sábado, 11 de fevereiro de 2023

Secretaria da Mulher do Recife realiza troca do kit de higiene por camisa do bloco Nem Com Uma Flor

 

Acontece na próxima segunda-feira (13), a troca dos kits de higiene pessoal pelas camisas oficiais do bloco político carnavalesco Nem Com Uma Flor. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, a ação marca a volta do bloco após dois anos de suspensão devido à Pandemia da covid-19. O Nem com Uma Flor sai às ruas do Bairro do Recife na quinta-feira da semana pré, dia 16 de fevereiro.

A troca acontece a partir das 8h, até durarem o estoque, no CETEC - Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania, na Avenida Oliveira Lima, 824, no bairro da Soledade. Ao todo, três mil camisas foram confeccionadas e poderão ser trocadas por kits de higiene pessoal contendo dois sabonetes e um pacote de absorvente. Os kits serão doados a unidades de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência sexista. Podem ser realizadas até oito trocas de kits por pessoa.

Fundado em 2001, o Bloco “Nem com uma flor” completa 22 anos de história e conscientização popular através de ação preventiva antes da abertura oficial do Carnaval. O bloco tem o objetivo de conscientizar foliões e foliãs para a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher, bem como a divulgação dos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero.

*Serviço*
TROCA DOS KITS
Kit higiene: 2 sabonetes + 1 pacote de absorvente
Quando: 13/02/2023 (segunda-feira).
Horas: A partir das 08h
Local: Avenida Oliveira Lima, 824, no bairro da Soledade (Antigo Colégio Nóbrega)
Limite: 8 kits por pessoa

Imprensa Recife

Rede pernambucana de atacarejo reforça estoque em 30% para o Carnaval

 

A rede pernambucana Novo Atacarejo - com 18 lojas entre Região Metropolitana do Recife e interior do Estado - aumentou seu estoque em 30% para o período de Carnaval. A intenção é atender os foliões, empresas e também autônomos que vão gerar renda, produzindo alimentos e vendendo bebidas para a folia de Momo. O mix é variado e envolve bebidas em geral como água mineral, destilados, cerveja, sucos e refrigerantes - itens esses que encabeçam a lista dos mais procurados. Tem ainda os serviços de açougue com carnes para churrasco, frios, queijos e fatiados.

Outro destaque é a padaria com pães e salgados, além de artigos de bazar como descartáveis, espetos para churrasco e caixas térmicas. A variedade conta ainda com produtos de mercearia, higiene e limpeza para atender também a quem vai viajar e passar os festejos no litoral e interior.

"Negociamos com nossos fornecedores nacionais e regionais para garantir a variedade, preços baixos e disponibilidade de produtos. Nossa expectativa é muito boa tanto aqui na capital quanto no interior, onde também as cidades comemoram a data e realizam suas festas", adiantou o diretor de Marketing do Novo Atacarejo, Milton Amorim. É uma festa popular que movimenta a economia e aquece outros setores como o de turismo e de alimentação.

Abastecimento
Além das famílias, a rede pernambucana também abastece estabelecimentos como bares, restaurantes, mercearias, hotéis, padarias e empreendedores que transformam alimentos para gerar renda. Milton adiantou que, no final do mês de janeiro, será lançada uma campanha de marketing de Carnaval para incentivar as vendas nas cidades onde atua, com duração até o Carnaval.

Saiba mais sobre o Novo Atacarejo:

Atualmente, o Novo Atacarejo conta com 18 unidades em funcionamento no Estado, em três anos de existência. A rede pernambucana gera cerca de cinco mil empregos diretos entre na Região Metropolitana do Recife e interior e está presente nas cidades: Recife (2), Paulista (1), São Lourenço da Mata (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Vitória de Santo Antão (1), Limoeiro (1), Carpina (1), Timbaúba (1), Bezerros (1), Gravatá (1), Goiana (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Surubim (1) Belo Jardim (1), Escada (1) e Arcoverde (1). Conheça mais o Novo Atacarejo: novoatacarejo.com.

