quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Nova etapa da obra de revitalização da rede coletora de esgoto é iniciada na Avenida Sigismundo Gonçalves, em Olinda

Mais uma etapa da obra de revitalização da rede coletora de esgoto da Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo, em Olinda, será realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A intervenção inicia amanhã (31), a partir das 9h, no sentido Recife/Olinda, e deverá ser executada no prazo de 30 dias. Nesta avenida, a Companhia já substituiu dez metros de tubulações e, desta vez, serão trocados mais oito metros de rede.

Para executar os serviços, será preciso interditar cerca de 200 metros da avenida que permanecerão isolados até o final desta obra, prevista para o dia 30 de novembro. Nesse período, os motoristas devem realizar os desvios pela Avenida Santos Dumont, próximo ao Largo do Varadouro, e seguir pela Avenida Manoel Borba. De lá, os veículos podem acessar novamente a Avenida Sigismundo Gonçalves pela Praça Barão de Rio Branco, ou continuar em frente pela própria Avenida Manoel Borba. “Essa obra se torna ainda mais complexa pela profundidade em que a rede se encontra, estando a mais de cinco metros, além da presença de cabos de energia subterrâneos e do fato da via ser vulnerável a influência das marés”, explica a gerente da Compesa, Tatiana Trajano.

A rede coletora de esgoto da Avenida Sigismundo Gonçalves é composta por tubulações de grande porte, que recebe todo o volume de efluentes gerados no bairro do Carmo que são transportados até a estação de tratamento localizada em Peixinhos, também em Olinda. A Compesa adianta que está desenvolvendo estudos em toda a extensão da rede coletora dessa avenida para definir o cronograma para a troca dos trechos restantes. “Por se tratar de uma via de tráfego intenso de veículos, as intervenções precisam ser planejadas e realizadas por etapas, a fim de minimizar os impactos decorrentes da ação no cotidiano das pessoas”, complementou Tatiana.