quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Balanço dos trabalhos no litoral de Pernambuco

O balanço dos trabalhos de contenção, limpeza e prevenção das manchas de óleo no litoral de Pernambuco, nesta quarta-feira (30.10), registrou poucas alterações da quantidade de material removido pelas equipes do Governo do Estado. Ao todo, já foram recolhidas 1.546,17 toneladas de óleo, em 47 praias e oito rios atingidos. O total do material recolhido foi entregue ao Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco, em Igarassu.

Ao todo, são 400 pessoas de diversos órgãos e secretarias do Governo do Estado, além de 90 reeducandos, envolvidos nos trabalhos. Já foram instalados 3.045 metros de barreiras de contenção em diversas praias e rios. Até o momento, foram afetados os municípios de Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Goiana, Recife e Olinda.

Entre os equipamentos que estão sendo utilizados pelo efetivo mobilizado para trabalhos como o de localização e limpeza estão dois helicópteros (sendo um da Secretaria de Defesa Social e um do Ibama); 30 viaturas (Governo do Estado); 19 viaturas (Forças Armadas); nove embarcações (Governo do Estado); cinco barcos (Marinha).

O Governo de Pernambuco está adquirindo e distribuindo milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de limpeza, combustível e alimentos. Até esta quarta-feira (30), foram entregues 31.668 máscaras, 23.232 pares de luvas, 6.324 pares de botas, 13.620 sacos de ráfia, 2.648 tambores e bombonas, 18.470 sacos plásticos, 8.009 big bags, além de alimentos, estopa, pás, baldes, ciscadores e protetor solar.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Nova etapa da obra de revitalização da rede coletora de esgoto é iniciada na Avenida Sigismundo Gonçalves, em Olinda

Mais uma etapa da obra de revitalização da rede coletora de esgoto da Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo, em Olinda, será realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A intervenção inicia amanhã (31), a partir das 9h, no sentido Recife/Olinda, e deverá ser executada no prazo de 30 dias. Nesta avenida, a Companhia já substituiu dez metros de tubulações e, desta vez, serão trocados mais oito metros de rede.

Para executar os serviços, será preciso interditar cerca de 200 metros da avenida que permanecerão isolados até o final desta obra, prevista para o dia 30 de novembro. Nesse período, os motoristas devem realizar os desvios pela Avenida Santos Dumont, próximo ao Largo do Varadouro, e seguir pela Avenida Manoel Borba. De lá, os veículos podem acessar novamente a Avenida Sigismundo Gonçalves pela Praça Barão de Rio Branco, ou continuar em frente pela própria Avenida Manoel Borba. “Essa obra se torna ainda mais complexa pela profundidade em que a rede se encontra, estando a mais de cinco metros, além da presença de cabos de energia subterrâneos e do fato da via ser vulnerável a influência das marés”, explica a gerente da Compesa, Tatiana Trajano.

A rede coletora de esgoto da Avenida Sigismundo Gonçalves é composta por tubulações de grande porte, que recebe todo o volume de efluentes gerados no bairro do Carmo que são transportados até a estação de tratamento localizada em Peixinhos, também em Olinda. A Compesa adianta que está desenvolvendo estudos em toda a extensão da rede coletora dessa avenida para definir o cronograma para a troca dos trechos restantes. “Por se tratar de uma via de tráfego intenso de veículos, as intervenções precisam ser planejadas e realizadas por etapas, a fim de minimizar os impactos decorrentes da ação no cotidiano das pessoas”, complementou Tatiana.


Paulo Câmara assina convênio de continuidade do projeto hospital-escola para o HSE

O governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta quarta-feira (30.10), o convênio para continuidade do projeto hospital-escola para o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), hospital-âncora do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (SASSEPE), com o grupo Ser Educacional Uninassau. A parceria com a instituição, que venceu o último chamamento público, traz melhorias no atendimento aos pacientes e reforça a prática na formação universitária, tudo isso com o esforço da equipe que compõe a unidade de saúde, conforme destacou o chefe do Executivo estadual.

“É uma parceria importante. O SASSEPE e o Hospital dos Servidores são mantidos através dos seus servidores, usuários e nós do Governo de Pernambuco, que buscamos atrair parceiros para utilizar os equipamentos, a favor da formação educacional. E, ao mesmo tempo, buscando as melhorias nos serviços”, destacou o governador, que lembrou a vigência do acordo. “Nos próximos cinco anos, isso vai ajudar na gestão e na melhoria dos equipamentos. O importante é buscar parcerias para salvar vidas e melhorar a saúde.”

A secretária de Administração, Marília Lins, ratificou a simbologia do acordo, que visa à valorização do servidor, e deu as boas vindas aos estudantes que irão colaborar com a saúde dos servidores do Estado. “Cuidar da saúde das pessoas é valorizar os nossos servidores. Estudantes, sintam-se acolhidos, o corpo funcional do HSE, e do SASSEPE, mais amplamente falando, recebe vocês de braços abertos para promover um trabalho colaborativo e construtivo de amadurecimento profissional e pessoal, com vistas a tornar ainda mais forte este hospital centenário, bastante simbólico para os servidores”, comentou.

O novo convênio prevê ações que, em regime de colaboração mútua, serão materializadas em forma de contrapartidas programadas ao longo da sua vigência. Entre elas, a aquisição e instalação de um aparelho de Tomografia Computadorizada, com o qual o HSE irá incrementar e melhorar o atendimento em várias áreas, como a de urgência, a de tratamento oncológico e a realização de cirurgias eletivas e de urgência.

A iniciativa foi elogiada pelo diretor do HSE, Cláudio Duarte. “O convênio trará benefícios importantes nos próximos cinco anos, especialmente até março do próximo ano, com destaque para a instalação do aparelho de tomografia, de grande relevância para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento aqui no nosso hospital. Só com esse equipamento, nós teremos condição de economizar, para investir em outros programas de saúde, cerca de R$ 1 milhão por ano”, assegurou o diretor.

Além da instalação do tomógrafo e outros equipamentos, o convênio também prevê reformas da endoscopia, dos ambientes de repouso dos profissionais, alocação de preceptores médicos, realização de cursos e treinamentos para os colaboradores do HSE e apoio à implantação de programas de residência médica e enfermagem.

Presente à solenidade, o fundador e chanceler da Uninassau, Janguiê Diniz, destacou a importância do processo de troca entre os alunos e o hospital. “É uma satisfação enorme, já investimos mais de R$ 5 milhões ao longo de cinco anos, com a realização do primeiro convênio, que foi celebrado através de processo licitatório. Enviamos os nossos alunos para que auxiliem, para que aprendam na prática e, ao mesmo tempo, recebemos as orientações práticas e estruturais deste hospital para todo o nosso corpo docente”, comemorou Janguiê.

SOBRE O HSE - O Hospital dos Servidores do Estado (HSE) é a unidade hospitalar própria do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (SASSEPE). O hospital é porta de assistência preferencial do sistema, e atua como unidade de regulação de acesso à rede credenciada do SASSEPE. Classificado como unidade de média complexidade, vem oferecendo assistência de qualidade e humanizada aos usuários, nas áreas de urgência e emergência, cuidados intensivos, clínica cirúrgica geral e clínica cirúrgica em diversas especialidades.

Compareceram também à solenidade Jânyo Diniz, diretor-presidente da Uninassau; os secretários André Longo (Saúde) e Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação); os deputados estaduais Teresa Leitão, Franscismar Pontes e Clodoaldo Magalhães; o vereador Felipe Pontes; Paulo Lacerda, diretor da Faculdade de Medicina da Uninassau, e o diretor-presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH), Ruy Bezerra. 

Secretaria

Mostra Brasileira de Dança inicia projeto de internacionalização na Colômbia

Pela primeira vez, a Mostra Brasileira de Dança (MBD) atravessa as fronteiras territoriais e aporta nas cidades de Bogotá e Cali, na Colômbia. Com apresentações de espetáculos, exposição fotográfica e Master Class, o evento acontece até 4 de novembro de 2019, no Teatro Colón e Sala Mallarino, em Bogotá, e no Teatro Municipal Enrique Buenaventura, Teatro Calima e no Centro Cultural Comfandi, em Cali.

O projeto de internacionalização foi construído desde 2016, durante a participação da MBD na delegação brasileira em feiras de economia criativa na América do Sul. O projeto foi apresentado na Colômbia, durante o Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MiCsul), e, no Brasil, após dois anos, durante o Mercado de Indústrias Culturais do Brasil (MicBr) quando foram firmados as negociações e os processos de parcerias e acordos de cooperação internacional.

O objetivo do evento é dialogar com o mercado da indústria criativa sul-americana, criando redes para fomentar a circulação de bens e serviços culturais promovendo a geração de negócios para grupos brasileiros no mercado internacional. A comitiva da dança brasileira viaja com 31 pessoas, que vão desenvolver dez atividades para gerar novas perspectivas sobre o que está sendo produzido artisticamente no Brasil. A missão é promover a imagem dos artistas brasileiros e do potencial criativo do País.

Na programação, a premiada Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo “Still Reich”, inspirado nas músicas do compositor contemporâneo americano Steve Reich; e o renomado Balé Teatro Castro Alves, da Bahia, que mostra o espetáculo Lub Dub, nome que se refere ao som das batidas do coração, na qual a obra é inspirada na diversidade de sons percussivos de diferentes culturas. A MBD conta ainda com a participação do fotógrafo pernambucano Wellington Dantas, que atualmente mora em Portugal, e apresenta a exposição “Um Olhar sobre a Dança Brasileira”, na qual reúne 15 registros fotográficos, realizados por ele, ao longo de uma década na Mostra.

Sob o comando dos diretores Iris Macedo e Paulo de Castro, a Mostra foi criada em 2003, no Recife, e contou com a participação de mais de 500 grupos artísticos, e público formado por mais de 100 mil espectadores. Ao longo de sua trajetória, a Mostra contemplou diversas linguagens e expressões, e revelou o significado da diversidade cultural da dança no Brasil. Para Iris Macedo, o fato da MBD comemorar 15 edições com uma etapa internacional é uma importante forma de dar visibilidade ao produto artístico brasileiro na América Latina. A diretora acredita que as apresentações internacionais podem corroborar na ampliação da possibilidade de novos negócios, no fomento à economia criativa e também na construção de novas linguagens artísticas realizadas através da troca de experiências e do contato com novas culturas.

O projeto conta com a parceria internacional do Teatro Colón Bogotá e Bienal Internacional de Dança de Cali, além de patrocínio do Governo da Bahia, Apoio Institucional da Funarte – Governo Federal, a realização da Fervo Projetos Culturais e de Paulo de Castro Produções. 



Inteligência artificial transforma atendimento ao cliente

“Obrigada, Maria! Você é um amor”. Foi assim que a vendedora Luiza Pereira encerrou sua conversa com a atendente virtual da construtora MRV, após solicitar a segunda via da prestação mensal do seu apartamento novo. A cliente não teve dificuldades para receber seu boleto durante o bate papo que durou pouco mais de quatro minutos repleta de saudações, agradecimentos e gentilezas.

Pelo conteúdo da conversa é provável que Luiza não tenha percebido que seu contato tenha sido feito por uma atendente virtual que atende 24h no Facebook, Portal de Relacionamento, App Meu MRV e WhatsApp. A personagem vem sendo aperfeiçoada há pelo menos dois anos, justamente para se relacionar de modo interativo com os clientes. Assim, Luiza se juntou às outras 500 mil interações virtuais que ocorrem todos os anos com a simpática atendente.

“Assim que assina o contrato de compra e venda com a MRV, o cliente já se conecta com um novo mundo, é a realização de um sonho. Este tipo de interação proporciona mais agilidade às solicitações, de forma que as experiências com o produto e serviços da MRV sejam transformadoras”, explicou Bianca Vargas, gestora executiva de Relacionamento com Clientes da MRV. 

Dentre os assuntos mais acionados estão as dúvidas sobre datas de entrega de chaves, senha de acesso, consulta de cronograma de obra e segunda via de boleto. Já as top 10 interações nos chats são cumprimentos e agradecimentos. “Isso nos mostrou que o atendimento está sendo interativo, ou seja, o cliente não entra apenas para solicitar um serviço, ele conversa mesmo quando percebe que é um atendimento virtual”, completou Bianca.

Chatbot comercial se destaca em produtividade

Em um momento tecnológico no qual a comunicação acontece na palma da mão de modo ágil e simplificado, grandes marcas estão apostando na simpatia de personas virtuais para se relacionar e vender. Pioneira com a tecnologia na construção civil, a MRV já conta com chatbots avançados em treinamento e atendimento por meio da tecnologia de inteligência artificial IBM Watson.

Em maio deste ano, a MRV também implementou o bot na área comercial para iniciar o diálogo voltado para vendas com futuros clientes. Em pouco tempo, ele já revolucionou o atendimento online comercial com 650 mil atendimentos e mais de 7 milhões de mensagens trocadas.

A atuação do personagem nesse período já melhorou o fluxo de atendimento. O grande objetivo é concluir as conversas e encaminhar o cliente para um corretor de imóveis. O aproveitamento desta meta aumentou em 24% e o tempo médio de cada conversa diminuiu pela metade, uma melhoria de assertividade com um atendimento mais resolutivo sem perder a qualidade.

Outro dado positivo após o início da atuação da Inteligência Artificial se refere ao Net Promoter Score (NPS), indicador de mensuração do grau de lealdade dos consumidores, que registrou um aumento de 15%. As vendas virtuais também tiveram acréscimo e registraram 6% em relação ao período anterior de atuação do bot.

Todos os questionamentos não solucionados pelos robôs são computados e à medida que a interação evolui, o sistema se aperfeiçoa com os conteúdos que os clientes mais solicitam. De acordo com Rodrigo Resende, diretor de Marketing e Novos Negócios da MRV, a qualidade do atendimento se tornou superior e os personagens trabalham em conjunto com uma equipe que está por traz da ferramenta para trazer a melhor solução para o usuário.

“O chatbot veio para ficar e transformou a produtividade dos atendimentos. O foco sempre é nosso cliente para que sua experiência no sonho da casa própria seja completa. Por trás da inteligência artificial há uma equipe que está sempre pronta para entrar no relacionamento caso algum serviço ou dúvida não possa ser esclarecida automaticamente. Nosso propósito de “Construir sonhos que transformam o mundo” envolve todas as etapas de experiência do cliente e a tecnologia é essencial neste processo”, explica o executivo.

Centro Estadual de Combate à Homofobia leva roda de diálogos para a população idosa

O Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizará na terça-feira (29) com o tema “A população idosa LGBT” uma roda de diálogo para idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – 5, do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro acontecerá às 8h30, na sede do CRAS 5, localizada na Rua Funilândia, 61, Nossa Senhora da Conceição.
Durante a roda de diálogos, que também contará com a participação dos psicólogos e assistentes sociais do CRAS, serão abordados assuntos referentes à discriminação sofrida pela população idosa LGBT, o respeito para esta comunidade, além de conhecerem a atuação do programa e as políticas públicas desenvolvidas no combate à LGBTfobia.
De acordo com o secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, “a roda de diálogo tem o objetivo de sensibilizar a própria população idosa, para que tenham um olhar mais sensível e empático em relação a todas as pessoas, como também à população LGBTI".
CECH está localizado na Rua Santo Elias, nº 535, no bairro do Espinheiro, no Recife. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser repassadas através do telefone (81) 3182-7665 ou pelo e-mail centrolgbtpe@gmail.com.

Imprensa SEDH PE

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [22]

Este é o advogado Rui Yoshio  Kunugi, conhecido como Rui Palanque, famoso no Twitter por suas postagens sobre política, cultura e conhecimentos gerais. Kunugi está em dificuldades financeiras e ajuda a mãe idosa. Mãe e filho encontram-se doentes e amigos criaram uma vakinha para ajudá-los. O link é esse: http://vaka.me/757772

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [21]

Essa Pet se chama Pintada e foi resgatada das ruas, muito doente. A Mariana Camille precisa de ajuda financeira para o tratamento de saúde da Pintadinha. O link é esse aqui: https://abacashi.com/p/salve-a-pintada

Segue o depoimento da Mariana:

Encontrei a Pintada (segundo o Vet ela tem 5 anos) encolhida no canto da calçada em Itaborai (RJ), gemendo de dor e com muito vômito ao seu redor. Não aguentei ver seu sofrimento e a levei para o veterinário. O Vet a diagnosticou com Piometria grave, com aderência. A cachorra necessitou entrar em medicação e internação na hora, pois precisava estabilizar para entrar em cirurgia o mais rápido possível, pois em pouco tempo ela poderia vir a óbito. Após saber a gravidade não poderia abandonar aquela cachorra mais uma vez por não ter dinheiro para cuidar (digo mais um abandono, porque a Pintada é muito mansa e estava gordinha acredito que tinha uma família e foi abandonada por estar doente). Como sei que juntos somos mais fortes, peço a ajuda de todos qualquer valor para salvarmos essa vida. Desde já agradeço! Gastos até o momento Clínica Saúde Animal Consulta $80 Ultrassonografia $170 Internação com fluidos $180 Perfil completo (exame de sangue) $98 Antibiótico para choque térmico $28,70 Cirurgia Piometria $1.000 Anestesia por inalação $400 Total até o momento $1.956,70 Atualizando 29/09 A Pintada foi operada (28/09) e segue em Internada com fluidos ($180 dia) sem previsão de alta e fazendo exames de sangue ($98 cada). Por essa razão a meta foi aumentada. Obrigada a todos que estão ajudando!!! Qualquer dúvida Twitter @mariana_camille





#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [20]

Essa futura mamãe é a Isabella, de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG. Ela está grávida e a pequenina Maya ainda não nasceu, mas está trazendo muitas coisas boas pra o coração da mamãe. Em meio a isso, as necessidades de uma mãe solteira. A vakinha da Isabella é essa aqui: http://vaka.me/720965

Veja a seguir o depoimento dela:

Poderia começar esse texto falando de todas dificuldades que venho encontrando nesse período gestacional como mãe solteira e sem apoio algum do pai.

Mas forças maiores me incubem a expressar todo o amor e gratidão que venho desfrutando nesses turbulentos dias, como uma árvore de raízes firmes que não cedem nem nas piores tempestades. E é verdade que o amor tem sido o melhor adubo e criou pontes para mundos que nunca imaginei conhecer, me deu calmaria que imaginei nunca alcançar e talvez o mais importante, saber que o amor que cresce a cada dia aqui, me da a certeza que tudo vai se acalmar no segundo que a abraçar. 

A vida que gero em meu ventre é tão sagrada que sei que por deus sou amparada, em cada passo dessa jornada.

E todos os segundos aflitos pensando o que vai ser de nós, valerá a pena no segundo que ouvir sua voz. 

Minha princesa, meu tudo, o presente mais lindo que poderia receber em toda a vida.

Toda a força que preciso encontro ao senti-la dançar no meu ventre e sei que esta tão ansiosa quanto eu para o nosso encontro. 

Encontro esse que anseio ser muito especial, o maior desejo do meu coração é que não lhe falte nada em nenhum momento e são tantas as necessidades que as vezes me desespero sem renda fixa e até então sem o apoio do pai, mas retomo de novo a certeza que tudo se ajeitara.

Estamos em contagem regressiva para trazer mais uma pequena grande luz a terra.

E a quem ler esse texto peço que ajudem para que a Maya possa chegar e ter um lugarzinho confortável pra ficar, além do que ja tem em muitos corações, que ela possa ser cuidada e possa ter tudo que precisa pra ser muito saudável e feliz.

Desde ja expresso minha profunda gratidão a todos e rogo a Deus para recompensar a cada um de vocês.

Atenciosamente, Isabella mãe sortuda da Maya.


Projeto em ônibus incentiva leitura

Para comemorar a semana do livro e incentivar a leitura, três ônibus da empresa Borborema disponibilizarão livros para quem quiser ler na viagem ou então levar para casa. Os livros – que foram doados pelos próprios funcionários – ficarão no interior dos veículos. A iniciativa “Viaje na Leitura" vai até sexta (01/11), na linha Setúbal/Príncipe.

Será uma semana de ação e todos os dias haverá reposição de novos exemplares entre ficção, romance, contos e outros. “Quem quiser também pode levar livro de casa e participar da campanha para incentivar outras pessoas ao hábito da leitura”, adiantou a gerente de Recursos Humanos, Jacilene Lemos. Ela informou que o projeto – que existe há três anos e já distribuiu mais de 500 exemplares - tem tido receptividade e interação dos passageiros.

Molotov Negócios 2019

Pelo segundo ano consecutivo, o No Ar Coquetel Molotov, além de shows e apresentações artísticas, promove um grande encontro de negócios, nos dias que antecedem o festival. O Molotov Negócios que ocorre no Apolo 235, entre os dias 13 e 15 de novembro, traz diversas talks, oficinas e debates gratuitos sobre música e economia criativa, com apoio do SEBRAE e parceria do Porto Digital, Porto+ e da Associação Brasileira de Música Independente - ABMI.

Na programação do evento, profissionais da área digital como Pedro Vilhena (Facebook/Instagram), Dani Ribas (DataSIM), Carlos Mills (ABMI), a influencer Irmã Zuleide e os jornalistas Luccas Oliveira (O Globo) e Tony Aiex (TMDQA), entre outros.

O evento tem início na quarta-feira (14/11), às 16h, com debates que abordam estratégias de difusão e divulgação de lançamentos de discos e shows. A roda de conversa será mediada conta com os produtores Melina HicksonAna PaulaVerissimoMaurício Spinelli Mazili e será mediada por Cássio Uchôa (foto - Universitária FM). Na quinta (15/11), uma das mesas apresenta o bate-papo “A voz e a Estética dos Sons da Periferia”, com a participação de BioneLuiz Lins Ojuara, a partir das 18h. A mediação é da jornalista Lenne Ferreira.

Outro destaque do Molotov Negócios é o projeto Giro ABMI, que acontece na sexta-feira (15), a partir das 10h, com oficinas de otimização de uso de novas ferramentas digitais para profissionais da música que apresentam soluções para se destacar em meio a tanto conteúdo disponível, explana estratégias de divulgação criativa, exibe ferramentas para planejar, executar e medir os resultados, discute direitos autorais e ainda explica como fazer parte das Playlists famosas.

Também na sexta (15), o Porto+, programa de inclusão e valorização de pessoas LGBTI+ do Porto Digital, promove o “Mind the Bee”, consultoria para pessoas LGBTI+ que possuem negócios relacionados à área de Economia Criativa. Após a submissão de propostas, uma equipe irá analisar os projetos e realizar uma mentoria com consultores das áreas de comunicação digital, marketing, negócios e design ao longo do dia, modelando negócios e validando ideias empreendedoras.

A segunda edição do Coquetel Molotov Negócios ainda conta com um bate-papo com a cantora holandesa de ascendência iraniana Sevdaliza, atração do festival No Ar, em um evento promovido em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos. A programação é aberta ao público, tendo como prioridade os artistas e produtores da cena local que poderão fazer sua inscrição online pela Sympla.

As inscrições no Molotov Negócios são completamente gratuitas e já podem ser feitas através do link: http://bit.ly/NoAr_MTBee.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – MOLOTOV NEGÓCIOS 2019

QUARTA 13 / 11
Auditório - Apolo 235
16h - Palestra com Pedro Vilhena - Parcerias de mídia do Facebook / Instagram em estratégias de conteúdo para artistas e músicos
18h - Lancei o meu disco e agora? Como vender o show com Melina Hickson, Maurício Spinelli, Ana Paula Verissimo e Mazili com mediação de Cássio Uchôa (Universitária FM)
20h - Departameme com Irmã Zuleide e Aslan Cabral

QUINTA 14/11
Auditório - Apolo 235
16h - O que é pauta para a imprensa musical? Saiba como os veículos definem quais os artistas de destaque da cena atual com Débora Nascimento (Continente), Tony Alex (TMDQA), Luccas Oliveira (Globo) com mediação de Laura Damasceno
18h - Auto gestão e empoderamento da periferia com Bione, Luiz Lins e Ojuara mediado por Lenne Ferreira

20h - Eu Toco Recife: Música como vetor de projeção e desenvolvimento para cidades com Dani Ribas (SIM SP) e Patrick Tor4

SEXTA 15/11

PORTO + 
Sala de Reunião - Apolo 235
10h -Mind The Bee - Qualificação de negócios
Suporte para novos empreendedores modelarem negócios e validarem ideias com foco em pessoas LGBTI+ que tenham projetos já existentes dentro da área de Economia Criativa. As propostas serão analisadas e selecionadas pela equipe com mentoria LGBTI+ com atendimento de consultores na área de design, marketing, comunicação digital e negócios.

Galeria - Apolo 235
16h - Mesa "Protagonismo das identidades trans/não binárias na produção cultural"

GIRO ABMI
Auditório - Apolo 235
10h - PANORAMA GERAL DO MERCADO - Breve histórico incluindo números atualizados do mercado fonográfico. Palestrante: Carlos Mills / ABMI
14h - MARKETING DIGITAL - Planejamento e melhores práticas para campanhas de divulgação na internet. Palestrante: Marina Mattoso / Jangada
15h30 - DIREITOS AUTORAIS - Como funcionam os direitos autorais no ambiente digital. Palestrante: Daniela Colla / DI BLASI, PARENTE & ADVOGADOS ASSOCIADOS
17h - AGREGADORES - Qual o papel dos agregadores no novo ecossistema das plataformas digitais. Palestrante: Leo Morel / iMusics
18h00 - PLATAFORMAS DIGITAIS - Ferramentas e melhores práticas para o uso das plataformas para artistas e produtores. Playlists. Palestrante: Maurício Bussab / Tratore

Inscrições:

SERVIÇO

TNT Apresenta
No Ar Coquetel Molotov 2019
Shows com MC Tha, Drik Barbosa, Rosa Neon, Sevdaliza, Black Alien, Gop Tun e Liniker e os Caramelows, entre outros
Local | Caxangá Golf Country Club - Av. Caxangá, 5362 - Iputinga
Data |16.11
Horário | a partir das 13h
Ingressos LIMITADOS | 
3º Lote: R$ 60,00 (meia), R$ 120,00 (inteira) e R$ 85,00 (social - levar 1 kg de alimento não-perecível)
Link para compra online | www.sympla.com.br/noar2019
Pontos de venda | Avesso (Avenida Rui Barbosa, 806) – seg a sexta, das 9h30 às 19h30 e sábado das 9h às 18h.
Formas de pagamento no local | Dinheiro 
Classificação indicativa para 16 anos desde que estejam com esta autorização por escrito e com firma reconhecida pelos seus responsáveis legais em duas cópias.
www.coquetelmolotov.com.brwww.facebook.com/noarcm

Patrocínio: Baterias Moura, Uninassau, Natura Musical, CEPE
Apoio: Instituto Conceição Moura, Embaixada do Reino dos Países Baixos, Copergás, Women Friendly, Todxs, Porto Digital, Porto+, Som na Rural, Nando Zevê, Moka, Buffalo, Café 8, Prefeitura do Recife, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco
Cerveja oficial: Itaipava
Mídia oficial:Universitária FM, 99.9, O Grito!, Continente, TMDQA!, Brasileiríssimos, Elemídia, Jovem Pan
Player oficial: Spotify
Venda Oficial: Sympla
Realização: Coda

Mostra de literatura reúne mulheres em busca do fortalecimento no mercado editorial

O exercício diário de se reafirmar, defender seu espaço e sua existência, tão comum à vida das mulheres, permeia também o mercado editorial brasileiro. Essa realidade é o mote para a décima edição da Mostra de Literatura Contemporânea, que acontece de 5 a 9 de novembro no Recife. Realizada pelo Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, a iniciativa terá mesas de conversas, lançamento de livros, oficina e apresentações culturais.

A Mostra traz o tema “Mulheres desconstruindo ideias e tecendo palavras “e, em cinco dias de programação, vai reunir nomes como Cida Pedrosa (PE), Mariane Bigio (PE), Aline Rochedo Pachamama (RJ), Graça Graúna (PE), Amara Moira (SP), Odailta Alves (PE), Juliana Leite (RJ), Angélica Freitas (RS) e Miriam Alves (SP).

A programação conta com atividades que vão acontecer em escolas públicas, na Universidade Católica, Museu da Abolição e no Espaço Pasárgada. Além de abordar a presença feminina no mercado editorial, a Mostra abre espaço para variados gêneros literários, como o cordel, e se aprofunda em outros espectros também espremidos pelo preconceito social, como a cultura indígena. O primeiro dia da Mostra será no Auditório G2 da Unicap, no Centro do Recife, às 19h. O momento de abertura da atividade vai trazer a conferência “Pensando a literatura: o espaço das obras de autoria feminina hoje” e terá a presença da escritora Maria Valéria Rezende (foto) e mediação de Geórgia Alves.

A Mostra é gratuita e aberta ao público, exceto nas escolas, com exclusividade para os alunos e a oficina “A mulher em construção”, que será ministrada pela premiada escritora Angélica Freitas. A formação, que custa R$ 20, para público geral, e R$ 10, para comerciários e dependentes, é voltada para mulheres que escrevem poesia e que tenham o interesse em refletir sobre a produção, num exercício de leitura de obras e criação de outras. A atividade acontece de 6 a 8 de novembro, das 14h às 17, no Espaço Pasárgada.

Programação
05.11 (terça-feira)
19h | Abertura | falas institucionais | Conferência “Pensando a literatura: o espaço das obras de autoria feminina hoje” com Maria Valéria Rezende (PB) e mediação de Geórgia Alves (PE) | Lançamento de livros. Local: Auditório G2 da Unicap

06. 11 (quarta-feira)
14h às 17h | Oficina | “A mulher é uma construção” com Angélica Freitas (RS). Local: Espaço Pasárgada
19h | Mesa | “Entre fatos e imagens, a obra poética de Janice Japiassu” com Cida Pedrosa (PE) mediação de Samantha Lima (PE). Local: Auditório G2 da Unicap
20h | Mesa | “Mulheres Cordelistas em PE” com Shirley Rodrigues e Eulina Fraga
Leitura de poemas de Janice Japiassu, por Mariane Bigio (PE). Local: Auditório G2 da Unicap

07. 11 (quinta-feira)
10h às 11h | Encerramento do Projeto “Ascensinho na Minha Escola” | com Mariane Bigio (PE). Local: Escola Carlos Alberto G. de Almeida (R. Gomes Taborda, s/n. Prado)
14h às 17h | Oficina | “A mulher é uma construção” com Angélica Freitas (RS). Local: Espaço Pasárgada
19h | Círculo de Diálogo | “Corpos (in)desejáveis: a literatura feita por vozes dissonantes” com Amara Moira (SP), Odailta Alves (PE), Juliana Leite (RJ), e Angélica Freitas (RS) e mediação de Ane Montarroyos (PE) | Lançamento dos livros das autoras da mesa. Local: Auditório G2 da Unicap

08. 11 (sexta-feira)
10h Uma Escritora na Minha Escola | com Aline Rochedo Pachamama (RJ). Local: Escola Municipal dos Torrões (R. Dr. Antonio Correira de Oliveira, 110. San Martin)
14h às 17h | Oficina | “A mulher é uma construção” com Angélica Freitas (RS). Local: Espaço Pasárgada.
19h | Mesa Redonda | “As vozes indígenas que (r)existem na literatura brasileira contemporânea” com Aline Rochedo Pachamama (RJ) e Graça Graúna (PE) e mediação de Renata Santana (PE). Local: Auditório G2 da Unicap

09. 11 (Sábado)
17h | Conferência | “Meu corpo, minha pele, minha voz – os silêncios da literatura negra” com Miriam Alves (SP), com mediação de Odailta Alves (PE). Local: Museu da Abolição
18h | Recital Poético | Joy Tamires, Bell Puâ e Patrícia Naia (PE). Local: Museu da Abolição
19h | Apresentação Musical | Côco das Estrelas (PE). Local: Museu da Abolição

