sábado, 11 de outubro de 2014

Saneamento Básico na escola

Jovens e crianças da rede pública de ensino estão aprendendo sobre meio ambiente e a importância e o bom uso de um sistema de esgotamento sanitário. A ação faz parte do projeto Missão Ambiental, desenvolvido pelo Programa Cidade Saneada, parceria entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Odebrecht Ambiental, e é voltada para alunos de escolas das redes municipal e estadual da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, a empresa vem intensificando os trabalhos de educação sanitária na RMR desde a implantação do Programa Cidade Saneada. “Queremos conscientizar os estudantes, os nossos clientes do futuro, sobre os benefícios dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para saúde da sua família. Queremos essa geração colaborando na preservação dos atuais e novos sistemas que serão implantados”, afirmou Barretto.

Diversas ações, como oficinas, apresentação de filmes e jogos educativos, são realizadas com os alunos ao longo de uma semana. “Os jovens conseguem construir conhecimento na área de educação ambiental e transmitem o aprendizado para a comunidade”, explica Pedro Leão, diretor presidente da Odebrecht Ambiental. Nas visitas, cada turma é apadrinhada por um professor da instituição, que participa de todas as atividades juntamente com os alunos para dar continuidade em discussões posteriores em sala de aula.

Dos dias 13 a 20 de outubro, a Escola Municipal Pais e Filhos, localizada na Comunidade Dancing Days, no bairro da Imbiribeira, receberá o projeto. As turmas do 1º ao 5º ano serão contempladas com o Missão Ambiental durante esta semana. Ao final da ação, os alunos do 5º ano farão um plantio de 25 mudas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do local. Cada muda plantada receberá uma plaquinha identificando o nome da espécie e o nome do aluno que fez o plantio.

As ações iniciaram em fevereiro deste ano, já tendo atingido mais de 2.600 alunos em 16 escolas da RMR. As escolas são escolhidas em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e Estadual, em comunidades que apresentem problema de esgotamento sanitário, a fim de que os jovens coloquem em prática os conhecimentos adquiridos com o programa.

CIDADE SANEADA – O Programa Cidade Saneada é uma parceria público-privada firmada entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental para a operação, manutenção, recuperação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana, na Mata Norte do estado. Serão investidos R$ 4,5 bilhões para que, em 12 anos, o índice de coleta de esgoto ultrapasse 90% - atualmente, o número é de 30% - com 100% de tratamento para todo o efluente coletado.

Agenda do Missão Ambiental na Escola Pais e Filhos em Dancing Days:

Dia 13.10.14 – Cine Ambiental (Público: Grupo 5, 1º ano e 2º ano);
Dia 14.10.14 – Quiz Kids (Público: 3º anos A e B);
Dia 16.10.14 – A Forca (Público: 4º anos A e B);
Dia 17.10.14 – Oficina com material reutilizável (Público: 5º ano A);
Dia 20.10.14 – Plantio de mudas (Público: 5º ano B)

As atividades iniciam diariamente às 9h30

Imprensa Compesa

Mudanças climáticas e recursos hídricos em debate

Temas como os extremos climáticos no Brasil, tecnologias que captam em 3D para uso da geografia e da climatologia, impactos no microclima mediante alterações na cobertura vegetal estarão em discussão, nos dias 30 e 31 de outubro, no VI Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, realizado simultaneamente com o III Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade. A promoção dos eventos é do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)/Unidade de Geoinformação (Ugeo) e da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Departamento de Ciências Geográficas/Laboratório de Geoprocessamento e Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Sergeo. Os eventos acontecerão na sede do Itep, no Recife (PE). 
No primeiro dia dos eventos (30), haverá a palestra “Os Extremos Climáticos no Brasil sob a Luz da Ciência do Clima”, com o Marcos Barbosa Sanches, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A programação está disponível no site do Itep em:http://www.itep.br/index.php/vi-wmcrh/programacao . 
O objetivo é promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e interessados pelos temas de mudanças climáticas e biodiversidade. Também servirão como oportunidade de divulgação de trabalhos técnico-científicos e de interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos. 
Entre os participantes estarão profissionais e pesquisadores nas áreas de ciências humanas e da atmosfera, hidrologia e meio ambiente, funcionários, docentes, técnicos, estudantes e público em geral do nosso país e da comunidade internacional, interessados em contribuir com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos naturais e das vulnerabilidades. 
Também atuarão como palestrantes docentes e pesquisadores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Embrapa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidae Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal de Sergipe (UFSE). 
Entre os temas abordados estão: Influência da Meteorologia na Concentração do Poluente Atmosférico Monóxido de Carbono no Estado de Pernambuco; Impactos no Microclima mediante Alterações na Cobertura Vegetal; Balanço Hídrico em Bacias Hidrográficas do Semiárido Brasileiro usando dados de Sensoriamento Remoto; e Captação de Água de Chuva: proposição de um sistema de indicadores de avaliação de sustentabilidade do Programa Cisternas Rurais. 
Também haverá mesas-redondas, sessões orais, sessões pôster e três minicursos: Índices Climáticos e Análises de Ondeletas Aplicadas à Climatologia, com a professora Djane Fonseca da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri; Estatística básica aplicada aos sistemas ambientais, com o professor Paulo Sérgio Lúcio, da UFRN; e Introdução ao ArcGIS 10, com a engenheira cartógrafa Vanessa Maranhão, da Unidade de Geoinformação do Itep. Os minicursos ocorrerão no horário das 18h às 22h e custam R$ 60,00 cada um. 
A coordenação geral está a cargo das professoras Josiclêda Domiciano Galvíncio (UFPE) e Werônica Meira de Souza (UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns).

Mais informações
Itep – Unidade de Geoinformação
(81) 3183.4347
Serge/UFPE
CFCH - 6° andar - Sala 609/Telefone: (81) 2126.7375.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Muito além das quadras

Os Jogos Escolares de Pernambuco seguem até o dia 01 de novembro, com as finais de
futsal e vôlei programadas para o domingo (12), nas cidades do Recife e
Arcoverde, respectivamente. A partir de sábado (11), começam as
competições de handebol e segunda-feira (13) as de basquete, sendo a primeira na cidade sertaneja e a segunda na capital. Já o futebol será de 28 de outubro a 01 de novembro em Arcoverde. As equipes vencedoras disputarão a fase
Nacional, em João Pessoa (PB), de 6 a 15 de novembro.
A etapa infantil do projeto conta com a participação de 159 escolas, sendo 126 da rede pública de ensino, e 1.848 atletas, destes 1.462 alunos oriundos de escolas públicas, todos com idade entre 15 e 17 anos. Nas duas cidades, os atletas têm à disposição rede
hoteleira, estrutura alimentícia e transporte da melhor qualidade. Tudo pago com recursos do Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esportes.
“Toda essa experiência tem sido única. Nunca tinha saído para jogar noutra cidade. E cada vez que não jogamos, ficamos dando força
para um time que fizemos amizade", disse Mauro Celso, 16 anos, da escola
Sebastião Tiago, em Tabira. Para Eliakim George, professor de Mauro, a experiência nos Jogos vai além das competições esportivas, proporcionando oportunidades de convivência e crescimento pessoal para os jovens. "Eu acho que é uma oportunidade
maravilhosa que o Estado oferece. Tornar os meninos atletas e cidadãos.
Cada um deles trabalham a cooperação e a cumplicidade quando
estão em quadra e fora dela", conta.
Nas áreas de convivência, o intercâmbio cultural entre os atletas se
fortalece. Apesar da tensão das competições, a delegação de Nazaré da
Mata, por exemplo, trouxe um pouco de sua cultura para animar as refeições dos atletas.
A equipe, além de mandar bem no futsal, também é craque na ciranda e no
maracatu. 
Os Jogos também dão oportunidade para os atletas seguirem carreira depois que as competições acabam. Como foi o caso de Henrique
Ramos, 37 anos, cuja vida mudou depois do seu primeiro Jogos
Escolares, quando tinha 11 anos. "Depois que participei, consegui bolsa para
jogar pelo Colégio Decisão", conta o ex-jogador, que já rodou o
Brasil e a Europa, jogando futsal. Já foi do Náutico, Santa Cruz,
passou por países como Espanha, Qatar, Rússia e Azerbaijão, até
terminar sua carreira no Central, onde esteve até 2014. 
Hoje, Henrique trabalha na coordenação dos Jogos, pelo Núcleo da
Cidadania, instituição responsável pela execução do programa estadual. "Eu diria para os meninos aproveitarem ao máximo a estrutura que
estão tendo hoje nos Jogos. E se entregarem mesmo. É um projeto muito
bom, que te leva para longe das drogas e te dá muitas oportunidades",
aconselha Henrique.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Linha 2450 – Camaragibe (Centro) passa a operar exclusivamente com BRT

A partir dessa segunda-feira (13/10) a linha 2450 – Camaragibe (Centro) passará a circular exclusivamente com veículos BRT. A ação é mais um passo para a implantação total do Corredor Leste/Oeste, com previsão até o final do ano. Devido à mudança, a linha 2480 – Camaragibe/Derby terá acréscimo de cinco veículo na operação e passa a circular com 15 BRTs, realizando 97 viagens e com intervalo de sete minutos no horário de pico. A linha 2450 continua operando com 18 veículos e realizando 119 viagens por dia, com o mesmo intervalo de sete minutos.

As linhas do Via Livre têm origem no Terminal Integrado de Camaragibe e seguem para a Praça do Derby e para a Av. Guararapes, no centro, atendendo todas as dez estações em funcionamento do corredor, sendo elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 

Com a novidade, os usuários moradores do município de Camaragibe, com destino ao centro do Recife, continuam com as opções de deslocamento por integração temporal ou pelas linhas que seguem direto para o Centro do Recife, sendo elas: 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07. 

Para a integração temporal, o usuário dispõe das seguintes linhas: 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, 2460 – TI Camaragibe (Príncipe) e 2469 – TI Camaragibe/CDU que realizam integração temporal com as linhas 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07 e com todas as estações de BRT do Leste/Oeste. A operação funciona tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. Ou seja, o usuário que quiser utilizar o BRT pode pegar uma das linhas citadas acima, descer na Caxangá e embarcar em qualquer uma das estações de BRT do corredor e seguir nas linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado em suas linhas de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158. 


Imprensa Grande Recife

A partir de hoje, praia sem barreiras de acessibilidade

A prefeitura do Ipojuca,  através da Secretaria de Turismo (Setuc), em parceria com o Governo do Estado retoma neste sábado (11), o projeto de acessibilidade “Praia Sem Barreiras”. A programação vai ampliar e intensificar as ações em prol das pessoas com deficiência. 
De acordo com o assessor da Setuc responsável pela acessibilidade, Moisés Francisco de Barros, será disponibilizado todo o equipamento para atender da melhor forma as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.” Estaremos com nosso apoio oferecendo equipamentos adaptados de praia, cadeiras anfíbias, monitores e com os serviços terceirizados de mergulho e passeio de jangada”, reforçou o gestor.
O projeto de acessibilidade que faz parte do programa “Turismo Acessível” estará neste sábado com equipe técnica a partir das 8h30 na Praça das Piscinas Naturais em Porto de Galinhas. Todos os participantes, da Região Metropolitana do Recife (RMR), serão acompanhados por profissionais qualificados.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Itep oferece análise obrigatória de caracterização de resíduos sólidos‏

Cerca de dez mil toneladas de lixo são produzidas diariamente em Pernambuco segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A legislação brasileira determina que todo esse material deve ser tratado e destinado a locais adequados, como aterros sanitários. Para saber para onde o resíduo deve ser enviado é obrigatório realizar a análise de classificação e caracterização de resíduos sólidos, serviço que será oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) a partir desta segunda-feira (13). 
“Estamos aptos a examinar resíduos provenientes de atividades de origem agrícola, industrial, doméstica, hospitalar etc. O resultado da análise indicará o tipo de resíduo e, com essa informação, a empresa ou prefeitura poderá destiná-lo ao local correto”, explica a química industrial Catarina Andrade, do Itep, responsável técnica do Laboratório de Tecnologia Ambiental (Labtam), que realizará as análises dos resíduos. 
O novo serviço ofertado pelo Itep segue a norma ABNT NBR:10.004, que estabelece os critérios de classificação e caracterização dos resíduos sólidos, fornecendo subsídios para o gerenciamento desses rejeitos. “Os resíduos podem ser classificados em perigosos ou não perigosos, sendo este último dividido em inerte ou não inerte. Essa classificação é determinada através da avaliação de parâmetros orgânicos e inorgânicos presentes na amostra”, aponta Catarina Andrade.
LEGISLAÇÃO – De acordo com a legislação brasileira, o descarte de lixo sem tratamento adequado é proibido desde janeiro de 2014. A nova regra prevê a redução na geração de resíduos, incremento da reciclagem, eliminação dos lixões e destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Ainda segundo a lei, as prefeituras são responsáveis pela coleta e destinação dos resíduos domiciliares, comerciais e públicos enquanto os resíduos de serviços de saúde, industrial, de portos, aeroportos e terminais ferroviários e rodoviários, agrícolas e entulhos são de responsabilidade das empresas que os geraram.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco


Vitória Park Shopping neste dia das crianças

Para os pais que ainda não tiveram a oportunidade de comprar os presentes dos pequenos ou ainda não pensaram nas atividades para o dia, essa é a oportunidade. Na Praça de Eventos I, a Pk Net Play montou em parceria com o shopping um verdadeiro parque de diversão com brinquedos para a criançada de todas as idades. Entre as atrações mini roda gigante, mini carrossel, cama elástica e muito mais. 
Já na Praça de Eventos II a Cia Aprender disponibiliza mais de 600 títulos de livros infantis para toda a garotada. Além disso, um espaço de leitura com tapetes, mesinhas e pufes estará disponível. Para deixar o dia das crianças ainda mais especial, no dia 12 a Cia Aprender realizará uma contação de história para toda a garotada. Uma oportunidade para os pais que forem ao shopping poderem aproveitar esse dia com os filhos.
Os livros serão vendidos com valores entre R$ 5,00 e R$25,00. O Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão, funcionará em horário normal utilizado aos domingos no próximo dia 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. O centro de compras estará aberto a partir das 12h em todo mall, encerrando as atividades às 20h e das 12h às 21h na praça de alimentação.
SERVIÇO:
Horário de funcionamento - Feriado do próximo dia 12
Quando: 12 de outubro (Domingo)
Horário: 12 às 20h - Mall
12 às 21h - Praça de alimentação

Aprendendo a Torcer chega a Arcoverde e aos estádios

O projeto Aprendendo a Torcer chega às escolas do interior do Estado na terça (14). A ação aproveita que os Jogos Escolares de Pernambuco estão animando a cidade de Arcoverde para apresentar o projeto também nas áreas de convivência dos atletas. Às 8h, alunos de escolas públicas do município irão assistir à apresentação de teatro, dança e música, no Esporte Clube de Arcoverde. Em seguida mais duas apresentações irão ocorrer na cidade. Uma, às 10h, e outra às 13h, ambas na Escola Estadual Monsenhor José Kerlle.
Trata-se de um esquete de teatro apresentada pela Cia. As de Teatro e do duelo entre MCs Gênio e Long, além da discotecagem do DJ Big. A apresentação é toda inspirada nas cartilhas do projeto, idealizada por Marcelo Cavalcante e ilustrada pelo cartunista Humberto Araújo.
No sábado (18), vai acontecer o segundo momento do Aprendendo a Torcer. O programa vai levar mensagens de paz diretamente aos estádios de futebol, durante o Campeonato Brasileiro. A visita contará com carros de som, rodas de hip hop, adesivaço e distribuição de bottons nos dias de jogos emblemáticos. O primeiro estádio a ser visitado será o Estádio José do Rego Maciel, durante a disputa de Santa Cruz (PE) contra Vasco da Gama (RJ).
No dia 08 de novembro, a ação vai para Arena Pernambuco, no jogo de Náutico e Santa Cruz. No domingo (7/12) é a vez do Estádio da Ilha do Retiro, durante a competição entre o Sport e São Paulo.  Em paralelo às atividades de campo nos estádios, o Aprendendo a Torcer também fará muro de grafitagem em locais ainda a serem divulgados, nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro. Além dos dias 6, 7, 13 e 14 de novembro deste ano.
 Secretaria de Esportes de Pernambuco

Chuvas em cidades do Agreste

O inverno no Agreste  é de maio a julho, mas as chuvas atípicas registradas nos últimos meses trouxeram alívio para quatro cidades da região abastecidas pela Barragem do Prata. As cidades de Altinho, Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba estão recebendo água todos os dias, sem rodízio, em virtude do bom nível do manancial, que está hoje com 84,5% de sua capacidade de acumulação, que é de 42 milhões de metros cúbicos de água. Além dessas cidades, a Barragem do Prata também contribui de forma significativa para o abastecimento de Caruaru, o maior município da região. Segundo a superintendente do Agreste, Nyadja Menezes, este é o maior nível do Prata desde 2012, tendo em vista a seca nos últimos anos na região.

Em abril deste ano, a Barragem do Prata estava com apenas 40,77% da sua capacidade. O reservatório, que fica na cidade de São Joaquim do Monte, começou a elevar o nível no mês de maio e, até o mês de setembro, estava com 73%. De acordo com Nyadja Menezes, o percentual de 84,5% do Prata irá garantir uma distribuição de água tranquila para as quatro cidades até o próximo inverno. “Nos últimos três anos têm chovido abaixo da média histórica na região da Barragem do Prata. As precipitações dos últimos meses foram muito importantes para a recuperação do manancial”, fala Nyadja.

Imprensa Compesa

Hoje tem Estação Criança em Ipojuca

O distrito de Camela recebe, neste sábado (11), o Estação Criança ano II, uma promoção da Prefeitura do Ipojuca com o objetivo de levar muita diversão e informação para a garotada no mês que é dedicado a elas. Na programação atividades recreativas, culturais e esportivas, além de lanches.
A criançada vai curtir contação de estórias, teatrinhos, oficina de pintura de rosto, jogos recreativos, além de judô, karatê, piscina de bolas, rapel e pula pula, além de cineminha na Praça e a presença de recreadores educativos. Estação Criança II também vai oferecer feirinha de artesanato e apresentação de grupos culturais. No dia 19, o Estação Criança será em Ipojuca-Sede e no dia 25, no distrito de Nossa Senhora do Ò, iniciando a partir das 14h e se estenderão até às 20h.
A Estação Criança II também vai oferecer uma série de atividades socioeducativas divididas em tendas temáticas, são elas, Estação Esportiva, Caminhos das Letras, das Artes e Sustentabilidade. O evento da gestão municipal com a coordenação do Programa Mãe Coruja do Ipojuca conta com o apoio das secretarias de Educação, Turismo e Cultura, Bem Estar Social, Meio Ambiente, da Mulher, Saúde, Infraestrutura, Juventude e Esportes, Comunicação e Defesa Social.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Hoje tem mutirão veterinário no bairro de São José

