sexta-feira, 23 de abril de 2021

Iterpe participa da comemoração dos 25 anos de ocupação do Assentamento Luiza Ferreira

 

Localizado na Mata Norte de Pernambuco, o Luiza Ferreira é um assentamento assistido pelo Iterpe referência na produção de tubérculos no Estado

Nesta quarta-feira (21), o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) participou da solenidade de comemoração dos 25 anos do Assentamento Luiza Ferreira, localizado no município de Condado, mais conhecido na Mata Norte como Engenho Bonito. O evento, marcado pela inauguração do auditório Dr Manoel Mattos e pelo Terreiro Cultural Mestre Biu Alexandre, contou com a presença do presidente do Instituto, Henrique Queiroz, junto com o gerente de Reordenamento Agrário, Marco André Dubeux, e o assessor de Articulação Institucionail, Charles Afonso.

O Assentamento Luiza Ferreira vem se destacando pela produção de mais de 180 toneladas de tubérculos por ano e pelo cultivo diversificado de alimentos. Com 202 hectares de terras regularizadas pelo Estado em 2019, após 23 anos de luta da comunidade, a colônia agrícola formada por 68 famílias é acompanhada pelo Iterpe, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

“O Iterpe tem um compromisso de visitar os assentamentos e estar aberto para escutar as demandas das famílias assentadas. Neste momento histórico, em que o assentamento comemora os 25 anos de luta pela Reforma Agrária, estar presente na solenidade representa o reconhecimento da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais pelo direito de produzir e viver da terra”, declarou Henrique Queiroz durante a solenidade de comemoração.

Sobre o Assentamento Luiza Ferreira

O assentamento Luiza Ferreira se destaca, ainda, pelo histórico de resistência e luta pela Reforma Agrária no Estado, bem como é referência no seu processo de autonomia na administração das terras concedidas pelo Governo de Pernambuco. As famílias rurais que vivem no assentamento vem se desenvolvendo de forma crescente através do exemplar trabalho coletivo, que é fruto dos esforços unificados dos trabalhadores e trabalhadoras que conquistaram um espaço de convivência bastante consolidado, com a construção de uma escola pública, sede própria com energia elétrica monofásica, estação pluviométrica e um poço artesiano de água doce.

As agricultoras e agricultores locais são detentores de uma cadeia produtiva diversificada de alimentos no Estado, dedicando 39% da área à produção de cará São Tomé, 4% ao inhame da costa e 10% à batata – onde são retiradas 34 toneladas do tubérculo. O cultivo da banana ocupa uma área de 34% do assentamento, representando algo em torno de 150 hectares, com uma produção de 134 toneladas da fruta. Também são cultivadas outras culturas de subsistência, como macaxeira, mandioca, milho, feijão, fava, verduras, frutas, produzidos sem utilização de agrotóxicos.

O Luiza Ferreira é um modelo exitoso de assentamento e responsável por abastecer as feiras do município. Por meio do título de concessão, conseguiram acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); além de Centros de Abastecimento de outros municípios. Além da produção, o assentamento é sede de diversos eventos das manifestações culturais da região, a exemplo das sambadas e brincadeiras de Maracatu Rural, Ciranda e Cavalo Marinho.

lmprensa lterpe

Compesa promove curso de encanadores em Goiana

 



Mais um curso para formação de encanadores será promovido pela Compesa e BRK Ambiental, parceira privada da Companhia no Programa Cidade Saneada que à visa a universalização dos serviços de esgotamento sanitário em 14 cidades da Região Metropolitana do Recife e Goiana, na Mata Norte. Essa nova turma para a profissionalização de encanadores foi destinada para a cidade de Goiana, onde o Programa entregou, recentemente, um novo sistema de esgoto no distrito de Ponta de Pedras.

O Curso de Encanadores já está com inscrições abertas, com finalização prevista para 12 de maio, que podem ser feitas na Subprefeitura de Ponta de Pedras, localizada na Avenida Beira Mar, S/N, no Centro de Ponta de Pedras. Foi disponibilizado o telefone 9.8255-5058 para informações e esclarecimentos. Podem participar do curso, homens e mulheres a partir dos 18 anos e sem limite de idade.

Os cursos profissionalizantes estão sendo promovidos desde 2019 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância do saneamento básico para a prevenção de doenças, da melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Ao final do curso os participantes recebem um certificado. “O programa oferece orientações teóricas e práticas para a construção e manutenção das ligações de esgoto, cuja capacitação pode ser uma oportunidade para a geração de renda dos participantes. Como o distrito de Pontas de Pedras tem um novo sistema de esgoto, os formandos podem encontrar uma janela para realizar trabalhos na localidade”, aponta o diretor de Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho.

