quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Seminário aborda impacto da Covid-19 nos Movimentos Sociais

Na próxima terça (22), a partir das 14h, acontece o Seminário On line Impacto da Covid-19 na ação dos Movimentos Sociais Populares. A transmissão acontece nas redes sociais do Centro de Educação e Assessoramento Popular - Ceap, de Passo Fundo/RS. O principal palestrante é o professor da Universidade de Coimbra - Portugal, Boaventura de Souza Santos (foto). No seminário, vai ser lançada a série de vídeos Travessia, do diretor Guilherme Castro, que é resultado de quatro meses de pesquisas e entrevistas com representantes de movimentos sociais. 

Boventura - Boaventura de Sousa Santos é Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Pensador crítico de esquerda mundial, o sociólogo tem escrito sobre os movimentos sociais, democracia participativa e direitos humanos, entre outros temas. 

Programação: 

14:00 - Abertura 
14:10 - Lançamento do Centenário Paulo Freire 
14:20 - Apresentação do estudo - Paulo César Carbonari 
14:40 - Lançamento da série de áudio visuais “Travessia” com participação do Diretor Guilherme Castro 
15:00 - Comentários de Boaventura de Sousa Santos 
15:40 - Contribuição de entrevistados/as e participantes 
16:30 - Encerramento 

Para se inscrever preencha o formulário deste endereço 

Serviço
Seminário On line Impacto da Covid-19 na ação dos Movimentos Sociais Populares 
Data: 22/09/2020 
Horário: 14h 
Transmissão: Redes Sociais da CEAP

Filme brasileiro será exibido em festival indiano

Uma moça recém-casada, e com uma vida livre em meio aos canaviais e por seu esposo apenas simpatizar com as Ligas Camponesas (movimento social liderado pelo advogado Francisco Julião, nos anos 1960), tem a sua vida completamente destroçada por forças repressivas, tendo o marido desaparecido e o corpo violado sob tortura. 

A história, embora ficcional, mostra o que foi a realidade de muita gente, que nem sabia o que era "subversão". Esta é a história de (SUB) Imersa, que estreou em Olinda no ano passado e ganhou o mundo. A história de Emília já passou em festivais do Brasil inteiro e também em mostras na Colômbia, na Itália, na Nigéria, na Espanha e em breve também no México.

(SUB)Mersa agora vai ganhar o Oriente, mais especificamente na Índia, país que comporta uma indústria que é a maior do mundo em termos de venda de bilhetes e a segunda em número de filmes produzidos. E através do Festival Malhaar 2020, o mundo pode conferir este trabalho do audiovisual pernambucano. "O filme (SUB) Imersa vai ser exibido em um segmento paralelo do festival, chamado ‘Malhaar: Channel Special’ que é justamente para filmes com outras temáticas, e vai acontecer de forma online de 18 de setembro até 15 de novembro no website do Malhaar


#SigaOFio Daniela Abade e uma história de Gentrifcação

A partir de agora, sempre que uma threaad interessar, vamos mostrar aqui no blog (e breve aqui vai ter outros fios). Na estreia desse quadro, vamos mostrar que aescritora e roteirista Daniela Abade, aguerrida indo e voltando, esteve ontem na Mooca em São Paulo para apoiar o Padre Júlio Lancelotti. E aí ela se indagou o porquê do Padre Júlio ser ameaçado. 



Parece que ela encontrou o motivo. Ela mesma conta

Na Rua Alcântara Machado está sendo construído um templo-sede da Assembléia de Deus (um dos financiadores era Eduardo Cunha, as obras estão atrasadas). Prédio chique, pra 10 mil pessoas. O templo fica na esquina da Siqueira Cardoso. Sabe o que tem a menos de uma quadra do templo-modelo? O Centro São Martinho, hoje usado pelo @pejulio para distribuição de cestas, atendimento médico e café da manhã. Obviamente vários moradores em situação de rua se mudaram pra lá, por causa da assistência. 

A Assembleia de Deus já fez menção de querer comprar o Centro São Martinho p/ tirar os moradores de situação de rua de lá, porque, não orna ter "essa gente" perto do templo deles, tão chique. Eles não se sentiriam seguros. Padre Julio precisa que a Caixa Econômica aceite alugar. Mas a pressão para o fechamento do Centro São Martinho vem inclusive da sub-prefeitura da Moóca. Curiosamente o chefe de gabinete do sub-prefeito, Abner Inácio da Silva, é fiel da Assembléia de Deus. Protejam o Centro São Martinho.