segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Campeões do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo


Após oito etapas realizadas durante o ano, o Circuito Norte e Nordeste de Hipismo premia os campeões 2012. A última etapa realizada em Recife no Caxangá Golf & Country Club, de 13 a 15 de dezembro, decidiu o ranking de cada categoria. No balanço geral, a Federação Equestre de Pernambuco foi a maior premiada, pois venceu em sete das treze categorias que foram ranqueadas. 
Entre os campeões pernambucanos estão Fernanda Murakami (Escola Preliminar – 0,70 cm); Mª Eduarda Leal Nepomuceno (Escola Principal – 0,90 cm); Giovana Nepomuceno Mota (Mini Mirim – 1 m); Camila Ferreira (Jovem Cavaleiro A – 1,10 m); Paulo Miranda (Pré-Mirim – 1,10 m); Carlos Avelar (Amador A – 1,10 m) e Marco Polo Uchoa (Jovem Cavaleiro Top – 1,30 m). 
Os baianos foram campeões em duas categorias, com Carlos Leão (Amador – 1 m) e com Manuela Cunha (Sênior – 1,40 m).  A Paraíba foi campeã nas categorias Jovem Cavaleiro (1,20 m), com Gabriel José de Souza e na categoria Jovem Cavaleiro B (1 m) com Bruno Barros. As federações do Ceará e Alagoas tiveram um único campeão cada, representado por Fátima Vecchio Machado da Silva (Mirim – 1,20 m) e José Arnaldo Beltrão Neto (Pré-Júnior – 1,30 m), respectivamente. As categorias Amador B e Amador TOP não tiveram campeões, pois os atletas não participaram de no mínimo quatro etapas para concorrerem ao ranking.

Além de serem campeões no N/NE, dois pernambucanos conquistaram a Tríplice Coroa, ganhando os títulos do estadual, regional e nacional de hipismo em suas respectivas categorias. O cavaleiro Paulo Miranda, de apenas 12 anos, é o primeiro pernambucano a conquistar o Tricampeonato da Tríplice Coroa: em 2010 na categoria Jovem Cavaleiro A (1,10 m), em 2011 e 2012 na categoria Pré-Mirim (1,10 m). Já o cavaleiro Marco polo Uchoa é Bicampeão com o título de 2010 na categoria Mini Mirim (1 m) e agora em 2012 na categoria Jovem Cavaleiro TOP (1,30 m). 

Empossado novo diretor da Compesa


O novo diretor Comercial da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Franklin Azoubel, será empossado logo mais, às 11h30, no auditório da sede da empresa, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.  Azoubel substituirá Décio Padilha, que assumiu a Secretaria de Administração na última sexta-feira.

O novo integrante da diretoria da Compesa tem 57 anos, é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Engenharia de Produção. Também é Auditor da Secretaria da Fazenda onde ocupava o cargo de gerente de Segmento Econômico. Já foi diretor de operações e diretor presidente do DETRAN.

Imprensa Compesa

Turfe: Tatamovicht é o campeão do Grande Prêmio neste domingo


Com uma corrida impecável do jóquei F.H.Costa, o alazão Tatamovitch se reabilitou dos seus últimos insucessos e voltou a dar as cartas na pista da madalena ao levantar com muita raça o grande prêmio Jockey Club de Pernambuco. Na primeira passagem do espelho com Idoneo puxando o trem de corrida, Tatamovitch passou em segundo, mas logo foi ultrapassado por Quicstep, e Tank Boy, depois Tatamovicht, Morcote e Charmant. Na reta oposta Idoneo saiu aumentando a vantagem enquanto Quickstep, Tank Boy se alternavam na segunda colocação. Já na entrada da reta final, Tnak Boy por fora e Quicstep e Charmant dominam o ponteiro, mas não contava com a forte investida de Tatamovicht pelo centro da pista que dominou e saiu tirando vários corpos para os demais. Nos 200 finais, Charmat da a última investida,mas Tatamovicht tinha reservas suficiente para amparar o desesperado ataque de Charmant e Tank Boy que ficou com o terceiro lugar. Na foto da vitória, marcos Lira o titular do Stud 3 Irmãos,  não escondia sua alegria em ver o filho de Visio And Verse voltando ao seu melhor condicionamento físico quando venceu as principais provas de destaque em 2011.