Durante o curso, serão abordadas técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, materiais utilizados e o custo para executar as ligações à rede coletora de esgoto. “Além do certificado, essa ação oferece à população uma formação teórica e prática de alto nível, revelando-se uma oportunidade de geração de renda, ajudando na empregabilidade, capacitação e crescimento profissional dos participantes”, aponta a diretora presidente da BRK em Pernambuco, Carol Farias.

Ao todo, 125 pessoas já foram beneficiadas com o curso que segue para 10ª edição. O curso tem carga horária de 80h e vai ser realizado em 20 dias, com aulas práticas e teóricas. Ao final, os participantes também terão oportunidade de conhecer uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

SERVIÇO:
• Inscrições: até 12 de maio, das 9h às 12h
• Local: Subprefeitura de Ponta de Pedras (Avenida Beira Mar - sem nº).
• Para mais informações, contatar o Plantão Social através do 9.8255-5058

lmprensa Compesa

Pernambuco e Distrito Federal trocam experiências na área de gestão de riscos

 

A busca de experiências exitosas na área de gestão de riscos tem sido uma prática cada vez mais frequente na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Esta semana, por exemplo, a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) esteve reunida com representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), que desde 2016 vem trabalhando na implantação e consolidação de um programa de gestão de riscos dentro de sua própria estrutura e em outras unidades da esfera estadual.

Realizado de forma virtual, o encontro contou com a participação do secretário-executivo da SCGE, Filipe Castro; da diretora da DMAC, Cristiana Borges; e do controlador-geral adjunto e do subcontrolador de Controle Interno da CGDF, respectivamente, Breno Albuquerque e Gustavo Lírio. Ainda presentes na reunião, todos os servidores da Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC), que irão atuar internamente com o tema gestão de riscos; e a assessora especial de Controle Interno, Daniela Gonzaga, que também preside o Comitê de Gestão de Riscos (CGR/SCGE).

Em nome da Controladoria-Geral de Pernambuco, Filipe Castro agradeceu a disponibilidade da equipe da CGDF, e destacou que a DMAC vem se reestruturando para avançar ainda mais na temática de gestão de riscos, sendo a troca de experiência com outras instituições, de fundamental importância para tanto. “Internamente, a SCGE já está rodando um piloto e tem intensificado as ações para começar a fomentar as demais secretarias e órgãos do Governo do Estado”, destacou.

Cristiana Borges complementou dizendo que a SCGE vem estudando como as controladorias, no âmbito nacional, têm trabalhado na temática de gestão de riscos. “Estamos nesse processo de buscar conhecimento para que possamos melhorar as nossas estratégias. Por isso, é extremamente importante ouvir um pouco a experiência da CGDF”, frisou a diretora. Na ocasião, ela também falou sobre a estrutura da SCGE, bem como da atuação de sua diretoria.

REFERÊNCIA – O modelo da CGDF na área foi apresentado pelo coordenador de Auditoria de Integridade e Riscos, Robson Lopes da Gama Júnior. Em sua explanação, ele traçou toda a trajetória da Controladoria para colocar em prática as medidas de implantação e manutenção da gestão de riscos, passando pela estrutura organizacional. Algumas das etapas desse processo teve como base o ISO 31.000/2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que traz diretrizes específicas de gestão de riscos.

A política neste setor, que vem sendo consolidada pela CGDF desde 2016, já foi implementada com sucesso em 28 instituições do Poder Executivo do Distrito Federal. Em um trabalho de consultoria, a equipe da Controladoria tem repassado os conhecimentos na área, como forma de disseminar e massificar a técnica. De acordo com o coordenador, a melhoria contínua do modelo requer avaliações externas dos gestores dos órgãos de governo.

De forma bastante participativa, ainda estiveram presentes na reunião Tiago Fonseca, coordenador da CQG/DMAC; e os demais integrantes da equipe: Alexandre Carvalho, Johnson Rodrigues Queiroz, Lucas Milet, Pedro Hilário, Vanessa Duarte e Vera Barros. Pela CGDF, também se fizeram presentes, Luís Carvalho, diretor de Consultoria em Integridade e Riscos, e Karla Serra, assessora de Relações Institucionais.

lmprensa SCGE PE.

Anunciadas novas bolsas de apoio financeiro para estudantes da UPE

 

Estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica contarão com novas bolsas de apoio financeiro. O apoio é voltado a estudantes de graduação, de todos os campus, que não exerçam atividade remunerada e que se encontrem devidamente matriculados nas Unidades de Educação da UPE.

“Estamos destinando R$ 413,6 mil para que os alunos tenham condições de se manterem na Universidade neste momento tão desafiador, com todos os impactos que a pandemia tem provocado na vida financeira das famílias. Estruturamos uma nova etapa do processo de seleção para a concessão de 187 bolsas em todo o Estado, no valor de R$ 260 cada.", celebra o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos.

