quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Piloto pernambucano disputa campeonato de automobilismo no Paraná

 

Após um pole position e conquistar segundo lugar na primeira etapa, o piloto pernambucano Sérgio Ramalho participa, neste final de semana, da segunda e decisiva etapa do torneio Special Edition do GT Sprint Race. Será no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). Ele embarca nesta quinta (29), com apoio do Grupo Dislub Equador para representar Pernambuco e o Recife, sua terra natal.

Na mala, além de esperança e muita disposição para disputar velocidade com grandes nomes do automobilismo, Sérgio leva seu novo macacão, com as marcas da Dislub estampadas: Dislub Energia e DuraMais - gasolina exclusiva do grupo pernambucano e reconhecida internacionalmente, certificada pelos organismos da ONU.

Corrida - Em um Mustang, ele entrará sexta na pista paranaense para treino oficial, às 15h30. A primeira corrida será sábado (31), às 16 horas. Já a segunda e a terceira ocorrerão domingo (01/11), às 09h30 e às 13h15, respectivamente. “Depois de pole position e conseguir segundo colocado, aumentam agora as expectativas para a segunda etapa desse campeonato nacional, em uma pista que gosto bastante”, adianta Sérgio, que iniciou no mundo da velocidade aos 14 anos, com Kart, na capital pernambucana e, desde 2006, tem parceria com o Grupo Dislub Equador com apoio em corridas, competições e destaques.

Sérgio já participou de três categorias da Stock Car: Stock Light, Pick-up Racing e Stock Jr. Também teve algumas experiências na Copa Truck e tem feito coach para o carro 17 na Sprint. Na primeira e única participação na Sprint Race, em 2019, ele venceu a prova.

Primeira etapa - Mês passado, Sérgio Ramalho (GTSR#88/PRO) alcançou segundo lugar na categoria PRO, da primeira etapa da Special Edition do GT Sprint Race, que ocorreu dia 20 de setembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O recifense e piloto da Stock Car ficou a 1s171 de Thiago Camilo, que foi o vencedor e completou as 15 voltas em 27min09seg203. Em terceiro lugar ficou Diego Nunes (GTSR#85/AM), também piloto da Stock Car.

Paço do Frevo e Coral Edgard Moraes celebram Dia do Frevo de Bloco com live musical

 

Criado em 2004, no centenário de nascimento do grande músico e compositor recifense Edgard Moraes, o Dia do Frevo de Bloco será celebrado pelo Paço do Frevo, neste domingo (1º), com uma live solidária, promovida em parceria com o Coral Edgard Moraes. A programação virtual será transmitida a partir das 17h, no canal do Youtube do Coral Edgard Moraes, substituindo o já tradicional Encontro de Blocos Líricos pelas ruas do Recife Antigo, inviabilizado este ano pelo cenário de pandemia.

A transmissão, feita pelo Oráculo Estúdio, instalado no Paço do Frevo, será a primeira realizada dentro do museu, mantido Pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, desde sua reabertura, em setembro. O espetáculo, que terá como cenário a Praça do Frevo, no terceiro andar do Paço, reunirá vários convidados, como Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Maestro Spok, André Rio e Martins, com direção musical do maestro e professor Marco César. Durante a live, serão transmitidos ainda trechos de vídeos de comemorações passadas e devidamente aglomeradas, com participação de blocos líricos pernambucanos.

A apresentação arrecadará doações para o Hospital do Câncer de Pernambuco. Para colaborar, basta copiar o QR Code que estará disponível na tela da live. “Queremos juntar todos os blocos, músicos, compositores e admiradores do gênero num grande evento online”, afirma Valéria Moraes, coordenadora do Coral Edgard Moraes e neta do compositor, arranjador, violonista e folião engajado. “Sendo Edgard Moraes um baluarte do nosso carnaval, fundador que foi de vários blocos líricos, é mais do que justo que a cada ano, seja ele lembrado em sua data natalícia, com a comemoração do Dia do Frevo de Bloco, que será ainda mais especial em 2020, pois aliaremos essa referência histórica com uma ação social de solidariedade”.

A gerente Geral do Paço do Frevo, Nicole Costa, ressalta a importância de medidas cautelosas na retomada de atividades culturais durante a pandemia. “Como bom folião, o Paço está louco para voltar às ruas e aglomerar no nosso tradicional Arrastão do Frevo. Mas é essencial lembrarmos que a pandemia ainda não acabou e, por outro lado, nos desafia diariamente a encontrar soluções para continuarmos ativos e vibrantes, mas valorizando a vida. Assim como a reabertura do Paço, a live do Dia do Frevo de Bloco será transmitida online, com todos os cuidados sanitários necessários, seguindo as recomendações da OMS. E tão logo possamos voltar às ruas, comemoraremos com todo o calor humano que nos é de direito”, declarou. Além da parceria com o Paço do Frevo, que recebe a ação, o evento do Coral Edgard Moraes tem o apoio da Prefeitura do Recife, SescPE e Atacadão. 

Sobre o Frevo de Bloco

Tradição do Carnaval recifense, o Frevo de Bloco é executado por um Coral Feminino, acompanhado por uma orquestra de pau e corda, composta por instrumentos como violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumentos de sopro (flauta e clarinete) e de percussão (surdo, caixa e pandeiro). O ritmo embala as agremiações tradicionalmente denominadas “blocos carnavalescos mistos”, cujo aparecimento se relaciona a um importante dado histórico e sociológico: o início da legitimação da participação das mulheres, principalmente da classe média, na folia de rua do Recife, nas primeiras décadas do século XX.

Paço do Frevo - O espaço cultural apresenta-se como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 660 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). 

Serviço:
Live do Dia do Frevo de Bloco
Data e horário: 01/11/2020, 17h
Link: Canal do Youtube do Coral Edgard Moraes


Imprensa Recife

TRE proíbe atos presenciais de campanha

 

Diante do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus e preocupado em preservar vidas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, na noite desta quinta-feira (29-10), a proibição, em Pernambuco, de todos os atos presenciais de campanha eleitoral causadores de aglomeração.

Estão suspensos, portanto, em todos os 184 municípios do Estado, eventos como comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares, além de confraternizações, inclusive para arrecadação de recursos de campanha. A proibição se estende a eventos no modelo drive-thru.

Pernambuco e o Brasil, assim como outros Estados e países, vivem, atualmente, sob a ameaça da chamada "segunda onda" da covid-19. "O TRE, com a decisão de hoje, mostra o seu compromisso com a saúde e a vida dos cidadãos e cidadãs pernambucanos", disse o presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves.

A Corte Eleitoral de Pernambuco aprovou a decisão por 6 a 0 (houve uma abstenção). A proposta de proibição dos atos presenciais de campanha foi apresentada em Resolução pelo presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves. Clique aqui e leia Resolução. O julgamento pode ser acessado no Canal do TRE-PE no YouTube (www.youtube.com/watch?v=qHfbKzKVnjg)


De acordo com a resolução, os juízes eleitorais, no exercício do poder de polícia conferido pela legislação, deverão coibir todo e qualquer ato de campanha que viole a resolução. A resolução também estabelece que as decisões judiciais para restauração da ordem, no que se refere à aglomeração irregular de pessoas e à inobservância das demais medidas sanitárias obrigatórias em atos de campanha, deverão ressalvar que constitui crime de desobediência a recusa ao cumprimento de diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou a oposição de embaraços à sua execução.

Ao apresentar a proposta de resolução, o presidente do TRE-PE levou em consideração, entre outros fatores, que, na prática, o controle do distanciamento social, do uso de máscaras e de outras precauções tem se revelado absolutamente ineficaz nos atos de campanha eleitoral.

A prova de que as ações do Poder Público não estão surtindo efeito são os vários vídeos de aglomerações que vêm sendo veiculados na imprensa e nas redes sociais.

A resolução também aponta, em seus "considerandos", dois pontos que merecem ser destacados. Primeiro: A conjuntura de extrema gravidade e incertezas decorrente da pandemia da covid-19 está por exigir postura responsável de todos e, sobretudo, daqueles que almejam ocupar cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, responsáveis pela definição e execução de políticas públicas, bem assim da própria Justiça Eleitoral. E o mais importante: a preservação da vida, que está acima de tudo, exige a contribuição de todos.

Imprensa TRE PE

Governo de Pernambuco autoriza retomada das aulas do Ensino Fundamental e Educação Infantil na rede privada

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou nesta quinta-feira (29), durante coletiva de imprensa, a autorização para o início do processo de retomada das aulas presenciais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e da Educação Infantil. O retorno – que neste momento contempla apenas as unidades de ensino da Rede Privada – será realizado por etapas, começando no dia 10 de novembro com as turmas dos Anos Finais (6º ao 9º ano). No dia 17 de novembro, as escolas retomam as aulas dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e, concluindo o processo, no dia 24 de novembro será a vez dos alunos da Educação Infantil retornarem às escolas. As aulas do Ensino Médio já haviam sido retomadas desde o dia 09 deste mês.

Para o retorno, as instituições de ensino devem continuar observando todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, respeitando regras de distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, bem como o monitoramento e orientações e de vigilância epidemiológica. O protocolo traz pontos importantes como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros em todos os ambientes das escolas, inclusive dos estudantes em sala de aula, lavagem e higienização das mãos e uso do álcool em gel. Além disso, todos que estiverem nas unidades devem ser orientados, monitorados e testados em casos suspeitos, assim como seus contactantes.

“É importante destacar que esse retorno é opcional e, por se tratar de estudantes menores de idade, a decisão de voltar à escola caberá aos pais ou responsáveis. A retomada feita em etapas é importante, pois permite às áreas de saúde e Educação acompanharem o processo. Para a escola também é relevante, pois pode ir se preparando para receber em etapas e em grupos esses alunos. Com isso, a gente pode avançar não apenas no processo de retomada, mas também no cumprimento dos protocolos”, ressaltou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará monitorando os dados da pandemia e, se necessário, poderá rever todo esse planejamento.

Na Rede Pública, a retomada das aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Finais) segue suspensa. No dia 21 de outubro, as escolas da rede deram início ao processo de retomada das aulas presenciais para as turmas do Ensino Médio, com as turmas do 3º ano. Na última terça (27), retornaram as turmas do 2º ano e no dia 03 de novembro voltam as de 1º ano, Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos.

AVANÇOS NO PLANO DE CONVIVÊNCIA – A partir da próxima terça-feira (03.11), todo o Estado de Pernambuco avançará para a Etapa 11 do Plano de Convivência com a Covid-19. Essa última etapa é um estágio em que todas as atividades econômicas estarão permitidas, com novos protocolos, seja geral ou específico de cada setor. “Nesse novo normal, vamos continuar dialogando com os setores produtivos e fazendo os ajustes nas calibragens de cargas, podendo aumentar ou diminuir e, eventualmente, até proibir algumas atividades que não estejam seguindo os protocolos”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

DADOS DA SAÚDE – Pelo segundo dia consecutivo, a rede hospitalar de assistência à Covid-19 registrou com menos de mil pacientes confirmados para a doença em leitos de enfermaria. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (29.10) traz 986 pessoas com a Covid-19 em enfermaria, número que chegou a mais de quatro mil na fase mais crítica da doença em Pernambuco. No caso das vagas de UTI, atualmente são 78 pacientes internados com diagnóstico da doença, quantitativo que já chegou a 400.

Esse é um dos indicativos de que a situação do novo coronavírus em Pernambuco continua seguindo uma tendência de estabilização. Quando se calcula a média móvel de casos com a data efetiva da notificação, por exemplo, há uma redução de 32,83% nas mortes e uma queda de 6,3% na média de casos confirmados quando comparada com a média móvel de 14 dias anteriores. De acordo com os dados epidemiológicos, na análise da semana 43 houve queda de 10% nos casos de Srag suspeitos em 15 dias e, na comparação com a SE 42, um leve acréscimo de 4,5% - 28 casos a mais. Em relação aos óbitos, houve uma queda de 12,2% comparando a semana 43 com a 41, e de 6,5% comparando com a 42. As taxas de mortalidade e letalidade estão em 0,1 (SE 43) e 0,5 (SE 41).

“Durante o processo de convivência, flutuações podem acontecer, porque o vírus continua circulando de forma sustentada no Estado. Mas até agora essas oscilações estão dentro de um patamar de controle, sem tendência clara de aumento ou de uma segunda onda. Dessa forma, não podemos tomar medidas pela impressão de apenas uma semana. Precisamos ter a configuração de tendência em períodos maiores. Também nunca analisamos um número de forma isolada, pois temos um conjunto de indicadores que são avaliados para que possamos melhor compreender a evolução da doença”, concluiu Longo.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco