quarta-feira, 22 de abril de 2015

Adiada cirurgia de Selma do Coco

Devido à demanda de operações de emergência esta tarde, a cirurgia de fêmur de Selma Ferreira da Silva, a "Selma do Coco", foi adiada para esta quinta-feira (23), em horário ainda a ser definido. A coquista está internada no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Virose com manchas é dengue

A Secretaria de Saúde de Pernambuco determinou que, a partir desta semana, todos os registros de pacientes que chegarem às unidades das redes pública e privada com manchas vermelhas na pele, acompanhados de febre ou não, sejam notificados como casos suspeitos de dengue, assim como aqueles que possuem os sintomas clássicos da doença. A medida, divulgada nesta quarta (22), foi adotada após o órgão verificar o surgimento de casos atípicos de dengue no estado.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes, explicou que muitos pacientes chegaram às unidades com sintomas que não se enquadram nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para dengue e outras doenças de notificação obrigatória, e eram tratados como caso a esclarecer. "Entre março e abril, registramos pouco mais de mil casos a esclarecer e a maioria dos testes [no Lacen-PE, laboratório de referência estadual] deu positivo para dengue. Então, tomamos essa medida como uma resposta imediata, porque é uma doença que se agrava e pode levar a óbito", disse.

A ideia agora é tentar montar um quadro mais real da infestação da doença no estado para orientar pacientes e ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Só este ano, foram notificados 22.320 casos de dengue no estado, e os casos a esclarecer estavam fora dessa conta. "Vamos notificar as viroses também para que os pacientes sejam logo tratados clinicamente como dengue, e precisamos que prefeituras municipais façam essa notificação para planejar melhor o controle de transmissão", apontou a coordenadora. Claudenice Pontes lembrou que, em Pernambuco, ainda não há caso autóctone de chikungunya (quando a doença é contraída dentro do estado).

Investigação
Desde março, a SES iniciou um estudo sobre os casos atípicos de doenças exantemáticas (com manchas avermelhadas na pele), que está auxiliando o Ministério da Saúde a montar um plano de investigação para outros estados do Nordeste. Em Pernambuco, nove unidades em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Recife estão fazendo coletas de amostras clínicas para auxiliar nesse processo. Estão sendo selecionados os casos com exantemas, acompanhados ou não de febre ou de outros sintomas, até o terceiro dia do início dos sinais e sintomas. Esse estudo será realizado até o fim de junho.

As amostras são encaminhadas para o Lacen, que examina a presença do vírus. Se der positivo, é possível determinar o tipo. Se der negativo, a respectiva secretaria municipal de Saúde é acionada para uma segunda coleta de sangue para a realização da sorologia, quando será verificada a possibilidade de dengue e outros vírus.
Se nenhuma doença for confirmada na sorologia, as amostras serão encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA, que é o laboratório de referência nacional na investigação de arbovírus. A investigação analisa a sintomatologia, faixa etária e local de ocorrência dos casos e, a partir disso, a Secretaria de Saúde vai poder entender o funcionamento da doença.

Além da SES, o trabalho tem o apoio das secretarias municipais de Saúde de OlindaJaboatão dos GuararapesSão Lourenço da Mata e Recife, do Lacen-PE e do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM).
Portal G1

Dentista do Bem seleciona pacientes

No dia 28 de março de 2014, a Oral-B e a Turma do Bem vão realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. O eventoa contecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.  
No Recife, a ação acontece no Instituto Shopping Recife, que fica na Rua Jonathan de Vasconcelos , 57, Boa Viagem,  das 09:00 as 17:00 horas.Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.  
A triagem
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. 
A seleção
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. 
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência. 
O tratamento
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.  
Sobre a TdB – Turma do Bem – A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br. 

Sobre o projeto Dentista do Bem – Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.  Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País – em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.

STJ aceita habeas corpus em papel higiênico

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou, pela primeira vez, um Habeas Corpus escrito em um papel higiênico por um preso. O material chegou ao prédio do tribunal na última segunda-feira (20) em uma carta simples enviada pelos Correios e endereçada ao presidente do STJ, ministro Francisco Falcão. O conteúdo da carta surpreendeu a equipe da Coordenadoria de Atendimento Judicial do tribunal, pois continha um pedido de habeas corpus, escrito de próprio punho por um preso, em aproximadamente um metro de papel higiênico, caprichosamente dobrado. As informações são do próprio tribunal.

“Estou aqui há dez anos e é a primeira vez que vejo isso”, afirmou o chefe da Seção de Protocolo de Petições, Henderson Valluci. A carta foi aberta pelo mensageiro Gilmar da Silva, que também ficou surpreso. “Achei diferente, foi a correspondência mais surpreendente que já vi aqui”, falou.

O Habeas Corpus é conhecido no meio jurídico como “remédio heroico”, já que pode ser impetrado por qualquer pessoa, em qualquer meio, sem a necessidade de advogados. Seguindo o protocolo, o papel higiênico foi fotocopiado e digitalizado, para então ser autuado. Em breve, o processo será distribuído a um ministro relator.
Segundo o STJ, o autor está preso no Centro de Detenção Provisória Pinheiros I, em São Paulo (SP). Na peça, ele conta que participou de uma rebelião em 2006 e estaria encarcerado irregularmente há nove anos por um crime já prescrito. Ele pede liberdade.