Para efetuar sua inscrição, o candidato deve, no período indicado no cronograma, adotar os seguintes procedimentos: acessar o endereço eletrônico da UPE (http://www.upe.br/pfa2) tomar ciência das normas do Edital e preencher, de acordo com as instruções específicas, o formulário que estará disponibilizado online no acesso restrito do aluno.

A oportunidade é válida tanto para alunos veteranos quanto para ingressantes da UPE. A seleção de Bolsas de Permanência e de Desenvolvimento Acadêmico integra o Programa de Fortalecimento Acadêmico.

As bolsas serão distribuídas da seguinte forma: 145 para alunos veteranos, incluindo-se os ingressantes 2020.1, com valor mensal de R$ 260 para cada bolsa, com duração de dez meses; 30 para alunos ingressantes da 2ª entrada de 2020 (2020.2), com valor mensal de R$ 260 para cada bolsa, com duração de cinco meses; 12 para situação emergencial/eventual com valor mensal de R$ 260 para cada bolsa, com duração de cinco meses.

lmprensa Ciência, Tecnologia e Inovação PE

Autorização para de abertura de licitação para duplicação da PE-01 é assinada nesta sexta-feira (23)

 

O prefeito de Paulista Yves Ribeiro (MDB-PE) e o secretário de Infraestrutura, Jorge Carreiro (PV-PE), assinaram nesta sexta-feira (23) uma autorização de abertura de licitação para duplicação de 4km da PE-01. O segmento contempla desde o Forte de Pau Amarelo e vai até o giradouro da Conceição, no encontro entre a PE-01 e a PE-22. A obra também vai incluir iluminação pública, drenagem, calçadas, semáforos, placas de sinalização, rampas e rotas de assessibilidade.Também será feito o recapiamento asfáltico de trecho das ruas Abigail Russel, entre as Benoni de Sá e a Arquiteto José Geraldo, que dão acesso à estrada estadual. O investimento está orçado em cerca de 12 milhões e duzentos mil. “Esperamos que, em até 100 dias, estejamos com o processo licitatório concluído para dar início à Ordem de Serviço e até o final do próximo ano, contaremos com a conclusão da obra” destacou o secretário de infraestrutura.

Com lnformações da jornalista Mariângela Borba

Estudantes são destaques naOlimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

 

No último dia 22 de abril, os estudantes Pedro Renato Soares, Ana Beatriz Ferreira e Vinícius de Oliveira, do 8º ano da Escola Municipal Octávio Meira Lins, localizada no bairro do Vasco da Gama, foram destaques na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – OBSMA, na categoria Projeto de Ciências, na modalidade do Ensino Fundamental da Regional Nordeste I.

O trabalho científico: “Vacinar ou não vacinar? Os efeitos colaterais do Século XXI”, foi considerado o melhor da Região Nordeste na área de pesquisa científica em ciências, tendo com objetivo mostrar a necessidade do envolvimento da sociedade e da comunidade escolar, em modificar o quadro do baixo número de vacinação, provocado pela proliferação das Fake News e das ações antivacinas.

Segundo a professora e orientadora do projeto, Ana Paula Freire, que teve o apoio do professor de História e coorientador do projeto, Henrique Nelson, “chegar a final para concorrer a premiação nacional, como na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fiocruz, instituição científica de maior credibilidade e respeito no Brasil e no mundo, já foi uma grande vitória. Venho participando de edições anteriores e sei o que representa sermos premiados nesta Olimpíada, que recebe excelentes trabalhos de escolas, de educadores e de estudantes de todo o país”, destacou a professora. Ela ainda acrescentou que: “isso é reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido na escola, que mobiliza toda a comunidade escolar em defesa da ciência e da participação efetiva desses estudantes autônomos e protagonistas”.

Este projeto surgiu de um levantamento feito pelos estudantes, que mostrava o baixo número de vacinados no bairro do Vasco da Gama e em outros próximos. Com o início da pandemia da Covid-19, o trabalho veio firmar, ainda mais, a necessidade de esclarecer e manter a população vacinada. “A partir da iniciativa e curiosidade dos próprios estudantes, surgiu a ideia e o tema do projeto, devido a problemática que já atingia não só nossa comunidade, como também todo o Brasil. Com a chegada da Pandemia do Covid-19, o trabalho teve novos olhares, pesquisas e orientações, que reforçaram a necessidade de continuidade ao projeto de pesquisa científica, dessa vez de forma remota. Precisamos combater os movimentos antivacina e anticiência, e isso também é responsabilidade da escola”.

