sexta-feira, 7 de junho de 2013

Recife Poético: Rua da Aurora


Rua da Aurora é uma rua recifense, na margem esquerda do Rio Capibaribe e, no seu final, a margem direita do Rio BeberibeTem início na Ponte da Boa Vista, terminando na Ponte de Limoeiro, no local onde se inicia a Avenida NorteTem este nome porque todas as suas casas são voltadas para o leste, o nascente. O local antigamente era um terreno pantanoso, de propriedade particular.
Em 1816 o local foi aterrado e foi construída a rua da Aurora. Após a Lei do Ventre Livre, teve o nome modificado para Rua Visconde do Rio Branco, mas voltou ao antigo nome, como ficou conhecida: Rua da Aurora, seu nome oficial.
Ficam na Rua da Aurora construções famosas:

Com informações do Wikipedia

Nota do Blog: Bom final de semana a todos.  Nosso noticiário volta nesta segunda-feira (10).

Ana Hickmann passa mal e é atendida em hospital de São Paulo

A apresentadora Ana Hickmann teve um mal estar na manhã desta sexta-feira (7) e foi com o marido,Alexandre Corrêa, ao Pronto Atendimento do hospital Albert Einstein, de São Paulo, a fim de receber um primeiro atendimento médico.

De acordo com a assessoria de Ana, ela está sendo atendida e ainda não recebeu o diagnóstico da causa do mal súbito nem do tratamento. Por esse motivo, ainda não sabe se estará no Programa da Tarde, na Record, nesta sexta. 

Revista Contigo

Ministério da Saúde relança campanha de redes sociais para prostitutas

Depois de retirar campanha do ar, há cerca de uma semana, e demitir o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco, o Ministério da Saúde relançou, nesta quinta-feira (6), a campanha de redes sociais " Prostituta que se cuida usa sempre camisinha" .
De acordo com o ministério, a campanha é "elaborada a partir de oficinas de comunicação comunitária realizadas com representantes deste público-alvo. As peças orientam as profissionais do sexo sobre a importância do uso do preservativo e as incentivam a buscar as unidades públicas de saúde em busca do item, gratuitamente."
A ação circulará nas redes sociais até 2 de julho, quando acontece um seminário sobre prostituição e prevenção às DST, promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Além disso, serão impressos cartazes e flyers para distribuição em entidades parceiras e envio às coordenações estaduais de DST/Aids.
Os banners da ação foram produzidos a partir de uma Oficina de Comunicação em Saúde para Profissionais do Sexo, realizada entre os dias 11 e 14 de março de 2013, em João Pessoa (PB). Participaram da Oficina representantes de organizações não governamentais, associações e movimentos sociais que atuam junto a profissionais do sexo de todas as regiões do país, apoiando o enfrentamento às DST, aids e hepatites virais.
Na pratíca
Uma das ações para prevenção das DSTs/Aids junto às profissionais do sexo é a ampliação da distribuição de preservativos femininos. Só neste ano, serão distribuídas 20 milhões de unidades volume que é 25% maior que o acumulado entre 1997 e 2012, de 16 milhões.
"É fundamental que grupos vulneráveis tenham conhecimento dos locais de distribuição da camisinha. A camisinha feminina permite que a mulher decida sobre o uso do preservativo, de modo que essa escolha não seja apenas do homem. É uma estratégia que faz parte da política brasileira de ampliar as opções de proteção às doenças sexualmente transmissíveis" , explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
O governo federal também está incentivando a testagem rápida nos estados e municípios, por meio da ação " Fique Sabendo" estratégia de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de aids. A meta é possibilitar às pessoas que vivem com HIV e não sabem disso, público estimado em 150 mil, façam o teste. " O diagnóstico precoce, seguido do acesso a medicamentos antirretrovirais e do acompanhamento clínico adequado, são os grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV" , observa Barbosa.
Atento a isso, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação do acesso à testagem. De 2005 - quando o teste rápido foi implementado no país - a 2012, houve aumento de 430% no número de testes ofertados (de 528 mil para 2,8 milhões). Com apenas uma gota de sangue, o resultado do teste sai em 30 minutos e a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame.
O exame é 100% nacional desde 2008, produzido pela Biomanguinhos/Fiocruz e pela Universidade Federal do Espírito Santo. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), a entrega do resultado é sigilosa e, caso o resultado final der positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento nos serviços de referência.
O Fique Sabendo atua em duas frentes: em Unidades Básicas de Saúde, CTAs e ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos. Além da realização de testes rápidos, o serviço distribui insumos para prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre HIV/aids, DSTs e hepatites virais.
Portal R7

Professores da Rede Particular de Ensino fazem assembleia

Estimando a adesão de 60% da categoria à greve que começou nessa quarta-feira (5), o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro) realiza uma assembleia no fim da manhã desta sexta (7) para debater os resultados da negociação com os donos de escola realizada essa noite.

Segundo o diretor-geral do Sinpro, o professor de química Jackson Bezerra, as reivindicações dos trabalhadores foram apresentadas à classe patronal e nenhuma contra-proposta foi recebido, sob a alegação de que os empresários ainda não se reuniram. "Os donos de escolas se mostraram insensíveis às nossas principais reivindicações", afirmou nesta manhã.
Entre as solicitações da classe estão reajuste salarial de 10%, a unificação dos pisos em R$ 12 por hora/aula (hoje é de R$ 6,40), vale-alimentação para todos os profissionais, assinaturas de jornais e revistas nas salas dos professores, convênios e planos de saúde. Outra reclamação que está entre as principais é pelo pagamento da hora-atividade. "Também solicitamos a diminuição do número de alunos nas salas de aula, que estão lotadas. Assim, os professores têm um desafio maior para educar e o ensino pode ficar comprometido", disse Jackson Bezerra.

Um encontro dos patrões está marcado para a próxima segunda-feira (10). Na terça (11), reúnem-se novamente com os professores no Ministério Público do Trabalho (MPT) para uma nova mesa de negociações.

Em algumas escolas do Grande Recife, apenas os estudantes do 3º ano do ensino médio tiveram aula, enquanto em outras, os professores trabalharam normalmente. No entanto, o Sinpro espera que 18 mil professores, o que representa cerca de 80% da categoria, participe da paralisação.
Portal NE10

Ladrão com uma perna só foge de oito policiais em GO

Um ladrão sem uma das pernas fugiu, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, de oito policiais militares. Ele conseguiu escapar após furtar uma casa da cidade no momento em que os moradores não estavam. Imagens mostraram a ação dos criminosos. Primeiro o suspeito, de moto, vai até a casa e vê que não há ninguém. Momentos depois ele volta com um comparsa e, mesmo de muletas, leva a televisão, computador, DVD, entre outros objetos. A polícia foi chamada pelas vítimas. Os agentes foram até a casa do suspeito, mas ele conseguiu fugir de oito PMs. Apenas as muletas do assaltante foram apreendidas. 

Blog do Carlão Maringá com informações da TV Bandeirantes

Papa fará discurso em laje de favela no Rio de Janeiro

A laje de uma casa da favela de Varginha servirá de palco para um discurso do papa Francisco, que visitará o Rio de Janeiro em julho por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O discurso está marcado para o próximo dia 25 de julho, na favela de Varginha, comunidade de Manguinhos. A favela foi pacificada pelas forças policiais em 2012 e a laje que será utilizada já foi escolhida: é uma área usada por crianças para soltar pipa.

A comunidade de Varginha e outras favelas do Rio de Janeiro também devem acolher peregrinos da JMJ devido aos altos preços cobrados por hotéis da cidade e à falta de leitos. Muitos moradores estão reformando suas casas para alugar os cômodos.
As acomodações, porém, precisam seguir regras fixadas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, como horário limite para chegadas noturnas e quartos separados por sexo.
Uma delegação do Vaticano desembarcou nesta semana no Rio de Janeiro para supervisionar os lugares pelos quais o Papa passará, antes de dar o aval para o Comitê Organizador Local da JMJ.
Portal UOL

Força Nacional de Segurança vai atuar na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude

A Força Nacional de Segurança Pública atuará na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude, conforme portaria publicada hoje (7) no Diário Oficial da União.
O Ministério da Justiça atendeu à solicitação da Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos que pediu apoio do governo federal nas ações de segurança pública e defesa civil. A Copa das Confederações ocorrerá de 15 a 30 de junho e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho.
Além disso, o Ministério da Justiça prorrogou por 120 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Norte do Brasil. Os agentes auxiliam a Polícia Federal em operações de combate à extração mineral na Reserva Indígena Roosevelt, no estado de Rondônia, e na Terra Indígena de Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará.
Portal UOL

Polícia Civil apreende produtos piratas em Cavaleiro

A Delegacia de Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Deprim) da Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (06), uma operação de combate à pirataria no bairro de Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Vários depósitos no interior do Mercado Público e adjacências foram vistoriados. No total, os agentes apreenderam mais de 35 mil mídias (CD e DVD) falsas, televisões, CD´s players, impressoras, encartes, 13 carroças de som e mais de 97 quilos de fogos de artifício. Os fogos que estavam em um depósito sem autorização dos órgãos competentes como Corpo de Bombeiros e Prefeitura.  
Os comerciantes Alex Sabino dos Santos Marques, de 21 anos; Valdeci Messias da Silva, de 41 e um menor de 16 anos foram conduzidos à delegacia, onde prestaram depoimento. Eles serão indiciados pelos crimes de violação de direito autoral assim que o laudo pericial atestando a falsificação dos produtos for confeccionado. Outros dois suspeitos, Manuel Bezerra da Silva e Geraldo Soares de Melo, foram autuados em flagrante, em virtude da reincidência no crime. Eles pagaram fiança no valor de R$ 8 mil e vão responder aos processos em liberdade. 
Polícia Civil de Pernambuco

Justin Bieber vai para o espaço

Desde o início da carreira, em 2009, Justin Bieber vem alçando voos cada vez mais altos, conquistando hits que ocupam o topo das paradas mundiais. Engana-se, porém, quem pensa que o jovem, de 19 anos, está satisfeito: ele quer conquistar também o espaço. O astro é a mais recente celebridade a se inscrever para ir às estrelas pela empresa de turismo espacial Virgin Galactic, do magnata britânico Richard Branson.

Quem anunciou a novidade foi o o próprio empresário, através de seu Twiter. Ele escreveu “futuros astronautas”, se referindo a Bieber e seu empresário, Scooter Braun. O cantor, em resposta, publicou em seu microblog: “Vamos filmar um vídeo musical no espaço”.

Os atores Angelina Jolie e Brad Pitt são alguns dos passageiros dos voos espaciais que, segundo a agência Reuters, devem começar a ser feitos no ano que vem.

A título de curiosidade, uma vaga na nave espacial, cuja cabine tem espaço para dois pilotos e seis passageiros, custa a Bagatela de 250 mil dólares (cerca de meio milhão de reais). A aeronave levará os tripulantes a uma altitude de cerca de 109 km, com direito a gravidade zero, além de uma visão rápida da Terra.

Jornal Extra

Tom Zé diz que vai doar R$ 80 mil de comercial polêmico da Coca-Cola

O cantor Tom Zé contou, em entrevista ao "Programa do Jô" nesta quinta-feira (6), que decidiu doar o cachê de R$ 80 mil que recebeu por um comercial da  Coca-Cola depois da polêmica gerada nas redes sociais.
Tom Zé foi criticado por narrar um comercial da Coca-Cola de março, que focava o orgulho brasileiro em receber a Copa do Mundo em 2014. Os contestadores afirmaram que o artista considerado independente e iconoclasta não deveria atrelar sua imagem à de uma multinacional como a gigante dos refrigerantes.
"O dinheiro vai para a Sociedade Lítero-Musical 25 de Dezembro de Irará", disse, se referindo à cidade baiana onde nasceu. "Foi R$ 80 mil, nunca na minha vida tinha recebido um cachê desses", falou o cantor de 76 anos.
"Todos têm direito de dar opinião na minha vida", ressaltou Tom Zé, que cantou trechos do LP que criou em resposta ao acontecimento, chamado "Tribunal do Feicebuqui". As letras contém termos como "Tom Zé mané", "velho babão", "Tom Zé bundão", "traidor", "príncipe que virou sapo", "corrompido", "garotinha ex-tropicalista" e "mentiroso". Em uma canção, Tom Zé usou como referência o primeiro discurso do papa Francisco como se o pontífice perdoasse Tom Zé pela propaganda.
Assista o comercial polêmico
 