Projeto Leitura na Esquina é finalista do Prêmio Ibero-Americano de Liderança Social

 

O Projeto Leitura na Esquina, desenvolvido pelo professor Gláucio Ramos, que busca incentivar o gosto pela leitura dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista, é finalista do Prêmio Ibero-Americano de Liderança Social, realizado pela Organização de Estados Ibero-Americanos. O prêmio contou com a participação de 15 países, com 156 projetos participantes no total, visando conhecer o mérito e a visibilidade da liderança social na região Ibero-Americana, onde 10 projetos foram selecionados para a final. Agora, Paulista está junto com projetos de países como Espanha, México e Argentina.

Segundo o idealizador do projeto, Gláucio, a seleção para a final do prêmio é um grande incentivo para continuar com as atividades. “Isso mostra que a leitura tem um poder de transformação enorme. Estamos trabalhando para que, cada vez mais, continuemos impactando positivamente não só os estudantes, mas os demais segmentos da cidade, como a saúde”, destacou. O resultado final do Prêmio Ibero-Americano de Liderança Social será divulgado no final de fevereiro.

Imprensa Paulista PE

Compesa paralisa sistema de abastecimento de Tamandaré

 

A Compesa realiza, na próxima segunda-feira (13), uma obra para interligação de uma nova adutora ao sistema de abastecimento de água do município de Tamandaré, no litoral Sul de Pernambuco. Para executar essa ação, será necessário suspender a distribuição de água para a cidade, a partir das 19h do domingo (12), prosseguindo até às 12h da terça-feira (14). A partir dessa iniciativa, serão realizados testes da nova adutora, que foi construída para garantir a confiabilidade operacional do sistema integrado de distribuição de água de Tamandaré.

A nova adutora, um investimento R$ 715 mil, possui 600 metros, dos quais 260 passam por cima da ponte Rosaldo Ramos Rocha, sobre rio Ariquindá, na PE-72, que fica na divisa entre os municípios de Tamandaré e Rio Formoso. A Compesa realizou o remanejamento da adutora, pois foi encontrado um vazamento na tubulação que passa dentro do rio e, mesmo com a contratação de mergulhadores, a empresa não obteve êxito em realizar os reparos. Sem condições técnicas para a recuperação, a Compesa optou por realizar o desvio da adutora, que agora passa por cima da ponte e a antiga tubulação será desativada.

Tamandaré é abastecida pelos sistemas Amaraji e Saltinho e recebe água diariamente. Durante os meses do verão e no feriado do carnaval, a população do município chega a dobrar por conta dos turistas. Por isso, a Compesa fez uma força-tarefa para executar a obra da adutora e, assim, garantir o abastecimento de água do município com regularidade antes do feriado do Carnaval, período em que Tamandaré recebe um grande número de veranistas e turistas.

Imprensa Compesa

Núcleo Educatho e Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais estreiam 3x1 TEBAS em março na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

Especializados em teatro para a juventude, os núcleos Educatho e Sem Querer de Tentativas Teatrais se encontram em “3x1 Tebas”, inspirado na famosa trilogia tebana de Sófocles (496 a.C. - 406 a.C.), composta pelas tragédias “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona”. O espetáculo estreia no dia 1º de março, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde segue em cartaz até 1º de abril.

Com dramaturgia de Solange Dias, que tem se destacado como autora de espetáculos para crianças e jovens, a montagem parte das trajetórias de cada personagem relevante nas tragédias gregas e cria uma linha dramatúrgica contada em uma única obra. A ideia é dar ênfase na tragédia da família de Édipo, narrando linearmente a sua história, mas sem perder a essência de cada peça.

“Podemos entender cada obra como um universo, em épocas diferentes, com ações específicas em cada uma delas e com desdobramentos de personagens pontuais. Como exemplo, podemos citar a trajetória de Creonte, que, em ‘Édipo Rei’ pode ser considerado um injustiçado, por ter sido culpado e atacado como mentiroso e desleal, e, em ‘Antígona’, torna-se o Estado, utilizando-se da tirania e do autoritarismo para comandar Tebas e desautorizar Antígona de cumprir seus feitos”, explica a autora.

Em cada obra, são definidos os pontos que dialogam com sua sequência para que a linearidade de “3x1 Tebas” não seja comprometida, respeitando-se inclusive as unidades de tempo, espaço e ação de cada obra.

A ideia do trabalho é criar uma releitura das ações humanas pelo olhar de Sófocles, unindo o clássico com o contemporâneo, o épico com o dramático e a Grécia com o Brasil. O grupo teve como ponto de partida para a criação as seguintes questões: “Quem são as Antígonas de hoje?”, “Há Édipos entre nós?”, “Podemos acreditar nos Tirésias da vida?”, “Qual a trajetória contemporânea do herói?” e “Quem são os mitos de hoje?”.

Já o diretor Juliano Barone revela que, assim como em seus outros trabalhos, “3x1 Tebas” também explora a linguagem da máscara. “Os atores realizam uma imersão na interpretação de máscaras zigomáticas e expressivas, para que elementos mitológicos e personagens sejam interpretados indo além de uma interpretação naturalista ou mesmo trágica. Este Coro, composto por todos os atores da peça, se torna elemento fundamental na condução da história, criando as costuras entre as três obras encenadas. Para isso, contamos com a orientação em máscara do ator Joca Andreazza, que dirigiu o elenco em outros espetáculos do Núcleo Sem Querer e, desta vez, dá vida ao personagem de Creonte”, revela.

Além de Andreazza, o elenco conta com Luiz Amorim, Edi Cardoso e Álvaro Petersen, que atuarão ao lado de Juliane Arguello, Marcus Veríssimo, Monique Fraraccio, Pedro Casali e Priscilla Dieminger. Já os músicos Gabriel Ferrara, Giovani Di Ganzá, Gigi Trujillo, Juliana Flor e Marcela Gibo  interpretam ao vivo a trilha sonora original da peça, assinada por Wagner Passos. O espetáculo ainda conta com um Núcleo Jovem, composto por Bárbara Frazão, Breno Ganz, Daniela Duarte, Denise Marta Ribeiro, Lua Ferreira, Magnus Odilon, Yago Dionizio, que dão vida ao Coro e narram a história.

O espetáculo “3x1 Tebas” é uma das iniciativas do projeto "Por Querer, Um Fomento: o teatro jovem pela ótica de Sófocles”, contemplado pela 37ª Edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

A trilogia tebana

A tragédia “Édipo Rei” narra a trajetória de Édipo, que, sem saber, mata o próprio pai e se casa com a mãe, a rainha Jocasta, que tomada pela culpa, comete o suicídio. Já o protagonista, depois de saber de todas as desgraças pelas palavras do cego Tirésias, fura os próprios olhos e decide abandonar Tebas.

A perambulação de Édipo depois do exílio é o tema de “Édipo em Colono”. Como punição por seus atos, ele se torna um refugiado em uma terra estranha e caminha sem destino, conduzido por sua filha Antígona. Ele clama aos deuses pelo perdão e para encontrar um lugar para repousar.

Enquanto isso, Polinices e Etéocles, os filhos de Édipo estão em disputa por terra e poder, o que leva ambos à morte. Sem ter quem assuma o trono, Creonte, o tio deles, torna-se rei. Então, ele manda enterrarem Etéocles com todas as honrarias e proíbe que enterrem Polinices, deixando-o exposto à putrefação. 

Por fim, a tragédia “Antígona” narra a luta da filha de Édipo para conquistar o direito de sepultar o corpo do irmão de acordo com os ritos funerários apropriados, opondo-se às novas leis escritas por Creonte, seu tio.

Sobre o Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais

Criado em 2014, o Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais é uma companhia de repertório composta por artistas e profissionais que desenvolvem pesquisas de linguagem, principalmente voltadas ao teatro para a infância e para a juventude, por meio das técnicas do Teatro Épico, Teatro de Máscaras e Teatro Musicado. Ao longo dessa trajetória, estreou a “Trilogia da Taverna”, composta pelos espetáculos “Impostor Geral”, de Nikolai Gógol; “Fuente Ovejuna”, de Lope de Vega; e “Conto de Inverno”, de William Shakespeare.

Sobre a Núcleo Educatho

Criada em 2006, a produtora cultural se especializou em produzir espetáculos para crianças e jovens, além de desenvolver trabalhos com diversas instituições de ensino por meio de seus espetáculos; oferecendo assessoria artística e cursos para crianças e adolescentes; capacitação de jovens atores; especialização para atores profissionais; projetos para empresas; e cursos livres de teatro, dança e música.

Sinopse

Édipo, o novo rei de Tebas, precisa encontrar o verdadeiro assassino de Laio antes que terríveis profecias aconteçam e a peste destrua a cidade. Após seu exílio, busca em Colono um refúgio para sua família, mas, sua filha, Antígona, ao desacatar as ordens de Creonte, agora Rei, traz grandes consequências para o povo de Tebas.

Ficha Técnica

Direção: Juliano Barone

Texto: Solange Dias

Direção Musical e Composições: Wagner Passos

Direção de Movimento: Bruna Longo

Cenário e Figurino: Kleber Montanheiro

Interpretação para Máscara: Joca Andreazza

Máscara: Jair Correia

Bonecos e Adereços: Michele Rolandi;Tide Nascimento; Telma França; Ateliê Casa AmarelaDesenho de Luz: Gabriele Souza.

Elenco: 

Juliane Arguello

Marcus Verissimo

Pedro Casali 

Priscilla Dieminger

Bárbara Frazão

Breno Ganz

Dani Duarte

Denise Marta

Lua Ferreira

Magnus Odilon

Yago Dionízio

Elenco Convidado:

Álvaro Petersen 

Edi Cardoso

Joca Andreazza

Luiz Amorim

Músicos:

Gabriel Ferrara

Gigi Trujillo

Giovani di Ganzá

Ju Flor

Marcela Gibo

Serviço

3x1 Tebas, dos núcleos Educatho e Sem Querer de Tentativas Teatrais

Temporada: 1º de março a 1ª de abril.

Horário: quartas a sábados às 15h

Horário Especial: quarta às 19h30

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: 12 anos

Duração: 120 minutos

Acessibilidade: lugares para cadeirantes

Governadora Raquel Lyra se reúne com senadores e deputados federais em defesa de pautas por Pernambuco

 

Importantes temas de interesse de Pernambuco foram discutidos pela governadora Raquel Lyra em reuniões com senadores e deputados federais pernambucanos, que aconteceram no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (10). Nos dois momentos, a chefe do Executivo e os representantes do legislativo debateram a inclusão do ramal Suape-Salgueiro no atual cronograma de construção da ferrovia Transnordestina, além de outros assuntos estratégicos para o desenvolvimento do estado como a redução nas filas de exames e consultas, o acesso à água, a construção de habitacionais e a melhoria nas condições do metrô do Recife. A vice-governadora Priscila Krause participou das reuniões.

As agendas encerram o primeiro ciclo de reuniões com lideranças do estado. "O Governo Federal solicitou aos governadores que apontassem as obras prioritárias para estruturar a economia de cada estado. E nós colocamos de maneira muito clara a necessidade de fazer a obra da Transnordestina, contemplando o trecho até Suape. Além disso, também incluímos a requalificação do metrô e a construção de novas moradias no nosso estado, como parte daquilo que é prioridade para o estado de Pernambuco”, afirmou Raquel.

“E aqui, de maneira mais urgente, em torno da Transnordestina, sob pena de a gente perder essa oportunidade histórica que temos de ter a integração regional de verdade de maneira intermodal, barateando o custo do nosso frete para poder fazer o transporte para Suape e de Suape para o mundo", ressaltou a governadora.

