segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Caruaru sedia encontro do Dia do Fisco Municipal e reúne autoridades do fisco


Com o tema "Estruturação do fisco para vencer os desafios frente à Reforma Tributária", Caruaru foi a cidade escolhida para sediar, nesta sexta-feira (20), no Teatro Difusora, a edição 2024 da cerimônia do Dia do Fisco Municipal, promovida pela Apefisco (Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais), com apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Secretaria da Fazenda.

Bastante prestigiado, o evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Ricardo Alexandre; do Auditor Tributário do Fisco Municipal de Ipojuca-PE e representando a Fenafisco, Sr.Carlos Cardoso Filho; Diretor Geral da II Região Fiscal da Fazenda de Pernambuco e representando a Governadora Raquel Lyra, Miguel Ângelo Almeida; Representando o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o Procurador Geral do município de Caruaru, Ângelo Dimitre Bezerra; representando a Delegacia da Receita Federal de Caruaru, o Delegado e Auditor-Fiscal Rafael Casimiro Rocha; representando o TJPE, o Juiz Titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru, Dr. Adelmo Barbosa da Costa Pereira; Representando o Ministerio Publico de Pernambuco (MPPE), o promotor de justiça Dr. Hodir Guerra Leitão de Melo, além do  prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão.

Representando a Prefeitura Municipal de Caruaru, estiveram presentes, além do Procurador Dimitre Bezerra, a Secretária da Fazenda do Município, Karlla Almeida, a Secretária Municipal de Administração, Michely de Souza Martins, o Controlador Geral da prefeitura de Caruaru, Severino Antônio dos Santos, o Secretário Municipal de Educação e Esportes, Kaio Colaço, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes, e a Presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

Abrindo o evento, Carlos Cardoso Filho saudou a todos os presentes e facultou a palavra aos convidados. Representando o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro, o Procurador do Município, Dimitre Almeida destacou a responsabilidade fiscal da atual gestão, citando como exemplo o maior concurso público da história de Caruaru. "Estamos aqui reunidos, para tratar de um tema bem relevante, e quero parabenizar a Apefisco por trazer esse tema, a estruturação do fisco para vencer os desafios frente à Reforma Tributária. Por isso nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, entusiasta do tema, fez de tudo para que esse evento viesse para Caruaru.
Aqui em Caruaru a gente vivenciou um momento de transição. Assumimos a gestão em 2017, com a atual governadora, à época Prefeita, e nosso atual Prefeito Rodrigo Pinheiro, como vice. Foi quando encontramos um fisco municipal permeado por ocupantes apenas de cargos comissionados e contratos temporários sem nenhuma carreira de estado. 
Em 2018 tivemos a iniciativa de criar o primeiro concurso para procuradores municipais. Após a pandemia, o prefeito Rodrigo Pinheiro já à frente do executivo municipal, conseguiu realizar o maior concurso público da história de Caruaru, com 1500 vagas, onde mais de mil servidores efetivos já foram nomeados de um ano pra cá. Nesta seara, foi criada a carreira do técnico e do auditor fazendário, imprimido assim uma governança que propicia ao município uma melhor performance na sua capacidade tributária, além de uma memória permanente da informação, com uma gama de servidores públicos efetivos que vão permanecer no serviço público por décadas", ressaltou Dimitre Almeida.

Após as falas de abertura, o Professor Doutor Ricardo Alexandre Almeida, Procurador-Geral de Contas de Pernambuco, proferiu a palestra sobre "Estruturação do Fisco para vencer os desafios frente à Reforma Tributária", sendo bastante aplaudido ao final.

Durante o evento, representantes de prefeituras municipais explanaram sobre a relação direta entre a boa estruturação dos Fiscos e os resultados positivos em arrecadação.

O evento contou ainda com um debate sobre os impactos da Reforma Tributária na organização e funcionamento dos Fiscos, com a participação dos integrantes dos Fiscos: Roberto Albuquerque, do fisco recifense; Gabriel Ulbrik Guerrera, do Fisco estadual; e de Fábio de Társis Gama Cordeiro, do fisco federal.

Ao final, a Secretária Municipal da Fazenda de Caruaru, Karlla Almeida recebeu homenagem especial, através do Troféu "Caboclo que Lança", e avaliou o resultado desta edição do evento em Caruaru. "Importante para Caruaru sediar o Dia do Fisco, no momento em que estamos estruturando o nosso físco, na busca de uma justiça fiscal e que os recursos sejam utilizados de forma transparente e eficiente em benefício da sociedade. 
Esse evento busca fomentar a discussão sobre temas cruciais para o futuro do nosso país e fortalecer a participação da sociedade civil nesses debates. Quero parabenizar a Apefisco e todos os participantes, pelas palestras e debates riquíssimos, com conteúdos atuais e bastante relevantes”, finalizou Karlla.

TROFÉU "CABOCLO QUE LANÇA"

Durante o evento, a Apefisco entregou também o Troféu Caboclo que Lança ao Procurador-geral do MPC-PE, Dr. Ricardo Alexandre Almeida, em homenagem ao seu compromisso com a estruturação e bom funcionamento dos Fiscos municipais em Pernambuco.

Rinaldo Junior reedita a Tribuna 40, no Alto Santa Terezinha


O candidato a vereador pelo PSB no Recife, Rinaldo Junior, reeditou na manhã deste sábado (14), pela primeira vez em suas campanhas, a Tribuna 40, bastante usada pelo ex-governador Eduardo Campos em suas campanhas eleitorais.

Da mesma forma como era usada por Eduardo, Rinaldo usou um caixote de madeira, pintado nas cores do partido (amarelo e vermelho) e com pouco menos de meio metro de altura, com a descrição “’Tribuna 40”, deixando ele bem próximo das pessoas que lhe acompanhavam na caminhada no Alto Santa Terezinha, local escolhido pelo candidato para subir pela primeira vez na Tribuna 40.

“Subir na Tribuna 40 é mais que um sonho realizado, a gente honra o legado do nosso eterno Eduardo Campos, do nosso partido Socialista Brasileiro. Cada palavra dita ali carrega o peso de um compromisso verdadeiro com o povo e com o futuro que queremos construir. Escolhemos esse local, pois é simbólico, onde foi construído o primeiro Compaz, e que leva o nome de Eduardo Campos. Hoje, reafirmo que estou mais que pronto para pegar no serviço junto com o maior prefeito do Brasil, João Campos. É lado a lado, nesse projeto que vai além de qualquer eleição. Nossa cidade merece cuidado, ser um lugar melhor pra se viver. Hoje, já estivemos no Alto Santa Terezinha e no Alto do Pascoal, ouvindo o povo, dialogando cara a cara, com trabalho, respeito e coragem que vamos ultrapassar as barreiras e continuar transformando nosso Recife.”, ressaltou Rinaldo Junior.

TRIBUNA 40 – A Tribuna 40 surgiu na campanha eleitoral de Eduardo Campos em 2006, uma campanha com recursos limitados, quando Eduardo relembrou as históricas campanhas do tempo da redemocratização do país, quando existiam os comícios na Pracinha do Diário, com um “tamborete” e um carro de som próximo, com um fio comprido, e os candidatos discursavam em cima de um tamborete. Além das limitações financeiras, a Justiça Eleitoral tinha alterado algumas normas que deixava os candidatos mais restritos na campanha de 2006. Para driblar os empecilhos, Eduardo teve a ideia de fazer os comícios no caixote, com o objetivo de se aproximar da população. 

Eduardo retomou essa tradição, fez um caixote de madeira, pintou com as cores do partido e chamou de “Tribuna 40”, que foi às ruas pela primeira vez no dia 25 de julho de 2006, num final da tarde de uma terça-feira, quando o então candidato Eduardo Campos reuniu seu grupo político e começou a discursar em meio aos populares que circulavam pela Praça da Independência, no Centro do Recife. No início, poucas pessoas paravam para prestar atenção. Porém, no final da campanha a ferramenta já atraía a atenção de quem acompanhava as caminhadas de Eduardo Campos.

Caruaru é Destaque em Evento Nacional com Projeto Inovador de Proteção à Mulher


Na noite desta quarta-feira (18), Recife foi palco da abertura do 8º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUSPE 2024), realizado na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). O evento, considerado um dos maiores do sistema judiciário brasileiro, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, a coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojuspe), Roberto Soto, o deputado federal Cel. Meira, entre outras autoridades.

A palestra de abertura foi marcada pela apresentação do projeto pioneiro Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), uma iniciativa voltada à proteção da mulher e parte integrante da rede de enfrentamento à violência em Caruaru. O projeto foi apresentado pela comandante da Patrulha Maria da Penha de Caruaru, tenente Dayana Vasconcelos, pelo diretor-geral administrativo do Sindojuspe, Marco Albuquerque, e pela advogada e ex-secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.

Durante a apresentação, Luana Marabuco enfatizou o impacto transformador do projeto: "Este projeto vem consolidar o papel de Caruaru como pioneira na proteção à mulher. A integração entre os órgãos envolvidos permite uma resposta mais ágil e eficaz no enfrentamento à violência, garantindo que as mulheres recebam o acolhimento e a proteção que merecem de forma célere e humanizada”, afirmou Luana Marabuco.

O NIOJ, que conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do 4º Batalhão, e da Prefeitura Municipal de Caruaru, fortalece a rede de enfrentamento à violência na cidade. A recente inauguração da sala do NIOJ, dentro da Vara de Violência Doméstica e Familiar, localizada próxima à Delegacia da Mulher e ao Centro de Referência da Mulher, é um exemplo concreto desse avanço. A proximidade entre esses serviços facilita o acolhimento às vítimas e agiliza os procedimentos de proteção.

Com esse projeto, Caruaru reafirma sua posição como referência nacional na política de proteção às mulheres, sendo um dos principais destaques do ENOJUSPE 2024.

Fundadores do Patusco declaram apoio a Eugênia Lima


A senadora Teresa Leitão e a candidata a vereadora Eugênia Lima (PT) estiveram, neste sábado (21), na sede do Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco. A família Guimarães, fundadora do bloco, reiterou apoio à candidatura da petista.

Carnavalescas de “carteirinha”, Teresa Leitão e Eugênia Lima possuem uma relação afetiva com o tradicional Patusco. "Conheço Seu Tuca há muitos anos, acompanho o Patusco nos carnavais, e fico muito feliz com o apoio da família Guimarães a Eugênia, uma candidata tão identificada com Olinda e a alegria de seu Carnaval".

Eugênia firmou o compromisso de atuar no sentido de apoiar a tradição carnavalesca no município, os artistas e blocos. "Sou olindense, amo Carnaval e quero ver nossa festa a cada ano mais bonita, organizada e segura", disse a candidata.

*PATUSCO* 

Criado na década de 1970, a história do Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco se confunde com a do Carnaval de Olinda, graças ao carnavalesco “Tuca”. Natural de Olinda, Itacy Vasconcelos Guimarães (Tuca) teve como inspiração para o nome do bloco sua fantasia de pato, criada para um concurso de fantasias. E foi assim que surgiu a expressão "Patusco", que significa "aquele que gosta de patuscada, ajuntamento festivo de pessoas reunidas para comer, beber e se divertir”.

Cuidados paliativos e serviços próprios pautam projeto 'Unimed 7 e 30' em setembro


O médico cooperado, Fabricio Cagliari, perito médico federal, geriatra titulado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Associação Médica Brasileira, foi o primeiro palestrante da edição de setembro do Projeto 'Unimed 7 e 30', na última sexta - feira (20), no espaço Maria Leite Recepções, em Petrolina. 

Falando para um público de médicos cooperados da Unimed Vale do São Francisco, Fabricio Cagliari, mostrou, em pouco mais de 20 minutos, o que são cuidados paliativos e a importância da promoção da qualidade de vida dos pacientes (adultos e crianças), com doenças crônicas ou em estágio avançado e seus familiares. “Os cuidados paliativos são reconhecidos como um elemento essencial para implementar intervenções de qualidade, através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”, frisou.

Durante o encontro, na véspera da comemoração aos 129 anos de Petrolina, o Núcleo de Integração Cooperativista da Unimed Vale do São Francisco - Nicoop, convidou, na sequência, o médico cooperado e diretor do Hospital Unimed Petrolina (HUP), Lucyo Diniz, que falou sobre a qualidade dos serviços próprios e o equilíbrio financeiro da cooperativa. “A importância do HUP hoje é justamente por concentrar quase toda a sinistralidade hospitalar da operadora, evitando um custo anual próximo a 21 milhões de reais. A expansão e as iniciativas relacionadas a melhoria da qualidade nos processos assistenciais completam o quadro”, ressaltou.

E, concluindo o ciclo de palestras da noite, o médico cooperado e diretor do Hospital Unimed Juazeiro (HUJ), André Magalhães Fernandes, apresentou um levantamento abrangente da unidade de saúde, pontuando os serviços com o tema, ‘Inovação e cuidado: presente e futuro do nosso serviço próprio HUJ/Unihonco.

“Considerado referência regional em procedimentos de pequena e média complexidade, o HUJ hoje é reconhecido pelos serviços de excelência na Unidade de Hematologia e Oncologia (UniHonco), nos ambulatórios e no centro cirúrgico, com mais de duas mil cirurgias eletivas realizadas com sucesso. Um trabalho que tem o foco na Inovação e no cuidado, com os pés no presente e os olhos no futuro do nosso serviço próprio”, acrescentou.

O diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, fez uma breve demonstração financeira atual da cooperativa. Depois, foram apresentados oficialmente os novos médicos cooperados: Mateus Bissoli Guerini (Anestesiologia); Lis Moreno de Oliveira Correa (Infectologia); Xavier Tenório (Nefrologia Pediátrica); Alba Marília de Oliveira Barreto (Pediatria); Gabriela Alves Monteiro (Pediatria); Luciana Ferreira de Almeida (Pneumologia); Rômulo Loureiro de Brito Filho (Radiologia e diagnóstico por imagem) e Vinicius Ulisses Marinho Mendes (Ginecologia e Obstetrícia).

No encerramento, foram apresentados ainda os artistas e médicos cooperados expositores e o público pôde conferir a exposição de arte, participar de um concorrido sorteio com brindes e de uma confraternização com a atração musical Ana Costa e banda.



Festival da Confecção de Cupira começa na quinta-feira, 26, promovendo negócios e inovação tecnológica


A cidade de Cupira, no Agreste, vai realizar o lançamento do 6º Festival da Confecção de Cupira – FCC, de 26 a 29 de setembro no centro da cidade. O festival que teve sua primeira edição em 2019, é um evento que promove o encontro entre a indústria e o comércio do setor de confecção com clientes varejistas e atacadistas, além de valorizar a produção local e destacar, ainda mais, Cupira como a maior produtora de enxovais de bebês do Norte e Nordeste.

Na programação, shows de Solange Almeida e Caviar com Rapadura na abertura do evento, na quinta-feira 26, e o cantor Benil, no encerramento, no domingo 29 de setembro. Com o tema “Reset – a moda dos sentidos”, o evento terá 80 expositores e com expectativa de receber mais de 12 mil visitantes nos quatro dias. O evento envolve os segmentos de enxovais de bolsa de bebê, máquinas e equipamentos de costura, fardamentos, moda, cama, mesa e banho, artigos escolares, bordados, aviamentos e gráficas.

Em homenagem ao dia municipal dos costureiros, o FCC vai realizar a tradicional corrida da tesoura, promovendo sai e bem-estar. Já na área de entretenimento, um desafio entre jovens universitários. Eles ficarão quatro dias confinados dentro de um veículo realizando várias provas eliminatórias. Já potencializando a principal atividade econômico da cidade, o festival vai promover desfiles de produtos confeccionados na cidade, como enxovais de bebê, fardamentos, moda infantil e adulta.

Anota aí: 6º FCC | Edição 2024!
Quando? De 26 a 29 de setembro;
Onde? Centro de Cupira.

*PROGRAMAÇÃO DO 6º FESTIVAL DA CONFECÇÃO DE CUPIRA - FCC*

*26/09 - QUINTA-FEIRA*
18h - Abertura dos Stands
18h - Lançamento do Desafio
19h - Abertura Oficial:
22h - Show: Caviar com Rapadura e Solange Almeida

*27/09 - SEXTA-FEIRA*
17h - Show de Calouros (matinê infantil)
18h - Abertura dos Stands
20h - Desfile 
22h - Show de Calouros (geral)

*28/09 - SÁBADO*
17h - Abertura dos Stands
20h - Desfile

*29/09 - DOMINGO*
7h - Corrida da Tesoura
14h - Abertura dos Stands
20h - Encerramento Oficial
20h - Show: Benil

Candidatos a prefeito e vereadores de Feira Nova e Machados ganham apoio de Jarbas Filho


Jarbas Filho (MDB) finalizou sua agenda de campanha neste final de semana passando, no domingo (22), pelas cidades de Feira Nova e Machados, no agreste pernambucano. Desde o início da campanha eleitoral, o deputado tem feito questão de participar ativamente dos eventos dos candidatos a prefeito e vereador apoiados por ele. 

Em Feira Nova, Jarbas participou de uma reunião realizada pelo candidato a vereador Rafael Cândido (MDB), que também contou com a presença do postulante ao cargo de prefeito Bruno Chaves (PSDB) e seu vice Arnaldo Arruda (MDB). “A eleição de Rafael é uma das prioridades do nosso partido, o MDB. Rafael é um quadro preparado, competente, que já mostrou a sua capacidade de trabalhar dentro da Câmara Municipal pelo povo de Feira Nova. Ele será um aliado importante para Bruno Chaves e Arnaldo após a condução da dupla à prefeitura da cidade. Juntos, eles serão peças importantes para a mudança que o município precisa”, afirmou o deputado. 

No município de Machados, onde apoia o atual prefeito Juarez da Banana (PSB), Jarbas marcou presença na grande caminhada da majoritária, que também teve a participação do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e de todos os candidatos a vereadores da chapa. Ao final do percurso, o deputado fez um discurso enaltecendo o trabalho realizado por Juarez na cidade, citando os avanços conquistados, incluindo os índices de alfabetização, com Machados chegando à quarta colocação entre as cidades com melhores resultados de crianças sabendo ler e escrever no estado. 

“Machados tem celebrado muitas conquistas com o trabalho que Juarez vem desenvolvendo na cidade. Precisamos dar continuidade a essa transformação, muito ainda será feito nos próximos quatro anos. Dia 06 de outubro, Machados fará de Juarez prefeito de novo!”, concluiu.

TIM reinaugura loja no Shopping Boa Vista com espaço mais amplo e inclusivo


 Há 15 anos o público que circula no Shopping Boa Vista, no centro do Recife, conta com o apoio de uma loja da TIM para atender às demandas. Este mês, após passar por projeto de expansão e reformulação, a revenda foi reaberta. O espaço saiu de 62m² para 92m² de área total. Com arquitetura voltada para a inclusão, a unidade, que está sob o comando da empresa Alegria, traz ambientes mais modernos, confortáveis e com espaços dedicados a diferentes serviços, além de uma proposta voltada para as questões de acessibilidade.

_“Ampliamos a unidade do Boa Vista para atender ao alto fluxo de clientes de forma ainda mais eficiente e confortável. Esta é a primeira revenda do Brasil com recurso do mapa tátil em braille, para melhorar a experiência dos clientes cegos ou com alguma outra deficiência visual. Também disponibilizamos na loja uma urna para coleta de resíduos eletrônicos como celulares em desuso, baterias, carregadores, cabos, chips, pilhas e outros acessórios, que receberão o destino adequado, dentro das boas práticas ESG”,_ conta o *Diretor de Vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento*.

Outro diferencial é que agora a loja passa a aparecer entre os “locais seguros” no Caminho Delas, um projeto de combate à violência contra a mulher, em parceria com a plataforma Mulheres Positivas – app criado e idealizado pela empresária Fabi Saad, disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android. O objetivo é oferecer para mulheres em situações de risco conexão a uma rede de apoio, com funcionários e funcionárias capacitadas pela startup Livre de Assédio, que apoia a prevenção ao assédio sexual, moral e discriminação.

A funcionalidade Caminho Delas está disponível desde julho de 2022 de forma gratuita no app Mulheres Positivas. A ferramenta é um mapa colaborativo com rotas seguras, mostrando ruas com menor índice de risco e ameaça para mulheres, com base em inteligência artificial e dados inseridos pelas próprias usuárias. As lojas da TIM e suas revendas participantes do projeto aparecem no mapa como pontos seguros.

*TIM EM PERNAMBUCO*

Atualmente, a TIM possui 19 revendas em Pernambuco, sendo seis da Alegria. A previsão da companhia, é abrir mais duas lojas ainda este ano, proporcionando aos clientes mais comodidade no acesso aos seus serviços.

Em giro pelo Agreste, deputada Maria Arraes reforça palanque de aliados


Grávida de oito meses, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) realizou, neste fim de semana, um giro por cinco cidades do Agreste pernambucano, reforçando o apoio aos seus aliados. A parlamentar visitou Lajedo, Ibirajuba, Caetés, Venturosa e Águas Belas, onde marcou presença em eventos das campanhas municipais e destacou a importância da união em torno de projetos que beneficiem o povo. Apesar da gestação avançada, Maria Arraes participou de agendas intensas, buscando fortalecer a base política e reafirmando seu compromisso com as pautas populares.

"Mesmo com esse barrigão, eu não podia deixar de pedir votos para os nossos companheiros de luta, aqueles que cuidam do povo e estão sempre ao lado da população. É com eles que seguimos firmes, defendendo os direitos de quem mais precisa", afirmou Maria Arraes, ressaltando a necessidade de avançar em projetos que levem desenvolvimento e justiça social para o interior do estado.

Circo Picolino realiza dias 24 e 25 de setembro Encontro de Gestores e Produtores Circenses em Salvador


Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da arte circense na Bahia e no Brasil, o *Circo Picolino realiza nos próximos dias 24 e 25 de setembro, uma edição do Encontro de Gestores e Produtores de Circo*. Com acesso gratuito, o evento conta com mesas de debates sobre políticas e gestão culturais circenses. Participam do evento produtores e gestores vindos de várias regiões do país - Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiânia, Tocantins, entre outros. 

Com foco na produção e gestão circense, serão debatidos temas tanto políticos e/ou de incentivos ao setor, como questões mais voltadas ao mercado cultural. Tópicos que vão desde proposições para desenvolvimento da cadeia produtiva e novos mercados para artistas e companhias circenses, modos e modelos de gestão estarão em evidência.

O Encontro será um momento para intercâmbio de conhecimentos e experiências visando o aprendizado e a profissionalização deste elo da cadeia produtiva da atividade circense. “Queremos utilizar este espaço também para aprendermos novos modelos de gestão, em especial para este momento de renovação/reconstrução da equipe gestora do Picolino”, destaca Luana Tamaoki Serrat, atual coordenadora geral do Circo.

O Circo Picolino sempre fez parte do debate acerca da atividade circense no Brasil, principalmente acerca da temática do “Circo Social", logo que, o Picolino sempre usou o ensino e a linguagem do circo para o enfrentamento das desigualdades e mazelas sociais, as artes circenses como ferramenta de promoção de cidadania 

Em 2024, o Picolino está com uma programação intensa de ações - festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros. Para possibilitar a manutenção, o picadeiro atualmente conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas - Espaços Artístico. 

*Programação*
No dia 24 de setembro, o Encontro começa com a recepção do artistas, gestores e produtores circenses convidados. No início da tarde, às 14h, tem a Mesa de Abertura com gestores públicos; às 16h, tem intervenção com artistas do Picolino. A partir das 18h, ocorre a mesa “Políticas Culturais para o Circo - Proposições para o desenvolver o setor”, com a artista cearense e conselheira estadual de cultura na pasta circense Fátima Pontes; o produtor e gestor baiano Robson Mol; com mediação de Igor Sant’Anna, que dá vida ao palhaço Caxambó. 

Na manhã do dia 25 de setembro, o evento começa às 09h, com a mesa “Gestão cultural circense”, com ator, palhaço, produtor Maneco Maracá (GO) - atual diretor do Circo Laheto; a gestora do Centro Cultural Circo Os Kaco e coordenadora geral do Festival de Circo de Taquaruçu, Marcela Pultrini (TO); e Pauline Zoe (BA), artista circense belga. A mediação é do artista circense baiano João Lima. 

Ja pela tarde, a partir das 14h, ocorre a mesa “Mercado circense”, com a produtora cultural.circense Rita Masini (SP), o ngelo Márcio - responsável pela direção artística do Festival Internacional de Circo do Ceará - e Luana Serrat (BA), multiartista circense e atual gestora do Circo Picolino. A mediação é do artista baiano Yerko Haupt. Após a mesa, ocorre um Coffee-break e intervenções artísticas.

*Pitch*
Dentro da programação do Encontro destaca-se a Rodada de Negócios a ocorrer no dia 25 de setembro, momento em que os artistas, grupos e companhias que trabalham ou tenham trabalhos artísticos na linguagem circense poderão apresentar seus trabalhos para os produtores/gestores locais e nacionais que estarão presentes no evento. Os artistas/produtores terão 10 minutos para apresentar seu produto cultural. 

O formato de apresentação fica a critério dos vendedores, mas a produção aconselha levar vídeo (e aparelho para sua apresentação a exemplo de celular, computador ou tablet) e portfólio. Se possível, é recomendável levar algo que o comprador possa levar consigo. Não haverá inscrições, basta o artista aparecer com antecedência mínima de 30 minutos no local.

*Serviço*
O quê - Circo Picolino | Encontro de Gestores e Produtores Circenses 
Quanto - 24 e 25 de setembro, de 09h às 19h
Onde - Circo Picolino, Avenida Octávio Mangabeira - Pituaçu 
Entrada - Gratuita
Mais informações - @circopicolino

Alcides Cardoso repercute relatório do TCE sobre creches no Recife



O líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), repercutiu, em discurso na reunião ordinária desta segunda-feira (23), o relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que aponta “possível favorecimento político nos pactos realizados” entre a gestão do prefeito João Campos (PSB) e as unidades de ensino parceiras do Programa Infância na Creche, além de outras irregularidades, como as várias unidades funcionando sem alvará do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e até mesmo sem alvará de funcionamento da própria Prefeitura. No discurso, o parlamentar afirmou que o TCE confirma as suas denúncias e as do aliado e candidato a prefeito Gilson Machado (PL), criticando a “censura” sobre o tema no debate eleitoral.

“Apesar das ações do prefeito João Campos e de seus aliados com o objetivo de blindar o gestor e impedir a discussão sobre o escândalo no guia eleitoral e nas inserções do nosso candidato a prefeito Gilson Machado, que acabou perdendo na última vez 293 inserções e 38 minutos de guia por denunciar esse esquema assim como eu, um parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado, que veio à tona na última sexta-feira, confirmou as denúncias que fizemos e os fatos que foram expostos na imprensa. Digo e repito: não vai ter censura que nos cale sobre o escândalo das creches da gestão João Campos e agora é o próprio TCE que aponta as irregularidades desse esquema e o prefeito precisa se explicar. E a confirmação das denúncias pelo relatório técnico do TCE é só o começo. Como os recursos envolvem dinheiro federal, o Recife tem a certeza de que os órgãos federais também vão investigar. Só em 2024, são quase R$ 50 milhões de recursos da Prefeitura e do Fundeb pagos a essas ‘instituições’ suspeitas”, disse Alcides Cardoso.

De acordo com o parecer, realizado pelos técnicos do TCE, há “indícios de desrespeito à regulamentação nas parcerias firmadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação”, e “ausência de publicidade e transparência nos atos relacionados às parcerias firmadas”. O relatório do TCE alerta ainda para o risco de, em nada sendo feito, “manter a permanência das crianças contempladas pelos estabelecimentos da parceria em ambientes sem autorização para funcionamento”.

“E antes que venham defender o indefensável, é preciso ressaltar que a estratégia do PSB de explorar o fato da medida cautelar não ter sido concedida pelo TCE e ignorar a gravidade do que foi confirmado pelo relatório preliminar é uma tremenda furada. Isso porque o esquema das creches ‘padrão PSB’ está mais do que escancarado e apontado por um órgão de controle. A verdade é que a suspensão dos pagamentos caberia sim porque há todos os elementos do direito para tal, como apontado pelos técnicos, mas só não foi tomada porque prejudicaria as crianças e os seus pais”, afirmou o líder da oposição.

O relatório técnico afirma ainda que a demora na tomada de medidas para sanar a série de problemas identificados nas creches parceiras da Prefeitura resultam no prejuízo de “permitir que os recursos vinculados às parcerias firmadas pela Prefeitura do Recife e as Organizações de Sociedade Civil continuem sendo repassados em flagrante descumprimento ao exposto no Edital”.

“Por fim, cabem alguns questionamentos: até quando a gestão do prefeito João Campos vai ignorar o problema e expor os pequenos recifenses a risco? E como fica o equilíbrio da disputa eleitoral com a perda de tempo de TV e rádio do nosso candidato a prefeito Gilson Machado de maneira comprovadamente injusta? A censura imposta sobre o escândalo das creches vai continuar após o TCE confirmar as denúncias?”, finalizou o vereador do PL.

Alepe promove ‘Café com Poesia’ sobre autoestima e saúde mental


Como parte do ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à prevenção do suicídio, a biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco promove no próximo dia 26, às 9 horas, uma nova edição do projeto ‘Café com Poesia’. Voltado para estudantes de escolas públicas e público em geral, o evento inclui palestras sobre autoestima e o cuidado com a saúde mental, recitação de poesias e literatura de cordel, apresentação do Coral da Alepe, ‘Vozes de Pernambuco’, e performance de servidores da Assembleia. As apresentações serão realizadas no auditório Enio Guerra, sede do Poder Legislativo, na Boa Vista. 

A palestra sobre autoestima e o cuidado com a saúde mental será proferida pela psicóloga Ana Cristina Fonseca, coordenadora geral de graduação do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifarire). De acordo com ela, “é importante discutir temas sensíveis como o de combate ao suicídio, a depressão e a ansiedade, oferecendo aos jovens alternativas para enfrentar os conflitos de ordem emocional”.  

A psicóloga defende, ainda, a necessidade de pensar, para além do ‘Setembro Amarelo’, em possibilidades de criar e manter vínculos afetivos e de amizade que priorizem o convívio e a partilha de experiências, de atividades lúdicas e de lazer. 

“É preciso pensar em construção de laços que nos ajudem a levar uma vida menos baseada em competitividade. É importante refletir sobre o descarte de pessoas, pensar em uma sociedade mais inclusiva e menos intolerante, uma sociedade que combata o racismo, o machismo e toda forma de exclusão, preconceito e discriminação”, enfatizou a psicóloga. 

Ana Cristina alertou, ainda, sobre o excesso do uso de tecnologias em substituição ao contato pessoal, parte fundamental da nossa humanização. “As tecnologias podem ampliar nossas conexões, mas não substituir o contato que permite o convívio e a trocas”, alertou. 

*Cordel e Nabuco*

O ‘Café com Poesia’ terá ainda apresentação de poesias e literatura de cordel, produzidos por escritores pernambucanos como os cordelistas Cícero Lins e Jean Lima, presidente da Associação pelo Cordel em Pernambuco (Acordel), e da escritora Lúcia Costa. Segundo a gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, essa edição especial foi pensada com foco no ‘Setembro Amarelo’. 

“Precisamos discutir amplamente um tema tão desafiador e delicado como é a saúde mental. As pessoas precisam entender que é importante pedir ajuda, acolhimento e buscar acompanhamento profissional que estimule o autocuidado e o cuidado com o outro”, comentou Sirlênia. 

Em outubro, a Alepe promoverá mais uma edição do ‘Café com Poesia', versão itinerante. Será realizado na Aliança Francesa, no Derby, ocasião em que os alunos da instituição farão uma homenagem a Joaquim Nabuco com declamação de poesias, de autoria do abolicionista, escritas em francês no período em que o patrono da Alepe residiu em Paris. O evento será realizado no dia 08 do próximo mês, às 9 horas, no auditório da Aliança Francesa, e será aberto ao público. Na ocasião, haverá apresentação do coral da Alepe, Vozes de Pernambuco.  


*Serviço:*

*‘Café com Poesia’ voltado para temas como autoestima e saúde mental pela passagem do Setembro Amarelo*

Quando: *26 de setembro*

Local: *Auditório Enio Guerra, sede da Alepe, às 9 horas*

*‘Café com Poesia’ em homenagem a Joaquim Nabuco*

Quando: *8 de outubro às 9 horas*

Onde: *Aliança Francesa/Derby*

Diversão para toda a família: neve de verdade e megacircuito de infláveis chegam ao Shopping Guararapes


Todos com os agasalhos prontos e o espírito aventureiro em dia? Então é hora de aproveitar que o Shopping Guararapes se transformou no epicentro da diversão para toda a família, recebendo duas grandes atrações inéditas: o Ártico Pocket, com neve de verdade, e o Infla Park Brasil, o maior circuito de brinquedos infláveis do país. Ambas prometem experiências únicas e inesquecíveis para todas as idades, garantindo muita aventura. 

*Ártico Pocket: a magia da neve em pleno Nordeste* 
O Ártico Pocket é uma atração inédita em Pernambuco, trazendo neve de verdade para o público nordestino. Considerado o melhor evento indoor de gelo do mundo, a experiência recria as condições climáticas para a formação natural da neve, atingindo temperaturas de até -20°C. Ocupando mais de 200 m² no Piso G3 do Edifício Garagem do mall, , o espaço oferece atividades imperdíveis como escorregar em um tobogã de gelo, ver bonecos de neve, visitar um iglu e tirar fotos em uma cabine telefônica inspirada nas de Londres. 

Os ingressos para o Ártico Pocket estão disponíveis no site do Shopping Guararapes (https://bileto.sympla.com.br/event/97288/d/272767), com preços promocionais limitados de R$ 49,90 para adultos e ingressos gratuitos para crianças de até 13 anos, desde que acompanhadas por um adulto pagante e observadas as regras para acesso ao local que exigem o uso de acessórios específicos. Na bilheteria presencial, os valores serão R$ 180,00 a inteira e R$ 90,00 a meia-entrada. Os ingressos dão direito a permanência ilimitada dentro do evento, porém, não permitem reentrada após a saída. 

É importante destacar que o uso de luvas térmicas e sapatos fechados é obrigatório para todos conseguirem acessar o evento, sendo permitidas apenas luvas impermeáveis e próprias para temperaturas abaixo de zero. Quem não possui esses itens pode alugá-los no local, com opções de casaco por R$ 50,00, luvas por R$ 50,00, ou um kit neve (casaco e luvas) por R$ 70,00. O horário de funcionamento é das 14h às 20h durante os dias úteis, e das 10h às 20h aos sábados, domingos e feriados. Para mais informações, acesse o site oficial do evento: https://articoneve.com/recife/.

*Infla Park Brasil: adrenalina e diversão para todas as idades*

Simultaneamente, o Infla Park Brasil aterrissa no Shopping Guararapes, no piso G3 do Edifício Garagem, trazendo um universo de diversão com o maior circuito de brinquedos infláveis do país. Com um espaço de 2.000 m², o parque é composto por mais de oito brinquedos infláveis gigantes. Entre as atrações estão a montanha de obstáculos, o percurso de erosão, o desafio das 8 bolas, uma gigantesca piscina de bolinhas, labirintos, paredes para escalada, mini tobogã e o principal destaque: o super tobogã inflável de 12 metros de altura, considerado o maior do Brasil. 

O Infla Park Brasil conta ainda com uma área kids dedicada aos menores, um castelo encantado para os aventureiros e uma quadra poliesportiva para jogos e brincadeiras em grupo. Os ingressos estão disponíveis para compra online, com opções que variam entre o "Desafio 30 minutos" por R$ 60,00 sem direito ao tobogã gigante, o “Desafio 01 hora” com todas as opções disponíveis e o "Ingresso VIP" com tempo ilimitado por R$ 100,00 e garantindo acesso a todas as atrações infláveis gigantes. As vendas presenciais também estarão disponíveis, sem taxa adicional. Para comprar, basta acessar o site (https://bileto.sympla.com.br/event/97986/d/276982). O horário de funcionamento é de quarta a sexta, das 16h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. 

SERVIÇO 
*Ártico Pocket* 
Onde: Piso G3 do Edifício Garagem, Shopping Guararapes 
Quando: A partir de 21 de setembro 
Horário: Dias úteis: das 14h às 20h; sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h 
Ingressos: A partir de R$ 49,90 (pré-venda online); R$ 180,00 (inteira) e R$ 90,00 (meia) na bilheteria 
Aluguel de roupas: Casaco por R$ 50,00; luvas por R$ 50,00; kit neve (casaco + luvas) por R$ 70,00 

*Infla Park Brasil* 
Onde: Piso G3 do Edifício Garagem, Shopping Guararapes 
Quando: A partir de 21 de setembro 
Horário: Quarta a sexta: das 16h às 20h; sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h 
Ingressos: R$ 60,00 (30 min), R$ 100,00 (tempo ilimitado com acesso a todas as atrações)

Álvaro Porto com agenda eleitoral movimentada no interior e no Recife


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, cumpriu agenda eleitoral intensa neste fim de semana. No domingo (22), encerrou a maratona à noite com arrastão e comício concorridos em Brejão, reforçando a candidatura de Saulo Maruim à prefeitura do município. Mais cedo, em Angelim, participou de grande ato de apoio a Marquinho Calado, que disputa o Executivo municipal. 

Antes, Porto esteve em carreata e comício em Altinho, onde subiu ao palanque do candidato a prefeito Marivaldo Pena, e em Canhotinho, onde participou de carreata da Nação Amarela ao lado da prefeita Sandra Paes, candidata à reeleição. 

No sábado (21), o deputado foi a Ribeirão, onde se juntou à vice-prefeita e candidata ao Executivo, Carol Jordão, ao prefeito Marcello Maranhão e a lideranças locais para participar de ato que parou a cidade. Pela manhã, acompanhado do prefeito do Recife, João Campos, e do filho Gabriel Porto, prestigiou a inauguração do comitê do vereador Victor André Gomes, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital. 

“Temos percorrido cidades, distritos, e sítios, buscando apoio para nossos candidatos. Por onde passamos, a receptividade é grande e os atos de campanha só crescem. Faltando menos de duas semanas para as eleições, é hora de intensificar o corpo a corpo junto aos eleitores, defendendo nossos candidatos que, temos certeza, são nomes competentes e capacitados a trabalhar pelo crescimento dos municípios”, disse Porto. 

Foto: Lucas Patrício 

Dia Mundial da Limpeza: voluntários promovem mutirão na Praia de Enseadinha


Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, um grupo de voluntários participou de um mutirão neste domingo (22) na praia de Enseadinha, em Paulista. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Limpeza tem como objetivo promover a limpeza de cidades, rios, praias e comunidades em todo o mundo, além de sensibilizar a população sobre a importância da destinação adequada de resíduos.

Durante o evento, organizado pelo Grupo Raymundo da Fonte, funcionários e gestores se dedicaram à remoção de lixo e entulho da orla. Além disso, buscaram conscientizar os moradores sobre práticas corretas de descarte. Todo o material coletado foi encaminhado para a Associação de Catadores União e Força (ASCUF), responsável pela reciclagem e tratamento dos resíduos.

“Acreditamos que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva. Com essas iniciativas, não só queremos limpar nossos espaços públicos, mas também inspirar a comunidade a se engajar em ações que promovam um impacto positivo para o meio ambiente”, afirma Thais Santos, gestora da área de Segurança e Meio Ambiente do Grupo Raymundo da Fonte.

Neoenergia fecha parceria com Owens-Illinois e aumenta em cerca de 400% valor pago pelo kg do vidro no Vale Luz


Os clientes da Neoenergia Pernambuco ganharam um benefício a mais para participar do Projeto Vale Luz, que troca resíduos recicláveis por descontos na conta de energia elétrica. A partir deste mês de setembro, a distribuidora, em parceria com a Owens-Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, vai ampliar a coleta de embalagens de vidro, sendo a O-I a responsável por reinserir os cacos de vidro no processo produtivo para a fabricação de novas garrafas. A partir desta semana, os participantes que entregarem o material em um dos cinco locais fixos de arrecadação, ou em qualquer um dos 24 pontos móveis, passarão a receber desconto de R$ 0,30/kg na fatura da conta de energia. Até o final de agosto, o valor era de R$ 0,08/kg.

Nesta nova parceria, a O-I irá comprar toda a arrecadação de vidro do Vale Luz. Além disso, vai instalar, nas próximas semanas, um triturador em cada ponto fixo do projeto, facilitando assim o transporte do material até as suas fábricas, onde passarão pelo processo de reciclagem. “Esta parceria vai fortalecer ainda mais o Vale Luz, pois vamos conseguir conceder mais desconto na conta de energia dos clientes participantes e ainda estaremos contribuindo com a eficiência energética na fabricação de novas embalagens de vidro. Este é apenas o início da parceria com a Owens-Illinois”, afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

“O nosso objetivo com essa parceria é conscientizar o cidadão sobre a importância de realizar o descarte correto das embalagens de vidro, para que possam ser reaproveitadas no ciclo como matéria-prima para a fabricação de novas garrafas. Desempenhamos um papel social importante transformando a população em agentes ambientais e, na contrapartida, receberão desconto na conta de energia, proporcional ao peso do material descartado no projeto Vale Luz. Trata-se de uma parceria entre duas empresas de setores distintos, mas com o mesmo objetivo preservar os recursos naturais e gerar eficiência energética”, explica Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.

A reciclagem do vidro influencia diretamente no consumo de energia utilizada na fabricação de novas embalagens. De acordo com a O-I, existe uma economia de 3,5% no consumo, por embalagem. Isso pode até parecer pouco, mas quando pensamos na quantidade de produtos fabricados diariamente, a quantidade se torna relevante.

“Do ponto de vista da eficiência energética, é importante destacar que a O-I, ao usar os cacos de vidro como matéria-prima para a produção de novas embalagens de vidro, reduz consideravelmente a necessidade de energia e matérias-primas na produção. Além de ter a propriedade de ser 100% reciclado, o caco de vidro contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, tornando o processo e a embalagem de vidro mais sustentável”, acrescenta Flávio Polacchini, gerente de Compras de Energia LATAM da O-I.

Além do uso consciente da energia elétrica, a parceria entre Neoenergia e O-I também beneficia diretamente os participantes do Vale Luz, que fazem parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso porque o cliente tem um ganho no orçamento doméstico e ainda contribui diretamente para a preservação do meio ambiente.

*SUSTENTABILIDADE DO VIDRO*

O vidro é um material 100% reciclável, que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.

*COMO PARTICIPAR*

Para participar do Vale Luz é muito fácil. No caso dos clientes, basta levar a fatura de energia com um documento com foto para realizar o cadastro no mesmo momento e já garantir o desconto na conta. Já os catadores devem ir até um ponto de atendimento do Vale Luz com RG e CPF, dados bancários e preencher uma declaração de que é catador.

Desde a criação do projeto, já foram arrecadadas mais de 3,5 mil toneladas de resíduos e concedidos mais de R$ 1,5 milhão em descontos. A meta de 2024 é bater o recorde de 2023, quando foram arrecadadas 855 toneladas e distribuídos R$ 534 mil em benefícios. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, já foram recolhidas mais de 547 toneladas e concedidos R$ 300 mil em descontos.

*MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ*

- VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados, nem ser de produtos químicos e médico-hospitalares).

- PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos, livros e caixas.

- PLÁSTICOS: Embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), sacos, CDs, canos e tubos, sopro colorido e branco.

- METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.

- ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente).

- ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.

- BATERIAS: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.

*CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO VALE LUZ PARA ESTA SEMANA AQUI* (neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz)

Em sabatina na Fecomércio, Dani Portela destaca moradia popular para revitalizar o centro do Recife


Na manhã desta segunda-feira (23), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/ Rede), participou de uma sabatina na sede do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Ela falou sobre as suas propostas para o Recife e o que pode fazer para impulsionar e melhorar o comércio da cidade. A entrevista foi conduzida pelo jornalista e apresentador Aldo Vilela e, como convidados, estavam o presidente do Fecomércio, Bernardo Peixoto, a professora e cientista política, Priscila Lapa e o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e economista, Luiz Maia. A candidata iniciou a sua fala apontando que o Recife, atualmente, é a segunda cidade mais desigual do país e as razões dessa desigualdade perpassam por questões como, classe social, gênero e raça. 

Durante a sabatina, Dani Portela (PSOL/ Rede) foi questionada sobre matrizes energéticas e ela destacou os desafios a serem enfrentados nesta área. “Hoje, Recife é apontada como a 16ª cidade no mundo sujeita às mudanças climáticas mais profundas. Não é mais possível falarmos em desenvolvimento econômico sem pensá-lo de forma sustentável e social. Por exemplo, existe cidade no Brasil onde os ônibus são movidos a energia solar, de forma complementar. Com isso, reduziram o consumo de combustível fóssil. Então, com essa tecnologia, eles têm menos poluição e conseguiram implementar uma coisa que a gente quer retomar para o Recife, a tarifa zero. Essas ações impactam diretamente na vida das pessoas. Precisamos pensar em tecnologia de uma maneira que fortaleça o meio ambiente, mas também o social.”, informou a candidata.

Quando questionada sobre as ações que pretende realizar para revitalizar o centro do Recife e o comércio, Dani Portela (PSOL/ Rede) destacou vir olhando com muito pesar o descaso e o abandono dos prédios da cidade. “Eu sou uma professora de história, advogada, estou como deputada e candidata a prefeita do Recife e olho para o centro de uma das cidades mais bonitas deste país e vejo um cenário de descaso e, às vezes, de guerra mesmo. Então, pensando em mudar este quadro, desenvolvemos uma proposta que chamamos de Bom de Teto. Cerca de 43.000 imóveis estão abandonados no centro do Recife. E na medida que tem muita casa sem gente, tem muita gente sem casa. O Bom de Teto fala justamente em requalificar esses prédios, com exceção dos tombados. Muitos deles têm valores em dívidas maiores do que o preço de venda. E a nossa Constituição prevê que essas propriedades podem cumprir uma função para fim social.”, explicou Dani Portela (PSOL/ Rede). 

Dani Portela (PSOL/ Rede) também foi perguntada sobre as suas propostas de ações efetivas para reduzir os índices de criminalidade do centro do Recife e a sensação de insegurança dos recifenses. Ela explicou que a sensação de insegurança é gerada pelo abandono da cidade. “Passar por ruas escuras, não ter linhas de ônibus que transitem por todo o centro, tudo isso causa insegurança. Hoje, 70% das pessoas usam transporte público ou andam a pé por aquela área. É preciso pensar em segurança para além da polícia ou da polícia ostensiva. O município tem a responsabilidade de ter uma cidade mais segura, mas entendendo que as polícias civil e militar são de responsabilidade do Estado e a Guarda Municipal do município. No entanto, é possível trabalharmos em parceria. E a sensação de segurança vai aumentar quando a gente tiver uma cidade que socialmente não seja tão desigual.”, reforçou . 

Por fim, a candidata recebeu um exemplar da Agenda Estadual do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco, das mãos do presidente da Fecomércio (Sesc/ Senai), Bernardo Peixoto. Ela agradeceu e encerrou a entrevista falando sobre desburocratizar os processos relacionados à prefeitura e enfatizou que esta desburocratização é um princípio que deveria reger a administração pública. Ela também falou sobre inserir as mulheres, as pessoas com deficiência, a população LGBTQIAPN+, negras e negros no centro das suas prioridades de governo e deseja construir um Recife bom para todas e todos.

Daniel Coelho (PSD) defende incentivo ao empreendedorismo para fortalecer comércio no Recife

O candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), participou da série de entrevistas promovida pela Fecomércio/PE com os prefeituráveis nesta segunda-feira (23). Ele chegou à sede da instituição, no bairro da Boa Vista, acompanhado da candidata a vice, Mariana Melo (PSDB).

Durante a entrevista, Daniel reforçou a importância de incentivar o empreendedorismo para impulsionar o comércio do Centro. "A morte da rua da Imperatriz é fruto do abandono do Centro. Um negócio não se viabiliza apenas com isenção de IPTU. Vamos criar estímulos econômicos, junto com o Governo do Estado, para atrair os empreendimentos para a região do Centro da cidade", disse.

Daniel também apresentou o que pretende fazer manter o Recife Antigo atraente para as empresas de tecnologia e de serviços. “Vamos estimular o ecossistema do Bairro do Recife e transformá-lo no bairro do futuro. Só assim iremos garantir que o Porto Digital continue em nossa cidade”.

Ao final da sabatina, que foi mediada pelo jornalista Aldo Vilela e contou com as participações da cientista política Priscila Lapa e do economista Luís Maia, o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, entregou a agenda estadual de comércio de bens, de serviço e turismo ao candidato com o levantamento de dados de mais de 1mil empresas de Pernambuco. 

Daniel Coelho e Mariana Melo são candidatos da Coligação *Recife Levado a Sério*, formada por PSD, PP, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza.

Diego Cabral assume a liderança com 33% das intenções de voto a 13 dias das eleições


O candidato a prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), virou o jogo e tomou a dianteira na preferência do eleitorado a 13 dias das eleições municipais de 6 de outubro. Uma pesquisa realizada com exclusividade para o portal O Poder, divulgada nesta segunda-feira (23), mostrou o republicano assumindo a liderança com 33% das intenções de voto na análise estimulada, contra 29% do ex-prefeito Jorge Alexandre (Podemos). 

O cenário de virada de Diego Cabral mostrou uma vantagem de quatro pontos percentuais em relação ao candidato do Podemos, que chegou a ter 47% das intenções de voto em levantamentos anteriores. Segundo o Instituto Ranking, no cenário estimulado aparecem também os candidatos Bosco, com 8%, Felipe Dantas, com 7,8%, e o Juiz Luiz Rocha, com 2,1%. As opções nenhum deles alcançou 12,1%, e não sabe/não respondeu, 8,2%.

"Esses dados nos mostram o sentimento das ruas, do povo de Camaragibe, que não deseja mais voltar a um passado ruim, que envergonhou a nossa cidade. Mas também nos mostram que vamos continuar trabalhando com muita humildade, firmes, mostrando as nossas propostas à população nos quatro cantos da cidade, conquistando a confiança do povo e convencendo os que ainda não decidiram seu voto, que somos a melhor opção para Camaragibe", declarou Diego Cabral. 

Na análise da Instituto Ranking, no cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Diego Cabral aparece com 24,1%, Jorge Alexandre com 20%, Felipe Dantas com 4%, Bosco com 3,1% e Juiz Luiz Rocha com 1,2%. A opção Não sabe/não respondeu atingiu 40%, já a alternativa Nenhum deles 7,7%.

O levantamento também analisou a de rejeição dos postulantes, quando se pergunta ao eleitor em quem ele não votaria de jeito nenhum. Neste cenário, ex-prefeito Jorge Alexandre apresenta o pior índice de rejeição, com 30%. O candidato Bosco tem 25%, bem acima de Diego Cabral, com 14,9%, Felipe Dantas, com 10,1%, e o Juiz Luiz Rocha, com 10%. Mas demais alternativas, não sabe/não respondeu chegiu a 8% e nenhum deles, a 2,1%.

*Metodologia -* A pesquisa do Instituto Ranking foi realizada com 776 pessoas, com margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-00618/2024.

489 anos de Igarassu: Festejos continuam no Palco Multicultural


Nesta segunda-feira (23), as festividades dos 489 anos de Igarassu seguem com os shows no palco Multicultural, localizado no Sítio Histórico. A programação inclui performances de artistas locais como Evelli Eller, Coco Pisado e Jaqueline Leite. 

O ponto alto da celebração acontece no feriado municipal nesta sexta-feira (27), no aniversário da cidade e dos padroeiros, Santos Cosme e Damião. Nomes conhecidos como Priscila Senna e Raphaela Santos irão marcar presença na ocasião. O Igarafest culmina no dia 30 de setembro, com uma noite dedicada à adoração e louvor. 


Confira a programação completa: 

23 de Setembro - 20h30
Coco Pisado
Coco Casa de Mestre
Jaqueline Leite
Evelli Eller

24 de Setembro - 20h30
Transcoco
Coco Formoso
Kid Android

25 de Setembro - 20h30
Ciranda de Seu Martinho
Rala Coco Maria
Glécia Marcolino 

26 de Setembro
Nattanzinho Lima 
Tuca Barros 
Marcelo Bragato

27 de Setembro 
Priscila Senna
Raphaela Santos 
Letícia Bastos

28 de Setembro
Xand Avião
Felipe Amorim
Os Neiffs

29 de Setembro 
Henry Freitas
Mari Fernandez 
Mano Vaqueiro 

30 de Setembro
Maria Marçal
⁠Dudu Do Acordeon
Filhos de Maria

Foto: Ivonildo Pedro

Na reta final do Setembro Amarelo, deputado Gilmar Júnior defende a importância de ações contínuas sobre o tema


Nos primeiros dois anos como deputado estadual, Gilmar Júnior (PV) já mostrou que, em primeiro lugar, está a saúde dos pernambucanos. Essa questão fica evidente com os projetos apresentados, bem como em relação às leis de autoria do parlamentar. Uma das áreas mais trabalhadas é a saúde mental. Na reta final do Setembro Amarelo, mês alusivo à causa, Gilmar Júnior elenca alguns projetos dele que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

Nas faturas das concessionárias de serviços públicos (Neoenergia, Compesa etc), que têm amplo alcance no território estadual, deverão constar mensagens sobre o Setembro Amarelo. É o que determina o Projeto de Lei 1184/2023. O objetivo é promover o uso amplo e eficaz dessa forma de divulgação, elevando o nível de conscientização da população a respeito da valorização da vida. 

O PL 1091/2023 cria a Política de Fortalecimento da Saúde Mental e do Enfrentamento à Violência Psicológica entre Mulheres nas secretarias, órgãos, departamentos, empresas da administração direta e indireta de Pernambuco. Esse projeto traz o conceito do termo em inglês Wollying, que significa agressão ou intimidação, praticada de mulher para mulher e de forma repetitiva. Identificar, conscientizar e adotar mecanismos para conter tais práticas é o objetivo primordial da proposição.

Gilmar Júnior também tem olhar atento para os cuidadores. Por meio do PL 1697/2024 propõe a criação do Programa de Saúde Mental, Prevenção de Depressão e outras patologias mentais, direcionado aos pais e cuidadores de pessoas com deficiência (PCD). O Executivo deverá promover: a inserção de plataforma, gratuita e de fácil navegação, para facilitar o acesso ao atendimento psicológico on-line, no site da Secretaria Estadual de Saúde; capacitação de profissionais de saúde para o atendimento especializado via videoconferência; promoção de campanhas de conscientização sobre a saúde mental, depressão e suicídio, especialmente focadas em pais e cuidadores de pessoas com deficiência.

Já o PL 001957/2024 cria o Sistema de Acompanhamento para Pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar. O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma condição mental caracterizada por alterações extremas de humor. Muitas vezes, devido à falta de informação ou acesso aos serviços de saúde mental, as pessoas com TAB podem passar despercebidas ou receber tratamentos inadequados, o que pode agravar seus sintomas e gerar complicações adicionais. A criação desse sistema é uma medida essencial para garantir o suporte necessário. A disponibilização de consultas trimestrais com profissionais médicos generalistas, que poderão encaminhar os pacientes para especialistas conforme a necessidade, é outra medida crucial desse projeto de lei. 

O período gestacional e o puerpério também foram objetos de Gilmar Júnior. O PL 001743/2024, inclui, na Política Estadual de Atendimento à Gestante, a criação de campanhas de conscientização sobre a saúde mental perinatal, abordando a importância do diagnóstico precoce e da busca por ajuda profissional. A ideia é fortalecer o acesso e a disseminação de informação acerca dos transtornos mentais nesse período.

“Somente um mês é pouco para a gente tratar de tantas vertentes sobre a saúde mental, que é um pilar para o convívio em sociedade. Defendo um diálogo e ações perenes e abrangentes sobre o tema, bem como a aplicação de mais políticas públicas preventivas. Com a alta demanda de trabalho, a escalada de violência e o desemprego, a população está muito vulnerável a altos níveis de estresse e de ansiedade, que pode desencadear diversos outros transtornos. Ao investir na saúde mental, não apenas estamos protegendo os indivíduos que sofrem desse mal, mas também garantindo um ambiente familiar saudável e seguro, relações mais estáveis, uma sociedade mais empática, inclusiva e, por fim, produtiva”, justificou Gilmar Júnior.

HFN – Hotel & Food Nordeste traz espaço dedicado à confeitaria e hambúrgueres



A HFN – Hotel & Food Nordeste, maior feira de hospitalidade e alimentação fora do lar do Norte e Nordeste, promove mais uma edição do projeto Confeitar, workshop de confeitaria idealizado por Anna Corinna, e também a Arena Burguer, dedicado às hamburguerias. O evento será realizado no Pernambuco Centro de Convenções entre os dias 2 e 4 de outubro, das 14h às 21h, com entrada gratuita para profissionais do setor.

Com 12 aulas que abrangem desde bolos decorados a chocolates e sobremesas, o Confeitar é gratuito e traz uma abordagem prática e educativa. A programação inclui aulas com renomados confeiteiros, que ensinarão técnicas contemporâneas e receitas clássicas. Entre os destaques, estão a aula sobre bolo de noiva decorado, tortinhas saudáveis e a famosa decoração com chantilly.

Simultaneamente, a feira se tornará o centro das atenções para os amantes de hambúrgueres. O estande da Seleto Industrial, em colaboração com Quarteiro e Quantum, traz chefs renomados, como Bruno BBQ e João do Creme Americano. Os especialistas realizarão demonstrações ao vivo e degustações, proporcionando aos visitantes uma experiência interativa e cheia de sabores.

Os espaços irão capacitar os participantes e também celebrar a diversidade gastronômica, tornando as regiões Norte e Nordeste um ponto focal para profissionais e entusiastas da culinária. "Além de dicas gastronômicas, é importante destacar que também abordaremos temas de empreendedorismo para impulsionar vendas, promovendo os negócios de alimentação e hospitalidade", declara a diretoria da Insight Feiras e Negócios, liderada pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes.

A HFN - Hotel & Food Nordeste, a maior feira de alimentação fora do lar e hotelaria do Norte e Nordeste é realizada de forma integrada à Super Mix. A feira conta com o patrocínio da Pan Cristal, além de apoio da COFAPINOX, ABIMAQ e Mais Vida. O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20, no site https://hfne.com.br .

Serviço

HFN - Hotel & Food Nordeste, a maior feira de alimentação fora do lar e hotelaria do Norte e Nordeste

Data: de 2 a 4 de outubro, das 14h às 21h

Local: Pernambuco Centro de Convenções

https://hfne.com.br


Confira programação do Confeitar:

02 de Outubro
14h30 - Bolo de noiva decorado: Anna Corrinna
16h - Bolo de ganache vintage: Vânia Elihimas
17h30 - Tortinha de morango saudável: Confeitaria do Oliveira
19h - Caseirinhos: Amanda Santos

 
03 de Outubro
14h30 - Decoração contemporânea com chantilly: Iris Pompeu
16h - Cheesecake trufada com chocolate belga: Luciano Chaves
17h30 - Bolo de frutas vermelhas com buttercream: Anna Corinna
19h - Decoração de bolo com chantilly: Amanda Santos


04 de Outubro
14h30 - Bolo de Rolo Vertical: Ana Amélia
16h - Vintage Cake Natalino: Marcela Soares
17h30 - Brownies Lucrativo: Iris Pompeu
19h - Tartellete - Sorteiro: Amanda Santos


Arena Burguer – rodas de conversa com os mestres

- Bruno BBQ – Mestre das grelhas!
- João do Creme Americano – O chef das criações irresistíveis!
- André da Trato – O mago dos temperos!
- Pedro Valsas (Pão com Carne) – Criador de sanduíches memoráveis!
- Saulo Matos e Marcos Brito – Expert em técnicas de churrasco e carnes premium!

Centro Especializado em Reabilitação da FAV promove 1ª Gincana Paralímpica


O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) “Menina dos Olhos” da FAV promoverá, de 24 a 26 de setembro, a primeira edição da Gincana Paralímpica da instituição. O evento é voltado para os PcDs, usuários do SUS, atendidos no CER IV da instituição e contará com a participação de mais de 200 pacientes, que serão avaliados por uma comissão julgadora das atividades para olímpicas distribuídas em sete modalidades. Serão três dias de jogos emocionantes, em uma iniciativa que une esporte e e inclusão esportiva da PcD, com o objetivo de inspirar, provocar mudanças sociais e promover oportunidades mais inclusivas socialmente para PcDs. Em 21 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD), e a FAV pretende contar novas histórias por meio dessa primeira edição paralímpica, trazendo valorização, visibilidade às necessidades e conquistas das pessoas com deficiência.

Durante o evento, será lançado também um projeto de captação de recursos para a construção de uma Quadra Poliesportiva Inclusiva, projeto este, totalmente adaptado às necessidades de PcDs. Esta nove iniciativa necessita do apoio e investimentos da sociedade para ser implantado em terreno anexo ao CER IV da FAV, e se tornar uma realidade. Para tal, a FAV lança campanha e busca captar parcerias e apoio financeiro para viabilizar a construção, e sustentação do projeto, que será um marco importante na promoção da reabilitação e inclusão social dos pacientes.

Os Jogos Olímpicos sempre foram um símbolo de união e diversidade, reunindo atletas de todo o mundo para competir em um espírito de amizade e respeito, destacando-se como um marco na promoção da inclusão social e da igualdade. O esporte tem uma capacidade única de unir pessoas de diferentes origens, culturas e habilidades. A organização do evento “I Gincana Paralímpica da FAV”, assegura que que as PcDs, independentemente de suas condições físicas, sociais ou econômicas, possam participar e vivenciar o espírito paraolímpico.

A cerimônia de abertura da I Gincana Paralímpica, será no dia 24, destacará a importância da inclusão e da força de vontade dos participantes, que, com dedicação e coragem, superam barreiras e inspiram o mundo. A principal mensagem desta primeira edição é enaltecer a luta diária das PcDs, promovendo sua inclusão em atividades às quais muitas vezes não têm acesso, incentivar mudanças sociais, ampliar as oportunidades e, acima de tudo, celebrar suas histórias de vida. A expectativa é que mais de 200 pacientes com deficiências participem das competições, vivenciando de perto a superação de limites dos participantes.

Os jogos contarão com sete modalidades esportivas: caminhada com obstáculos, arremesso, enchimento de petecas e bolas, jogos de tabuleiro, natação, corrida com andadores e cadeiras de rodas, vôlei e basquete. As provas ocorrerão em cinco locais diferentes do CER IV da FAV, proporcionando uma ampla experiência de inclusão e diversidade. O evento, além de promover o esporte, busca sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados diariamente pelas PcDs.

A Paralimpíada do CER IV da FAV simboliza a força de vontade e a resiliência, características que fazem da inclusão um ponto central nas ações da FAV. Este evento será uma oportunidade para todos celebrarem o espírito de superação, inclusão e a força de vontade dos pacientes, numa jornada de três dias que promete ser inesquecível.

*SERVIÇO:*
 I Gincana Paralímpica do CER IV da FAV 
*Data:* 24 a 27 de setembro de 2024
*Horário:* A partir das 8h
*Local:* Fundação Altino Ventura – Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Recife-PE

*SERÃO:*
07 modalidades
03 dias de jogos
05 locais de competição
200 participantes

*CER IV da FAV*

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV é referência em reabilitação e inclusão, oferecendo serviços de excelência para pessoas com deficiência. Por meio de projetos como a Paralimpíada do CER IV e o futuro complexo esportivo, a instituição reafirma seu compromisso com a inclusão e a promoção de uma sociedade mais justa e acessível para todos.

XX Congresso Internacional de Inovação na Educação encerra com quase 3 mil participantes e discussões impactantes


Após três dias intensos de troca de conhecimento, o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação encerrou suas atividades na última sexta-feira (20). O evento, realizado no Recife Expo Center, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais, com a presença de palestrantes de peso como Fabrício Carpinejar, José Pacheco, Santiago Uribe, Claudia Costin, Cesar Callegari, Luiz Felipe Pondé, Eliane Potiguara, Rossandro Klinjey, Gabriel Chalita e José Manuel Moran. Ao todo, foram realizadas 2.904 inscrições, sendo 1.844 presenciais e 1.060 online, abrangendo 21 estados brasileiros. O Congresso também contou com a participação de quatro palestrantes internacionais.

Durante o evento, foram apresentados 91 trabalhos, 41 artigos e promovidas 130 palestras. Ao todo, 250 atividades. O público pôde participar de oficinas, lançamento de livros, ideathons e apresentações culturais. Três arenas educacionais temáticas — Arena Futurismo e Inovação, Arena Identidades e Arena Insights — foram o palco de discussões e reflexões sobre o futuro da educação.

Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, com o apoio do Sebrae-PE, o Congresso reafirmou seu papel como um dos mais relevantes encontros de educação no Brasil. O presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto, agradeceu a todos os envolvidos na organização e realização do evento. “Muito obrigado por acreditar na instituição. Esse ano foi um novo sistema e vamos melhorar a cada ano. Espero que possamos voltar para casa um pouco melhor do que chegamos aqui. O lema do Sistema Fecomécio/Sesc/Senac é servir e que assim possamos fazer”, afirmou Peixoto, demonstrando sua confiança no crescimento contínuo do Congresso.

A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais abordados no evento devido ao seu crescente impacto em diversas áreas, especialmente na educação. O uso da IA na sala de aula, como muitos palestrantes abordaram, tem o potencial de transformar práticas pedagógicas, personalizar o ensino e otimizar o aprendizado, possibilitando novas formas de interação entre professores, alunos e conteúdos.

Além do foco em inovação tecnológica, o Congresso trouxe reflexões profundas sobre a necessidade urgente de transformar a forma de ensinar e aprender. Palestras abordaram os desafios enfrentados pelos educadores em tempos de ansiedade crescente entre os alunos, a importância da educação na luta indígena e como garantir que o sistema educacional se transforme para atender às demandas contemporâneas.

Para a professora Rosângela da Silva Dantas, da Escola Noemi Guerra, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o Congresso foi “fantástico”. Ela destacou a relevância dos temas discutidos, especialmente a ênfase na Inteligência Artificial e nas questões ambientais. “A IA é algo bem curioso e que, ao mesmo tempo, preocupa”, comentou Rosângela, que considerou as palestras uma grande oportunidade para refletir sobre esses desafios no contexto educacional atual.

Mulheres da campanha de Ramos fizeram mobilização no Janga


Militantes do Movimento Mulheres 45 contra a Corrupção realizaram, neste sábado (21/09), mais uma atividade da campanha de Ramos (PSDB) a prefeito do Paulista. O ato foi promovido na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite (PE-01), no Janga.

O grupo executou panfletagem e distribuiu material com as propostas de governo do candidato para motoristas e pedestres, e alertou o público sobre a importância do combate à corrupção.

Ramos tem como candidato a vice-prefeito, o empresário e administrador Felipe Andrade (PSD).

Zé Almeida e Alípio Costa realizam grande evento para a juventude, em São Bento do Una


Uma multidão parou para participar do evento Zé Folia, encontro voltado para jovens, idealizado pela equipe de campanha dos candidatos à prefeitura do município de São Bento do Una, Zé Almeida e Alípio Costa. A alegria tomou conta da Avenida Manoel Cândido, localizada no centro da cidade. A agenda política em clima de micareta, foi realizada ontem à noite, no Espaço Juventude do Coração.

A animação ficou por conta da Carreta Exibida, conhecida por sua grande estrutura de som e painéis de led. As músicas dos jingles da campanha agitaram a população são-bentense, que vestiram roupas customizadas nas cores vermelho e branco. Além da Carreta Exibida, o evento contou com uma estrutura de telões de led e espaços para tirar fotos.

Mesmo sendo um encontro voltado para o público jovem, o Zé Folia atraiu diversas pessoas de diferentes faixas etárias. Famílias inteiras, inclusive idosos e crianças, reúniram-se para participar do evento e aguardar a chegada do candidato a prefeito de São Bento do Una, Zé Almeida, e do vice, Alípio Costa, que fizeram questão de cumprimentar as pessoas que estavam no local.

Os candidatos à prefeitura de São Bento do Una também fizeram um breve discurso sobre a importância da realização de encontros que valorizem a juventude são-bentense. "Fico emocionado ao ver tanta gente que está nos apoiando. Esse número vem aumentando a cada dia, inclusive em relação a juventude da nossa cidade. Acredito que esse crescimento é por causa das prospostas que estamos apresentando para transformar a vida de cada são-bentense. Temos um compromisso com as pessoas e vamos continuar trabalhando por um futuro melhor para os nossos jovens. E hoje a festa é do povo. Muito obrigado pela presença e aproveitem o Zé Folia", disse Zé Almeida.

Também estiveram presentes apoiadores políticos e os candidatos a vereadores da Coligação Juntos, de Coração.

A importância de se investir na moda sustentável e seus impactos


O que muitos achavam que era somente uma “moda” ou tendência para aparentar ser “cult” se tornou uma necessidade. A conscientização sobre os impactos ambientais da indústria da moda está cada vez maior, e os consumidores estão buscando alternativas mais éticas e responsáveis. Um estudo da Ellen MacArthur Foundation mostra que, globalmente, a indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões de carbono e consome cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água por ano. No Brasil, isso se reflete especialmente na produção de algodão e na indústria têxtil.

Já existem vários estudos que reforçam que o consumidor está mais consciente sobre o tema, aceita pagar mais por uma peça sustentável e isso gera mais retorno de vendas para as marcas. Por exemplo, uma pesquisa realizada pela C&A Foundation em 2019 mostrou que 86% dos brasileiros gostariam que as marcas de moda fossem mais transparentes sobre suas práticas de produção.

A tendência de consumo consciente no Brasil vem crescendo, principalmente entre os jovens das classes A e B, que buscam consumir de marcas com impacto positivo. No entanto, o preço ainda é uma barreira para muitos consumidores, já que roupas sustentáveis tendem a ser mais caras do que o fast fashion. Reforçando essa tese, uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu apontou que cerca de 50% dos brasileiros já consideram a sustentabilidade um fator importante na hora de escolher uma marca de moda. Mesmo assim, a diferença entre intenção e prática ainda existe, com muitos optando por fast fashion devido ao preço acessível.

“A moda sustentável vai além do uso de materiais ecológicos, ela envolve todo o ciclo de produção, desde o design até o descarte, e isso exige uma mudança profunda na forma como criamos e consumimos moda. Hoje, os consumidores estão cada vez mais atentos às práticas das marcas. Eles querem saber de onde vem as peças que usam e qual impacto elas vão gerar no ambiente. Não é só sobre criar produtos “verdes”, é sobre repensar o modelo de negócio como um todo, as marcas precisam ser transparentes e responsáveis em cada etapa da cadeia produtiva’, explica ressalta o coordenador do curso de Moda do Centro Universitário UniFBV Wyden, Paulo Medeiros.

De acordo com o coordenador, a sustentabilidade na moda não é uma tendência passageira, é uma necessidade. O futuro da moda depende de como vamos nos adaptar a essa nova realidade e criar soluções mais conscientes. Moda sustentável também é sobre valorizar o trabalho humano, respeitar os direitos dos trabalhadores e promover uma produção justa e ética. “Nos meus trabalhos de Mestrado e Doutorado, mostrei que a cocriação pode ser uma poderosa aliada da moda sustentável, pois envolve o consumidor de forma ativa no processo de design e produção”, explica Paulo. “Ao permitir que os usuários influenciam diretamente na criação de peças, as marcas não só atendem a necessidades individuais, mas também reduzem o desperdício, já que produzem sob demanda. Além disso, o uso de tecnologias de fabricação digital, como impressoras 3D e corte a laser, potencializa esse processo ao tornar a produção mais eficiente e menos poluente, contribuindo diretamente para um ciclo de moda mais consciente e sustentável.”, completa o docente.

O professor ainda destacou que a moda sustentável além de gerar menor impacto ambiental porque sua produção busca minimizar os impactos ambientais nos seus processos de produção com o uso de materiais reciclados e biodegradáveis, e redução do desperdício, também é pautada por condições de trabalho justas, sem a exploração da mão de obra barata de países em desenvolvimento e por fim, incentiva um consumo mais consciente e responsável, levando as pessoas a refletirem sobre o impacto de suas escolhas e a valorizar a qualidade em vez da quantidade.