sábado, 6 de setembro de 2014

Marinha abre 77 vagas para médicos

A Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil (DEnsM) publicou Edital nesta sexta-feira (05/09) para realização do Concurso Público do Corpo de Saúde da Marinha. São 77 vagas para médicos, em diversas especialidades.
Para concorrer é necessário ser brasileiro nato e ter menos de 36 anos de idade, dentre outros requisitos previstos em Edital. As áreas para este ano são: Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Radiologia, Radioterapia, Reumatologia e Urologia.
As inscrições poderão ser realizadas na página oficial da DEnsM, no endereço www.ingressonamarinha.mar.mil.br, no período de 10 de setembro a 10 de outubro de 2014.
Os candidatos serão submetidos a uma Redação e a uma Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais, que será única para todas as especialidades e constará de questões básicas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia. 

Após aprovação em todas as etapas do Concurso, os alunos realizarão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro. Após a aprovação no CFO, no final de 2015, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber remuneração de cerca de R$ 8.800,00 (soldo mais gratificações), além de diversos benefícios.
A Marinha também publicou o Edital do Corpo Auxiliar de Praças (CAP). São 738 vagas para o quem possui nível médio técnico.
SERVIÇO: 
Concurso Público de Nível Superior -  Concurso Público para Ingresso de Médicos no Corpo de Saúde da Marinha 
 (CP-CSM-Md).
Inscrição:
 10/09 a 10/10 de 2014 
Valor:
 R$ 45,00 
Informações:
 
www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou (21) 2104-6006

Capitania dos Portos de Pernambuco

Pernambuco cresce no índice de Educação Básica

O governador João Lyra Neto comemorou o resultado de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2013, divulgado neste sexta-feira (05/09), pelo Ministério da Educação. Pernambuco subiu 12 posições e obteve o maior crescimento no ensino médio entre todos os estados da Federação. 

O estado alcançou a nota 3,6, e empatou com Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais na quarta colocação, ficando apenas 0,2 ponto a menos que Goiás, primeiro lugar no índice atual. Pernambuco ainda obteve teve crescimento de 16,1% em comparação com o Ideb anterior, sendo o estado com a maior evolução do País.

   IDEB - Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
 
    O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
 
    As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.


Com informações da Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Padre jesuíta afirma que o futebol nasceu no Paraguai

Há quem duvide sobre a origem do jogo mais popular na Terra: O Futebol. A história sempre conta que é criação  dos ingleses, egípcios e até mesmo de povos pré-colombianos, como Aztecas e Incas, mas uma nova teoria pode abalar todos os fãs de futebol. 

A nova crença sugere que os índios guaranis do Paraguai e, no século XVII um jogo semelhante ao futebol. Estas declarações vêm de escritos de missionários jesuítas e enviadas para o Vaticano. "Foram os índios Guarani os inventores do futebol", afirma o padre jesuíta Bartomeu Meliá, um documentário produzido pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai. 

Um estudo baseado na peça "Tesoro de la Lengua Guarani", escrito por Antonio Ruiz de Montoya em 1639 publicou a chegada Missionaria pelo rio Paraná, sul do Amazonas e a grande surpresa foi ver indígenas jogando com uma bola feita de resina de árvore. 

De acordo com a cartas enviadas a Roma, de San Ignacio Guazii, a primeira missão jesuítica fundada no Paraguai, os guaranis disputavam jogos com um objeto redondo ", explica o padre espanhol Antonio Betancort. 

Em seus escritos, missionários jesuítas falavam que  o jogo Guarani se chamava "manga ñembosarái", porque é a árvore da qual se extrai a resina Mangaisi, mel, que empregava na preparação da bola. 

Bartomeu Meliá, um monge jesuíta, especialista em cultura Guarani, explica como se formou uma bola de areia molhada que coberto com borracha, então encheu por um canudo de bambu para dar o tamanho desejado. 

"A bola passou muito e os jogadores tiveram que provar sua capacidade de controlá-lo", diz ele. De acordo com relatos dos jesuítas, este momento divertido foi compartilhada pelos participantes e espectadores. 

Não houve gols e o jogo terminou com o abandono de uma das duas equipes. "O problema é que o jogo sempre terminava em um 0-0" lamenta o guia museólogo Julio Galeano, do Museu Diocesano de San Ignacio Guazii . A partir da presença dos Jesuítas,haviam jogos aos domingos, depois da missa, e poderiam durar horas. 

Os Aztecas e Incas também desenvolveram jogos de bola, sem ter ligações com os povos Guaranis, e muito antes da chegada dos espanhóis nas Américas. "Eu não acho que o Guarani tinha inventado o futebol", acredita o historiador Jorge Rubiani  " mas qualquer civilização sempre tem o que agregar a este jogo."

Portal Globovisión - Venezuela

Cantora da ex banda Pussycat Dolls encontrada morta

A cantora do grupo vocal feminino, GRL, Simone Battle, de 25 anos, foi encontrada morta em sua casa em West Hollywood, Los Angeles, disseram autoridades neste sábado. 

Battle ganhou notoriedade através de performances no programa de televisão "X Factor" (Equivalente ao The Voice Brasil). Sua banda de cinco membros - GRL, originalmente um reboot do Pussycat Dolls - havia sido assinado pela fabricante de mega-hit Dr. Luke. 

A cantora foi encontrada morta em casa na manhã desta sexta-feira, de acordo com o  tenente David Smith, da delegacia local. Uma autópsia deve ser realizada domingo, disse ele. 

GRL. era originalmente a nova linha musical do Pussycat Dolls, mas o grupo estabeleceu a própria identidade, depois de assinar com o produtor indicado ao Grammy Dr. Luke. 

Em uma declaração por escrito, as gravadoras do GRL, RCA e Kemosabe lamentaram a morte da artista, a quem classificaram de "um jovem talento e ser humano excepcional."

Associated Press

Recife sem drogas hoje, no Parque Dona Lindu

Uma grande ação de prevenção e combate às drogas.Hoje está sendo promovido o terceiro "Recife Sem Drogas", realizado no Parque Dona Lindu. Com duas edições  bem sucedidas, o evento terá, novamente, uma mega estrutura montada. 
Serão mais de 6h de música e louvor. Ao Cubo, Khorus, Banda A Rede, Servo John, Grupo Kayros e a Orquestra Som da Liberdade (que é composta pelas crianças do centro de prevenção da Associação Oásis da Liberdade, no bairro de Santo Amaro) são as atrações do III "Recife Sem Drogas", que começou agora há pouco, no final da tarde.
Mais de 15.000 pessoas são esperadas no evento, que é aberto ao público - entrada gratuita. Para o vereador Luiz Eustáquio, fundador da AOL, a causa é nobre e a luta é muito difícil: “nosso objetivo é ampliar o debate e apoiar as ações de combate às drogas, pois é preciso tirar as crianças (que, muitas vezes, já se drogam desde os sete anos) das ruas. Temos que fazer alguma coisa”, afirmou. 
Oásis da Liberdade – Fundada em 1995, a Associação Oásis da Liberdade faz um trabalho de recuperação com usuários de drogas, em uma comunidade terapêutica situada em uma chácara no município de Igarassu. Durante um internamento de seis meses, o paciente recebe um acompanhamento sistemático por profissionais das áreas de psicologia, terapia ocupacional, nutrição, entre outros. A programação diária abrange atividades de esportes, reflexão, evangelização (culto), lazer e entretenimento: filmes, teatro e outros. 
No bairro de Santo Amaro, no Recife, o “Oásis” mantém um trabalho de prevenção que beneficia 200 crianças, com idades entre sete e 11 anos.São realizadas atividades que complementam o horário escolar com aulas de leitura, redação, matemática lógica, visando reforçar o aprendizado no domínio de nossa língua (falar e escrever) e raciocínio lógico(pensar, calcular e planejar). Por outro lado, também é incentivado o desenvolvimento de outras aptidões, com o ensino da música, canto, dança, teatro, trabalhos manuais de reciclagem, prática de esportes, biblioteca, educação religiosa, com fornecimento de material didático e acompanhamento familiar.

Petrobras: A lista dos políticos delatados por Paulo Roberto Costa

A edição da revista Veja que começou a circular traz o nome dos seguintes políticos envolvidos com negócios sujos da Petrobras:
Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, PMDB
João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças do PT
Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, PMDB
Renan Calheiros, presidente do Senado, PMDB
Ciro Nogueira, senador e presidente nacional do PP
Romero Jucá, senador do PMDB
Cândido Vaccarezza, deputado federal do PT
João Pizzolatti, deputado federal do PP
Mario Negromonte, ex-ministro das Cidades, PP
Sergio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, PMDB
Roseana Sarney, governadora do Maranhão, PMDB
Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, PSB - morto no mês passado em um acidente aéreo
Na época em que era diretor da Petrobras Paulo Roberto conversava frequentemente com o então presidente Lula, segundo contou à Polícia Federal.

Defesa de EduardoO presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, se pronunciou na tarde deste sábado (6) sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que citou o ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo no dia 13 de agosto, como um dos envolvidos no esquema de recebimento de propina por meio da empresa estatal.
“Trata-se de um bandido que está preso. Isso é uma indignidade. O governador EC (Eduardo Campos) morreu combatendo e defendendo o fim desse aparelhamento do Estado. Quem lembrar seus posicionamentos em relação a CPI da Petrobras verá que tal ilação não faz sentido”, afirmou através de mensagem via Whatsapp.
Questionado sobre o fato da delação ter ocorrido às vésperas das eleições, Sileno, que também era amigo pessoal de Eduardo, afirmou que o depoimento “é mais um serviço que está sendo prestado”, mas não informou quais partidos poderiam ser beneficiados com o caso.

O candidato da Frente Popular ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), também refutou qualquer relação do nome do ex-governador com um caso de corrupção. “A matéria ainda não trás informações concretas, mas espero que os fatos sejam apurados”, afirmou.

Com informações do Blog do Ricardo Noblat e do Jornal do Commercio