O pedaço de papel higiênico utilizado será colocado no acervo do Museu do STJ, ao lado de outras peças curiosas, como um lençol utilizado por um detento em 2014 para formular seu pedido de liberdade.
Portal Terra

Todos pela Educação

Conhecido por sua atuação em defesa da Educação, o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, estará em São Paulo, nesta quinta-feira (23), para se tornar Sócio Efetivo do movimento Todos Pela Educação, durante Assembleia Geral de 2015.  
O convite a Raul surgiu após mudança no Estatuto Social da instituição, que criou a nova categoria. O documento anterior previa a existência de três tipos de associados: Fundadores, Mantenedores e Institucionais.  
“Isso vai permitir abraçar mais defensores e protagonistas de uma educação de qualidade, dando ainda mais efetividade ao movimento, pela soma de novos conhecimentos, mobilização e realizações”, diz a carta-convite, assinada pela diretora do Todos, Maria Lucia Meirelles Reis.  
Raul Henry tem a educação como bandeira desde que foi secretário estadual da área, em 2001. Fez mestrado em Gestão Pública com foco no tema e participou das Comissões Temáticas de Educação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Nessa última, foi relator da Lei de Responsabilidade Educacional, o que proporcionou sua aproximação de instituições que, como ele, lutam por melhorias na educação brasileira, entre elas o Todos pela Educação.
Vice Governadoria de Pernambuco

Armando Monteiro passa por cateterismo

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi submetido nesta terça-feira (21) a um cateterismo no Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, informou a assessoria de imprensa da pasta.O cateterismo é um procedimento invasivo que serve para examinar vasos sanguíneos e o interior do coração.
Segundo a assessoria do ministério, o  procedimento estava agendado. Ainda de acordo com a pasta, Monteiro “passa bem”. Não há previsão de quando ele receberá alta. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio informou que, durante o cateterismo, foi colocado um stent (equipamento utilizado para desobstruir artérias) no coração do ministro. Segundo a pasta, o procedimento foi "bem-sucedido" e Armando Monteiro aguarda alta nos próximos dias.
Na semana passada, Armando Monteiro participou de reunião no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff e cerca de 20 empresários para discutir o Plano Nacional de Exportações, um conjunto de medidas para estimular e desburocratizar as exportações do Brasil.
Após o encontro, o titular do Desenvolvimento afirmou que as medidas serão anunciadas “dentro de alguns dias”. Ao tomar posse em janeiro deste ano, Armando Monteiro anunciou que o governo adotaria série de medidas para incentivar as exportações. Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento:
"O ministro Armando Monteiro passou por procedimento de cateterismo no dia de ontem, em São Paulo, para colocação de um stent no coração. O procedimento foi bem-sucedido, o ministro passa bem e aguarda alta nos próximos dias."
Portal G1

Câmara aprova Terceirização

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 22, uma emenda que mantém na regulamentação de atividades terceirizadas pontos contrários ao que o Palácio do Planalto pediu para que fossem retirados do texto final do Projeto de Lei 4.330/2004. A emenda nº 15, apresentada em plenário pelo relator, Arthur Oliveira Maia (SD-BA), recebeu apoio de 230 deputados. Outros 203 parlamentares votaram contra e quatro optaram pela abstenção.
Com a aprovação, o governo perdeu na tentativa de eliminar do texto a expressão "qualquer atividade", o que permite que uma empresa possa terceirizar toda e qualquer parte de sua operação. O PT apresentou emenda para derrubar essa expressão, mas com a votação da emenda nº 15, a sua proposta ficou prejudicada e não foi apreciada.
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) acusou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de fazer "manobra regimental para impedir a transparência do voto dos parlamentares ao classificar como prejudicada a emenda petista. O PT queria que durante a votação nominal sobre a permanência ou a retirada da expressão "qualquer atividade" para dar publicidade à escolha individual. "Houve uma tentativa de esconder o voto dos parlamentares", disse.
Previdência
O modelo de contribuição previdenciária proposto pelo governo não foi analisado pelos deputados, mesmo após negociações que envolveram os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; das Comunicações, Ricardo Berzoini; e da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha.
O Planalto queria estabelecer um porcentual fixo de 5,5% sobre a receita das empresas. No texto aprovado, fica mantida a proposta do relator, que define alíquota de 20% sobre a folha de pagamento para empresas com baixa cessão de mão de obra e de 11% sobre a receita para empresas cujo serviço se concentra no fornecimento de mão de obra.
A Câmara ainda vota duas emendas para que o PL 4.330 seja enviado ao Senado, onde poderá sofrer alterações.
Portal UOL

Opinião do Blog: #VetaDilma #VetaSenado

Urgente: Terceirização aprovada

Vamos detalhar as informações em instantes, e desde já, começar a campanha #VetaDilma