No 1º páreo, a égua Magistra superou o favorito Burilado que finalizou em terceiros, No 2º páreo, o resultado foi decidido no fotchart entre Oreco e Connoball. Vitória de Oreco com a boa tocada de M.Silva. Coma a previsão de embarque para Cidade Jardim na próxima semana, Gambetero venceu o 3º páreo com Investiment Grade na formação da dupla. No 4º páreo Decreto que retornou as atividades não teve dificuldade para derrotar Zamula, Galactic Hiro e Olympic Man. Já em clima de despedida para a capital cearense, Balfour venceu com muita classe o 5º páreo deixando Shark Boy também do turfe cearense na formação da dupla. No 6º páreo, Onegin deu o troco e tirou a invencibilidade de Ed American, cravando 81.9 para os 1.300 metros do páreo em que a comissão de corridas foi homenageada. No 7º páreo o castanho Tettore que vem garantido preciosos pontinhos nas estatísticas para o Stud Remar, não deu susto e faturou a sua sexta vitória consecutiva após o seu retorno do hipódromo da Gávea.
No páreo de encerramento para animais da raça pônei, teve uma chegada bem disoputada com Stilo por dentro e Princesa por fora. O resultado só foi confirmado após a comissão de corridas analizar o filme e da a vitória para a estreante Princesa, que teve a condução de Ariosvaldo Nascimento que conquistou a sua primeira vitória nas corridas de pônei. Alguns treinadores que gostam de observar as corridas de pônei, opôs o páreo disseram que gostaram muito da postura do vencedor durante todo o percurso. Buchecha, como é chamado leos seus colegas estreiou no dia 01 dezembro no Bentinho montando o pônei Fome Zero chegando na terceira colocação.
No transcorrer da programação, os sócios do jockey  elegeram o titular do stud São José dos Bastiões Paulo Paiva presidente, para comandar o Jockey club de Pernambuco no biênio 2013/2014.

Resultados.
1º páreo 2000 metros Prêmio Proprietários de Cavalos de Corridas – Taça Stud Asa Branca.
1º- Magistra                  F.H.Costa
2º Obreiro                   A.Maciel ap-2
3º Burilado                 W.Gomes ap-2
4º Rara Gitana             F.Herbert
5º Hurricane John        J.Lima ap-3
6º Vercingetrorix         L.Costa
7º Então Tá                  S.Paiva
Tempo 139.7s  não correu Eaglion Vision

2º páreo – 1.400 metros Prêmio Funcionários do Jockey Club de Pernambuco – Taça Sandra Barros      
1º Oreco                 M.Silva
2º Cannoball           W.Gomes ap-2
3º Byting                A.Maciel ap-2
4º Tem Virtude      J.Lima ap-3
5º Phyllipus            L.Costa
6º Gory                   F.Herbert
7º Best Prime         F.H.Costa
8º Laranda              F.Davidson
Tempo 93.3s

3º páreo – 1.300 metros  Prêmio Conselho Deliberativo do Jockey Club de Pernambuco – Taça Paulo Pragana Paiva.
1º Gambetero                F.Davidson
2º Investiment Grade   F.H.Costa
3º Vivano                      A.Maciel ap-2
4º Caminho do Bem      F.Herbert
5º Don Talk                   W.Gomes ap-2
6º Next Flight               J.Lima ap-3
3- Caminho do Bem      F.Herbert
Tempo 84.2s

4º páreo 1.400 metros  Prêmio Diretoria do Jockey Club de Pernambuco – taça Waldemir Miranda Neto.
1- Decreto                  A.Maciel ap-2
2º Zamulá                   M.Silva
3º Galactic Hiro         W.Gomes ap-2
4º Olympyc Man        F.H.Costa
4- Galactic Hiro         W.Gomes ap-2

5º páreo – 1.100 metros Prêmio Prêmio Diretoria do JCP Taça Fábio Arruda Câmara.
1º Balfour                       F.Herbert
2º Shark Boy                  L.Costa
3º Noted                         W.Gomes ap-2    estreante
4ºAmore Thunder         A.Maciel ap-2
5º Afilhado do Sissi       F.Davidson
Tempo 70.s

6º páreo 1.300 metros  Prêmio Comissão de Corridas do JCP Taça Paulo Alves de Oliveira.
1º Onegin                  J.Júlio
2º Ed American        A.Maciel
3º John The Doctor    M.Silva
4º Campus Drive       R.D.Lima

7º páreo 2000 metros  Prêmio Diretoria do JCP. Taça Junior Medeiros
1º Tettore                   A.Maciel
2º River Tiete             L.Costa
3º Vespertine             M.Silva
4º Just Alone              F.H.Costa
5º Urso Polar              S.Paiva
* Gattopardo            R.D.Lima
Tempo 135.5s * Gattopardo parou na entrada da reta de chagada.

8º páreo 2000 mil metros
Grande Prêmio Jockey Club de Pernambuco
1º Tatamovitch          F.H.Costa
2º Charmant               M.Silva
3º Tank Boy               A.Maciel
4º Quikstep                S.Paiva
5º Morcote                 J.Júlio
6º Idôneo                   F.Herbert

9º páreo – 250 metros. Prêmio Profissional do Turfe – Apoio Tecved.
1º Princesa                  Ariosvaldo Nascimento   
2º Stilo                        Vitor Correia
3º Caribenha               Luiz Henrique
4º Thaych                    Victor Silva
5º Íris do Marcon        Wilkler Xavier                   
6º Juju do Rei David   Derick Kaiser
7º Amêndoa                Diego Soares                     
8º Único                      Jeová Pereira
9º Original                  Anderson Sena
Tempo. 19.9s

Com informações do radialista Francisco Mendonça

Novos Secretários no governo de Pernambuco


O governador Eduardo Campos empossou sexta-feira(14/12) na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, cinco novos secretários. Durante a cerimônia, Eduardo ressaltou as conquistas do ano de 2012 e disse que a alteração no secretariado reafirma a política do Governo. “Essas mudanças não alteram nossas metas nem nossa forma de governar, porque temos um modelo de gestão definido”, completou. 
            “Tudo o que foi conquistado pelo Governo é fruto de um trabalho de equipe, que acontece com êxito devido a um modelo gestão já existente”, explicou Eduardo, agradecendo a todos aqueles que passaram pela sua gestão. Para o governador, Pernambuco está crescendo no ritmo certo, mesmo com todos os percalços da economia mundial.
“Batemos o recorde de investimentos com recursos públicos, só este ano foram cerca de R$ 3 bilhões. No próximo ano vamos continuar enfrentando um período difícil na economia, onde chegará um momento que só incentivar o consumo não será suficiente para desenvolver a economia da nossa região”, explicou.
Dos cinco gestores empossados, quatro são novos no Governo, a exceção é Ricardo Dantas, que ocupou o cargo de secretário de Administração e agora assume a Educação, no lugar de Anderson Gomes. A antiga pasta de Dantas será comandada por Décio Padilha. 
Animado com proposta, Padilha disse que esse trabalho começou em 1996, no terceiro Governo de Arraes, quando Eduardo ainda comandava a Secretaria da Fazenda. “Naquele momento percebi que uma nova geração estava pronta para transformar o serviço público”, relatou o secretário. 
Diante de um novo desafio, Ricardo Dantas, que passa a ocupar a Secretaria de Educação, agradeceu a confiança depositada pelo governador e enfatizou o compromisso no trabalho público. “Essa confiança nós buscamos retribuir com dedicação e empenho”, declarou, ressaltando que precisa da equipe da educação para cumprir as metas do setor. 
Aluísio Lessa assumiu a pasta de Articulação Social e Regional, que antes esteve sob o comando de Sileno Guedes. A secretaria de Governo, que foi gerida por Lauro Gusmão, agora está sob a administração de Milton Coelho. Raquel Lyra deixa a pasta da Criança e da Juventude para Pedro Eurico. 
O governador admitiu que algumas alterações já estavam agendadas por solicitação dos próprios secretários, e outras foram necessárias devido à composição da equipe da gestão de Geraldo Julio, prefeito eleito do Recife. 
Além da primeira-dama Renata Campos e do vice-governador João Lyra Neto, participaram da posse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o prefeito do Recife, João da Costa.

Segue, abaixo, o perfil dos novos secretários:

Aluísio Lessa (Articulação Social e Regional)
José Aluísio Lessa da Silva Filho, 54 anos, natural de Palmares, Mata Sul de Pernambuco, é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante o segundo e terceiro governos de Miguel Arraes, exerceu cargos no gabinete e assessoria política do governador. Posteriormente, de 1999 a 2004 e em 2006, foi assessor parlamentar do então deputado federal Eduardo Campos. No primeiro governo de Lula, desempenhou a função de coordenador da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a Região Nordeste pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Nomeado pelo governador Eduardo Campos em 2007, exerceu a função de secretário de Articulação Política até 2010, quando deixou o cargo para disputar e assumir o mandato de deputado estadual.

Décio Padilha (Administração)
Décio José Padilha da Cruz, 43 anos, é pernambucano, casado, pai de duas filhas, formado em Administração pela Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). Sua vida profissional teve início em 1992, como gerente de agência do extinto Banorte. Em 1993 ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado como Auditor Fiscal, ocupando diversos cargos, entre eles, diretor de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, entre 1999 e 2006, e membro permanente do Conselho de Política Tributária da Secretaria da Fazenda, de 2002 a 2006. Em janeiro de 2007 assumiu a Diretoria Comercial e de Atendimento da Compesa, cargo que ocupou até agora.
Milton Coelho (Governo)
Milton Coelho da Silva Neto, 47 anos, é natural de Codó, no Maranhão. Casado e pai de três filhos, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco desde 1991. Sua atuação política teve início nos anos 80 ao participar de movimento estudantil, quando fez as campanhas socialistas de 82 a 86.  Foi assessor especial do então Secretário de Governo, Eduardo Campos, diretor-geral da Secretaria da Fazenda e diretor Administrativo-Financeiro da Compesa durante o último Governo Arraes (1995-1998).  Atuou ainda como assessor do secretário de Administração da Prefeitura do Recife, Danilo Cabral, em 2001, na primeira gestão de João Paulo. Em seguida foi nomeado secretário Nacional de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2008 foi eleito vice-prefeito do Recife, na chapa com João da Costa.

Pedro Eurico (Criança e Juventude)
Pedro Eurico de Barros e Silva, 61 anos, pernambucano, é advogado e iniciou sua carreira política como militante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife. Defendeu moradores de várias ocupações de terra no Recife e Região Metropolitana. Durante a ditadura militar, defendia presos políticos, denunciava a tortura e a perseguição política. Em 1982 foi eleito vereador do Recife e em 1986, deputado estadual pelo PSB. No segundo Governo Arraes (1986-1990) ocupou a Secretaria de Habitação, onde criou o Programa Chão e Teto, que viabilizou a construção de 20.000 casas populares, urbanização de favelas e regularização de títulos de posse de terras no Grande Recife. Foi reeleito deputado estadual em 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006. Foi líder da oposição na legislatura de 1990 e presidente da Assembléia no biênio 1995-1996.

Ricardo Dantas (Educação)
José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira, 47 anos, é recifense, é graduado pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Servidor Público de Pernambuco desde 1988, foi Auditor Fiscal do Tesouro Estadual na Secretaria da Fazenda onde exerceu, entre outros cargos, o de diretor-adjunto de Controle do Tesouro Estadual (1996 - 1998). Nesse mesmo ano, na terceira gestão de Miguel Arraes, foi o responsável pelo projeto que criou o Modelo de Controle Interno da SEFAZ. É Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Pertence ao corpo docente das Escolas de Governo e de Administração Fazendária e da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF). Na primeira gestão de Eduardo Campos foi responsável pela implantação da Secretaria da Controladoria Geral do Estado em Pernambuco e pelo desenvolvimento do Portal da Transparência, principal instrumento de controle social disponibilizado pelo Governo do Estado. Em 2011 assumiu a Secretaria Estadual de Administração.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Atletas de Tae-Kwon-Do voltam pra casa depois de apoio da Secretaria de Esportes

Na manhã desta sexta-feira (14), os taekistas de Paulista estiveram na Secretaria dos Esportes do Estado para agradecer à secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti, e ao seu secretário executivo, Aldemir Teles, pela volta para casa. Os pernambucanos que ficaram sem passagem de volta após disputar a Taça Brasil de Tae-Kwon-Do, em Maringá (PR), levaram presentes e até faixa preta para agradecer ao Governo do Estado pelo custeio das passagens. O valor foi em torno de R$14 mil. O grupo havia comprado o bilhete aéreo com plano de milhas de terceiros e os atletas levaram um golpe.

Secretaria de Esportes de Pernambuco


SDS lança serviço de Emissão de Antecedentes Criminais pela internet


A Secretaria de Defesa Social – SDS, através do Instituto de Identificação Tavares Buril, IITB lança na manhã desta segunda-feira (17) o serviço de emissão de antecedentes criminais pela internet. O serviço tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos pernambucanos ao documento, que terá validade de 30 dias a partir da data da emissão.
Com o serviço, de forma rápida e fácil, o próprio cidadão poderá emitir sua certidão de Nada Consta, através do site: WWW.servicos.sds.pe.gov.br/antecedentes, não sendo necessário se dirigir ao IITB ou aos seus postos de atendimento.
Em um segundo momento, o Secretário Wilson Damázio realizará o lançamento da V edição do livro “Alvos Procurados”, uma das ações do Sistema de Contenção ao Crime – SCC. Essa nova edição é composta por 3.197 alvos prioritários, entre homicidas e latrocidas.
 Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Crea e Ministério Público discutem sobre a Seca no Nordeste


O Grupo de Trabalho composto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Rotary Internacional, Memorial da Engenharia, Poli/UPE, Clube de Engenharia de Pernambuco, Uninassau, Academia Brasileira de Ciências Agrárias, Sindicato dos Engenheiros, Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano e Prefeitura do Recife, promove, nesta segunda-feira, às 8h, no auditório do MPPE, o Fórum Permanente de Debate sob o tema: “Seca, Ecologia e Futuro: consciência, compromisso e convivência”. Como resultado do encontro, deverão ser propostas alternativas técnicas que possam contribuir com o poder público no auxílio às vítimas da seca no Nordeste.

Programação:

8h – Inscrição/Café da Manhã
8h45 – Início do Evento
- Composição da Mesa
- Abertura – Procurador Geral de Justiça: Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros

1º Bloco - Exposições
- José Mário de Araújo Cavalcanti – Crea-PE: Objetivos e propostas da Mobilização do Grupo;
- Mário de Oliveira Antonino – Rotary: Consolidação dos procedimentos e Geração dos Produtos;
- Waldir Duarte Costa – Abas: Experiência das Barragens Subterrâneas
- José Artur Padilha – Ceralpa: Experiência do Projeto Base Zero
- Marco Aurélio Farias da Silva – MPPE: Lei nº 12608, de 10/abril/2012, impacto e obrigações dos Gestores
Municipais

10h – 2º Bloco – Rodada de manifestações
- Mediador – Arnaldo Cardim de Carvalho Filho – UPE/CREA/PE
Depoimentos livres

11h45 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
- MPPE
- CREA/PE

Loja da Compesa no Cabo tem novo endereço


Os clientes da Compesa no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, desde a última sexta (14), passaram a contar com uma loja de atendimento mais moderna. Todos os serviços realizados na loja atual, situada na Rua Pedro Celso Uchoa Cavalcante, no Centro do Cabo, serão deslocados para o novo endereço, na Rua José Plech Fernandes, 124, casa A, próximo à sede do Procon, no mesmo bairro.

Segundo a gerente de Negócios Metropolitana Sul da Compesa, Isabelle Souto, a nova loja oferece “um acesso mais fácil e mais conforto para os clientes, além de melhores condições de trabalho para os atendentes”. A Compesa investiu cerca de R$ 100 mil no aluguel do imóvel, reformas e aquisição de móveis e equipamentos de informática. O horário de atendimento segue o mesmo do posto anterior, das 8h às 17 horas de segunda a sexta e das 8h às 12 horas aos sábados.

Imprensa Compesa

Perini oferece diversas opções de cestas e kits para presentear neste Natal‏


Para quem deseja presentear com algo diferente e surpreender sem correr o risco de errar, as cestas de Natal são ótimas opções de presentes neste fim de ano. Com diversas opções que agradam a todos, elas podem ser montadas com vinhos, panetones, chocolates, queijos e muitas outras iguarias de impressionar o paladar.
Na Perini, um dos mimos mais desejados é o mix de cestas natalinas perfeitas para a família, o amigo, o chefe e até mesmo o amigo secreto. Para compor as cestas, o que não faltam são opções. Há itens produzidos na própria Perini, além das seções de importados, bebidas, sem falar nos queijos, geleias, chocolates e o tradicional panetone, que não pode faltar. Mas o melhor é que o cliente pode personalizar a cesta ao seu modo com mais de 20 mil opções de itens, caso queira algo mais exclusivo. De acordo com o diretor de Marketing da Perini, Eduardo Maia, as cestas de Natal são um sucesso entre os clientes, sendo um presente especial, escolhido com carinho. “A cesta não é uma opção comum, é um presente que vai fazer parte da ceia e proporcionar momentos inesquecíveis e cheios de sabor junto com toda a família. É sempre marcante”, explica Maia.
Entre as cestas padrão, cujos preços  variam de R$ 99 a R$ 3.390, há um total de treze modelos. A Bonanza, uma das mais pedidas entre os clientes, é composta por bebidas importadas, chocolate, queijo, massas, azeites, azeitonas, geleia, espumante, panetone e outros produtos selecionados a dedo para agradar o presenteado. “A cesta Perini é a chance de impressionar no Natal”, diz Maia. Para isso, basta visitar o site www.perini.com.br ou uma das lojas Perini e escolher os seus produtos favoritos, ou os mais apreciados pelo sortudo que vai ganhar a saborosa cesta.

Kits Natalinos
Além das cestas, a Perini preparou três “kits Natalinos” - uma série especial para quem deseja presentear alguém gastando menos. São kits que contém bebidas importadas - cerveja, espumante e vinhos - acompanhadas de duas taças personalizadas. Escolha entre os kits “Me Complace”, “Me Gusta” e “Me Encanta”.

Eduardo Campos entrega novo sistema de abastecimento de Exu


Reforço no abastecimento de água de mais uma cidade do Sertão pernambucano. Desta vez, é o município de Exu, no Sertão do Araripe, que comemora o aumento de 200% na capacidade de armazenamento do recurso. A ampliação do sistema foi entregue na tarde desta quinta-feira (13) pelo governador Eduardo Campos, na Fazenda do Araripe, e beneficia 19 mil moradores da região. O investimento nas obras foi de R$ 2,8 milhões.

Para fazer a adequação do sistema de Exu foi necessária a construção de dois reservatórios elevados: um com capacidade de armazenamento de 600 m³ de água (Gonzagão) e outro de 400 m³ (Centro). Além disso, mais 14,5 km de rede de distribuição foram implantados. Outra intervenção foi a instalação e substituição de 1.600 hidrômetros, além da instalação de 730 ramais prediais de água.

Patrimônio cultural de Exu e local onde está a última casa de Januário - pai de Luiz Gonzaga -, a Fazenda do Araripe também ganhou um poço artesiano, um dessalinizador e um reservatório de 20 mil litros, que juntos têm capacidade para levar água para as 60 pessoas que moram no local. Eduardo ainda fez o corte simbólico da fita de inauguração do principal reservatório da cidade, onde tocou acordeom ao lado de um garoto do projeto Asa Branca.

Citando as ações de ampliação do abastecimento de água executadas em 86 municípios pernambucanos, Eduardo destacou a importância dos investimentos em obras de infraestrutura hídrica. “A exemplo desse esforço, vamos atravessar mais essa longa estiagem, mas com um grande diferencial: mostrando ao Brasil que podemos legar ao futuro uma melhor convivência com a seca”, disparou.

 O resultado das obras do novo sistema de abastecimento de Exu garante a distribuição de água a cada três dias, alterando, assim, o severo esquema de rodízio, que antes funcionava com um intervalo de 15 dias. “Com o novo sistema, temos a estrutura para acabar com os racionamentos. Passada a seca e o colapso dos cinco principais mananciais da cidade, é só esperar a chuva chegar para ofertar água todos os dias para todos os exuenses”, explicou o gerente regional da Compesa no Araripe, Ranulfo Soares Siqueira.  

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Turfe: Adiada a inauguração do Ceará Jockey Club


A inauguração do novo Jockey Club do Ceará marcada para o dia 19 de janeiro de 2013 foi cancelada. Segundo informou Paulo Karam, que faz parte da direção do novo Jockey, a decisão foi tomada por conta dos casos do mormo detectados na região e de alguns equipamentos e instalações que não iriam ficar prontos até dia marcado para inauguração. A nova data prevista para inauguração esta entre 6 e 13 de abril de 2013, data  que será confirmada com antecedência  pela direção, mas no mês de janeiro terá corrida de animais da raça Quarto de Milha.
Para a festa de inauguração em abril, Paulo Karam, disse que vai esta tudo em ordem. Box, serviço de som, acomodações e a raia que segundo ele será uma das melhores do Brasil. A direção espera contar com uma grande participação dos turfistas pernambucanos e seus animais. Paulo Karam também falou que vai insistir na  proposta a direção para viabilizar a ida dos animais da raça pônei e os jóqueis mirins do Recife,  o que seria mais uma grande atração para chamar a atenção das crianças e os  pais. "Vamos nos preparar para fazer uma grande festa dando o máximo de conforto para as delegações visitantes. Queremos deixar marcada a volta do Jockey Club do Ceará, no cenário do turfe nacional", conclui.
Com informações do radialista Francisco Mendonça