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco - CRMV-PE está apoiando a Associação dos Amigos da Vila do Papelão - Avipa na realização do "Dia de Francisco", que acontecerá no dia 11/10/2014 na praça da Vila dos Motoristas no Bairro de São José das 09hs às 15hs, um evento beneficente que tem como objetivo realizar atendimentos médico veterinários gratuito. 
            Na ocasião as famílias e seus animais de estimação poderão contar com consultas nas mais diversas especialidades da medicina veterinária, como cardiologia, odontologia, ultrassonografia, dermatologia e outras. Além de orientação alimentar, palestras de bem-estar animal, posse responsável, cadastramento dos animais da população atendida para futuras esterilizações e controle populacional dos mesmos.  
            O "Dia de Francisco" comemora os 10 anos de atividade do projeto na comunidade do coque, onde a associação busca promover a conscientização e o sentido de convivência, respeito e ética entre os seres humanos e os animais. As ações de saúde pública na comunidade do Coque vão desde o atendimento clínico terapêutico/preventivo, quanto o de cuidados contínuos, das populações de cães e gatos, domiciliados e semi-domiciliados da região. 
Realizamos também, o cadastro e esterilização desses animais visando a qualidade de vida dos mesmos, o estímulo a posse responsável e a reprodução indiscriminada, além da questão da transmissão de doenças, as chamadas zoonoses. Até o momento foram beneficiados mais de 150 animais, entre cães e gatos e suas respectivas famílias.
Conselho Regional de Medicina Veterinária/PE

Médicos de Cuba vão para a África tratar do vírus Ebola

O grupo de 62 médicos e 103 enfermeiros chegou ao país depois de passar por um treinamento em um hospital especializado em doenças tropicais em Havana.
"São 165 autoridades médicas, profissionais de saúde qualificados que estão aqui para nos ajudar na luta contra o ebola. Sabemos que precisamos de todos os cuidados de saúde e profissionais que pudermos obter", disse a vice-ministra da Saúde de Serra Leoa, Madina Rahman.
"Vamos trabalhar sem descanso e fazer tudo o que pudermos para evitar que esta doença continue levando vidas e se espalhe para outros continentes", disse Eydel Miguel Aguero, epidemiologista cubano.
Serra Leoa, junto com a Libéria, é uma das nações mais afetadas pela epidemia, que já infectou mais de 8 mil pessoas e matou mais de 4 mil.
E o país, como outros do oeste da África, também não conta com uma boa infraestrutura de saúde. Serra Leoa tem uma população de 6 milhões de pessoas, mas apenas 136 médicos, 1.017 enfermeiros e parteiras e 114 farmacêuticos, de acordo com o site do Serviço de Informações sobre Saúde e Desenvolvimento Humano e Social da África.
A ONG Save the Children informou que cinco novos casos de ebola são diagnosticados por hora em Serra Leoa, e não há leitos suficientes para os doentes.
A doença já matou 622 pessoas no país, segundo balanço de quarta-feira da Organização Mundial da Saúde.
Mais de 4 mil pessoas já morreram por conta da atual epidemia no oeste da África.
O envio de médicos cubanos vai se estender à Libéria e à Guiné, com outros 296 médicos e enfermeiros sendo enviados para ajudar no combate ao ebola assim que concluírem seu treinamento.
Esses dois países também foram profundamente afetados pela epidemia. A Libéria, por exemplo, tem uma população de 4,2 milhões de pessoas e apenas 51 médicos, 978 enfermeiros e parteiras e 269 farmacêuticos.
Médicos cubanos e de outras nacionalidades também atuam no Brasil no programa do governo federal Mais Médicos, que recrutou médicos estrangeiros para locais com necessidade urgente de profissionais.

Outras doenças avançam

O foco no combate à epidemia de ebola tem causado um efeito colateral: muitas pessoas dos países afetados não estão recebendo tratamento para outras doenças, como malária e sarampo - o que, segundo especialistas, está causando mais e mais mortes.
"É um círculo vicioso. Devido ao ebola, os casos de pessoas não tratadas com malária, cólera e sarampo aumentaram de forma significativa", disse à BBC Omary Sisay, especialista em avaliação de riscos de Serra Leoa.
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) fez observação semelhante em relação à Libéria, afirmando que a epidemia de ebola prejudicou muito os serviços de saúde para crianças, causando o fechamento de escolas e deixando milhares de crianças órfãs ou doentes.
"Crianças estão morrendo de sarampo e outras doenças que podem ser evitadas com vacinas, mulheres grávidas têm menos lugares para o parto seguro de seus bebês", afirmou o fundo em uma declaração.
O vírus do ebola se espalhou a partir da Guiné, que faz fronteira com Serra Leoa e Libéria. Mas a Guiné foi mais eficaz no combate à doença, pois tem mais recursos e um sistema de saúde "mais resistente", segundo Sisay.
Libéria e Serra Leoa foram mais prejudicadas pela epidemia. Os dois países ainda estavam se recuperando de guerras civis brutais ocorridas na década de 1990 e que devastaram a infraestrutura do país.
Outro país afetado pela doença foi a Nigéria, um dos mais ricos da África, que conseguiu conter o vírus trazido ao país por um funcionário público da Libéria que viajou em um voo comercial.
BBC Brasil

Africano internado na Fiocruz não está com ebola

O Ministério da Saúde informou na manhã deste sábado que o paciente Souleymane Bah, recém chegado da Guiné, não está com ebola, como autoridades sanitárias chegaram a suspeitar. Os exames, que deram resultado negativo, foram feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, referência número um no assunto no país. Um novo teste será realizado neste domingo, 48 horas após a coleta da primeira amostra de sangue, como determina o protocolo médico nesse caso. No entanto, as chances de um resultado diferente são consideradas remotas.

Segundo a pasta, o paciente está sem febre e seu estado de saúde é bom, mas ele seguirá internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, até que o resultado do segundo exame seja divulgado. Caso este também seja negativo, as 64 pessoas que tiveram contato com Bah em Cascavel (PR), de onde ele foi transferido na manhã de sexta-feira para o Rio, e estavam sob observação, deixarão de ser acompanhadas.

A segunda amostra de sangue também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará.

O guineano de 47 anos chegou ao Brasil via Marrocos e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em 19 de setembro. Ele foi atendido na última quinta-feira na UPA de Cascavel, às 17h45m, relatando febre, tosse e dor de garganta iniciadas dois dias antes, portanto no limite do período de incubação do ebola.
Em nota, o Ministério da Saúde esclareceu “que adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus. E adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento Sanitário Internacional”.
A epidemia de ebola já matou mais de 4 mil pessoas. Os países mais afetados são Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Jornal O Globo - RJ

Prêmio Nobel da Paz vai para paquistanesa Malala e indiano Satyarthi

O prêmio Nobel da Paz deste ano foi para a jovem paquistanesa Malala Yousafzay e para o indiano Kailash Satyarthi pelo trabalho na luta pelos direitos e pela direito à educação de adolescentes e crianças. Os nomes foram divulgado na manhã desta sexta-feira no site da instituição.
Satyarthi, de acordo com comitê que escolhe a distinção, mostrou grande coragem pessoal, na tradição de Gandhi, liberou várias formas de protestos pacíficos contra a exploração do trabalho infantil e também contribuiu para o desenvolvimento de convenções internacionais para o direito das crianças.
Malala, que tem 16 anos, lutou pelo direito das meninas à educação em uma região do Paquistão onde o talibã tem grande poder. Pelo ativismo, ela foi atacada e baleada na vila onde morava com a família. Foi hospitalizada e se recuperou na Grã-Bretanha, país que virou a base para a sua luta — heróica — pelo direito das mulheres.
Zero Hora - RS