segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

13 escolas serão construídas na Mata Sul

O terreno onde será erguida a Escola de Referência (Erem) de Palmares, na Mata Sul pernambucana, foi palco de um compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara: colocar a Educação como prioridade em sua gestão. Durante solenidade realizada nesta segunda-feira (5), o chefe do Executivo estadual autorizou o início da construção de 13 novas unidades de ensino em oito municípios da região, beneficiando cerca de 3,5 mil estudantes. A ação, que se soma aos investimentos pedagógicos e na valorização do professorado, reforça os avanços obtidos pelo Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que levaram Pernambuco ao 4º lugar em todo o Brasil.  
            A construção do primeiro lote das novas unidades escolares, que contará  com investimento de cerca de R$ 29 milhões, faz parte do Projeto Reconstrução, executado pelo Governo Estadual na região. Com previsão de conclusão ainda este ano, as escolas serão erguidas nas cidades de Água Preta, Barreiros (3), Bonito, Cortês, Primavera, Palmares (4), Quipapá e Sirinhaém. Juntos, os novos equipamentos representam  uma oferta de 116 novas salas de aula, além de 12 laboratórios de informática, quadras poliesportivas, bibliotecas e salas de leitura. 
             A boa notícia para população da Mata Sul foi dada pelo governador, que esteve em Palmares acompanhado de todo secretariado estadual. “Cada secretaria que eles representam tem sua contribuição para o desenvolvimento integrado e regional do nosso Estado. Eles estão aqui para isso; para ouvir as pessoas, para conversar e ver a melhor maneira de avançar nas conquistas, tanto do desenvolvimento econômico, quanto do social”, explicou Paulo. Diante da população, o governador fez questão ainda de reafirmar seu “claro compromisso” com a Educação, ao destacar a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento econômico e social do Estado. 
             “Era muito difícil atrair empresas para o interior em razão da enorme carência da qualificação profissional. Temos o desafio, nos próximos quatro anos, de fazer com que a escola em tempo integral chegue a todos os alunos do estado. Por isso, focamos nossas atividades em fazer escolas técnicas. Pernambuco tinha apenas seis quando iniciamos o Governo de Eduardo Campos, hoje já temos 27 funcionando e 13 prontas para serem inauguradas ainda nesse exercício”, pontou Câmara.
TERMO DE COMPROMISSO - Outras 17 unidades escolares terão ordem de serviço assinadas para início das obras ainda este ano. Entre elas, a  Erem de Palmares, que funcionará na Rua Osório de Almeida. O termo de compromisso para doação do terreno foi assinado nesta segunda pelo governador Paulo Câmara e o prefeito de Palmares, João Bezerra. A construção do segundo lote dos novos equipamentos contará com aporte de R$ 40 milhões,  beneficiando mais de cinco mil alunos. No total, a Gerência Regional da Mata Sul atende 15 municípios e cerca de 22 mil estudantes. São 34 escolas, sendo 16 pertencentes à rede de Escolas de Referência, além da Escola Técnica Estadual de Palmares. Outras 17 unidades são regulares e oferecem ensino médio e fundamental, além de educação de jovens e adultos.
            Moradora de Palmares, a enfermeira  Karla Sandra Silva salientou a importância da interiorização do ensino. “Eu tenho um filho pequeno e é muito bom contar com uma escola pública de qualidade para que ele não tenha que sair daqui para Recife”, explicou, ao ressaltar que sua formação profissional também é fruto do ensino universitário de qualidade que encontrou no município.
           Secretário de Educação, Frederico Amâncio elencou os avanços no ensino público em Pernambuco e afirmou que eles são fruto da continuidade dos investimentos realizados nos últimos oito anos.  “Em 2007 éramos o 21º estado do Brasil no ensino médio. Hoje, Pernambuco é o quarto do País. Estamos  no mesmo nível de estados muito mais ricos como Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, comemorou Amâncio. O titular da pasta também pontuou que Pernambuco é o estado que tem a menor evasão escolar do Brasil. “Isso significa que temos a escola mais atrativa do Brasil, ou seja, a que mantém mais os alunos dentro de sala de aula”, arrematou.
           Prestigiaram a solenidade os prefeitos Armando Souto (Água Preta), Jânio Gouveia (Amaraji), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Tio Correia (Belém de Maria), Otacílio Cordeiro (Catende), Daniel Alves (Chã Grande), Geninho (Cortês), Lucrécio Gomes (Escada), Yeda Maria (Gameleira), Marivaldo Andrade (Jaqueira), João Carvalho (Joaquim Nabuco), Marluce (Maraial), Naza Moura (Primavera), Josuel (Pombos), Cristiano Martins (Quipapá), Romeu Jacobina (Ribeirão), Hely Farias (Rio Formoso), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Elianai Serra (São José da Coroa Grande), Franz  Hacker (Sirinhaém), Hildo Hacker (Tamandaré), Elias Lira (Vitória de Santo Antão), Eudo Magalhães (Xexéu) e Ruy Barbosa (Bonito).