Presente na reunião, o senador Humberto Costa disse que fará parte da articulação junto aos ministérios da Integração Nacional e dos Transportes. "A nossa posição será muito firme no sentido de dizer que não há qualquer nível de concordância com a possibilidade de o trecho que vai até Suape não fazer parte dessa estratégia”, comentou. “A nossa perspectiva é muito mais ampla. Em Suape não será só Pernambuco a se beneficiar. A obra foi pensada para ser estruturadora para o Nordeste. A obra já está bem mais avançada no nosso estado. Então, vale a pena seguir adiante com o que já tínhamos planejado”, complementou a senadora Teresa Leitão.

O senador Fernando Dueire também fez um balanço da reunião. "Tivemos uma conversa muito produtiva e vamos trabalhar para vencer algumas pautas e estar ao lado do Governo do Estado e dos anseios da população pernambucana", comentou.

Já no encontro que reuniu os deputados federais, o coordenador da bancada pernambucana na Câmara Federal, Augusto Coutinho, defendeu união nos assuntos estratégicos para o estado, sobretudo, a ferrovia Transnordestina. “A governadora trouxe uma preocupação relevante de uma reunião que participou em Brasília sobre a exclusão de Pernambuco da Transnordestina. Esse foi um alerta importante para nos reunirmos e construirmos uma solução definitiva”, frisou o deputado.

“É bom ver que a governadora e sua vice têm esse olhar de unir toda a bancada para fortalecer e fazer o nosso estado crescer. Queremos dialogar com o Governo Federal para defender as principais pautas do nosso estado”, finalizou a deputada federal Iza Arruda.

Imprensa PE

Ato Respeite Meu Axé, no Rio de Janeiro

 


Lideranças religiosas fazem ato de repúdio ao vandalismo à imagem de Iemanjá, encontrada quebrada na Praia da Vila, em Saquarema, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro. "Ato Respeite Meu Axé", será realizado no dia 12 de fevereiro, às 10h, em frente ao local onde fica a imagem de Yemanjá.

De acordo com Sérgio Luis, presidente da Associação dos Cultos Afro-brasileiros de Saquarema, estão todos estarrecidos com o ocorrido. "O nosso povo de axé já vem sofrendo muitos ataques há muitos anos. Só no ano de 2022 foram 1.232 casos de intolerância, racismo e preconceito religioso", comentou o presidente da associação.

Entenda o caso - Imagem de Iemanjá foi vandalizada após festejos em celebração à Rainha do Mar, em Saquarema.

No dia 6 de fevereiro, a imagem foi encontrada quebrada na Praia da Vila. Jogada no chão, quebrada a proteção de vidro e vandalizada. No dia anterior, houve um evento religioso, tradicional realização anual no município, celebrando o “Presente de Iemanjá”, alusivo ao Dia de Iemanjá - comemorado em 2 de fevereiro. Iemanjá faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.

O boletim de ocorrência foi realizado pelo presidente do Afro Saquá (Associação Dos Cultos Afro Brasileiros De Saquarema), na 124ª DP. Primeiramente, o caso tinha sido registrado na delegacia da cidade como "ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo" e "danos", tendo como motivação intolerância religiosa. Policiais civis realizaram perícia no local. Mas, no início da noite desta segunda, a Polícia Civil informou que uma mulher identificada como autora do vilipêndio é a esquizofrênica.

Na tarde desta segunda, a Prefeitura de Saquarema emitiu uma nota informando que as câmeras do Centro de Monitoramento da cidade flagraram o ocorrido e identificaram a pessoa responsável pelos atos de vandalismos. Agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar conseguiram encontrar a suspeita, que foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos.

Abaixo a nota:

"Nesta segunda-feira, tivemos a triste notícia de que a imagem de Iemanjá, que estava colocada na Orla da Praia da Vila, no Centro, foi danificada por ato de vandalismo. Inicialmente, queremos informar que todo e qualquer ato deste tipo deve ser combatido e investigado. Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. Por isso, as autoridades policiais competentes estão atuando no caso para solucionar de forma mais rápida e eficaz”

Mas os religiosos estão indignados. “Ela foi conduzida até a delegacia pela polícia, lemos o depoimento. A mãe relatou que a filha sofre de esquizofrenia, mas não apresentou nenhum laudo psiquiátrico e nem remédios controlados, ou seja, ficou o dito pelo não dito”, defende Sérgio, em busca de uma solução reparadora.

"O momento é de obscuridade e intolerância religiosa, temos que chamar a atenção da sociedade civil e das autoridades públicas para os riscos antidemocráticos diante do crescimento dos casos de intolerância religiosa em toda a sociedade. É necessário uma apuração exemplar", pontua o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos - Interlocutor da CCIR - Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro


O ato contará com sacerdotes, lideranças religiosas e adeptos de outros segmentos religiosos. Manifestação segue até às 12h.

Antigo local de descarte irregular de lixo é transformado no segundo Ecoponto em Paulista


Foi pensando em expandir a consciência ambiental na sociedade, através do incentivo ao descarte correto de material que futuramente pode ser reaproveitado, e ainda evitando que esses resíduos vão parar em pontos irregulares de descarte de lixo e até mesmo dentro de rios e canais, que a Prefeitura do Paulista está criando ecopontos pela cidade. Nesta sexta-feira (10/02), no local que era ponto de descarte irregular de lixo, na Rua Doutor José Mariano, em Paratibe, trazendo ratos, insetos e doenças, foi inaugurado o segundo Ecoponto no município.  

Ao todo, Paulista terá seis ecopontos, onde a população pode destinar  resíduos, como: papel, vidro, madeira, plástico, metal, resto de construção, lixo eletrônico, baterias, óleo de cozinha, dentre outros. Além de ajudar a manter a cidade limpa e saudável, a população ainda ganha uma muda para poder plantar em casa, ajudando o bairro a ficar mais arborizado. 

Uma das moradoras do bairro, dona Fátima Gomes, gostou da novidade e elogiou a iniciativa. “Eu moro aqui perto, e vejo a importância do ecoponto, onde a gente pode colocar lixo reciclável, separado, como vidro, plástico,  que o povo jogava por aqui e se machucava, pisava em vidro. Agradeço a essa gestão, porque agora a gente tem onde jogar esse material e ainda ganha uma mudinha. Eu pretendo trazer mais, para ganhar mais para plantar na minha casa e deixar o bairro e a cidade bonitos”, ressaltou dona Fátima. 

Além dela, o senhor José Minervino, que mora na localidade, também se diz satisfeito. “Estou satisfeito com esse ecoponto, porque aqui era uma bagunça muito grande, com lixo e resíduos que não podiam e provocavam doenças na comunidade. Então, veio a prefeitura e fez essa coisa linda e satisfatória para toda a comunidade de Paratibe e de Paulista”, disse o morador.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos do Paulista, George Freitas, o equipamento faz parte de um grande plano de coleta seletiva da cidade. “Todo esse material, que era descartado de maneira incorreta, a população de Paratibe, Arthur Lundgren I e adjacências pode vir aqui e depositar nesse ecoponto. Queremos convidar a população a junto conosco fazer parte da evolução da cidade, com essa gestão que transforma cada espaço de destinação de lixo incorreto em um local de educação ambiental e saúde para a população”, destacou o secretário. 

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, ressaltou que o Ecoponto é um equipamento fundamental, porque é preventivo e ainda ajuda a incentivar na questão da coleta seletiva do lixo. “Esse equipamento vai ajudar muito a sociedade, tanto tirando das ruas o descarte irregular, ajudando aos catadores, trazendo qualidade de vida para a sociedade. No ecoponto, se todos se unirem por uma nova mentalidade de não descartar o lixo de maneira irregular, é mais uma forma para podermos ajudar a transformar o mundo em um lugar mais saudável”, concluiu o prefeito.

Imprensa Paulista PE 

Enfermagem de Pernambuco realiza ato para aprovar greve por tempo indeterminado


Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a enfermagem voltará às ruas para exigir o pagamento do piso salarial nacional. Em Pernambuco, ocorrerão atos simultâneos em Recife, Palmares, Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Garanhuns, Arcoverde, Sertania, Serra Talhada e Petrolina, todos começando às 9h. Em Recife, a passeata terá concentração na Praça do Derby e seguirá em caminhada pela Av. Conde da Boa Vista até o Palácio do Campo das Princesas.

O piso salarial da enfermagem foi aprovado em agosto de 2022, porém foi suspenso após um mês pelo Ministro do STF, Luis Roberto Barroso. Agora, a enfermagem aguarda a assinatura de uma Medida Provisoria pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva para regulamentar a fonte de custeio para que estados e municípios possam implementar o pagamento do piso. A expectativa é que , com essa medida provisória, a liminar que suspende da validade da Lei seja derrubada e a categoria possa finalmente receber os novos valores salariais.

Caso a liminar continue valendo, a enfermagem deve aprovar, ainda no dia 14 de fevereiro, greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 de março.

Imprensa Sindicato dos Enfermeiros PE

Folia Literária une Carnaval com leitura e anima a criançada em Fernando de Noronha


Já imaginou misturar leitura com carnaval? Essa foi a proposta da ação cultural Folia Literária, criada pela Gerência de Projetos de Literatura da Superintendência de Educação de Fernando Noronha, que animou a criançada, neste sábado (11), no arquipélago. 

O encontro aconteceu em frente à Biblioteca Pública, na Vila do Trinta, e contou com oficina de máscara do Canto Mãe Coruja, música com Tio Elton, Histórias de Carnaval com Grazi Rodrigues, apresentação e oficina de frevo com a passista Michele Sinício, bem como houve a estreia do bloco "Só vai quem lê", que, na ocasião, fez um cortejo animado pela praça da Vila.

"Essa ação cultural foi pensada para festejar o carnaval, que é essa festa da alegria, da irreverência, do colorido tão tradicional da nossa cultura, e atrelar isso à leitura literária é maravilhoso. E pra lembrar também que ler é divertido, é bom, é contagiante. Ler faz o nosso corpo e a nossa cabeça mexerem através das emoções, quando a gente pega um livro pra ler ou mesmo através de uma história lida por um contador ou contadora de história", ressalta Guga Bezerra, gestor de Projetos de Literatura.

E parece que a combinação de folia com leitura deu certo mesmo. "Eu achei essa mistura incrivelmente bela, muito bom. Eu vim aqui curtir a folia, dançar. O carnaval de Fernando de Noronha é bom demais", destacou Mikael Souza, de 10 anos, que leu um conto de carnaval na biblioteca e ainda aproveitou bastante o evento.

Imprensa FN

Edição especial de Carnaval da Feira Criativa Romã é opção de lazer neste sábado


A Feira Criativa Romã realiza uma edição especial de Carnaval e promete colocar todo mundo para dançar neste sábado (11/02), das 16h às 22h, na Praça da Liberdade, próximo ao Mercado Público de Paratibe. A Feira, que acontece mensalmente em diversos locais da cidade, é uma opção de lazer gratuita para todas as idades e reúne pequenos empreendedores locais dos segmentos de artesanato, decoração, livraria, acessórios, decoração, moda adulto e infantil, além de gastronomia. 

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a cena cultural do Paulista, o evento, que reúne cerca de trinta expositores por edição, já faz parte do calendário de eventos da cidade. Dentre as marcas confirmadas para esta edição estão a Xica Brechó, Auristela Siqueira Bolos Artesanais, Janete Sales óleos essenciais, S Lira Crochê, Cantinho do Acarajé entre outras. A Feira também contará com o esquenta do bloco Xingou, Bateu... é Penha!, da Secretaria Executiva da Mulher do Paulista.  

A Feira Criativa Romã tem o apoio da Prefeitura do Paulista. A Praça da Liberdade fica na Avenida Lindolfo Collor, S/N, próximo ao Mercado Público Governador Eduardo Campos, em Paratibe. A entrada é gratuita. Para mais informações, os interessados podem acessar o perfil no Instagram da Feira Criativa Romã, pelo @feiraroma.

Serviço:

O quê: Feira Criativa Romã

Quando: 11/02, das 16h às 22h 

Onde: Praça da Liberdade – Av. Lindolfo Collor, S/N – próximo ao Mercado Público Governador Eduardo Campos, em Paratibe. 

Entrada Gratuita

Imprensa Paulista PE 

#OBlogExplica Autismo tem cura e "passa"?

 

Ontem (10/02), depois de passar o dia debaixo de críticas, o governo de São Paulo recua sobre validade para laudo de autismo após vetar projeto de lei sobre laudo permanente para TEA - Transtorno do Espectro Autista. Só que o autismo não passa nem tem cura por um simples motivo: AUTISMO NÃO É DOENÇA!

Inclusive, está tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei, da deputada federal Maria Arraes (SD-PE) para tornar permanente laudo para deficiências e transtornos irreversíveis como o do espectro autista


A deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP) é mãe de um garoto autista, fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa e fez um vídeo indignada com o veto ao projeto de lei:

Vacinas - Já que explicamos que Autismo não é Doença, agora vamos falar de outra fake news troncha: a de que Vacinas causam autismo (!). E isso, definitivamente, NÃO PROCEDE DE JEITO NENHUM. O boato surgiu no Reino Unido em 1998, quando um médico inglês publicou um estudo descrevendo o caso de 12 crianças que desenvolveram comportamentos autistas e uma inflamação intestinal grave. Isso foi o suficiente para que famílias deduzissem por si mesmas que as vacinas causavam mal.


Mesmo assim, isso trouxe estragos terríveis, a começar pelo impulsionamento do Movimento Antivacina, que tem seus tentáculos pelo mundo, inclusive no Brasil.

Aqui tem outros sites onde você pode ler e pesquisar mais sobre o assunto:

- Site do Drauzio Varella
- Instituto Lagarta Vira Pupa

Nota Oficial Amupe

Nota da diretoria executiva da Amupe em prol da unidade 

A diretoria executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reunida nesta sexta-feira, 10 de fevereiro comunica aos prefeitos(as) e a sociedade em geral o seguinte posicionamento:

1- O compromisso de todos para assegurar uma chapa de unidade que represente o fortalecimento do movimento municipalista de Pernambuco;

2- Dentro do prazo eleitoral, anunciaremos a composição da chapa de unidade.

Imprensa Amupe 

Prefeito de São Joaquim do Monte - PE divulga atrações do Carnaval


O Carnaval de São Joaquim do Monte, no agreste do estado, recebeu o tema ‘Carnaval da Jaguara”. A festa chega com um formato novo para este ano. Os detalhes da programação oficial foram divulgados pelo prefeito da cidade, Duguinha Lins na noite desta sexta-feira (10), durante o Concurso do Rei e da Rainha desta edição e anúncio dos blocos participantes. A programação vai homenagear Dona Dulce Vaqueiro, foliã da cidade.

De acordo com a gestão municipal serão 7 de festa e com uma programação vasta na grade da folia. Blocos, troça, concurso de papangus, shows e o tradicional chuveirão, irão agitar os foliões nos dias de momo.

"Queremos fazer um Carnaval diferente, tornar nossa festa mais atrativa para a população e atrair turistas. Tenho certeza de que o povo vai aprovar o que estamos preparando”, revelou o prefeito, Duguinha Lins
*Confira programação dos shows, todas apresentações irão acontecer em praça pública:*
18/02 (sábado):
A partir das 22h
Herminho
Lady Falcão
19/02 (domingo):
A partir das 20h
Matheus Vinicius
Walmir Lima
20/02 (segunda):
A partir das 20h
Mauricio Ramalho
Banda Sentimentos
21/02 (terça):
A partir das 20h
Acadêmicos
MC. Tocha

De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que esse ano o município faça uma festa de carnaval nunca antes vista na história da cidade. "Será um carnaval cultural, valorizando nossas tradições e nossos ritmos pernambucanos, o frevo não irá faltar, será um carnaval histórico, para os nossos foliões brincarem na paz e com muita segurança", finaliza a secretária de Governo e Segurança Pública, Bianca Lins.