quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Detentos ocupam laje de presídio no Complexo do Curado

Detentos do Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, ocupam a laje do Presídio Frei Damião Bozzano na manhã desta quarta (21). Parte dos internos da unidade também está fora das celas. Eles dormiram no pátio e muitos subiram na laje antes das 7h. O Batalhão de Choque da Polícia Militar informou que não entrou nos presídios durante a noite, mas continua de prontidão do lado de fora das unidades. A distribuição de senhas para visitas, que ocorre normalmente às quartas, está suspensa.

De acordo com o capitão Jamil, um princípio de tumulto também foi registrado no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo (Panfa) por volta das 23h da terça (20).  "Os detentos jogaram pedras entre si, mas os agentes penitenciários entraram e controlaram a situação. O Choque não precisou intervir e este foi o único problema da noite", afirmou. A equipe do G1também avistou focos de fumaça neste horário, mas o capitão não confirmou a ocorrência. As chamas também foram vistas por moradores da região.

Na manhã desta quarta, 22 oficiais do Batalhão de Choque estão de plantão do lado de fora das unidades e uma nova equipe está a caminho para rendê-los. Ao contrário do que acontece no Frei Damião, o clima é mais tranquilo no Panfa e no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjaullb). Alguns detentos foram vistos caminhando no pátio das unidades, mas por enquanto não há ninguém em cima dos pavimentos. A movimentação de policiais também é menor que na terça no entorno do complexo, mas viaturas da Polícia Militar entraram no Pjaullb.
O número de familiares que esperam notícias sobre o estado de saúde dos detentos também é bem menor que o registrado na terça pela manhã. Desta vez, ninguém parece ter passado a noite de vigília no local. As mães e esposas começam a chegar  no complexo por volta das 7h30. Também neste horário, uma retroescavadeira retira os entulhos e mato que se acumulam no terreno que fica ao lado do Pjaullb. A limpeza das unidades e a construção de um pavilhão para receber os parentes foi uma das medidas anunciadas na terça pelo secretário de Direitos Humanos, Pedro Eurico, após negociação com os detentos.
Com informações do Portal G1