 Segue lista de novas escolas:

Escola Corintha Melo, em Bonito;
Escola Municipal José Joaquim de Santana, em Primavera;
Escola Creche Jonas Thompson, em Água Preta;
Escola Conselheiro Euclides Celso, em Barreiros;
Escola João XXVIII, em Barreiros;
Escola Municipal Francisco Vié, em Sirinhaém;
Escola Estadual Pedro Afonso de Medeiros, em Palmares;
Escola Estadual Fraternidade Palmeirense, em Palmares;
Escola Municipal Telma Maria Leandro, em Palmares;
Escola Municipal Fernando Augusto Pinto, em Palmares;
Escola Municipal Carlos de Lima Cavalcante, em Cortês;
Escola Municipal João Antônio de Souza Filho, em Quipapá.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Mais Médicos zera mortalidade infantil em comunidade no Piauí

Os médicos cubanos Olívia Rodriguez Gonzalez e Omar Diaz, professores da Universidade Che Guerava, em sua cidade natal, Pina del Rio, em Cuba, estão trabalhando há um ano no do Posto de Saúde de Barras, na região Norte de Piauí, e sorriem quando falam da conquista em vida que obtiveram no trabalho da atenção básica.


“Há um ano não registramos nenhuma morte de criança e de gestante. Estamos sem mortalidade materna e infantil”, afirmam Olívia Rodriguez Gonzalez e Omar Diaz, no Posto de Saúde de Barras, atuando no Programa Mais Médicos, do Governo Federal.


Esta realidade de redução com a capacidade de zerar a mortalidade infantil e materna se espalhou nos municípios onde o Programa Mais Médicos foi implantando para oferecer atenção básica de saúde onde era difícil a permanência de médicos ou de número suficientes de médicos brasileiros para atender a população.


“Tem sido uma experiência muito boa. Encontramos uma comunidade muito carente, mas acolhedora, pessoas muito sensíveis, muito boas e necessitadas”, relata Olívia Rodriguez.


Segundo ela, as doenças mais frequentes são doenças respiratórias, doenças parasitárias, hipertensão, diabetes. Olívia Rodriguez e Omar Diaz fazem visitas domiciliares aos pacientes de Barras, que são programas e os pacientes atendidos são pessoas que não podem ir ao posto de saúde. São crianças com hidrocefalia, puérperas (mulheres que tiveram bebês recentemente), gestantes, hipertensos e idosos.


“Nós não temos mortalidade infantil, nem mortalidade materna. Temos registros de crianças e mães doentes, mas nenhuma chegou a óbito”, enfatiza Olívia Rodriguez, de tem 30 anos trabalhando como médica. “Isso é uma vitória”, comemora Omar Diaz.


Olívia Rodriguez e Omar Diaz afirmam que trabalhar é diferente de onde trabalharam antes com atenção básica na Venezuela, Paraguai e Paquistão, que não tinham uma rede constituída de atenção primária. “Na Venezuela não tínhamos nada, tudo era precária.


No Paraguai igual, não tinha rede implantada. No Brasil, nós temos uma rede de atenção básica de saúde, não temos médicos, mas temos uma rede criada. Nos outros países foram nós que criamos a rede de atenção primária”, falou Olívia Rodriguez.


Omar Diaz, 23 anos de formado em Medicina, sendo que oito anos trabalhando na Venezuela, avalia como muito boa a sua experiência de um ano em Barras.


“Temos encontrado uma população muito necessitada de atenção médica e todos são muito receptivos porque a população é muito receptiva com os médicos cubanos, fica muito contente com o nosso trabalho, muito compreensiva porque nós estamos ajudando a melhorar a saúde dessa população que estava carente de atenção”, falou Omar Diaz, que encontra crianças com baixo peso e desnutrição, mas não com desnutrição extrema.

Omar Diaz percebeu que muitos pacientes ficam curados mais rápido com um abraço, um cuidado mais afetuoso e fraterno. As pessoas ficam muito agradecidas.


Omar Diaz afirma que quando estão fazendo visitas domiciliares, os pacientes dizem que nunca um médico foram em suas casas. Pedem desculpas porque não podem oferecer refeição melhor, mas Omar Diaz e Olívia Rodriguez avisam que as famílias estão se alimentando com as mesmas refeições com que se alimentam.


“São pessoas muito carentes e quando vemos as pessoas acamadas e não podem caminhar, elas ficam muito contentes porque elas falam dos problemas de saúde que têm e nós também falamos muitas coisas. Essas pessoas ficam muito agradecidas”, fala Omar Diaz.


Omar Diaz afirma que abraçar e ouvir o paciente ajuda psicologicamente os doentes e em sua cura.


“As pessoas que estão acamadas ficam depressivas. A gente fala com elas, falamos que vão melhorar a saúde. Essas pessoas ficam psicologicamente animadas, é a palavra do médico animando o paciente. Isso ajuda na cura”, diz Omar Diaz.


“Tem pacientes que dizem que bastou o médico olhar e já melhoraram. Dizem: ‘esse médico me olhou e eu já me senti bem”, afirma Olívia Rodriguez.


“Quando o médico fala, conversa é muito importante para o paciente e também é muito importante o médico escutar o que o paciente fala. Isso é muito importante para a recuperação e melhorar ao paciente”, falou Omar Rodriguez.


A médica cubana Olívia Rodriguez Gonzalez iniciou um trabalho com 42 mulheres de uma comunidade da periferia de Barras com atividades fisioterápicas com 42 mulheres para que rompam o ciclo fármaco, vício de medicamentos para dormir, medicamentos ansiolíticos usados como tranquilizantes e contra ansiedade.


O ciclo fármaco é formado por medicamentos como o diazepan, rivotril, contra insônia, antidepressivos e ansiolíticos.


“O resultado é que as mulheres não tomam mais cinco medicamentos que tomavam, estão mais alegres, perderam peso. São 42 mulheres integradas nas atividades fisioterápicas”, falou Olívia Rodriguez.


O trabalho é realizado com mulheres do bairro Residencial Morada de Barras. São realizadas atividades físicas com as mulheres. A coordenadora de Atenção Básica de Barras, Saara Serafim, disse que o trabalho dos médicos cubanos é muito positivo no município.


“Foram muito bem recebidos pela comunidade. Hoje nós temos médicos pela manhã e tarde de segunda-feira a quinta-feira atendendo os pacientes da maneira adequada e a população está muito satisfeita.


Já estamos até ampliando a rede de atenção básica. Nós começamos com 17 equipes e nós estamos com 19. Graças a Deus estamos conseguindo isso porque, antes, nós tínhamos dificuldades com médicos porque eles só atendiam duas vezes na semana”, falou Saara Serafim, adiantando que chegou a ficar seis meses sem médicos para atender a população na atenção básica. Hoje Barras tem seis equipes do Programa Mais Médicos.


A lavradora e vendedora Maria Aparecida Ferreira, de 48 anos, estava sendo atendida no Posto de Saúde João Mariano dos Santos, no bairro Caixa D´Água, em Piripiri.


Ela vinha sendo atendida por um médico cubano que viajou de volta para Cuba e foi substituído por outra médica cubana, Maritza Duquen Labore.

Maria Aparecida Ferreira diz que os médicos cubanos dão atenção ao paciente, fazem perguntas, ficam ouvindo o que o paciente tem a dizer e sorriem.


“O médico cubano é melhor, ele dá atenção a gente, pergunta, fica ouvindo, o explica o o que gente deve fazer, orienta os exames. Eu achei melhor do que os outros, já fui atendido por vários médicos.


Os outros médicos não falavam, nem olhavam para a gente, não dava atenção, só escrevia no papel. O médico cubano ouve a gente, fala, sorri. Foi melhor, eu adorei”, falou Maria Aparecida.


A estudante do curso de Administração na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Laiana Moreira, de 25 anos, faz acompanhamento e controle de sua diabetes no Posto de Saúde no bairro Caixa D´Água, em Piripiri, e é atendida por médico cubano do Programa Mais Médico.


“O tratamento é mais adequado, o médico cubano dá atenção, avalia o nível de glicemia (taxa de açúcar no sangue), faz exames. A diferença entre os médicos cubanos e os outros é grande.


Eles são mais atenciosos. Dão mais atenção, perguntam o que a gente está sentindo, já os outros não, só passam os exames. Os médicos cubanos perguntam antes de pedir e autorizar os exames”, fala Laiana Moreira.


Com informações do Jornal Meio Norte e do jornalista Paulo Henrique Amorim

Hoje tem Luau em Porto de Galinhas

Nesta segunda-feira (05), a partir das 19h,  a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria e Turismo e Cultura (Setuc), promove o II Luau do Praia Sem Barreiras, em Porto de Galinhas, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 
A primeira iniciativa, em dezembro de 2014, foi inédita e reuniu pessoas de vários municípios como Caruaru, Bezerros, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A faixa de areia em frente às piscinas naturais de Porto será o local escolhido para o II luau do Praia Sem Barreiras. Serão oferecidos o acesso ao banho de mar, mergulhos e passeios de jangada para as pessoas com deficiência. 
A lua cheia e a maré baixa ajudarão a decoração da festa, que contará com tochas e bambus. Os convidados serão recepcionados com músicas ao vivo e por um DJ que animará a festa com músicas totalmente dentro da proposta do encontro. A expectativa é repetir a mesma dose de sucesso do primeiro Luau.
Praia Sem Barreiras: O projeto  proporciona às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso à praia com banho de mar assistido, passeio de jangada e o mergulho adaptado.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Morre filho de Zeca Pagodinho

O filho mais velho de Zeca Pagodinho, Elias Gabriel da Silva, de 28 anos, morreu por volta das 5h deste domingo (4). De acordo com a assessoria de imprensa do cantor, a causa da morte foi identificada como complicações pneumológicas. 

Ele estava internado desde o dia 31 de dezembro. Zeca acompanhava o velório mas, por volta das 15h, começou a se sentir mal e não deve comparecer ao enterro. O sepultamento ocorreu por volta das 16h55 sob chuva. Os irmãos de Elias; Eliza, Louis e Eduardo, acompanharam o enterro. O sambista Arlindo Cruz também compareceu ao velório para prestar as últimas homenagens ao filho do cantor. O prefeito Eduardo Paes e a escola de samba Portela enviaram coroas de flores.


Agência O Globo

Ministro Levy: "Governo anuncia política de gastos nas próximas semanas"

Sem Orçamento para 2015 aprovado, o governo deverá anunciar, nas próximas semanas, a política de gastos públicos para este ano, anunciou o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segundo ele, o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal norteará as despesas e a concessão de incentivos federais.
“A adequação do Orçamento de 2015 às perspectivas de arrecadação da União ocorrerá nas próximas semanas, de acordo com os ritos da Lei de Responsabilidade Fiscal, e por meio de mecanismos bem estabelecidos de modulação dos gastos. O rigor de verificação no pagamento dos serviços contratados e de contas diversas apresentadas ao Tesouro acompanhará a tônica do governo no controle e melhora do gasto público”, declarou Levy.
Pela regra atual, caso o governo federal inicie um ano sem o Orçamento-Geral da União aprovado, os gastos obrigatórios continuam a ser executados normalmente. Os investimentos federais, no entanto, passam a ser executados por meio de restos a pagar (verbas de anos anteriores) e a obedecer a limites mensais determinados pelo duodécimo – a cada mês, o governo pode gastar um doze avos dos investimentos executados no ano anterior.
Durante o discurso de posse, o ministro ressaltou que os novos sistemas de controle implementados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) permitirá monitorar, com mais eficiência, o processo e a qualidade do gasto público. Ele lembrou que o corte de subsídios a empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o maior rigor na concessão de pensões por morte, do seguro-desemprego e do abono salarial evitarão excessos de gastos sem retirar benefícios a quem tem direito.
Levy destacou ainda que eventuais incentivos fiscais, de agora em diante, terão de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que reduções de tributos e benefícios só podem ser concedidos se houver fonte específica de recursos. Segundo ele, a concessão irresponsável de benefícios setoriais leva ao baixo crescimento econômico.
“Não podemos procurar atalhos e benefícios que impliquem em redução acentuada da tributação para alguns segmentos, por mais atraente que elas possam ser, sem considerar seus efeitos na solvência do Estado, face à expansão persistente dos gastos obrigatórios ou não. Porque essa seria a fórmula para o baixo crescimento endêmico”, declarou.
O novo ministro da Fazenda lembrou que a Lei de Responsabilidade Fiscal prevê criteriosa análise e medidas compensatórias para qualquer benefício fiscal ou redução de impostos, assim como para a criação de novas despesas obrigatórias ou continuadas.
Portal IG

Lula não está com câncer. Notícia falsa revolta família do ex-presidente

Notícia publicada por Leandro Mazzini, neste domingo, informava que o ex-presidente Lula, curado de um tumor na laringe, fez tratamento secreto, no Sírio Libanês de um novo câncer, desta vez no pâncreas.
O problema é que a informação, publicada no portal que diz ter 'o melhor conteúdo', não possui qualquer conexão com a realidade.
Leia o texto ficcional de Mazzini e, em seguida, a resposta de Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania.
Abaixo, a matéria publicada por Mazzini:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva combateu de um ano para cá um novo câncer e o controlou, dizem fontes ligadas ao petista. Lula se curou da doença na laringe, mas foi acometido de um câncer no pâncreas, que teria sido descoberto no início de 2014. O ex-presidente passou a visitar esporadicamente o Hospital Sírio Libanês em São Paulo durante a madrugada, entrando de carro pela garagem privativa do corpo clínico para evitar boataria. E tomou um forte medicamento para evitar a quimioterapia.
Há dois meses o repórter teve acesso a informações sigilosas sobre o estado de saúde do ex-presidente, e desde então confirmou a informação com quatro fontes distintas, que pediram anonimato – um médico do Sírio, que não compõe a equipe que cuida de Lula; um diretor do PT; um assessor especial do Palácio do Planalto; e um parlamentar amigo de Lula.
O ex-presidente não faz tratamento intensivo no hospital – onde se curou do primeiro câncer – porque estaria tomando diariamente um medicamento importado dos Estados Unidos, que custa cerca de R$ 30 mil por mês (ainda não comercializado no Brasil). Seria sob o princípio do Bevacizumab, com uma versão mais recente e potente do popular Avastin, que ameniza o quadro clínico e a dor, e evita a quimioterapia.
O quadro de saúde impediu Lula de intensificar a agenda de campanha junto à presidente Dilma Rousseff, embora tenha feito visitas a algumas capitais, mas sempre sob orientação e cuidados médicos. A presença do médico Roberto Kalil na festa da vitória de Dilma, no Palácio da Alvorada, onde Lula se encontrava na noite do dia 26 de outubro, não seria mera visita à amiga que também combateu a doença sob os cuidados do mesmo médico de Lula.
Questionada há mais de um mês, a assessoria do Instituto Lula, que responde por assuntos pessoais do ex-presidente, negou veementemente a nova doença, e informou que só se comunicaria oficialmente diante de nota do Hospital Sírio e Libanês. Procurada para uma nota oficial, a assessoria do hospital informou que não vai se pronunciar – e assim não confirmou, mas também não negou.
Neste sábado (3), a Coluna conseguiu contato com mais dois médicos do Sírio. Um repórter colaborador conversou com o médico de Lula, Dr. Roberto Kalil. Indagado sobre a nova doença, ele avisou que não se pronunciaria, e citou o último boletim médico de Lula como o único informe oficial a respeito da saúde do líder petista e paciente.
O documento porém não cita novo câncer, e apenas informa que o quadro de Lula é bom. Uma outra fonte ligada ao hospital confirmou as visitas de Lula pela madrugada, e informou que o ex-presidente passará a fazer seus check-ups a cada seis meses a partir de agora.
CENÁRIO PARA 2018
A situação da saúde do maior líder político do Brasil na atualidade pode mudar todo o cenário político-eleitoral para a próxima eleição presidencial em 2018.
Apesar de negar que será candidato a presidente, Lula o é, desde agora, porque o PT balança no Poder: o País está como nunca rachado ao meio entre petistas e não-petistas, e o partido não tem uma figura nacional de peso eleitoral para concorrer à Presidência no pós-Dilma. O PT vai depender da saúde de Lula, para se lançar, ou para endossar um novo nome.
Nomes não faltam, e veladamente iniciam involuntariamente uma disputa dentro do PT: Sem Lula no futuro cenário, os pré-candidatos ao Planalto hoje são os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Ministro da Defesa) e Patrus Ananias, de volta ao Governo, no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O mais forte – o que dependerá de sua atuação – vive fora de Brasília, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Ele é amigo de décadas de Dilma, são confidentes, foi ministro bem avaliado e comanda o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.
Leia, agora, a resposta de Eduardo Guimarães:
Novo boato sobre saúde de Lula indigna família, amigos e médicos
O nome do “artista” é Leandro Mazzini, que se diz “jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB”. O sujeito edita uma tal de “coluna esplanada” no portal UOL. Neste domingo (4/1), esse indivíduo publicou nota fantasiosa sobre metástase que Lula teria sofrido e que lhe teria lhe atingido o pâncreas.
A matéria é estarrecedora não só pela profusão de invenções que contém, mas por mostrar que essa luta política suja que a direita trava contra o ex-presidente criminaliza até a sua saúde. Lula aparece nesse texto repugnante fazendo incursões furtivas de madrugada no hospital Sírio Libanês, como se fosse um criminoso, na tentativa de esconder seus supostos novos problemas de saúde.
Como se não bastasse, segundo o mistificador supracitado o presidente estaria pondo a própria vida em risco para não permitir que a sociedade saiba que estaria novamente doente. A quatro anos do próximo mandato presidencial, ele teria se recusado a fazer quimioterapia, optando por controlar a doença com um medicamento experimental de altíssimo custo (30 mil reais a dose)
O medicamento em questão teria como princípio ativo uma droga chamada “Bevacizumab”. Tratar-se-ia de “versão mais recente e potente do popular Avastin, que ameniza o quadro clínico e a dor, e evita a quimioterapia”.
Mais revoltante ainda é que o tal Mazzini atribui a informação a fontes desconhecidas e supostamente próximas a Lula: “um médico do Sírio, que não compõe a equipe que cuida de Lula; um diretor do PT; um assessor especial do Palácio do Planalto; e um parlamentar amigo de Lula”.
A ser verdade tudo isso, o tal editor da tal “coluna esplanada” seria, talvez, o jornalista político mais importante do país por ter sido escolhido pelas fontes que mencionou. Em vez de procurarem grandes meios de comunicação, as tais fontes teriam escolhido o “super jornalista” que inventou essa história toda.
O que surpreende – pero no mucho – é que o UOL publicou esse absurdo em sua home. Segundo a fonte que me procurou para informar sobre essa farsa, a chamada para a tal “coluna esplanada” ficou na primeira página do UOL durante cerca de duas horas.
Bastaria um mínimo de bom senso, porém, para perceber que essa história não tem a menor lógica.
Senão, vejamos: a próxima eleição presidencial ocorrerá em 2018. A campanha eleitoral começará no mês de agosto, ou seja, daqui a três anos e oito meses. Por que, diabos, Lula arriscaria a própria vida não fazendo o tratamento mais correto (quimioterapia) se tem quase quatro anos para se tratar, recuperar-se e disputar a próxima eleição presidencial?
Aliás, se o ex-presidente estivesse tão doente, sofrendo metástase, seria enorme a possibilidade de nem estar vivo daqui a quatro anos – esse tempo costuma ser suficiente para matar pacientes cujo câncer se espalha.
O hospital Sírio Libanês rebateu essa farsa logo em seguida. Leia, abaixo, nota do hospital sobre a invencionice do tal Mazzini.


Vale lembrar que Lula sempre tratou com absoluta transparência os problemas de saúde que o acometeram após a eleição presidencial de 2010. Todas as informações sobre sua doença foram fartamente fornecidas à imprensa. Não existe uma só razão para que, agora, mudasse seu modo de agir.
Até porque, Lula ficou feliz com a repercussão que sua doença teve. Para quem não sabe, a divulgação de seu câncer, a forma transparente com que o ex-presidente tratou sua doença, fez aumentar a procura por exames preventivos e, além disso, fez com que as pessoas entendessem que câncer, muitas vezes, tem cura.
Em nota, Instituto Lula classificou o texto de Mazzini como 'peça de ficção'
O texto "Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer" de Leandro Mazzini, em seu blog "Esplanada", é uma mentira, uma peça de ficção. Os resultados dos exames realizados pelos médicos de Lula no último dia 15 de novembro não indicam nenhum tumor ou qualquer outra doença.
Lamentamos a divulgação de boatos infundados sobre a saúde do ex-presidente.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
Portal Brasil 247

Obras de Esgotamento Sanitário em Afogados da Ingazeira

O governador Paulo Câmara vistoriou, neste domingo (4), o andamento das obras de esgotamento sanitário no município de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú). Ao lado do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, o chefe do Executivo Estadual acompanhou os detalhes das ações que estão sendo implementadas para a construção de duas estações de tratamento, seis estações de bombeamento e mais de 180 quilômetros de tubulações. 

     Paulo destacou que a intervenção é um importante passo que o Governo de Pernambuco dá para a melhoria da infraestrutura da região, além de uma ação de saúde. "Temos a preocupação de garantir que as pessoas possam contar com a devida infraestrutura em seus municípios. E o saneamento é, antes de tudo, uma obra de saúde pública", frisou.

       A intervenção, que beneficiará 38 mil habitantes da região, conta com investimento de R$ 36 milhões. O recurso é fruto de convênio com o Ministério da Integração através da CODEVASF; sendo 20% desse total uma contrapartida da Compesa e Governo do Estado. "Para garantir que essa obra fosse realizada, a administração estadual fez o esforço de assegurar os recursos demandados como contrapartida. Sem isso, não poderíamos estar realizando a intervenção", informou Roberto Tavares.

       ENTREPOSTO DO MEL - Na sequência, o governador Paulo Câmara visitou as instalações do Entreposto do Mel, no município de Tabira (Sertão do Pajeú). O local, mantido pela Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura (Coodapis), beneficia 346 famílias de produtores de mel do Estado. "Eles movimentam R$ 2 milhões por ano e estão perto de obter a certificação necessária para exportar a produção para outros estados e também para o exterior. O Governo de Pernambuco tem todo o interesse em ajudar no desenvolvimento da agricultura familiar", indicou Câmara.

        O secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, pontuou que o Executivo estimulará o crescimento de unidades de produção com esse formato. Somente o Entreposto do Mel já recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão. "Atualmente, esse modelo de agricultura familiar paga o melhor preço para o produtor. Estamos focados na melhoria das condições dessas unidades para garantir resultados ainda melhores", destacou.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Presa socialite acusada de mandar matar outra mulher no AM

Foi presa na tarde desta segunda-feira (5) a socialite Marcelaine Santos Schumann, 36, suspeita de mandar matar uma mulher de 35 anos, motivada por ciúmes, em novembro de 2014.

Marcelaine voltou de Miami, nos Estados Unidos, prestou depoimento no aeroporto e foi encaminhada ao IML (Instituto Médico Legal) de Manaus, onde fez exames de corpo de delito. Em seguida, ela foi levada para a cadeia pública feminina.

A socialite viajou para os EUA com o marido no dia 8 de dezembro, dez dias antes de ter decretada sua prisão preventiva pela Justiça do Amazonas. A vítima, Denise Almeida da Silva, levou um tiro, mas passa bem.

Apontada como mandante, ela é a quinta pessoa presa suspeita de envolvimento no crime, que teria motivação passional. Segundo a polícia, as duas mulheres, casadas, teriam se envolvido com o mesmo homem, que também é casado. 

O crime ocorreu no dia 12 de novembro. Denise foi baleada quando saía da academia que costumava frequentar em Manaus. Imagens de câmeras no estacionamento mostram um homem se aproximando do Mercedes Benz dela e fugindo depois de efetuar três disparos -um acertou o pescoço de Denise.

Marcelaine e Denise pertencem à alta sociedade manauara, segundo a polícia. Denise, que nega ter tido um caso com o amante da socialite, é casada com um experiente advogado e Marcelaine é mulher de um famoso publicitário local.

Folha SP

Protesto em Boa Viagem neste momento

Um protesto bloqueia a avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, no começo da noite desta segunda-feira (05). Manifestantes atearam fogo e bloquearam a passagem na altura do cruzamento com a rua Benvinda de Farias. Na tarde desta segunda-feira, outro protesto - realizado por moradores da comunidade Ilha do Destino, localizada no mesmo bairro - interrompeu o fluxo de veículos na Via Mangue.
De acordo com os manifestantes durante o protesto da tarde, a motivação teria sido uma suposta ação abusiva da Polícia Militar na tarde anterior. Diversos moradores acusaram policiais militares de, na tarde do domingo (04), terem entrado na comunidade atrás de bandidos que estariam realizando um arrastão na avenida Domingos Ferreira. Segundo eles, os policiais teriam abusado da força e espancado diversos moradores.
Informações preliminares, entretanto, dão conta de que a Polícia teria entrado na Ilha do Destino para capturar dois homens, conhecidos como Renato e Jean, pelo roubo de um veículo nas proximidades da comunidade e que os mesmos já teriam sido encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.



Com informações da Folha de Pernambuco e Fotos do Twitter

Caça Rato deixa o Recife e vai jogar no Remo/PA

Depois de quatro temporadas defendendo a camisa do Santa Cruz, a passagem de Flávio Caço-Rato pelo clube chegou ao fim. Sem receber proposta de renovação da diretoria tricolor, o atacante agora é o novo reforço do Remo para 2015. Na tarde deste sábado, a diretoria do clube paraense se reuniu com o empresário do jogador, que aceitou a proposta. 

Assim, o atleta de 28 anos assinou um contrato de um ano com a equipe. Antes do acerto, o atacante também havia sido sondado pelo rival Paysandu. Porém, o fato de o treinador ser Zé Teodoro - com quem trabalhou no Santa Cruz - pesou na decisão de Flávio Caça-Rato, que inclusive foi indicado pelo treinador. O novo reforço do Remo deverá ser apresentado na manhã desta quinta-feira e depois seguir para Barbacena (PA), onde o elenco do time paraense realizará sua pré-temporada.

Portal Terra

IPTU no Recife está 6% mais caro

A Prefeitura do Recife começou a distribuir nesta segunda (5) os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015. O tributo teve reajuste de 6,59% em relação ao ano passado. A estimativa é que o município arrecade aproximadamente R$ 522 milhões com o tributo dos 322.276 imóveis.

O contribuinte também pode emitir o carnê pela internet, por meio do Portal de Finanças, no link Atendimento ao Contribuinte. Quem está em dia com o fisco, pode fazer o pagamento na rede bancária credenciada (veja lista abaixo), até 10 de fevereiro, para conseguir 10% de desconto na parcela única. Quem optar pelo parcelamento deverá quitar a primeira das dez parcelas, com redução de 5%. Esse desconto também só vale para quem não tem dívidas.
Números do IPTU 2015
322.276 carnês, com lançamento de R$ 521.784.353,38
309.166 imóveis residenciais ou comerciais e 13.110 terrenos
64.084 imóveis isentos do pagamento do IPTU
Desconto no IPTU 2015 com bônus da NFS-e: R$ 4,62 milhões
Imóveis indicados para receber a bonificação: 7.200
Fonte: Prefeitura do Recife
Do total de carnês a serem distribuídos, 309.166 são de imóveis residenciais ou comerciais e 13.110 correspondem a terrenos. Atualmente, a capital pernambucana tem 64.084 imóveis residenciais isentos do pagamento do IPTU. A atualização do valor leva em consideração a Lei Municipal nº 16.607/2000, que determina o repasse da inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nota eletrônica
A Secretaria de Finanças registrou um crescimento de descontos gerados pela utilização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). No ano passado, a bonificação foi de R$ 3,8 milhões dirigida a 5.180 imóveis. Este ano, foram indicados 7.200 imóveis para receber o benefício, e a bonificação superou R$ 4,62 milhões, o que representa uma média de R$ 642,54 por imóvel.
Receita
A Prefeitura do Recife informou que obteve um aumento de 12,65% nas principais receitas próprias entre janeiro e novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Até novembro, a soma da arrecadação de ISS, IPTU, ITBI e TLP chegou a R$ 1.126.020.125,79, contra R$ 999.569.950,17 em 2013. O IPTU teve crescimento de 8,51%.
>> Veja lista da rede credenciada para pagamento:

- Banco do Brasil
- Banco Itaú
- Banco Santander
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Citibank
- HSBC
- Lotéricas (No limite fixado pela CEF)
- Multibank
- Rede Banorte Matriz
- Unicred
Portal G1