quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Liberada a verba para a reforma da Matriz de Cosme e Damião

A Matriz dos santos Cosme e Damião, no sítio histórico de Igarassu, ainda tem o título da igreja mais antiga do Brasil em funcionamento, com os seus 484 anos . No local, nesta quarta-feira (30), às 19h, acontecerá uma celebração histórica com a missa presidida por Dom Fernando Saburido e no momento será assinado o contrato de restauro e recuperação de todo o monumento , com obra orçada em cerca de R$ 4 milhões. A intervenção foi aprovada e a verba repassada via BNDES. Entre as novidades do projeto está a instalação de um espaço cultural e de um museu de arte-sacra na casa paroquial.
Participam da celebração, muito aguardada pelos moradores de Igarassu e fiéis , Padre Josivan Bezerra, pároco da paróquia Santos Cosme e Damião, prefeito de Igarassu Mario Ricardo, Câmara de vereadores da cidade, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , IPHAN , do IDH, (empresa de restauração) e Arquidiocese de Olinda e Recife.

O anuncio da obra foi em setembro pelo prefeito Mário Ricardo, durante celebração de missa presidida por Dom Fernando Saburido, em setembro passado , em comemoração do aniversário de 484 anos de Igarassu e dos santos padroeiros, Cosme e Damião.


Imprensa Igarassu