Já para o estudante, Pedro Renato, receber este prêmio é bastante gratificante. ”Já me sentia um vencedor diante de tudo que o nosso projeto conseguiu alcançar. Tudo isso é fruto de muito trabalho. Desde de 2019 criamos este projeto e começamos falando sobre a baixa no percentual de vacinação no Brasil, sobretudo nas doenças que tinham sido erradicadas no país, como varíola e sarampo. Agora com a Covid-19, em que o mundo nunca foi tão dependente de uma vacina, vemos que nosso projeto é de extrema importância, pois o nosso trabalho teve papel fundamental na nossa comunidade na conscientização da vacinação. Conseguimos fazer a diferença”, afirmou Pedro com muito entusiasmo.

Além de concorrer ao prêmio nacional da Fiocruz, o trabalho teve êxito na Feira de Conhecimentos do Recife (Fecon 2019), onde foi selecionado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - USP/SP (Febrace). Em 2020 o trabalho foi premiado também na 26ª edição da Ciência Jovem.

lmprensa Recife

Coentro: a planta queridinha do Nordeste

 

A culinária nordestina teve uma forte influência das cozinhas portuguesa, indígena e africana. É ampla, rica e cheia de particularidades que mudam de estado para estado. Mas, se há algo em comum, ou pelo menos presente em muitas receitas locais, é o coentro. Trata-se de uma planta de origem asiática, que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos.

No Brasil, sua presença é importante, mas ele é mais usado no Norte e no Nordeste do que no restante do país. Na salada, vinagrete e em receitas como a tradicional moqueca de peixe. Ao lado de outros condimentos, a planta é uma das responsáveis pelo sabor característico da culinária nordestina.

Um toque nordestino ao prato

Apesar de fornecer diversos benefícios à saúde, a planta não agrada todos os paladares. Por esse motivo, o indicado é evitar exageros na quantidade quando for utilizá-lo como tempero. Na deliciosa culinária nordestina, o coentro, no entanto, não atua sozinho. Ele tem a companhia da salsa e da cebolinha, do alho e da cebola e do cominho. Juntos, eles podem dar um toque nordestino à comida do dia a dia também. É muito versátil e combina com diversos pratos: peixes, aves, frutos do mar e saladas.

Rico em fibras e compostos

O coentro pode ser encontrado na forma de folhas frescas ou sementes, sendo que ambos possuem propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo. Segundo a nutricionista Natalia Fernandes e professora do curso de nutrição da Unit-PE, o coentro é rico em fibras insolúveis, carotenóides e compostos fenólicos. Os carotenóides e fenólicos são responsáveis por sua atividade antioxidante. É uma erva aromática que pode ser usada em dietas restritas em sódio/sal para melhorar a palatabilidade do alimento.


Conforme a nutricionista, as sementes de coentro conforme falado antes possuem atividades antimicrobiana, antioxidativa, hipoglicemiante, anti-hiperlipidêmica, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsivante e possui atividade anticâncer. É usado na dieta de pacientes que tem dislipidemias (colesterol alto)

Ator Vinicius Coutinho convoca artistas para manifestação de 30 de abril

 


Podcast Taís Paranhos acaba de estrear no Spotify

 

Empregados da Caixa aprovam Estado de Greve e paralisação

 

Os empregados da Caixa Econômica Federal aprovaram Estado de Greve, alertando que a qualquer momento poderão deflagrar uma greve, e deliberaram uma paralisação por tempo determinado prevista para a próxima terça-feira (27/4), em todo o País.

Em Pernambuco, 82,73% dos empregados da Caixa aprovaram a deliberação em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira (22). A mobilização tem como objetivo denunciar a venda de fatias do banco 100% público, que acontece com a precificação do IPO da Caixa Seguridade, primeiro passo para a privatização da empresa pública. Além do IPO da Caixa, o governo e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, atuam para a venda de outras partes do banco - Caixa Cartões, Gestão de Recursos e Loterias.

A paralisação ocorrerá pelo período de 24 horas, com reuniões nos locais de trabalho e protesto em agências estratégicas para dialogar com os empregados e a população de um modo geral.

lmprensa Bancários PE

Morre o Professor Francisco Caporal

 

Morreu hoje no Recife o Professor da UFRPE Francisco Roberto Caporal. Ele era uma das maiores referências nos estudos da Extensão Rural, e, principalmente da Agroecologia. Caporal coordenava o Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE e a Radioweb Agroecologia além de ser Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Departamento de Educação, dando aulas na disciplina de Extensão Rural.

Nascido no Rio Grande do Sul, o docente se formou em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Caporal, durante o Governo do ex-presidente Luiz lnácio Lula da Silva (2003-2010), atuou na construção da Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER. Caporal chegou à UFRPE em 2010 para dar aulas no Departamento de Educação e também foi professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex).

Combatia radicalmente o uso de agrotóxicos e na UFRPE colaborou com fóruns, entidades sindicais e outras organizações promovendo esse debate, sempre acompanhado de ricos dados de suas pesquisas, que traziam sempre argumentos fortes para as longas disputas enfrentadas.

A vida acadêmica também foi muito extensa. Doutor Engenheiro Agrônomo, pela Universidad de Córdoba - Espanha (1998), no curso de Doutorado em Agroecología, Campesinato e Historia, do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos, tendo recebido nota máxima 'Sobresaliente cum laude" e Mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Santa Maria (1991).

Companheiros do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE prestaram a seguinte homenagem:

Um legado de vida: Francisco Roberto Caporal, Presente! Nascestes no Rio Grande do Sul, tornando-se Agrônomo na UFSM....

Publicado por NAC - Núcleo de Agroecologia e Campesinato em Sexta-feira, 23 de abril de 2021

Mestre Anderson Miguel e Mestre Bi participam da última Noite dos Mestres do Apito nesta sexta-feira, 23

 

A segunda temporada do Projeto Noite dos Mestres do Apito chega ao fim nesta sexta-feira (23), com várias apresentações culturais transmitidas pela internet. Para fazer parte deste momento especial, o projeto apresenta shows do Mestre Anderson Miguel, do Maracatu Águia Misteriosa de Nazaré da Mata. Também participa do evento, Mestre Bi (foto), do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata. Juntos, os poetas da cultura popular, considerados mestres da nova geração, vão fazer um duelo de loas, versos e poesias de improviso, que prometem emocionar o público. A transmissão, com participação especial de Valmir Severino, que interpreta Catita Daiana, será realizada, por meio do perfil do Facebook, Yotutube e blog Giro Mata Norte, a partir das 16h.

“Estamos orgulhosos em poder contribuir com a nossa cultura popular. Ao longo desta edição, reunimos o que há de melhor na cultura popular pernambucana. Criamos possibilidades para que mestre, contramestres de maracatu tivessem seu palco garantido, para mostrar seu talento e arte. Trabalho que, também, acreditamos ter sido fundamental para manter viva a nossa memória, tradição e saberes populares” ressalta Cilda Trindade, produtora cultural e coordenadora do evento.

A live cultural busca valorizar as tradições do maracatu rural, manifestação secular, que surgiu pelos escravos nos terreiros dos antigos engenhos de cana-de-açúcar da Mata Norte de Pernambuco. O projeto tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

A Noite dos Mestres do Apito teve a primeira edição em 2019. À época, realizou cerca de eventos de circulação, na qual, uma vez por mês, visitava uma sede de maracatu ou agremiação carnavalesca de Nazaré da Mata, na Mata Norte, para celebrar a cultura popular. A ideia é que, grupos e mestres de maracatus, realizassem seus shows até o alvorecer, com seus sons, danças, movimentos e apresentações de loas.

Em 2020, segundo ano do projeto, a pandemia da Covid-19 exigiu um novo formato do evento. Nesse caso, ficou fixado apenas a ideia de live cultural. Para evitar aglomerações e o risco de contaminação do novo coronavírus, o projeto restringiu as apresentações apenas pela internet, com participação de mestres, contramestres de maracatu e músicos. O tempo também ficou reduzido em duas horas. Entretanto, a beleza, energia e todo o colorido, foram marcas presentes da programação, que pode ir mais longe, para estar mais próxima do público, seja por meio do celular, computador ou em qualquer parte do mundo.

Serviço
O quê: Mestre Anderson Miguel e Mestre Bi participam da última Noite dos Mestres do Apito
Quando: Sexta-feira, dia 23 de abril
Horário: 16h às 18h
Classificação: Livre para todos os públicos


Com informações do jornalista Salatiel Cicero

Natascha Falcão lança hoje (23) single “Banho de Flor”

 

Foi durante um banho de chuveiro, no meio da pandemia, que nasceu o refrão de Banho de Flor: "Eu saí do banho e corri pra sala pra cantarolar pra minha amiga", conta a artista, cantora e compositora do single. Mas foi somente na virada do ano que o que era um coco de roda, virou um ijexá que fala de amor, de saudade, de Olinda, ladeira, cerveja, magia e coisas que fazem o coração cantar.

O single “Banho de Flor” estreia sexta-feira, dia 23 de abril, em todas as plataformas digitais, acompanhado de videoclipe realizado em home studio com equipe super reduzida: a figurinista Maria Esther de Albuquerque, a fotógrafa Bruna Valença e Natascha, que assina a produção e a direção de Arte. "Passamos meses trocando referências à distância e nos encontramos em São Paulo para concluir o figurino e fazer o shooting, num sábado de Carnaval. Foi um jeito lindo de celebrar entre flashes, franjas, bordados e super slowmotions”, relembra.

Ave Mulher - Desde 2019, Natascha Falcão vem gestando o sonho de gravar seu primeiro álbum completo. Ave Mulher será lançado em 2021 e tem produção musical de Beto Lemos e Carlos do Complexo.

O trabalho, que é mais do que uma coletânea de singles, traz no seu DNA uma uma lenda concebida pela artista: “Ave Mulher, nome do novo disco, é um símbolo, um arquétipo feminino, um animal de poder. Como eu venho do teatro, tudo vira história… dramaturgia.", declara Natascha que apresentou recentemente, em março de 2021, um preview do repertório do disco no Mimo Festival, num show que pode ser conferido através do YouTube do festival e também no canal da cantora.

Natascha, que coordenou, produziu e dirigiu todo o processo de criação e execução do álbum, conta que premeditou a alma dupla do trabalho: popular e pop, regional e experimental na essência. "Beto é um artista, arranjador e instrumentista incrível. Ele tem uma tinta forte, uma ciganice sertaneja da mesma raiz que a minha. Enquanto, por outro lado, o carioca Carlos do Complexo, que faz o que há de mais novo na música eletrônica urbana e vem somando com seu olhar, texturas e beats que eu acho geniais. A mistura disso… vamos ouvir em breve.", provoca.

Sobre a artista - Natascha Falcão nasceu em Pernambuco, na cidade do Recife e é cantora, compositora e atriz. Com uma constelação sobre a cabeça, um buquê de flores ou quem sabe até a própria Lua, ela extravasa o interior performático em suas criações e apresentações musicais. Pernambucana, mas cidadã carioca há mais de sete anos, a cantora tem a arte na alma e a música nas veias. Cresceu ouvindo histórias sobre sua bisavó que fugia de Belo Jardim - agreste pernambucano - pra cantar no Recife.

A artista sempre cantou, desde pequena, em casa, na escola e onde mais fosse possível... mas foi no ano de 2009, quando participou de um evento de moda na sua cidade, que ela se deu conta de que poderia levar a música como profissão. O evento tinha trilha sonora em homenagem a Luiz Gonzaga e era assinada por João do Cello, Berna Vieira e Marco Axé, este último era percussionista da banda do cantor Otto (primo da cantora) e foi uma das primeiras pessoas da música a reconhecer e incentivar o talento de Natascha.

Formada em jornalismo e atriz premiada em festivais de teatro, Natascha veio para o Rio de Janeiro no ano de 2013 fazer formação em Dança Contemporânea na Escola e Faculdade Angel Vianna e, em 2015, foi convidada para fazer parte da banda de cultura amazônica Pirarucu Psicodélico, onde cantava o norte e o nordeste, o popular e o pop, com sua encantaria musical.

Desde 2017, investe na construção de sua carreira solo, cantando em importantes palcos da cidade e, finalmente, lançando o primeiro videoclipe "Adeus", que marca sua entrada no streaming e que conta com mais de 14 mil views no YouTube.

Em 2019, lança seu primeiro fonograma, o single “Menino Bonito do Metrô”, que integra o EP “Kitsch Completo”, um trabalho bem humorado e cheio de personalidade nas interpretações, que traz o brega, carimbó, reggaeton e brasilidades com pitada glam.

O próximo voo de Natascha tem nome e traz um regionalismo reloaded… sem espaço para estereótipo: "é música pernambucana pós mangue, é nordeste reloaded, é novíssima mpb, é raiz e é revolução", evoca.

Ave Mulher mexe com as placas tectônicas da emoção. "Não tem como ouvir e não sentir saudade de casa… e, nesse momento tão carente de poesia, meu maior desejo - e fé! - é que minha música chegue no ouvido e no coração de muita gente", finaliza.

Conhecimento internacional sem sair de casa

 

Uma parceria firmada em 2015 entre o Grupo Tiradentes - um dos maiores grupos estudantis do Nordeste e que está presente em cinco estados da região - com a University Massachussets Boston (EUA) tem aberto portas lá fora e conhecimento a alunos de Pernambuco. São palestras, cursos, aulas e programas disponibilizados a alunos, docentes e colaboradores do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), no Recife, e da Faculdade Tiradentes (Fits), em Piedade.

Além de trocarem experiências com especialistas e estudantes de outros países, eles também buscam conteúdo para pesquisas, desenvolvimento de protótipos ou até mesmo embasar seus trabalhos de conclusão de cursos e conhecimentos para atividades de extensão e atendimento à comunidade.

Troca de informações

Todo o conteúdo é viabilizado por meio do Instituto Tiradentes, que está completando três anos e que tem como finalidade desenvolver pesquisas, incentivar e planejar intercâmbio, além de gerar a mobilidade estudantil com experiência internacional e multicultural sem, muitas vezes, precisar sair daqui do Estado. “Nós temos alunos de instituições de ensino do grupo, de outros países, que já vieram para cá e daqui que foram estudar fora ou estão tendo aulas, por exemplo, a distância, remotamente”, adianta Renata Costa, coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE.

Ela informa que são conteúdos complementares aos que os alunos já recebem nas suas unidades de ensino de origem. “Além do conteúdo técnico, os estudante também aprendem nova língua e aspectos culturais”, adianta. Além da Região Metropolitana do Recife, as duas instituições de ensino também recebem estudantes vindos do interior e ainda de outros Estados, interessados em ingressar no ensino superior ou realizar especializações.

Parceiros internacionais

Segundo Renata Costa, essas ações ganham reforço com parceiros de renome internacional como o MIT Brazil, o Cambridge Health Alliance, a Lesley University, o Consulado do Brasil em Boston, entre outros, cumprindo sua missão de expandir horizontes. “A intenção é oferecer aos estudantes vivências internacionais motivadoras e formadoras de profissionais qualificados e capacitados para enfrentar os desafios do mundo globalizado”, ressalta.

Mudança de planos para o ano que vem

Enquanto não é possível viajar, aluna de Medicina na Fits já está se preparando e fazendo aulas de italiano. Lá, quer aprender mais sobre saúde, vivenciar situações práticas e agregar novos conhecimentos. A pandemia mexeu muita coisa. Mudou rotina e alterou planos futuros. Como o da estudante de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), Ivy Gonçalves (foto), que precisou adiar, para março do ano que vem, o estágio de um mês na Itália.

SESI-PE promove etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

 

Estudantes de escolas públicas e privadas participam, nos dias 23 e 24 de abril, da etapa regional de mais uma temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Ao todo, 21 equipes dos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba estão disputando uma vaga na fase nacional do torneio, que deve ocorrer em São Paulo, em junho deste ano. Devido à pandemia, todas as etapas do torneio serão no formato on-line. A abertura (23/04, 9h) e a premiação (24/04, 16h) serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do SESI-PE.

Nesta etapa, as equipes, formadas por dois técnicos e de dois até dez estudantes, foram desafiadas a desenvolver soluções para diversos desafios com o tema “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”. A ideia é incentivar crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos a repensarem questões como a prática de atividades físicas para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Para isso, eles precisaram criar projetos inovadores e construir e programar robôs por meio da tecnologia Lego. Ao longo de seis meses, os estudantes pensaram em seus projetos e enviaram vídeos, no último dia 20, com a execução das soluções inovadoras. Agora, eles serão avaliados a partir de critérios como capacidade de inovação, criatividade, design do robô e core values.

As equipes vencedoras serão conhecidas já na tarde do sábado. Ao todo, eles estão na disputa por cinco prêmios: Champion’s Award, Core Values, Projeto de Inovação, Excelência em Engenharia, Descoberta, Estrela Iniciante, Design do Robô e Desempenho do Robô. Os melhores classificados no ranking geral garantem uma vaga na fase nacional da disputa.

Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma importante ferramenta para despertar a curiosidade e desenvolver habilidades importantes dos estudantes, tanto técnicas quanto socioemocionais. “Os alunos se dedicam por meses aos desafios, o que aguça a capacidade de inovação e a criatividade, além de ajudar na compreensão de assuntos em áreas como ciências, matemática e raciocínio lógico”, ressalta.

lmprensa FlEPE

16ª Mostra Brasileira de Dança

 

Após o hiato de um ano (2020), e se adaptando às novas formas de apresentar e discutir os a dança, no seu conceito mais variado, a Mostra Brasileira de Dança (MBD) chega à 16ª edição, totalmente virtual, de 24 a 29 de abril de 2021, com programação gratuita e eclética.

Com a grade voltada, principalmente, às companhias e grupos pernambucanos, a Mostra vai oferecer ao público, oficinas de dança ao vivo, espetáculos, encontros colaborativos, processos de criação, maratona de videodança, programação especial exibida pelo Youtube Cultura PE, do Governo de Pernambuco, e campanha solidária, da Aria Social.

Segundo Iris Macedo e Paulo de Castro, diretores da MBD, o objetivo é reforçar o compromisso com a cultura brasileira, criando um espaço virtual de congregação de artistas, pesquisadores e professores. “Temos o intuito de apoiar a cena, manter viva a cultura da dança, promover a coletividade, estimular a economia e oferecer ao público, uma programação de graça, diversa, totalmente on-line e com foco na cultura pernambucana”, explica Iris Macedo.

Para Marcelo Sena, coordenador e mediador dos encontros colaborativos, o momento é, sobretudo, de partilha e de escuta, que ajuda a reforçar os laços ao trazer à tona, a discussão de temas relevantes como os processos criativos durante a pandemia; a dança e as práticas corporais como forma de cura e de autocuidado; a experiência com as aulas à distância e também presenciais; e o empoderamento das danças queers, voltadas para o público LGBTQIA+.

Encerrando a MBD, será exibido, dia 29 de abril, entre outras programações, o espetáculo Arreia, de Íris e Iara Campos, no YouTube Cultura PE. Para Maria Paula Costa Rêgo, assessora de Dança, na SECULT/PE, a parceria é sinônimo de afetividade e de credibilidade. “São avanços para as duas partes. Quando há entendimento e colaboração, todos ao redor ganham. Os parceiros em questão, os artistas e a cidade. A Mostra Brasileira de Dança já vem, há algum tempo, construindo essas pontes importantes para a dança em Pernambuco”, aponta.

Aria Social – A campanha solidária “Doar, um gesto de amor”, do projeto Aria Social, visa obter verba para custeio da manutenção das atividades da instituição. No Dia Internacional da Dança (29 de abril), a MBD vai apresentar uma maratona de videodança com quatro espetáculos do Aria Social. Durante as apresentações, as doações poderão ser feitas através de QR Code, depósito bancário ou pelo telefone +55 81 9.9108-6648 (Lua ou Luzi - Comunicação do Aria Social).

Quem quiser ser um doador permanente da instituição, pode fazer a contribuição a partir de 20 reais. Há também a possibilidade de apadrinhar ou amadrinhar um aluno da instituição por, a partir de 250 reais mensais. O Aria Social é uma instituição que atua na Região Metropolitana do Recife há 30 anos e, atualmente, atende gratuitamente 450 crianças e jovens, proporcionando-lhes oficinas e cursos de arte-educação, iniciação artística e formação para professores de dança.

Histórico - A Mostra Brasileira de Dança foi criada, em 2003, na cidade do Recife, e contou com a participação de mais de 500 grupos artísticos, e público formado por mais de 100 mil espectadores. Ao longo de sua trajetória, a Mostra contemplou diversas linguagens e expressões, e revelou o significado da diversidade cultural da dança no Brasil.

A Mostra Brasileira de Dança é uma realização da Fervo Projetos Culturais e Paulo de Castro Produções, financiado através do incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco, FUNDARPE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, no âmbito federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, em colaboração com o projeto Aria Social e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Abaixo, segue a programação:

DIA 24 DE ABRIL DE 2021 (SÁBADO)
Espetáculo “Eu Sou”- Helder Vasconcelos (PE) - 19h30, no Youtube MBD

DIA 25 DE ABRIL DE 2021 (DOMINGO)
Espetáculo “Canteiro de Obra” – Cia Brasílica (PE/SP) - 19h30, no Youtube MBD

DIA 26 DE ABRIL DE 2021 (SEGUNDA-FEIRA)
Encontro Colaborativo: Como continuar criando? Com Gabriela Holanda (PE) e Kildery IARA (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD

Oficina “Dança Afro BACNARÉ” com Tiago Ferreira (PE) - 16h, no Instagram MBD

DIA 27 DE ABRIL DE 2021(TERÇA-FEIRA)
Encontro Colaborativo: Como vai a Dança na Universidade? Com Francini Barros (RJ/PE) e Diogo Lins (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD

Oficina “Aláfia” com Wagner Max e Nathália Radcliffe (PE) - 16h, no Instagram MBD

DIA 28 DE ABRIL DE 2021(QUARTA-FEIRA)
Encontro Colaborativo: Corpos em movimento e práticas de cura com Conrado Falbo (PE) e Renata Camargo (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD

Oficina “Frevo Livre” com José Valdomiro (Minininho) (PE) - 16h, no Instagram MBD

DIA 29 DE ABRIL DE 2021(QUINTA-FEIRA) – DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
Maratona de videodança (campanha dedicada ao projeto Aria Social), no Youtube MBD,

com os espetáculos:

“Lágrimas da Lua” (PE) (Horário: 7h, 11h e 15h)
“O Nosso Villa” (PE) (Horário: 8h, 12h e 16h)
“A Magia do Clássico” (PE) (Horário: 9h, 13h e 17h)
“Três Compassos” (PE) (Horário: 10h, 14h e 18h)

Espetáculo “Arreia” – Íris Campos e Iara Campos (PE)- 18h30, no Youtube Cultura PE

Encontro Colaborativo: Como você tem ministrado suas aulas de dança? Com Edson Vogue (PE) e Luiz Roberto (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD.