quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Contax de Santo Amaro é interditada

A sede Contax de Santo Amaro, na área central do Recife, foi interditada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O MTE afirmou que as outras três unidades da empresa de telemarketing que funcionam no Recife podem ser interditadas a qualquer momento, caso não passem a oferecer melhores condições de trabalho. A recomendação já havia sido feita em dezembro de 2014.
Funcionários da empresa têm diversas queixas. Eles dizem que são obrigados a custear os equipamentos de proteção usados no ambientes de trabalho e que muitos trabalham doentes porque nem sempre os atestados médicos são aceitos. Além disso, há denúncias de assédio moral. 
Segundo o MTE, as atividades da Contax de Santo Amaro só irão retornar quando a empresa cumprir as determinações estabelecidas. Em nota, o grupo Contax afirmou que está tomando todas as medidas cabíveis para a normalização das atividades. A empresa disse ainda que cumpre a legislação trabalhista e as normas específicas para o setor de call center. 

TV Jornal do Commercio

Urgente: Acabaram as rebeliões no Complexo do Curado

Rebeliões no Complexo Prisional do Curado chegam ao fim, é o que informa o título da 1ª Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha. Em instantes, teremos outras notícias. A informação é da Rádio Jornal

Nação Zumbi VAI para o carnaval do Recife


Foram eles que anunciaram...


Edilson Silva confirma candidatura à presidência da ALEPE

Com apoio de internautas e militantes, o deputado estadual eleito Edilson Silva (PSOL/PE) acaba de confirmar pelo Facebook que se candidata à presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Silva pretende enfrentar, entre outros parlamentares, o atual presidente da casa, o veterano parlamentar Guilherme Uchoa (PDT/PE).

PMs fazem protesto até o Derby

Policiais militares seguem no ato intitulado 'Caminhada da Paz' pela Avenida Agamenon Magalhães com destino à Praça do Derby. A manifestação é para homenagear o sargento Carlos Siveira, 44, morto durante a rebelião no Complexo Prisional do Curado na segunda-feira. Utilizando carro de som, os policiais pedem mais investimentos para a categoria.

Blog Magno Martins

Greve aeroviários: Procon Aeroporto funciona em horário especial nesta quinta e sexta-feira

Em virtude da paralisação dos aeronautas e aeroviários, prevista para ocorrer a partir da próxima quinta-feira (22) em todos os aeroportos do país, a sede do Procon Pernambuco no Aeroporto Internacional do Recife vai funcionar em horário especial nesta quinta e sexta-feira, das 7h às 20h, para atender os passageiros que tiverem problemas no embarque.
Visando alertar a população, o Procon-PE reforça os direitos dos consumidores nos casos de atraso e cancelamento de voo, com base no Código de Defesa do Consumidor e na resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac. São garantidos aos passageiros:
1 – Direito a assistência material que envolve comunicação, alimentação e acomodação, as quais são oferecidas gradualmente pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera: a partir de uma hora, comunicação (internet, telefonemas, e-mails, etc); a partir de duas horas, alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc); e a partir de quatro horas, acomodação (hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação);
2 - Nos casos de atraso superior a quatro horas ou cancelamento, a empresa aérea deverá oferecer opções de reacomodação em outro hotel/empresa aérea ou reembolso que deve ser previamente autorizada pelo consumidor;
3 - Nos casos de cancelamento de voo, o consumidor tem direito ainda a declaração por escrito da empresa aérea, contendo o motivo do atraso ou cancelamento do voo;
4 - Caso o consumidor perca o pacote turístico, reserva, diária de hotel, ingresso de evento, etc, decorrente do atraso ou cancelamento do voo, a empresa aérea é responsável pela indenização dos danos morais ou materiais causados.

SERVIÇO:
Procon Aeroporto
Endereço: Praça Salgado Filho, s/n - Saguão de Embarque Piso 1° - Imbiribeira
Horário de funcionamento nos dias 22 e 23 de janeiro: das 07h às 20h.

Mais informações: 3181-7003

Imprensa Procon/PE

Exames e serviços gratuitos em Palmares

Promover a qualidade de vida, o acesso a serviços públicos e gratuitos, e aproximar cada vez mais a comunidade da polícia. Esse é o objetivo do Projeto Resgatando Cidadania, que promove nos dias 22 e 23, deste mês, das 8h às 12h, ações de cidadania, no Centro de Palmares, Zona da Mata do Estado.  
Dentre as atividades, serão oferecidos serviços como a emissão de carteiras de identidade e de trabalho, certidão de nascimento, fotos 3x4 exclusivas para documentos, palestras sobre prevenção de incêndio no lar e primeiros socorros, além de atendimentos do programa bolsa família e serviços básicos de saúde.  
As ações serão realizadas pela Secretaria de Defesa Social, por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC/SDS, em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, a Prefeitura de Palmares e o Balcão de Direitos.  

Serviço: 
Centro de Palmares
Dia: 22 e 23/01
Hora: 8h às 12h
Local: Anfiteatro – Cine Teatro Apolo – Praça Central
Endereço: Praça Dr. Pedro Paranhos, Centro, Palmares
Ponto de Ref: Igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes (foto)



Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Mais recursos para Itaquitinga

O vice-governador de Pernambuco Raul Henry esteve, nessa terça-feira (21), em Fortaleza, acompanhado do secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, e do procurador-geral adjunto do Estado, Ernani Pinto. Lá, eles se reuniram com a presidência do Banco do Nordeste. 

O objetivo do encontro foi pleitear recursos para financiar a construção do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) do município de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco.
Como resultado da reunião, ficou agendada uma nova rodada de conversa, na próxima semana. De acordo com Henry, na ocasião, eles levarão um documento detalhando os valores solicitados ao banco.
Vice-Governadoria de Pernambuco

Detentos ocupam laje de presídio no Complexo do Curado

Detentos do Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, ocupam a laje do Presídio Frei Damião Bozzano na manhã desta quarta (21). Parte dos internos da unidade também está fora das celas. Eles dormiram no pátio e muitos subiram na laje antes das 7h. O Batalhão de Choque da Polícia Militar informou que não entrou nos presídios durante a noite, mas continua de prontidão do lado de fora das unidades. A distribuição de senhas para visitas, que ocorre normalmente às quartas, está suspensa.

De acordo com o capitão Jamil, um princípio de tumulto também foi registrado no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo (Panfa) por volta das 23h da terça (20).  "Os detentos jogaram pedras entre si, mas os agentes penitenciários entraram e controlaram a situação. O Choque não precisou intervir e este foi o único problema da noite", afirmou. A equipe do G1também avistou focos de fumaça neste horário, mas o capitão não confirmou a ocorrência. As chamas também foram vistas por moradores da região.

Na manhã desta quarta, 22 oficiais do Batalhão de Choque estão de plantão do lado de fora das unidades e uma nova equipe está a caminho para rendê-los. Ao contrário do que acontece no Frei Damião, o clima é mais tranquilo no Panfa e no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjaullb). Alguns detentos foram vistos caminhando no pátio das unidades, mas por enquanto não há ninguém em cima dos pavimentos. A movimentação de policiais também é menor que na terça no entorno do complexo, mas viaturas da Polícia Militar entraram no Pjaullb.
O número de familiares que esperam notícias sobre o estado de saúde dos detentos também é bem menor que o registrado na terça pela manhã. Desta vez, ninguém parece ter passado a noite de vigília no local. As mães e esposas começam a chegar  no complexo por volta das 7h30. Também neste horário, uma retroescavadeira retira os entulhos e mato que se acumulam no terreno que fica ao lado do Pjaullb. A limpeza das unidades e a construção de um pavilhão para receber os parentes foi uma das medidas anunciadas na terça pelo secretário de Direitos Humanos, Pedro Eurico, após negociação com os detentos.
Com informações do Portal G1

Indonésia nega clemência para brasileiro

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, rejeitou nesta terça-feira o pedido de clemência feito pelo governo brasileiro em nome do iguaçuense Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, condenado à morte por tráfico de drogas. Em nota, o Itamaraty confirmou a recusa e afirmou que “irá esgotar todas as possibilidades de comutação da pena do nacional Rodrigo Gularte permitidas pelo ordenamento jurídico da Indonésia”. As informações são da Veja.
O surfista está preso desde 2004, quando tentou entrar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Um ano depois, foi condenado à pena capital. No sábado passado, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado após passar mais de uma década no corredor da morte. Condenado em 2004 por tráfico de drogas, o brasileiro teve negados os dois pedidos de clemência a que tinha direito. Foi a primeira vez que um brasileiro condenado à pena capital foi executado no exterior. Além de Marco Archer Cardoso Moreira, um holandês, um nigeriano, um malauiano, uma vietnamita e uma indonésia morreram no pelotão de fuzilamento no fim de semana.
Diagnosticado com esquizofrenia, Gularte tenta por meio de sua defesa ser internado em um hospital psiquiátrico e assim se salvar da pena de morte. De acordo com as leis da Indonésia, portadores de doenças mentais não podem ser executados. Sua prima, Angelita Muxfelt, viajou à ilha de Nusakambangan, onde está ele está preso, com um laudo médico que atesta a doença, realizado a pedido do governo brasileiro. Nos próximos dias, a prima de Rodrigo pretende encontrar um médico de um hospital próximo ao presídio para falar da situação dele.
A amigos ela relatou que o encontro com o surfista, de cerca de uma hora, foi carregado de emoção e também confuso. Mesmo assim, o paranaense afirmou que já sabia da morte do outro brasileiro. Sobre a nova negativa de clemência, a prima disse que a família ainda não informou Gularte a respeito.
A situação de saúde de Rodrigo é preocupação crescente da família desde agosto do ano passado, quando sua mãe Clarisse e a irmã Adriana o visitaram. Além do surfista mostrar grande confusão mental, elas o encontraram 15 quilos mais magro.
Tolerância zero – O atual governante do país, Joko Widodo, assumiu a presidência em outubro e implantou uma política de tolerância zero para traficantes, prometendo executar os condenados por esse tipo de crime. Ele tem apoio da população, amplamente favorável à pena de morte. “Mandamos uma mensagem clara para os membros dos cartéis do narcotráfico. Não há clemência para os traficantes”, relatou à imprensa local Muhammad Prasetyo, procurador-geral da Indonésia, sobre as execuções.
 A posição do governante indonésio é criticada pela Anistia Internacional (AI). “Só 10% dos países recorrem a execuções e a tendência é decrescente desde o fim da II Guerra Mundial. É inaceitável que o governo da Indonésia manipule a vida de dois brasileiros para fins de propaganda de sua política de segurança pública”, disse Atila Roque, diretor-executivo da AI.
Aumento do consumo - As penas de morte, método adotado pelo governo da Indonésia para conter o tráfico de drogas e diminuir o uso de entorpecentes no país, não devem surtir o efeito esperado pelo presidente Joko Widodo em 2015 – que se elegeu com a promessa de que acabaria com o tráfico mediante pena fatal a traficantes.
Segundo dados da Agência Nacional de Entorpecentes (BNN, na sigla em inglês) divulgados pelo The Jakarta Post em novembro de 2014, os atuais 4 milhões de usuários devem se transformar em 5,8 milhões, ou 3% da população indonésia, até o fim deste ano.
"Não há evidências confiáveis que atestem a eficácia da pena de morte em prevenir crimes. O próprio fato de as pessoas, mesmo sabendo desse tipo de pena, continuarem a cometer crimes, é prova disso", explica Rafael Franzini, representante no Brasil do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).
Para a BNN, um dos principais problemas da Indonésia para um número tão expressivo de usuários é, além do envolvimento de autoridades no envio e receptação do material, sua alta taxa de pobreza. De acordo com o Boletim de Estudos Econômicos da Indonésia, o abismo que separa ricos e pobres é maior do que em qualquer outra nação em desenvolvimento no mundo. Enquanto ricos ficam cada vez mais ricos, cerca de 40% dos 250 milhões de habitantes do país ainda vivem com menos de US$ 2 – menos de R$ 5 por dia.
Dados do relatório "World Drug Report 2014", do Unodc, afirmam que na Ásia a maconha é consumida por 1,9% da população com idade entre 15 e 64 anos. Depois dela estão os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) – excluindo o ecstasy – com 0,7%, e o ecstasy, 0,4% . Na Indonésia, assim como acontece no Japão e Camboja, a maioria dos usuários usa a metanfetamina (MA), droga estimulante cujos efeitos se manifestam no sistema nervoso central e periférico. 
No mundo, há entre 16 e 39 milhões de usuários regulares de drogas. Entretanto, somente um em cada seis tem acesso a tratamento para se livrar do vício, de acordo com a ONU.
No último sábado (17), a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53, e de outros cinco presos por tráfico de drogas provocou críticas mundiais ao governo de Widodo. Após o fuzilamento, a presidente Dilma Rousseff disse estar "consternada" e "indignada" e convocou para consultas o embaixador do Brasil em Jacarta. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a execução causou "sombra" na relação entre Brasil-Indonésia.
Com informações da Revista Veja, do Blog Boca Maldita e do Portal IG

Lenine contradiz Prefeitura do Recife e não fará show no carnaval 2015

Lenine não vai se apresentar no carnaval 2015 do Recife, de acordo com a assessoria de comunicação do cantor. A informação contradiz a programação oficial do carnaval divulgada pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) nessa segunda-feira (19) e que contava com dois shows de Lenine, nos polos Marco Zero e Várzea, em fevereiro. Seria o 15º ano seguido em que Lenine faria show durante a folia pernambucana.

Ao ser procurada pelo Viver, a Secretaria de Cultura do Recife disse que se pronunciará em breve sobre o assunto.


A assessoria de Lenine diz que o cantor está se dedicando ao mais novo projeto autoral, intitulado Carbono, e não tem agenda de shows para o mês de fevereiro.

O conterrâneo é o terceiro artista a contradizer a programação oficial do carnaval 2015 do Recife. Na segunda-feira, a banda Nação Zumbi, atração tradicional da festa, divulgou que não havia contrato assinado: "É simples. Tem que ensinar todo ano: Se não fechou, não divulgue. Entre a banda e a prefeitura existe um mundo de gente que não se entende". 

Depois, a polêmica seguiu com o grupo de rap paulista Racionais MC's: "Não tem nada confirmado", em comunicado na internet.

A programação oficial do carnaval terá artistas como a banda Jota Quest,Nando ReisLeci Brandão e Luiza Possi. A grade é composta por 98% de pernambucanos, como a agremiação Bola de Ouro, Alceu Valença, maestro Spok e Naná Vasconcelos.


Diario de Pernambuco

PM: Greve está DESCARTADA

Policiais militares ligados a diversas associações que representam a categoria em Pernambuco se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21), no Centro de Convenções, em Olinda, para discutir uma pauta de reivindicações a ser encaminhada ao governo estadual. O clima era tenso e chegou a circular a possibilidade de declaração de greve, mas, durante a assembleia, o deputado estadual Joel da Harpa (PROS), um dos organizadores do evento, anunciou que recebeu uma ligação do Poder Executivo, informando que a Secretaria de Administração (SAD) está aguardando uma comissão para negociação.
A comissão foi formada e já seguiu para o encontro com o governo. Os militares que participaram da assembleia decidiram realizar, ainda nesta quarta, uma passeata simbólica em homenagem ao sargento Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, morto durante rebelião no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, na última segunda (19). Ficou definido que a manifestação seguirá até o Quartel do Derby, na área central do Recife. Também já ficou marcada uma nova reunião entre a categoria para o dia 10 de fevereiro. O horário e o local ainda serão definidos.
Entre os assuntos que serão debatidos com a Secretaria estão o plano de cargos e carreiras, a melhoria das condições de trabalho e o aumento salarial, itens que foram suspensos ano passado por conta das eleições. "Queremos negociar principalmene o plano de cargos e carreiras com as promoções imediatas e, em segundo ponto, discutir a questão salarial. A insatisfação dos policiais vem desde o ano passado, quando fizemos o movimento [greve] e essas promoções não saíram no final. A revolta já era generalizada e a morte do sargento Silveira só fez colocar lenha na fogueira. Nós esperamos que o governador vá chegar a uma solução para esta demanda da segurança pública", disse o deputado Joel da Harpa.
Em maio de 2014, a categoria fez uma paralisação de três dias que provocou até a interveção da Força Nacional de Segurança no estado. Durante este período, centenas de pessoas foram detidas, houve registros de saques, assaltos, arrastões e depredações em vários bairros do Grande Recife. Lojas, bancos, shoppings, agências dos Correios e outros serviços fecharam as portas e universidades suspenderam as aulas.
A reunião desta terça, no auditório Tabocas do Centro de Convenções, contou com a presença de cerca de 1.200 pessoas, segundo a organização do evento. Estiveram presentes representantes da Associação de Cabos e Soldados (ACS), Associação de Praças dos Policiais e Bombeiros Militares (Aspra-PE), Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Pernambuco (Apebom-PE), Associação dos Militares do Estado de Pernambuco (Ame-PE), além de representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE).
Durante a reunião, a categoria também reclamou que a segurança nos presídios é função de agentes penitenciários e pediu soluções ao Estado. Em entrevista coletiva na terça-feira (20), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que militares foram acionados para ajudar na pacificação do Complexo Prisional do Curado, porque é função da corporação trabalhar na manutenção da ordem pública.
Portal G1