terça-feira, 31 de março de 2020

Centro universitário realiza vestibular 100% digital

Estamos vivendo um momento em que é essencial evitar aglomerações para evitar que o novo coronavírus se espalheMantendo o compromisso de preservar a saúde e a segurança dos seus estudantes e funcionários, a UNIFG está com inscrições abertas para o primeiro vestibular 100% digital realizado pela instituição. As inscrições, gratuitas, são feitas no site do centro universitário e são válidas para os dois campus da UNIFG, localizados nos bairros de Piedade e da Boa Vista.
Há duas formas de ingresso que podem ser realizadas online. A primeira é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino do Ensino Médio (Enem), na qual o candidato, após realizar a inscrição pelo site, aguarda o retorno da instituição caso seja aprovado. A matrícula pode ser realizada por telefone, pelo site ou por WhatsApp.
A segunda forma de ingresso é por meio de uma prova online, que é aplicada no site da UNIFG após a confirmação da inscrição do candidato. Nessa modalidade, o candidato realiza a prova e a encaminha para correção após a conclusão, tudo em ambiente digital. Caso seja aprovado, ele deverá entrar em contato com as Centrais de Atendimento ao Candidato da instituição para realizar a matrícula. Como de costume, o vestibular da UNIFG concede bolsas de 100% aos primeiros colocados.
Cerca 30 cursos da UNIFG têm conceitos 4 ou 5 em avaliações do Ministério da Educação. O centro universitário conta com professores mestres e doutores atuantes no mercado e que levam suas vivências para a sala de aula. A instituição ainda conta com o setor UNIFG Carreiras, que divulga oportunidades de emprego, estágio e intercâmbio para os estudantes.
Serviço – Vestibular UNIFG 100% digital
Inscrições com nota do Enem: https://bit.ly/2UydlBW

Inscrições para prova digital: https://bit.ly/3ameSBY

Contato da Central de Atendimento ao Candidato: (81) 98173-0509 ou 4020-9085

Pernambuco anuncia medidas para incentivar o setor produtivo do Estado

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria da Fazenda, na busca por alternativas para reduzir os efeitos da crise na economia estadual provocada pela pandemia do novo Coronavírus está tomando uma série de medidas que irão impactar diretamente sobre o setor produtivo. Entre as deliberações previstas estão prorrogação de prazos relativos ao cumprimento de obrigações tributárias e contestações, suspensão de execuções fiscais e notificações de débitos. 

No Decreto, o Governo “prorroga para 30 de junho os prazos vencidos a partir de 21 de março de 2020, relativos ao cumprimento de obrigações tributárias acessórias previstas na Legislação Estadual e à contestação do débito constante”. O texto também determina a suspensão, pelo mesmo período, da emissão de Notificação de Débito e Notificação de Débito sem Penalidade e dos procedimentos que visem ao descredenciamento dos contribuintes do ICMS relativas às diversas sistemáticas especiais de tributação.

A Secretaria da Fazenda do Estado, de acordo com o Decreto, irá determinar o alongamento do prazo de validade de certidões de regularidade fiscal e negativa e a suspensão de ações de execução fiscal. O Governo também vai permitir a importação e desembaraço de insumos em aeroportos ou portos, sem prejuízo aos incentivos fiscais do Prodepe e Proind. As fiscalizações aos estabelecimentos comerciais, cujas atividades tenham sido comprometidas pela pandemia, serão suspensas por 90 dias, de acordo com decisão do governador Paulo Câmara. 

As outras medidas anunciadas são resultantes das reuniões de trabalho entre o Governo do Estado e representantes das principais entidades empresariais e têm como características, manter a economia funcionando, garantindo a preservação dos empregos nos diversos setores. Além do Decreto, o Governo do Estado está apoiando os setores produtivos votando favoravelmente a prorrogação no pagamento do ICMS do Simples Nacional. O Governo vai suspender, como previsto no pacote de medidas, por 90 dias, o ajuizamento de novas ações e o envio de protestos da dívida ativa do Estado.

Todas as medidas anunciadas foram baseadas em estudos recentes promovidos por diversas Secretarias integrantes do Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento à Covid-19, colegiado criado pelo Governo do Estado para articular ações conjuntas de enfrentamento aos efeitos da pandemia na economia. Outros pleitos defendidos pelo setor produtivo do Estado, como a prorrogação de impostos estaduais, mudanças na base de cálculo do percentual do ICMS e o alongamento dos vencimentos e parcelamentos das dívidas dependem de decisões que devem ser tomadas em reuniões do Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz e do Comitê Nacional de Secretário da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distritos Federal – Comsefaz.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Em função da pandemia do coronavírus, instalação do SESI Mustardinha é cedida à Prefeitura do Recife

O SESI Mustardinha, localizado no bairro homônimo, será transformado em um centro exclusivo de tratamento para pacientes infectados pelo coronavírus. A concessão do espaço do SESI-PE à Prefeitura do Recife foi realizada no dia 31 de março e valerá por 12 meses.

Construído em uma área aproximada de 2.400 metros quadrados, o SESI Mustardinha possui três andares e foi desativado em 11 de março. A entrega da chave foi feita pelo gerente de Operações do SESI-PE, Alexandre Pacheco, ao diretor executivo de Articulação e Infraestrutura da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, Rodrigo Molina. Toda a estrutura poderá ser provisoriamente adequada pelo governo municipal para transformar o local em ponto de diagnóstico e tratamento de pacientes. De acordo com Molina, a expectativa é que o local comece a operar em 30 dias.

Sempre em busca de promover a saúde e o bem-estar da sociedade pernambucana, o SESI-PE disponibilizará também um equipamento de raio x. A superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, explica que a iniciativa é uma das ações adotadas pela instituição para ajudar no combate à doença na capital pernambucana. “Pensar na saúde do trabalhador e criar estratégias com o intuito de fomentar a sua qualidade de vida é um dos nossos compromissos. Por isso, firmamos essa parceria com a Prefeitura do Recife para que as pessoas acometidas pelo Covid-19 sejam tratadas em um ambiente seguro e retornem saudáveis ao convívio social após a quarentena acabar”, contou.

A disseminação do coronavírus (Covid-19) colocou o mundo em alerta devido ao ritmo de crescimento do número de casos. Em Pernambuco, até a tarde de 31 de março, foram registrados 87 casos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Imprensa FIEPE

Pernambuco cria estratégia para apoiar população em vulnerabilidade social

A campanha Pernambuco Solidário contra o Coronavírus, do Governo de Pernambuco, tem novas estratégias para fortalecer as ações em benefício da população, com atenção às pessoas em vulnerabilidade social. O Estado iniciou nesta terça-feira (31/03), no bairro do Recife Antigo, a ação Pontos de Cuidado, que conta com apoio de voluntários e tem como finalidade proporcionar instalações para a população tomar banho, receber alimentação e ter orientações sobre como se prevenir da Covid-19. A estrutura e os serviços preveem o atendimento de até 500 pessoas por dia, durante toda a semana.

No turno da manhã o atendimento será das 07h às 10h, e no turno da noite, das 18h às 20h. O Estado terá quatro Pontos de Cuidado, que estão sendo instalados nos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. O primeiro ponto começou a funcionar no Armazém 14, no bairro do Recife Antigo. Os outros pontos aguardam definição por parte das prefeituras.

“Hoje começamos uma ação importante de prevenção com a população de rua, no primeiro Ponto de Cuidado que foi aberto no bairro do Recife, através de uma parceria do Governo com a Prefeitura do Recife. As pessoas mais vulneráveis estão tendo essa oportunidade de encontrar um local para fazer a sua higiene pessoal, tomar um banho, fazer uma refeição e receber roupas limpas. Já estamos fazendo o contato com as prefeituras para ampliar esse Ponto de Cuidado para a Região Metropolitana do Recife e o interior.” ressaltou o governador Paulo Câmara.

Todos os locais terão áreas comuns, como recepção, área de espera para banho, banheiros com chuveiros e área de alimentação. Os pontos fora do Recife serão instalados nos endereços que a prefeitura do município indicar, em contêineres adaptados para a oferta de serviços.

“Estamos passando por um momento que devemos somar as ações de solidariedade, cuidado, prevenção e proteção, dedicando precauções com as pessoas mais vulneráveis. E entendendo que essa composição vai fazer com que os pernambucanos passem por esse desafio, para chegarmos lá na frente com a preservação da vida” enfatizou o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides.

COMUNIDADE – A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas reforçou a parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) para a distribuição de panfletos e cartazes nas comunidades do Estado. A Cufa também vai identificar dois mobilizadores sociais por favela. A ação procura atingir as comunidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Os municípios concentram 97% das favelas do Estado.

Aqueles cidadãos que estiverem fora do grupo de risco e desejarem oferecer sua força de trabalho voluntário poderão se inscrever através da plataforma Transforma Recife, através da internet, pelo endereço www.transformarecife.com.br.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco