quinta-feira, 17 de setembro de 2020

#SigaOFio Hotel Casa Grande e Senzala


O Recife é a capital mais antiga do Brasil. Fundada ainda no século XVI, teve na sua base a cultura canavieira com estrutura delimitada entre a Casa Grande, onde viviam os senhores e a Senzala, onde sobreviviam os escravos. Mesmo após a abolição, em 1888, a cultura escravocrata tem suas raízes até hoje: basta ver os nomes de empreendimentos como "Engenho", "Casa Grande", "Senzala"... No entanto, o mais extremo dessa insensatez cultural aconteceu entre as décadas de 1970 e 1980, com o Hotel Casa Grande e Senzala, que funcionava no prédio da foto, em Boa Viagem, zona sul do Recife. O psicólogo Cayo Cesar fez um fio no Twitter contando tudo e ilustrando com anúncios e notícias:

Esse prédio fica em Boa Viagem. Av. Conselheiro Aguiar, 5000. Sua arquitetura sempre me chamou atenção, nunca soube o que era até que resolvi pesquisar e descobri coisas tenebrosas. Segue a thread. Lá funcionou um hotel com o famigerado nome "Hotel Casa Grande e Senzala". Não bastando o nome, eles bolaram um evento chamado "Ceias Dominicais". Todo domingo pela manhã eles tentavam recriar o clima do Brasil Colonial. Isso foi no ano de 1972.

"No terraço colonial você vai voltar a um passado delicioso [...] E você é atendido na hora por mucamas sempre prontas a lhe servir". Sim, eles vestiam mulheres de mucamas e elas serviam a alta sociedade Recifense da década de 70. "Mucama" era o termo usado pra designar mulheres negras escravizadas que atendiam aos serviços da casa e não da lavoura. Cuidavam das crianças, dos serviços domésticos e de acompanhavas as brancas em seus passeios, afazeres e caprichos. O hotel fantasiava as mulheres de mucamas.



Era uma atividade elogiada em colunas da "alta sociedade". "A iniciativa vem beneficiar, e muito, às donas de casa, que, agora, podem passar os domingos sem maiores preocupações. [...] Tudo isso é servido a você pelas mucamas do Hotel Casa Grande". No mesmo ano que inaugurou, já preparava revellions para os ricos moradores de Boa Viagem, principalmente. A high society. Foi inaugurado em 1972. A ideia do empreendimento era essa mesmo "reconstituir o ambiente doméstico e acolhedor das casas Grades dos antigos engenhos pernambucanos. O serviço e atendimento serão feitos por mucamos (sic) e escravos trajados no estilo colonial".

Quem fez o discurso de inauguração foi o próprio Gilberto Freyre. Sociólogo recifense de grande importância. Escritor de Casa-Grande & Senzala; Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife; Sobrados e Mucambos. Pra ele, o Hotel era uma grande homenagem à sua obra. A cozinha regional do hotel foi tão prospera que abriram o "Restaurante Mucama". Um "ambiente refinado, sob um clima de exotismo e romance" os recifenses se divertiam neste show de horror. Sem perceber o quão errado estava tudo isso.

A thread inteirinha pode ser acompanhada aquii:




Entidades denunciam conflito de terras em Pernambuco

Mais de 50 entidades, entre Pastorais da CNBB NE2, Dioceses e organizações sociais estaduais e nacionais assinam carta em solidariedade às famílias camponesas vítimas de conflitos por terra na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A carta será entregue ao Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, hoje (17), às 15h, no Recife.

O documento denuncia que “apesar de a violência no campo infelizmente ser uma prática comum de poderosos, estes conflitos que se processam na Mata Sul de Pernambuco alcançaram uma dimensão insustentável.” A despeito de viverem no local há gerações, famílias de várias comunidades camponesas da região relatam que estão sendo ameaçadas frequentemente por empresas que atuam no ramo agropecuário ou imobiliário. 

“Não queremos mais mortes. Pedimos ao governador, ao poder legislativo e ao Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco que tenham um olhar especial para essas famílias e atuem para garantir o direito de permanecerem na terra em que vivem há décadas”, afirma trecho da carta. As entidades consideram que a Reforma Agrária em terras de Usinas desativadas ou falidas, detentoras de dívidas multimilionárias, é o caminho justo para colocar fim a esses conflitos por terra.

As famílias das comunidades vítimas dos conflitos por terra na região e as mais de vinte organizações que compõem o Comitê Emergencial do Campo solicitam, desde março, que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também possa recebê-las pessoalmente.

Íntegra da carta a ser entregue:

Nós, da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora, juntamente com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), com as pastorais da CNBB Nordeste 2 e com diversas organizações sociais estaduais e nacionais, denunciamos os conflitos por terra no Estado de Pernambuco.

No campo brasileiro, milhares de mulheres e homens são vítimas de uma opressão secular. O latifúndio produziu multidões de camponeses e de camponesas sem terra e de povos tradicionais sem território. A natureza é também vítima do mesmo martírio. Por isso, foi com grande preocupação e tristeza que tomamos conhecimento da situação de conflito por terra na Zona da Mata Sul no estado de Pernambuco, uma das regiões que primeiro sofreu com o processo colonizatório.

Cerca de cinco mil agricultores e agricultoras, pertencentes a comunidades rurais do município de Jaqueira (Barro Branco, Engenho Guerra, Fervedouro, Caixa d’Água e Várzea Velha, entre outras), têm sofrido ameaças de expulsão e atos de violência contra si e contra seus territórios. A mesma situação é vivida pela comunidade de Batateiras, em Maraial, pela comunidade Pau D’Óleo, em Catende, pela comunidade de Roncadorzinho, em Barreiros, e pela comunidade de Canoinha, em Tamandaré.

No dia 16 de julho, o camponês Edeilson Alexandre Fernandes da Silva, morador do Engenho Fervedouro, foi vítima de um atentado - sendo alvejado por sete tiros -, mas hoje com a graça de Deus está se recuperando. Fala-se que existe uma lista de 14 camponesas e camponeses ameaçados de morte na região. Apesar de a violência no campo infelizmente ser uma prática comum de poderosos, estes conflitos que se processam na Mata Sul de Pernambuco alcançaram uma dimensão insustentável.

Nós, como cristãs e cristãos, Igreja na América Latina, impelidos/as pela memória amorosa e libertadora de Jesus Cristo e impulsionados/as pelas conferências de Medellín (1968) e Puebla (1979), declaramos nosso amor preferencial aos empobrecidos e às empobrecidas e colocamo-nos ao seu lado nos momentos de injustiça. Encontramos nossa motivação também no espírito de Igreja construído pelo Papa Francisco e repetimos que: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”. Lembramos a importância de nosso papel profético e por isso nos negamos a ficar omissos/as ou calados/as. Dom Henrique Soares, antes de falecer vítima de coronavírus, vinha acompanhando alguns desses conflitos, como os ocorridos em Jaqueira, com muita dedicação enquanto bispo da Diocese de Palmares.


Com esperança e no caminho da construção do reino de Deus também aqui na terra, continuamos nossa missão como Igreja Católica na América Latina.

Reafirmamos a luta unitária pela construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.

Recife, 17 de setembro de 2020.

Assinam o documento:

1.      Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2.      Associação de direitos humanos do alto Tietê e Cidades adjacências - SP
3.      Associação dos Promotores de Cultura e Cidadania (PROVIDA) – PE
4.      Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA)
5.      Associação Fórum de Suape – Espaço Socioambiental – PE
6.      CÁRITAS Regional NE 2
7.      CÁRITAS da Diocese de Pesqueira – PE
8.      Campanha Mãos Solidárias
9.      Conselho Pastoral dos Pescadores NE 2
10.  Comissão Pastoral da Terra NE 2
11.  Comissão Regional Pastoral para a Ação sociotransformadora NE 2
12.  Conselho Indigenista Missionário Regional Nordeste
13.  Coletivo Vagalumes - Agroecologia, arte e cultura
14.  Comissão Justiça e Paz da Cidade de Macau – RN
15.  Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
16.  Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA)
17.  Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá - PE
18.  Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) – PE
19.  Coletivo Liberta Elas – PE
20.  Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Pernambuco – CDRS/PE
21.  Comissão de advogados e advogadas populares da OAB – PE
22.  Diocese de Floresta – PE
23.  Diocese de Pesqueira – PE
24.  Diocese de Caicó – RN
25.  Diocese Palmeira dos Índios – AL
26.  Diocese de Palmares – PE
27.  Escola Fé e Política Pe. Humberto Plummen NE 2
28.  Escola de Formação Quilombo dos Palmares – EQUIP
29.  Fórum Dom Helder Câmara (Grito Recife) – PE
30.  Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Pernambuco (FETAPE)
31.  Grito dos Excluídos Nacional
32.  Gabinete de Assessoria Jurídica as Organização Populares (GAJOP) –PE
33.  Grupo de Trabalho Desencarcera – PE
34.  Levante Popular da Juventude -PE
35.  Movimento Fé e Vida Petrolina – PE
36.  Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST PE)
37.  Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST PE) - Filiado a União Nacional de Moradia Popular
38.  Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP/UFPE)
39.  Ordem dos Advogados Subsecção Olinda – PE
40.  Ordem dos Advogados Subsecção Palmares – PE
41.  Observatório Popular de Direitos Humanos – PE
42.  Prefeitura Municipal da Cidade de Jaqueira – PE
43.  Pastoral Regional Carcerária NE 2
44.  Pastoral Carcerária da Província da Paraíba
45.  Pastoral Regional da Pessoa Idosa NE2
46.  Pastoral Operária do Nordeste
47.  Pastoral do Povo de Rua Nacional
48.  Pastoral da Juventude Rural (PJR)
49.  República Independente Da Várzea
50.  Rede Aroeiras
51.  Serviço Pastoral dos Migrantes NE 2
52.  Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional
53.  Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA
54.  Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO)

Eles fazem presidentes cantar; conheça os rapazes do Timbu Fun

Eliel Gatti Robles (o de azul) e Ricieri Nascimento (com o ukulele na mão). De nome, muita gente nem imagina quem sejam eles. Mas quando eles se juntam, aí não tem quem fique indiferente ao resultado. Em outras palavras, eles são aqueles caras que fazem presidentes cantarem, a dupla Timbu Fun. Quem atendeu o blog foi o músico Ricieri Nascimento, de 37 anos, que nos contou a história da parceria que já dura décadas, desde que ambos começavam a carreira musical cantando música gospel. Nascimento sempre foi músico enquanto Eliel, de 45 anos, já fez um pouco de tudo: empacotador de linha de produção, escriturário e professor de natação. Nas redes sociais, eles são acompanhados por um verdadeira multidão: 64 mil seguidores no Facebook, 346 mil inscritos no YouTube e mais de 7 mil seguidores no Instagram. Acompanhe a entrevista com os timbus mais divertidos do YouTube.

1) Como surgiu a dupla Timbu Fun e por que Timbu?
Nos conhecemos desde muito jovens tocando juntos em projetos de música Gospel. A gente começou a fazer gravações caseiras ainda muito novos e a ideia de ter um espaço mais PRO para isso foi amadurecendo naturalmente. Sobre o nome "Timbu"... engraçada essa história: Quando decidimos montar o estúdio, nós éramos fãs do Programa do Mução e então ouvimos a famosa pegadinha do Timbu... a gente adorou a sonoridade da palavra e assim surgiu o Timbu Estúdio... Sempre fomos muito zoeiros e gostávamos de produzir coisas engraçadas nas horas vagas dos nossos trabalhos sérios, no estúdio e, anos depois (muitos, inclusive), surgiu o "braço" engraçado do estúdio que se tornou o Timbu Fun.

2) A escolha dos memes, quem faz? Você, Eliel ou os dois?
Em geral nós dois ficamos atentos ao que aparece de memes, mas quem faz a seleção é o Eliel.

3) Qual vídeo vocês mais se orgulharam de fazer?
Curtimos demais "O Cepo de Madeira", porque o Meme participa com a gente! The Voice Dog (do cachorro Walter) é outro que a gente curte demais. E... como não citar a Saudação à Mandioca??! (Risos). E há outras preferências individuais, mas no geral a gente curte bastante as palhaçadas todas! 

4) Vocês acabam transformando memes em música e convidam músicos profissionais pra participar. Já ocorreu de vocês serem convidados para fazer shows ou gravações em estúdio enquanto Timbu Fun?

Shows não, Taís, mas já fizemos trabalhos bem interessantes por conta do Timbu Fun. Um deles foi a edição de vídeo de um comercial da VIVO (da campanha "Nós e a Ivete Falando de Internet", com a Ivete Sangalo). A agência responsável curtiu demais a nossa linguagem e queria exatamente aquilo para o comercial. Além também de já termos sido contratados para fazer remixes com a cara do Timbu Fun para clientes particulares.

5) Quais os maiores desafios enfrentados por vocês?
Um desafio bem complexo pra gente é exatamente a manutenção do canal, alimentação de conteúdo, já que gente tem que dividir o tempo entre as produções para o canal com as produções do Timbu Estúdio. 

6) Vocês fazem muitas sátiras com políticos. Como lidam com reclamações?
A gente se entristece com o fato de que as pessoas tem dificuldade de simplesmente se divertirem, mas... a gente se diverte. Na maioria das vezes que sofremos reclamações mais severas, sobretudo dos próprios inscritos no canal, outros inscritos acabam argumentando por nós... e a gente segue se divertindo! 

7) Como é o processo criativo de vocês?
O Eliel é quem cria a estrutura do Remix. Ele pensa e cria a melodia a ser musicada e cria a estrutura da base. Já eu,  Ricieri, faço alguns ajustes e "dou uns pitacos" no arranjo como um todo. Aí a gente sai gravando. Gravo vários instrumentos, o Eliel faz as programações e os vocais e assim, o Remix vai tomando forma até a mixagem e edição de vídeo.

8) Paralelamente ao Timbu Fun, vocês desenvolvem outros projetos? 
Além do Timbu Estúdio (que é o principal projeto), nós temos juntos uma produtora de vinhetas cantadas (com Rádios clientes em todo o Brasil e também em Portugal). Eu que tenho mais um montão de outras coisas: Toco na banda Fifth Season (uma banda autoral), além de acompanhar um monte de outros artistas e atualmente tenho um projeto com o Bruno Bernini (o baterista do Timbu Fun hahaha) que é um canal no YouTube de grooves e collabs de baixo e bateria, o "Baixo & Bateria Lab".

Curta o vídeo mais recente da dupla, um collab com o grupo Take 6


Durante a pandemia, mais de 600 teleaudiências judiciais foram realizadas na Funase

A realização de teleaudiências no sistema socioeducativo completa cinco meses, nesta terça-feira (15), com bons resultados. Nesse período, 652 sessões virtuais ocorreram com a participação de juízes, promotores de Justiça, defensores públicos e adolescentes apreendidos pela prática de atos infracionais. A medida teve o intuito de garantir o andamento dos processos durante a pandemia da Covid-19, evitando deslocamentos e o contato presencial entre os participantes. Os dados foram contabilizados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife teve o maior quantitativo de audiências virtuais: 405. No local, adolescentes do Grande Recife e da Zona da Mata ficam até 45 dias à espera de decisão judicial sobre um eventual cumprimento de medida socioeducativa. Desde abril, a unidade da Funase passou a operar uma sala de acesso restrito, equipada com cabines diferentes para adolescentes e familiares. As teleaudiências ocorrem por meio de uma plataforma online disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com presidência dos magistrados responsáveis pelos processos dos adolescentes ouvidos.

O projeto também funciona nos outros Centros de Internação Provisória da Funase – situados em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina – e na Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), no Recife. “Adaptamos nossa estrutura para permitir a continuidade das audiências. Além da questão sanitária, a economia de recursos e a segurança também são aspectos importantes, pois reduzimos deslocamentos e a exposição de adolescentes e funcionários. O diálogo com o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e as gestões das nossas unidades foi fundamental nesses primeiros meses de projeto”, diz a presidente da Funase, Nadja Alencar.

No mesmo sentido, o coordenador da Infância e Juventude do TJPE, desembargador Stenio Neiva, destaca que a cooperação entre instituições tem contribuído para superar desafios. “Os esforços do Poder Judiciário, da Funase e dos demais atores que compõem o sistema socioeducativo têm sido de fundamental importância para enfrentarmos os efeitos dessa pandemia. A Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE tem acompanhado e monitorado de perto essas e outras ações durante a pandemia, e esse bom número de audiências realizadas em tempo de crise corrobora para uma prestação jurisdicional efetiva e eficaz”, avalia.

Virtual – Além das audiências judiciais, o contato entre socioeducandos e seus familiares também teve o apoio da tecnologia para ocorrer durante a pandemia da Covid-19. A Funase, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, equipou 15 unidades socioeducativas com computadores para viabilizar visitas virtuais. As chamadas ocorrem desde abril, sob supervisão. Ao todo, mais de 2,8 mil videoconferências foram realizadas nesse período. Mesmo com a retomada das visitas presenciais, em agosto, o projeto continua ocorrendo nos ambientes de atendimento aos adolescentes.


Imprensa Funase

Ideb confirma Pernambuco com maior avanço do País na educação ao longo dos anos

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (15), dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) decorrentes da última análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento mostra, particularmente, um grande avanço de Pernambuco no Ensino Médio, com a rede estadual de educação alcançando a média de 4,5, superando até mesmo a meta estabelecida pelo MEC, que é de 4,3. O resultado inclui, nesta edição da amostragem, as escolas técnicas estaduais. Nessa modalidade, é importante enfatizar que Pernambuco vem registrando crescimento contínuo desde 2007, num índice de aproximadamente 67%. Além disso, foi o único Estado a atingir a meta estabelecida pelo MEC em todos os anos.

“A evolução constante de Pernambuco no Ideb tem colocado o nosso Estado em posição de destaque nacional. Hoje estamos entre as três melhores do Brasil, com a maior rede estadual de ensino em tempo integral do Brasil, modelo no qual fomos pioneiros, e os maiores índices de aprovação. Tudo isso é resultado da prioridade máxima que temos dado à educação desde o Governo Eduardo Campos e em todos os anos da nossa gestão, com a colaboração de professores, diretores, funcionários e, principalmente, dos estudantes da rede pública, que têm feito história na educação do País. Vamos continuar mantendo esse ritmo, porque sabemos que só com educação vamos garantir o futuro dos nossos jovens”, comemorou o governador Paulo Câmara.

De fato, o crescimento gradativo de Pernambuco em todas as edições do Ideb está associado ao fato de o Estado possuir a maior rede de ensino integral do País no Ensino Médio. Atualmente, são 438 escolas que ofertam esta modalidade, totalizando 62% das matrículas de estudantes que acessaram o Ensino Médio. O índice supera a meta do Plano Nacional de Educação, prevista para o ano de 2024. Ainda no contexto do Ensino Médio, Pernambuco também se destaca por possuir a maior taxa de aprovação nesta etapa (93,6%).

Parâmetros e ferramentas pedagógicas a serviço das escolas, através da implantação de gestão por resultados, e uma sistemática permanente de acompanhamento e apoio às unidades de ensino por meio do Pacto pela Educação também são eixos fundamentais e que contribuem diretamente para os avanços registrados na séria histórica do índice. Além disso, o Estado conta com o Ganhe o Mundo, maior programa de intercâmbio para estudantes da educação básica da América Latina, incentivando a permanência na escola e, consequentemente, a melhora do desempenho.

O levantamento do MEC mostra que a Rede Estadual de Pernambuco também registrou crescimento nos anos finais do Ensino Fundamental, subindo de 4,5 para 4,7, e também superando a meta estabelecida pelo MEC para 2019, de 4,1. O Estado ainda obteve o melhor resultado do Nordeste para a rede, juntamente com o Ceará. Nessa etapa, é importante destacar que Pernambuco possui o maior crescimento acumulado (95,8%) desde a criação do Ideb.

“Ficamos muito contentes em ver esses avanços, tanto no Ensino Médio quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. É um crescimento contínuo, resultado de acertos na estratégia, dedicação e esforços para superar grandes desafios de um Estado que possui contexto social e econômico adversos. Tudo isso resulta em um Pernambuco que prima por oferecer educação pública de qualidade e com equidade aos seus estudantes”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, frisando, ainda, que, no caso do Ensino Médio, especificamente, Pernambuco se mantém nacionalmente destacado diante dos demais Estados. “Isso nos mostra como estamos no caminho certo”, completou.

Menor evasão escolar – Os dados divulgados apontam que Pernambuco registrou mais uma vez a menor taxa de abandono escolar do País (1,5%) no Ensino Médio. É a sétima vez que o Estado ocupa a liderança. Desde 2013, Pernambuco se mantém na primeira colocação, tornando a escola da Rede Estadual a mais atrativa do Brasil.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Com aumento do uso de eletrônicos na pandemia, piscar olhos 15 vezes por minuto ajuda no combate ao olho seco

Um estudo indiano do Hospital JK Lone chegou à conclusão que 65% das crianças estão viciadas em eletrônicos, como computador, videogame, smartphones e tablets. Esse levantamento teve o objetivo de estudar o impacto da quarentena na saúde das crianças. Porém, o excesso de uso de telas pode causar olho seco, uma deficiência de lubrificação na visão. De acordo com a oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, um gesto simples e “automático” ajuda a combater esse problema: os olhos devem piscar 15 vezes por minuto.

“Quando estamos focados, atentos, vendo TV, no celular, ou outros eletrônicos, piscamos em média cinco vezes por minuto. O ideal é que seja o triplo. Isso causa o olho seco. Esse problema acontece por usarmos a visão sempre de perto. O uso frequente dessas telas, mais de uma hora por dia, pode causar ainda ardência e desencadear em uma miopia. Outra dica é que desvie o olhar em alguns momentos, vá até a janela, dê uma andada pelo ambiente”, explicou a médica do IOFV.

Na pesquisa, os pais mencionaram que as crianças usam celulares, laptops, computadores e tablets disponíveis em casa. No entanto, o celular é a ferramenta mais utilizada. Os resultados mostraram que durante o período de bloqueio em função do coronavírus, um total de 65,2% dos estudantes relatou problemas físicos, 23,40% ganharam peso, 26,90% sofreram dores de cabeça/irritabilidade e 22,40% relataram dores nos olhos e prurido.

“É preciso interagir com as crianças, brincar com eles com atividades mais criativas. Sabemos que em alguns momentos é inevitável, o uso da tecnologia está presente, principalmente nesse período de pandemia, com as aulas virtuais. Então uma sugestão para amenizar os efeitos é o uso de um tablet maior ou de smart TV, e não ficar muito próximo da tela. Crianças até dois anos têm de ser evitado o máximo possível”, acrescentou Catarina.

BRK Ambiental lança Programa de Estágio 2021

A Maior empresa privada de saneamento básico do país, a BRK Ambiental abre inscrições para o Programa de Estágio 2021. Neste ano, serão mais de 80 vagas para estudantes que vão concluir o curso entre os meses de dezembro de 2021 e 2023. Em Pernambuco, a BRK Ambiental está presente na Região Metropolitana do Recife (RMR) desde 2013, numa parceria público-privada com a Compesa. O objetivo do projeto é a universalização dos serviços de esgoto em todas as 14 cidades da RMR e o município de Goiana. Localmente, serão ofertadas 16 vagas para os estudantes.

“Sabemos do papel da BRK Ambiental como uma marca empregadora e que forma profissionais qualificados, desenvolve pessoas e revela talentos. Nosso compromisso é firmado com o futuro profissional de cada um dos nossos estagiários, que ainda tem possibilidade de contratação ao final do estágio. Durante o programa os jovens conhecem o negócio do saneamento, as tecnologias e as ferramentas inovadoras que são utilizadas no setor”, explica Edvânia Tenório, responsável pelo Programa de Estágio da BRK Ambiental em Pernambuco.

O Programa também oferece vagas para as cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Palmas (TO), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Aparecida de Goiânia (GO), Araguaína (TO), Dianópolis (TO), Guaraí (TO), Gurupi (TO), Jataí (GO), Limeira (SP), Macaé (RJ), Paraíso do Tocantins (TO), Porto Ferreira (SP), Porto Nacional (TO), Rio das Ostras (RJ), Rio Verde (GO), Sumaré (SP), Trindade (GO) e Uruguaiana (RS). O programa oferece aos estudantes a oportunidade de atuar com autonomia e responsabilidade ao lado de líderes da empresa.

Para isso, além da realização de atividades diárias nas áreas em que atuam, a equipe de recursos humanos desenvolve diversas iniciativas para estimular o conhecimento e o desenvolvimento desses novos profissionais, como a realização de workshops com temas diversos e encontros com líderes para a troca de experiências e desenvolvimento de projetos.

As inscrições para o Programa de Estágio 2021 estão disponíveis no site vagas.ciadetalentos.com.br/hotsite/estagiobrkambiental2021 e vão até o dia 15 de outubro. Neste ano, por conta da pandemia, as fases de avaliação e dinâmica serão feitas on-line. Os estagiários selecionados terão direito a bolsa auxílio, assistência médica e odontológica, vale refeição, vale transporte, seguro para acidentes pessoais e plano de aprendizado e desenvolvimento. Serão selecionados alunos dos cursos de administração, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito, engenharias, ecologia, gestão da qualidade, gestão de políticas públicas, marketing, psicologia, química, serviço social e cursos da área de tecnologia da informação.

O Programa de Estágio da BRK Ambiental é aberto para estudantes de nível superior de todas as idades. Além disso, na BRK, o conhecimento em inglês, exigido na maior parte dos processos seletivos das grandes empresas, só será solicitado para vagas específicas, em que o uso do idioma é indispensável. “Acreditamos no poder da diversidade e valorizamos o seu potencial, por isso o nosso programa de estágio é um processo inclusivo. Buscamos pessoas de diferentes tradições, com vivências distintas para que possamos agregar diversos pontos de vista em um mesmo ambiente”, destaca Patrícia Anacleto, Gerente de RH da BRK Ambiental.

Pernambuco ultrapassa a marca dos 400 mil testes para Covid-19

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ultrapassou, nesta terça-feira (15), a marca dos 400 mil testes realizados no Estado. Ao todo, foram 403.807 procedimentos, entre exames de biologia molecular (RT-PCR), sorologias e testes rápidos. Somente entre os exames do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, o Estado subiu para a 4ª posição entre os Estados brasileiros no número de exames realizados, segundo levantamento publicado na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Para o governador Paulo Câmara, a testagem, que pôde ser acelerada com a aquisição de equipamentos para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), tem um papel fundamental no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Quando adquiriu mais maquinários, Pernambuco saiu na frente, mais uma vez. Aumentamos a capacidade de testagem em quatro vezes, dando mais qualidade ao processo. Dessa forma, podemos nos preparar melhor para o futuro", afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Saúde, André Longo, destacou também a ampliação da testagem, anunciada na última semana, para pessoas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados da doença. Em Pernambuco, o Lacen tem capacidade diária para processar três mil exames de RT-PCR. Segundo Longo, em fevereiro, a título comparativo, o Brasil tinha a capacidade de fazer apenas 2.700 exames por dia. “A massificação da testagem, que sempre foi uma das prioridades do Governo de Pernambuco no enfrentamento e processo de convivência com a doença, amplia o monitoramento e também o controle da transmissão”, disse o secretário.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Operação contra desvio de energia recupera 3,5 milhões de kilowatts

Uma megaoperação conjunta contra desvios milionários de energia elétrica mobilizou as polícias de quatro estados do Brasil, ao longo desta terça-feira (15). No total, 23 empreendimentos de setores produtivos situadas na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e no Mato Grosso do Sul foram alvos da maior ação já realizada no País para combater fraudes e furto de energia. A operação recuperou mais de 3,5 milhões quilowatts-hora (kWh) de energia. Nas ações, 12 pessoas foram autuadas em flagrantes ou encaminhadas para prestar esclarecimentos. A investigação policial foi desencadeada a partir de denúncias apresentadas pelas distribuidoras da Neoenergia, um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro.

A operação simultânea nos quatro estados teve como foco principal indústria do ramo de laticínio, fábricas de cerâmica, comércios e propriedades rurais. Ação contou com a participação de mais de 50 policiais e as irregularidades foram constatadas por peritos de criminalísticas. Furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão. 

A Bahia concentra a maioria dos alvos da operação. Peritos criminais e agentes da Polícia Civil do Estado identificaram, com o apoio técnico da Neoenergia, furto de energia em 12 propriedades como grandes fazendas de irrigação e plantação de café e cultivo de camarão nos municípios de Juazeiro, Valença, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Senhor do Bomfim. As equipes desativaram redes elétricas construídas clandestinamente e recuperaram 2,3 milhões de kWh de energia, equivalente ao consumo de energia de 20.000 residências durante um mês inteiro. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante e encaminhadas à delegacia.

Na ação realizada em Pernambuco, a perícia identificou desvio de energia em uma fábrica de artefatos cerâmicos, na cidade de Lagoa de Itaenga. O consumo que deixou de ser medido e foi recuperado seria suficiente para abastecer mais de 5.400 residências por um mês. No ato da inspeção, o proprietário da fábrica foi abordado pela Polícia Civil e flagrado com a posse ilegal de duas armas de fogo, sendo autuado em flagrante pelos crimes de furto de energia e posse ilegal de armas. 

No Rio Grande do Norte, equipes técnicas da concessionária, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram ligações clandestinas de energia elétrica em uma fazenda de beneficiamento de leite localizada no Sítio Fechado, zona rural de Florânia, Região do Seridó, e em bares da praia de Genipabu, no município de Extremoz, na Grande Natal. Em Genipabu, três pessoas foram levadas para prestar depoimentos. Na ação de Florânia, uma pessoa foi encaminhada à delegacia de Caicó.

Na operação do Mato Grosso do Sul, foram identificadas cinco fraudes em três fábricas de cerâmicas e em dois comércios da cidade de Brasilândia. A ação recuperou 450.000 kWh, energia suficiente para abastecer 2.620 residências durante um mês. Três pessoas foram presas em flagrante.

Imprensa Celpe

Subnotificação esconde Covid-19 na TI Yanomami

A Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana (YY) denuncia a subnotificação de mortos e contaminados pela Covid-19. A Rede, nossa parceira, afirma que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) não está contabilizando todos os casos comprovados ou suspeitos da doença. A falta de testes rápidos na região reafirma a subnotificação. Saiba mais aqui.

O alerta da Rede é grave: “Há casos confirmados de contaminação em área em 13 das 37 regiões da Terra Indígena Yanomami. Nessas aldeias, o isolamento social entre os moradores é impraticável, consequentemente, é possível que cerca de 10.800 Yanomami e Ye’kwana já estejam expostos ao novo coronavírus, em um universo de cerca de 27 mil pessoas - mais de um terço da população total”. 

A Rede Pró-YY é formada por pesquisadores que lutam pela garantia dos direitos territoriais, culturais e políticos desses povos. A organização, que denuncia uma política deliberada de subnotificação dos óbitos pela doença, afirma que já são 17 indígenas mortos pela Covid-19.

Entre os casos não contabilizados pela Sesai,o mais recente é o de um recém-nascido Yanomami O bebê, que tinha cinco meses e vivia em uma aldeia na região do Marauiá (AM), também estava com malária. Muitos estão com sintomas nessa região,mas não há testes suficientes. Essa morte, que ocorreu em 18 de agosto, não entrou nas estatísticas oficiais da Sesai, apesar do resultado positivo para Covid-19 informa a Rede.

A Rede Pró-YY alerta que falta de registros cria uma equivocada impressão de baixa letalidade da doença. Esse levantamento independente, evidencia uma taxa de letalidade menos inverossímil (2,58%), pouco inferior à do Brasil (3,1%). Ressalta ainda que das 17 mortes, oito são óbitos confirmados e nove suspeitos (sem investigação oficial).



Juntos em resistência,


Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana

Hutukara Associação Yanomami (HAY)

Associação Wanasseduume Ye'kwana (SEDUUME)

Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK)

Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER)

Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA)







Caruaru Shopping vivencia o Setembro Amarelo com vários serviços gratuitos

O Caruaru Shopping está oferecendo várias ações como parte do Setembro Amarelo, mês em que chama a atenção para a prevenção ao suicídio. Os serviços ofertados são gratuitos e podem ser utilizados de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência, isto é, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 21h.

Acupuntura auricular, aferição de pressão, bioimpendância, glicemia capilar, plantão jurídico, plantão psicológico e uso racional de psicotrópicos estão entre as ações ofertadas. "Não precisa se inscrever. Estamos pedindo apenas para que leve um quilo de alimento não perecível para ser doado a uma instituição carente", ressaltou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

As ações acontecem em um espaço que fica no corredor do hipermercado. "Assim que chegar ao local, é só escolher o serviço que deseja e esperar o atendimento", concluiu Walace.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Hospital de Referência à Covid-19 (Antigo Alfa) atinge marca de 1,3 mil curados

Após completar cinco meses de funcionamento, o Hospital de Referência à Covid-19 em Boa Viagem – antigo Hospital Alfa – alcançou a marca de 1,3 mil pacientes recuperados da doença. A alta de Édna de Souza Rocha Gonzaga, de 53 anos, na manhã desta quarta-feira (16/09), pontuou o número. A paciente, que chegou ao Hospital de Referência em 11 de agosto, ficou 36 dias internada na unidade, entre leitos de UTI e enfermaria, e agora vai realizar o desejo de reencontrar os familiares, especialmente os três filhos e o neto.

“Durante o período que estive aqui fui muito bem tratada, mas não vejo a hora de estar novamente com minha família, com meus filhos.” Dona Édna conta que algumas vezes imaginou que o momento do reencontro não chegaria. “Eu pensei que não fosse vencer essa doença. Não desejo que ninguém passe por ela, e para quem está passando, meu conselho é que lute para se recuperar”, comentou.

André Gonzaga, filho de Dona Édna, a acompanhou na saída do Hospital. “Nós ficamos muito preocupados com ela durante a internação, mas os médicos sempre entravam em contato, dando notícias, informando sobre a recuperação dela, e é uma sensação indescritível reencontrá-la com saúde. Com certeza, chegando em casa, vamos festejar bastante”, disse, agradecendo também ao hospital pelo tratamento oferecido à mãe.

Referência - O Hospital de Referência em Boa Viagem funciona, hoje, com 100% de sua capacidade, tendo 230 leitos ativos – sendo 130 de enfermaria e 100 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura, que estava sem energia elétrica, água encanada nem rede de gases, passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 16 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Atualmente, a unidade é a maior em número de leitos exclusivos para os casos do novo coronavírus, e tem papel fundamental no enfrentamento à pandemia em Pernambuco.

“Para garantir a assistência adequada aos pacientes com a Covid-19, o Governo do Estado, por determinação do governador Paulo Câmara, está fazendo o maior esforço sanitário e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos de nossa história. Foram mais de dois mil leitos abertos para o atendimento aos pacientes, sendo mais de 900 de UTI. E o Hospital Alfa, que em um curto espaço de tempo passou por uma grande readequação e teve que ser completamente equipado, é um exemplo desse esforço. A unidade, que hoje completa cinco meses, tem sido determinante para que possamos estar salvando vidas durante esta pandemia”, destaca o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Imprensa Recife

Auxiliares de serviços gerais de Olinda recebem capacitação sobre limpeza e higienização

Com o tema limpeza e higienização, a Diretoria de Atenção Básica de Olinda iniciou na tarde desta quarta (16) uma capacitação destinada aos auxiliares de serviços gerais das macrorregionais 1 e 2 da cidade. O treinamento, que visa abordar conceitos e práticas nas atividades de manutenção, limpeza e higienização de ambientes, acontece no auditório da Policlínica João Barros Barreto, Carmo, respeitando as medidas de distanciamento social contra a Covid-19. A capacitação vai até sexta (18).

O evento, que conta com a parceria da ADVERVI, teve início com a participação do gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao), o biólogo José de Holanda Neto, que abordou sobre os caramujos africanos: doenças transmitidas, como retirá-los e descartá-los do meio ambiente, medidas de controle.

Até sexta-feira, a programação contará com palestras ministradas pelo representante da ADVERV, Diogo Henrique de Arruda Crispim, que abrange sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); os técnicos de segurança do trabalho, Rita Galvão e Gessiel Santos, além do engenheiro de segurança do trabalho, Cosme Tony Ferreira.

Imprensa Olinda

Consumo de álcool na pandemia: Será que ainda é hora de reforçar as ações preventivas?

Em tempos do “Novo Normal”, a prevenção é o único remédio que dispomos para “conviver” da melhor forma com o Coronavírus. Com isso, é comum nos depararmos com uma série de informações pouco observadas no nosso dia a dia. Um exemplo bem claro, são os diferentes tipos de álcool que foram criados para nos ajudar nesta prevenção, tanto na forma em gel, quanto na forma líquida. Antes da presença do Covid-19 em nossas vidas, apenas as formulações destinadas à limpeza doméstica eram vendidas, e esse cenário mudou nos últimos meses.

“Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool gel. Sem esquecer de higienizar bem todos os objetos usados e tocados, como bolsas, maçanetas, portas, entre outros.” Essa é uma das recomendações que mais escutamos desde o início da pandemia. Mas, você já parou para pensar como esses simples hábitos são capazes de evitar a contaminação tanto desse, quanto de outros vírus e infecções? Por trás dessas recomendações, está uma verdadeira aliada da nossa saúde: a química. Existem vários agentes químicos usados para combater diferentes tipos de micro-organismos, sejam eles vírus, fungos ou bactérias. Eles fazem parte de processos como o de desinfecção, que elimina agentes infecciosos de superfícies.

E algumas pessoas vem escutando e seguindo todas as orientações sobre a prevenção. Com isso, a Ferreira Costa vem observando essa procura. Antes da pandemia, a venda do álcool em geral, que era em torno de 10%, após a pandemia, sentido um aumento de 61,5% nas vendas até hoje. No comecinho, o álcool em gel reinava absoluto em seu consumo, chegando a não ser encontrado no mercado. Devido ao trabalho de sempre de controle de estoque do Home Center Ferreira Costa, o mesmo conseguiu suportar essa falta do mercado em primeira mão e sentiu um aumento de 70% em sua venda até hoje. Também foram doadas algumas unidades do produto para seus funcionários, com o intuito de proteger tanto eles quanto a sua família, fazendo parte de suas rotinas.

Além do uso pessoal, o Ministério da Saúde aconselhou a higienização de todos os ambientes passados pela população. Com isso, a Anvisa aconselhou o uso do álcool etílico 46%. Exatamente o que era vendido no mercado. Em 19 de Março saiu uma resolução autorizando a comercialização do álcool 70%. Prontamente, pensando em proporcionar a proteção da comunidade inserida, o Home Center Ferreira Costa passou a comercializar o produto em grande escala. Com isso, o aumento das suas vendas foi para 82%.

Com o passar do tempo, o mercado sentiu a necessidade de desenvolver outros tipos de álcool para desinfecção necessária ao toque. Com isso, surgiu o álcool para transportar na bolsa ou no bolso (para uso pessoal imediato), tanto em gel, quanto em líquido spray (para a desinfecção do ambiente; como bolsa, cadeira, maçaneta, etc). Protagonizando ainda, o álcool em aerossol que tem a mesma funcionalidade do spray, onde a única diferença é a sua praticidade. Ele consegue fazer a limpeza mais profunda.

Com o grande número de eletros e eletrônicos sendo danificados pelo mal uso do uso do álcool, os profissionais começaram a indicar o álcool isopropílico para a desinfecção desses produtos. A diferença desse álcool para os demais, é o fato do seu percentual de água ser menor de 1%, evitando que tanto os eletros quanto os eletrônicos sejam danificados, pelo contrário, ele protege contra a oxidação das peças. A dica é borrifar direto no celular, computador, telefone ou até mesmo televisão e passar um paninho para espalhar o produto, com o intuito de higienizar toda a superfície.

Com a reabertura do comércio, o álcool em gel etílico multiuso para a limpeza da superfície é a opção. Ele é o mais indicado para higienização de mesas de barzinho, restaurantes, entre outras coisas. E a grande novidade é o álcool líquido etílico mais gatilho. Ele foi pensado, pelo fato do Home Center Ferreira Costa perceber que o cliente comprava sempre o álcool e o pulverizador, para a realização da sua desinfecção. Esse produto, nada mais é do que essa junção. Deixando o produto 20% mais barato do que se for efetuar a compra do álcool mais o pulverizador.

Independentemente do tipo de álcool escolhido, o mais importante é ficarmos sempre protegidos. Portanto, pegue o seu álcool e saia desinfetando tudo. E todos esses produtos, você encontra tanto no site www.ferreiracosta.com quanto em qualquer uma de suas lojas. O Home Center Ferreira Costa está sempre pensando em uma novidade para combater o coronavírus, fique atento.