Banda Sinfônica do Recife comemora aniversário com frevo

Nesta quarta-feira (30), a Banda Sinfônica do Recife vai celebrar 61 anos de atividades, enaltecendo a força e o DNA do frevo, numa apresentação gratuita, no Teatro Santa Isabel, cujo repertório irá render homenagens a Capiba e Edgar Moraes, dois dos principais sinônimos que o frevo tem no dicionário pernambucano, nascidos nos meses de outubro e novembro.
A apresentação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, terá início às 20h e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

O maestro Nenéu Liberalquino e os músicos da Banda Sinfônica do Recife começarão o concerto executando a Second Suite for Band, na versão latina-mexicana, de Alfred Reed, com as músicas Son Montuno, Tango, Guaracha e Paso Doble.
A segunda música do repertório preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino para celebrar a data será Daquilo que eu Sei, de Ivan Lins, com adaptação e arranjo de Rafael Rocha. Em seguida, a aniversariante Banda Sinfônica cai no frevo, tocando Recife, Cidade Lendária, de Capiba, com a participação especial do Coral Edgar Moraes e arranjo de Nilson Lopes.
O Coral participará também da execução do medley Edgariando, com obras de Edgar Moraes arranjadas por Spok, reunindo as músicas A Dor de uma SaudadeAlegre Bando e Valores do Passado.
O repertório do concerto festivo encerra com Funk Attack, de Otto M. Schwarz, e Mambo, de Leonard Bernstein, com arranjo de Michael Sweeney.

Serviço
Concerto de Aniversário da Banda Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira (30)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, a partir das 19h

Imprensa Recife

Exposição Alceu Valença no Museu do Estado

O artista pernambucano Alceu Valença inaugura pela primeira vez no Recife uma exposição biográfica. Intitulada “A Energia dos Doidos Motor da Imaginação”, a mostra estreia na próxima terça-feira (05), a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco – MEPE e traz cerca de 20 obras inéditas, que remontam de forma imersiva a carreira e trajetória de vida do artista. Na ocasião, também será lançado um catálogo com biografia do artista. A curadoria é da designer Rose Pepe.

Tributo à pluralidade de Alceu, que é considerando um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, a expo narra a vida do músico a partir de pinturas, cinema, instalações interativas e objetos eletrônicos. “O universo de Alceu Valença é cheio do simples em sua complexidade. A exposição foi pensada para representar a inquietude e versatilidade desse grande artista”, revela a curadora da mostra.

Entre as obras, destaca-se a instalação “Linha do Tempo”, na qual é possível ouvir por meio de audiodescrição em um headphone, histórias contadas por Alceu. Outro ponto alto da mostra é a “Luneta do Tempo”, equipamento interativo audiovisual que brinca com o primeiro filme produzido pelo artista.

Preocupada com todas as dimensões artísticas de Alceu, seja nas canções, na literatura ou no cinema, a exposição transforma cada vertente do pernambucano em um verdadeiro espetáculo, que permite inúmeras interpretações ao observador.

A abertura da mostra também ocorre com o lançamento de um livro, que reúne histórias, fotos e causos, do músico pernambucano. A obra também é um livro áudio com narrações feitas pelo próprio Alceu.

“Construímos o livro, a partir de entrevistas que fizemos com o Alceu, durante a construção da mostra. Alceu é um ótimo contador de histórias, o material ficou tão rico, que achamos um pecado não usá-lo. Por isso transformamos em literatura e um áudio livro. E ninguém melhor do que o próprio Alceu para contar sua história. A obra é envolvente do início ao fim”, revela Rose Pepe, curadora da exposição.

Serviço de saneamento muda itinerário de linhas em Jaboatão dos Guararapes

Um trecho da Avenida Presidente Kennedy, em Jaboatão dos Guararapes, foi fechado na manhã desta terça-feira (29) para a realização de obras no sistema de saneamento. A via fica interditada próximo ao cruzamento com a Rua Aniceto Varejão, no sentido Piedade/Barra de Jangada, até o próximo dia 1º de novembro, data prevista para o fim do serviço. Até lá, o Grande Recife muda o itinerário de seis linhas que passam pela localidade.

Confira, abaixo, quais são estes ônibus e o desvio:

020 - Candeias/TI Tancredo Neves
069 - Conjunto Catamarã
070 - Candeias/Shopping RioMar
071 - Candeias
072 - Candeias (Opcional)
910 - Piedade/TI Rio Doce - terminal em Barra de Jangada

...Avenida Ayrton Senna da Silva, Rua Felício Barros de Medeiros, Rua Aniceto Varejão, Avenida Presidente Kennedy...

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife