segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Ramos quer promover choque de gestão


"Em 120 dias do meu governo o povo do Paulista já vai sentir sinais de uma vida melhor". Com essa afirmativa, o candidato a prefeito, Ramos (PSDB), abriu uma reunião, na noite desta segunda-feira (26/08), com moradores de Maranguape I. Ele quer promover um choque de gestão nos quatro primeiros meses de trabalho.

O tucano afirmou que vem se preparando há 20 anos para governar o município e tem convicção que vai ganhar a eleição. "Nós estamos prontos para administrar a Prefeitura e impedir o retorno da corrupção. E isso depende de todos vocês", declarou Ramos.

O encontro contou também com as participações do candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade (PSD), do vereador Eudes Farias (MDB) e dos líderes comunitários Hélio Galdino e Bira Alvim.

Instagram: @ramospaulista45

Fotos: Fabiano Alves

Efeito “Ozempic”: perda de peso acelerada afeta a aparência e a saúde da pele

 
Com a busca por medicamentos avançados como a semaglutida, cada vez mais pacientes relatam problemas como flacidez, rugas, opacidade e falta de viço, principalmente no rosto. Especialista da Wyden explica como isso acontece e dá dicas para prevenir ou minimizar esses efeitos
 
O progresso da ciência e o advento de medicamentos mais avançados como a semaglutida – vendida sob as marcas Ozempic, Wegovy ou Rybelsus, entre outras – ampliaram as opções de tratamento para quem busca combater a obesidade. Como qualquer remédio, esse também apresenta efeitos adversos, mas um em especial tem incomodado bastante quem faz uso desse recurso: o impacto na aparência e na saúde da pele, especialmente do rosto.

“Liberada em 2023 no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para prescrição nos casos de obesidade e diabetes, a semaglutida ficou famosa por proporcionar um emagrecimento potencialmente mais acelerado, mas recentemente observamos que crescem nos consultórios as queixas do que vem sendo chamado popularmente de rosto Ozempic”, destaca Alice Bella Lisbôa, professora dos cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética da Wyden. “São alterações faciais que incluem maior proeminência de rugas e flacidez da pele, especialmente na região das têmporas, no entorno dos olhos e na linha da mandíbula”.

Alice acrescenta que, embora seja associado comumente à semaglutida, esse é um efeito adverso da perda de peso acelerada em geral. “A diminuição da gordura subcutânea dá ao rosto e corpo esse aspecto mais caído, e muitas vezes a pele fica opaca e sem viço, com aumento de radicais livres e menos colágeno, o que acentua a flacidez. Podem ocorrer mudanças na textura e maior queda de cabelo também”.

A professora da Wyden explica que isso acontece porque o corpo entende a rápida perda de peso como uma emergência e ativa um sistema de defesa. “Nosso organismo começa a desativar recursos que não são fundamentais para a sobrevivência. Isso pode levar a pausas ou desregulação na produção e divisão das células do cabelo, das unhas e da pele, resultando em perda de cabelo, unhas quebradiças e perda de elasticidade na pele”, diz. “E como faz pouco tempo que a semaglutida vem sendo usada na população, ainda não se sabe se estes efeitos adversos são reversíveis ou não com o tempo”.

Prevenção e cuidados podem minimizar efeitos

Alice ressalta que, de forma geral, é importante manter hábitos saudáveis para prevenir esse e outros problemas ao longo do processo de emagrecimento. “Usar doses baixas do medicamento, sempre que possível, manter a ingestão regular de água para a hidratação dos tecidos e praticar atividades físicas, especialmente treinamentos de força, são importantes. Outra recomendação é uma dieta bem equilibrada, com muitas frutas e vegetais ricos em nutrientes e fibras, laticínios com baixo teor de gordura, grãos integrais e proteínas magras, que ajudam a preservar a massa muscular durante a perda de peso”.

A especialista da Wyden aponta ainda que os cuidados universais com a pele são recomendados para todos. “Isso inclui fazer uma limpeza e hidratação diária com os produtos indicados para seu tipo de pele, beber bastante água e se proteger da radiação solar. Vale para pessoas de todas as idades e gêneros”. 

Em complemento, a professora revela que alguns procedimentos estéticos podem colaborar para melhorar pontos que incomodam os pacientes. “Entre eles, há os preenchimentos dérmicos com ácido hialurônico ou estímulo de colágeno, cirurgias plásticas como lifting facial, lifting de pescoço e lifting de sobrancelha, além de procedimentos de contorno corporal, como abdominoplastia ou aumento de bumbum”, enumera. “Mas o importante é buscar a orientação de um profissional especializado e capacitado, que vai ajudar a orientar e indicar os melhores procedimentos para cada caso em particular”, conclui Alice.

Primeiro Torneio de Artes Marciais de Goiana


A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Esportes e Juventude, junto da Liga Desportiva de Goiana anunciou o *Primeiro Torneio de Artes Marciais de Goiana - PE*, que será realizado no dia 1º de setembro de 2024, na Quadra do Sesc Ler Goiana. O evento pretende reunir os atletas da cidade para uma competição de alto nível nas modalidades de Jiu Jitsu (exclusivo para alunos do projeto da Secretaria de Educação e Inovação), Judô e Taekwondo. Atletas a partir de 8 anos podem se inscrever para competir, com medalhas e troféus premiando os campeões.

O torneio é exclusivo para atletas goianenses e busca promover a valorização do esporte local. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 28 de agosto através do site da Prefeitura de Goiana ou pelo QR Code disponível no informativo oficial do evento. Para se inscrever, os competidores precisam apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

Este evento é uma oportunidade para os cidadãos prestigiarem os atletas e aprenderem mais sobre as artes marciais. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, garantindo um evento organizado e seguro para todos os participantes e espectadores. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esportes e Juventude, localizada na Av. Manoel Carlos de Mendonça, das 8h às 16h.

Para utilizar o QR Code, o cidadão só precisa abrir a câmera do celular e focar no código. Em seguida, será direcionado para uma página onde deve clicar em "Skip Advertisement" para realizar a inscrição.

**Detalhes do Evento:**
- **Data:** 01 de setembro de 2024
- **Abertura dos Portões:** 08:00
- **Local:** Quadra do Sesc Ler

**Inscrições:**  
[Link para inscrição](https://forms.gle/mgmtYxfS3czM3uDn6)

Maestro Spok participa de roda de conversa sobre Diálogos entre o Jazz e Frevo


A trajetória de Maestro Spok é tema de roda de conversa dentro da exposição ‘Dois países: A história compartilhada entre Pernambuco e os Estados Unidos’. O saxofonista e compositor vai debater sobre a conexão histórico-musical entre o “país Pernambuco” e a referida nação americana e como se deu essa interação. A ação, intitulada de Do Mississipi ao Capibaribe - encontros entre Recife, New Orleans, Frevo e Jazz”, é aberta ao público e acontece na próxima terça feira (27), às 18h30, no bairro dos Aflitos. É possível se inscrever pelo site https://shorturl.at/tG8Xc

A exposição, que está sendo promovida pela ABA Global Education, centro binacional Brasil-Estados Unidos, com apoio do Consulado Geral dos EUA em Recife e da Amcham/PE, segue aberta até o dia 31 de agosto. “Temos o objetivo de integrar as celebrações do bicentenário de relações entre o Brasil e os EUA, fazendo um recorte especial a partir de nosso estado/país Pernambuco e buscando expandir o conhecimento das pessoas acerca dessa história tão rica e pouco estudada”, afirma Danyelle Marina, diretora da ABA English Education.

Conteúdo - A partir da pesquisa do historiador Frederico Toscano e do trabalho da museóloga Rosélia Adriana Rocha, profissionais que integraram a equipe da ABA para essa exposição, o público poderá ver imagens, vídeos, objetos e entrevistas que traçam uma linha do tempo inédita entre essas nações que, mesmo depois de séculos de convivência, continuam fortemente ligadas. “Eventos como este estão no DNA da ABA, uma instituição de educação global, um centro binacional Brasil-Estados Unidos, que trabalha o inglês sempre fortalecendo aspectos culturais que estimulam o aprendizado de nossos alunos e de toda a comunidade pernambucana”, reforça Danyelle Marina.

Revivendo - “A história começa pela ida de uma colônia de judeus recifenses para Nova York no século 17, passa pela primeira representação diplomática estadunidense no Brasil, estabelecida na capital pernambucana no século 19, e segue pela instalação do comando de todas as operações dos Aliados na área do Atlântico Sul durante a Segunda Guerra Mundial, com a vinda da Quarta Frota Naval Americana ao Recife em 1942”, relata Frederico Toscano, pesquisador responsável pela exposição.

Também serão relembrados fatos como Joaquim Nabuco atuando como primeiro embaixador brasileiro em Washington e quando o educador Paulo Freire deu aulas em Harvard. Ao longo de sua história, Pernambuco foi o epicentro de restaurações, revoluções e revoltas diversas contra invasões estrangeiras e o despotismo político e em muitos momentos chegou a lutar lado a lado com parceiros americanos. A exposição segue com uma linha do tempo que vai até os dias atuais e também convida o público a imaginar o futuro desta relação.

Serviço:
Exposição - Dois Países a história compartilhada de Pernambuco e os EUA
Quando - Até 31.08 (confirmar horários disponíveis no sympla)
Onde: ABA Innovation, 2º andar – Av. Santos Dumont, 300, Aflitos
Como - Inscrições gratuitas através do Sympla (disponível na bio @estudenaaba) https://www.sympla.com.br/evento/dois-paises-a-historia-compartilhada-entre-pernambuco-e-estados-unidos/2529516

Jay Vaquer apresenta ‘Porradaria Frenética’ no Recife


No dia 06 de setembro, véspera de feriado, o Estelita Bar será palco do mais novo espetáculo do cantor e compositor Jay Vaquer: "Porradaria Frenética". Com ingressos que custam R$ 70 (pista) e R$ 120 (Full Experience), o show promete ser inesquecível para os fãs do artista, que ao longo da sua carreira já fez cinco shows no Recife, sendo o último em 2016.

Filho da cantora Jane Duboc e de Jay Anthony Vaquer, que foi guitarrista de Raul Seixas, Jay Vaquer é conhecido por suas letras profundas e arranjos complexos. Desde o início de sua carreira musical, nos anos 2000, Jay lançou álbuns aclamados como "Vendo a Mim Mesmo", "Você Não Me Conhece", “Canções de Exílio” e “Ecos do Acaso e Casos de Caos”, sendo esses dois últimos indicados ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”, em 2016 e 2018, respectivamente. Entre as canções de maiores sucessos estão "Cotidiano de um Casal Feliz", "A Falta que a Falta Faz" e "Pode Agradecer", que chegaram a ocupar o primeiro lugar das paradas de votação do público nos programas Disk e TOP 20 da MTV, conquistando uma legião de fãs. 

Jay Vaquer se destaca por suas performances ao vivo e pela inovação em seus shows, mantendo uma base de admiradores leais com suas apresentações enérgicas e emocionantes. Com "Porradaria Frenética", o artista promete uma experiência intensa em uma roupagem equivalente à força da banda, trazendo para esse formato de show mais “pesado” músicas que no disco contaram com instrumentos como piano e violino, e que nesta formação são apresentadas com guitarra, baixo e bateria.

Os fãs podem esperar um setlist especial que inclui tanto sucessos antigos quanto novidades do seu repertório. "Estou muito animado com a oportunidade de trazer o show 'Porradaria Frenética' para Recife. A energia do público pernambucano é sempre incrível, e eu estou ansioso para compartilhar com todos essa nova fase”, contou Jay Vaquer.

Aos fãs mais apaixonados, o espetáculo proporciona um momento único para uma experiência ainda mais especial com Jay. O ingresso Full Experience oferece ao público a oportunidade de assistir à passagem de som, participar de um bate-papo, e ainda tirar fotos com o cantor e sua banda, além de garantir a entrada para o show, que conta com abertura da banda recifense Lady Newton com seu rock alternativo. 


*Serviço*
Jay Vaquer apresenta ‘Porradaria Frenética’ no Recife
Data: 06 de setembro de 2024
Horário: a partir das 22h
Abertura: Banda Lady Newton
Local: Estelita Bar - Av. Saturnino de Brito, 385 - Cabanga, Recife - PE
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/evento/jayvaquer-recife
Valor: R$70 (Pista) e R$120 (Full Experience)

Últimos dias para curtir o parque imersivo Gexperience no RioMar Recife


O gexperience chega aos últimos dias da temporada no RioMar Recife. O circuito com mais de 15 atrações originais dos estúdios globo que promovem diversão, interação e gamificação para famílias e grupos de amigos, fica até essa quinta-feira, dia 29 de agosto, no espaço localizado no Piso L1, próximo ao Palato. Os ingressos custam a partir de R$ 7 e podem ser adquiridos pelo site gexperience.com.br ou na bilheteria física localizada na entrada do parque.

 A exposição conta com um ambiente de 350m² que foi estruturado para receber conteúdos da globo que abraçam desde crianças até adultos. A proposta do gex visa não só aproximar o público de cenários constantemente vistos pelas telinhas, mas fazer com que toda a família interaja com conteúdos e objetos originais da globo. 

As pessoas poderão, por exemplo, registrar momentos no cenário do que Que História é Essa Porchat?, sentir a emoção de ser um líder no BBB24 na sala fielmente reproduzida do programa, descobrir qual a música no Caldeirão com o Mion, cantar como se estivesse no The Masked Singer, mergulhar no game lúdico no espaço do Detetives do Prédio Azul e muito mais.

Serviço
Gexperience Recife
Ingressos: 
R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia).
Ingressos combo família: R$ 34 (até 5 pessoas) 
Assinantes globoplay e Clientes Claro: R$ 12
Período: 06 de julho a 29 de Agosto
Local: RioMar Recife, no Piso L1 - Próximo ao Palato
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 22h (última sessão às 21h), domingos e feriados das 12h às 21h (última sessão às 20h). 
Link para ingressos: https://www.gexperience.com.br/recife

Maria Arraes promove audiência pública pela regulamentação da Lei da Saúde Mental nas Empresas


A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) promove nesta terça-feira, às 9h, uma audiência pública para discutir a regulamentação da Lei nº 14.831. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 27 de março deste ano, a lei institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, certificação nacional para organizações que implementam políticas e práticas eficazes de promoção da saúde mental e bem-estar de seus trabalhadores. 

"Nosso mandato empenhou todos os esforços para garantir a aprovação deste novo marco legal em tempo recorde. O próximo passo da regulamentação é fundamental para a definição clara dos critérios de avaliação das empresas e a formação de uma comissão certificadora que deve ser nomeada pelo governo federal", afirma Maria Arraes. 

A parlamentar chama a atenção para dados alarmantes: entre as dez principais causas de afastamento do trabalho, cinco são relacionadas a transtornos mentais, de acordo com o Ministério da Previdência Social. O impacto da pandemia foi devastador, exacerbando o que já era um problema latente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 18 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade. Além disso, entre 2022 e 2023, os afastamentos por transtornos mentais aumentaram em 38%, levando à concessão de mais de 288 mil benefícios por incapacidade.

A audiência pública, que também conta com a solicitação da deputada Jack Rocha (PT-ES), será realizada no Anexo II, Plenário 05 da Câmara dos Deputados. Diversas autoridades e especialistas em saúde mental do setor público, iniciativa privada e sociedade civil já confirmaram presença. 

Os requisitos para a obtenção do certificado incluem a implementação de programas de apoio psicológico e psiquiátrico, capacitação de lideranças, combate à discriminação e ao assédio, e a promoção de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores. A certificação terá validade de dois anos e poderá ser utilizada pelas empresas em suas comunicações e materiais promocionais, destacando seu compromisso com a saúde mental dos funcionários.

Presidente da Sofitex Recife participa de sabatinas com prefeituráveis


O presidente do Softex Pernambuco, Yves Nogueira, participa, a partir de hoje, das sabatinas com os quatro candidatos líderes nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife: João Campos (PSB), Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (Psol). 

A sabatina é realizada por representantes da Assespro PE/PB, Seprope, Manguez.al, Porto Digital e Softex PE que integram o ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Pernambuco. O objetivo é saber dos candidatos quais as propostas para a área de TI e inovação, além dos planos de governos, aos desafios para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Recife. 

O primeiro candidato a ser ouvido é o atual prefeito da cidade, João Campos (PSB), que busca uma reeleição. Nesta terça-feira (dia 27) será a vez de Daniel Coelho (PSD), na quarta-feira (dia 28) será Gilson Machado (PL). Encerrando, a candidata Dani Portela (Psol) estará na segunda-feira (dia 2 de setembro). As sabatinas serão transmitidas sempre às 15h, ao vivo, pelo canal do Porto Digital no YouTube: https://www.youtube.com/portodigitalrec

Loja Bitsy lança coleção Verão 2025


Conforto e estilo. Essas são as palavras que melhor descrevem a tendência de moda primavera-verão 2025 para o público infanto-juvenil. Nunca antes a moda infantil esteve tão em sintonia com o mundo ao seu redor, misturando tradição e modernidade, consciência e estilo. De peças com aquele toque artesanal inconfundível até tecidos sustentáveis que refletem nosso compromisso com o futuro, há algo especial para todos. Entre as principais novidades babados, moda esportiva e listras. 

De olho nestas tendências, a empresária Kaline Alcântara, à frente da multimarcas Bitsy, especializada em roupas e calcados infanto-juvenil, lançou sua coleção de verão, intitulada Viralejo. Tecidos naturais, estampas exclusivas e alegres e modelagens amplas e confortáveis fazem parte das novidades para nova estação. “Estampas sempre foram a alma das nossas coleções e, nesta temporada, elas prometem ser ainda mais marcantes. Acreditamos que cada estampa deve ter um propósito, uma mensagem. E, através destes designs magníficos, queremos inspirar, educar e, claro, encantar nossos pequenos clientes e seus pais”, comenta a empresária. 

Segundo Kaline, a moda infantil primavera/verão 2025 não se trata apenas de seguir tendências e usar o que está na moda. É sobre transmitir valores, educar e inspirar nossos pequenos através das roupas que vestem. “Do artesanal ao sustentável, do tradicional ao inovador, cada peça tem uma história, uma mensagem. E na Bitsy, temos orgulho de ser parte dessa narrativa”, conclui.

Em porta a porta, Zé Almeida e Alípio Costa, são recebidos com carinho pela população de São Bento do Una


Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de São Bento do Una, Zé Almeida e Alípio Costa, cumpriram domingo de agenda política na Vila do Espírito Santo e no Sítio Tapuio ao lado da deputada estadual Débora Almeida e de vereadores apoiadores da chapa. Durante parte da manhã e início da tarde de ontem, os candidatos à prefeitura do município visitaram feirantes, comerciantes, além dos moradores da Vila do Espírito Santo, Zona Rural do município, e foram acompanhados durante todo o percurso por militantes e apoiadores locais dos candidatos. O porta a porta foi embalado pelos jingles da campanha e animaram quem passava pela vila. Também foram distribuídos materiais de campanha, como santinhos e adesivos.

Logo em seguida, Zé Almeida, Alípio Costa e Débora Almeida foram participar de um bate-papo, no Sítio Tapuio, Zona Rural da cidade. Ao chegar no local os candidatos foram recebidos com muita animação por seus apoiadores, que vinheram dos Sítios Malhada, Assentamento Luana, Caracol, Craíbras, Poço Doce, Campo Verde, Vila do Espírito Santo e Vila Pimenta.

No encontro, os vereadores presentes tiveram a oportunidade de falar sobre suas propostas. Também discursaram Débora Almeida e Alípio Costa. Bastante aplaudido por seus apoiadores, Zé Almeida falou sobre as ações na região para ajudar a população com problemas relacionados com aração de terra e abastecimento de água. Ao longo do discurso, o candidato a prefeito de São Bento do Una relembrou o período de seca que atingiu a região, em 2012.

 "Enfrentamos muitos anos de seca. Foram sete anos, e mesmo com essa dificuldade nunca deixamos de atuar quando as pessoas mais precisaram. Aramos terra, plantamos e colhemos. Tenho trabalhado todos esses vinte anos pela Zona Rural, construindo cisternas, trazendo água, mesmo sem ocupar um cargo público, porque minha prioridade sempre foi ajudar as pessoas. Peço o voto de confiança de vocês, para que eu e Alípio Costa, possamos trabalhar juntos por todo município", declarou Zé Almeida.

CRED: Amanda Kézya Felinto

HFN – Hotel & Food Nordeste abre credenciamento para 6ª edição


Está aberto o credenciamento para a sexta edição da HFN – Hotel & Food Nordeste, a principal feira do setor de hospitalidade e alimentação fora do lar da região e a segunda maior do país. O evento, que ocorre entre os dias 2 e 4 de outubro de 2024, das 14h às 21h, no Pernambuco Centro de Convenções, deverá reunir mais de 500 marcas expositoras, apresentando inovações e tendências para as empresas do setor. Em paralelo, o público também poderá conhecer os expositores da feira de varejo Super Mix 2024.

Com a expectativa de receber mais de 26 mil visitantes, a HFN se destaca por reunir uma vasta gama de fornecedores e compradores. Desde ingredientes e equipamentos até softwares e mobiliário, todos os segmentos da cadeia produtiva de hospedagem e food service estarão presentes. Hotéis, pousadas, resorts, restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos terão a oportunidade de se conectar com as marcas expositoras e realizar negócios.

De acordo com a diretora da feira Tatiana Menezes, os visitantes terão acesso a uma experiência rica em tendências, lançamentos e oportunidades de networking, ampliando suas perspectivas e fortalecendo vínculos profissionais. “A HFN vai além do evento físico, com uma estratégia de marketing digital que garante uma conexão contínua entre fornecedores e compradores ao longo do ano. Mas sabemos que o mercado está aquecido e na expectativa para a realização de mais uma edição da nossa feira, que hoje é a segunda maior do Brasil”, destaca.

O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20. Aproveite o cupom ‘CONVIDADOHFN_2024’ para garantir seu ingresso gratuito. 

A HFN é organizada pela ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e Insight Feiras & Negócios. O evento tem o patrocínio Ouro da Pan Cristal.
Para outras informações e credenciamento, visite o site oficial da feira https://hfne.com.br/ e aproveite as vantagens exclusivas do evento.

Consumo de Energia Elétrica em debate em Caruaru


A Fecoerpe - Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento de Pernambuco (Fecoerpe) tem como presidente Jurandi Araújo. Em audiencia na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ele explicou que o Estado é o único do Nordeste que ainda conta com esse tipo de entidade operando na área. Outros estados, após a privatização do Setor Elétrico, acabaram perdendo essa representatividade.


Confira a agenda desta terça (27) do candidato Odacy Amorim, em Petrolina


A agenda do candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, desta terça-feira (27), começa com uma
Panfletagem na Avenida principal do bairro São Gonçalo. 

A tarde, Odacy cumpre o cronograma de gravações do guia eleitoral. 

As atividades de campanha do dia encerram com uma caminhada com o time de Lula. Odacy, a vice Perpétua da Saúde e os candidatos da coligação Petrolina da Esperança abraçam os moradores do São Gonçalo.

Iquine confirma participação em feira e apresenta os últimos lançamentos em produtos para os visitantes

 
A Tintas Iquine participa da XIII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons), que acontece de 03 a 06 de setembro no Pernambuco Centro de Convenções, das 15h às 21h. Considerada a maior feira do segmento nas regiões Norte e Nordeste, a expectativa, baseada no histórico de edições, é que cerca de 25 mil pessoas circulem pelo evento, que é gratuito. Especialmente voltado para lojistas, distribuidores, construtores, engenheiros, arquitetos, especificadores, técnicos, empreiteiros, comerciários e representantes comerciais, o credenciamento é realizado antecipadamente através do site https://ficons.com.br/ ou no local, durante a feira.
 
A Iquine estará presente em um stand de 100m² assinado pela arquiteta Claudia Buchholz com o tema “50 anos de Brasilidades”, mote da campanha publicitária que comemora a marca comemorativa a sua fundação. A temática faz referência a criatividade, exuberância e diversidade que formam a identidade cultural brasileira, origem da qual a empresa se orgulha. De acordo com a Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine, Magaly Marinho, “Por sermos uma indústria genuinamente brasileira, nascida da história de um empreendedor brasileiro, trouxemos ao stand a campanha Brasilidades, homenageando a cultura e a identidade nacional que é diversificada e cheia de cores. Em cada região do país, encontramos diversas formas de expressão, o que resulta em múltiplos "Brasis" dentro de cada uma e isso é o que nos faz ser únicos”.
 
Considerada a maior indústria de tintas com capital 100% nacional, a Iquine reforça, também, os recentes lançamentos em produtos, que trazem inovações e soluções voltadas para projetos arquitetônicos. São três novos produtos no portfólio de efeitos e texturas: “Decoratto Cimento Queimado”, “Decoratto Naturalle” e “Decoratto Estrelado”. Além deles, dois produtos foram relançados com novas tecnologias e formulações: o “Decoratto Mármore” e o “Fachada Emborrachada”. “Para definir esses últimos lançamentos, a Iquine realizou pesquisas com arquitetos e especialistas do setor e se apoiou em levantamentos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafatti)”, explica Marinho.
 
A empresa oferece experiências aos visitantes através de conteúdos exclusivos como materiais gráficos, vídeos e mostras de aplicação. De acordo com Magaly Marinho, o stand está sendo pensado para levar ao público informações importantes acerca do universo de tintas como tipos de superfície em que se pode utilizar os produtos, diferentes tipos de acabamentos e texturas, além das principais características e atributos de cada linha. “Queremos levar para a Ficons nosso portfólio e soluções, além dessa atmosfera de orgulho e pertencimento que a Iquine tem por ser a maior indústria com capital 100% nacional”, conclui.
 
*SERVIÇO:*

*XIII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção*
*Quando?* de 03 a 06 de setembro
*Horário de funcionamento:* das 15h às 21h
*Onde?* Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda – PE)
*Mais informações:* https://ficons.com.br/

Saiba onde conseguir desconto de energia em troca de resíduos recicláveis, nesta semana


A Neoenergia Pernambuco preparou um esquema especial para recolher o máximo possível de resíduos por meio do Projeto Vale Luz, na Região Metropolitana do Recife. Até a próxima sexta-feira (30), a distribuidora vai visitar 13 comunidades com o atendimento itinerante. Além disso, vai recolher materiais recicláveis de 60 condomínios e atuará em 05 pontos fixos para receber os clientes interessados em trocar resíduos por descontos na conta de energia e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. As máquinas Retorna Machines estarão funcionando normalmente, mas com uma periodicidade menor para recolhimento dos materiais. A intenção é que todas as 09 máquinas trabalhem com a capacidade máxima todos os dias.

_“O Vale Luz é um dos projetos de eficiência energética mais exitosos na Neoenergia Pernambuco. As pessoas estão entendendo que precisam preservar o meio ambiente de forma ativa, e ainda podem ganhar o benefício do desconto na conta. Além do meio ambiente, a iniciativa ainda contribui com o uso eficiente da energia e com a economia doméstica dos nossos clientes. Muitas famílias no Estado não pagam energia há vários meses devido aos descontos concedidos pelo projeto_”, *afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.*

Todos os resíduos entregues pelos clientes ao Projeto Vale Luz são vendidos às indústrias. _“Nós funcionamos como operador logístico. Recebemos os resíduos, vendemos e concedemos o valor da venda como desconto diretamente na conta do cliente_”, *explica Artur.*

Além de garantir mais economia na conta, a ação estimula diretamente a descarbonização da economia e o uso racional dos recursos naturais, além de minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente em prol da economia de energia na ponta e da sustentabilidade.

Para participar, basta que o cliente separe os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar separados por tipo, limpos e secos, leve até o ponto de coleta e informe o código do cliente, presente no lado esquerdo do QRCode da conta de energia.

*MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ*

- PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos e caixas.

- PLÁSTICOS: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas).

- METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.

- VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados, nem ser de produtos químicos e médico-hospitalares).

- ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente).

- ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.

- BATERIAS: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.

*CONFIRA OS LOCAIS FIXOS DO VALE LUZ:*

Posto Arrecife: Av. Pres. Dutra, 451, Ibura, Recife (Segunda a Sábado).

Container Jaqueira: Praça Souto Filho, s/n - Jaqueira, Recife (Terça a Domingo).

Container Neoenergia Madalena: Rua Carlos Gomes, 50 - Madalena, Recife-PE. Ponto de Referência: Loja da Neoenergia (segunda a sexta).

Container Várzea: Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural.

Hiper Cordeiro Limoeiro: 449, PE-050, 295, Limoeiro (segunda a sábado).

*AUTOATENDIMENTO RETORNA MACHINE (APENAS LATAS E GARRAFAS DE ALUMÍNIO, PET, AÇO E TETRAPAK)*

Retorna Machine: Ferreira Costa - Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Ferreira Costa - Av. Mal. Mascarenhas Morais 2967, Recife-PE. (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Casa Zero - Rua Bom Jesus, 227 - Centro, Recife- PE. (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Shopping Camará - R. Manoel Hónorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe – PE (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Shopping Boa Vista - Rua do Giriquiti, 48 - Boa Vista, Recife – PE (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem, Recife - PE (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Shopping Patteo Olinda - R. Carmelita Muniz de Araújo, 225 - Casa Caiada, Olinda - PE – Piso L3 (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Shopping Rio Mar - Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE – Piso Térreo, próximo dos Correios (Horário de funcionamento local).

Retorna Machine: Shopping Guararapes - Av. Barreto de Menezes, 800 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na entrada D (Horário de funcionamento local).

Além dos pontos fixos e de autoatendimento, os clientes também podem contar com ações itinerantes disponíveis pela Neoenergia, especialmente para promover comodidade e flexibilidade na coleta de resíduos mais próximo da residência dos consumidores. Nesta semana, até a próxima sexta-feira (30), os bairros beneficiados serão Alto Santa Isabel, Aritana, Bola na Rede, Bomba do Hemetério, Camaragibe, Curado III, Curado IV, Ilha de Deus, Jardim Maranguape, Prazeres e na Tabajara. Para saber mais detalhes da programação semana, basta acessar o link abaixo.

*DESCONTOS*

O Projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco tem alcançado números históricos em 2024. Apenas no primeiro semestre deste ano, já foram recolhidas aproximadamente 550 toneladas de materiais recicláveis em troca de R$ 295.566,77 em desconto nas faturas. Além das 9 máquinas retorna machine espalhadas em vários locais da cidade, a iniciativa ainda conta com 05 pontos fixos de recolhimento e outros itinerantes pela Região Metropolitana do Recife. Nesses pontos, além de latinha de alumínio, PET e tetrapak, os clientes ainda podem entregar outros tipos de materiais.

Confira os locais itinerantes: https://www.neoenergia.com/documents/d/guest/programacao-vale-luz-pernambuco-agosto-2024

Dani Portela inicia a semana com Sabatinas e assinatura de Carta-compromisso


A segunda-feira (26) da candidata Dani Portela (PSOL/Rede) foi marcada pelas Sabatinas. No período da manhã, Dani participou da Sabatina da Rádio Maranata FM, onde foi entrevistada pelos apresentadores Wanderson Medeiros e Mardoqueu Silva. No período da tarde ela foi entrevistada pelo jornalista Jamildo Melo, para o Blog do Jamildo. Nos dois momentos, a candidata respondeu perguntas sobre temas como habitação, saúde, educação, mobilidade, entre outros. Em ambas as entrevistas, Dani destacou porque quer ser Prefeita do Recife. “Eu quero ser Prefeita do Recife porque desejo uma cidade boa para todo mundo. Hoje, a cidade não tem sido boa para algumas pessoas, em especial para população mais pobre. Recife não tem sido boa no campo da moradia, saúde e educação. Hoje, temos a cidade com maior déficit habitacional do Brasil, mais 71 mil famílias não têm onde morar.”, evidenciou a candidata.

Durante as sabatinas, Dani falou sobre a atual situação da saúde básica no Recife e destacou as reclamações que tem ouvido dos moradores dos bairros por onde anda. “A saúde é uma pauta que a gente escuta muitas reivindicações por onde andamos. Por mais que se amplie o horário de atendimento, ainda não resolve. Hoje, escutamos o povo dizer que há rodízios dentro dos postos. A gente sabe que a saúde sempre foi um gargalo na nossa cidade e essa questão não será resolvida imediatamente. Mas, o que tem acontecido na atual gestão, é a divulgação da ampliação básica de saúde, ampliando horário, mas o que temos ouvido nas ruas é que essa ampliação não significou aumento no número de atendimentos. Antes, a pessoa ia ao posto de saúde perto da sua casa e era atendida em qualquer horário, dentro do horário estabelecido de funcionamento. Mas agora tem acontecido rodízio: no horário das 7h às 14h, são atendidos os bairros A e B, das 14h às 19h, demais bairros. Então, se a pessoa sentir-se mal fora do horário de atendimento do seu bairro, ela não poderá ser atendida perto da sua casa. Eu tenho escutado a população dizer que, em Recife, agora tem que ter hora para adoecer.”, evidenciou.

A candidata também falou nas entrevistas sobre o problema da educação na cidade. “A educação vai ser sempre uma prioridade pra mim, como professora que sou. Eu conheço profundamente os problemas da educação no Recife. E hoje, um desses problemas é o da educação primária. A educação infantil, básica e creche. Muito se fala hoje em creche. É uma pauta importantíssima porque é direito das crianças, mas que também impacta diretamente na vida das mães, na maioria jovens que não conseguem voltar a estudar ou trabalhar porque não tem onde deixar o seu filho. Tem se falado em creches investindo na construção de prédios ou no modelo de parceria público-privada. É dinheiro público da educação sendo entregue à iniciativa privada para aumentar esse número de vagas. Muitos desses prédios estão lá, mas eu venho dizendo que o prédio sozinho não cuida de ninguém. É preciso investir nos profissionais de educação, nas professoras e professores, agentes escolares de educação especial, agentes de educação infantil, merendeiras, porteiros, toda uma comunidade escolar que na prática não se tem investimento em quem pisa no chão da escola. Exemplo, a educação hoje tem um piso salarial, ninguém pode receber menos que aquele valor, é uma conquista nacional. Existiam professores aqui no Recife, antes do piso, que recebiam menos de um salário mínimo. E infelizmente a prefeitura do Recife não tem valorizado as professoras e professores.”, ressaltou a candidata. 

Ao ser levantado o tema segurança pública municipal e a possibilidade de armar ou não a guarda, Dani Portela destacou a sua experiência no confronto a violência doméstica e que tem sido firme sobre o não armamento da guarda municipal. "Eu tenho mais de 25 anos de atuação no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres. Um tema muito sensível e que a patrulha Maria da Penha tem atuado nesse sentido. Mas acontece que esse debate de armar ou não a Guarda Municipal é um debate que acontece há décadas em vários municípios. E quando se fala em armar, é bom destacar que não seria necessário manter a guarda no todo. É armar parte do efetivo. Mas eu tenho falado sempre sobre eu ter feito parte de uma frente parlamentar em defesa da Guarda Municipal, enquanto fui vereadora do Recife. E nessa frente eu fui a única que mantive a posição contrária ao armamento. O discurso de armar é fácil, mas hoje temos uma guarda com o pior salário do país, que é extremamente precarizada. Hoje, como Deputada que sou, uma das nossas emendas foi a de investir na instalação de containers junto dos postos de patrulha. Esses guardas hoje não têm banheiro, onde tomar um copo d'água e nem onde se alimentar. Uma Guarda mal estruturada. A Guarda Municipal do Recife possui armamentos não letais e dia desses esses armamentos estavam faltando nos depósitos. Então, diante de todos esses problemas, achar que munir com arma de fogo vai resolver o problema da violência da cidade, não vai. Mais do que colocar uma arma nas mãos desses profissionais, é essencial primeiro valorizar. Estruturar carreira, dar condições de trabalho e no futuro discutir se arma ou não. A insegurança no Recife também é fruto das escolhas do Prefeito. O valor que a atual gestão tinha disponível para investir em segurança pública era de 16 milhões e foi investido apenas 7 milhões. Em compensação, o prefeito escolheu gastar 40 milhões em publicidade e propaganda.”, enfatizou. 

Com relação a mobilidade urbana, Dani destacou que Recife tem é o segundo pior trânsito do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. "Temos um tempo de espera enorme pelo transporte público, cerca de 30 a 45 minutos e maior tempo também de deslocamento. Tudo isso impacta consideravelmente na vida das pessoas, principalmente na vida dos trabalhadores que levam muito tempo para chegar ao trabalho e muitas vezes pegam dois transportes. Para não chegar atrasado aos compromissos, o recifense precisa sair de casa com mais de 1 hora de antecedência. E para resolver isso, vamos investir no transporte público. Eu acompanho a luta da categoria dos rodoviários de perto e sobre o Consórcio Grande Recife. O povo diz que é ruim, mas se fosse, as mesmas famílias não estariam controlando há décadas o transporte metropolitano da cidade. Eu sempre falo que é preciso abrir a caixa-preta desse Consórcio, porque ele é muito lucrativo. Mas é lucrativo para quem controla. Hoje, o cálculo do repasse que o estado faz ao Consórcio, é feito por número de passageiros. Sendo assim, quanto mais cheio estiverem os ônibus, mais os empresários vão lucrar. E há uma reivindicação histórica, desde 2013, para que esse cálculo passe a ser feito por viagem. Hoje, reduziram o número de ônibus, retiraram os cobradores e colocaram os motoristas para dirigir, cobrar, passar troco, ficar atento a assaltos dentro dos coletivos. E tudo isso destacando que nós temos uma das tarifas mais caras do Brasil. Olhando tudo isso, a minha proposta é implantar o Tarifa Zero Progressiva. Começar não cobrando passagens para jovens de 18 a 29 anos, que é o maior percentual de taxa de desempregados da cidade. Porque pagar quase 10 reais para ir e voltar a procura de emprego, para quem não está recebendo nada, esse valor faz uma grande diferença no final do mês. Muitos podem falar sobre o uso da bicicleta, mas quem mora na periferia não tem ciclofaixa ou nem vai para uma entrevista de emprego de bicicleta.”, lembrou.

Na área das Políticas Sociais, a candidata falou sobre não ser possível fingir que o Recife está bom, falando sobre a situação da população de rua, que dobrou nos últimos anos. “Você sai da sua casa e vê muita gente em situação de rua. A gente não pode olhar pra isso e fingir não ver o que está diante dos nossos olhos. São pessoas invisíveis para o estado e para as políticas públicas. Se você dialogar com essas pessoas, elas não têm nem documentação para dar entrada em um benefício social, porque perderam. São pessoas que poderiam estar cadastradas em um Bolsa Família do Governo Federal, no programa do Governo Estadual ou em programas de transferência de renda. Uma das propostas principais do nosso Programa de Governo é fortalecer o SUS e as redes de atenção de assistência social, criando um programa de transferência de renda para enfrentar a pobreza extrema. Hoje, existem alguns Centros Pop para população em situação de rua, mas não são suficientes. A situação de rua vai além de um espaço para a pessoa tomar um banho, se alimentar e sair. Tem a questão da dependência de drogas, que precisam ser tratadas como questões de políticas públicas.”, finalizou.

Prefeitura de Caruaru promove a 7ª edição do ETI Café - Vivências e Saberes


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), realizou, na última quinta (22) e sexta-feira (23), a 7ª edição do ETI Café - Vivências e Saberes.

Com o objetivo de aprimorar continuamente os respectivos Planos de Ação da Secretaria e das Escolas, o encontro visou realizar uma avaliação das ações desenvolvidas no 1° semestre das Escolas Integrais e projetar ações e soluções para o futuro (próximos 6 e 12 meses) a partir de perguntas provocadoras e temas propostos, organizados em um “cardápio” do ETI Café, que oferece tópicos a serem considerados no processo de reflexão e discussão.

“A metodologia utilizada durante o encontro permitiu a oferta e o compartilhamento de um café com os participantes. Ao mesmo tempo, promovemos um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional, além de um alto grau de interatividade entre gestores, professores e alunos participantes de mais uma edição”, detalhou o secretário da Seduc, Kaio Colaço.

*Fórum de Protagonismo*- A 7ª edição do ETI Café - Vivências e Saberes proporcionou aos estudantes um espaço para refletir e compartilhar as práticas que desenvolveram em suas escolas. O questionamento central foi: Quais foram as experiências bem-sucedidas em protagonismo que vivenciamos durante o primeiro semestre?

“Ficamos muito felizes com a nossa participação em mais uma edição. Minha turma desenvolveu uma apresentação de projetos voltados para a leitura, de que forma podemos motivar nossa escola a gostar mais de livros”, afirmou a estudante Clara Vitória.

Diego Cabral leva onda azul ao Alto Padre Cícero com grande caminhada no bairro Novo Carmelo


O candidato a prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), começou a semana superando a maratona da Carreata 10, que percorreu 15 quilômetros pelos bairros do município ontem (25), e levou a onda azul de sua campanha eleitoral do Alto Padre Cícero, no bairro Novo Carmelo, na tarde desta segunda-feira (26). 

"Cada vez mais, estamos sentindo que o povo está abraçando a nossa candidatura, as nossas ideias para uma cidade melhor, e essa receptividade nos dá mais coragem e ânimo. Eu agradeço a cada morador de cada bairro que visitamos por abrir as suas portas e nos receber com carinho e confiança. Vamos ganhar essa eleição, cuidar do nosso povo e transformar Camaragibe", disse Diego Cabral.

A caminhada começou em frente à Capela Nossa Senhora das Dores, no Alto Padre Cícero e desceu por ruas e travessas do bairro Novo Carmelo. Nas conversas com moradores e pequenos comerciantes, Diego e Débora foram bastante saudados e ouviram pedidos de melhorias. No final do ato político, os candidatos discursaram para os moradores e se comprometeram a buscar as soluções para as demandas localidade. 

O candidato estava acompanhado da candidata a vice-prefeita na coligação "Um novo tempo de trabalho" (Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, Psol, REDE, Solidariedade, AGIR e PMB), Comandante Débora (PT), e dos candidatos a vereador Professora Karla (PT), Val do Areeiro (Republicanos), Dengue do Bem (Republicanos), Cristiano Bezerra (Republicanos), Aline Fagundes (PT), Jefferson Chagas (MDB) Alex Monte (PMB), Larissa Lima (PV), Biatriz Santos (PSB) e Jatiassi Danilo (REDE). 

*Agenda -* Nesta terça-feira (27), a agenda de Diego Cabral segue com mais uma caminhada, desta vez no Alto da Boa Vista, a partir das 15h10, com a concentração na Praça do Cajá.

Pedro Campos faz giro pelo sertão pernambucano


SERRA TALHADA - Cumprindo agendas no sertão de Pernambuco nos dias 24 e 25, o deputado federal Pedro Campos esteve nas cidades de Bodocó, Ouricuri e Serra Talhada. O giro foi marcado por conversas com a população e encontros com diversas lideranças políticas da região. 

“O nosso mandato tem o compromisso de seguir junto ao lado do povo. É dessa forma que caminhamos: escutando a nossa gente e as lideranças políticas para aproximar as reais demandas da população da agenda legislativa, em Brasília”, afirmou Pedro.

Em Bodocó, o Pedro acompanhou o adesivaço com Nilson de Anchieta, atual presidente da Câmara Municipal da cidade, que postula recondução ao cargo de vereador. “Nilson tem uma atuação marcada por lutas que priorizam o povo que mais precisa. Seguimos ao seu lado e vamos conquistar mais vitórias para Bodocó”, afirmou. 

O giro no sertão do Araripe também foi marcado por encontro com o candidato a prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, e com os vereadores Silvando do Moraes e João Dias. Após a retirada da candidatura do empresário Tião do Gesso ao executivo municipal pelo Partido Socialista Brasileiro, o deputado federal seguiu orientação partidária e declarou apoio ao grupo liderado por Evilásio na cidade.

“O PSB seguirá lutando pela mudança em Araripina, agora pelo palanque liderado por Evilásio. Fizemos uma ampla escuta das nossas bases e essa decisão está alinhada com o cenário político estadual e nacional. Seguimos pelo caminho da coerência ao lado das forças de oposição do município”, afirmou Pedro.

As agendas terminaram em Serra Talhada, com encontro com Tércio Siqueira, ex-secretário municipal de relações institucionais da prefeitura de Serra Talhada, que disputa uma vaga na Câmara Municipal da cidade. “Tércio sempre foi uma voz ativa, trazendo ao nosso mandato muitas demandas dos serra-talhadenses. Juntos conseguimos trazer equipamentos, como uma retroescavadeira e uma nova ambulância para a cidade. Tenho certeza que, como vereador, ele irá construir ainda mais conquistas para o município”, afirmou Pedro.

No Sinduscon, Daniel Coelho defende entrega de 10 mil moradias e ampliação de áreas para verticalização no Recife


Para reduzir o déficit habitacional do Recife, o candidato a prefeito Daniel Coelho (PSD), pela coligação “Recife Levado a Sério” (PSD/PP/PODEMOS/Federação PSDB-CIDADANIA/PRD/MOBILIZA), propõe a entrega de 10 mil moradias e a ampliação das áreas permitidas para verticalização, especialmente na Zona Oeste. Ele aponta bairros como Tejipió, Sancho e Areias como áreas com potencial para expansão vertical, que atualmente enfrentam restrições. A proposta foi apresentada pelo candidato à prefeitura do Recife em sabatina promovida pelo Sinduscon e Ademi-PE, nesta segunda-feira (26).

Daniel também recebeu um documento de reivindicações do setor, que ressaltou a importância de reavaliar a política habitacional. O candidato afirmou que a verticalização dos imóveis gera renda, emprego e faz a economia girar. Daniel defendeu construções inteligentes de uso misto e sustentáveis, que integrem moradia, trabalho e comércio. “O mundo já faz isso. O Brasil está atrasado e o Recife ainda mais”, salientou. “Precisamos rever a legislação para incentivar novos empreendimentos”, acrescentou. Ele criticou a legislação atual e pediu uma revisão das leis para estimular novos empreendimentos e modernizar o setor habitacional da cidade. “Hoje há terrenos na Domingos Ferreira que fazem parte de áreas de Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Esses terrenos não são destinados à habitação popular, mas podem ser voltados para outros usos, beneficiando as comunidades do entorno. A discussão sobre as áreas de ZEIS deve ser feita para entender o que é realmente uma área de ZEIS e o que precisa ser desenvolvido. Esse é um debate que deve envolver, em primeiro lugar, os moradores do município. Algumas regiões podem e devem ter uma nova destinação”, afirmou.

Daniel também relatou aos representantes da construção civil que a atual gestão do Recife investiu pouco em habitação e infraestrutura. Segundo Daniel, o orçamento municipal previsto para habitação é de R$ 148 milhões, mas a Prefeitura teria aplicado apenas R$ 13 milhões. Outro dado apresentado foi de R$ 242 milhões para pavimentação e manutenção de vias, dos quais foram gastos R$ 145 milhões. Na avaliação de Daniel Coelho, o “orçamento é generoso, mas na execução dos serviços, os números são muito tímidos”, detalhou.

Paraíba: Obras do novo terminal de Bayeux alteram embarque e desembarque na estação


Desde o início da operação comercial nesta segunda feira, 26, que os usuários dos trens urbanos de Bayeux estão utilizando uma plataforma provisória para embarque e desembarque. É que, no local, a CBTU está intensificando as obras de construção de um novo terminal de passageiros, mais moderno, mais seguro, confortável e totalmente fechado que evita a evasão de renda, nos moldes das estações Jardim Camboinha e Várzea Nova. A obra deverá ser concluída em abril de 2025.
 
Devida a obra da nova Estação, a entrada e saída para a plataforma provisória de embarque e desembarque estão sendo realizadas pela rua Engenheiro de Carvalho, onde, atualmente, existe uma guarita de segurança. De acordo com a área de engenharia, essa intervenção se fez necessária devida à área do terreno não ter espaço suficiente, sendo preciso iniciar a demolição da atual estação para a construção do novo terminal. A via férrea também foi deslocada para poder manter o tráfego dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) durante as obras.
 
A CBTU João Pessoa reconhece que os serviços e todas as alterações podem causar transtornos e pede desculpas à população, mas garante que em breve os passageiros da cidade de Bayeux e da Paraíba poderão desfrutar de uma nova estação moderna, confortável e segura.

PlayRec 2024 faz um tributo à Companhia Etc.


O PlayRec 2024 tem o prazer de anunciar um tributo especial à Companhia Etc., uma das mais importantes e inovadoras companhias de dança e vídeodança de Pernambuco, que celebra 24 anos de atividades ininterruptas. A Cia. Etc. é reconhecida por sua contribuição significativa ao cenário artístico brasileiro, sendo contemplada com diversos prêmios locais e nacionais, além de realizar apresentações em quase todos os estados do Brasil, países da América Latina e Portugal.

Neste ano, o PlayRec - Festival Internacional de Videodança do Recife presta uma homenagem à trajetória da Cia. Etc. através do Programa CIA. ETC., que será composto por uma cuidadosa seleção de filmes e trabalhos de vídeodança. Esses trabalhos já foram destaque em vários festivais internacionais, evidenciando a relevância e a originalidade das pesquisas desenvolvidas pela Cia. Etc., como “Contribuições entre o Corpo e o Vídeo”, “Sobreposição: Estéticas convergentes do corpo na história da dança e do cinema” e “Videodança e a Cultura Surda”.

Além das exibições, o tributo incluirá uma live especial no dia 27 de agosto, às 19h (horário de Brasília), com o curador do festival, Oscar Malta, no Instagram do festival (@playrec_festival). Esta será uma oportunidade única para o público conhecer mais sobre os processos criativos, bastidores e as inspirações que moldam as obras da Cia. Etc., que também compartilha essas experiências em canais como o podcast Rádio Etc. e no seu canal no YouTube, onde divulga videodanças, documentários e publicações resultantes de suas pesquisas.

Esse programa não é apenas uma homenagem, mas um reconhecimento do impacto da Companhia Etc. no campo da vídeodança.

Para mais informações e para acompanhar a programação completa, acesse: www.festivalplayrec.com.br

Bolsa Família não envia links para beneficiários


Mensagens de texto por celular do tipo SMS estão sendo enviadas a beneficiários do programa Bolsa Família com links maliciosos para realizar ataques com vírus ou golpes. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) já alertou os beneficiários e reforçou não realizar envios de SMS com links. Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa Bolsa Família. No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais. O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing). Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo programa.

Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.

Informamos ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM.

A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.

Ética, vida e morte em “Kairós: Minióperas de um tempo oportuno”


Montagem inédita tem libreto, composição, interpretação e direção assinados por alguns dos expoentes do canto lírico em Pernambuco. Produzido com apoio do SIC da Prefeitura do Recife, espetáculo cumpre temporada, de quinta a sábado (29 a 31/8), às 20h, no Teatro Hermilo, com entrada franca

Oito cantores, quatro músicos executando composições ao vivo, uma direção de arte que promete transportar a plateia para um universo bem distante do convencional. Ou melhor, das óperas tradicionais. Além de visualmente inovadora, a teatrologia “Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno” oferece ao público a oportunidade de conferir uma montagem inédita, com libreto, composição, interpretação e direção assinados por alguns dos principais nomes da cena da música erudita no Estado, a exemplo de Maria Aída Barroso. Professora do Departamento de Música da UFPE, ela assina a direção musical.

No elenco, dividem o palco experientes cantores e novas promessas do canto lírico de Recife: Anita Ramalho, Lucas Melo, Josie Emanuele, Osvaldo Pacheco, Rodrigo Lins e Vanessa Melo. A eles se juntam os também professores da UFPE Virgínia Cavalcanti e Luiz Kleber Queiroz, que assina a direção geral do espetáculo, e Antônio Barreto (percussão). Ao lado deste último, completam o conjunto de câmara Gabriel David (violoncelo, Jaderson Tenório (clarinete) e Maria Aída (piano).

O espetáculo tem entrada gratuita e conta com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife, via Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife, e cumpre a primeira temporada no Teatro Hermilo Borba Filho, de 29 a 31 de agosto, às 20h. A realização é da 25 Produções e Publicidade, que tem à frente Matheus Soares, cantor lírico com experiência variada dentro e fora do Brasil, que inicia voo na área da produção de eventos culturais. As três sessões contarão com intérpretes de Libras.

Resultado de dois projetos culturais – além do incentivo do SIC, a fase inicial, de adaptação dos originais para os libretos contou com apoio do Funcultura, do Governo do Estado -, “Kairós” reúne quatro minióperas de cerca de 20 minutos cada, apresentadas em sequência. Temas universais como o tempo não-linear e a angústia do ser humano perante a vida e a morte são tratados de maneira instigante e com um toque de comédia.

“É uma obra experimental, contemporânea, sobre uma temática universal, que é a questão da vida e da morte, do tempo... Kairós é esse tempo vivido, o momento escolhido, que dá a cada um a possibilidade de seguir caminhos e tomar decisões. Na Grécia Antiga, o tempo era dividido em esferas diferentes. Havia a vivência do tempo e o tempo cronometrado, o dos minutos, chamado de Khronos. Kairós era a vivência do tempo. E ainda tinha o tempo da eternidade, o Aion”, explica Luiz Kléber Queiroz, que além de responder pela direção, assina os libretos.

Durante três meses, ele se dedicou a adaptar os quatro contos do italiano Dino Buzzati (1906-1972) – “Equivalência”, “Delicadeza”, “Um Caso Assombroso” e “A Almôndega”. As obras trazem referências ao universo do surrealismo e do teatro do absurdo, que marcam a obra do autor, que ganhou fama com o romance “O Deserto dos Tártaros” (1940). De estilo inconfundível, Dino quebrou as convenções das “boas maneiras” da época, com uma visão fantástica e absurda da realidade.

Essas características foram mantidas no roteiro das minióperas, que aludem ao cotidiano, visto por meio de uma lente de aumento musical, que amplia a percepção dos espectadores acerca do entendimento da própria impotência humana.

O compositor recifense Victor Luiz, que vem se destacando por criar obras com forte influência de elementos da cultura musical pernambucana e da música contemporânea estrangeira, dentro da cena instrumental local, assina as composições. O processo de criação foi intenso e se prolongou durante os ensaios. A diretora musical, Maria Aída, reforça a importância da presença do compositor nos ensaios.

“Como Kairós é uma ópera em sua primeira apresentação pública, o trabalho de leitura e os estudos iniciais com a presença do compositor fizeram a diferença. As primeiras leituras junto com o elenco nos ajudaram a produzir a partitura acabada que está sendo apresentada e Victor Luiz se mostrou sempre muito aberto a discutir as dificuldades e fazer os ajustes para melhoria da música, tanto da parte vocal quanto da instrumental. Nesse sentido tivemos uma construção mais colaborativa”, explica ela.

O palco escolhido para o espetáculo, o Teatro Hermilo Borba Filho, em formato de arena, fugindo do tradicional palco italiano, proporciona proximidade com o público, que dispensa requisitos comumente presentes no gênero, como a maquiagem exagerada e figurinos mais pesados. “O formato arena se encaixa melhor neste tipo de montagem. Quando se trata de uma produção de câmara, o cantor acaba tendo que exercitar mais como ator. As expressões e a movimentação cênica acabam sendo mais valorizadas. A atuação ganha a mesma importância que o canto”, destaca Luiz Kléber.

O espaço e a proposta inicial pensada para “Kairós” foram decisivos também para o trabalho de criação da direção de arte de Marcondes Lima, que propõe um novo olhar ao padrão habitual de uso de peças do figurino. “As óperas têm uma pegada de surrealismo e os figurinos e elementos seguem por este caminho. Eles aparecem em desacordo com a normalidade, digamos assim. Faço uso de paletós de homens de negócio pelo avesso, buscando tornar as figuras ainda mais grotescas”, revela o encenador.

Neste curioso trabalho de desconstrução, Lima inverte abas, ângulos e elementos, transformando camisas masculinas em saias e vestidos usadas por personagens femininas. “Há sempre algum elemento feminino nas roupas masculinas e algo masculino nas roupas usadas pelas atrizes. São detalhes que tiram do contexto e dialogam com as óperas”, finaliza o diretor de arte.

ENSAIO GERAL ABERTO

A montagem de “Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno” desempenha também um papel ativo no trabalho de formação de plateia e de profissionais para a ópera em Pernambuco. Por isso, os diretores decidiram abrir o ensaio geral do espetáculo, que será realizado nesta segunda-feira, às 19h, no Teatro Milton Bacarelli, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. A ideia é realizar uma sessão com comentários do compositor Victor Luiz, em torno de uma plateia de estudantes de música, artes cênicas e demais artes que dialogam com este tipo de produção, além dos fãs da ópera.

SERVIÇO:
“Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno” – De 29 a 31 de agosto, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife). Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro. * Ensaio geral: segunda-feira (26/8), às 19h, no Teatro Milton Baccareli. Mais informações no instagram @25producoes

Jarbas Filho intensifica agenda de campanha


O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) somou forças em ações de campanha por várias regiões de Pernambuco no último final de semana. Ao lado do senador Fernando Dueire (MDB), o parlamentar começou sua agenda na sexta, na Região Metropolitana do Recife, e seguiu até o domingo, no interior do Estado.

Camaragibe foi onde começou a programação. Na cidade, Jarbas participou de evento de inauguração do comitê do vereador Geraldo Alves, que é candidato à reeleição pelo MDB. O evento contou com a presença do candidato à prefeito Diego Cabral. 

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, foi outro município na rota do deputado. Lá, ele participou do lançamento oficial da campanha à prefeitura da atual vice-prefeita, Catharina Garzieira. A ação incluiu um adesivaço e uma carreata pela cidade, que contou ainda a presença do seu vice, Olavo Marques, e do atual prefeito, Vilmar Cappellaro. 

“Catharina já faz um trabalho reconhecido como vice-prefeita. Sua eleição é a continuidade de uma gestão séria e comprometida com o desenvolvimento da cidade”, afirmou Jarbas Filho, que aproveitou a visita para conhecer as instalações do novo Centro de Treinamento e Aprendizado de Lagoa Grande, que vai ser aberto ao público nos próximos dias.

Em Dormentes, o parlamentar esteve presente no comício que oficializou a candidatura de Corrinha de Geomarco e Juradir Torres a prefeita e vice, respectivamente. O evento reuniu centenas de pessoas na noite do sábado e contou também com a presença dos deputados federais Fernando Monteiro, Lucas Ramos e Pedro Campos. “Corrinha deu uma demonstração de força. Sua chapa, única nas eleições do município, reforça o trabalho importante que a atual prefeita, Josimara Cavalcanti, vem fazendo e que terá continuidade com sua eleição”, disse. 

Na cidade de Afrânio, Jarbas Filho participou de um café da manhã com lideranças políticas locais e fez gravações para a campanha à prefeitura de Cloves Ramos, hoje vice-prefeito. “Cloves, assim como atual prefeito, Rafael Cavalcanti, fazem uma gestão que é referência no Estado. Estar juntos com eles nessa jornada é motivo de muita alegria”, comentou o deputado.

O deputado passou por Ouricuri, onde apoia a candidatura de Raimundo de Bibi para prefeito com o ex-deputado estadual Antônio Fernando na vice. Já em Bodocó, a soma de forças foi com o prefeito e candidato à reeleição, Dr. Otávio Pedrosa. Além de um encontro com coordenadores locais da campanha, o deputado fez questão de ir ver de perto as obras de pavimentação da PE-560, via que liga à cidade à Vila de Sipaúba, região onde mora mais da metade da população do município. “Articulei os apoios necessários e acompanho de perto o serviço, vejo o empenho de Dr. Otávio, que trabalha de forma incansável para que essa pavimentação seja concluída. É uma obra importante, que tem a dedicação também da governadora Raquel Lyra, para o desenvolvimento do Bodocó e muito esperada pela população”, concluiu Jarbas Filho.

Rockwell Automation abre as inscrições para a Automation Fair 2024

 

A Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK), líder global em automação industrial e transformação digital, acaba de anunciar a abertura das inscrições para o evento Automation Fair® 2024. Este ano, a feira acontecerá no Anaheim Convention Center, na Califórnia, Estados Unidos, de 18 a 21 de novembro, e promete uma convergência de oportunidades de inovação, aprendizado e networking para líderes de tecnologia e operações industriais do mundo inteiro.

Durante a Automation Fair 2024, fabricantes, criadores e líderes terão a oportunidade de se reunir para obter a inspiração e a inovação necessárias para focar no que é realmente importante em suas operações. Desta forma, a agenda de quatro dias foi selecionada meticulosamente e incluirá com uma programação exclusiva, com sessões personalizadas, laboratórios, tours e experiências únicas para inspirar e capacitar os participantes.

Do aprendizado prático aos fóruns executivos, os participantes irão obter aprendizados sobre como superar os desafios de produção, aumentar a resiliência, a agilidade e a sustentabilidade e causar um impacto significativo em seus setores. “Trinta e três anos se passaram desde a primeira edição da Automation Fair, e este ano celebramos a inovação na Costa Oeste. O evento será um momento para aquelas valiosas conversas pessoais e demonstrações ao vivo de aplicações inovadoras que mostram que continuamos a manter o cliente em primeiro lugar”, destaca Christine Spella, Diretora de Comunicações e Experiências de Marca da Rockwell Automation.

Apresentada junto com os membros da PartnerNetwork™, a Automation Fair seguirá oferecendo aprendizado imersivo, oportunidades de networking empolgantes e exposições repletas com as inovações de hoje e a visão de amanhã.

Destaques do evento

A Automation Fair 2024 contará com uma série de palestras diárias, onde os participantes poderão ser inspirados pelas mudanças significativas que os especialistas do setor e os líderes inovadores irão conduzir. Essas palestras acontecerão de segunda a quarta-feira e serão abertas a todos os participantes.

Além disso, mais de 120 exposições interativas estarão disponíveis no salão da exposição para serem exploradas. A “Discovery Theatres”, por exemplo, apresentará lançamentos de novos produtos e passeios de exposição para maximizar o tempo.

Outros diferenciais do evento incluirão mais de 450 horas de treinamento avançado, mais de 400 palestrantes especialistas e mais de 275 sessões educativas. As sessões práticas de laboratório oferecerão treinamento interativo e sessões de produtos e tecnologia com foco em casos de uso e demonstrações de última geração.

Por fim, atendendo a um pedido do público, a Automation Fair 2024 irá incluir em sua grade os Tours Externos, para apresentar as soluções e produtos da Rockwell Automation em ação nas instalações industriais de alguns dos clientes da empresa.

Inscreva-se na Automation Fair 2024 pelo link e junte-se a uma comunidade dedicada a impulsionar mudanças e inovações significativas.

Sobre o Programa PartnerNetwork da Rockwell Automation

O programa PartnerNetwork da Rockwell Automation oferece aos fabricantes globais acesso a uma rede de colaboração de empresas focadas no desenvolvimento, na implantação e no suporte das melhores soluções da categoria para conseguir otimização em toda a fábrica, melhorar o desempenho da máquina e atingir os objetivos de sustentabilidade.

Sobre a Rockwell Automation

Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 29 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial, acesse aqui.



Automation Fair e PartnerNetwork são marcas registradas da Rockwell Automation Inc.

CNJ autoriza inventários, partilhas e divórcios consensuais em cartórios, mesmo com menores e incapazes envolvidos


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na última terça-feira (20), uma resolução que permite a realização de inventários, partilhas de bens e divórcios consensuais em cartórios, mesmo quando há herdeiros menores de 18 anos ou incapazes. A medida, decidida por unanimidade durante a 3ª Sessão Extraordinária de 2024, foi relatada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

A nova norma simplifica o processo, eliminando a necessidade de homologação judicial para esses atos, desde que haja consenso entre os herdeiros. Nos casos que envolvam menores de idade ou incapazes, o procedimento poderá ser feito extrajudicialmente, desde que seja garantida a parte ideal de cada bem a que eles têm direito. “A resolução do CNJ representa um avanço significativo na desburocratização dos processos de inventário e divórcio consensual, especialmente ao permitir que eles sejam realizados em cartório, mesmo quando há menores ou incapazes envolvidos”, explica Maria Luiza Barbosa Castilho, advogada do escritório PMZ.

Os cartórios serão responsáveis por remeter a escritura pública de inventário ao Ministério Público (MP) sempre que houver herdeiros menores ou incapazes. Caso o MP considere a partilha injusta ou haja contestação de terceiros, a escritura deverá ser submetida ao Judiciário. Da mesma forma, se o tabelião tiver dúvidas sobre a validade da escritura, ele também deverá encaminhá-la ao juízo competente.

No que se refere aos divórcios consensuais extrajudiciais, envolvendo menores ou incapazes, as questões relativas à guarda, visitação e pensão alimentícia deverão ser previamente resolvidas no âmbito judicial. 

A medida foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e visa reduzir a sobrecarga do Poder Judiciário, que atualmente possui mais de 80 milhões de processos em tramitação. A decisão altera a Resolução CNJ 35/2007. 

A medida proposta pelo Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), que altera a Resolução CNJ 35/2007, tem como objetivo reduzir a sobrecarga do poder judiciário, atualmente com mais de 80 milhões de processos em tramitação. Na visão de Maria Luiza, tudo isso torna o processo mais rápido e menos oneroso para as famílias, ao mesmo tempo em que garante a proteção dos direitos dos menores por meio da fiscalização do Ministério Público. 

Para o advogado, a mudança trará benefícios ao sistema judiciário e aos cidadãos que necessitam desse tipo de serviço. "Essa alteração ajudará a desafogar o Judiciário, que lida com muitas demandas relacionadas a divórcios e inventários. Agora, esses procedimentos podem ser realizados diretamente em cartório, mesmo com a presença de menores ou incapazes na relação", finalizou Filiph Emmanuel de Carvalho Góis, profissional do PMZ.

Sobre o PMZ
O PMZ Advogados é um escritório criado com o propósito de atender clientes nacionais e internacionais em demandas de Direito Societário, Direito Contratual e Direito da Infraestrutura, em todos os setores econômicos, sobretudo nas áreas de saúde, tecnologia, telecomunicações, educação e infraestrutura.

Aliando a experiência acadêmica e profissional de Marcelo Pupe Braga, Rodrigo Domingos Zirpoli e Gustavo Vieira de Melo Monteiro, o escritório atua de forma pessoal e personalizada, com foco em apresentar a solução mais adequada a cada caso.

Tabagismo pode afetar a fertilidade em homens e mulheres


Parar de fumar antes de engravidar pode ser um bom “empurrão” para quem está planejando ter filhos, seja espontaneamente ou através de tratamento de reprodução assistida. Considerado um dos vilões da fertilidade humana, o cigarro pode comprometer a capacidade reprodutiva de homens e mulheres. 

De acordo com o *Instituto Nacional de Câncer (INCA)*, mulheres fumantes têm sua taxa de fertilidade reduzida de 75% para 57% e têm 30% mais chances de serem inférteis. A diminuição da fertilidade feminina acontece por causa da concentração de nicotina no fluido folicular do ovário. Além disso, o tabagismo pode causar menopausa precoce, encerrando a vida reprodutiva da mulher. “O cigarro prejudica a função ovariana, diminui a ovulação e dificulta a implantação do embrião. Muitas vezes, a mulher fumante consegue engravidar, mas acaba tendo aborto espontâneo”, explica *Gérsia Viana*, especialista em Reprodução Humana e diretora do *Cenafert*

No caso dos homens, os danos causados pelo cigarro vão desde a disfunção erétil (impotência) até o comprometimento da fertilidade, uma vez que a nicotina pode comprometer a quantidade, a qualidade e motilidade dos espermatozoides.

"O tabagismo é um dos vilões da fertilidade, mas isso não significa necessariamente que todo fumante não conseguirá ter filhos, as pessoas que fumam têm a fertilidade reduzida e, muitas vezes, estão mais propensas a algumas complicações graves quando conseguem engravidar, podendo afetar, inclusive, a saúde do bebê", explica *Gérsia Viana*. “Quando a paciente é fumante, uma das primeiras recomendações quando ela busca um tratamento para engravidar é a cessação do tabagismo. Isso vale para o homem também”, acrescenta a médica.

*Complicações na gravidez*
As mulheres fumantes podem ter uma gravidez de alto risco, com má formação placentária, abortamento, descolamento prematuro da placenta, hemorragias uterinas, trombose venosa profunda e risco de morte. Para o bebê, há o risco de nascimento prematuro e com baixo peso. Recém-nascidos de mães fumantes também têm uma incidência maior de malformações congênitas, retardo e outros problemas.
 
*Hábitos e fertilidade*

Segundo *Gérsia Viana*, não fumar, controlar o estresse e a ansiedade, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, manter uma vida sexual saudável com uma frequência média de três relações por semana, dormir bem e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são algumas medidas essenciais para a saúde reprodutiva.

“Manter-se no peso adequado e praticar sexo seguro também podem fazer a diferença”, destaca a médica. “A obesidade, o tabagismo e as Infecções Sexualmente Transmissíveis podem comprometer a fertilidade nos dois sexos”, afirma a especialista. 

Além dos hábitos saudáveis, as consultas e exames de rotina com o ginecologista e urologista são essenciais para a preservação da saúde reprodutiva dos dois sexos. “Ao menor sinal de algo irregular na sua saúde reprodutiva ou mesmo quando se pretende adiar o projeto de ter filhos, é importante buscar ajuda especializada para avaliar sua condição reprodutiva”, finaliza *Gérsia*.
 
*Sobre o Cenafert*

Com sede no bairro de Ondina, em Salvador, o Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva, inaugurado há 22 anos, é uma clínica especializada em reprodução assistida e tem como missão garantir uma atenção integral e humanizada a pessoas que sonham em ter filhos. Ao longo de sua atuação, a clínica já contabiliza mais de 3.500 bebês nascidos através das diversas técnicas de reprodução assistida.

O laboratório de reprodução assistida do Cenafert oferece tecnologia de ponta para a realização dos procedimentos com eficácia e segurança. O paciente infértil conta com o suporte de uma equipe médica multidisciplinar, experiente e qualificada, e com serviços que vão desde o atendimento de casos mais simples - solucionados com tratamento de menor complexidade - até aqueles que exigem o emprego de técnicas avançadas no campo da reprodução assistida.

O Cenafert faz parte do Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina.

Mais informações no site https://cenafert.com.br/