472 - Carmo - Olinda - 4 cantos.

Imprensa Olinda

Inspirado no universo do escritor argentino Jorge Luis Borges, solo Quase Infinito estreia no espaço cênico do Sesc Pompeia dia 21 de maio

 

O ator e dramaturgo João Paulo Lorenzon e o diretor Elcio Nogueira Seixas se reencontram para montar mais uma peça inspirada no universo do renomado escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). Trata-se do solo Quase Infinito, que estreia no dia 21 de maio no espaço cênico do Sesc Pompeia e fica em cartaz até 7 de junho, com apresentações de terça a sexta-feira, às 20h30.

A primeira parceria entre os dois criadores aconteceu em 2008, quando eles montaram “Memória do Mundo”, peça fundação de uma amizade lírica animada pelo sopro poético de Borges. A cegueira do gênio argentino guiou a dupla por labirintos da experiência teatral que iluminaram a trajetória de ambos os artistas.

O espetáculo surgido deste encontro carregava uma torrente de afetos e desafios sensoriais que viriam a tornar-se o veio criativo de Lorenzon, donde brotariam todos os seus inquietantes trabalhos. Ao longo dos últimos 15 anos de amizade, além da admiração mútua, Lorenzon e Seixas não viam a hora de voltar a visitar a obra de Borges. E a oportunidade surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando Lorenzon começou a escrever a dramaturgia de Quase Infinito e convidou o amigo para dirigi-lo em cena novamente.

Escrita em cinco atos, Quase Infinito nasceu das inquietações vividas pela humanidade – e pelos próprios alunos de teatro de Lorenzon – em meio ao isolamento social e à impiedosa quantidade de vidas perdidas nesse período. A peça representa alguns dos grandes enfrentamentos da condição humana inspirados pelo universo de Borges.

São eles: os confrontos com a tentação do ódio; com o nada e o esquecimento, como ameaças de esvaziamento de si próprio e do mundo; com a incomunicabilidade; e com as chances de renascimento disponíveis para agarrarmos a cada novo dia.

Em cada ato humano – e do próprio solo – há um corpo em luta, lançado à busca de realizar a própria existência, e ao mesmo tempo, à beira de se entregar ao gozo da própria miséria. E, sob essa perspectiva, um corpo pode ser condição de partida, mas não garante que existimos.

A dramaturgia é construída a partir de uma série de situações que revelam esses enfrentamentos. Em um dos atos, um matador corre sobre um trem em movimento, buscando alguém por entre os vagões para derramar seu ódio, como um ser torturado pela máquina de seus desejos, manias e vícios.

Em outro, um palhaço enroscado numa corrente é sugado para dentro do buraco negro do nada, como um Prometeu acorrentado à rocha de seu crânio, e luta contra o esvaecimento do mundo.

Um prisioneiro acuado em uma jaula tenta fugir dos inúmeros olhos implacáveis que clamam por seu fuzilamento, como um cão arrastado pela coleira de seus medos, como um rato no experimento à espera de um castigo, ou como uma abelha paralisada no âmbar de seu próprio mel.

Um amante está preso na repetição vazia de seu erotismo enquanto é invadido pelo esquecimento, como um escafandrista mergulhado no abismo de suas memorias, um astronauta congelado vagando solto pelo universo. E, por fim, um homem renasce no próprio jardim, a partir de novas angulações, como todos nós, todos os dias.

Sobre João Paulo Lorenzon

João Paulo Lorenzon, nascido em São Paulo no dia 17 de julho de 1979, é um ator e diretor teatral brasileiro. Em 2002, Lorenzon funda sua própria escola de teatro, o Espaço Mágico Escola de Teatro, ao lado de seu amigo de infância Daniel de Luccia, que depois torna-se seu patrocinador oficial desde o seu segundo espetáculo: "O Funâmbulo", de Jean Genet (2009). Em 2008, atuou no monólogo centrado no universo de Jorge Luis Borges, "Memória do Mundo", dirigido por Élcio Nogueira Seixas. Desde então, sua carreira no teatro decolou.

Alguns desses trabalhos foram “De Verdade" (2010), adaptação do livro homônimo de Sándor Márai, sob a direção de Antonio Januzelli; "Água" (2011), espetáculo-performance criado em parceria com o fotógrafo e artista plástico Maurizio Mancioli; “Eu Vi o Sol Brilhar em Toda a Sua Glória” (2012), também inspirado em Borges e pelo qual foi indicado ao prêmio Shell de Teatro; “NIJINSKY - Minha Loucura é o Amor da Humanidade” (2014), dirigido em parceria com Gabriela Mellão; “Todos os Sonhos do Mundo” (2018); e “Van Gogh - A Sombra do Invisível” (2019), dirigido por Helena Fraga.

Na televisão, Lorenzon atuou na minissérie “A Vida Secreta dos Casais” (2017-2019); e, no cinema, participou do longa-metragem “De Cara Limpa” (2000), dirigido por Sérgio Daniel Lerner, e do curta “Cheque de Terceiro” (2003), de Thiago Villas Boas.

Ficha Técnica
Inspirado no universo de Jorge Luis Borges
Direção: Elcio Nogueira Seixas
Dramaturgia e atuação: João Paulo Lorenzon
Cenografia: Márcia Moon
Desenho de luz: Lúcia Chedieck
Composição musical original: Marcelo Pellegrini
Direção de vídeo e Videomapping: André Grynwask e Pri Argoud - Um Cafofo
Direção de movimento: Debora Veneziani
Preparação circense: Kiko Caldas
Preparação corporal: Mayara Sanches
Preparação física: Leandro Marques
Assistência de cenografia e direção de palco: Espirro - Marcio Zunhiga
Operação de som e vídeo: Marcelo Pellegrini/ Dugg Mont
Suporte técnico: Jorge Leal
Direção de produção: Raul Mahfuz
Produção executiva: Martha Lozano
Fotografia e identidade visual: Maurizio Mancioli
Consultoria identidade visual: Lilian Vidigal
Gerenciamento Redes Sociais: Lukas Cordeiro
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Sinopse curta

Em cinco atos, Quase Infinito representa grandes enfrentamentos da condição humana inspirados no universo de Jorge Luis Borges: o confronto com a tentação do ódio; o confronto com o nada e o esquecimento, como ameaças de esvaziamento de si próprio e do mundo; o confronto com a incomunicabilidade; e as chances de renascimento disponíveis para agarrarmos, a cada novo dia.

Um corpo pode ser condição de partida, mas não garante que existimos.

Em cada ato humano há um corpo em luta, lançado à busca de realizar a própria existência, e ao mesmo tempo, à beira de se entregar ao gozo da própria miséria.

Serviço
Quase Infinito, de João Paulo Lorenzon
Temporada: 21 de maio a 7 de junho, de terça a sexta-feira, às 20h30. Somente dia 30/05 (feriado de Corpus Christi), o horário será às 17h30.
Sesc Pompeia - Espaço Cênico – Rua Clélia, 93, Água Branca
Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (estudante), R$ 12 (credencial)
Venda online em sescsp.org.br
Classificação: 14 anos
Duração: 75 minutos
Capacidade: 40 lugares
Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Governadora Raquel Lyra diz que investimento de R$ 5,1 bilhões em energia trará mais desenvolvimento econômico e social ao Estado

 

Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas nesta segunda-feira (29), a Neoenergia Pernambuco anunciou o investimento de R$ 5,1 bilhões em todo o Estado de Pernambuco. Acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause, a governadora Raquel Lyra destacou que o aporte irá atrair mais desenvolvimento econômico para Pernambuco, beneficiando a população e colaborando para a instalação de mais indústrias.

"Os investimentos da Neoenergia dialogam com as pautas de desenvolvimento sustentável e de justiça social que tanto defendemos, pois significam a energia chegando na eletrificação de poços e nas subestações das nossas escolas, por exemplo. Estamos trabalhando para que o Estado volte a crescer e tenha protagonismo no Nordeste, mas isso só é possível se tivermos a infraestrutura adequada. Por isso, a energia é fundamental para permitir que os nossos arranjos produtivos possam se desenvolver do Litoral ao Sertão", ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Somente em 2024, serão investidos R$ 928 milhões, com o objetivo de disponibilizar mais energia para os pernambucanos. “Prestamos um serviço essencial para a sociedade e o fornecimento de energia de qualidade é um insumo indispensável para que o Estado possa se desenvolver cada vez mais. Ao projetar investimentos recordes para os próximos cinco anos, renovamos nosso compromisso em distribuir energia de forma contínua e confiável para os pernambucanos contribuindo ainda mais para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.

Até 2028, serão instalados mais de 1,1 mil religadores na rede de distribuição, equipamentos que realizam a recomposição automática do sistema em casos de interrupção. O volume de obras previstas também fomentará a abertura de postos de trabalho no Estado. A estimativa é que sejam gerados mais de 2 mil empregos para a execução dos serviços.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou que o Governo do Estado tem acompanhado de perto a distribuição de energia em Pernambuco. “A novidade esse ano é que o investimento é 30% maior do que a média histórica que a Neoenergia vinha fazendo em Pernambuco. O governo Raquel Lyra tem dado todo o apoio à distribuidora para que ela possa cumprir o seu contrato, mas principalmente a gente tem cobrado de forma estruturada aquilo que melhora a vida dos pernambucanos e das empresas que aqui estão instaladas", explicou.

Nos próximos cinco anos, a distribuidora irá construir ou expandir 13 subestações e mais de 270 quilômetros de linhas de alta tensão. Também haverá a ampliação de mais de 10% da disponibilidade energética no Estado para a realização de mais de 680 mil ligações, do Litoral ao Sertão. De acordo com a Neoenergia, esses empreendimentos irão impactar no aumento da disponibilidade de energia para mais de 395 mil clientes dessas cidades e regiões nas quais estão inseridas.

Estiveram presentes o deputado federal Túlio Gadelha, os estaduais Debora Almeida, Edson Vieira, Mário Ricardo, Antônio Morais e Aglailson Victor. Também participaram os secretários estaduais Wilson José de Paula (Fazenda); Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), a administradora da Ilha de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, o diretor-presidente da CPRH, José Anchieta, além do presidente da Adepe, André Teixeira.

Imprensa PE

Empresas devem se preparar para transações entre tributação atual e as exigidas pela Reforma Tributária

 

Com a iminente implementação da Reforma Tributária, mudanças significativas ocorrerão no sistema tributário brasileiro. As propostas em discussão incluem mudanças que exigirão adaptações importantes por parte das empresas, especialmente, no que tange à unificação dos tributos e à simplificação dos processos fiscais. A Reforma Tributária propõe mudanças significativas na estrutura tributária brasileira, incluindo a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que visa unificar diversos tributos federais, estaduais e municipais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS). Esse imposto terá incidência no destino do consumo, simplificando a tributação sobre bens e serviços e promovendo uma distribuição mais justa das receitas tributárias entre os entes federativos.

Além disso, a reforma inclui a implementação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que unificará o Programa de Integração Social (PIS) e o de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) em uma única contribuição federal sobre a receita bruta das empresas, mantendo a não cumulatividade e facilitando a conformidade tributária. Diferentemente do IBS, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como imposto seletivo, poderá ser mantido de forma independente, focado em produtos específicos para desencorajar o consumo destes e gerar receitas adicionais.

Com a implementação do IBS e da CBS, o sistema tributário será simplificado, reduzindo significativamente as obrigações acessórias. Isso se deve ao fato de que as empresas terão menos tipos de tributos para administrar e menos declarações complexas para preencher. Assim, poderão concentrar mais recursos e atenção em suas atividades principais, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos administrativos.

Antes da Reforma Tributária, o sistema tributário brasileiro era complexo e burocrático, composto por muitos impostos e contribuições, cada um com regras e prazos específicos, o que desfavorecia as empresas, explica a advogada tributarista em Martorelli Advogados, Thais Ferreira.

“Esse cenário exige das empresas grandes investimentos em tempo, recursos e pessoal especializado, aumentando os custos e desviando o foco das atividades principais. A burocracia e as constantes mudanças na legislação adicionavam incertezas e riscos fiscais, levando a multas e penalidades em caso de erros. As pequenas e médias empresas eram especialmente desfavorecidas, enfrentando desigualdades competitivas. A Reforma Tributária busca simplificar esse sistema, reduzindo a burocracia e aumentando a segurança jurídica”, informa.

Thais Ferreira também destaca que as mudanças propostas pela reforma tributária exigem atenção especial das empresas. Um ponto crucial é a gestão da transição entre o regime de tributação atual e o novo sistema, que inclui o IBS e a CBS. Esse cuidado é fundamental para minimizar impactos negativos durante a mudança e para otimizar os resultados operacionais e financeiros das empresas. Planejar essa transição com antecedência permitirá às empresas adaptarem-se mais suavemente às novas exigências fiscais e aproveitar as oportunidades de eficiência tributária oferecidas pelo novo sistema.

“A transição para o novo sistema fiscal brasileiro exige um planejamento estratégico cuidadoso e organização meticulosa por parte das empresas. É crucial avaliar detalhadamente os impactos da reforma, como alterações em alíquotas e bases de cálculo, e simular cenários para antecipar as mudanças na carga tributária. Estratégias de adaptação são necessárias, incluindo ajustes de preços, reorganização de cadeias de suprimentos e investimento em tecnologia para automatização dos processos fiscais. Além disso, a comunicação clara com stakeholders e o fisco é fundamental, assim como o cumprimento rigoroso de prazos e obrigações. Aproveitar oportunidades de economia e incentivos fiscais oferecidos pela reforma pode aumentar a competitividade e sustentabilidade das empresas. A busca por assessoria profissional especializada e o investimento em inovação e treinamento fortalecerão a transição para este novo cenário fiscal”, conclui.

Enquanto você voava, eu criava raízes faz nova temporada no Teatro Vivo

 

Os artistas André Curti e Artur Luanda Ribeiro criaram a Cia Dos à Deux há pouco mais de 25 anos, na França, com uma linguagem única que une dança, teatro, circo, artes cênicas e mímica. Enquanto você voava, eu criava raízes, trabalho mais recente da dupla, traz essa combinação na forma de criar e conquistou prêmios na APTR e Shell, foi indicada em categorias na Cesgranrio e APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes, além de participar de uma turnê de bem-sucedida pela França, no Festival de Avignon, e na programação da Bienal de Artes Némo 2023. Agora, a peça faz nova temporada no Teatro Vivo, de 10 de maio a 30 de junho de 2024 (veja a programação completa abaixo), depois de receber cerca de 5 mil espectadores somente este ano.

André e Artur mantêm hoje a sede do grupo no Rio de Janeiro, com grande reconhecimento e trânsito internacional e nacional, e assinam a dramaturgia, cenografia, coreografia, encenação e performance da montagem. Essa linguagem, elaborada a partir de temas de seus espetáculos e com bastante precisão técnica, lança o público na magia do teatro.

Em Enquanto você voava, eu criava raízes não é diferente, o corpo é o guia da partitura e a fonte de leitura do trabalho. As cenas se completam e transitam entre o onírico e a realidade: uma experiência que traz à tona alguns conteúdos do inconsciente coletivo e, ao mesmo tempo, reflete diretamente nas particularidades de cada um. Cada espectador é convidado a acessar o que há de profundo dentro de si, em assuntos a um só tempo singulares e universais. O corpo, o visceral, o medo, a solidão, a alma, a reconciliação, a luz, a cura, a morte, a vida. E, enfim, a integração.

“Para mim, nesse espetáculo, ficamos à beira do abismo desde o início”, diz André. “São os abismos que temos dentro de nós, essa sensação de vazio permanente, de que há algo dentro se abrindo e um outro eu está caindo dentro de si”, completa Artur.

Desde sua estreia, há pouco mais de um ano, o espetáculo já fez mais de 140 apresentações no Brasil e no exterior e vem encantando plateias com cenas sem uma narrativa linear e afinadas milimetricamente, em uma relação precisa entre imagens, fisicalidade, virtuosidade e poesia.

No palco, os artistas não dizem nenhuma palavra. Nesse trânsito entre linguagens, os significados também se apresentam diversos e chegam ao público em camadas múltiplas e plurais. Um espetáculo sensorial entre sonho e realidade, em que o público é lançado a um emaranhado de sombras e luzes, diante do imensurável, da imensidão e do mistério do abismo.

As imagens projetadas, criadas pelo diretor de fotografia Miguel Vassy e pela artista plástica Laura Fragoso, dialogam com a dramaturgia, assim como a música original criada por Federico Puppi ajuda a construir a magia desse universo.

O espetáculo

Desde a estreia em agosto de 2022, no Rio de Janeiro, o espetáculo fez três temporadas de sucesso (Oi Futuro, Teatro Firjan SESI Centro e Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto).

Em 2023, fez sua primeira temporada em São Paulo, com sessões esgotadas, nas unidades do Sesc Santo Amaro, São José do Rio Preto e Jundiaí. O espetáculo também participou do Festival de Teatro de Curitiba e do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.

Em julho de 2023, a montagem esteve em cartaz durante um mês na França, no Festival de Avignon, no Teatro Patinoire - La Manufacture. Em novembro a companhia voltou para a França, para apresentações em Paris, nos teatros La Scène nationale de Saint Quentin en Yveline e Jean-Arp à Clamart, como parte da Némo 2023 – Bienal Internacional de Artes Digitais. Em janeiro de 2024, a Cia. Dos à Deux voltou a São Paulo para uma temporada no Teatro Vivo, com cerca de 5 mil ingressos esgotados.

Prêmios

A peça foi agraciada com o Prêmio Shell na categoria cenário, e indicada por iluminação e figurino. Também recebeu o prêmio de melhor espetáculo, melhor música, e cenografia no APTR (Associação de Produtores de Teatro).

Sobre a Cia. Dos à Deux

Os artistas André Curti e Artur Luanda Ribeiro iniciaram sua parceria há pouco mais de 25 anos. O encontro aconteceu durante um festival em Paris e decidiram começar juntos uma pesquisa teatral e coreográfica, tendo como inspiração a obra “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Em 1998, nascia o primeiro trabalho, “Dos à Deux”, peça que originou e deu nome à companhia. Descobertos no Festival de Avignon com esse primeiro trabalho, os dois então jovens criadores tiveram um imediato reconhecimento pela crítica e pelos curadores, lhes impulsionando pelas estradas de todos os países da Europa, além da África, América do Sul, Coreia do Sul e na Índia.

A premiada companhia de teatro visual arrebatou plateias em mais de 50 países, somando mais de 3 mil apresentações por toda a Europa, África Central, Ásia, Polinésia Francesa, Emirados Árabes e América do Sul. O repertório é formado por: “Dos à Deux” (1998), “Aux pieds de la lettre” (2002), “Saudade em terras d’água” (2005), “Fragmentos do desejo” (2009), “Ausência” (solo com Luís Melo, de 2012), “Dos à Deux - 2º ato” (2013) “Irmãos de sangue” (2013), “Gritos” (2016) e “Enquanto você voava, eu criava raízes” (2022). Em 2021, sete espetáculos da companhia foram exibidos na mostra online “Dos à Deux - A Singularidade de uma Trajetória”.

Depois de mais de duas décadas instalada na França, em 2015, os dois artistas resolvem retornar ao Brasil para criar um espaço cultural. Artur e André reformaram um antigo cortiço construído em 1846, no bairro da Glória, além de abrigar a companhia, o espaço vem se estabelecendo como um local para oficinas e residências artísticas para outros grupos.

Instagram@ciedosadeux Facebook dosadeux

FICHA TÉCNICA

Direção, dramaturgia, cenografia e performance: André Curti e Artur Luanda Ribeiro

Trilha Sonora original: Federico Puppi

Iluminação: Artur Luanda Ribeiro

Cenotécnica: Jessé Natan e VRS

Assistentes de cenotécnica: Iuri Wander, Bruno Oliveira, Eduardo Martins e Rafael do Nascimento

Criação de objetos: Diirr

Criação videográfica e Mapping: Laura Fragoso

Imagens: Miguel Vassy e Laura Fragoso

Figurino: Ticiana Passos

Operação de som e vídeo: Gabriel Reis

Técnico e operação de luz: Tiago D’Avila

Coordenação de montagem Cenotécnica e Contraregragem: Iuri Wander

Preparação/criação percussiva: Chico Santana

Costura da caixa preta: Cris Benigni e Riso

Costura dos figurinos: Atelier das Meninas

Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes

Designer gráfico: Dante

Adaptação das artes: Thiago Ristow

Fotos: Nana Moraes e Renato Mangolin

Coordenação administrativo-financeira: Alex Nunes

Produção executiva: Silvio Batistela

Produção São Paulo: Pedro de freitas e Adolfo Barreto

Direção de produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela - Galharufa Produções



Realização: Cia Dos à Deux

Danilo Cabral celebra publicação de edital para Transnordestina em Pernambuco


O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca um importante passo para a construção do trecho Salgueiro (PE) - Complexo de Suape (PE) da Transnordestina. O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, publicou edital para a contratação de empresa para elaboração de projeto básico/executivo de engenharia para a implantação da ferrovia em Pernambuco. 

“O presidente Lula assumiu compromisso com o povo pernambucano de que concluiria essa obra fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. Agora, vemos mais uma etapa do empreendimento em andamento”, afirmou Danilo Cabral. Ele ressalta que, juntamente com o trecho cearense da obra, este tocado pela concessionária TLSA, o empreendimento promoverá um salto na infraestrutura da região. 

De acordo com o edital publicado na última sexta-feira (26), na modalidade denominada RLE Eletrônico, do tipo menor preço, com modo de disputa fechado. O prazo limite para o recebimento de propostas é dia 20 de maio deste ano. O trecho ligando os dois municípios pernambucanos, de cerca de 520 km

O trecho pernambucano da Transnordestina, inicialmente, será financiado com recursos da própria União. No Novo PAC, conforme o ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou quando esteve no estado, foram reservados R$ 450 milhões para a obra. Já o trecho do Ceará está sendo construído pela TLSA, com R$ 3,9 bilhões de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. O governo federal junto com a concessionária discute sobre um novo funding para a garantir a conclusão da obra.

Imprensa Sudene

Choro, revolta e prazos: Audiência pública sobre crianças com microcefalia esquentou o clima na Alepe


118 mães, vindas de todos os cantos do estado, junto com filhos e filhas, todos cadeirantes. Logística complicada, mas necessária para a discussão da falta de assistência a esses pacientes com microcefalia. O propositor da audiência, deputado estadual Gilmar Júnior (PV), fez o discurso de abertura e teve que pausar a fala mais de uma vez para conter a emoção.

“Quando recebemos Germana no gabinete vimos que não dá para essas famílias esperarem o tempo das licitações e publicamos o PL 1799/2024, que limita a espera da consulta inicial até a cirurgia em 45 dias, podendo ser reduzido para até 20. E a gestão pública precisa se planejar e se organizar para isso, é uma obrigação prevista na Constituição. Não adianta dizer que é complicado, porque complexidade muito maior é o que essas mães enfrentam, dedicando a vida ao cuidado diário e ininterrupto dessas crianças”.

Ele foi seguido pela presidente da ONG União Mães de Anjos, Germana Soares. A organização acolhe mais de 400 mães de crianças com microcefalia e denunciou o atraso da gestão estadual para realizar cirurgias ortopédicas de urgência em 138 crianças. “Lembro bem que o plano de governo de Raquel Lyra era o único que tinha propostas para o cuidado da pessoa com deficiência e nós achávamos que tudo ia mudar. Mas não foi assim. Será que somos o lixo da sociedade? Que não importamos? Quero dizer que podemos ser mulheres, mães, negras e pobres, mas não somos otárias! Vamos continuar lutando pelos nossos filhos até o fim, independente de lado A ou B, independente de governo, queremos os nossos direitos!”.

Estiveram presentes vários deputados estaduais, incluindo o presidente da Alepe, Álvaro Porto, que doou uma tonelada de alimentos à ONG, representante do Ministério da Saúde e médicos. O ortopedista Iuri de Brito falou sobre vários pontos que precisam ser corrigidos: “Todo hospital do estado deveria ter uma parte voltada para o agendamento pediátrico, para não sobrecarregar o Otávio. Precisamos descentralizar. Além disso, as placas para as cirurgias que o governo dispôs não é a mais adequada para as crianças. Do jeito que as coisas estão andando não conseguiremos fazer todas as cirurgias até o final do ano!”.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, convocada para a reunião, depois de ouvir muitas críticas à gestão, inclusive, da própria população, comprometeu-se e deu prazos. De acordo com a gestora, dentro de 15 dias, serão fechadas parcerias com hospitais filantrópicos e privados para desafogar o Hospital Otávio de Freitas e diminuir o tempo de espera dos pacientes. A gestora também afirmou que as cirurgias não vão mais parar e que em, no máximo, 20 dias vai apresentar à Alepe um cronograma de realização das cirurgias, para que as famílias possam ter estimativas e se programar.

“A partir de agora, Germana, estou 100% à disposição para lutar com vocês por essa causa e não durmo mais até que isso se resolva. Vamos fazer, não somente uma onda de luta, mas um tsunami: eu e todos os deputados que se entregaram à causa. A partir desta audiência escrevemos, hoje, o início de uma nova história!”, concluiu o parlamentar.

Projeto Ação busca doações para 4ª edição do “Mães Sertanejas”


Os voluntários do Projeto Ação, organização social voltada para causas de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, estão ajustando os últimos detalhes para a realização da 4ª edição do “Mães Sertanejas”, que este ano será realizado na cidade de Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, a 716 km do Recife. No próximo domingo (04), cerca de 100 mulheres e suas famílias, que vivem na zona rural do município, terão um dia diferente, com um almoço especial e outras atividades voltadas para a saúde, como atendimento médico e odontológico, e estética com corte de cabelo e manicure. Mas para conseguir realizar todas essas atividades, os voluntários estão em busca de doações e recursos.

Desde abril, os integrantes da organização deram início a uma campanha para arrecadar a verba que vai possibilitar o desenvolvimento das atividades previstas. O objetivo é que ações se estendam aos familiares dessas mulheres, por meio da doação de brinquedos para as crianças, roupas e alimentação para todas as famílias presentes. Os interessados em contribuir com a iniciativa podem ajudar realizando doações em dinheiro, por meio do PIX do grupo (CNPJ 47.051.201/0001-81 | Projeto Ação - Associação filantrópica ou se cadastrando para atuar como voluntário no dia do evento.

Este ano, os voluntários do Projeto Ação pretendem ampliar o alcance da campanha “Mães Sertanejas” e conseguir doações para dois projetos sociais que já atuam na cidade. “Uma dessas iniciativas é liderada pelo pároco da cidade, Padre Israel. O outro projeto são ‘As Missões Além das Possibilidades’, liderado pelo Pastor Alexandro. A nossa ação pretende reduzir as dificuldades do dia-a-dia desses dois projetos, além de ampliar o raio de atuação deles. Cada uma das iniciativas tem necessidades específicas. No caso do Padre Israel, precisamos de um tatame para aulas de judô e taekwondo, além de materiais escolares, violões e um teclado para a escolinha de música. Já para o projeto Missões Além das Possibilidades, as necessidades são múltiplas, como a aquisição de materiais esportivo e fardos de comida para a alimentação das crianças. Também precisamos de itens de higiene pessoal e materiais escolares. Ainda queremos presenteá-los com uma televisão para agregar na educação oferecida no local, onde existe um reforço escolar de contra turno”, destaca Pedro Barros, coordenador do Projeto Ação.

Ainda segundo ele, além dos donativos como roupas, brinquedos e materiais de higiene pessoal, a principal preocupação dos voluntários é quanto a arrecadação dos alimentos, possibilitando segurança alimentar às famílias cadastradas na campanha. “Nosso objetivo é oferecer a essas mulheres tranquilidade quanto à segurança alimentar, durante um maior período de tempo possível. Para que elas possam minimizar a angústia e a preocupação com a falta de alimentos. Como elas iriam se sentir valorizadas no Dia das Mães, se quando elas olham para dentro de casa falta comida, falta de tudo para os filhos? Então, primeiro, vamos garantir esse alimento e garantindo isso, elas vão poder curtir esse dia tão especial”, ressalta.

A cidade de Santa Filomena fica localizada na divisa entre Pernambuco e Piauí e está a 716 km do Recife. No último Censo, realizado em 2010, o munícipio foi classificado com o quinto menor IDH do estado e um dos mais pobres do país. A realidade dos moradores do local colocou Santa Filomena na rota dos integrantes do Projeto Ação. Desde abril, o grupo vem atuando no município, realizando o cadastramento da família e identificando quais atividades podem atender melhor esses moradores. Nas três primeiras edições, a campanha Mães Sertanejas passou pelas cidades de Ibimirim, Carnaubeira da Penhas e Manari, onde foram contempladas, ao todo, mais de 80 famílias.

*Serviço:*
*4ª edição da campanha “Mães Sertanejas”*
*Dia:* 04 de maio (Dia das Mães)
*Local:* Zona Rural de Santa Filomena (Sertão)
*Doações:* PIX (CNPJ 47.051.201/0001-81) | Projeto Ação - Associação filantrópica.
*Outras informações:* @projetoação (Instagram)

Show gratuito de circo para a criançada e horário especial no feriado de 1º de maio no RioMar Recife


Na próxima quarta-feira, dia 1º de maio, o RioMar Recife vai funcionar em horário especial e com uma programação gratuita especial para a criança. O shopping funcionará das 12h às 21h, com todas as lojas e quiosques, e contará com uma edição do Circo na Praça com apresentação da turma da Trup da Alegria. O evento, que tem acesso gratuito, acontece na Praça de Alimentação, localizada no Piso L3, às 16h.

O evento Circo na Praça vai garantir, no feriado, a diversão da criançada com o que há de mais tradicional em um circo. A apresentação contará com palhaços, malabaristas, contorcionistas, equilibristas, pernas de pau, mágico, bailarinas e muito mais. 

Lazer
O RioMar Recife ainda conta com mais opções de lazer e gastronomia para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como Clube das Estrelinhas e Oficina de Slime, que contam com atrações para o público de todas as idades. 

App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras. 

Serviço:
Circo na Praça com Trup da Alegria
Local: Praça de Alimentação, no Piso L3 do RioMar Recife
Dia: 1º de maio
Horário: 16h
Entrada: gratuita

Jarbas Filho e Dueire visitam municípios do agreste pernambucano


O deputado Jarbas Filho (MDB) aproveitou o final de semana para visitar duas de suas bases no agreste de Pernambuco. Ao lado do senador Fernando Dueire, também do MDB, o parlamentar participou das celebrações de 62 anos de emancipação política de Itaíba que aconteceu neste domingo (28). Além disso, eles visitaram o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença. 

Na primeira cidade, a dupla foi recebida pela prefeita Regina da Saúde. Jarbas e Dueire fizeram o hasteamento das bandeiras e, em seguida, assistiram ao desfile da banda de fanfarra municipal. À noite, a cidade promoveu uma grande festa para os itaibenses, com shows de Raphaela Santos e Xand Avião. 

Em seu discurso, o deputado exaltou o trabalho realizado por Regina e agradeceu o carinho que sempre recebe quando visita a cidade. “Regina é uma mulher forte, corajosa, de fé, e que vem trabalhando duro por Itaíba. A alegria do seu povo é a dela, a dor do seu povo é a dela, e isso lhe dá combustível para que ele trabalhe ainda mais. Estamos juntos para ver Itaíba cada dia mais desenvolvida”.

O senador Fernando Dueire ressaltou a importância de ver os recursos enviados serem bem utilizados em melhorias para o município. “Hoje estamos comemorando os 62 anos de Itaíba. Um município de pessoas trabalhadoras, que nos abraçam. Nós temos feito esforços para trazer recursos para a cidade porque sabemos que esse recurso é bem gasto. Ele chega na ponta, nas pessoas. Parabéns pelo trabalho que você faz!”. 

*Buíque*- Jarbas Filho e Fernando Dueire visitaram o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença. O vice-prefeito do município e pré-candidato à prefeitura, Túlio Monteiro, também esteve no local. O grupo conversou sobre as demandas locais e o cenário político para as próximas eleições.

Santander anuncia novo posicionamento de marca, com conta e cartão gratuitos


 O Santander anuncia sua nova oferta de valor com foco no público com renda de até R$ 4 mil mensais: a Conta e o Cartão Free, ambos sem anuidade ou taxas. O lançamento marca o início da campanha integrada “Começa Agora”, que representa um novo momento do Banco na forma de se relacionar com o cliente, e passa a ser veiculada nesta semana na TV, em mídia exterior (OOH) e redes sociais.

Produzida pelas agências BETC Havas, Streetwise e Mynd8, a campanha traz à tona o novo posicionamento do banco, reforçando sua relação de parceria com as pessoas, por meio de histórias que convidam à reflexão de que estamos constantemente começando. Esses momentos podem ser difíceis, solitários e cheios de incertezas, das pequenas às grandes situações: rotinas, relacionamentos, trabalhos, planos, sonhos. Deixando claro que, mais importante do que a chegada, é a jornada. 

As peças trazem forte apelo à geração Z e ressaltam a necessidade de ter coragem para dar os primeiros passos, vivenciar as mudanças e superar as incertezas, mostrando o Santander como a marca que abraça os começos e as jornadas dos clientes – o parceiro ideal para quem precisa, nas horas mais improváveis e individuais, acender uma chama inicial.

Para celebrar o lançamento da conta corrente e do cartão Free, a partir de hoje o Santander realiza uma série de ações, com o objetivo de fazer com que todos os impactados pelas iniciativas se sintam beneficiados pelo conceito de gratuidade. 

Para começar, o Banco fechou parcerias com plataformas de streaming: no formato Keep Watching, assinantes da Netflix do plano com anúncios poderão assistir, sem comerciais, a alguns episódios de séries sem comerciais quando estiverem maratonando, no período de 10 de maio a 14 de junho. Já no Spotify vão poder usufruir do plano free ads, na mesma mecânica, de 29 de abril até 14 de junho.

Entre os momentos destacados no primeiro filme, que estreou ontem no intervalo do Fantástico, na TV Globo, estão o do paratleta João Vitor Cardoso, posicionado na linha de largada de uma corrida, e o de uma pessoa comum na iminência de se apresentar publicamente.

A peça ainda revela, no melhor estilo “easter egg”, a presença na campanha de personalidades como a influenciadora Rafa Brites e a chef de cozinha Janaína Rueda, que compartilham suas próprias histórias nos desdobramentos da campanha nas redes sociais. A elas se unirá, nos próximos filmes, o rapper e ator Xamã.

▪︎ Conceito
Os atributos ressaltados na campanha são os de um banco mais leve, mais digital e mais simples, o que é tangibilizado pela gratuidade da Conta e Cartão Free “pra sempre, sem asteriscos”, com saque grátis ilimitado. 

Desta forma, o conceito Começa Agora mostra que o Banco é a plataforma financeira ideal para quem está disposto a se desafiar, alcançar objetivos e ambições, empreender no sentido mais amplo. Isto se conecta ao propósito do Santander: ajudar pessoas e negócios a prosperar.

Ao eliminar a cobrança de anuidade do cartão e oferecer uma conta sem taxas, o Santander está democratizando o acesso aos serviços bancários e promovendo a inclusão financeira para toda a cadeia de clientes. E, como diz a campanha, a gratuidade é “sem asteriscos”, ou seja, o cliente poderá fazer saques ilimitados em todos os caixas do Banco e na Rede 24h. Ao cadastrar o CPF ou celular como chave-PIX, será possível também contar com 10 dias sem juros no limite da conta.

Para chegar a essa oferta, o Banco realizou uma pesquisa com um público de mais de mil entrevistados – correntistas do Santander e de outros bancos –, que revelou as principais razões das pessoas para abrir conta em uma instituição financeira. A principal, com 15,1% de preferência, é a gratuidade da conta e do cartão, seguida pelos benefícios por 11,2% dos ouvidos. 

Ao avaliar apenas o cartão de crédito, os participantes do levantamento apontaram em primeiro lugar a possibilidade de resolver tudo pelo aplicativo (38,8% das respostas), além do limite para gastos oferecido pela instituição (37,1%).

Foi por meio desses dados que o Santander identificou as oportunidades para aperfeiçoar o relacionamento com os clientes. O atendimento digital, por exemplo, passa a utilizar ferramentas como inteligência artificial generativa para tornar as buscas e interações mais ágeis e assertivas, facilitando a resolução dos principais problemas cotidianos dos usuários.

O conceito “Começa Agora” reforça o compromisso do Santander em seguir aprimorando seus produtos e serviços para promover um futuro financeiro mais acessível e sustentável para todos. Ao longo dos próximos meses, os clientes de menor renda contarão com mais serviços relacionados a segurança, orientação financeira, descontos e benefícios exclusivos.

Após a primeira fase de reposicionamento da marca, o desdobramento da campanha terá como objetivo convidar o público a conhecer e experimentar as novidades a serem anunciadas, aproveitando ao máximo os diferenciais e benefícios.


Teresa Leitão propõe que toda escola pública tenha cozinha, refeitório e banheiros


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) quer a garantia legal de que todas as escolas públicas sejam equipadas com cozinha, refeitório e banheiros. A proposta foi apresentada à Comissão de Constituição e Justiça do Senado na forma de emenda ao PL 5288/2019, do senador Flávio Arns (PSB-PR), que define padrões mínimos de qualidade para escolas públicas.
Segundo a parlamentar, a proposta está em sintonia com o estabelecido no Plano Nacional de Educação. A emenda da senadora foi acolhida pela relatora do projeto, Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO).

O texto original do projeto de lei atribui ao poder público o dever de equipar todas as unidades do ensino básico com biblioteca, laboratórios de ciência e informática, acesso à internet, quadra poliesportiva coberta, instalações em condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. Agora, a essas atribuições, foram acrescentados cozinha, refeitório e banheiros, de acordo com a sugestão da senadora Teresa Leitão.

Aprovado na CCJ do Senado, o PL 5288/2019 agora segue para ser analisado também na Câmara dos Deputados.

Pernambucana conquista terceiro lugar no Torneio Nacional de Crossfit, Monstar Games


A pernambucana Camila Campos subiu ao pódio do Monstar Games neste final de semana após conquistar o 3º lugar na categoria amadora individual feminina. O evento, que aconteceu em Goiânia, Goiás, reuniu os maiores nomes do Crossfit brasileiro. A pernambucana se destacou na disputa contra as 30 melhores atletas do Brasil na sua categoria. 

“É indescritível a felicidade que estou sentindo. Esse prêmio é resultado de muita disciplina, esforço e garra. Só tenho como agradecer por toda confiança e torcida. Estou muito realizada em poder levar esse prêmio para meu estado maravilhoso”, destaca a Crosfitter. 

Celebrando a primeira pernambucana a subir no pódio, o representante da Be More Performance, Rodrigo Santos, marcou presença e vibrou com a vitória da sua atleta.
 
“É um marco histórico o que estamos vivendo aqui. Camila é a primeira pernambucana em uma década de evento a subir neste pódio. Pernambuco está super representado e tudo isso é resultado de muita determinação. Que venham mais campeonatos pela frente”, destaca o empresário.

Em maio, Recife recebe fórum ESG da Amcham


Lideranças e executivos de grandes empresas locais, nacionais e representantes do setor público estarão reunidos no próximo dia 07 de maio, na Arcádia Apipucos, para discutir sobre as tendências, desafios e melhores práticas para a agenda ESG no setor corporativo

A conscientização sobre a importância da adoção das práticas de ESG está impactando, cada vez mais, não apenas os consumidores, investidores e sociedade civil como um todo, mas também as lideranças empresariais. Dados da Pesquisa Panorama ESG 2024, realizada pela Amcham em parceria com a Humanizadas, apontam que 71% das empresas, com destaque para o setor industrial, declaram adotar soluções voltadas para a sustentabilidade e o social. A pesquisa, assim como as tendências, os desafios e as propostas para as melhores práticas de ESG serão apresentadas durante o Fórum ESG 2024, realizado pela Amcham Pernambuco, no próximo dia 07 de maio na Arcádia Apipucos.

Na ocasião, nomes como Ana Luiza Ferreira (SEMAS/PE); Estevan Sartoreli (Dengo Chocolates); Anna Luisa Beserra (SDW); David Canassa (Reserva Votorantim); Jô Mazzarolo (MZ Consultoria); Paulo Laguardia (Grupo Orizon) e Maria Eduarda Cavalcanti (Natura & Co.), apontam os cenários e as aplicabilidades das práticas sustentáveis dentro dos contextos público e privado. Considerando o cenário da pesquisa que aponta os CEOs e o governo vistos como os principais responsáveis pela implementação e sucesso das iniciativas ESG, o Fórum cria um ambiente neutro e favorável para discussão das expectativas do mercado e as visões de especialistas sobre as questões de sustentabilidade, bem-estar social e desenvolvimento econômico.

A pesquisa, que ouviu 687 líderes empresariais em todo o Brasil, também revela os objetivos dos CEOS na adoção das práticas de ESG, com 78% dos entrevistados citando o desejo de impactar positivamente questões ambientais e sociais e 77% visando o fortalecimento da reputação corporativa. Mas mesmo diante do crescimento na adesão das empresas às práticas sustentáveis, com um salto significativo de 24p.p em comparação à pesquisa no ano anterior, os desafios ainda permanecem, como na mensuração de indicadores e na construção de uma cultura organizacional sólida para a implementação dessas iniciativas. Estas e outras questões identificadas a partir da pesquisa estarão na pauta do Fórum ESG. 

SERVIÇO:
Fórum ESG 2024 AMCHAM/PE
Data: 07 de maio, 
Horário: das 14h às 18h30
Local: Arcádia Apipucos - R. de Apipucos, 568, Recife.

Carmed estreia parceria com Madonna em estratégia para reconhecimento internacional e aproximação do público 40+


A marca Carmed, líder de vendas em hidratante labial no país, anuncia o lançamento de uma edição única e colecionável de Carmed Madonna, produto desenvolvido especialmente para o maior show dos 40 anos de carreira do principal fenômeno transgeracional da música pop do mundo, nas areias da Praia de Copacabana, no próximo dia 4 de maio. O Carmed Madonna terá aroma de cereja e embalagem temática inspirada no estilo pop e vanguardista da cantora. 

Serão cerca de 25 mil unidades da linha especial e colecionável disponíveis em ativações diversas - em farmácias selecionadas de Copacabana, alguns voos da Azul com destino ao Rio de Janeiro, ônibus da viação 1001, também com destino à cidade maravilhosa, além de três hotéis da Rede Ibis em Copacabana e entorno. A marca também terá promotores distribuindo Carmed Madonna em locais estratégicos do bairro. 

A ação tem como foco ampliar o reconhecimento internacional da marca, além de aproximar o Carmed do público 40+, faixa etária principal dos fãs da artista. 

“A parceria com a Madonna é o primeiro passo para iniciarmos o processo de reconhecimento internacional da Cimed por meio do hidratante labial Carmed, que é hoje a nossa marca mais pop e fun, que nos permite transitar em diferentes segmentos e brincar com parcerias e narrativas diversas. Com essa parceria, o objetivo é nos aproximarmos do público internacional, considerando que se trata de uma artista que transita por diversas gerações, além de ser reconhecida no mundo inteiro, com uma carreira brilhante de 40 anos. Era exatamente a conexão que precisávamos para mostrar a nossa marca para o mundo", conta João Adibe Marques, presidente da Cimed.

O sucesso do Carmed começou com a collab das balas Fini, em maio de 2023. Depois, outras parcerias de sucesso mantiveram a marca nas trends do TikTok e Instagram, com a versão “Carmed BFF”, com Larissa Manoela e Maisa, Barbie e Burguer King. Todas essas movimentações transformaram a categoria de hidratante labial, que cresceu mais de 90% no Brasil. O fenômeno Carmed teve faturamento de R$ 400 milhões em 2023, cerca de 2000% a mais do que em 2022.

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.

Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) participa do Uvatec 2024


Repercutiu muito positivamente, a participação do estande montado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), no Uvatec, realizado neste sábado (27), no espaço da Câmara Fria da GVS (na saída de Petrolina para Recife).

Durante o evento, considerado um dos maiores de tecnologia e inovação no cultivo de uva do Brasil, o presidente do SPR, Jailson Lira, fez questão de receber, na companhia da diretoria, cada um dos visitantes, apresentando projetos e repassando informações sobre as atividades realizadas pela entidade.

Com o título: “Sindicato forte, produtores fortes”, o SPR também aproveitou o evento para divulgar a campanha que pretende aumentar o quadro de associados. O produtor de frutas do Núcleo 3 do projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Romilson Pereira da Silva (Bio), assinou sua ficha de inscrição e como associado disse que espera do Sindicato a manutenção das lutas e a busca de novas conquistas para o fortalecimento dos produtores rurais.

Já na sua 8ª edição, o Uvatec, uma realização da Central de Adubos, reuniu um público de aproximadamente 1.800 pessoas, que puderam conferir estudos apresentados por estudantes de Agronomia com a proposta Universidadetec e a palestra “O agro que muitos vivem e poucos conhecem“, ministrada pela influencer do agro nacional, Camila Telles. Antes do encerramento, o evento contou ainda com um debate técnico entre os consultores de vitivinicultura, Newton Matsumoto, Augusto Prado e Jackson Lopes.

Agrovale mantém apoio e contribui com o sucesso da 38ª edição da Meia Maratona Tiradentes


Cerca de 700 atletas vindos de várias partes do Brasil, promoveram um bonito espetáculo pelas ruas de Juazeiro-BA, durante a 38ª edição da Meia Maratona Tiradentes, na manhã deste domingo (28).

Após uma largada emocionante na Agrovale, tradicional patrocinadora da prova desde o ano de 2019, a competição com Permit e Arbitragem da Federação Baiana de Atletismo, seguiu o percurso ‘Professor Inácio Rodrigues dos Santos, nas categorias: geral, faixa etária, atleta juazeirense, cadeirante, pessoa com deficiência, equipe, servidor público municipal e militar, e modalidades de 21 Km e de 5 km. Destaque para o paratleta Pedro Alves, de Uauá-BA, que correu pela décima quarta vez a prova de 21 km, com uma perna amputada e o auxílio de muletas.

Depois de mais de uma hora de esforço e determinação, o atleta de Juazeiro do Norte - CE, Rafael Silvestre, chegou em primeiro lugar no percurso de 21 km, com o tempo de 1h7m, e a primeira colocação entre as mulheres, ficou com Núbia de Oliveira Silva, com o tempo de 1h18m. No Estádio Adauto Moraes, região central da cidade e ponto de chegada desta competição que já faz parte do calendário esportivo da Bahia, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), premiou os melhores atletas com troféus, medalhas e mais de R$ 50 mil divididos entre as categorias.

"Estou muito feliz por estar em mais uma edição da Meia Maratona Tiradentes, esse evento tão importante na área de esportes do nosso município. Não podia deixar de agradecer o importante apoio da Agrovale no evento e reforçar nossa parceria para as próximas edições da Meia Maratona Tiradentes de Juazeiro", concluiu a prefeita do município, Suzana Ramos.

Jornalista Chico Carlos recebe medalha Graça Araújo

SENAI Petrolina oferta cursos técnicos gratuitos de refrigeração, climatização e logística


O SENAI Petrolina está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Técnico em Refrigeração e Climatização (30 vagas) e Técnico em Logística (80 vagas), na modalidade presencial. As aulas vão acontecer de segunda a sexta, nos turnos da tarde e da noite.

As inscrições online devem ser realizadas até o dia 1ª de maio, por meio do site do SENAI Pernambuco (https://www.pe.senai.br/editais). O início das aulas está marcado para o dia 6 de maio.

Segundo a gestora do SENAI Petrolina, Carol Campos, este processo seletivo está ocorrendo simultaneamente em todas as unidades do SENAI no Estado de Pernambuco, com o propósito de preencher 439 vagas para o Programa de Bolsas de Estudo SENAI/PE, em oito cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. “As vagas são direcionadas para pessoas de baixa renda, com mais de 16 anos e, no mínimo, Ensino Fundamental completo”, finalizou.

*Sistema FIEPE* - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.