Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

sexta-feira, abril 23, 2021

16ª Mostra Brasileira de Dança

 

Após o hiato de um ano (2020), e se adaptando às novas formas de apresentar e discutir os a dança, no seu conceito mais variado, a Mostra Brasileira de Dança (MBD) chega à 16ª edição, totalmente virtual, de 24 a 29 de abril de 2021, com programação gratuita e eclética.

Com a grade voltada, principalmente, às companhias e grupos pernambucanos, a Mostra vai oferecer ao público, oficinas de dança ao vivo, espetáculos, encontros colaborativos, processos de criação, maratona de videodança, programação especial exibida pelo Youtube Cultura PE, do Governo de Pernambuco, e campanha solidária, da Aria Social.

Segundo Iris Macedo e Paulo de Castro, diretores da MBD, o objetivo é reforçar o compromisso com a cultura brasileira, criando um espaço virtual de congregação de artistas, pesquisadores e professores. “Temos o intuito de apoiar a cena, manter viva a cultura da dança, promover a coletividade, estimular a economia e oferecer ao público, uma programação de graça, diversa, totalmente on-line e com foco na cultura pernambucana”, explica Iris Macedo.

Para Marcelo Sena, coordenador e mediador dos encontros colaborativos, o momento é, sobretudo, de partilha e de escuta, que ajuda a reforçar os laços ao trazer à tona, a discussão de temas relevantes como os processos criativos durante a pandemia; a dança e as práticas corporais como forma de cura e de autocuidado; a experiência com as aulas à distância e também presenciais; e o empoderamento das danças queers, voltadas para o público LGBTQIA+.

Encerrando a MBD, será exibido, dia 29 de abril, entre outras programações, o espetáculo Arreia, de Íris e Iara Campos, no YouTube Cultura PE. Para Maria Paula Costa Rêgo, assessora de Dança, na SECULT/PE, a parceria é sinônimo de afetividade e de credibilidade. “São avanços para as duas partes. Quando há entendimento e colaboração, todos ao redor ganham. Os parceiros em questão, os artistas e a cidade. A Mostra Brasileira de Dança já vem, há algum tempo, construindo essas pontes importantes para a dança em Pernambuco”, aponta.

Aria Social – A campanha solidária “Doar, um gesto de amor”, do projeto Aria Social, visa obter verba para custeio da manutenção das atividades da instituição. No Dia Internacional da Dança (29 de abril), a MBD vai apresentar uma maratona de videodança com quatro espetáculos do Aria Social. Durante as apresentações, as doações poderão ser feitas através de QR Code, depósito bancário ou pelo telefone +55 81 9.9108-6648 (Lua ou Luzi - Comunicação do Aria Social).

Quem quiser ser um doador permanente da instituição, pode fazer a contribuição a partir de 20 reais. Há também a possibilidade de apadrinhar ou amadrinhar um aluno da instituição por, a partir de 250 reais mensais. O Aria Social é uma instituição que atua na Região Metropolitana do Recife há 30 anos e, atualmente, atende gratuitamente 450 crianças e jovens, proporcionando-lhes oficinas e cursos de arte-educação, iniciação artística e formação para professores de dança.

Histórico - A Mostra Brasileira de Dança foi criada, em 2003, na cidade do Recife, e contou com a participação de mais de 500 grupos artísticos, e público formado por mais de 100 mil espectadores. Ao longo de sua trajetória, a Mostra contemplou diversas linguagens e expressões, e revelou o significado da diversidade cultural da dança no Brasil.

A Mostra Brasileira de Dança é uma realização da Fervo Projetos Culturais e Paulo de Castro Produções, financiado através do incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco, FUNDARPE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, no âmbito federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, em colaboração com o projeto Aria Social e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Abaixo, segue a programação:

DIA 24 DE ABRIL DE 2021 (SÁBADO)
Espetáculo “Eu Sou”- Helder Vasconcelos (PE) - 19h30, no Youtube MBD

DIA 25 DE ABRIL DE 2021 (DOMINGO)
Espetáculo “Canteiro de Obra” – Cia Brasílica (PE/SP) - 19h30, no Youtube MBD

DIA 26 DE ABRIL DE 2021 (SEGUNDA-FEIRA)
Encontro Colaborativo: Como continuar criando? Com Gabriela Holanda (PE) e Kildery IARA (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD

Oficina “Dança Afro BACNARÉ” com Tiago Ferreira (PE) - 16h, no Instagram MBD

DIA 27 DE ABRIL DE 2021(TERÇA-FEIRA)
Encontro Colaborativo: Como vai a Dança na Universidade? Com Francini Barros (RJ/PE) e Diogo Lins (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD

Oficina “Aláfia” com Wagner Max e Nathália Radcliffe (PE) - 16h, no Instagram MBD

DIA 28 DE ABRIL DE 2021(QUARTA-FEIRA)
Encontro Colaborativo: Corpos em movimento e práticas de cura com Conrado Falbo (PE) e Renata Camargo (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD

Oficina “Frevo Livre” com José Valdomiro (Minininho) (PE) - 16h, no Instagram MBD

DIA 29 DE ABRIL DE 2021(QUINTA-FEIRA) – DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
Maratona de videodança (campanha dedicada ao projeto Aria Social), no Youtube MBD,

com os espetáculos:

“Lágrimas da Lua” (PE) (Horário: 7h, 11h e 15h)
“O Nosso Villa” (PE) (Horário: 8h, 12h e 16h)
“A Magia do Clássico” (PE) (Horário: 9h, 13h e 17h)
“Três Compassos” (PE) (Horário: 10h, 14h e 18h)

Espetáculo “Arreia” – Íris Campos e Iara Campos (PE)- 18h30, no Youtube Cultura PE

Encontro Colaborativo: Como você tem ministrado suas aulas de dança? Com Edson Vogue (PE) e Luiz Roberto (PE). Mediação: Marcelo Sena (PE) - 19h30, no Youtube MBD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário