quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Solidariedade Transforma abre seletiva de modelos para evento de 2025


O Solidariedade Transforma, além de ser um evento com foco em ajudar instituições carentes da região, visa descobrir novos talentos e assim lançar eles no mercado. Desde 2019, centenas de modelos foram lançados no mercado da moda através do Solidariedade, os quais hoje mantém uma carreira de sucesso.


O evento será realizado em julho, no Shopping Difusora, mas a seletiva de modelos já está com inscrições abertas. Podem se inscrever crianças de 06 até 13 anos e adolescentes de 14 anos até adultos 45+, os candidatos podem ter ou não experiência anterior. A inscrição deve ser feita por meio do link na BIO do Instagram do Solidariedade Transforma (@solidariedadetransforma). A seletiva terá uma taxa simbólica de 1kg de alimento não perecível por inscrição.


A seletiva será realizada no dia 20 de fevereiro, no Teatro Difusora, no bairro Mauricio de Nassau, em Caruaru. Das 15h às 17h será para as crianças de 06 até 13 anos e das 19h às 21h para adolescentes de 14 anos até adultos 45+.


Os aprovados, que terão sua primeira grande experiência no evento deste ano, já entram em processo de preparação agora em março com todo o suporte do evento.


O Solidariedade Transforma é um projeto social comandado pelos atores Paloma Bernardi e Marcos Mendes que tem o objetivo de arrecadar doações e auxiliar instituições que prestam assistência a pessoas carentes da região.

Segurança no Carnaval: prévias do final de semana serão acompanhadas pela Neoenergia


A Neoenergia Pernambuco tem intensificado o trabalho junto aos organizadores das prévias carnavalescas em todo o Estado. O objetivo é garantir o fornecimento de energia de qualidade e, principalmente, a segurança dos foliões. Neste final de semana, o Centro de Operações da distribuidora vai acompanhar seis blocos, no Recife, sendo eles Bloco do Papada (Mustardinha), Bloco Só Vai quem é Folião (Estrada do Barbalho), Bloco Pacu do Bico Doce (Engenho do Meio), Amantes de Glória (Boa Vista), Heróis na Folia (Areias) e Comelão em Folia (Várzea). Para atender qualquer ocorrência relacionada a esses blocos e aos demais, de menor porte, o número de equipes nas ruas também foi ampliado em 20%.

Este trabalho junto aos organizadores dos eventos tem sido realizado desde o início do ano, quando a Neoenergia Pernambuco recebeu os percursos dos blocos e iniciou o trabalho preventivo. Toda a rede elétrica das vias indicadas foi vistoriada e recebeu manutenção prévia. Além de promover melhorias no fornecimento de energia com segurança, os técnicos também realizaram a retirada de ligações clandestinas e de adereços pendurados nos postes.

“Estamos muito atentos às ligações clandestinas. As pessoas precisam entender que existe um risco muito elevado de acidentes graves quando se faz uma gambiarra. É risco para quem faz, para quem está usando e para os foliões, pois essas ligações são feitas de qualquer forma, com materiais inadequados e sem nenhum item de segurança”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Victor Gonçalves.

Outra ação da Neoenergia para o percurso dos blocos deste final de semana foi a poda de árvores e a colocação de bandeirolas na rede elétrica para avisar aos trios elétricos da existência dos fios. Os técnicos também estão distribuindo materiais educativos com dicas de segurança para o público.

Todas essas ações têm sido realizadas nos polos de folia de todo o estado de Pernambuco e da Bahia, onde a Neoenergia Coelba tem trabalhado para garantir a segurança dos foliões que também devem invadir a cidade de Salvador para os dias de Momo.

Clube FPS Sports recebe público recorde para final do Super Bowl


O Clube FPS Sports, em parceria com o Recife Mariners, proporcionou uma experiência inesquecível para os amantes do futebol americano ao disponibilizar um super telão para a transmissão da final do Super Bowl, no último domingo. Pelo terceiro ano consecutivo, o local ficou lotado, demonstrando a vocação do clube para os esportes e sua capacidade de reunir a comunidade em torno de grandes eventos esportivos.

A final do Super Bowl, disputada entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles, foi um verdadeiro espetáculo. Os Chiefs saíram vitoriosos com um placar de 31 a 24, garantindo seu terceiro título na história da competição. A partida foi marcada por jogadas emocionantes e momentos de alta tensão, que mantiveram o público presente no Clube FPS Sports vidrado do início ao fim.

A atmosfera foi eletrizante, com torcedores vibrando a cada jogada e compartilhando momentos de emoção e confraternização. 

O sucesso do evento reforça o compromisso do Clube FPS Sports em oferecer entretenimento de qualidade e promover o esporte como um elemento de união e diversão.

Morre radialista Henrique Bruckman


Em pleno 13 de fevereiro, Dia do Rádio, a radiodifusão pernambucana se despede do locutor Henrique Bruckman, que morreu na tarde de hoje, aos 63 anos. A suspeita é de que o radialista tenha sofrido um infarto fulminante. Ele tinha problemas cardíacos e já havia passado por cirurgias. O mais intrigante é que ele faleceu enquanto apresentava seu programa radiofônico na Rádio Music FM. E foi trabalhando que Bruckman encerrou uma trajetória iniciada em Petrópolis, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

No início dos anos 1990, o locutor era o apresentador do programa radiofônico Manchete Romance, na extinta Rádio Manchete, que fazia muito sucesso entre o público jovem do Recife. Ele também passou por emissoras como Rádio Antena 1, Olinda e Rádio Jornal do Commercio.

E foi na Rádio Jornal que esta blogueira que vos escreve teve a oportunidade de conhecê-lo. Era 1998 e eu estagiava na emissora. Entre as funções que eu tinha, era a de redigir as notícias jornalísticas do programa Rádio Livre - a saudosa Graça Araújo só entraria no programa em 2001 - e as notícias que eu escrevia eram lidas por Bruckman e Roberto Sousa. Fica pra mim a lembrança de uma pessoa tranquila e simpática, além de grande profissional.

Foto: Reprodução Instagram 

Serra Talhada sedia seminário de escuta pública para o Plano Decenal da Primeira Infância


O município de Serra Talhada foi palco, nesta quinta-feira (13), de um seminário de escuta pública para a construção do Plano Decenal para a Primeira Infância de Pernambuco. O evento contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira, do secretário de Governo, Allan Pereira, e da secretária de Criança e Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, além de gestores e representantes da sociedade civil engajados na causa.  

O Plano Decenal é um documento técnico e político que orientará as ações do estado para garantir direitos e oportunidades às crianças de 0 a 6 anos. Durante o encontro, Márcio Oliveira destacou a importância desse processo participativo. “Pensar em ‘infâncias’ é reconhecer as pluralidades presentes no estado, e as escutas regionais são o ponto de partida para que se construam políticas públicas coerentes, bem estruturadas, garantindo que crianças tenham acesso a serviços essenciais como saúde, nutrição, educação infantil e proteção social, promovendo um desenvolvimento saudável e equilibrado”, afirmou o secretário.  

A secretária de Criança e Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, ressaltou que “momentos como esse são essenciais para construirmos políticas públicas eficazes e alinhadas com a realidade das nossas crianças. A primeira infância é a base do desenvolvimento humano, e ouvir as diferentes regiões do estado nos permite elaborar estratégias mais justas e inclusivas para garantir um futuro melhor para todas elas."

O seminário faz parte de uma série de encontros regionais que têm como objetivo coletar contribuições e garantir que as políticas voltadas para a infância sejam construídas com base nas realidades e necessidades dos municípios pernambucanos.

Fotos: Dudu Telles/Secom

Garanhuns Jazz Festival traz grandes nomes e tributos inéditos para os dias de um Carnaval diferenciado


O Garanhuns Jazz Festival (GJF), um dos mais importantes eventos de jazz e blues da América Latina, está de volta em 2025 para sua nova edição, que promete agitar a cidade de Garanhuns, no agreste de Pernambuco, durante o Carnaval. O festival, que já completou quase duas décadas de existência, consolida-se como um marco cultural não apenas para o estado, mas para todo o país, atraindo grandes nomes da música nacional e internacional.

Neste ano, o festival contará mais uma vez com uma programação totalmente gratuita e diversificada, que inclui desde tributos a ícones da música brasileira até performances de grandes nomes do jazz e blues mundial. Entre as atrações confirmadas estão Stanley Jordan (um dos maiores guitarristas de jazz do mundo)e Claudette King (filha do lendário B.B. King e que vai se apresentar ao lado do guitarrista mineiro Bruno Marques), Diego Figueiredo (violonista e guitarrista brasileiro que faz carreira nos EUA e cujo trabalho abrange o jazz, o blues e a bossa nova). Também estão na lista, Igor Prado, guitarrista e cantor brasileiro de blues, soul e funk e Lo Steele, cantora, compositora, poetisa e atriz nascida em Portland, Oregon, EUA. 

Assim como grandes festivais de jazz e blues pelo mundo, a exemplo de Montreux e o de New Orleans, o GJF diversifica sua programação abrindo para outros ritmos e, este ano, nomes importantes como Lobão, Paulo Miklos, e Léo Jaime vão abrilhantar o evento. 

A programação está dividida pelos quatro dias do Carnaval, com shows que variam entre tributos, fusões de estilos e performances solo. Destaque para o tributo a Jô Soares, com participação de integrantes da banda que acompanhava o programa, como Derico Sciotti e Chico Oliveira, o Chiquinho, e o inédito Tributo a Reginaldo Rossi em Blues, que promete uma releitura única do ”Rei do Brega" em ritmo de blues, o mais novo projeto da Uptown Band. As destacadas bandas Vintage Pepper e Clube do Jazz de Maceió também prometem novidades para o festival. 

Além disso, em todos os dias da programação oficial, o público poderá prestigiar shows de artistas locais selecionados pela 

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, destacou a importância do festival para a cultura local: "O Garanhuns Jazz Festival é um dos nossos maiores orgulhos. Ele não apenas coloca nossa cidade no mapa cultural do país, mas também fortalece a economia local e promove o turismo. É um evento que une tradição e inovação, e estamos felizes em receber artistas de tão alto nível mais uma vez". 

Já a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino destaca o retorno dos sorteios de prêmios especiais, como bateria, guitarra e outros itens musicais. Para concorrer, será necessário trocar 1 kg de alimento não perecível por uma ficha de sorteio. Todos os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade, reforçando o papel social do festival.

Outra inovação desta edição, segundo ela, é a presença de um artista plástico que pintará uma tela ao vivo todas as noites do evento. As obras, criadas em tempo real, serão sorteadas ao final de cada noite, unindo música e artes visuais em um espetáculo único.

Produção e legado - Com produção da Promundo, de Jackson Rocha Jr., o GJF tem se destacado pela qualidade técnica e pela capacidade de atrair grandes nomes da música internacional. Ao longo dos anos, o festival já recebeu artistas como Flora Purim e Airto Moreira, Omar Coleman, Victor Biglione, Lorenzo Thompson, Adriano Grineberg, Billy Cobham, Willie Walker (EUA) e Demetria Taylor, entre muitos outros, consolidando-se como um dos principais eventos de jazz e blues da América Latina.

Jackson Rocha Jr. ressaltou a importância do evento para a cena musical brasileira: "O Garanhuns Jazz Festival é um espaço onde o jazz e o blues ganham vida de uma forma única. A cada edição, buscamos trazer novidades e surpreender o público, mantendo sempre o alto padrão que o festival conquistou ao longo dos anos."

De acordo com a prefeitura, este ano, os shows oficiais do GJF terminarão mais cedo, criando condições ideais para as tradicionais jam sessions nos bares e restaurantes locais como o Cantinho da Macaxeira e o Chalé. Além disso, o Off Festival incluirá programações musicais à tarde em espaços como o Lago de São Francisco e a Vinícola Vale das Colinas, proporcionando experiências culturais imersivas e gerando emprego e renda durante o período do Carnaval.  

Em breve, também será anunciada a programação das oficinas de música gratuitas, uma oportunidade para participantes de todas as idades aprenderem e se conectarem com renomados músicos.

Carnaval, jazz e blues: uma combinação perfeita

Enquanto o Carnaval de Pernambuco atrai milhões de turistas com seus ritmos frenéticos e cores vibrantes, o Garanhuns Jazz Festival oferece uma experiência mais intimista, mas não menos emocionante. É a chance de curtir o melhor do jazz e do blues em uma das cidades mais charmosas do agreste pernambucano.

O GJF 2025 promete ser mais uma edição memorável, reforçando o papel de Garanhuns como um polo cultural de destaque no Brasil. Para os amantes da boa música, é um evento imperdível.

Serviço:
- Data: De 01 a 04 de março de 2025
- Local: Garanhuns, Pernambuco
- Ingressos: Programação totalmente gratuita
- Mais informações: Garanhuns Jazz Festival: @garanhunsjazzfestival
Prefeitura de Garanhuns: @prefgaranhuns

Programação completa

A programação do GJF 2025 está dividida em quatro dias, com shows que acontecem em diferentes horários. Confira os destaques:

- Sábado: Abertura com Salomão Miranda, seguida por Vintage Pepper e a apresentação de Gui Schwab e Léo Jaime
- Domingo: Abertura com Joanatan Richard, com Paulo Valvulados e Fábio Aladdin; Tributo a Jô Soares com Derico Sciotti, Diego Figueiredo e Chico Oliveira, além do Clube do Jazz de Maceió e o show de Lobão.
- Segunda: Abertura com Baião Di Três, com João Netto, Pabllo Moreno e Ivanar Nunes, destaque para a apresentação de Igor Prado e Lo Steele, seguida pelo duo Diego Figueiredo e Stanley Jordan. 
- Terça: Encerramento com o tributo a Reginaldo Rossi em blues, com a Uptwon Band, Marília Ferro, Paty Carlos e Diego Albuquerque, além da apresentação de Bruno Marques e Claudette King, e o show de Paulo Miklos.

Material de apoio: 

Contexto e Inspiração - O Garanhuns Jazz Festival (GJF) teve sua origem em 2008, na cidade de Garanhuns, localizada no agreste de Pernambuco. Criado como uma alternativa cultural durante o Carnaval, o festival surgiu com o objetivo de oferecer uma opção diferente da folia tradicional, atraindo amantes de jazz, blues e outros gêneros musicais de qualidade. A ideia foi inspirada em festivais internacionais de jazz, como o famoso Montreux Jazz Festival, na Suíça, mas com uma identidade única e enraizada na cultura local.

Garanhuns, conhecida como a "Suíça Pernambucana" devido ao seu clima frio e paisagens serranas, já era um polo cultural importante no estado de Pernambuco. O festival foi idealizado para aproveitar essa atmosfera única, combinando-a com a riqueza musical do jazz e do blues. A proposta era criar um evento que não apenas celebrasse a música, mas também promovesse o turismo e a economia local, especialmente durante o Carnaval, período em que a cidade poderia atrair visitantes em busca de uma experiência cultural diferenciada.

Primeiras Edições - A primeira edição do GJF foi um sucesso, consolidando-se rapidamente como um dos principais eventos de jazz e blues da América Latina. Desde o início, o festival contou com uma programação diversificada, incluindo artistas locais, nacionais e internacionais. A curadoria do evento, liderada por Giovanni Papaleo, buscou trazer uma mistura de estilos, desde o jazz tradicional até fusões com ritmos regionais, como o baião e o forró.

Impacto Cultural e Turístico
O GJF não apenas elevou o status de Garanhuns como destino cultural, mas também contribuiu significativamente para a economia local. O festival gerou empregos, movimentou o comércio e a rede hoteleira, e atraiu turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior. Além disso, o evento se tornou uma plataforma importante para artistas locais, que ganharam visibilidade ao compartilhar o palco com grandes nomes da música internacional.