  Portal UOL

Jean Wyllys e Feliciano trocam acusações durante debate na Câmara

Um dia depois de subir ao palco e ser ovacionado por milhares evangélicos na manifestação liderada pelo pastor Silas Malafaia, evento que contou com ataques à comunidade LGBT, o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, foi criticado pelos parlamentares Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Érika Kokay (PT-DF) durante um debate do qual participaram os três na Câmara.
Wyllys não se referiu diretamente ao pastor, mas condenou a marcha realizada nesta quarta-feira. "Ontem houve uma manifestação que deveria ser de valores cristãos virou algo anti-homossexual", disse, em referência ao evento promovido por Silas Malafaia.
Feliciano, Wyllys e Érika Kokay participaram de um debate sobre o documentário "Mais Náufragos que Navegantes", do diretor Guillermo Planel, exibido no auditório Nereu Ramos da Câmara. O pastor se definiu como um "corpo estranho" no local e se disse "um aprendiz dos direitos humanos".
Ele convidado ao debate para representar o colegiado que preside na Casa. A princípio, a organização do evento chegou a cogitar realizar uma mesa de debates com os parlamentares, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o diretor do filme. A posição foi revista porque poderia causar constrangimento, pois a ministra, Wyllys e Kokay são críticos à permanência de Feliciano na comissão. No final das contas, Maria do Rosário não pôde comparecer por estar em viagem oficial; os três deputados, por sua vez, ocuparam a plateia do auditório e subiram ao palco, um por vez, apenas para discursarem.
''Corpo estranho''. Feliciano, que chegou na parte final do documentário e pediu uma cópia do filme para "aprender mais" sobre o tema, foi o segundo a subir ao palco e confessou que se sentia "um corpo estranho" no auditório. Em seguida, sem fazer referências diretas à Jean Wyllys, o deputado do PSC alegou que existe um "ataque ao cristianismo" no Brasil. "Represento essa comunidade cristã que é atacada", alegou. Em sua fala, o pastor disse que, a princípio, havia resistido ao convite de participar do encontro, mas que aceitou pela insistência dos organizadores.
Na sua vez de falar, Érika Kokay saiu em defesa de Jean Wyllys. "Aqui nós não podemos permitir que sejam distorcidas as palavras. O deputado Jean não veio aqui para atacar o cristianismo. Ele veio aqui para dizer que a lógica do cristianismo é da fraternidade. Um segmento não pode se apoderar dessa concepção e negar todas as outras", afirmou. De acordo com ela, é incompatível defender os direitos humanos discriminando, ao mesmo tempo, a comunidade LGBT. "Hoje, na Comissão de Direitos Humanos (presidida por Feliciano), temos que defender os direitos humanos das concepções que ali estão postas". 
Estadão

Crime em Família: Marido perdoa esposa acusada de envolvimento na morte da filha

O marido de Célia Forti, acusada de ajudar o genro a matar a própria filha, afirma ter perdoado a traição de sua mulher porque acredita que ela tenha sido vítima de chantagem e ameaçada pelo rapaz. Hamilton Ananias afirmou que soube do relacionamento dos dois apenas no dia do enterro da filha.
— Ela tinha um filho, uma filha e uma vida maravilhosa. Tenho certeza que ela zelava pelo nosso casamento e o que fez foi por ameaça. Ela não teve nenhuma participação na morte da minha filha.
A jovem Jéssica Carline Ananias da Costa foi morta com mais de 25 facadas, no dia 9 de maio, em Apucarana (PR). O marido, que é advogado e tem 26 anos, foi preso no dia do crime e confessou ter desferido as facadas. Ele acusa a sogra de ter ajudado no crime.
Portal R7

Complexo do Curado promove feira de artesanato

A Secretaria de Ressocialização – Seres promove nesta sexta-feira (7), a Primeira Feira de Artesanato do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, que faz parte do Complexo do Curado. O evento comercializará diversos produtos artesanais fabricados por 45 reeducandos da unidade prisional. Para a confecção, eles utilizaram materiais como barro, palitos de picolé, garrafas pet e tecido. Os produtos também serão expostos na Fenearte, no stand da Seres.    
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco