quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Eles fazem presidentes cantar; conheça os rapazes do Timbu Fun

Eliel Gatti Robles (o de azul) e Ricieri Nascimento (com o ukulele na mão). De nome, muita gente nem imagina quem sejam eles. Mas quando eles se juntam, aí não tem quem fique indiferente ao resultado. Em outras palavras, eles são aqueles caras que fazem presidentes cantarem, a dupla Timbu Fun. Quem atendeu o blog foi o músico Ricieri Nascimento, de 37 anos, que nos contou a história da parceria que já dura décadas, desde que ambos começavam a carreira musical cantando música gospel. Nascimento sempre foi músico enquanto Eliel, de 45 anos, já fez um pouco de tudo: empacotador de linha de produção, escriturário e professor de natação. Nas redes sociais, eles são acompanhados por um verdadeira multidão: 64 mil seguidores no Facebook, 346 mil inscritos no YouTube e mais de 7 mil seguidores no Instagram. Acompanhe a entrevista com os timbus mais divertidos do YouTube.

1) Como surgiu a dupla Timbu Fun e por que Timbu?
Nos conhecemos desde muito jovens tocando juntos em projetos de música Gospel. A gente começou a fazer gravações caseiras ainda muito novos e a ideia de ter um espaço mais PRO para isso foi amadurecendo naturalmente. Sobre o nome "Timbu"... engraçada essa história: Quando decidimos montar o estúdio, nós éramos fãs do Programa do Mução e então ouvimos a famosa pegadinha do Timbu... a gente adorou a sonoridade da palavra e assim surgiu o Timbu Estúdio... Sempre fomos muito zoeiros e gostávamos de produzir coisas engraçadas nas horas vagas dos nossos trabalhos sérios, no estúdio e, anos depois (muitos, inclusive), surgiu o "braço" engraçado do estúdio que se tornou o Timbu Fun.

2) A escolha dos memes, quem faz? Você, Eliel ou os dois?
Em geral nós dois ficamos atentos ao que aparece de memes, mas quem faz a seleção é o Eliel.

3) Qual vídeo vocês mais se orgulharam de fazer?
Curtimos demais "O Cepo de Madeira", porque o Meme participa com a gente! The Voice Dog (do cachorro Walter) é outro que a gente curte demais. E... como não citar a Saudação à Mandioca??! (Risos). E há outras preferências individuais, mas no geral a gente curte bastante as palhaçadas todas! 

4) Vocês acabam transformando memes em música e convidam músicos profissionais pra participar. Já ocorreu de vocês serem convidados para fazer shows ou gravações em estúdio enquanto Timbu Fun?

Shows não, Taís, mas já fizemos trabalhos bem interessantes por conta do Timbu Fun. Um deles foi a edição de vídeo de um comercial da VIVO (da campanha "Nós e a Ivete Falando de Internet", com a Ivete Sangalo). A agência responsável curtiu demais a nossa linguagem e queria exatamente aquilo para o comercial. Além também de já termos sido contratados para fazer remixes com a cara do Timbu Fun para clientes particulares.

5) Quais os maiores desafios enfrentados por vocês?
Um desafio bem complexo pra gente é exatamente a manutenção do canal, alimentação de conteúdo, já que gente tem que dividir o tempo entre as produções para o canal com as produções do Timbu Estúdio. 

6) Vocês fazem muitas sátiras com políticos. Como lidam com reclamações?
A gente se entristece com o fato de que as pessoas tem dificuldade de simplesmente se divertirem, mas... a gente se diverte. Na maioria das vezes que sofremos reclamações mais severas, sobretudo dos próprios inscritos no canal, outros inscritos acabam argumentando por nós... e a gente segue se divertindo! 

7) Como é o processo criativo de vocês?
O Eliel é quem cria a estrutura do Remix. Ele pensa e cria a melodia a ser musicada e cria a estrutura da base. Já eu,  Ricieri, faço alguns ajustes e "dou uns pitacos" no arranjo como um todo. Aí a gente sai gravando. Gravo vários instrumentos, o Eliel faz as programações e os vocais e assim, o Remix vai tomando forma até a mixagem e edição de vídeo.

8) Paralelamente ao Timbu Fun, vocês desenvolvem outros projetos? 
Além do Timbu Estúdio (que é o principal projeto), nós temos juntos uma produtora de vinhetas cantadas (com Rádios clientes em todo o Brasil e também em Portugal). Eu que tenho mais um montão de outras coisas: Toco na banda Fifth Season (uma banda autoral), além de acompanhar um monte de outros artistas e atualmente tenho um projeto com o Bruno Bernini (o baterista do Timbu Fun hahaha) que é um canal no YouTube de grooves e collabs de baixo e bateria, o "Baixo & Bateria Lab".

Curta o vídeo mais recente da dupla, um collab com o grupo Take 6