Hiato e Retorno
Após ser realizado em Garanhuns por vários anos, o festival foi transferido para a cidade de Gravatá em 2015, onde permaneceu até 2020, quando foi interrompido devido à pandemia de COVID-19. Em 2023, o GJF retornou à sua cidade de origem, Garanhuns, em uma edição comemorativa que celebrou o reencontro do festival com suas raízes. O retorno foi marcado por uma programação ainda mais robusta, com shows gratuitos e uma estrutura ampliada para receber o público.

Os números surpreenderam. De acordo com um levantamento realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo (Setur) e Empetur, Garanhuns apareceu no ano passado como a cidade que mais recebeu turistas (95,52%) durante o Carnaval.

Foto: Hilton Marques

Bloco As Poderosas do Janga leva folia e saúde para a orla de Paulista, na quarta-feira (19/02)


O Bloco As Poderosas do Janga promete animar a orla de Paulista, na próxima quarta-feira (19), às 6h, reunindo foliões em uma festa que alia Carnaval, saúde e bem-estar. A concentração será próximo à Praça Cantor Augusto César (Quatro Torres), no bairro do Janga.

Formado por integrantes do programa Saúde em Movimento e da Academia da Saúde, ambos coordenados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paulista, o bloco tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e promover a integração dos participantes em um momento de descontração e celebração.

A expectativa é de que as pessoas participem do evento, embaladas pelo ritmo do Carnaval e pelo compromisso com uma vida mais ativa e saudável.

De olho no Carnaval: em Jaboatão, Selfit realiza aula de dança com banda ao vivo


A unidade Selfit Bernardo Vieira, em Piedade (Jaboatão dos Guararapes/PE), vai entrar no clima da folia no dia 12 de fevereiro de 2025, a partir das 19h, com o projeto "SD Ensaios de Carnaval". O evento traz aulas de dança especiais com coreografias dos principais hits do verão, acompanhadas por uma banda ao vivo, oferecendo uma experiência que une atividade física e energia carnavalesca. As inscrições são feitas pelo aplicativo da Selfit e as vagas são limitadas.

Os experts do Self Dance receberão as turmas nas salas MOVE das academias e, no repertório, o público vai curtir - e dançar - sucessos de artistas populares do Carnaval, como Ivete Sangalo, Léo Santana, Tony Sales e Parangolé. A dança é uma excelente alternativa para manter o corpo ativo, e, com a proximidade do Carnaval, queremos proporcionar aos nossos alunos uma experiência única de treino e diversão. Além de se exercitarem, eles poderão aprender coreografias que certamente farão sucesso nos dias de folia”, afirma Bianca D`Elia, coordenadora técnica da Selfit Academias.

 “A nossa expectativa é envolver ainda mais seus alunos no clima festivo, promovendo a saúde física e mental por meio de um ambiente carnavalesco e animado, com muito ritmo e diversão”, complementa D`Elia. A ação também será realizada em unidades da Selfit em Teresina (PI), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) entre os dias 12 e 18 de fevereiro.

Fecomércio Pernambuco lança estudo inédito sobre perspectivas e oportunidades econômicas para Jaboatão dos Guararapes


Durante o primeiro Fórum de Debates do ano em Jaboatão dos Guararapes, realizado na última quarta-feira (12), no Sesc Piedade, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco lançou o estudo inédito “Perspectivas e Oportunidades Econômicas para Jaboatão dos Guararapes”, elaborado pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan). A pesquisa aborda aspectos econômicos, demográficos, sociais e de infraestrutura do município, além de propor soluções estratégicas para impulsionar o crescimento sustentável da cidade e fortalecer os negócios locais. O evento contou com a participação de 120 pessoas e teve a parceria do Sebrae Pernambuco, Sesc PE, Sindicom Jaboatão e Prefeitura Municipal de Jaboatão do Guararapes. O diagnóstico foi apresentado pelos economistas da Ceplan Tania Bacelar e Valdeci Monteiro.

Segundo Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, o estudo abrange a evolução recente das principais atividades econômicas do território e os desafios enfrentados para o seu desenvolvimento, fazendo um balanço das iniciativas públicas e privadas em curso. “Com esse documento, empresas privadas e o governo podem ter acesso a diretrizes, estratégias e propostas de iniciativas que evidenciam os desafios e as oportunidades únicas enfrentadas pela região”, afirmou Peixoto.

O estudo mapeia os desafios estruturais que o município de Jaboatão dos Guararapes enfrenta, como a necessidade de melhorias em infraestrutura e serviços públicos, e aponta as potencialidades da cidade, como o comércio, a logística e o setor de serviços. “A economia de Jaboatão representa 13% da Região Metropolitana do Recife e 7% de Pernambuco, o que não é pouco. Isso tem um peso econômico importante. Agora, do ponto de vista da dinâmica, nós apresentamos um gráfico para mostrar como Jaboatão e o Brasil são parecidos no quesito de crescimento”, apontou a economista Tania Bacelar em sua apresentação.

Após a palestra e explanação sobre o estudo, o presidente Bernardo Peixoto entregou o documento em mãos ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes de Jaboatão, Roberto Abreu e Lima, que, na ocasião, representou o prefeito do município, Mano Medeiros. “Poder receber esse diagnóstico sobre os potenciais econômicos do nosso município é tudo o que gostaríamos neste início de jornada, nesse início de segundo mandato. Poder absorver tudo o que esse estudo oferece será de uma riqueza e de uma utilidade sem precedentes. Poderemos nos debruçar e fazer um casamento com os nossos planos, o plano de governo do prefeito, e avançar cada vez mais para fazer de Jaboatão um município com indicadores socioeconômicos bem melhores”, relatou o secretário.

Todos os participantes receberam o estudo inédito. A administradora Maria Juliana considerou de grande importância para o seu trabalho ter acesso a dados como os apresentados no material. “O estudo apresenta alguns insights sobre Jaboatão, que realmente não tínhamos ideia sobre a expansão do nosso município. Foi bastante relevante saber o quanto podemos aproveitar cada espaço do município”, apontou.

Para Sérgio Emílio, da KLA Educação Empresarial, o sentimento foi o mesmo. “A palestra e o lançamento do estudo são de super importância para os empresários de Jaboatão dos Guararapes. Nele, podemos observar o momento atual da cidade e as principais tendências para o futuro. Então, muitas oportunidades estão surgindo, e é muito importante que os empresários da região, assim como a população como um todo, possam estar atentos a esses movimentos para que possamos aproveitar o máximo”, destacou.


 

Cultura e imaginação em destaque com lançamento e oficina literária


No dia 15 de janeiro, a Livraria do Jardim será palco de dois eventos literários imperdíveis que prometem movimentar o cenário cultural local. O primeiro é o lançamento do livro "Tudo sob controle", da escritora Daniele Rangel, seguido da oficina infantil "Uma leitura encenada", conduzida por Carlos Seixas.

A programação tem início às 10h, com o lançamento do livro "Tudo sob controle". A obra será apresentada em um bate-papo mediado pela escritora e professora Adriana Freitas, proporcionando ao público uma imersão no universo literário de Daniele Rangel. Durante a conversa, temas sobre o processo criativo, desafios da escrita e os bastidores da obra serão abordados, oferecendo uma experiência enriquecedora para os participantes.

Logo após, às 11h, o público infantil poderá participar da oficina literária "Uma leitura encenada", conduzida pelo autor Carlos Seixas, de "O nome você inventa". A atividade terá como foco a interpretação textual e o uso da performance para a construção de significados literários, incentivando a criatividade e a expressão artística das crianças. A mediação será feita por Daniele Rangel, garantindo uma interação dinâmica entre autor e leitores mirins.

Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados. A Livraria do Jardim convida leitores, escritores e entusiastas a vivenciarem um dia de literatura e interação com os autores. 

Para mais informações, entre em contato com a Livraria do Jardim pelo Instagram oficial da livraria: @livrariadojardim e confirme sua presença através do link disponível no Sympla, https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-tudo-sob-controle-e-oficina-literaria-uma-leitura-encenada/2825354.

*Serviço:*
📅 *Data:* 15 de janeiro
📍 *Local:* Livraria do Jardim
🕙 *Horário:*
10h: Lançamento do livro "Tudo sob controle", com Daniele Rangel e mediação de Adriana Freitas
11h: Oficina literária infantil "Uma leitura encenada", com Carlos Seixas e mediação de Daniele Rangel
🎟 *Entrada:* Gratuita

Empetur viabiliza edição filantrópica de 75 anos do Bal Masqué 2025


Bal Masqué 2025 está em contagem regressiva para sua edição que celebra 75 anos, que é marcada pelo caráter filantrópico, com o fundamental apoio do Governo de Pernambuco, através da Empetur. Desta forma, 100% da renda dos ingressos sociais será destinada a três instituições beneficentes de Pernambuco: o NACC (Núcleo de Apoio à Criança com Câncer), o Hospital do Câncer de Recife e a comunidade terapêutica SARAVIDA. 

Com sede em Recife, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) é uma instituição que oferece suporte a crianças e adolescentes em tratamento oncológico, garantindo assistência social, hospedagem e alimentação para pacientes e seus familiares. Atuando assim desde 1985, a organização tem promovido acolhimento e qualidade de vida para quem enfrenta a doença. O Hospital do Câncer de Recife é outra grande referência no tratamento oncológico em Pernambuco, oferecendo atendimento especializado a pacientes de todas as idades. A unidade conta com equipes multidisciplinares, tecnologia avançada e serviços que vão desde o diagnóstico precoce até terapias como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, garantindo assistência integral aos pacientes.

Já o SARAVIDA é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2003, que oferece cuidado gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco na prevenção e no tratamento da dependência química. Desde sua fundação, já beneficiou indiretamente mais de 90 mil pessoas, acolhendo 17.080 indivíduos em comunidades terapêuticas e prestando assistência a 10.598 famílias. Com uma média de 2.058 atendimentos mensais no Centro de Apoio Psicossocial (CAP), a instituição atua no acolhimento e prevenção de jovens e adultos e seus familiares.

Por isso, a viabilização pelo Governo de Pernambuco desta celebração de mais de 7 décadas da festa, acontece neste sábado (dia 15.02), chega repleta de significação com a homenagem ainda a grandes nomes do estado, que contribuíram em diversas áreas. Um dos eventos mais tradicionais do Carnaval pernambucano, o Bal Masqué tomará o tema "A Cultura do Mestre Vitalino de Caruaru" em seu layout no baile em reconhecimento à obra do renomado artesão, ícone da arte figurativa em barro e símbolo da cultura popular do Agreste pernambucano. 

A programação mantém os tradicionais Desfile de Máscaras e Fantasias e o concurso Garota Bal Masqué, reunindo personalidades do estado entre os jurados, como a governadora Raquel Lyra. Outro destaque especial desta edição será a homenagem a 75 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Pernambuco, agraciadas com a Medalha Burle Max. Entre os homenageados, estão nomes de relevância na política, na cultura, no jornalismo e no setor empresarial, como o arquiteto Carlos Augusto Lyra, a produtora cultural Dora Dimenstein, o comunicador Geraldo Freire, a jornalista Terezinha Nunes, o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro, entre outros.

A programação musical reflete essa fusão de tradição e modernidade, trazendo nomes consagrados como Priscila Senna, a “Musa do Brega”; Almir Rouche, grande representante do frevo; a banda Garota Nacional, que fará a abertura da noite com releituras de clássicos carnavalescos; e a Orquestra Delírios do Samba, garantindo a animação da festa. 

Os ingressos para a festa ainda estão à venda e oferecem diferentes opções de acesso: R$ 85,00 (meia-entrada individual), R$ 105,00 (ingresso social) e R$ 170,00 (inteira individual). As vendas estão disponíveis na plataforma Bilheteria Digital, e vale destacar que 70% da capacidade do evento será destinada à venda de ingressos sociais, reforçando o compromisso do Bal Masqué com a democratização do acesso à cultura.

*SERVIÇO: 
Bal Masqué 2025 – Jubileu de Diamante
*Dia: 15 de fevereiro de 2025 (sábado)
Horário: a partir das 19h 
Onde: Clube Internacional do Recife