sexta-feira, 23 de abril de 2021

Conhecimento internacional sem sair de casa

 

Uma parceria firmada em 2015 entre o Grupo Tiradentes - um dos maiores grupos estudantis do Nordeste e que está presente em cinco estados da região - com a University Massachussets Boston (EUA) tem aberto portas lá fora e conhecimento a alunos de Pernambuco. São palestras, cursos, aulas e programas disponibilizados a alunos, docentes e colaboradores do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), no Recife, e da Faculdade Tiradentes (Fits), em Piedade.

Além de trocarem experiências com especialistas e estudantes de outros países, eles também buscam conteúdo para pesquisas, desenvolvimento de protótipos ou até mesmo embasar seus trabalhos de conclusão de cursos e conhecimentos para atividades de extensão e atendimento à comunidade.

Troca de informações

Todo o conteúdo é viabilizado por meio do Instituto Tiradentes, que está completando três anos e que tem como finalidade desenvolver pesquisas, incentivar e planejar intercâmbio, além de gerar a mobilidade estudantil com experiência internacional e multicultural sem, muitas vezes, precisar sair daqui do Estado. “Nós temos alunos de instituições de ensino do grupo, de outros países, que já vieram para cá e daqui que foram estudar fora ou estão tendo aulas, por exemplo, a distância, remotamente”, adianta Renata Costa, coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE.

Ela informa que são conteúdos complementares aos que os alunos já recebem nas suas unidades de ensino de origem. “Além do conteúdo técnico, os estudante também aprendem nova língua e aspectos culturais”, adianta. Além da Região Metropolitana do Recife, as duas instituições de ensino também recebem estudantes vindos do interior e ainda de outros Estados, interessados em ingressar no ensino superior ou realizar especializações.

Parceiros internacionais

Segundo Renata Costa, essas ações ganham reforço com parceiros de renome internacional como o MIT Brazil, o Cambridge Health Alliance, a Lesley University, o Consulado do Brasil em Boston, entre outros, cumprindo sua missão de expandir horizontes. “A intenção é oferecer aos estudantes vivências internacionais motivadoras e formadoras de profissionais qualificados e capacitados para enfrentar os desafios do mundo globalizado”, ressalta.

Mudança de planos para o ano que vem

Enquanto não é possível viajar, aluna de Medicina na Fits já está se preparando e fazendo aulas de italiano. Lá, quer aprender mais sobre saúde, vivenciar situações práticas e agregar novos conhecimentos. A pandemia mexeu muita coisa. Mudou rotina e alterou planos futuros. Como o da estudante de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), Ivy Gonçalves (foto), que precisou adiar, para março do ano que vem, o estágio de um mês na Itália.