quinta-feira, 16 de março de 2023

Prefeitura de Olinda conquista Selo Prata de qualidade nacional em transparência pública

 

A Prefeitura de Olinda conquistou o Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública, liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Em Pernambuco, das 374 entidades avaliadas pelo Radar da Transparência Pública, apenas 29 foram contempladas nas categorias Diamante, Ouro e Prata. Já no quesito municipal, onde figuram 184 polos, o reconhecimento foi ainda mais criterioso, com apenas 12 cidades conquistando o mesmo índice, junto a Marim dos Caetés. De acordo com a organização, o trabalho alcançou cerca de 8 mil portais públicos, englobando a União, 26 estados, o Distrito Federal e 4.191 municípios.

O Radar Nacional da Transparência Pública, que conta com a adesão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), é uma ferramenta eletrônica acessível, que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país. Os dados foram apurados no levantamento realizado, no último ano, com o apoio dos controladores internos. Além disso, a iniciativa divulga os critérios de transparência que são atendidos em cada portal. Em Olinda, o programa reconheceu a clareza na divulgação de dados como de receitas, despesas, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, seleções, investimentos, entre outros.

De acordo com a controladora geral de Olinda, Adriana Leite, a certificação em transparência pública é um reconhecimento que evidencia o compromisso da Prefeitura em fornecer informações claras e acessíveis à população. “Este resultado é fruto de uma soma de esforços, que envolve o chefe do executivo, Professor Lupércio, o secretariado, e todos os servidores públicos que integram este grande time. Faz parte de uma exigência legal, mas também de um compromisso de ética e lisura, prestando sempre contas à sociedade”, destacou.

Imprensa Olinda PE

Em Paulista, Defesa Civil continua realizando intervenções na Barreira do Visgueiro

 

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista continua realizando a prevenção para o Inverno de 2023. Nesta quinta-feira (16.03), os serviços foram realizados na Barreira do Visgueiro, no bairro da Mirueira, onde foi realizada, de forma emergencial, a colocação de lonas plásticas, a fim de evitar maiores transtornos para a população.

A Gestão Municipal está tratando a questão das avaliações e negociações com famílias que construíram casas e ampliações próximas à barreira. A Prefeitura do Paulista solicita a compreensão da população para as medidas que estão sendo tomadas, pois, infelizmente, alguns moradores tentaram impedir a colocação da lona por parte dos profissionais da Defesa Civil, e afirmaram que irão rasgar o material após a saída das equipes.

Imprensa Paulista

Mulheres também têm câncer urológico! Médico explica causas das doenças mais comuns

 

De uma forma geral, quando falamos em urologista, logo vem em mente o famoso toque retal para tratamentos de câncer de próstata. Mas o que pouca gente sabe é que este tipo de profissional também é indicado para mulheres. O urologista Luiz Henrique Araújo detalhou quais são os tipos de tumores mais comuns e como prevenir.

“Câncer renal, de ureter, de bexiga, de uretra. Esses tipos de neoplasias também acometem as mulheres. Desses, o mais comum são os tumores de rim. Esse tipo de tumor, na maioria das vezes, é detectado ao acaso através de exames de imagem realizados para investigar sintomas gerais nas pacientes”, disse Luiz Henrique Araújo.

“O principal fator de risco no tumor de bexiga é o cigarro, quase 50% dos pacientes com esse tumor são tabagistas, e o principal sintoma é o sangramento na urina, que normalmente é indolor. Alguns pacientes cursam com sintomas irritativos, como urgência e frequência urinária aumentado”, acrescentou o urologista.

Outro problema comum em mulheres é a cistite. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente na flora intestinal da própria paciente. No trato urinário, porém, essa bactéria pode causar inflamação na bexiga e sintomas como ardor na urina, sangramento, aumento de frequência urinária. Em casos mais graves, pode ocasionar infecção nos rins (pielonefrite).

“São extremamente comuns em mulheres, mas é fácil de diagnosticar e tratar. A maioria dessas infecções são simples e, com antibióticos, a gente consegue tratar. Ela acontece porque ocorre a entrada de bactérias da própria paciente, da região ânus-genital, através da uretra. Se instala na bexiga e provoca essa inflamação, chamada de cistite aguda. Pode ser evitada com medidas simples, como o aumento da ingestão de água, pelo menos dois litros por dia.”, comentou Luiz Henrique Araújo.

“Deve ser feita alimentação mais saudável possível, com frutas, saladas e verduras. Evitar o excesso de carboidratos, de frituras. Tudo que é feito para ajudar o intestino funcionar ajuda, como ingestão de fibras, também. Isso tudo tem relação com constipação. As mulheres com maiores taxas de constipação intestinal aumentam a chance de infecção urinária. A idade é um fator, por causa da menopausa. Muda um pouco o ciclo hormonal, e o estrogênio da mulher protege um pouco quanto a isso também, a lubrificação da região vaginal”, concluiu.

Planejamento previdenciário

 

Almir Reis, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Reis & Pacheco, participará quarta-feira (22/03) de live do Instituto Connect de Direito Social (ICDS) sobre planejamento previdenciário. Será às 20h, no instagram do instituto jurídico (@icdsconnect), tendo a participação também do previdenciarista Elizeu Leite. Entre outros temas, os advogados irão esclarecer sobre quais caminhos para se conseguir aposentadoria recebendo o melhor benefício possível, o que diz a nova legislação, as mudanças nas regras, como são feitos os cálculos, os cuidados na hora de requerer o benefício ao INSS e tirar dúvidas dos participantes.

Educação Especial PE promove palestras sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Educação Especial PE irá promover um evento com o tema “Síndrome de Down: faça com a gente, não pela gente” para comemorar a vida e conscientizar sobre a inclusão e a autonomia de pessoas com a deficiência. O evento, que vai trazer diversas palestras, será realizado neste sábado (18), das 8h às 14h, no auditório do Senac de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Segundo a psicopedagoga especialista em educação especial e inclusão, Lidieri Barros, o objetivo do evento é discutir sobre a discriminação que as pessoas com síndrome de Down ainda sofrem socialmente e educar a população para diminuir o preconceito. “Queremos promover a conscientização da sociedade no processo de inclusão e como as pessoas com a síndrome podem chegar à vida adulta com autonomia”, explica. A psicopedagoga trabalha com o desenvolvimento e aplicações de técnicas de intervenção e reabilitação apropriadas para o desenvolvimento no processo de aprendizagem dos estudantes há 26 anos.

Abrindo o dia de conscientização, a palestra de Lidieri terá o tema “Os quatro pilares da educação inclusiva da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI”. “Vamos abordar minunciosamente os quatro pilares, que são aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, reforça a especialista. O evento também pretende discutir sobre a educação física como uma ferramenta de inclusão e liberdade e para a melhora da autoestima e da qualidade de vida de pessoas com a deficiência, com a doutora em Educação, Ana Zélia Belo. Fechando a manhã de conhecimento, o especialista em psicopedagogia clínica e institucional, Alex Duarte, vai falar sobre o diagnóstico de síndrome de Down até a conquista dessas pessoas da sua própria autonomia. Alex é autor do documentário Cromossomo 21 – premiado em Hollywood e no Festival de Cinema de Gramado, que narra uma história de amor entre uma jovem com síndrome de Down e um rapaz sem deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição: https://educacaoespecialpe.com.br/palestra-sindrome-de-down-2023/. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições que atendem pessoas com deficiência e de baixa renda.

Sobre os palestrantes:

Lidieri Barros - Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusão, analista do comportamento, especialista (MA) em Inclusão/Linha de Pesquisa em Cognição, idealizadora da plataforma de Alfabetização pelo Método Fônico e Materiais Adaptados e CEO do Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas (CENEETI).

Alex Duarte - Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Neurociências, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Há 15 anos é palestrante e pesquisador independente na área de inclusão/diversidade, com quatro livros publicados. Já representou o Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia de Letras e Ciências de São Paulo. 

Alex desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, que estimula a autonomia e a tomada de decisão na vida adulta. A experiência se transformou em objeto de pesquisa científica pelo Centro de Pesquisas da Universidade de São Paulo. É diretor do Instituto e do filme Cromossomo 21, premiado em diversos festivais, inclusive em Hollywood.

Ana Zélia Belo - Graduada em licenciatura plena em Educação Física pela UFPE, mestra em Educação Física pela UFRN e doutora em Educação pela UFRN, é professora universitária da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), membro do grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Estesia - UFRN), voluntária das Olimpíadas Especiais Brasil e apresenta experiência em educação física adaptada, inclusão escolar, esporte adaptado, psicomotricidade e recreação inclusiva.


ProMorar Recife é destaque em fórum sobre cidades sustentáveis

 

A Prefeitura do Recife foi convidada a apresentar, durante o “Fórum de prefeitos: cidades sustentáveis”, o ProMorar, programa que vai melhorar as condições de vida de 40 comunidades da capital pernambucana, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado. O Fórum, que está sendo realizado até hoje (16), em Brasília, é promovido pelo Banco de Desenvolvimento FONPLATA e pelo Instrumento de Investimentos na América Latina (LAIF).

Na quarta-feira (15), na abertura do evento, a discussão central foi a inclusão da sustentabilidade como elemento-chave do desenvolvimento urbano, especificamente no desenho de projetos e programas em cidades médias, que beneficiem suas populações em curto, médio e longo prazos. Um dos exemplos de destaque de cidades sustentáveis foi o Recife, por meio do programa ProMorar, já em curso e que está sendo viabilizado por meio da operação de crédito de R$ 15 bilhão aprovada pela Prefeitura junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa foi apresentado pela secretária executiva de Captação de Recursos do Recife, Beatriz Menezes. “Vamos mostrar a outras cidades e organismos o que vem sendo executado no Recife, as boas práticas e inovações que vimos aplicando”, explicou Beatriz.

Entre as ações do ProMorar estão obras que visam a redução do risco de inundações e deslizamentos de terra em áreas de morro, o reassentamento de famílias que residem em locais de risco ambiental e urbanização integrada de comunidades de interesse social. Também serão realizadas obras de macrodrenagem para o melhor escoamento das águas das chuvas, além do alargamento da calha e dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó.

O objetivo do “Fórum de prefeitos: cidades sustentáveis” é compartilhar boas práticas de desenvolvimento sustentável, promover a transferência e a adaptação de tecnologias e conhecimentos aplicados em questões ligadas ao financiamento climático e incentivar a liderança feminina no desenvolvimento da região. O evento conta com a participação de ministros, prefeitos, representantes e executivos de organismos internacionais, agências de fomento, acadêmicos e especialistas.

Nesta quinta-feira (16), segundo dia do Fórum, serão tratados assuntos ligados a desenvolvimento urbano sustentável, gestão de riscos e resiliência climática, além da necessidade de implementar a perspectiva de gênero e a diversidade no desenvolvimento urbano para que as cidades sejam inclusivas, beneficiando todos os seus habitantes.

Imprensa Recife

SALÁRIOS IGUAIS: Natura &Co América Latina elimina diferença salarial de gênero

 

A Natura &Co América Latina anuncia progressos significativos em remuneração equitativa. A companhia deu fim às inexplicáveis diferenças salariais entre homens e mulheres e reduziu expressivamente as diferenças salariais brutas. O avanço faz parte das metas da Visão 2030 da holding, batizado de Compromisso com a Vida, que visa implementar as ações necessárias para garantir equidade salarial, eliminando qualquer diferença de gênero em todas as empresas Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop). Na América Latina, o objetivo já foi cumprido.

Desde 2020, a holding desenvolve com a Mercer, consultoria líder de recursos humanos, estudos anuais sobre a equidade salarial no grupo, abrangendo dados sobre salário, cargo, nível de experiência, tempo na função, desempenho, país e gênero. As primeiras iniciativas para reduzir as diferenças apontadas foram realizadas em 2021. Embora a meta do Compromisso com a Vida se refira apenas à equidade salarial de gênero, Natura &Co América Latina também trabalha para eliminar as diferenças salariais inexplicáveis relacionadas a etnia e raça. Em 2021, um estudo com esse recorte foi realizado no Brasil e os resultados serão divulgados no relatório anual ainda este ano.

Outra ambição de Natura &Co é ter, até 2023, 50% de mulheres no Conselho de Administração e na alta liderança (cargos de diretoria presentes nos três níveis mais altos). Na América Latina, essa meta foi alcançada já em 2020 – a companhia encerrou 2022 com 52% de mulheres na alta liderança (diretoria e acima). Atualmente, elas são maioria em todos os níveis funcionais, exceto o operacional.

Natura &Co América Latina também busca equalizar nas quatro empresas ações e benefícios que promovam a corresponsabilização na criação dos filhos e, desde 2020, as ações de apoio às mulheres em situação de violência de gênero abrangem as colaboradoras, consultoras e representantes de todas as marcas do grupo e estão respaldadas pela Política de Enfrentamento à Violência de Gênero Natura &Co América Latina.

Em clima de festa, 120 famílias recebem quintais ecoprodutivos

 

Numa solenidade festiva, ao livre e em ritmo do autêntico forró pernambucano, o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 entregaram, na manhã desta quinta-feira (16), 120 quintais ecoprodutivos a moradores em situação de vulnerabilidade social de comunidades do território estratégico da estatal. O evento ocorreu no Palácio dos Manguinhos, na capital pernambucana, e contou com a participação do diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot; do arcebispo de Olinda e do Recife, dom Fernando Saburido; além de colaboradores da estatal, funcionários da arquidiocese e de dezenas de agricultores, que aproveitaram a oportunidade para expor e comercializar os alimentos produzidos em suas hortas, fornos ecológicos, galinheiros, entre outros arranjos da agricultura familiar.

A ação socioambiental, financiada por Suape e desenvolvida pela Cáritas Brasileira Nordeste 2, entidade vinculada à Igreja Católica, foi lançada em outubro de 2021, com a finalidade de entregar 300 quintais ecoprodutivos no seguintes municípios: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Escada, Sirinhaém, Ribeirão e Rio Formoso. Na primeira etapa, concluída em outubro do ano passado, 100 famílias foram contempladas. Nesta terça-feira, mais 120 famílias e, até o fim de maio deste ano, o programa será encerrado com a entrega de mais 80 quintais, totalizando os 300 previstos no projeto. No total, o programa garantirá segurança alimentar para 3.200 pessoas, gerando, ainda, dezenas de pequenos negócios.

Lançado em outubro de 2021, o projeto Quintais Ecoprodutivos tem por finalidade incentivar a produção de alimentos e gerar renda para famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem em municípios do entorno do complexo industrial portuário. O investimento é de R$ 3.383.463,16. Entre as ecotecnologias implantadas estão galinheiros móveis, fornos ecológicos, cisternas, entre outras ecotecnologias geradoras de alimentos para consumo próprio e comercialização do excedente.

“Passei pelas barracas e fiquei encantado com o que escutei e o que vi. Isso mostra que basta usarmos a inteligência, a cabeça e o tempo, que conseguimos fazer coisas maravilhosas. Deus nos dá essa graça. Participar de um projeto dessa importância, a entrega desses quintais ecoprodutivos, que coincide com a época da Quaresma e o tema da fome, é algo é fundamental, um exemplo concreto de ações voltadas para pessoas mais pobres”, afirmou, entusiasmado, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O Palácio dos Manguinhos abriga a sede da arquidiocese e da Cúria Metropolitana.

“Estamos muito animados com os resultados dos projetos socioambientais implementados no complexo. São ações que reforçam a cultura ESG da empresa (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança). Com essa nova etapa, já teremos 220 famílias garantindo o sustento próprio e administrando pequenos negócios em suas comunidades. São iniciativas que fazem toda a diferença, para melhoria dos indicadores sociais da região”, pontua o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

BENEFICIADOS - “Eu agradeço muito por ter sido contemplado com o projeto. Foi motivo de muita alegria e satisfação, porque hoje eu tenho minha própria horta com sistema de gotejamento, seja no inverno ou no verão. Não há tempo ruim. A gente só tem a ganhar com isso. Meu plantio e minha renda estão garantidos”, afirma o agricultor Enoque de Lima, do Assentamento Pirajá, localizado no município de Ipojuca.

A dona de casa Eliane Gonçalves de Araújo, moradora do Engenho Minas Novas, localizado em Ipojuca, comenta que o projeto mudou a sua rotina. Ela foi contemplada com um fogão ecológico e passou a cozinhar com economia. “Esse projeto é uma bênção na minha vida, pois agora produzo muitas comidas para vender. Estou muito feliz com essa conquista. O fogão funciona bem e não deixa o ambiente enfumaçado”, destaca Eliane Gonçalves de Araújo de Ribeirão, moradora do Engenho Minas Novas.

LABORATÓRIOS - Além da implantação do projeto, a parceria prevê a modernização dos cinco laboratórios de ecotecnologias em funcionamento em comunidades do município do Cabo de Santo Agostinho desde 2020 (Nova Vila Claudete, Engenho Massangana, Assentamentos Bruno Maranhão/Sacambu, Gaibu e Nova Vila Tatuoca). Nesses locais, as famílias aprendem a cultivar diversos alimentos e a comercializar produtos derivados de sua produção. Com a intervenção, os laboratórios vão ser beneficiados com a instalação de sistemas de irrigação eficientes e com a geração de energia fotovoltaica.

FUTURO - A experiência desenvolvida em Suape levou a Cáritas a anunciar, nesta terça-feira, a possibilidade de fazer parcerias com a iniciativa privada e possíveis colaboradores externos para dar continuidade ao projeto, beneficiando mais moradores do Grande Recife e de municípios de outras regiões de Pernambuco. “É uma ação de sustentabilidade que dá segurança alimentar às famílias. Por isso, pretendemos levar essa modelo de agricultura familiar adiante, por meio da captação de novos parceiros”, comentou a secretária-executiva da entidade, Neilda Pereira da Silva.

Imprensa Suape

RJ: Samires Souza lança o livro "Em Busca da Serenidade Lunar"

 

A escritora Samires Souza lançou hoje (16) seu primeiro livro de poesias, "Em Busca da Serenidade Lunar", publicado pela Editora Multifoco. Sua inspiração para o livro é bem diversificada: "O livro foi inspirado na lua, no amor, na política e nas ruas", defende a estreante de 31 anos.

O exemplar aborda temas essenciais do dia a dia, traz: racismo, religião, natureza, maternidade real, política, amor próprio, lgbtfobia e principalmente a ideia da erradicação de toda forma de preconceito, ou seja, todas as poesias são baseadas em fatos reais.

O livro com 56 página, custará R$ 39,90, estará disponível para vendas na Amazon, no Livro.VC, no site da editora Multifoco e nas redes sociais, através de seu perfil no instagram @sejampoesias, onde a autora compartilha trechos importantes do livro e compartilha sua paixão pela arte e poesia, incentivando mulheres que vivem e trabalham de forma independente promovendo o empoderamento feminino.

Suas reflexões "Em uma noite na baixada fluminense, com o coração apertado e acompanhando o luar, nasceu "me encantas", uma poesia inspirada na brisa e no olhar apaixonado pela lua cheia. De fato, cada poesia tem uma inspiração, as minhas tem sua base inspiratória na rua, no amor, na política e na lua.


Conheça mais sobre a Endometriose, doença que afeta uma em cada dez brasileiras

 

Com o objetivo de voltar a atenção para a importância do diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, o mês de marco é marcado como o mês da Luta contra a Endometriose, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta mais de 7 milhões de mulheres no Brasil. A data foi criada no ano passado, após a sanção da Lei 14.324/2022, que também estabeleceu a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.

Recentemente, a endometriose ganhou mais visibilidade depois que a cantora Anitta precisou suspender seus shows e foi submetida a uma cirurgia para tratamento. A doença é uma condição inflamatória crônica em que as células do endométrio se proliferam e perpassam a cavidade uterina, como explica a enfermeira obstetra e docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED), Arissane Falcão (foto).

A endometriose afeta cerca de 10% da população feminina no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo mais frequente entre mulheres de 25 e 35 anos de idade. “A doença pode estar presente tanto nas trompas, ovários, bexiga, intestino e na cavidade abdominal. Essa proliferação das células do tecido que reveste o útero internamente pode provocar dor ao urinar e evacuar, além de dor muito forte no período menstrual, dor no ato sexual e sangramentos fora do período”, afirma a especialista.

Tratamento - Arissane esclarece que o tratamento vai depender muito da condição, do estágio da doença e da quantidade de tecido endometrial fora da cavidade uterina. “O estágio do diagnóstico é primordial para a indicação do tratamento. Por isso, como principal forma de prevenção, a mulher precisa cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Além disso, é importante esclarecer que o anticoncepcional não é tratamento para endometriose. Cabe esclarecer que, por minimizar as dores, alguns medicamentos anticoncepcionais podem até mascarar a doença, portanto, é importante evitar a automedicação”.

Em casos de estágios mais avançados, deve ser realizada a retirada desse tecido através de uma cirurgia, conhecida como laparotomia. “É preciso deixar bem claro que a endometriose pode levar à infertilidade. Mulheres que não tiveram filhos - cada vez mais comum com 30 ou 35 anos - precisam visitar o ginecologista anualmente. Em casos de dores, as mulheres devem procurar o médico com urgência”, finaliza Arissane.

Tio Rodrigo realiza show gratuito em Camaragibe no final de semana

 

Neste sábado (18), a partir das 16h, o Camará Shopping receberá a apresentação do animador infantil Tio Rodrigo. Com muita animação e diversão, ele promete encantar crianças e adultos com seu carisma e habilidades de entretenimento.

Com mais de 10 anos de experiência em animação infantil, Tio Rodrigo é conhecido por sua interação com o público, sua criatividade e suas brincadeiras divertidas. Durante a apresentação, ele irá realizar diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, jogos educativos, danças e músicas.

Tio Rodrigo também apresentará seu show Pra Brincar e Aprender, repleto de brincadeiras educativas por meio das quais a garotada aprende brincando e cantando.A apresentação é gratuita, tem duração média de 50 a 60 minutos e acontece no palco do piso L3 do Camará Shopping. Ao final, ainda é possível participar de uma sessão de fotos com o artista.

Projeto "Qualidade de Vida" retoma atividades na segunda-feira (20)

 

O projeto "Qualidade de Vida", da Prefeitura de Caruaru, realizado por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau de Caruaru (Uninassau), retoma as atividades a partir do dia 20 de março (segunda-feira). Os encontros acontecerão nas segundas e quartas, em três turmas: 8h, 9h e 10h, com uma hora de duração cada. As aulas serão ministradas na sede da SPM.

O objetivo do projeto "Qualidade de Vida", que teve início em 2017, é contribuir para uma atividade física com acompanhamento profissional gratuito dos estagiários do curso de Educação Física do Uninassau, as mulheres caruaruenses, principalmente, idosas de baixa renda.

Entre as modalidades estão atividades aeróbicas e de força muscular, para uma melhora significativa nas funções físicas e manutenção da independência da idosa, permitindo-a realizar com mais eficácia atividades da rotina diária e de lazer.

Para participar do projeto "Qualidade de Vida", basta se inscrever na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), localizada na rua dos Expedicionários, 30, Centro de Caruaru.

Outras informações podem ser obtidas pelo número: 9 8384-2954.

Imprensa Caruaru

Olinda conclui serviços de requalificação do Mercado Público de Peixinhos e da feira livre de Rio Doce

 

Na feira de Rio Doce foi concluída a última etapa da cobertura metálica de toda área de comercialização, que agora está devidamente dividida entre os setores de frutas, verduras, carnes, peixes e crustáceos. O novo espaço vai proporcionar melhor condição de trabalho para os feirantes e mais conforto para os consumidores. No local foram construídos banheiros masculino e feminino e o sistema de iluminação foi reformado.

Já no Mercado Público de Peixinhos a reestruturação contemplou a antiga área do comércio informal, que ganhou nova calçada e antigas barracas foram removidas. O projeto de reformulação incluiu uma área de convivência com bancos, mesas e jardim. Além disso, 32 locatários receberam novos quiosques padronizados, feitos de fibra e com cobertura de material impermeável. Toda área do pátio de acesso à feira foi pavimentada e o local ganhou, ainda, uma nova iluminação.

Esse trabalho segue agora para a Feira do Areal, também em Peixinhos, onde novos boxes serão implantados e a cobertura será substituída por uma estrutura metálica.

Imprensa Olinda

Educação e saúde: grupo de idosos reúne usuários na Unidade de Saúde da Família Ilda Rodrigues da Silva, na UR-10

 

A unidade de saúde, muitas vezes, vai além de um espaço para consultas, vacinas e acolhimento. Isso porque, em muitas delas, grupos de apoio são criados e fortalecem não só uma iniciativa de educação em saúde, mas também estreitam os laços entre a comunidade. Na Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ilda Rodrigues da Silva, no bairro do Ibura, realiza, mensalmente, encontros do grupo Reviver, focado na população idosa, com cerca de 40 participantes.

O Reviver busca promover educação em saúde para os idosos cadastrados na USF Ilda Rodrigues da Silva. Com rodas de conversa propostas a partir de assuntos de interesse da população ou sugeridos pelos profissionais de saúde, os encontros, realizados mensalmente, levam informação e promovem o bem-estar com atividades de entretenimento.

O grupo teve início em 2018. “A ideia de ser focado nos idosos surgiu porque observamos a necessidade na unidade. A cada encontro, que inicialmente era trimestral, abordamos assuntos não só propostos por nós, mas pelos próprios usuários também”, detalha a dentista e coordenadora do grupo, Ana Cláudia Amaral.

Para este mês, o encontro já tem data marcada. A próxima reunião do Reviver acontece na próxima quinta-feira (23), às 9h, para falar sobre a saúde do homem. Os profissionais de saúde da Sesau irão conduzir o encontro, que terá a participação de um integrante do Reviver cantando e declamando um poema.

Os encontros foram fortalecendo o vínculo entre os usuários e a unidade de saúde, e indo além de rodas de conversa. “O grupo é bem ativo e os participantes nos pedem atividades pela cidade. Já fizemos visita a museus e parque aquático, além de participar também em eventos da Prefeitura do Recife, como os Jogos da Pessoa Idosa e o Baile da Pessoa Idosa, no Carnaval”, complementa Ana Cláudia.

Para 2023, o encontro de março marca a primeira reunião do ano. Mas antes disso, já houve atividade com os integrantes. A participação no Baile da Pessoa Idosa, realizado no mês de fevereiro, fortalece o calendário de atividades proposto para o grupo, que leva em consideração datas comemorativas não só da cidade, como também na saúde.

Imprensa Recife

Governo de PE explica processo de acordo sobre território pernambucano de Fernando de Noronha

NOTA

O Governo do Estado de Pernambuco esclarece que a notícia a respeito de o Ministro Ricardo Lewandowski ter declarado a nulidade de um Contrato de Cessão de Uso da Ilha celebrado entre o Estado e a União em 2002 em nada interfere na titularidade do Arquipélago, considerando o disposto no art. 15 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal (ADCT), segundo o qual a área do extinto território de Fernando de Noronha foi reincorporada ao Estado de Pernambuco.

Importante ressaltar que a nulidade do Contrato de Cessão é apenas uma etapa de um processo mais amplo, que é o acordo celebrado com a União envolvendo Fernando de Noronha, objeto de submissão à homologação do Supremo Tribunal Federal (STF). Tal acordo, assinado no dia 10 de março recente pelas duas partes, diz respeito apenas à gestão das unidades de conservação ambiental que afetam o território da Ilha, sujeitas a regras específicas de gestão e ocupação, em razão da necessidade primordial de proteção ao meio ambiente. Conforme apreciação do ministro Lewandowski, o Contrato de Cessão de 2002 estaria irregular pela ausência de apreciação do Poder Legislativo, fato que em nada altera o acordo atual e a questão territorial.

A administração do Estado de Pernambuco reitera que o acordo em nenhum momento retira do Estado de Pernambuco a titularidade sobre o território de Fernando de Noronha, continuando o referido Arquipélago, na condição de patrimônio pertencente ao Estado de Pernambuco, constituído como autarquia territorial deste Estado, cuja gestão compete a um Administrador nomeado pelo Governo de Pernambuco, o que caracteriza a competência estadual quanto à gestão administrativa e política da Ilha de Fernando de Noronha.

Tanto a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), responsável pela política ambiental no Estado de Pernambuco, quanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação Federal, assinaram o acordo em homologação justamente em razão da necessidade de estabelecer um regime colaborativo e uniforme de gestão do importante patrimônio ambiental existente em Fernando de Noronha.

É verdade que na Ação constava um pedido da União para que o STF declarasse a titularidade dominial de Fernando de Noronha em favor da União, mas em razão do acordo firmado houve expressa desistência da União quanto a este pedido.

Por fim, cabe esclarecer que o objetivo essencial do acordo é estabelecer bases seguras para um regime de cooperação institucional voltado a incrementar a adequada gestão das áreas de conservação ambiental de Fernando de Noronha, que é o caminho mais adequado para a boa e sustentável preservação desse importante patrimônio do povo pernambucano e que é, também, um relevante patrimônio ambiental de toda a humanidade.

Imprensa PE

Especialista do HC-UFPE destaca relação recíproca entre a má qualidade do sono e o estresse

 

Existe uma relação de causa e efeito recíproca entre a má qualidade do sono e o estresse, em todas as faixas etárias. É o que explica a chefe da Área Assistencial de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFPE e membro da diretoria nacional da Associação Brasileira do Sono (ABSono), Clélia Franco. A busca por ajuda especializada e maior acesso a informações sobre o tema são alguns dos objetivos do Dia Mundial do Sono, data móvel celebrada sempre na terceira sexta-feira de março, e que tem como tema em 2023: “Sono é essencial para a saúde”.

“Situações de estresse físico e principalmente de estresse emocional costumam se expressar biologicamente com estado hiperalerta que está associado a dificuldades para iniciar e manter o sono, além de fragmentar o sono e deixá-lo superficial, despertares precoces de madrugada desencadeando privação e/ou má qualidade do sono”, explica Clélia Franco, que participou recentemente da elaboração do e-book “Sono e estresse” para o programa de educação médica continuada dos membros da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Queixas de sono de má qualidade e de dificuldades para iniciar e manter o sono são extremamente prevalentes, afetando de 25% a 40% das crianças e adolescentes e de 33% até 50% dos adultos. Além do descanso, o sono desempenha um papel vital no desenvolvimento e na modulação da cognição e da emoção. Um sono ruim, portanto, prejudica a saúde física, emocional e cognitiva. “Quando a dificuldade passa a ser recorrente, aparecendo com frequência semanal, deve ser investigada. Situações crônicas de sono de má qualidade ou privação crônica dele costumam se associar a prejuízos cognitivos e de atenção e transtornos emocionais e comportamentais, que podem retroalimentar mais dificuldades para a saúde”, afirma Clélia Franco.

A insônia e a apneia são as principais e mais prevalentes queixas do sono de má qualidade. Outro transtorno que tem chamado a atenção dos especialistas é a síndrome do sono insuficiente (SSI). “Esse é um mal do mundo moderno que causa privação voluntária do sono e traz as mesmas complicações da privação por outras causas. A SSI ocorre quando por uma escolha pessoal e/ou por motivos de trabalho, estudo ou lazer (telas de madrugada), por exemplo, o indivíduo reduz o seu tempo de sono substituindo-as por outra atividade”, detalha a especialista do HC.

Clélia Franco dá algumas dicas para um sono saudável. “Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites; Vá para a cama somente quando estiver com sono e evite ficar nela sem dormir; Estabeleça um ritual de relaxamento antes de deitar; Evite uso de luz azul de eletrônicos, além de álcool e cafeína, ao menos 6 horas antes de dormir; Não coma alimentos pesados à noite; Evite cochilos durante o dia; Procure se ocupar durante o dia e faça atividades físicas regularmente”.

Questionário sobre o sono
A Associação Brasileira do Sono (ABS) está realizando uma investigação sobre a “qualidade do sono dos brasileiros”. A participação é voluntária e anônima e pode ser realizada por este link.

Imprensa Hospital das Clínicas UFPE

Programa Cidade Saneada chega a Goiana


O Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa com a BRK, concluiu as obras para implementação da rede pública de esgoto na cidade de Goiana, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Para incentivar a ligação dos moradores à nova rede, o programa lançou em janeiro a campanha promocional “Quem Liga Ganha”, veiculada nas rádios, peças publicitárias como outdoor, ações de visitas aos moradores e meios digitais. A ação pretende sensibilizar os moradores sobre a importância de fazer a ligação do ramal do seu imóvel à rede de esgoto. O sorteio acontecerá no dia 12 de junho às 11h, na sede da rádio Goiana FM.

Foram investidos cerca de R$ 96 milhões de reais na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que possui 65 km de redes coletoras e que pode beneficiar mais de 35 mil pessoas. Contudo, todo esse sistema implantado só vai funcionar plenamente quando a população fizer a ligação de suas casas na rede pública de esgoto, o que trará saúde e qualidade de vida para os moradores, que atualmente convivem com fossas estouradas e esgoto a céu aberto. “A campanha foi pensada para incentivar a realização da ligação. O morador que se cadastrar na página da campanha vai concorrer a prêmios como smart TVs, geladeiras, smartphones, micro-ondas e muito mais. Os que já fizeram a ligação também podem concorrer, basta se cadastrar no site da campanha” comenta o presidente da BRK em Pernambuco, Vitor Vasconcelos.

A ação também vai gerar renda para moradores de Goiana que atuarão como promotores da campanha, além de materiais que serão distribuídos aos comércios locais, fomentando a economia. “A campanha tem o objetivo de comunicar ao público o início da operação do sistema de esgotamento sanitário, com o foco na adesão aos serviços, afinal, a ligação dos domicílios e estabelecimentos comerciais à rede de gosto é obrigatória, necessária e urgente para o bem-estar da população de Goiana”, explica o Diretor de Mercado e Parcerias da Compesa, Ricardo Barretto.

Chegou a vez da população de Goiana fazer a sua parte e contribuir para que a cidade ganhe mais qualidade de vida, sustentabilidade e saúde para toda a população. Para mais informações sobre a campanha, acesse www.quemligaganha.com.br/goiana ou entre em contato com o Plantão Social no telefone e WhatsApp (81) 99695-9686.

Imprensa Compesa

Você sabia que urologia também é especialidade médica para as mulheres?


 Neste mês da mulher vamos tratar de um assunto que muita gente desconhece: a urologia feminina ou uroginecologia.

A urologia feminina diagnostica e trata de condições urológicas do público feminino. Podemos citar como principais patologias: incontinência urinária, infecção urinária de repetição, bexiga hiperativa e prolapsos pélvicos (a famosa bexiga baixa).

 “Homens e mulheres diferem biologicamente e precisam de ações específicas na área da saúde urinária e reprodutiva.

Portanto, fez-se necessário um olhar clinicamente diferenciado para trabalhar os dois grupos”, esclarece o médico urologista Heron Schots

O médico Heron Schots faz um breve resumo de cada condição:

Incontinência urinária: ocorre quando há perda involuntária de urina, geralmente durante atividades como tossir, espirrar, rir, ou durante o exercício físico.

Infecção urinária de repetição: é uma condição em que uma pessoa apresenta infecções do trato urinário (ITU) frequentes e recorrentes, geralmente, 3 episódios no último ano.

Bexiga hiperativa: é uma condição em que a bexiga se contrai com frequência e de forma inesperada, causando uma necessidade urgente de urinar. Essa condição pode causar perda involuntária de urina, conhecida como incontinência urinária de urgência.

Prolapsos pélvicos: é uma condição em que os órgãos pélvicos, como a bexiga, útero ou reto, deslocam-se de sua posição normal e descem para a cavidade vaginal

Os órgãos do aparelho urinário do homem da mulher são iguais, mas, a anatomia difere, neste caso, algumas doenças são mais suscetíveis em um gênero em relação ao outro. A incontinência urinária e a bexiga hiperativa, conforme descrição acima, são as mais típicas desta diferenciação anatômica.

Homens e mulheres têm os órgãos urinários iguais em quantidade: dois rins, dois ureteres, uma bexiga, uma uretra. Para se ter uma ideia, a uretra do homem tem tamanho médio de 15cm a 20cm, já da mulher, entre 4cm e 5cm, ou seja, facilita infecções urinárias, tendo em vista que bactérias presentes do ânus, vulva e vagina podem migrar até a bexiga mais facilmente.

“Em muitos casos há uma abordagem multidisciplinar entre o urologista e o ginecologista”, frisa Schots.

O exame mais solicitado na urologia feminina é o Estudo Urodinâmico, cuja finalidade é avaliar o funcionamento da bexiga em vários aspectos.

Pedro Campos: "O Nordeste não precisa de favor. Precisa é de respeito"


BRASÍLIA - Um dia após protocolar a recriação da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste na Câmara Federal, o deputado Pedro Campos se  reuniu, hoje (16/03), no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na pauta do debate, os desafios e as potencialidades para tornar a região o vetor de desenvolvimento do país.

“O Nordeste não precisa de favor, mas de respeito. Tenho clareza que o governo Lula tem sensibilidade e compromisso com a nossa região, que, como bem nos ensinou Eduardo Campos, não é um problema, mas solução para várias questões em nosso país. Temos grande potencial econômico, energético, científico e cultural para ser a força motriz do Brasil”, afirmou.

Na ocasião, o parlamentar sinalizou três pontos estratégicos para a região: o potencial de geração de energias renováveis,  a conclusão das obras da transposição do São Francisco e conclusão do projeto original, de forma integral, da obra da ferrovia da Transnordestina. 

Para o deputado, a geração de energia deve aliar sustentabilidade ao vetor de desenvolvimento regional. Em sua fala, Pedro pontuou sobre a expansão da geração de energia do Nordeste já outorgada pela ANEEL, que contabiliza 88GW, dos quais 75% são de fontes renováveis. Essas outorgas têm potencial de geração de cerca de 2 milhões de empregos.

“O Nordeste é exportador de energias renováveis. A nossa geração a partir de fonte eólica, em alguns momentos, é suficiente para suprir as demandas de cargas da região e exportar para outras áreas do país. Estamos debatendo sobre geração de energia limpa quando já deveríamos tratar sobre a instalação de novas indústrias em áreas que contabilizem superávit energético. São essas iniciativas que irão gerar emprego e renda para a população. Esse é um dos pontos que queremos trazer para o debate na Frente”, ponderou. 

Durante a reunião, Pedro ponderou sobre a conclusão de duas obras para a região: a Transnordestina e a transposição do São Francisco. “A Transnordestina é uma obra essencialmente sobre integração nacional. A bancada do Nordeste deve estar unida para defender a conclusão por inteiro desta obra, em seu projeto original, de forma integral. Não há integração nacional se algum dos estados contemplados com projeto original for excluído. Pernambuco, Piauí e Ceará devem estar unidos nesse diálogo e na luta por esta obra, que é tão estruturante e estratégica para o desenvolvimento regional.

A questão da água, um dos pilares do mandato do parlamentar, também foi abordada durante a reunião.  Pedro sinalizou para a necessidade de investimentos para a universalização do acesso à água no Nordeste, direito essencial de todas as brasileiras e todos os brasileiros. “Precisamos avançar e concluir as obras para que a água chegue de fato às torneiras das pessoas e às cisternas que têm grande eficiência para a irrigação”.

Pedro atentou também para a necessidade de convergir recursos para execução de obras como a adutora do agreste e para adutorinhas da transposição do São Francisco. “Essas obras complementares são essenciais para que a população circunvizinha aos canais da transposição tenham acesso à água que passam perto das suas casas”.

*Defesa do Nordeste *- Na última quarta-feira (15/03), o parlamentar protocolou na Câmara Federal requerimento para a recriação da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste. “A Frente irá unir forças à bancada do Nordeste para colocar a região no protagonismo de soluções para o desenvolvimento do Brasil”, pontuou. O parlamentar relembrou o descaso com que a região foi tratada pelo governo anterior. “Vimos o programa Casa Verde e Amarela aplicar apenas 15% dos recursos do FGTS em ações no Nordeste, quando a região contabiliza 30% do déficit habitacional brasileiro. Temos certeza que o governo Lula tem sensibilidade e que o Minha Casa, Minha Vida irá restaurar, com equidade, a política habitacional brasileira e tantas outras políticas públicas que são fundamentais para a nossa região”, afirmou.

Yves Ribeiro aborda com a ministra Luciana Santos projetos inovadores para Paulista

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, concluiu, nesta quinta-feira (16.03), a agenda  administrativa, em Brasília.

O gestor finalizou os quatro dias no Distrito Federal, reunindo-se, no fim da tarde,  com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, e também presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal tratou com a representante do Governo Lula sobre a liberação de recursos voltados à implantação, em Paulista, de projetos inovadores na área de tecnologia, principalmente, para beneficiar a juventude.

Imprensa Paulista PE 

Sesc promove encontros gratuitos sobre feminismo e direito das mulheres


Em um País que registra um alto índice de feminicídios, as pautas relacionadas ao Mês da Mulher envolvem o fortalecimento da existência da mulher. Por isso, o Sesc Ler São Lourenço da Mata vai promover rodas de conversa gratuitas, nos dias 21 e 24 de março, para conscientização sobre respeito e direito desse público.

A primeira agenda acontece às 18h da próxima terça-feira (21/03), com o tema “Democracia, feminismo e gênero”. Já a segunda, no dia 24, será às 14h para falar sobre “Direito e protagonismo feminino”. Ambas serão conduzidas pela advogada criminalista, historiadora e Coordenadora da Mulher e Direitos Humanos do Município de São Lourenço da Mata, Monalisa Pinheiro.

As duas atividades são gratuitas e não precisam de inscrição. “Entendemos que a transformação e mudança social acontecem por meio da informação e conscientização. E é urgente que mudemos essa realidade brasileira”, comenta Milena Sousa, assistente social da unidade. A iniciativa tem parceria com a Prefeitura de São Lourenço da Mata e da Diretoria da Mulher.

*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: *Rodas de conversa*

Data: 21/03, às 18; 24/03, às 14h

Entrada: gratuita

Local: Avenida das Pêras, 56, Tiúma

Informações: 3525.9033

Eduardo Spohr, autor de best seller, vem ao Recife divulgar novo livro neste sábado (18)


No sábado (18), a partir das 17h, a Livraria Varejão do Estudante receberá o autor do best seller "A Batalha do Apocalipse", Eduardo Spohr, para um bate-papo exclusivo. O evento gratuito promete ser uma oportunidade única para os leitores conhecerem sua nova obra “Santo guerreiro: ventos do norte”, que promete ser mais um grande sucesso da literatura fantástica brasileira.

O livro, lançado em 2020, é a segunda obra da série literária que consagra sua escrita no gênero do romance histórico, com uma história de ação, intrigas e amor sobre a vida de São Jorge. A proposta de “Santo Guerreiro” é contar a biografia de São Jorge com base em uma perspectiva histórica. No livro, Eusébio, o bispo de Cesareia, descreve os anos de juventude de Georgios Anício Graco como cavaleiro da Púrpura e tribuno militar, um dos mais altos cargos do exército romano.

Assim, durante o encontro, os fãs terão a chance de fazer perguntas ao autor sobre a obra e seu processo de escrita do livro, seus personagens favoritos, as inspirações para a trama e muito mais. Além disso, Eduardo Spohr também estará disponível para autógrafos,   compartilhar mais detalhes sobre seus próximos projetos e falar um pouco mais sobre sua carreira como escritor.

Vale ressaltar que "A Batalha do Apocalipse" conquistou leitores de todas as idades com sua narrativa épica e envolvente, chegando a vender mais de 40 mil exemplares. A história se passa principalmente no Brasil, mas em um mundo pós-apocalíptico, onde anjos e demônios travam uma batalha decisiva pelo controle do céu e da terra. O livro, lançado em 2007, é considerado um marco na literatura fantástica nacional e abre portas para a mais nova obra de Eduardo Spohr. 

*Serviço:*

Local: Livraria Varejão do Estudante, localizada no complexo Varejão do Estudante, na Av. Manoel Borba.
Horário: a partir das 17h.
Entrada: franca.

Neoenergia PE oferece curso gratuito para Educadores


Os professores dos municípios de Carpina e Paulista terão a oportunidade de participar da capacitação gratuita promovida pela Neoenergia Pernambuco sobre o uso consciente dos recursos naturais, a cadeia energética do Brasil e os impactos no meio ambiente. O curso, que faz parte do projeto educacional do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL, é destinado aos educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e vai utiliza a metodologia “Energia que Transforma”, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, em parceria com o Procel/Eletrobras e Ministério de Minas e Energia. As capacitações acontecerão nos dias 21, 22 a 23, em Carpina, e 28, 29 e 30 de março, em Paulista. 

O Energia que Transforma, por meio uma proposta pedagógica interdisciplinar, forma educadores para mobilizarem as comunidades escolares na aprendizagem do uso consciente dos recursos naturais, compreendendo toda a cadeia energética. Além de priorizar o diálogo e fortalecer a consciência sobre o uso eficiente da energia, também valoriza a comunicação, os aspectos da cultura e da história, observando a relação do ser humano com o ambiente que o envolve. 

Aos professores interessados, o curso é gratuito e acompanha certificado, kit pedagógico do projeto, pen drive com material completo, alimentação no local do evento e divulgação das melhores práticas na publicação anual do livro “Educação com Energia”. As inscrições podem ser feitas on-line pelo formulário no link (colocar o link entre parênteses)

*REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO*
• Ser professor, lecionando em pelo menos duas turmas de estudantes de Ensino Fundamental II e/ou Médio da rede pública ou particular de ensino. 
• Exercer função de diretor/coordenador que permita a multiplicação de conteúdos em pelo menos em duas turmas de professores de sua esfera direta de atendimento, informando, antecipadamente, na ficha de inscrição.

*CARGA HORÁRIA*
Presencial: 24 horas (distribuídas em três dias) 
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h 
Aplicação da metodologia na instituição de ensino: 6 horas
Carga horária total de 30 horas

Imprensa Neoenergia PE 

TV Globo promove ação em Olinda para estreia da nova novela das 18h, “Amor Perfeito”


Com atores como Camilla Queiroz, Mariana Ximenes e Diogo Almeida, a nova novela das 6 estreia no tela da TV Globo no dia 20 de março. “Amor Perfeito”, de Duca Rachid e Julio Fischer, apresenta uma história sobre o mais sublime dos sentimentos — o amor. Uma trama que pretende ser contada de maneira leve, bem-humorada, cheia de reviravoltas e, sobretudo, muita emoção.

E para divulgar a estreia na Região Metropolitana do Recife, a TV Globo promove, nos dias 18 e 19 de março (sábado e domingo), no Shopping Patteo Olinda, uma ação que irá proporcionar ao público uma imersão no universo e período em que se passa a trama, décadas de 30 e 40.

No piso L3, próximo à entrada da Praça de Alimentação, será montada a cenografia de um espaço urbano, uma praça, local tão presente na cidade e de encontro de todos os tipos de amor: de casais, famílias, de pais e filhos e de amigos. Nesse espaço, o público poderá tirar fotos e colorir a praça com adesivos de corações, que serão entregues pelos promotores que estarão vestidos com roupas de época, deixando o cenário mais bonito, leve, colorido e cheio de sentimento, porque se vem do coração, é amor perfeito.

*SERVIÇO:*
Espaço “Amor Perfeito“
Data: 18 e 19 de março de 2023
Horário: das 10h às 22h (Sábado) e 12h às 21h (Domingo)
Local: Shopping Patteo Olinda: piso L3, próximo à entrada da Praça de Alimentação
Rua Carmelita Muniz de Araujo, 225 - Casa Caiada, Olinda - PE, 53130-645

Estudo do TCE revela o nível de transparência pública no Estado

 

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou o levantamento que avalia o nível de transparência do Estado e municípios pernambucanos. O estudo analisou os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e Câmaras Municipais, do Poder Executivo Estadual, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ministério Público Estadual, Defensoria Públicas, além do próprio Tribunal de Contas.

De acordo com o relatório elaborado pela equipe técnica das Gerências de Auditoria dos Poderes e da Previdência e de Previdência e Gestão Fiscal do TCE, das 374 unidades fiscalizadas, apenas 29 (7,75%) obtiveram nível de transparência satisfatório, recebendo selo diamante, ouro ou prata. A maioria (79,14%) ficou na faixa intermediária.






📈 Clique aqui para acessar o relatório consolidado do levantamento no âmbito do estado de Pernambuco.

Nos casos em que a Transparência da Gestão Fiscal foi descumprida, foi indicado aos conselheiros relatores a formalização de processo de gestão fiscal, que poderá atingir as unidades fiscalizadas que atenderam a menos de 50% de todos os critérios considerados (Receita, Despesa e Instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal); ou menos de 25% dos critérios individuais de Receita, de Despesa ou de Instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal. Em caso concreto, duas prefeituras e cinco câmaras municipais estão classificadas nesta situação.

O estudo faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e que avaliou 8.019 entidades de todo o Brasil.

De acordo com os critérios estabelecidos pela Atricon, em conjunto com os Tribunais de Contas, a média nacional de transparência pública ficou em 67,56%. Os portais que obtiveram o índice de transparência igual ou superior a 75% receberam um selo de transparência: Diamante (cumprimento de 100% dos critérios essenciais e índice de transparência entre 95% e 100%), Ouro (cumprimento de 100% dos critérios essenciais e índice de transparência entre 85% e 94%) ou Prata (cumprimento de 100% dos critérios essenciais e índice de transparência entre 75% e 84%).

O TCE-PE ficou entre as seis instituições de controle externo estaduais mais transparentes do país e recebeu o selo de transparência na categoria Diamante, a mais alta prevista pela pesquisa, por ter cumprido todos os critérios com nível de exigência essencial e ter obtido um índice de transparência de 98,37%. Em Pernambuco, foi uma das três entidades que recebeu este selo, ao lado da prefeitura de Lajedo (95,54%) e do MPPE (99,57%). O Tribunal de Contas da União obteve um índice de transparência de 99,19%.

A consulta aos resultados pode ser feita pela ferramenta Radar da Transparência Pública, desenvolvida pelo TCE do Mato Grosso, considerada o maior repositório de informações sobre transparência pública do Brasil. Ela mostra a situação de cada instituição fiscalizada, conforme os critérios atendidos.

Consulte aqui a situação das entidades avaliadas 📈.

Imprensa TCE PE

Teresa Leitão lidera debate sobre reformulação do novo Ensino Médio no Senado

 

No dia que marcou a mobilização nacional pela revogação da proposta do Novo Ensino Médio (NEM), a senadora Teresa Leitão (PE) deu entrevista para a Secretaria Nacional de Mulheres do PT falando sobre a subcomissão criada para debater a proposta de educação para os adolescentes.

A subcomissão foi criada a partir do requerimento apresentado pela senadora nesta semana.

Ela explica que um dos objetivos do grupo, que terá o prazo de 180 dias para debater o tema, é ouvir todos os setores da educação, tendo em vista que o NEM tem provocado muitas reações:

“Até porque a implementação não condiz com aquilo que a gente deseja, que é a inclusão social e a preparação dos estudantes da educação básica para a universidade. Há muitas ideias controvertidas. Não podemos desprezar aquilo que foi construído no nosso programa de governo e na equipe de transição. É um ponto sensível porque já está em curso e para ser revogado a gente tem que colocar algo no lugar. Então a ideia é essa: discutir o cenário do Ensino Médio e seus desafios, suas perspectivas e incorporar aquilo que, historicamente, está previsto no Plano Nacional de Educação”, informa.

Como parte do golpe impetrado desde 2016, a estratégia de tornar a educação brasileira obsoleta e que favoreça as instituições privadas ganhou peso com a aprovação, em 2017, durante a gestão de Michel Temer, do novo ENM. Não houve debate com estudantes, profissionais da área e sociedade civil.

“Esse novo Ensino Médio foi criado no governo Temer e implementado de forma mais efetiva depois que Bolsonaro assumiu, mas sem nenhum controle, sem nenhuma coordenação nacional. Então, tem muita coisa para ser revista de fato e os estudantes e os trabalhadores da educação estão exercendo seu direito de ir às ruas. E a pandemia foi um fator que teve influência muito negativa na educação, sem sombra de dúvidas”, relembra.

Para Raíza Emanuelle, diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em Políticas Estudantis, a criação da subcomissão é positiva, pois, a partir dos interlocutores da educação no Senado, inclusive, a senadora de Pernambuco, Teresa Leitão, o movimento estudantil, junto aos professores, terão voz nesse debate.

“A UBES acredita que é um dos primeiros passos para, de fato, escutar aqueles que são envolvidos e prejudicados com o novo Ensino Médio, e assim debater as principais questões problemáticas, tanto em relação à formação dos estudantes, o acesso ao ensino superior, e os problemas que envolvem os professores com um todo. A criação dessa comissão é estratégica para a educação brasileira”, defende a liderança estudantil.

Sobre a mobilização pela revogação da proposta do NEM, promovida pelos estudantes e trabalhadores da educação em todos os níveis, a parlamentar defende que “isso é um pouco do cenário que a gente está vivendo, do inconformismo da comunidade escolar com a implementação dessa reforma.”

Na semana passada, o Ministério da Educação abriu consulta pública para “para avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio, com objetivo de abrir o diálogo com a sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para a coleta de subsídios para a tomada de decisão do MEC acerca dos atos normativos que regulamentam o Novo Ensino Médio”.

“Eu considero esse o tema mais urgente para debater em relação à educação neste momento”, defende a senadora do PT de Pernambuco.

Elas por Elas, com informações de PT no Senado, Planalto e DOU

Santander com vagas para contratação de assessores de investimento em Pernambuco


O Santander está contratando assessores de investimentos em Pernambuco para atuar no projeto AAA. O Banco vem expandindo o time atual de advisors, e há vagas para atuar tanto na capital quanto no interior nesse processo de regionalização dos escritórios de atendimento a investidores, que ofertam um portfólio de produtos competitivos para os clientes. Em todo o País, o Santander possui mais de 600 vagas abertas para essa posição.

“Temos em Pernambuco um ambiente moderno que permite a integração de assessores de investimentos com os gerentes de relacionamento Select, para atender e recomendar as alocações mais adequadas de acordo com o perfil do cliente. Esse movimento do Santander, de atração de mão de obra qualificada, também tem o objetivo de atender a um público cada vez maior interessado em ter uma assessoria financeira qualificada que ajude a nortear sua carteira de investimentos”, diz José Arcurso, superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil.

Ainda como parte da estratégia de se tornar a maior plataforma de investimentos do mercado, o Santander Brasil está oferecendo, gratuitamente, um curso de preparação para as certificações CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) e CFP (Certified Financial Planner) para interessados em atuar como assessor de investimentos do Banco. Em parceria com a escola preparatória Eu me banco Educação, o curso estará disponível tanto para novos contratados quanto para quem já é assessor no Santander e deseja elevar o nível de formação. 

Segundo Luciane Effting, Executiva de Investimentos e responsável pelo Santander AAA, antes de disponibilizar os cursos de forma gratuita, os assessores bancavam por conta própria a preparação para certificação necessária para trabalhar com investimentos. No caso do CFP chega a custar R$ 4 mil. Agora o Santander e a Eu Me Banco bancam para todos os seus Assessores AAA.

“Criamos um modelo em que o assessor é nosso principal parceiro nesse projeto de transformar o Santander na referência de investimentos do mercado. Com profissionais qualificados e alinhados com o modelo sério e transparente do Santander de prestar assessoria, temos a convicção de que estamos construindo a melhor plataforma de investimentos do mercado. Nosso olhar é no longo prazo. Queremos nossos clientes satisfeitos hoje, amanhã e sempre”, complementa Luciane.

Essa ação dá sequência ao plano da Instituição em ser referência no tema Investimentos.  Em 2022 foi lançado o AAA (Asset Allocation Advisor), um modelo escalável, inovador e disruptivo de assessoria de investimentos para os profissionais desse mercado, focado no cliente e na meritocracia. Ele prevê a contratação de 1,2 mil assessores e 100 traders que ficarão em diversos escritórios espalhados pelo País. As inscrições devem ser realizadas por meio do site https://www.santander.com.br/aaa

A estrutura AAA, o novo Portal de Investimentos Digital, já disponível para todos os clientes, e a abertura da plataforma de fundos de investimentos – com produtos da Santander Asset Management (SAM) e gestores externos – garantem uma oferta completa e competitiva do Banco aos clientes.

AVANÇO
De acordo com Luciane, foram contratados 600 profissionais, entre assessores de investimentos e traders que já estão atuando em mais de 40 cidades do Brasil. “O AAA vem evoluindo numa velocidade exponencial. Estamos atraindo excelentes talentos que compartilham do nosso propósito de entregar a melhor assessoria de investimentos do mercado. E os clientes já reconhecem. Vamos seguir expandindo”, garante.

Os profissionais são contratados pela Santander Corretora com os benefícios de um emprego formal, todas as possibilidades de encarreiramento no ecossistema Santander e um modelo de remuneração diferenciado. O Assessor recebe uma carteira com 100 clientes investidores para iniciar a sua atuação e tem uma participação superior à média de mercado sobre o incremento do resultado que gerar.

A parcela variável da remuneração oferecida é atrativa dado que a relação entre assessor e corretora é direta. Não há intermediação. 

CEA e CFP
A CEA é uma certificação concedida pela Anbima e permite atuação como advisor ou assessor de investimentos. O CFP – mais alto nível todo o planejamento financeiro – qualifica o profissional a atuar como planejador, podendo trabalhar com clientes private (alta renda). “Este último traz uma bagagem de formação de gestão de patrimônio como um todo e requer repertório muito mais sofisticado”, diz Luciane.